Dispositivo de ventilação de adega com um e dois tubos: visão geral de aspectos técnicos importantes
Os proprietários de casas particulares, via de regra, utilizam uma adega para armazenar alimentos. Mas devido à falta de janelas, a sala fica privada de um nível normal de troca de ar.Isso leva ao aumento da umidade, à formação de mofo e bolor e à deterioração acelerada dos alimentos, o que é muito desagradável, não é mesmo?
Quer evitar esses problemas, mas não sabe como? Nós lhe daremos uma solução - afinal, a ventilação bem organizada da adega com dois tubos ajudará a garantir o fluxo de ar. E você pode fazer isso sozinho.
As principais etapas do trabalho e as regras de organização são discutidas detalhadamente em nosso artigo. O material é complementado com instruções fotográficas visuais e recomendações detalhadas em vídeo para organizar as condições climáticas ideais na adega. Depois de estudar isso, até um iniciante poderá entender os fundamentos da instalação de um sistema de ventilação em casa.
O conteúdo do artigo:
Requisitos para organizar um porão
Via de regra, toda casa particular possui um porão. Muitos residentes do setor privado equipam salas de serviço nele, porão, organizar saunas, academias, salas de relaxamento, o que exige a disposição de um sistema complexo ventilação forçada.
Porém, na maioria das vezes o porão é utilizado para armazenamento de alimentos, que, embora requeiram um determinado microclima, não necessitam de exaustor forçado.
Neste caso, bastará fazer um natural fornecimento e ventilação de exaustão.
No entanto, para garantir a segurança dos alimentos e o bom funcionamento da adega, é necessário respeitar algumas regras na disposição desta divisão.
Vamos examiná-los com mais detalhes:
- Elimine a entrada de luz natural no porão. Não deve haver janelas no porão, sendo permitido o uso periódico de iluminação elétrica.
- Organize um regime de temperatura favorável. Para tal, a adega é disposta de forma a que uma das suas faces fique em contacto com a parede exterior da casa.
- Garanta a troca normal de ar na sala, o que é garantido pela presença de ventilação.
- Mantenha a umidade ambiente necessária. O valor ideal é de cerca de 90%. Este parâmetro também depende da ventilação.
- Fornece boa impermeabilizaçãopara evitar que as águas subterrâneas entrem na adega.
Da lista de requisitos acima para a correta disposição de um porão, verifica-se que duas das cinco condições necessárias são proporcionadas pela ventilação.
Mas para que funcione de forma eficaz e crie um modo ideal de armazenamento de alimentos, é necessário seguir certas regras para sua instalação.
A ventilação insuficiente do ambiente leva ao aumento da umidade e à formação de mofo, a ventilação excessiva pode causar ressecamento excessivo no porão, o que também afetará negativamente a segurança da colheita.
Portanto, aqui é preciso seguir a regra do meio-termo, mas para cumpri-la é importante fazer os cálculos corretos, que dependem do tamanho e das características do ambiente.
Como funciona o sistema natural
A operação de um sistema de ventilação natural é baseada nas leis físicas. A diferença de temperatura dentro e fora do edifício leva ao fluxo de ar e à troca de ar constante.
O ar quente de dentro corre para o teto e seu lugar é ocupado por massas de ar frio vindas da rua.
Não há janelas ou outras aberturas no porão para permitir a entrada e saída de ar. Para organizar a circulação constante do ar em uma sala fechada, é necessário equipá-la com dutos de exaustão e insuflação.
O primeiro serve para retirar o ar quente e estagnado da adega, o segundo garante o fluxo de ar fresco e frio da rua.
Para garantir a temperatura ideal e uma boa transferência de calor no ambiente, os dutos de ventilação devem estar localizados o mais longe possível uns dos outros.
Quanto maior a distância percorrida pelo fluxo de ar, melhor e mais eficientemente o ambiente será ventilado.
Recomendações para escolher ventilação
Existem vários pontos importantes a serem considerados ao projetar um sistema. O funcionamento da ventilação natural depende em grande parte das características climáticas de uma determinada área, da época do ano e da temperatura externa.
É mais eficaz no inverno, pois na estação fria existe uma grande diferença entre as temperaturas interior e exterior, o que garante uma boa circulação de ar.
Mas, ao mesmo tempo, existe o perigo de aumentar excessivamente as trocas de ar, o que não é bom, porque...o ar gelado pode levar ao congelamento da adega e, consequentemente, dos produtos ali armazenados. Portanto, é necessário monitorar a temperatura e, caso ela caia significativamente, fechar as aberturas de ventilação.
No verão, quando a diferença entre as temperaturas interior e exterior é mínima, a circulação de ar pode parar completamente. Portanto, um sistema de alimentação e exaustão baseado no princípio da ventilação natural não é adequado para instalação em regiões com climas quentes.
Nessas condições climáticas é necessário utilizar um sistema de ventilação combinado.
Para organizar a ventilação de uma pequena adega, você pode limitar-se a um tubo. Mas para que funcione simultaneamente como saída e entrada de ar, deve ser dividido ao longo do eixo vertical em dois canais.
Cada canal possui sua própria válvula, que regula a intensidade e velocidade de entrada e saída do fluxo de ar.
Você pode verificar o funcionamento dessa ventilação anexando um pedaço de papel em cada saída.
Equipamento para instalação de sistema de ventilação
Para o arranjo de dutos de ar de ventilação são usados diferentes tipos de tubos - cimento-amianto, plástico ou metal galvanizado - seção quadrada, menos frequentemente redonda.
Opção nº 1 - estruturas de cimento-amianto
Os tubos de cimento-amianto são resistentes à corrosão, resistem bem ao gelo e à umidade e têm uma longa vida útil. Esses tubos têm comprimento suficiente para permitir a instalação do duto de ar sem soldagem.
Opção nº 2 – tubos de metal galvanizado
Os tubos galvanizados são leves e de custo relativamente baixo, são resistentes à corrosão e fáceis de instalar.
A galvanização é adequada para áreas úmidas onde servirá de forma confiável e por um longo tempo sob condições operacionais adequadas, mas se estas não forem mantidas o revestimento de zinco poderá ser danificado.
Opção nº 3 – tubos de plástico
Mais frequentemente usado para organizar a ventilação tubos de plástico. A superfície interna lisa garante um bom fluxo de ar.
Os dutos de ar de plástico não requerem limpeza e não enferrujam, sua vida útil é superior a vinte anos e seu preço é visivelmente inferior ao dos tubos feitos de outros materiais.
Como determinar o diâmetro dos tubos?
O fator determinante para a eficácia da ventilação é a proporcionalidade da seção transversal do duto de ar com a área do ambiente onde está instalado. Calcular o tamanho necessário do tubo é fácil.
Os especialistas aconselham seguir a seguinte regra nos cálculos: por 1 m². o espaço do porão precisa de 26 cm². Seções.
Acontece que para cada centímetro de diâmetro do tubo existem 13 metros quadrados. veja as seções.Com base nisso, você pode calcular o diâmetro necessário do tubo usando a seguinte fórmula:
(Adega S × 26) ÷ 13
Por exemplo, se quadratura (S) a sala tem 8 m2, verifica-se que para a adega é necessário adquirir um tubo com diâmetro de 16 cm.
(8×26) =208÷13=16 cm.
Se a ventilação de tubo único for instalada na adega, o diâmetro do duto de ar deverá ser maior. Neste caso, para uma cave desta área recomenda-se a utilização de um tubo com secção transversal de 17 cm.
Você também pode estar interessado em informações sobre cálculo de área de dutos, discutidas em nosso outro artigo.
Regras de instalação de dutos de ar
Para organizar um sistema de abastecimento e ventilação de exaustão, você precisará dois dutos de ar. Para garantir a circulação uniforme do ar, são utilizados tubos do mesmo diâmetro. Para agilizar a retirada do ar estagnado, é possível instalar um tubo de exaustão com seção um pouco maior.
Os dutos de ar estão localizados a uma distância considerável uns dos outros em paredes opostas da sala. Isto cria as condições mais favoráveis para a ventilação da adega.
É desejável que haja o mínimo possível de tubos ao longo do percurso e, melhor ainda, não haja curvas ou curvas.
O tubo de escape é instalado num dos cantos da cave. A sua extremidade inferior deve ficar situada junto ao tecto (cerca de 1,5 m do chão da adega) para que todo o ar quente direccionado para a parte superior da divisão seja totalmente retirado para o exterior.
A conduta de ar passa por todas as divisões da casa e é descarregada na cobertura a uma cota de um metro e meio acima da cumeeira.
À medida que as massas de ar passam pelo tubo, a condensação se acumula e, no inverno, forma-se gelo em seu interior. Para evitar isso, é necessário isolar o duto de ar externo.
Para fazer isso, um tubo maior é colocado em cima e qualquer isolamento é colocado no espaço resultante.
A saída é coberta por uma malha fina. Mas é melhor ir até a ponta do cano instale um defletor de ventilação, em torno do qual é criado um vácuo artificial, que ajuda a aumentar a tração.
A conduta de ar de entrada está colocada num outro canto da adega, a sua extremidade aberta deve subir 40-50 cm acima do piso da cave, sendo necessário que a abertura do tubo de alimentação fique um metro abaixo do tubo de escape. O tubo pode passar pela casa e sair para o telhado do edifício.
Deve-se levar em consideração que a entrada de admissão na cobertura também deve estar localizada abaixo da exaustão, neste caso cria-se uma grande diferença na pressão do ar na entrada e na saída, o que aumenta a tiragem e melhora o fluxo de ar. Portanto, a borda externa do tubo é elevada no telhado não superior a 20-25 cm.
Freqüentemente, ao organizar um porão sob um edifício residencial, o duto de ar fornecido é conduzido através do teto do porão até um orifício feito na parede externa do edifício.
No exterior, é colocada uma grelha no tubo de alimentação, que evita a entrada de pó e detritos na abertura e não permite a entrada de roedores na adega.
No interior da cave devem ser instalados amortecedores especiais em cada conduta de ar, cuja abertura ou fecho regula a intensidade de entrada e saída de ar.
Instalação de sistema de ventilação natural
É aconselhável projetar e instalar o sistema de ventilação durante a construção da casa. Nesse período, todo trabalho é muito mais fácil de realizar do que instalar o duto de ar em uma caixa pronta.
Porém, isso nem sempre é possível, muitas vezes o duto de ar é instalado em uma estrutura pronta.
Se a ventilação for instalada em uma adega independente, é feito um furo no teto por onde sai o tubo de exaustão. É reforçado em ambientes internos e externos de acordo com as recomendações acima.
Ao instalar a ventilação de uma adega localizada sob um edifício residencial, a conduta de exaustão deve ser instalada no local onde a conduta de ventilação geral do edifício vai para a cobertura do edifício.
No lado oposto da cave é feito um furo no teto ou na parte superior da parede para instalação do tubo de alimentação. Em uma adega separada, o tubo é conduzido até o telhado abaixo do nível do duto de exaustão.
Na adega de um edifício residencial, a saída é feita na parede externa do edifício. No interior da cave, o tubo é baixado a uma distância de 30-50 cm do chão.
Após a instalação dos dutos de entrada e exaustão, é necessário fechar suas aberturas externas e instalar amortecedores no interior das tubulações. Mesmo com isolamento em geadas severas, a condensação pode se acumular no canal de saída, por isso é recomendável instalar uma torneira no fundo da tubulação para escoar a água.
Para verificar o funcionamento do sistema de ventilação, aplique papel fino no duto de entrada. Se o duto de ar estiver funcionando corretamente, a folha irá vibrar.
Guia fotográfico para instalação de chaminé
Consideremos uma opção prática para melhorar a ventilação do porão instalando um tubo de exaustão alto.
De acordo com cálculos realizados anteriormente, tal solução aumentará a exaustão do ar, além de permitir escapar da zona de pressão do vento criada pelos edifícios e árvores vizinhos. Conforme planejado, o tubo é instalado no duto de ventilação:
Após a conclusão da montagem do próprio tubo de escape e da disposição dos furos para sua instalação, inicia-se a instalação.
O tubo alto será reforçado com cabos de sustentação que o ajudarão a resistir a rajadas de vento:
O artesão que desenvolveu e deu vida a essa ideia instalou um ventilador na entrada como complemento. Desta forma, melhorou a troca de ar, graças à qual se livra rapidamente da umidade da adega que fica inundada durante o período de enchente.
Recursos do sistema combinado
Nos casos em que a ventilação natural não cumpre as suas funções, é utilizado um sistema de ventilação combinada mais avançado.
O seu funcionamento não é influenciado por diversos fatores naturais, não depende da diferença de temperaturas dentro e fora do edifício e pode funcionar eficazmente durante todo o ano.
A ventilação combinada é organizada da mesma forma que a ventilação natural: através de tubos de alimentação e exaustão.
Além disso, um ventilador é montado no duto de exaustão, o que ajuda a expelir rapidamente o ar estagnado do porão, em vez de o ar limpo da rua entrar no porão.
Em salas grandes, o dispositivo também é instalado no duto de ar de entrada.Em porões pequenos, a instalação de ventilador no duto de entrada para funcionamento constante não é economicamente viável, pois consumirá muita energia elétrica.
Usando um ventilador instalado na abertura do duto de ar de entrada, você pode secar rapidamente o ambiente se a ventilação natural não atender bem a essa tarefa.
Para equipar o sistema combinado são utilizados ventiladores com potência de até 100 W. Dispositivos de canal e axiais são adequados para instalação. Os primeiros são convenientes porque são econômicos na operação e não requerem grande consumo de energia. Eles podem ser instalados em qualquer lugar do duto.
Entre ventiladores de duto Os mais eficazes são os dispositivos com motor de amplitude.
Os ventiladores axiais fornecem um fluxo de ar mais potente, mas também requerem significativamente mais energia. Ao instalar dispositivos deste tipo, recomenda-se instalar também válvula de retençãobloqueando o fluxo de ar frio para a sala.
Microclima ideal na adega
Para conservar os alimentos, é necessário criar um microclima favorável na cave. O nível de umidade da sala é de grande importância.
Equipar uma adega com sistema de ventilação é sem dúvida importante, mas está longe de ser a única condição para manter a humidade ideal e as condições de temperatura exigidas.
É necessário fazer uma boa impermeabilização da cave e realizar periodicamente uma série de medidas para drená-la. Existem várias maneiras de se livrar do excesso de umidade.
Com muita umidade, é necessário ventilar o porão com mais frequência.Isto é especialmente verdadeiro no verão e se a ventilação natural estiver instalada na adega.
Para secar o porão, você pode usar métodos simples, mas bastante eficazes. Por exemplo, o sal grosso comum e a cal viva absorvem bem a umidade. Eles podem ser levados para o porão e deixados lá por um tempo.
Outro método antigo que nossas avós usavam é colocar uma vela acesa perto do escapamento. A chama cria uma forte corrente de ar no duto de ar, acelerando assim a circulação do fluxo de ar.
Este método só funciona numa cave pequena e mesmo neste caso demorará vários dias a secar a divisão.
Você pode secar a adega com um aquecedor elétrico, pistola de calor ou ventiladores instalados no meio da sala. Mas todos esses métodos são bastante caros, porque... exigirá grandes quantidades de eletricidade.
Às vezes, ao contrário, é necessário aumentar a umidade da adega. Nestes casos, você pode borrifar água com um borrifador. Um bom método é levar para o porão uma caixa de areia úmida ou polvilhar o chão com serragem, devendo ser borrifados periodicamente com água.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Você pode aprender como instalar alimentação natural e ventilação de exaustão no porão no vídeo a seguir:
Várias maneiras de drenar um porão são apresentadas no vídeo a seguir:
Você aprenderá como instalar um ventilador no duto de ar no vídeo a seguir:
A adega é uma divisão fechada e sem ventilação, onde se criam condições desfavoráveis que promovem a formação de bolores, bolores e humidade.
Só existe uma maneira de se livrar dos processos negativos - instalando um sistema de ventilação eficaz. Para o que não é necessário ter conhecimentos especiais, quase todo homem pode dar conta dessa tarefa.
Você conhece outra maneira de organizar a ventilação e a utiliza de forma eficaz há mais de um ano? O sistema de ventilação da sua adega difere das opções discutidas em nosso artigo? Por favor, informe as pessoas que estão enfrentando esse problema pela primeira vez - deixe seus comentários aqui.
Os tubos mais confiáveis para garantir a ventilação normal da adega são os tubos de cimento-amianto. Um amigo em sua dacha decidiu instalar plásticos - ele se arrependeu depois do primeiro inverno, então não vale a pena arriscar. O antigo método comprovado é melhor que dois novos. E claro, o diâmetro deve ser selecionado de acordo com o tamanho da sala, caso contrário o fungo não pode ser evitado mesmo com a abordagem correta do equipamento de ventilação
Bom dia! Eu moro na Sibéria, as geadas chegam a -40. Ventilação em tubos de plástico. 4 anos, sem problemas. Eles ficaram como estavam, nada aconteceu com eles.
Este sistema de entrada e saída (dois tubos) não funciona e não há necessidade de fábulas.
Minha adega é boa, no verão a temperatura é de 12 a 16 graus, no inverno de 7 a 10 graus. Tem exaustor - a entrada é natural, através de descida escalonada + duas portas (não herméticas), mas até instalar um ventilador no escapamento o exaustor pouco servia...
Como você acha que as pessoas faziam a ventilação antes da invenção dos exaustores elétricos? O sistema funciona, você acabou de fazer algo errado.
Sim, tem razão, a circulação natural do ar na cave através de canais especiais deve funcionar bem durante todo o ano. Claro que é necessário fazer cálculos corretos, onde a área da adega desempenha um papel importante.
Com base nisso, calcula-se o volume necessário de fluxo de ar, bem como a seção transversal do tubo (ou vários tubos, se necessário). O artigo contém todos os dados necessários para corrigir os erros que impedem o funcionamento da ventilação natural.
A julgar pela descrição do problema, a pessoa não recebeu ar na quantidade necessária, por isso optou-se pela instalação de exaustão forçada. Embora fosse suficiente adicionar outro canal de abastecimento. Também é possível que o duto de exaustão fosse muito pequeno e não tivesse tido tempo de remover rapidamente o ar que entrava, o que interrompeu a circulação normal.
Olá. Depois que meu pai morreu, ganhei uma dacha. A casa possui uma adega com ventilação incomum, que não funciona bem. Numa cave húmida há gelo numa das paredes. O que há de errado aí? A casa tem uma divisória grossa tanto para a sala como para a adega, na qual é montado um tubo no interior da divisória; este tubo sai para o sótão. O que precisa ser redesenhado aqui?
Continuação do comentário anterior. Adicionada uma segunda foto do tubo de escape.