Por que há cheiro de esgoto no banheiro e como ele pode ser eliminado
Os cheiros desempenham um papel importante em nossas vidas. Até a impressão que uma casa causa em uma pessoa é chamada de atmosfera.As donas de casa fazem o possível para torná-lo agradável: limpam, cuidam da ventilação, usam ambientadores.
Se o cheiro de esgoto aparecer no banheiro, ele se espalha rapidamente por toda a casa e literalmente envenena a vida. Vamos descobrir como lidar com isso.
O conteúdo do artigo:
O cheiro de esgoto é perigoso
É impossível se acostumar com o cheiro de esgoto. Os gases voláteis provenientes do sifão e das tubulações se espalham por todas as áreas da casa ou apartamento. Esse fedor é nojento e estraga o clima. Quando os convidados chegam, os donos da casa “perfumada” têm que pedir desculpas e dar desculpas.
O desconforto psicológico está longe de ser a pior coisa que o fedor do esgoto traz consigo. O que é muito pior é que é perigoso para a saúde. A capacidade de separar odores em agradáveis e desagradáveis é um mecanismo biológico que garante a sobrevivência da humanidade há milhares de anos. Se o aroma parecer desagradável, significa que é potencialmente perigoso.
O ar do sistema de esgoto é “aromatizado” com amônia e sulfeto de hidrogênio. Ele também contém metano, que não possui odor distinto. Gases voláteis afetam o estado do sistema nervoso humano. Pode haver uma sensação de ansiedade, nervosismo e irritabilidade sem causa.
Numa casa que cheira a esgoto, as pessoas podem ficar deprimidas, ter colapsos, ter dificuldade para dormir e até desmaiar. A exposição prolongada ao sulfeto de hidrogênio pode causar doenças respiratórias: rinite, bronquite.
Com alta concentração de gás no ar, é possível intoxicação, cujos sintomas são náuseas, vômitos, dor de cabeça, diminuição da pressão arterial e tontura.
A amônia afeta negativamente a visão, o sistema respiratório, causa um estado de excitação e tem um efeito tóxico geral. E o metano pode causar falta de oxigênio nas células. Alguns distúrbios no funcionamento do sistema nervoso autônomo não podem ser descartados. Por exemplo, um “olho trêmulo” pode muito bem indicar uma exposição prolongada ao metano no corpo.
Ao primeiro sinal de cheiro de esgoto no banheiro ou vaso sanitário, você deve começar imediatamente a encontrar a causa do mau cheiro e eliminá-lo. Caso contrário, a concentração de gases no ar só aumentará, o que pode trazer consequências negativas para a saúde dos moradores da casa.
Causas do cheiro no banheiro
Para entender melhor como o ar do esgoto entra na sala, você precisa ter pelo menos uma compreensão geral do instalação de sistema de drenagem. Consiste em um riser no qual são drenados os drenos de todos os apartamentos ou encanamentos da casa, canos e encanamentos com sifões.
É o selo d'água formado pelo sifão que deve impedir a entrada de ar vindo do esgoto no banheiro. Sempre há água nas curvas do aparelho. Se a água for de selo d'água desaparece parcial ou totalmente, provocando o aparecimento de odor.
As águas residuais entram no riser por gravidade devido à diferença de níveis em que as tubulações de esgoto estão localizadas. Para a operação normal do riser, o ar deve fluir de cima, de forma que a parte superior do riser vá para o tubo do ventilador, que fornece ventilação.
Se tubo de ventilador instalado incorretamente ou entupido, o ar começa a fluir para o esgoto através de costuras e juntas fracas da tubulação ou através de sifões.No segundo caso, o selo d'água desaparece parcial ou totalmente, pois ele é sugado para o sistema de esgoto.
Quanto mais baixo o sifão for colocado, maior será a probabilidade de isso acontecer, e o nível mais baixo do sifão está localizado perto da banheira.
Existem vários motivos principais pelos quais há um odor desagradável no banheiro:
- Erros no projeto ou instalação de esgoto. Se o sistema for montado incorretamente, é garantido um mau cheiro constante. Purificadores de ar e produtos químicos domésticos não resolverão o problema. Você terá que gastar dinheiro: é preciso refazer o sistema, e isso deve ser feito por artesãos qualificados.
- Ângulo incorreto das tubulações de esgoto. Se o ângulo for muito pequeno, as águas residuais ficam estagnadas no sistema e surge um cheiro de podridão. Uma solução radical para o problema também custa caro: é preciso reconstruir o gasoduto. Você pode sobreviver com meias medidas - troque as juntas de vedação e sele cuidadosamente as juntas.
- Problemas com o sifão. Se a pressão no sistema de esgoto for superior à pressão atmosférica, o ar na forma de bolhas pode escapar através do sifão para o ambiente. A razão é que os canos estão cheios de resíduos. Isso é possível devido ao diâmetro insuficiente do tubo (erros de cálculo no projeto do sistema), bloqueios ou formação de gelo.
- Vazamentos. A água do esgoto pode vazar pelas juntas dos tubos com vazamento. Se o vazamento for grande, pode ser facilmente detectado pelas poças no chão. Se for pequeno é mais difícil, porque A água evapora rapidamente e não escorre, mas fede e contribui para a umidade do ambiente.
- Má ventilação. Para evitar a estagnação do ar, é instalado um sistema de ventilação. Pode ser natural ou forçado. Se o sistema foi inicialmente instalado incorretamente ou o duto de ventilação estiver entupido, o ambiente terá cheiro de mofo, umidade e fungos.
- Bloqueio no tubo. A causa mais comum do cheiro de esgoto no banheiro é o entupimento. Partículas de sujeira, detritos, areia e cabelos acabam constantemente no esgoto. Depois de agrupados, os fios e os cabelos estreitam o diâmetro interno do tubo e retêm a sujeira dos ralos. Como resultado, forma-se um tampão com mau cheiro.
Se o problema surgiu devido a erros na instalação de esgoto ou ventilação, sua solução deve ser confiada a profissionais. Mas você mesmo pode lidar com bloqueios, mau funcionamento de dispositivos ou vazamentos. O principal é determinar corretamente a causa do mau cheiro.
Em muitos casos, você pode facilmente prevenir o aparecimento de um odor desagradável no banheiro e imediatamente combater bloqueios. Para evitar bloqueios, basta instalar telas especiais no ralo e na pia da banheira e limpá-las regularmente de sujeira. A grelha retém cabelos e partículas grandes que podem entupir o tubo.
Uma causa comum de odor negativo de esgoto são erros cometidos durante instalação de sifão de banho. Recomendamos que você se familiarize com as características e regras deste trabalho, você pode encontrá-las em nosso artigo proposto.
Como se livrar de odores desagradáveis?
Primeiro você precisa determinar o que causou o problema. É necessário verificar consistentemente o funcionamento dos sistemas de ventilação e esgoto e das juntas das tubulações.
Para garantir que haja tiragem normal na ventilação, aplique uma folha de papel na grade. Se persistir, tudo funciona perfeitamente. Existe outro método simples de diagnóstico: coloque um fósforo aceso ou isqueiro na abertura de ventilação. A chama deve desviar em direção ao eixo. Se isso não acontecer, é necessário fazer ventilação.
O próximo passo é verificar o funcionamento da pia e da banheira.Você precisa abrir as torneiras na potência máxima e observar a rapidez com que a água flui para os orifícios de drenagem. Se estiver mais lento que o normal, é sinal de bloqueio.
Se a água escoa normalmente, mas o cheiro não diminui, faz sentido enxaguar o ralo com água fervente. Esta é mais uma medida preventiva, mas ajuda a limpar e desinfetar as paredes dos tubos e a destruir bactérias.
Se tudo estiver em ordem com a ventilação e as tubulações, inspecione e sinta todas as juntas dos elementos do sistema de esgoto. Não deve haver rachaduras ou lascas em lugar nenhum. Se encontrar umidade, aplique um pano branco e seco. Uma mancha úmida ajudará a determinar exatamente onde a água está vazando. Esta área precisará ser selada.
Opção nº 1: melhorar a tiragem de ventilação
A exaustão natural pode tornar-se menos eficaz por vários motivos:
- entupimento do duto de ventilação;
- substituição de portas de banheiro por outras mais grossas;
- poderoso fluxo de ar forçado dos vizinhos (relevante para prédios de apartamentos).
Deve-se notar que no calor do verão a ventilação costuma ser pior do que no inverno, por razões naturais. O ar quente externo impede o fluxo de massas de ar frio de salas frias e forma-se uma câmara de ar. Isso pode ser facilmente resolvido deixando a porta do banheiro ligeiramente aberta no verão.
Retire a grelha de ventilação, pegue uma lanterna e inspecione o duto de ventilação até onde estiver acessível.Às vezes, o entupimento fica muito próximo da saída de exaustão e pode ser removido com as mãos, um gancho ou uma pequena pá. Pode ser um pedaço de tijolo que caiu da parede do poço, um animal morto que entrou na ventilação ou apenas lixo.
Se o problema surgir devido a uma porta apertada ou a uma soleira alta, você pode fornecer fluxo de ar adicional por baixo da folha da porta. A parte inferior da tela é cortada para que a porta não se encaixe bem na moldura e fique um pequeno vão. Uma opção mais “suave” é instalar uma grade decorativa na parte inferior da porta.
Se você não quiser experimentar portas, simplesmente não pode fechá-las, mas cobri-las, deixando um pequeno espaço para acesso de ar. Uma excelente opção é instalar um ventilador na saída de exaustão. Para evitar que o ar do poço entre na sala, instale um ventilador axial ou um modelo de duto com válvula de retenção.
Para estimular a saída de ar sujo para dentro saída de exaustão do banheiro É melhor instalar um ventilador axial:
Opção nº 2: limpeza de canos e sifões
Existem muitos dispositivos úteis que você pode usar para limpar seus ralos sozinho. Os mais populares são o êmbolo e o cabo. A primeira ferramenta é perfeita para limpar o sifão, mas é improvável que ajude se o entupimento for grande e localizado longe do ralo. O segundo é universal.
O êmbolo é colocado de forma a cobrir completamente o orifício de drenagem da banheira ou pia. Depois disso, abra a água até cobrir o fundo da tampa elástica e faça vários movimentos para frente, para cima e para baixo. Em seguida, o êmbolo é levantado e o fluxo de água é observado.Se não correr bem, a operação é repetida.
O cabo metálico é a “artilharia pesada” para limpeza de canos. Se o encanamento for de plástico, não é aconselhável utilizá-lo. Se os tubos forem de metal e não houver risco de danificar o sifão, esta é uma ferramenta confiável.
Regras e recursos limpando ralos com corda são descritos em detalhes em nosso artigo recomendado.
O cabo é passado pelo orifício de drenagem e começa a girar lentamente, empurrando-o cuidadosamente através dos tubos. Quando a ferramenta atinge o bloqueio, os detritos ficam presos no gancho e podem ser removidos. Depois disso, o ralo é lavado com água quente para remover quaisquer entupimentos e sujeira remanescentes.
O cabo de metal estará em excelentes condições e durará décadas se for bem cuidado.Após o uso, o cabo é lavado, enxugado, lubrificado com óleo de máquina, enrolado e armazenado em local seco.
O cheiro de esgoto pode ser eliminado pelos meios disponíveis. Para fazer isso, você pode usar refrigerante e vinagre ou ácido cítrico. Essas substâncias destroem pequenos bloqueios, removem bem os depósitos das paredes dos tubos e desinfetam.
Aqui estão alguns exemplos de como você pode usá-los de forma eficaz:
- Refrigerante. Despeje meio pacote de refrigerante no ralo da banheira ou pia e deixe por 20 minutos. Depois disso, o esgoto é lavado com bastante água quente.
- Refrigerante com vinagre. Despeje o refrigerante no ralo e, em seguida, despeje um copo de vinagre, feche o ralo com uma rolha e enxágue após 20 minutos.
- Ácido limão. Em combinação com água fervente, o ácido cítrico não limpa os canos pior do que o refrigerante e o vinagre. Você deve dar descarga quando o ácido parar de assobiar e formar espuma.
Em vez de produtos caseiros, você pode usar composições químicas prontas para limpeza de canos. Eles são mais eficazes, mas inseguros para a saúde; portanto, ao usá-los, você precisa usar luvas e proteger a pele, os olhos e os órgãos respiratórios.
A lista dos melhores produtos para limpeza de ralos inclui “Mole”, “Floop”, “Tiret”, “Pothan”, “Mr. Muscle”. Eles podem ser vendidos na forma de líquidos, géis, grânulos. Os produtos granulares são considerados os mais poderosos.
Se usados incorretamente, podem danificar os tubos de plástico, por isso não deve deixar os compostos no esgoto por mais tempo do que o recomendado pelo fabricante.
Você encontrará recomendações valiosas e instruções detalhadas para limpeza de canos de esgoto Neste artigo.
Opção nº 3: vedar juntas de esgoto
A maneira mais fácil é selar as juntas com espuma, mas a forma mais confiável é tratá-las com um selante especial. O ranking das formulações mais populares é liderado por produtos das famosas marcas Ceresit e Tytan. Os especialistas falam bem do Moment, Ciki Fix.
Existem vários tipos de selantes para encanamentos:
- Silicone. São selantes caros, mas apresentam boa adesão e elasticidade. As composições retêm suas propriedades em altas e baixas temperaturas e não encolhem.
- Acrílico. A principal vantagem dos selantes acrílicos é sua longa vida útil, boas propriedades repelentes à água e resistência a temperaturas extremas. Desvantagem: baixa elasticidade.
- Silicone-acrílico. A melhor escolha. Os selantes podem ser usados para selar costuras, reparar pequenas rachaduras e lascas e colar superfícies.
- Poliuretano. A tinta pode ser aplicada sobre compostos de poliuretano. Essa é uma boa opção caso o vazamento seja encontrado em local visível e precise ser escondido. A desvantagem é um forte odor tóxico, que desaparece após o endurecimento do selante.
Antes de iniciar o trabalho, as superfícies devem ser cuidadosamente limpas, secas e desengorduradas. O selante é aplicado na costura em círculo. A linha deve ser contínua. Para facilitar a aplicação e nivelamento, você pode usar uma espátula macia.
Terminada a obra, a composição é deixada até secar completamente (o tempo deve estar indicado na embalagem), após o que o esgoto pode ser utilizado.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Existem muitas maneiras de se livrar do odor desagradável. Aqui estão alguns vídeos úteis para ajudá-lo a lidar com o mau cheiro do esgoto e evitar que isso aconteça novamente.
Vídeo nº 1. Dicas úteis para lidar com vazamentos no banheiro:
Vídeo nº 2. Instruções para usar bicarbonato de sódio e vinagre para limpar sua banheira:
O cheiro de esgoto no banheiro pode e deve ser combatido, mas é ainda mais fácil prevenir sua ocorrência. Instale telas nos orifícios de drenagem da pia, banheira e chuveiro.
A prevenção também não faz mal: lave os ralos com refrigerante ou produtos químicos domésticos uma vez a cada 1-2 meses. Uma vez semestralmente, verifique o funcionamento da ventilação e das juntas da rede de esgoto. Isso é suficiente para manter o ar sempre fresco e limpo.
Conte-nos como você lidou com o odor negativo do esgoto. Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Aqui você pode tirar dúvidas e postar fotos temáticas.
É claro que o próprio esgoto precisa ser limpo e vedado. Mas no que diz respeito à ventilação nos nossos edifícios de apartamentos, posso dizer que, via de regra, não cumprem de forma alguma os requisitos. O fato é que a maior parte deles é soprado, mas deve haver alongamento. Conseqüentemente, você não deve confiar na ventilação em si ou precisa instalar grades com exaustores.
Oleg, você tem o direito de enviar um pedido ao Código Penal para verificar sua ventilação e se eles responderem, nenhuma violação for encontrada e um exame independente as encontrar, registrar uma reclamação junto ao Rospotrebnadzor, ao tribunal ou à inspetoria de habitação por desempenho impróprio deveres para garantir ventilação de alta qualidade nas instalações dos prédios de apartamentos.
Sim, está soprando pelo duto de ventilação, então mesmo a ventilação forçada (com ventilador) não ajuda. De vez em quando, a vida é envenenada pelo cheiro de esgoto proveniente da ventilação.
Temos exatamente o mesmo problema em nossa casa. O fedor é simplesmente incrível! Eles passaram muito tempo procurando a causa, dando descarga nos canos e assim por diante. Não houve bloqueios. Mas ainda cheira! Mamãe decidiu que vinha do box do chuveiro e começou a tapar o ralo com uma rolha. Mas esta não é uma solução para o problema! Com isso, chegamos até o próprio furo de drenagem e jogamos muito anti-séptico ali. O cheiro diminuiu muito! E meu marido agora monitora o nível do esgoto. Se estiver muito cheio, você precisa bombeá-lo.
Olá. Para eliminar odores do sistema de esgoto de uma residência particular, é usado um dispositivo bastante complexo chamado válvula de ar. É verdade que instalá-lo pode ser problemático. Recomenda-se também a instalação de válvulas de retenção em fossas sépticas autônomas para evitar o escoamento de esgotos para o ambiente quando a fossa séptica transborda.
Olá! Se o orifício de drenagem começar a encher, será necessário fazer um segundo - um orifício de transbordamento.
Obrigado pelo artigo informativo!
É ótimo se você também puder sugerir uma opção de ação em um apartamento alugado. No banheiro, o ralo do chuveiro é embutido no piso de cerâmica. Se você não usar o chuveiro por alguns dias (alternando com o banho), ele começa a cheirar mal. Lavar com produtos especiais não ajuda. A ventilação está ok. Desmontar as telhas não é uma opção. Eu não gostaria de me mudar - senão está tudo bem e o mercado de apartamentos de 4 quartos na área desejada é muito pequeno.
Problema semelhante. Exatamente o mesmo. Gostaria de ver uma solução para o problema por parte de especialistas.
Tente despejar água normal no ralo do chão com mais regularidade. Parece que o selo d'água do piso está secando.
Durante 4 meses após a reforma no banheiro, no armário com canos na lateral da tubulação de esgoto, não regularmente (às vezes mais, às vezes menos) - um cheiro pungente, semelhante a selante, todas as organizações, começando pela sociedade gestora, estão se chutando, a ventilação está funcionando bem, me ajude, o que devo fazer?
Por favor, diga-me o que pode ser, muitas vezes tenho bolhas e sai ar do cano de esgoto do banheiro, do banheiro e da cozinha,
Tenho uma corrente de ar saindo do ralo da minha banheira. Eu moro em uma mansão de 17 andares. A água está claramente vazando do sifão embaixo da banheira. Solicitei à administradora que verificasse a ventilação das tubulações, mas não se deve confiar nelas. O que você aconselha? Teoricamente, há acesso ao tubo bem na frente do riser. Podemos introduzir 4 voltas de tubo em forma de U ali? Ou isso é uma má ideia?
Fotos adicionadas
O cheiro do esgoto aparece no inverno, após fortes geadas. Durante o degelo (as temperaturas diurnas estão próximas de 0) o cheiro desaparece, mas depois da geada ele reaparece. De vez em quando ouço borbulhar no esgoto. O cheiro da manhã é incrível. Moro no último andar de uma casa.
Exatamente a mesma situação. Há uma solução? Devo entrar em contato com construtores ou especialistas?
Olá! Há um fedor forte em nossa banheira porque, a julgar pelos sons, a água está sendo retirada do sifão e o selo d'água está desaparecendo, provavelmente quando os vizinhos dão a descarga. Combatemos bloqueios regularmente, a ventilação funciona, as próprias tubulações do apartamento são novas, os reparos têm pelo menos um ano.Qual é a probabilidade de o problema estar no tubo de drenagem ou no projeto/instalação do esgoto?
Olá! Por favor, diga-me, de manhã há um cheiro de transbordamento no banheiro. Está tudo bem o dia todo, mas de manhã cheira mal. Qual é a razão para isso e o que pode ser feito?
Limpei tudo, não há bloqueios. Verifiquei o sifão e está tudo limpo.
Olá! Por favor, diga-me, de manhã há um cheiro de transbordamento no banheiro. Está tudo bem o dia todo, mas de manhã cheira mal. Qual é a razão para isso e o que pode ser feito? Problema semelhante com o fedor da manhã, é impossível entrar. O que poderia ser?
Bom dia!
Moramos em uma casa particular, no segundo andar o banheiro começa a cheirar mal depois de escoar a água quente. Em outros casos não há cheiro. Também não há cheiro no primeiro andar. O que poderia ser?