Como limpar um entupimento no banheiro: uma revisão dos melhores métodos para limpar ralos
O bloqueio é um problema que, mais cedo ou mais tarde, todos os proprietários de edifícios de apartamentos e de chalés enfrentam.Mas para resolver um infortúnio repentino, nem sempre é possível atrair um técnico profissional.
Vamos dar uma olhada em como remover sozinho um bloqueio no banheiro e quais medidas tomar no futuro para evitar o problema.
O conteúdo do artigo:
Descobrindo a causa dos bloqueios
Qualquer bloqueio é formado em decorrência da violação das regras estabelecidas para o funcionamento do esgoto. Em edifícios de vários andares, o bloqueio pode ser local - dentro de um apartamento, ou geral, quando a rede de esgoto comum está entupida.
A causa de um cano entupido no banheiro pode ser:
- acumulando-se nas paredes de pedaços de lama formados por partículas de pequenos detritos e cabelos;
- camadas de depósitos de gordura nas tubulações;
- inclinação do tubo insuficientemente mantida durante a instalação;
- deterioração do sistema de esgoto como um todo.
Os membros da família nem sempre conseguem acompanhar o que se deposita na grelha de drenagem. Pêlos de animais, fibras de tecido e cabelos longos, juntamente com as águas residuais, fluem para o orifício de drenagem e ficam presos nele.
Escolhendo a maneira ideal de eliminar bloqueio de esgoto dentro do apartamento depende do tamanho do “tampão” de lama.O bloqueio geral provavelmente terá que ser eliminado com equipamento profissional.
Métodos mecânicos de eliminação
O combate ao entupimento da passagem da tubulação deve começar assim que for detectada uma leve estagnação de água. Você pode resolver o problema usando um dos métodos descritos abaixo. Para obter o efeito máximo, você deve tentar usar duas abordagens ao mesmo tempo, realizando a limpeza mecânica e depois a química.
Muitas vezes, para combater um bloqueio, basta realizar manipulações simples, como no exemplo da retirada do tampão de um sifão com transbordamento semiautomático:
Se a situação for mais grave do que a descrita, será necessário usar meios de limpeza mais drásticos.
Usando um êmbolo de borracha
A maneira mais simples e suave de eliminar pequenos bloqueios é usar um êmbolo. A ferramenta pode ser equipada com uma arruela plana elástica ou um bico em forma de cone.O formato da tigela de borracha da ferramenta é selecionado dependendo do grau de efeito de compressão necessário na unidade que está sendo limpa.
Ao escolher esse método para eliminar o problema, vale a pena considerar que usar um êmbolo para romper um tampão de sujeira no orifício de drenagem de um vaso de banheiro é muito mais difícil do que através do ralo da pia.
Isso se explica pelo desenho do ralo do banheiro, complementado por um orifício de transbordamento. Quando um bloqueio se forma e a água transborda, o ar se acumula dentro da abertura, enquanto é necessário vácuo para operar o êmbolo.
Antes de usar um êmbolo para romper o entupimento do banheiro, é necessário fechar bem o orifício de transbordamento. Isso pode ser feito com uma rolha de borracha ou um pedaço de tecido dobrado em várias camadas.
Alguns artesãos usam outro êmbolo para bloquear o buraco. Mas, neste caso, o trabalho deve ser feito por duas pessoas: uma cobre o transbordamento e a outra limpa o ralo.
O trabalho de remoção do bloqueio é realizado em várias etapas:
- Pressione firmemente o recipiente do êmbolo para cobrir completamente o orifício de drenagem.
- Faça 10-12 movimentos bruscos de vaivém sem levantar o bico da superfície para que o ar se mova bruscamente em direção ao orifício de drenagem e o bloqueio seja esmagado.
- Com um movimento brusco, retire a ferramenta do ralo. Abra a água e enxágue o cano com sujeira triturada.
Se os esforços realizados não surtirem o efeito desejado, vale a pena tentar empurrar a vedação de lama não com ar, mas com água. Para isso, são despejados 10-15 litros de água quente na banheira, de modo que cubra 2/3 a tigela de borracha da ferramenta. O êmbolo é imerso em água em ângulo e vários movimentos alternativos são realizados.
Com a última “bomba”, o instrumento é retirado bruscamente da água e observado se começa a afundar no ralo. Se necessário, o procedimento é repetido 3-4 vezes.
A saída de esgoto é limpa usando a seguinte tecnologia:
Aplicação de cabo de encanamento
Para remover mais bloqueios globais, use cabo de encanamento, feito de metal de aço galvanizado. A única coisa é que deve ser usado com muito cuidado na limpeza de tubos de cromo e polímero, cuja superfície interna pode ser danificada quando exposta às pontas afiadas de uma escova.
Para o trabalho, você pode usar ferramentas de fábrica nas versões corda e mola. A tarefa do mestre é usar uma escova ou gancho localizado na extremidade da ferramenta para enganchar o objeto bloqueador e retirá-lo ou, ao contrário, empurrá-lo para uma parte mais larga da rodovia.
Na ausência da oportunidade de adquirir uma ferramenta, você mesmo pode fazer. Para isso, pegue um pedaço de cabo metálico flexível de dois a três metros e “afofe” levemente sua ponta, formando um pincel improvisado.
Antes de limpar um entupimento denso no banheiro, você deve inspecionar cuidadosamente a ferramenta quanto a danos mecânicos. É aconselhável lubrificar as buchas localizadas próximas ao cabo do cabo.
A limpeza com cabo é realizada na seguinte sequência:
- A ponta do cabo fica enterrada no orifício de drenagem, segurando o cabo da ferramenta na mão.
- Empurre o cabo, produzindo movimentos rotacionais.
- Ao chegar à área entupida, faça alguns movimentos bruscos para frente e para trás, aumentando a pressão.
- Remova o cabo com cuidado, recolhendo os detritos com o bico.
- Abra a torneira e deixe correr água quente para enxaguar o cano com o tampão amassado.
Ao limpar o tampão de sujeira, o cabo do encanamento deve ser mantido esticado. A rotação da ferramenta durante o processo de empurrar contribui para a destruição mais rápida do plugue.
Limpando o dispositivo sifão
A estagnação da água, acompanhada pelo aparecimento de um odor desagradável característico, pode indicar a formação de um tampão nas paredes do sifão. Este elemento estrutural desempenha duas tarefas ao mesmo tempo: evita a penetração de odores de esgoto e protege o sistema da entrada de objetos estranhos.
Antes de desmontar o sifão, diretamente sob sua localização é necessário espalhar um pedaço de tecido de algodão velho que absorva bem a umidade.
A limpeza do sifão é realizada na seguinte sequência:
- Sob o local do sifão é instalado um recipiente com laterais baixas, para onde será drenado o líquido da estrutura desmontada.
- Desaparafuse a porca da veneziana e desconecte o frasco do tubo de saída.
- A água que serviu a função é drenada do frasco selo d'água.
- O fundo do sifão é desenroscado e limpo de depósitos acumulados, limpando a superfície por dentro com uma esponja e lavando-a com um jato de água.
- O frasco é instalado em seu local original, encaixando-se no tubo de saída.
- Abra a torneira para que a água encha o selo d'água e verifique a integridade das conexões.
Ao montar a estrutura e instalar o frasco em seu local original, é importante posicioná-lo de forma que o tubo de drenagem não encoste nele. Se você não cumprir este requisito, o selo d'água será quebrado ao iniciar o sistema. Como resultado, haverá uma persistente cheiro de esgoto, do qual é bastante difícil se livrar em pouco tempo.
Pedaços de lixo retirados do sifão não devem ser jogados no ralo para não entupir o sistema. É melhor descartá-los como lixo doméstico.
Ajudantes fiéis - produtos químicos
O mercado moderno oferece diversos preparos prontos que permitem decidir como remover com eficácia os bloqueios do banheiro. Os ingredientes ativos das composições são capazes de suavizar e destruir tampões de depósitos orgânicos.
Eles estão disponíveis no formato:
- concentrados líquidos;
- géis e espumas semilíquidas;
- pós secos.
O principal ao trabalhar com produtos químicos é manter a concentração e o tempo de espera especificados pelo fabricante. Mesmo os mais seguros compostos de limpeza são capazes de ter um efeito benéfico apenas dentro de um determinado período de tempo.
Com contato prolongado, podem até causar deformação do material de que são feitos os tubos.
Aplicar medicamentos prontos Bem fácil. Eles são simplesmente despejados no orifício de drenagem e aguardam o tempo especificado pelo fabricante.Em seguida, abra a torneira e enxágue generosamente os canos com água corrente.
Se for escolhida uma composição em pó para limpeza, após despejá-la na cavidade de drenagem, encha-a com uma pequena porção de água e aguarde o tempo especificado pelo fabricante. A seguir, como ao trabalhar com compostos líquidos, enxágue o sistema com uma porção generosa de água morna.
Os medicamentos mais populares para descarga de esgoto de fabricantes líderes que comprovaram sua eficácia na remoção de bloqueios:
- “Mole” é um concentrado líquido à base de hidróxido de sódio e ácido acético modificado que remove facilmente os depósitos de gordura. Devido à agressividade dos componentes da composição, não pode ser utilizado para processamento de tubos plásticos.
- “Tiret” é uma composição semelhante a um gel que remove de forma rápida e eficaz qualquer tipo de bloqueio. Ele se adapta a tubulações de metal e plástico.
- “Floop” - uma preparação granular que remove facilmente calcário, fibras de colágeno e depósitos de gordura.
- "Mr. Muscle" é um produto universal em forma de gel adequado para todos os tipos de tubos. Além de sua função principal (destruir tampões de sujeira), o medicamento mata bactérias, ajudando a eliminar o odor desagradável do ralo.
- "Bagi Pothan" - um produto à base de soda cáustica remove com eficácia até os bloqueios mais graves, que incluem restos de alimentos, cabelos e depósitos de calcário. Sua única desvantagem é o forte cheiro químico.
Sob a marca Tiret, é produzida uma linha de produtos destinada a dissolver acúmulos orgânicos em tubos de diferentes composições e condições:
A maioria das preparações descritas é baseada em ácidos e álcalis, por exemplo, soda cáustica. Portanto, ao trabalhar com eles, é importante observar as precauções de segurança.
Para proteger as mucosas e a pele de queimaduras químicas, ao trabalhar com reagentes, deve-se estar devidamente equipado, usando óculos de segurança, avental de oleado e luvas de borracha.
Um método popular eficaz
Um remédio popular testado pelo tempo também ajudará a eliminar o problema. Uma solução de carbonato de sódio e vinagre dá um bom efeito. Quando o bicarbonato de sódio reage com o ácido, produz grandes quantidades de dióxido de carbono. Em um espaço fechado, ele atravessa o congestionamento.
Em vez de vinagre, você pode usar ácido cítrico ou suco de um limão espremido na hora. De qualquer forma, o produto preparado não “baterá muito na sua carteira”.
Sequência de ações:
- Despeje ½ pacote de bicarbonato de sódio no orifício de drenagem.
- Após 10-15 minutos, quando o pó estiver compactado, meio copo de vinagre é colocado no buraco.
- Quando a reação química começa, o buraco é coberto com uma rolha.
- 60-90 minutos após o término da “fervura”, a torneira é aberta e 5-6 litros de água quente são despejados no buraco.
O método com refrigerante e vinagre só é eficaz para limpar bloqueios localizados próximos ao ralo. Quanto mais longe estiver o tampão, menor será a pressão do gás liberado.
Como prevenir problemas no futuro?
A manutenção preventiva regular irá ajudá-lo a evitar problemas no futuro. Para proteger o sistema de tubulação do acúmulo de grumos de sujeira, o orifício de drenagem deve ser equipado com um dispositivo simples - uma grade protetora.
Também vale a pena despejar pequenas porções de água quente no ralo todas as semanas. Ele derreterá os depósitos de gordura, facilitando seu movimento adicional ao longo da rodovia.
O uso de produtos químicos tem um bom efeito preventivo. Para alcançar o resultado desejado, devem ser utilizados pelo menos uma vez a cada seis meses. Mas para minimizar o risco de danos aos tubos, eles devem ser usados de acordo com as instruções.
Para minimizar o risco de formação de vedações de sujeira, recomenda-se desmontar e lavar periodicamente os elementos do sifão.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Removemos o bloqueio usando meios improvisados:
Vídeo nº 2. Limpeza de tubos com êmbolo:
Vídeo nº 3. Limpeza de tubos com cabo:
O funcionamento adequado dos equipamentos hidráulicos, em combinação com medidas preventivas realizadas regularmente, evitará a ocorrência de “engarrafamentos” e prolongará a vida útil do sistema.
Como você limpou um entupimento nos canos de esgoto do banheiro? Talvez você tenha em seu arsenal ferramentas e métodos que sejam muito mais eficazes do que os métodos que propomos. Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, poste fotos relacionadas ao tema do artigo e tire dúvidas sobre pontos de interesse.
Os remédios populares, como eu estava convencido, são ineficazes, então parei de usá-los. Se o entupimento for pequeno, uso um êmbolo. Dos produtos químicos, gosto mais de “Chistin”, mas “Mr. Muscle” não se justificou. Caro, mas há poucos benefícios. Embora tenha um cheiro agradável, supera completamente os outros aromas. Se eles não ajudarem, você terá que ligar para seu marido. Sempre resolve esse problema nos meus canos.
Normalmente usamos produtos como “Mole” para lidar com bloqueios, mas se as opções químicas não ajudarem, meu marido começa a limpar o ralo usando métodos mecânicos.Desparafusa o ralo o máximo possível, chega ao cano e limpa-o com um cabo fino especial. O principal é ter cuidado para não fazer furos extras em qualquer lugar; agora os canos de todo mundo são em sua maioria de plástico. Neste caso, os êmbolos são absolutamente inúteis. Podemos lidar sozinhos.
Concordo que não há melhor maneira de limpar um cano do que um cabo de encanamento. Não é necessário desmontar o tubo para isso, apenas se o bloqueio for muito grave.
Escorra embaixo da banheira. Não entende. Tubos metálicos. A química não ajudou, o cabo de 10 mm não passa pelo “joelho”. Cabo de 5 mm - rigidez insuficiente. Sim, o tubo atrás do “cotovelo” estava completamente entupido (provavelmente com calcário). Comprei outro cabo de 7mm. Cortei cerca de 70 cm e coloquei na banheira através de um tubo com cerca de 30 cm de comprimento. Torci o cabo com uma furadeira (sei que é perigoso). Consegui fazer um furo no bloqueio. Depois retirou o tubo e continuou o procedimento sem ele. Pois bem, só por diversão, enfiei o resto do cabo comprido no cano (sem ajuda de furadeira). Então o dreno começou a funcionar, e melhor do que antes.