Como fazer ventilação em uma casa de campo: sutilezas e regras para instalação de ventilação em uma casa de campo

Uma das principais condições para uma estadia confortável em ambientes fechados é a qualidade do ar que respiramos.Portanto, é muito importante cuidar de como fazer a ventilação na casa de campo para que a circulação do ar atenda aos requisitos geralmente aceitos. É óbvio que um microclima demasiado húmido ou seco pode causar doenças e agravar doenças crónicas.

Não estamos na dacha o tempo todo, mas sazonalmente: os aposentados podem passar seis meses lá, e os moradores que trabalham na dacha visitam a casa de campo apenas nos finais de semana e às vezes durante as férias. Mas isso não significa que as condições de vida devam ser piores do que em um apartamento ou casa de campo na cidade.

No artigo falamos sobre as regras para organizar a ventilação em uma casa de campo e fornecemos breves instruções de instalação que serão úteis para quem deseja melhorar o microclima de uma casa de campo com as próprias mãos.

A ventilação é necessária na dacha?

Os céticos dirão: por que perder tempo instalando dispositivos adicionais se a dacha é uma casa para residência temporária e de curto prazo.

Você pode passar várias noites, principalmente no verão, com a janela aberta, e isso é ventilação.

Ventilação em uma casa de campo
Ao comprar uma bela casa com jardim, muitos planejam torná-la totalmente adequada para habitação permanente - neste caso, uma boa ventilação é simplesmente necessária

Na verdade, o conforto não se trata apenas de ar fresco.Isso inclui umidade normal, condições favoráveis ​​​​para armazenamento de legumes e preparações frescas, secagem rápida de roupas molhadas e ausência de mofo, juntamente com o cheiro de mofo que se instala na casa.

Instalação de ventilação na casa de campo
Se você construiu uma casa nova ou herdou uma pequena casa antiga, primeiro arrume o sistema de ventilação. Isso também é necessário para a segurança da própria casa - os materiais com os quais ela foi construída

Como saber se o ar está estagnado e não circulando? Aqui estão alguns sinais óbvios:

  • condensação no vidro da janela, fluindo em riachos para o parapeito da janela;
  • manchas de mofo nas paredes, nos cantos ou no teto;
  • papel de parede saindo das paredes, móveis secos;
  • “aroma” persistente de mofo e mofo;
  • uma atmosfera fresca e desagradável causada por alta umidade, mesmo em uma sala quente.

As coisas em uma casa assim praticamente nunca secam: insetos e piolhos rastejam constantemente pelas paredes.

Há muitas maneiras de corrigir rapidamente a atual situação desagradável. Freqüentemente, você só precisa instalar um dispositivo ou dispositivo que ajude o ar a entrar/sair da sala.

Aqui estão alguns desses dispositivos:

Mesmo depois de instalar um dos dispositivos listados, você notará imediatamente a diferença: a umidade desaparecerá da casa e você não precisará criar correntes de ar para ventilação.

Natural ou forçado – o que é melhor?

De acordo com o método de estimulação do ar, a ventilação é dividida em natural, ocorrendo sem a intervenção dos donos da casa, e artificial ou forçada, organizada com o auxílio de fãs e dutos de ar.

O exemplo mais simples de ventilação natural é um apartamento em uma casa com janelas de madeira. Embora o capô seja organizado durante a construção, ele obedece às leis da física, e o ar entra pelas frestas das janelas e portas, janelas abertas e respiradouros.

Fogão russo na dacha
Nas casas de aldeia, que muitos utilizam como habitação sazonal, a circulação do ar também é feita por meio de um fogão de tijolos com chaminé e cano

Mas às vezes a troca de ar natural não é suficiente para criar um ambiente de vida saudável e confortável. E então você terá que usar os dispositivos listados acima e instalar novos dutos de ventilação.

Usado como dutos de ar ou tubos de plástico ou elementos galvanizados. Situam-se acima de estruturas suspensas e em paredes com acesso ao exterior acima da cobertura ou na parede.

Diagrama de ventilação em uma casa particular
Para criar uma ventilação completa, são construídos sistemas completos de dutos isolados e selados que passam por todas as salas. Mas esta opção é adequada para residências permanentes, pois requer uma abordagem mais séria.

A melhor maneira de estabelecer uma ventilação adequada é combinar métodos naturais e mecânicos para melhorar a circulação do ar. Deste lado, uma casa de campo não difere de um apartamento comum na cidade: além da janela entreaberta, você pode adicionar a instalação de um ventilador no banheiro e a instalação de um barato capuzes na cozinha.

Soluções simples de bricolage

É claro que, para melhorar o microclima de uma casa de campo, é improvável que alguém demola paredes para equipar poços de ventilação completos. No entanto, algumas alterações úteis podem ser feitas e todo o trabalho pode ser feito facilmente por você mesmo, e instrumentos e dispositivos podem ser adquiridos a um preço razoável.

Oferecemos várias opções populares que, depois de tentar organizar na dacha, você pode implementar em uma casa mais séria. Vejamos como fazer a ventilação de insuflação e exaustão em uma casa de campo sem alterar radicalmente o layout.

Opção nº 1 – melhorar a circulação natural

Sabendo que para um microclima saudável um determinado volume deve entrar na sala e o mesmo volume deve sair dela, pode-se simplesmente criar condições mais favoráveis ​​​​para a circulação natural.

Tomemos como exemplo uma pequena casa de campo em madeira, de construção tradicional, com telhado de duas águas, fogão e janelas de madeira.

Ventilação natural através de uma janela aberta
A troca de ar é feita através de diversas aberturas - frestas nas janelas, vãos sob as portas de entrada, respiros feitos na parte superior das paredes, pela chaminé do fogão

O que pode ser feito para ativar o fluxo de entrada/saída de ar ou pelo menos não impedi-lo? É necessário garantir que os registos da estufa abram atempadamente e que o tubo esteja protegido por uma tampa. Também é recomendável manter a chaminé limpa.

Se você planeja instalar janelas de plástico em vez de de madeira, lembre-se de que terá que organizar fornecer ventilação de alguma outra forma. Talvez as faixas antigas precisem apenas ser lixadas e pintadas, e então a substituição não será necessária.

Se houver portas interiores, o ar circula livremente por baixo delas. Não tenha pressa em instalar soleiras - elas interferem não só na movimentação dos moradores, mas também na circulação do ar.

Orifícios de ventilação nas portas
Em alguns casos, se não houver vão na parte inferior das portas, são feitas perfurações. Isso é necessário, por exemplo, se houver equipamento de gás instalado na casa

Não pense que uma boa ventilação entra em conflito com o isolamento térmico da casa: uma circulação de ar bem ajustada não perturba o regime térmico.

Opção nº 2 - instalação de ventilador axial

Uma das melhores maneiras de reduzir a umidade interna e remover odores desagradáveis ​​é instalar um ventilador. Se a casa tiver um duto de ventilação ou pelo menos um tubo embutido na parede, o ventilador é montado no furo acabado. Caso contrário, compre um modelo de janela especial e insira-o na janela.

Instalação temporária de ventilador em janela
A rotação das pás do ventilador aumenta a velocidade do movimento do ar, ativando assim a troca de ar. Alguns modelos são ajustáveis ​​e operam em diferentes modos

Vale lembrar que os ventiladores estão conectados à rede elétrica, portanto sua presença na dacha é obrigatória.

Para conectar você precisará do próprio ventilador, fios VVG 3 * 1,5 e um switch.

Vejamos como e em que sequência fazer um capuz no país:

  1. Preparando o assento. O diâmetro mínimo do furo é de 10 cm.
  2. Escolha do diagrama de conexão - para um interruptor de 1 e 2 teclas, bem como para um dispositivo com temporizador, eles serão diferentes.
  3. Verificando a tiragem no canal - se não houver, é necessário limpá-la.

Em seguida, você precisa remover a tampa do dispositivo e fixar a parte “funcional” restante na parede usando parafusos auto-roscantes ou selante.

Ventilador suspenso de plástico
O design dos dispositivos axiais domésticos é semelhante: um ventilador é fixado em uma moldura de plástico, que é coberta por um painel decorativo na parte superior. A conexão é feita conectando os fios aos terminais do corpo

Vamos prosseguir:

  • trazemos os fios do interruptor e da caixa de junção, expomos as pontas, inserimos nos terminais apropriados e apertamos;
  • instalamos o interruptor em uma caixa de tomadas previamente preparada, depois de conectar os fios a ela;
  • testar o funcionamento do ventilador;
  • Colocamos e fixamos o painel decorativo.

Selecionamos o esquema dependendo das condições de uso.

Diagrama de conexão do ventilador
Se você precisar que o ventilador ligue/desligue junto com a iluminação, um diagrama de conexão para um interruptor de chave única é adequado. Menos - o dispositivo só funciona enquanto a luz está acesa

O ventilador pode ser instalado na cozinha, no banheiro e em qualquer cômodo da dacha onde as condições permitirem e houver duto ou furo de ventilação que dê para a rua.

Opção nº 3 - instalação de uma válvula de abastecimento

Se você não quer estragar a estrutura da janela, mas não há poço de ventilação especial na casa, então em vez de um ventilador você pode instalar válvula de entrada de parede.

Local de instalação: à direita/esquerda da janela, a uma altura de 2-2,2 m.Existe outra opção - embaixo da janela, mas isso requer um radiador de aquecimento.

Válvula de abastecimento na parede da casa
A válvula de alimentação é um duto de ar isolado de plástico, coberto por uma grade filtrante de absorção de ruído no lado da rua e um amortecedor ajustável no lado interno.

A válvula não ocupa muito espaço, dentro da sala pode ser coberta com uma cortina. A grade externa protege a unidade contra detritos e poeira e reduz o ruído causado pela chuva, ventos fortes ou trânsito.

Instruções de instalação:

  1. Verifique o funcionamento dos dutos de exaustão que garantem o funcionamento da ventilação de insuflação.
  2. Determine um local próximo à janela para fazer um furo, certifique-se de que não haja ferragens ou fiação elétrica na parede.
  3. Instale uma broca com o diâmetro necessário na broca - um pouco maior que o diâmetro da válvula.
  4. Faça um furo. Use um aspirador de pó de construção para coletar a poeira.
  5. Molhe o buraco na parede com água fria para esfriar a coroa.
  6. Limpe o orifício, insira o tubo isolante.
  7. Insira o duto de ar dentro do tubo.
  8. No exterior, na saída da conduta de ar, fixe uma grelha decorativa com cobertura acústica.
  9. Instale a válvula nos suportes por dentro.
  10. Verifique o funcionamento do amortecedor e a presença de tração.

O dispositivo mais simples para fornecer ventilação só funciona em conjunto com um exaustor bem estabelecido.

Opção nº 4 - providenciar ventilação no porão

As adegas rurais são frequentemente utilizadas para o fim a que se destinam - para armazenar colheitas frescas e enlatadas. Legumes e frutas requerem um microclima fresco, mas seco, e o excesso de umidade é destrutivo, por isso a ventilação é essencial.

Diagrama de ventilação do porão
O projeto tradicional de ventilação do porão é o seguinte: o ar entra na sala por um orifício e sai por outro. A entrada está localizada perto do chão, a exaustão está localizada perto do teto

Se os dutos de ar não forem instalados durante a construção da casa, poderão ser instalados posteriormente, mas será necessário trabalhar muito para fazer furos nos tetos.

Recursos do dispositivo:

  • os tubos devem ter o mesmo diâmetro;
  • os canais precisam estar localizados em cantos opostos;
  • a saída de ar do duto de ar deve ser colocada próxima ao teto para eliminar o ar estagnado;
  • a altura do tubo acima da cumeeira é de pelo menos 1,5 m;
  • tubos de esgoto de plástico são adequados para um pequeno porão;
  • você precisa tentar garantir que os tubos estejam posicionados estritamente na vertical, sem girar.

A parte superior do tubo deve ser protegida de precipitações e detritos.

Tampa de tubo galvanizado
O defletor, cabeça metálica que cria um vácuo artificial de ar, serve como boa proteção e ao mesmo tempo aumenta a tração. Uma solução alternativa é uma tampa galvanizada normal.

Se a ventilação natural não aguentar, é instalado um ventilador no porão, como na cozinha ou no banheiro. Para secar completamente o ambiente, use um radiador elétrico ou outro dispositivo de aquecimento.

No verão, no tempo seco, pode-se criar uma corrente de ar e, no inverno, instalar uma caixa com sal marinho, que absorve o excesso de umidade.

Você pode ler mais sobre como organizar a ventilação do porão em este material.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Instalando um ventilador na parede de uma casa de madeira:

Elementos de ventilação em uma casa em construção - experiência pessoal:

Instruções em vídeo para instalar a válvula de abastecimento:

A circulação de ar insuficiente causa muitos problemas: resfriados, deterioração rápida dos alimentos, odores desagradáveis ​​​​de estagnação. Você pode melhorar a troca de ar usando as soluções simples apresentadas acima. Algumas horas de trabalho e o ambiente da casa ficará muito mais quente e confortável!

Se você estiver interessado nos requisitos de construção, dê uma olhada no SNiP 41-01-2003, e mais informações sobre ventiladores podem ser encontradas em GOST 11442-90.

Você tem alguma dúvida, encontrou alguma deficiência ou pode complementar nosso material com informações valiosas sobre como organizar a ventilação em uma casa de campo? Escreva seus comentários - o formulário de contato está localizado abaixo do artigo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica