Ventilação na adega: tecnologia para a construção de um sistema de ventilação adequado

A segurança dos itens aí colocados e, por vezes, o bem-estar e a saúde dos proprietários, dependem do bom funcionamento da ventilação da adega.Para criar um sistema de troca de ar que funcione corretamente, é necessária uma compreensão de certos processos físicos e conhecimento da tecnologia do dispositivo.

Diremos como organizar um sistema de retirada de ar de exaustão de instalações subterrâneas e garantir o fornecimento de ar fresco da rua. O artigo apresentado para revisão descreve detalhadamente as opções e métodos de implementação testados na prática. Levando em consideração nossas recomendações, você pode organizar perfeitamente porão.

A tarefa de ventilação de instalações subterrâneas

As adegas são utilizadas para armazenamento de longo prazo de itens com requisitos especiais de condições ambientais. A temperatura em salas subterrâneas fechadas quase sempre varia de +5 a +12 graus Celsius.

Os indicadores de umidade podem variar significativamente dependendo, via de regra, das condições externas. Com a ajuda da ventilação é possível regular estes parâmetros para os valores requeridos.

Conformidade de temperatura

O regime de temperatura de uma adega devidamente construída e isolada é formado devido à troca de calor entre as paredes, o piso e o ar nela contido.O teto, via de regra, é isolado, portanto sua influência na mudança de temperatura no interior da estrutura é mínima.

As flutuações sazonais na temperatura do solo são significativamente menores que as flutuações atmosféricas, o que permite estabelecer um microclima constante no ambiente. O aquecimento ou resfriamento do ar dentro da adega ocorre lentamente devido à baixa condutividade térmica da terra.

Diagrama de troca de calor na adega
A estrutura clássica da adega proporciona a troca de calor entre o ar nela contido e a terra que constitui o piso e as paredes da sala. A influência da temperatura atmosférica é eliminada pelo uso de isolamento

Se necessário, a ventilação pode ser usada para alterar a temperatura. Considerando que a estrutura é subterrânea, a movimentação natural do ar é suficiente para resfriar a adega no inverno, enquanto no verão é melhor estimular o fluxo de ar por meio de ventiladores.

Resolvendo o problema do excesso de umidade

O problema mais comum com o microclima da adega é o excesso de umidade. Não pode ser evaporado pela radiação solar ou pelo vento, por isso a ventilação é a principal forma de secar ambientes enterrados no solo.

Os métodos de entrada de umidade podem ser divididos em três tipos:

  • A umidade pode entrar na adega na forma de água através das paredes, piso ou teto se a camada impermeabilizante estiver faltando ou danificada. Na maioria das vezes isso acontece na primavera, quando a neve derrete.
  • Uma fonte interna de umidade pode ser objetos ou produtos localizados na sala. Legumes e frutas, principalmente na fase inicial do processo de armazenamento, emitem gases.Além disso, a umidificação do ar ocorre durante o processo de fermentação, durante a respiração das abelhas, se a adega for utilizada como adega e em muitos outros casos.
  • No período primavera-outono, quando a temperatura na adega é significativamente inferior à temperatura externa, a fonte de umidade é a condensação. Portanto, para o uso correto da ventilação é necessário o conhecimento das leis físicas de condensação e evaporação.

O processo de remoção da umidade por meio da ventilação é lento. Portanto, antes de iniciar este procedimento, é necessário determinar a causa do aumento da umidade na adega e, se possível, eliminá-la.

Adega com alto teor de umidade
A evaporação da umidade durante a ventilação ocorre lentamente, portanto, se a causa do aparecimento de água na adega não for eliminada, o procedimento de secagem não terá efeito

Reduzindo a concentração de gases perigosos

Outra razão para a ventilação interna é a necessidade de alterar a composição química do ar. Assim, com o armazenamento dos produtos agrícolas, são liberados todos os tipos de odores, e quando apodrecem, assim como quando as abelhas ou tanques de fermentação são mantidos na adega, o dióxido de carbono é liberado em abundância, substituindo o oxigênio.

Em caves mal ventiladas, podem acumular-se gases de natureza diferente. Concentrações excessivas de dióxido de carbono (CO2), metano, monóxido de carbono (CO) ou sulfeto de hidrogênio podem causar falta de oxigênio no sangue, sufocar e, como resultado, perder a consciência. Se não for prestada assistência imediata, a morte é possível.

Na ausência de circulação interna de ar, a concentração de gases pesados ​​​​perigosos ocorre no ponto mais baixo da adega.Portanto, se a ventilação simples é suficiente para remover odores estranhos, então para reduzir a concentração de gases cuja gravidade específica em relação ao ar atmosférico é maior que um, é necessária ventilação com o orifício de entrada de ar localizado a uma curta distância do chão.

Havendo pré-requisitos para concentração excessiva de gases pesados ​​​​na adega, é necessário realizar a ventilação obrigatória do ambiente antes de visitá-lo, ou utilizar sensores ou analisadores de gases para determinar a necessidade de ventilação.

Fórmula para o processo de fermentação alcoólica
O processo de fermentação alcoólica leva à liberação ativa de dióxido de carbono. Devido à necessidade de manter uma temperatura externa constante, os tanques de fermentação são frequentemente colocados em caves. Na ausência de ventilação adequada, isso às vezes leva à asfixia dos proprietários das adegas

Base teórica para remoção de umidade

Se o objetivo principal da troca de ar é secar o ambiente, então do ponto de vista da física o problema pode ser formulado da seguinte forma: é necessário instalar ventilação na adega de acordo com tal esquema para que a massa absoluta de umidade entrar dentro é menor do que sair.

Descrição física dos processos de condensação e evaporação

Existem três termos principais, cuja essência deve ser compreendida para compreender a natureza da condensação e evaporação da umidade do ar:

  • A umidade absoluta mostra a massa de vapor d'água contida em um metro cúbico de ar. Este valor é expresso em g/cub.m.
  • A umidade relativa mostra a relação entre a massa atual de vapor d'água e o máximo possível, a pressão e temperatura constantes. Expresso em porcentagem.
  • A temperatura do ponto de orvalho mostra o valor da temperatura abaixo do qual o vapor d'água contido no ar atinge um estado de saturação e o processo de condensação começa.

Em relação à adega, o processo de condensação pode ser descrito da seguinte forma. A uma determinada temperatura, o ar apresenta certos valores de umidade absoluta e relativa.

À medida que a temperatura diminui, a umidade absoluta permanece inalterada, mas a umidade relativa aumenta. Quando a umidade relativa atinge 100%, ocorre o ponto de orvalho e a umidade começa a ser liberada na forma de condensação.

Gráfico de umidade máxima versus temperatura
Quanto mais baixa for a temperatura do ar, menos umidade ele poderá reter em suspensão quando estiver totalmente saturado.

O processo de evaporação é o seguinte: quando o ar, cuja umidade relativa é inferior a 100%, entra em contato com a água, fica saturado de umidade, o que pode continuar até que a umidade relativa atinja 100%. Quanto mais alta a temperatura do ar, mais umidade ele pode absorver durante a evaporação.

Drenagem de instalações subterrâneas no verão

Em climas secos e quentes, é tentador abrir temporariamente uma adega úmida e deixar entrar ar quente e seco para remover a condensação. Este é um dos erros mais comuns que leva ao efeito oposto - o fluxo de umidade da atmosfera para o subsolo.

Por exemplo, durante o dia, com anticiclone e leitura de temperatura do ar de +32 graus Celsius e umidade relativa de 40%, há uma sensação de ar seco. Numa cave com temperatura de +12 graus e humidade relativa de 100%, há uma sensação de humidade. No entanto, a umidade absoluta externa com esses parâmetros será maior do que interna.

À medida que o ar quente entra, ele começa a esfriar. A temperatura do ponto de orvalho nos parâmetros do ar externo acima será de 16 graus. Conseqüentemente, durante o período em que a temperatura cair de 16 para 12 graus, ocorrerá condensação de umidade e a umidade relativa do ar será igual a 100%.

Esquema do processo de condensação de umidade
Além de a umidade do ar na adega permanecer no mesmo nível máximo, entrará água adicional devido à condensação

Drenagem salas subterrâneas devido à ventilação produzir corretamente por um longo tempo. Ao mesmo tempo, o volume de ar que passa pelas instalações deve garantir uma queda mínima de temperatura, para que em valores baixos de sua umidade relativa ocorra o processo de evaporação.

Porém, após o término do período de ventilação, devido à troca de calor com as paredes e piso, haverá diminuição gradativa da temperatura e condensação da água no ar.

Portanto, a remoção temporária de umidade por meio de ventilação durante a estação quente é realizada nos seguintes casos:

  • a quantidade de umidade na adega ultrapassa claramente o volume que aí irá parar após a condensação da água do ar atmosférico;
  • é necessário criar condições para impedir processos intensivos de decomposição, propagação de mofo e bolor;
  • é necessário realizar tratamento antifúngico, que é mais eficaz na aplicação de um anti-séptico em superfícies secas.

A remoção da condensação da adega durante a estação quente é realizada por métodos alternativos. Você pode coletar umidade usando substâncias que tenham boas propriedades higroscópicas (absorção de água), como cinza ou serragem.

Neste caso, se possível, é necessário excluir as trocas de ar externas, se isso não contrariar o cumprimento de outros parâmetros do microclima da sala.

Condensação no teto da adega
A maneira mais fácil de remover gotas de condensação do teto é com um pano seco. No verão, esta é a forma mais eficaz de combater a humidade na adega.

Umidade congelante no inverno

Em temperaturas abaixo de zero, a umidade absoluta do ar é baixa. Portanto, o método mais eficaz de remover a umidade por meio da ventilação, que não é totalmente chamada de “congelamento”, é garantir um fluxo de ar gelado para o porão.

Assim, mesmo que a uma temperatura de -10 graus Celsius o ar tenha a umidade máxima possível (2,36 g/m3), depois de aquecê-lo na sala a +5 graus, a umidade relativa passará a ser de apenas 30%. Um metro cúbico desse ar será capaz de evaporar 4,5 gramas de água na adega.

Como é indesejável que quase todas as adegas baixem a temperatura para valores negativos, a entrada de ar gelado deve ser feita em pequenas porções.

Ele desloca o ar úmido da sala e se mistura com o ar restante. Então você precisa esperar até que a temperatura volte aos valores normais e você poderá realizar este procedimento novamente.

Tipo de batata congelada
Ao secar a adega com ar gelado, é importante evitar que a temperatura caia abaixo de zero por muito tempo. Os efeitos do frio nos vegetais não são menos prejudiciais que o excesso de umidade.

Este método é efetivamente utilizado no outono após o plantio da cultura, abrindo a ventilação por algum tempo durante a noite.

Aspectos técnicos do dispositivo de ventilação

A implementação tecnicamente correta de um sistema de ventilação de adega, juntamente com a compreensão das regras para sua utilização, garantirão o microclima desejado no ambiente. Para estruturas pequenas, você pode realizar todo o trabalho sozinho, tendo habilidades básicas de construção.

Você pode conhecer os recursos de cálculo do sistema de ventilação para vários tipos de instalações lendo artigo recomendado.

Colocação e manutenção de dutos de ar

Tubos de plástico ou metal são geralmente usados ​​como dutos de ar. O plástico é necessário para suportar baixas temperaturas. Isso é necessário para evitar danos no inverno devido a esforços mecânicos, como a limpeza do kurzhak.

Geralmente para fins ventilação de instalações subterrâneas utilizam dois tubos, um dos quais funciona para alimentação de ar e o segundo para exaustão.O uso de um único tubo resulta em um volume muito menor de ar circulante.

É aconselhável colocar as saídas dos tubos em diferentes extremidades da adega. Neste caso, toda a área da sala é ventilada uniformemente, sem a formação de zonas de estagnação de ar.

O ponto de entrada da ventilação fornecida geralmente está localizado próximo ao chão da sala e o ponto de entrada de ar está mais próximo do teto. Isso é necessário para cumprir as leis físicas da circulação natural do ar. Uma exceção é colocar a entrada do tubo de escape perto do chão para uma saída mais eficiente de gases pesados ​​perigosos.

Ao colocar saídas externas próximas ao solo, é necessário monitorar o nível da neve, pois a formação de um monte de neve acima do nível da tubulação pode interromper a ventilação. O ar úmido que sai do ambiente provoca a formação de fumaça no escapamento, o que pode reduzir a velocidade do movimento do ar ou até mesmo interromper a ventilação.

Diagrama da localização correta dos dutos de ar na adega
Diagrama de troca de ar para colocação correta e incorreta de tubos em planta. No caso de geometria complexa da adega, pode ser necessário utilizar vários pontos de alimentação ou exaustão de ar

Limpar o kurzhak às vezes é uma tarefa difícil devido à presença de gelo ou depósitos de alta densidade nele. Para simplificar o trabalho, no outono você pode inserir uma haste de metal rígida com diâmetro de 8-12 mm dentro do tubo. Se a seção transversal do tubo estiver totalmente coberta pelo kurzhak, o procedimento de limpeza do exaustor pode começar com movimentos de translação e rotação da haste.

Se o tubo de escape estiver localizado na vertical, então sob sua extremidade, localizada na adega, é necessário colocar um recipiente no qual cairão a condensação e os fragmentos de neve e gelo que caem durante a limpeza do tubo.

Batatas molhadas na adega sob o capô
As batatas sob o tubo de escape estão molhadas devido à condensação. Para evitar isso, é necessário colocar um recipiente sob a abertura do tubo para coletar água.

Circulação de ar natural e forçada

Na grande maioria dos casos, é utilizada ventilação natural de pequenas salas subterrâneas. No inverno, a física do processo de renovação da massa de ar é baseada na diferença na densidade do ar frio e quente. Para isso, a saída do tubo de alimentação fica localizada mais próxima do chão e a entrada do tubo de exaustão fica sob o teto.

A área da seção transversal dos dutos de ar é calculada com base no volume de circulação de ar necessário para uma determinada sala e na velocidade estimada de seu movimento através dos tubos.

Para ajustar o volume de ventilação, é preferível utilizar uma seção de tubo um pouco maior que a calculada, completa com válvula. Pode ser instalado tanto nos tubos de alimentação como de escape.

Método para aumentar o volume de circulação de ar
Um método conhecido desde a antiguidade que utiliza uma vela acesa localizada sob um escapamento. O ar quente sobe, aumentando significativamente a tiragem

A ventilação natural não funciona bem no verão e também demora muito para remover gases com gravidade específica maior que a do ar comum. Neste caso, para criar pressão de ar, eles constroem tipo de ventilação forçada instalando ventiladores axiais.

Os ventiladores podem ser instalados nos tubos de exaustão e alimentação, bem como em ambos ao mesmo tempo. Se houver muita umidade na adega, recomenda-se não instalar ventilador no escapamento devido à sua possível quebra rápida devido à exposição à umidade.

Remoção de umidade usando zonas de condensação

Existe uma maneira de retirar a umidade da adega no inverno, que dispensa tubos e furos para entrada e saída de ar. Consiste na formação de zonas de condensação de umidade e sua posterior remoção. Este método não se refere à ventilação, mas sim à circulação, uma vez que não há troca de ar entre o ambiente e a atmosfera.

A implementação mais básica deste método é usar um dossel fora da porta ligeiramente aberta do porão. O ar quente, que penetra da adega por um pequeno orifício, esfria ao entrar em contato com uma copa fria, onde permanece condensação em forma de geada e coalhada. O ar frio e seco retorna para a sala.

Removendo a umidade usando um dossel
A utilização de um esquema de dossel permite evitar trabalhos de colocação de condutas de ar da adega para o exterior. No entanto, tal sistema não é automático - é necessário remover periodicamente o kurzhak

Ao utilizar este método, será necessário recuar periodicamente a cobertura, fechar a porta, derrubar o kurzhak e retirá-lo para a rua.Como cobertura, deve-se utilizar um pano grosso que suporte o peso de até 20 kg de neve aderida por 1 metro quadrado de sua área.

Irá familiarizá-lo com as regras e tecnologias para a construção de sistemas de ventilação próximo artigo.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vídeo nº 1. O problema da condensação de umidade no verão e métodos para eliminá-la:

Vídeo nº 2. Montagem e instalação do ventilador no escapamento:

Para um funcionamento de qualidade do sistema de ventilação, é necessário abordar cuidadosamente a questão do estudo dos princípios físicos da circulação do ar, bem como da sua condensação e evaporação. O dispositivo tecnológico de troca de ar não é complicado e para salas pequenas sua implementação é possível por conta própria.

Por favor, comente as informações que fornecemos. Você pode deixar um comentário, fazer uma pergunta e postar fotos sobre o tema no bloco abaixo. Talvez você queira falar sobre sua experiência pessoal na instalação de um sistema de ventilação?

Comentários dos visitantes
  1. Tenho um porão na garagem e a ventilação nele é apenas uma espécie de pesadelo. Depois da chuva, fica muito úmido ali, a umidade não é retirada. Tentei limpar - nada parece atrapalhar a troca de ar, tem corrente de ar, mas a umidade ainda está muito alta. Um amigo nos aconselhou a providenciar ventilação forçada com ventilador. Gostaria de perguntar: quão eficaz será usar um ventilador em um sistema de ventilação?

    • Especialista
      Alexei Dedyulin
      Especialista

      A ventilação forçada na adega é normal. Se o fluxo natural de ar for insuficiente, não vale a pena armazenar alimentos na adega ou qualquer outra coisa. A situação é semelhante para a ventilação exaustora.A ventilação forçada usando um ventilador especial é a solução ideal.

      Só você pode determinar exatamente o que está causando os problemas na adega; é possível que o fluxo de ar seja normal, mas a sua exaustão natural seja fraca. Neste caso, você precisa usar exaustão forçada em vez de instalar um ventilador na entrada. O ideal é instalar dois ventiladores ao mesmo tempo, um para alimentação e outro para exaustão. Estou anexando instruções com fotos.

      Fotos anexadas:
  2. É estranho, claro, quem faz uma adega sem ventilação!? Se você armazenar alimentos lá (batatas, cenouras, cebolas, etc.), será mais fácil jogá-los fora da horta ou processá-los imediatamente. Além de remover o ar viciado, um bom sistema de ventilação também remove o excesso de umidade. Em tese, a opção de ventilação natural deveria funcionar perfeitamente na adega, mas se falhar é melhor organizar uma forçada. Em relação ao ventilador: uma pequena quantidade de energia será suficiente. Também recomendo fazer impermeabilização, uma coisa muito boa e útil.

  3. Arthur

    Caro Alexei, olá!

    Estou com o seguinte problema: um bloco de utilidades sem aquecimento, um porão embaixo, suas dimensões são 4x6 m, altura 2,5 m, os blocos de fundação também são as paredes do porão, a impermeabilização é feita, o teto é piso de concreto, tudo é rebocado. Pois bem, na primavera e no verão, o teto e as paredes ficam cobertos de gotas d'água - ou seja, problemas de condensação. Há ventilação, mas é feita de maneira incorreta - tubos de 110 mm (alimentação e exaustão, espaçados em altura) são montados lado a lado aproximadamente no meio do porão. Tentei espalhá-los com cotovelos e seções retas de canos em diferentes extremidades do porão. Já é final do outono. Não há água, mas isso é compreensível - agora está mais quente no porão do que lá fora.

    Vou pintar as paredes e o teto com tinta isolante - correto? Acho que se você usar espuma de poliestireno, pode aparecer mofo entre a parede e a folha de isolamento. Ou não fazer isso e tentar se livrar da condensação apenas por ventilação? Com o qual também nem tudo está claro... Você pode colocar um ventilador forçado no capô ou fazer dois furos adicionais na base (na diagonal) para ventilação natural adicional. Mas ao aumentar a troca de ar na primavera e no verão, aumentamos o fluxo de ar quente da rua para o porão frio... Aumentamos a condensação. Portanto, não está claro como se livrar da condensação.. 🙁

    No bom sentido, você precisa resfriar o ar que entra e ao mesmo tempo remover a água que cai dele, mas este é essencialmente um ar condicionado - um pouco caro para um porão. Estou sentado aqui quebrando a cabeça, talvez você possa recomendar algo?

    • Especialista
      Alexei Dedyulin
      Especialista

      Boa tarde, Artur.

      Vamos começar a resolver o seu problema verificando se a área da seção transversal dos tubos de alimentação/exaustão é suficiente. Em outras palavras, determinaremos o diâmetro do tubo necessário.

      A área da seção transversal é determinada de forma simplista pela seguinte proporção: cada metro quadrado do subsolo requer 25 centímetros quadrados de área da seção transversal do tubo.

      A sua cave tem uma área útil de 24 metros quadrados. metros. Isso significa que a área da seção transversal do tubo de alimentação/exaustão = 24 m². metros × 25 m² cm = 600 m² centímetros.

      Vamos primeiro determinar o quadrado do raio do tubo usando a fórmula bem conhecida - S = πR×R.
      Então R×R = 600/3,14 = 191 quadrados. cm Extraindo a raiz, obtemos - o raio é 13,8 cm e o diâmetro é 27,6 cm.

      Como você pode ver, um dos problemas é que o diâmetro dos tubos é quase três vezes menor.

      Você não incluiu um diagrama de ventilação, então anexei uma captura de tela de como deveria ser.Observe que o fluxo do tubo de alimentação através da unidade de utilidade deve ser mínimo. Se possível, evite-o completamente. A elevação da entrada acima do piso é de no máximo 500 mm. A saliência do exaustor em relação ao teto é determinada pelo desenho deste último - preste atenção ao dispositivo de drenagem da condensação do tubo de escape.

      Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica