Como limpar canos entupidos em casa: os melhores produtos e métodos de limpeza
Remover bloqueios de canos por conta própria em casa não é uma tarefa tão difícil quanto parece à primeira vista.Para fazer isso, você pode tentar usar métodos tradicionais e produtos químicos especializados.
As maneiras mais eficazes de se livrar de bloqueios serão discutidas em nosso material.
O conteúdo do artigo:
Determinando a localização do bloqueio
Um cano entupido é um problema bastante comum e, se você o encontrar, não entre em pânico e procure o número de telefone de um encanador. Muitas vezes você pode cuidar disso sozinho, economizando tempo e dinheiro.
Antes de limpar os canos, é importante entender exatamente onde o bloqueio se formou. Isso afeta diretamente a escolha do método para resolver o problema.
Para determinar a localização aproximada do bloqueio, abra a água e veja como ela “desaparece”:
- A água está recuando muito lentamente – provavelmente, o tampão está a mais de um metro de distância do dreno. Nesse caso, a melhor forma é utilizar um cabo metálico especial.
- A água cai para um certo nível, e então tudo permanece inalterado - o bloqueio está localizado na área que vai do sifão até a primeira curva. Neste caso, bastará utilizar métodos tradicionais ou meios químicos.
- O líquido não desaparece de jeito nenhum – em 90% dos casos o sifão está entupido com depósitos de gordura. A melhor opção para lidar com a contaminação é limpar manualmente a tubulação.
Essas são as maneiras mais comuns de identificar onde está o problema.
Depois de descobrir exatamente onde o bloqueio se formou, você poderá começar a removê-lo.
Métodos populares populares
Para liquidação bloqueio no pipeline Meios improvisados funcionam bem. Se o problema for causado pelo acúmulo de gordura, você pode tentar liberar o ralo do bujão com água pura.
No caso de tubos de aço, água fervente funciona bem com depósitos de gordura - é necessário despejá-la por 20 minutos. Para encanamentos de plástico, é usada água quente, mas não superior a 70 °C.
Água corrente sob forte pressão ajudará você a verificar se o problema foi resolvido ou não.
Método número 1 - bicarbonato de sódio
O carbonato de sódio ou bicarbonato de sódio, familiar a todos nós, ajudará a lidar com o bloqueio dos depósitos de gordura nas tubulações. É melhor que seja de produção nacional, pois os análogos importados não são muito eficazes.
Primeiro você precisa colocar 200 g de bicarbonato de sódio no orifício de drenagem. Em seguida, adicione 200 ml de vinagre e feche bem o buraco. A reação entre as substâncias dissolverá efetivamente a graxa, removendo o bloqueio. Depois de esperar 10-15 minutos, abra a água quente sob alta pressão por alguns minutos.
Este método é eficaz apenas em casos de bloqueios “frescos”.Se já estiverem velhos, será necessário usar mais substâncias cáusticas.
Método número 2 - soda cáustica
No combate à poluição antiga ou severa, pode-se usar um agente mais cáustico - a soda cáustica, que pode ser adquirida em qualquer hipermercado de ferragens.
Pegue um balde grande de metal e coloque 2-3 kg de soda cáustica nele com uma colher de plástico. Despeje a substância em 12 litros de água fria. Mexa o componente por 30 minutos. Tenha o máximo de cuidado possível para que a solução não entre em contato com a pele. É necessário que o refrigerante se dissolva completamente.
Coloque o balde no fogo e aqueça a mistura a 70°C. É importante não expor demais a solução, caso contrário ela perderá sua eficácia. Além disso, líquidos extremamente quentes podem danificar os tubos.
Despeje lentamente metade da mistura pelo ralo e deixe por 2 horas. Após o tempo especificado, despeje o restante da mistura e espere novamente por 2 horas. Enxágue bem os tubos de drenagem com água quente corrente.
Como as donas de casa observam nas avaliações, a soda cáustica permite que você lide até mesmo com bloqueios graves na primeira vez. O principal é respeitar as proporções e aguardar o tempo especificado.
A soda cáustica em gel é mais suave. Você também pode comprá-lo em lojas de ferragens. O custo do refrigerante em gel é ligeiramente superior ao do refrigerante normal. E em termos de eficiência praticamente não são inferiores entre si.
Para limpar a tubulação, pegue 100 ml do componente, despeje no buraco e adicione 250 ml de água quente. Aguarde 2 horas e depois enxágue bem os canos com água quente corrente.
Método número 3 - refrigerante, vinagre e cloro
Vinagre, refrigerante e cloro ajudam a lidar com manchas graves. Todas essas substâncias provavelmente serão encontradas nas lixeiras de qualquer dona de casa. O último componente não é totalmente inofensivo para as pessoas, mas permite lidar eficazmente não só com os depósitos de gordura, mas também com os depósitos de calcário no abastecimento de água.
Em primeiro lugar, retire a água da pia – o excesso de líquido reduzirá a eficácia do produto. Despeje 50 g de carbonato de sódio e bicarbonato de sódio no ralo. Após 30 minutos, coloque 150 ml de vinagre e 150 ml de cloro.
Certifique-se de tapar bem o orifício para evitar o aparecimento de odores fortes e desagradáveis no ambiente. Após 30 minutos, abra a água morna e deixe agir por 40 minutos.
Método número 4 - sal grosso
Se o problema ocorrer em tubos de ferro fundido, então o sal grosso e a água fervente ajudarão a lidar com isso. Você pode usar essência de vinagre como “reagente”, mas encontrá-la agora é bastante problemático.
Para começar, coloque 300 g de sal grosso no orifício de drenagem. Adicione 2 litros de água fervente, 100 ml de vinagre 70%, espere 30 minutos e verifique o resultado. Não se preocupe se não conseguiu na primeira vez, pode ser necessário repetir o procedimento várias vezes.
Método nº 5 – ácido cítrico
O ácido cítrico funciona muito bem para remover depósitos de calcário em canos. Provou repetidamente sua eficácia. As donas de casa observam que o produto permite que você resolva o problema já na primeira vez.
Primeiro despeje 100 g de ácido cítrico no orifício de drenagem e encha o componente com 250 ml de água fervente, e após 20 minutos abra a água quente.
Em vez de ácido cítrico, use suco de limão fresco. Pegue 100 ml e despeje no ralo. Deixe o produto por 1 hora e depois deixe correr água corrente.
Também recomendamos a leitura de nosso outro artigo, onde falamos detalhadamente sobre como limpar o calcário de um banheiro. Leia mais - leia Avançar.
Método número 6 - sal e refrigerante
Para dissolver o tampão de gordura, use refrigerante e sal. Pegue 300 g de cada componente, misture e dissolva em água quente - você precisa de uma solução altamente concentrada. É importante conseguir a dissolução completa dos componentes.
Despeje a mistura no ralo e espere 15 minutos e abra a água brevemente. Se você não conseguir resolver o problema na primeira vez, execute o procedimento novamente. Só que desta vez, adicione mais 15-20 ml de vinagre à composição final.
Método número 7 - comprimidos AlkaÁgua com gás»
Em vez de refrigerante e sal, você pode usar comprimidos efervescentes "Alka-Água com gás" Eles provaram repetidamente sua eficácia.
Para retirar o tampão será necessário pegar 2 comprimidos e colocá-los no ralo. Despeje os comprimidos com um copo de vinagre e 50 ml de água. Deixe tudo por alguns minutos e depois enxágue com água quente.
Observe que os comprimidos AlkaÁgua com gás“Vendido em farmácias regulares. Eles são acessíveis e estão disponíveis sem receita médica.
Método número 8 - sabão em pó
Para combater manchas leves e evitar bloqueios, as donas de casa usam sabão em pó.Concordo, com certeza será encontrado em todas as casas.
Para combater bloqueios, é importante usar sabão em pó granulado, em vez de líquido. Apenas a primeira opção ajudará a resolver o problema de forma eficaz.
É tomado na quantidade de 2 colheres medidoras e despejado no ralo. Em seguida, abra água quente corrente por 5 minutos. Após este tempo, o tampão deverá desaparecer.
Vamos nos voltar para os produtos químicos
Se você não tem tempo para experimentar remédios populares, pode usar misturas especializadas que são vendidas em qualquer supermercado, no departamento de produtos químicos domésticos. Eles são acessíveis e altamente eficazes.
Vejamos os produtos químicos mais populares usados pelas donas de casa para remover bloqueios.
Verruga - uma solução acessível e adequada para combater a poluição doméstica. Despeje 200-250 g no ralo e deixe por 2 horas. Para plugues antigos, o líquido pode ser deixado durante a noite.
Após o tempo especificado, forneça água com forte pressão. Se o plugue não puder ser removido imediatamente, use o produto novamente.
Deboche – um líquido universal para eliminar bloqueios mecânicos e de gordura. Modo de uso: despeje 500 ml de líquido no ralo e deixe por 3 horas.
Para contaminação grave, use o dobro do produto e o prazo de validade aumenta para 10-12 horas. Depois de usar Deboche Certifique-se de enxaguar bem os tubos com água.
Pothan – uma solução para remover qualquer tipo de obstrução em tubos de ferro fundido e plástico. Primeiro você precisa baixar o nível da água no ralo em 5 cm.A seguir, coloque 100 ml do produto e 100 ml de água fervente. Após 5 minutos, água morna é fornecida ao ralo.
Senhor Músculo – um pó popular para eliminar tampões de gordura. Penetra nos locais mais difíceis e, devido à sua composição especial, remove não só obstruções, mas também bactérias nocivas e odores desagradáveis. Segundo o fabricante, o Sr. Muscle resolve o problema em apenas 5 a 10 minutos.
Floop – um limpador que dissolve tampões gordurosos, orgânicos e capilares. O produto é bastante cáustico, por isso, ao trabalhar com ele, certifique-se de usar roupas de proteção, respirador e luvas de borracha.
Adicionando Floop no orifício de drenagem, é importante evitar que caia em encanamentos, bem como em partes expostas do corpo ou roupas. O produto é despejado em água quente e deixado pelo tempo especificado nas instruções. Em seguida, o ralo é lavado generosamente com água fria.
Tiret Turbo – um solvente universal, produzido na forma de gel e grânulos. No primeiro caso, é despejado no ralo e deixado por 5 a 10 minutos. Na versão granulada, primeiro é despejado no ralo, depois são adicionados 500 ml de água quente e deixados por pelo menos 10 minutos.
É proibido usar este último remédio por mais tempo do que o especificado nas instruções. As substâncias ativas incluídas na sua composição podem causar a destruição das paredes dos tubos.
Há um artigo em nosso site onde examinamos detalhadamente os melhores produtos químicos para limpeza de canos de esgoto. Leia mais - leia Avançar.
Soluções radicais para o problema
Quando o bloqueio não pode ser eliminado com remédios populares e produtos químicos, você deve tentar lidar com ele usando métodos mecânicos.
Opção nº 1 – aspirador de pó
Você pode usar um aspirador de pó para remover obstruções. No entanto, o dispositivo deve ter a função sopro. Se você for o proprietário desse equipamento, primeiro enrole a extremidade da mangueira do dispositivo com um pano solto. É muito importante consertar bem.
Pressione a mangueira firmemente contra o orifício de drenagem e ligue o aspirador ao máximo. Um poderoso fluxo de ar empurrará para fora o tampão formado no tubo.
Usar um aspirador de pó é eficaz quando o problema não está a mais de 1 metro do orifício de drenagem.
Opção nº 2 – êmbolo
Para sangrar o ralo, utilize um êmbolo, que pode ser manual ou mecânico. Este dispositivo certamente será encontrado em todas as casas. Ajuda a criar uma forte pressão dentro do tubo, fazendo com que o bloqueio se rompa ou bombeie mais profundamente.
Durante o bombeamento, mova o êmbolo para frente e para trás sem levantar a tigela do ralo. Faça várias abordagens e, em seguida, retire o êmbolo e avalie a eficácia do trabalho. Se o líquido escoar lentamente, será necessário repetir tudo de novo.
Antes de trabalhar com o êmbolo, é aconselhável lubrificar suas bordas com graxa ou vaselina. Isso garantirá um contato mais próximo com a pia.
Opção nº 3 - cabo de encanamento
Quando um tampão se forma nas curvas dos tubos ou nas comunicações, um cabo de encanamento é usado. Ele pode ser usado para enganchar e retirar uma obstrução ou limpá-la.
O processo de limpeza de tubos com cabo começa com a desmontagem do sifão.Não tente passar o cabo diretamente pelo orifício de drenagem do encanamento. Somente retirando o sifão você terá livre acesso à rede de esgoto.
Após instalar o cabo no tubo, comece a parafusá-lo no sentido horário, tentando empurrá-lo lentamente para frente. Aja de maneira suave e gradual, evitando movimentos bruscos.
Ao encontrar resistência, gire o dispositivo até que ele continue se movendo. Depois disso, você pode colocar o sifão no lugar e lavar o sistema.
Nem todo mundo tem cabo de encanamento, mas se quiser, você pode comprá-lo em qualquer loja de encanamento.
Leia sobre os tipos de cabos de encanamento para limpeza de esgotos em este material.
Além disso, você pode construir este dispositivo com suas próprias mãos a partir de uma garrafa de plástico e materiais improvisados.
As instruções são as seguintes:
- Cubra a garrafa de cima para baixo com tiras de fita adesiva para formar uma espiral.
- Desenhe linhas ao longo da borda da fita adesiva com um marcador colorido.
- Corte a garrafa seguindo as marcas que você fez.
- Certifique-se de deixar o fundo - ele funcionará como uma alça.
- Faça pequenos cortes ao longo da espiral resultante.
- Insira um cabo caseiro no ralo e empurre-o, segurando-o lentamente pela “alça”. Devido aos entalhes, detritos ficarão grudados nele, assim será possível contornar o engarrafamento.
Este dispositivo é adequado apenas para plugues que não estejam muito distantes do sifão.
Usado para bloqueios profundos aço fio com diâmetro de 5-6 mm.Uma extremidade é dobrada com um gancho.
Opção nº 4 - desmontagem e limpeza do sifão
Como foi dito no início do artigo, em 90% dos casos a água não passa da pia devido ao sifão entupido.
O procedimento de limpeza é o seguinte:
- Espalhe no chão um pano desnecessário que absorva bem a água. Deve estar diretamente abaixo do sifão.
- Coloque uma bacia embaixo da pia para que o líquido seja posteriormente drenado.
- Desaparafuse a contraporca que prende o tubo sifão.
- Remova o sifão. Remova toda a sujeira (é conveniente fazer isso com uma escova) e depois enxágue abundantemente em água corrente.
- Despeje uma solução de refrigerante e vinagre no cano conectado ao esgoto. Quando a reação estiver concluída, adicione mais 150 ml de vinagre. Repita este procedimento várias vezes.
- Após 15-20 minutos, despeje vários litros de água quente no cano e espere 5 minutos.
- Reinstale o sifão e aperte a contraporca.
Via de regra, se seguir as instruções fornecidas, você conseguirá lidar com o bloqueio na primeira vez.
Prevenindo bloqueios
A causa mais comum de ralos entupidos é a graxa. Acumula-se gradativamente nas paredes dos canos após a lavagem da louça, principalmente se você lavá-la em água fria ou usar detergente de baixa qualidade.
A melhor prevenção é instalar caixa de gordura. É uma pequena estrutura com duas seções que fica fixada na pia. O princípio de seu funcionamento é que primeiro a água com partículas de sujeira e graxa entra na primeira seção do aparelho, onde o líquido é limpo de detritos.
No segundo trecho da estrutura, a água é retirada da gordura e só depois entra na tubulação de esgoto, o que garante sem problemas funcionamento do sistema de abastecimento de água.
A prevenção de bloqueios também envolve uma série de outras medidas. Antes de lavar, remova quaisquer partículas de comida grudadas na louça. É importante evitar que restos de comida vão para o ralo. Ao aderirem aos canos, eles posteriormente se tornam a causa de todos os problemas de esgoto.
Além disso, não despeje a gordura restante após o cozimento no ralo - ela deve ser descartada separadamente, caso contrário, problemas de entupimento não poderão ser evitados.
Estabeleça como regra não jogar cabelo de pente, papel ou vários objetos no banheiro. Além disso, instale uma malha protetora especial no ralo.
Uma vez a cada 2 semanas, ligue a água quente em pressão total por 1-2 horas. Além disso, use um êmbolo regularmente.
Pelo menos uma vez por mês, use um dos produtos especializados vendidos nos departamentos de produtos químicos domésticos. Esta prevenção simples o ajudará a esquecer os engarrafamentos em suas tubulações.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Maneiras modernas de lidar com bloqueios em tubulações:
Os principais tipos de limpeza de esgoto doméstico:
A remoção de um bloqueio com as próprias mãos é possível usando diferentes métodos - tudo depende do que exatamente causou o problema e a que distância do dreno o bujão está localizado.
De qualquer forma, todos podem lidar com o bloqueio por conta própria. No futuro, deverão ser tomadas medidas preventivas para evitar a recorrência de tal problema.
Talvez você conheça outras maneiras eficazes de remover bloqueios em canos? Por favor, conte aos nossos leitores sobre eles. Deixe seus comentários no bloco abaixo.
Cada pessoa experimenta canos entupidos de uma forma ou de outra, apesar de tentarmos usar nosso encanamento com cuidado. Um êmbolo nem sempre consegue lidar com o problema que surge. Eu determinei o melhor remédio para mim - “Mole”. Restaura completamente a capacidade do pipeline. E além disso, mata os germes. A única coisa é que não se deve esquecer do uso correto, pois “Mole” contém álcali cáustico.
Toda essa coisa de refrigerante e vinagre não me deixa feliz. Eles podem danificar os revestimentos dos tubos. É melhor usar soluções especiais de encanamento. Eu comprava pó que você jogava no ralo, despejava água fervente e deixava durante a noite, mas depois descobri que corrói as superfícies e mudei para produtos líquidos.
Mas todos estes são métodos suaves; só funcionam se usados regularmente, pelo menos uma vez por mês. E quando há um bloqueio sério, eu uso um cabo.
Bem, do que você está falando? Você escreve que o refrigerante é corrosivo e depois “eu uso produtos líquidos”. Todos esses produtos especiais para limpar obstruções são produtos químicos agressivos. E prejudicam muito mais os canos do que refrigerantes e outros métodos “populares”. Outra coisa é que você não enche todos os dias, então esse dano será mínimo e não causará vazamentos.
Tentei vários métodos populares diferentes e cheguei à conclusão de que todos são adequados apenas para prevenção ou para bloqueios muito leves.Quando algo é mais sério, só a química salva. Se a química também não funcionar, use um cabo ou um especialista em hidráulica.
Tudo ficaria bem, mas nenhum produto químico ajudará se o bloqueio estiver em um cano que não está parado, mas ali. Se houver um bloqueio no solário, os produtos químicos simplesmente não penetrarão no local do bloqueio. Como medida preventiva, a química ajuda quando ainda não há bloqueio.
Há muitos anos que uso meu método confiável para limpar obstruções embaixo da pia da cozinha sem gastar vários produtos químicos e êmbolos.
Removi o sifão padrão e instalei um tubo plástico corrugado (vendido em lojas de encanamento) conforme mostrado na foto. Para criar um selo d'água, você precisa dobrá-lo e prendê-lo com uma corda fina.
Para remover o entupimento, é necessário abrir a água quente e sacudir várias vezes a corrugação embaixo da pia. aparelho portátil. Em caso de bloqueio severo, pode-se desamarrar o barbante, endireitar a ondulação e também sacudi-la. O bloqueio desaparecerá sem dúvida e você ficará feliz sem nenhum gasto.
Para mim, o melhor remédio para bloqueios é o Zhirogon Expel. Estas saquetas eliminam sempre os bloqueios na cozinha de forma rápida e eficaz. E se houver entupimento no banheiro e for causado por cabelo, então uso o gel Volosogon da mesma marca. Esses produtos nunca me decepcionaram!
Na minha opinião, não há produto melhor do que o Zhirogon da Expel. Ele lida com todos os bloqueios. Despejo um saco de grânulos dentro do cachimbo, encho com água, espero um pouco e enxáguo com bastante água. Todos. o bloqueio foi quebrado.