Como limpar o calcário de um banheiro: remédios químicos e populares eficazes

Um dos indicadores de um apartamento bem cuidado é um banheiro limpo.Infelizmente, manchas coloridas aparecem de vez em quando nas paredes de qualquer encanamento. Na maioria dos casos, trata-se de depósitos de calcário, bastante difíceis de remover.

Concordo, não é aconselhável substituir um vaso sanitário devido à sua aparência ruim, mas também é desagradável usar um vaso sanitário sujo. Só existe uma opção para resolver o problema - escolher um agente de limpeza eficaz e evitar o aparecimento de manchas antigas e difíceis de remover. Não sabe como fazer isso? Nós o ajudaremos a entender essas questões.

No artigo, descrevemos as formas mais eficazes de combater a poluição, listamos como limpar o calcário do banheiro e também fornecemos dicas para manter o banheiro limpo.

Como o calcário é formado?

Primeiro, vamos descobrir de onde vem essa placa. Na maioria das vezes aparece na forma de manchas amarelas, principalmente no ponto de descarga, instalando-se gradativamente na superfície de produtos cromados e cerâmicos.

Existem várias razões para a formação da placa. Vamos dar uma olhada neles.

Razão #1. Água fluindo através de canos. Contém minerais (cálcio, magnésio), sais, partículas de solo - são eles que tornam a água dura.

Minerais afetam a dureza
Os minerais da água da torneira conferem-lhe uma desagradável cor amarela ou laranja. O sedimento, em primeiro lugar, deposita-se nas paredes do tanque

Razão #2. A acumulação de depósitos de calcário é facilitada por um tanque de descarga defeituoso, que flui constantemente, razão pela qual é tão difícil eliminar a camada britada.Quando a água atinge os encanamentos, as partículas minerais se acumulam.

Razão #3. Incumprimento de regras simples de limpeza no banheiro. Por exemplo, se derem descarga com água insuficiente ou se esquecerem de fazê-lo. Por isso Fedore uma cobertura amarela.

Razão #4. Devido ao uso de escovas metálicas para limpeza, aparecem pequenas rachaduras e rugosidades no esmalte protetor que cobre quase todos os vasos sanitários. É sobre eles que a placa se instala, sendo gradativamente absorvida pelo material do produto. Com o tempo, torna-se impossível lavar esse encanamento de branco.

Razão #5. Os antigos sanitários soviéticos têm uma estrutura porosa e não são cobertos com esmalte, por isso pode acumular-se bastante calcário.

Calcário
O calcário tem uma cor amarela desagradável e aparece com mais frequência em áreas niveladas. Se ainda não envelheceu, serão necessárias 1 ou 2 limpezas com qualquer produto potente para removê-lo.

A água quente também pode danificar a camada protetora se for sistematicamente despejada no vaso sanitário. Após a compra e instalação de banheiro, não deixe de ler as recomendações sobre como cuidar dele.

Estas são as principais razões pelas quais a placa pode aparecer. E como dissolver depósitos de calcário nas paredes do banheiro será discutido mais adiante.

Maneiras de limpar o banheiro

Para limpeza, você pode usar meios improvisados. Antes de usar qualquer um deles você deve: limpe o ralo, livrar-se da água em áreas contaminadas. Para remover a água estagnada, use um êmbolo ou um copo plástico comum. E depois aplique o produto de limpeza.

Método número 1 - produtos de limpeza tradicionais

Se a placa acabou de aparecer ou você não deseja usar produtos químicos por algum motivo, então misturas folclóricas mágicas virão em seu socorro.

Ácido limão. Aplique uma mistura de 2-3 saquetas e água na placa e deixe durante a noite. Deixe a tampa fechada. Calcule a quantidade necessária de ácido dependendo do grau de contaminação. De manhã, esfregue com pano úmido ou escova e enxágue com bastante água. Se a contaminação não desaparecer, o procedimento pode ser repetido.

Ácido oxálico
O ácido oxálico é um limpador poderoso; é o principal componente de alguns produtos. O ácido concentrado pode ser adquirido em pó

Ácido oxálico técnico. Também foi usado por nossas avós e bisavós. Aplique um pouco de pó (1-2 colheres) em um pano macio úmido ou diretamente na sujeira e esfregue. Repita, esfregue novamente com uma escova, mas não de metal, e enxágue.

Vinagre (9%). Se você encontrar, então o ácido acético é 70%. Certifique-se de usar um curativo protetor em todas as etapas de preparo e uso deste produto. Aqueça 250 g de vinagre a 40-45˚C.

Para aumentar o efeito, adicione 2-3 colheres de chá de bicarbonato de sódio. Em seguida, despeje a mistura resultante no vaso sanitário e cubra com uma tampa. Deixe assim por pelo menos 5-6 horas, de preferência a noite toda. Depois disso, trate com uma escova e um pano, enxágue com água.

Bicarbonato de sódio. Aumenta significativamente a eficácia de outros remédios - vinagre, ácido cítrico. Para remover eficazmente a placa bacteriana, tome a embalagem inteira (200 g) de uma só vez. Prepare uma mistura com água, aplique nas instalações sanitárias e deixe durante a noite. Você pode adicionar algumas colheres de vinagre à mistura. Depois disso, esfregue e enxágue.

Produto ecológico
Uma solução ecológica para combater o calcário é uma mistura de refrigerante e vinagre.Devem ser misturados e aplicados imediatamente nas paredes molhadas do vaso sanitário com papel ou pano

Eletrólito para carros. O líquido deve ser utilizado com muito cuidado, pois contém ácido sulfúrico. Primeiro coloque luvas, máscara e óculos de proteção, pois até uma gota deste produto pode causar queimaduras. Aplique a substância somente em superfície seca, com o braço estendido.

Feche a tampa imediatamente. Após 15-20 minutos, mas não mais do que várias vezes seguidas, enxágue sem abrir a tampa. Lembre-se de que o eletrólito não pode ser usado se houver tubos de plástico conectados ao vaso sanitário, pois o ácido pode danificá-los.

Dado que este produto é muito tóxico, deve ser utilizado apenas como último recurso, quando outros não conseguem lidar com a contaminação.

Ácido clorídrico. Ele pode ser encontrado em departamentos de encanamento ou lojas de ferragens. Este ácido deve ser usado da mesma forma que um eletrólito. Não se esqueça das precauções de segurança.

Coca Cola. Esta bebida, originária dos anos noventa, é conhecida de todos. Para se livrar da placa bacteriana, você deve colocar 1,5-2 litros de cola na pia do vaso sanitário e deixá-la durante a noite. Depois é preciso esfregar a sujeira com um pano e enxaguar com bastante água.

Coca Cola
Um dos principais ingredientes da cola é o ácido. É ela quem ajuda a dissolver a placa. Como a porcentagem de ácido é pequena, essas limpezas podem ser feitas pelo menos diariamente.

Branco. Limpe as paredes internas do vaso sanitário e preencha-o com branco. Deixe durante a noite, depois esfregue a placa com uma escova e enxágue.

Monocloreto de iodo. Este líquido pode ser adquirido em qualquer farmácia veterinária. O produto deve ser colocado sobre uma superfície seca e lavado após alguns minutos.Não deixar o produto na superfície por mais de 10 minutos e também não pode ser utilizado em tubos de ferro fundido ou alumínio.

Se nenhum remédio popular resolveu o problema, então é hora de usar produtos químicos domésticos.

Método número 2 - produtos químicos domésticos

Existem muitos produtos químicos para limpeza de banheiros nas prateleiras das lojas hoje. Mas antes de usar qualquer produto químico doméstico, você deve estudar cuidadosamente as instruções.

De acordo com sua composição, todos os produtos químicos para limpeza de banheiros são divididos em: ácidos, alcalinos e à base de cloro. Existem também produtos em pó, mas são menos populares.

Géis e líquidos ácidos são considerados um dos melhores no combate à cal sedimentada, embora contenham pequena quantidade de ácidos. Devem ser utilizados com precauções especiais, protegendo mãos e rosto. Além disso, nunca exponha demais o ácido para não danificar o esmalte.

Um dos géis ácidos mais populares é o pato higiênico. Recomenda-se usá-lo várias vezes seguidas. É aconselhável aplicar o gel sobre superfície seca.

Produtos químicos domésticos
Os produtos químicos domésticos irão ajudá-lo a lidar com manchas de qualquer idade sem muito esforço, e uma ampla variedade permite escolher um produto que se adapta a qualquer orçamento.

Produtos alcalinos menos perigosos que os ácidos. Eles podem ser usados ​​com frequência, até mesmo diariamente. São à base de sódio, que dissolve a placa bacteriana em questão de minutos. Por exemplo, géis Bref, Santry, Dosya ou Domestos.

Qualquer um desses produtos pode ser usado regularmente, mas é importante lembrar que eles só conseguem lidar com uma fina camada de calcário em uma limpeza.

Produtos à base de cloro. Após utilizá-los, o ambiente deve ser ventilado.Essas limpezas podem ser feitas diariamente, mas é importante tomar alguns cuidados. Alguns dos compostos à base de cloro mais populares são Titânio ou Cometa.

Este último está disponível em gel e em pó. Tem um odor pungente, por isso é aconselhável trabalhar com máscara.

Abrasivos em pó. Por exemplo, Clarão, Grande poder. Essa química fará um ótimo trabalho na remoção de manchas de qualquer idade. Mas devem ser usados ​​com pouca frequência, pois a limpeza também exige o uso de escovas, que podem danificar o esmalte.

E os próprios pós literalmente “arrancam” tudo o que é desnecessário da superfície do vaso sanitário, podendo também danificar a integridade do esmalte.

Produtos químicos domésticos populares
Os produtos mais populares entre os nossos compatriotas são Komet, Domestos e Patinho WC. Antes de comprá-los, leia as instruções do rótulo.

Regras para trabalhar com produtos químicos domésticos

Na busca por um banheiro limpo, é importante não ter pressa e evitar erros.

Para fazer isso você precisa seguir algumas regras simples.

  1. Para evitar danos ao esmalte e acúmulo de nova placa, nunca exponha demais géis e líquidos à base de ácidos.
  2. Após a limpeza, enxágue qualquer agente de limpeza agressivo com água somente com a tampa fechada para que os respingos não entrem em contato com a pele.
  3. Para evitar queimaduras químicas na pele, envenenamento por vapor ou reação alérgica, tente trabalhar com produtos químicos domésticos usando luvas de proteção e máscara, e não se incline muito sobre a superfície a ser tratada.
  4. Nunca use eletrólito ou qualquer outro líquido à base de ácido sulfúrico se tubos de metal-plástico levarem ao banheiro.

Quando a limpeza é feita e o vaso sanitário está totalmente limpo, surge a dúvida: como prolongar esse estado e evitar a formação de novos contaminantes?

Limpando o banheiro
Ao escolher produtos químicos domésticos para remover o calcário, concentre-se na composição, no principal ingrediente ativo, na escala do problema e nas condições do próprio banheiro. Além disso, ao escolher, deve-se levar em consideração o custo e a toxicidade do gel ou líquido.

Como manter o banheiro limpo?

Não importa o quão bem você limpe o banheiro, depois de um tempo uma nova camada de placa se formará ali. Portanto, é necessário realizar a prevenção com a maior freqüência possível. Oferecemos várias medidas preventivas simples.

№1. Limpe sempre a tigela de qualquer sujeira e não economize na água para drenar.

№2. Coloque um produto especial sob a borda do vaso sanitário que mascare o odor e mate os germes e a placa bacteriana.

Ferramentas multifuncionais
Produtos multifuncionais especiais removem odores desagradáveis, limpam o revestimento e tornam a água mais macia. Uma pequena dose de gel é espremida após cada enxágue.

№3. Eliminar vazamento no tanque de drenagem, pois por causa disso a placa só fica em camadas. Se o vazamento persistir, após a limpeza, um novo revestimento aparecerá muito rapidamente.

№4. Se a água dura fluir pelos canos, faz sentido jogar pastilhas especiais na cisterna do vaso sanitário para reduzir a dureza.

№5. Tente não limpar o banheiro com escova de aço. Deixa pequenas fissuras que destroem o esmalte e contribuem para o acúmulo de placa bacteriana.

Comprimidos para amaciar água dura
Comprimidos especiais para amaciar a água dura ajudam a neutralizar seu efeito no esmalte do vaso sanitário. Eles devem ser colocados diretamente no tanque

№6. É aconselhável limpar o vaso sanitário com produtos especiais pelo menos uma ou duas vezes por semana, dependendo de quantas pessoas o utilizam.Use apenas produtos de limpeza líquidos ou em gel e panos macios.

№7. Não despeje gordura e outros restos de comida no vaso sanitário, especialmente alimentos quentes.

Seguindo estas regras simples, você pode facilmente manter seu banheiro limpo. O principal é não deixar o problema piorar e realizar as limpezas programadas na hora certa.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Para maior clareza, sugerimos assistir a várias dicas em vídeo.

O autor mostra uma maneira eficaz de limpar o calcário das paredes de um banheiro em várias etapas, usando meios improvisados:

Dicas úteis para quem deseja limpar manchas antigas do assento do vaso sanitário. O vinagre é usado como ingrediente principal, e o autor também dá dicas úteis:

É muito fácil eliminar os depósitos minerais nas paredes do vaso sanitário. Use uma de nossas dicas e seu banheiro brilhará de limpeza. Mas lembre-se que a prevenção é sempre mais barata que a limpeza de emergência.

Compartilhe com os leitores seus segredos para manter seu encanamento limpo. Deixe comentários, tire dúvidas sobre o tema do artigo e participe das discussões - o formulário de feedback está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Catarina

    Depois de me mudar para um novo apartamento, ganhei um banheiro com placa. Como sempre, recorri ao bom e velho bicarbonato de sódio. Fiz uma pasta gasosa com bicarbonato de sódio e vinagre 9% e usei quase todo o pacote. Mas! Antes de aplicar essa pasta, tratei o vaso sanitário com limpador Faberlic, apliquei bicarbonato de sódio sem enxaguar e deixei por 6 a 7 horas. Depois esfreguei um pouco com o lado duro da esponja e a placa sumiu. Agora, para evitar depósitos tão desagradáveis ​​​​no futuro, lavo o tanque de drenagem de água duas vezes por semana para evitar o acúmulo de sujeira e outros problemas.

  2. Júlia

    Temos água muito dura e, para evitar que as manchas desapareçam, temos que limpar bem o banheiro a cada 2-3 dias. E como o banheiro do apartamento alugado era um antigo soviético, já estava em um estado triste. Gosto de como o pato higiênico limpa, mas nem mesmo ele consegue remover manchas antigas de calcário. Temos que recorrer à ajuda do ácido, que colocamos à noite; meu marido costuma fazer isso; ele não confia em mim.

  3. Eugênia

    Compramos uma casa de idosos, todo o encanamento estava em péssimo estado. Durante muito tempo sofremos com esse ataque. Santry conseguiu salvar a banheira, mas o banheiro não. O bicarbonato de sódio praticamente não teve efeito. Eles o encheram com Bref durante a noite e o limparam completamente pela manhã. As listras ainda permaneceram, mas tornaram-se menos perceptíveis. Talvez alguém conheça uma opção comprovada, só para ter certeza?

    • Galina

      Experimente o limpador Harpic, ele nunca me decepcionou. Mesmo em casos bastante avançados isso era possível, embora às vezes não fosse a primeira vez. Pois bem, se você já experimentou vários produtos de limpeza e não obteve resultado, experimente o método com eletrólito de bateria, descrito acima no material. É muito radical, mas se depois disso a placa permanecer, só falta jogar fora o encanamento. Apenas seja extremamente cuidadoso - certifique-se de usar um respirador, óculos de segurança e luvas grossas de borracha. O eletrólito libera vapores de ácido sulfúrico, que são muito prejudiciais.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica