Cálculo da área de dutos de ar e conexões: regras para realização de cálculos + exemplos de cálculos por meio de fórmulas
A chave para um funcionamento de ventilação impecável e eficiente é um cálculo competente da área dos dutos de ar e acessórios, do qual depende a seleção de elementos e equipamentos individuais. O objetivo do cálculo é garantir a frequência ideal de trocas de ar nas salas de acordo com a sua finalidade.
No artigo, examinamos detalhadamente cada uma das etapas necessárias dos cálculos: determinação da seção transversal e área real dos dutos, cálculo da velocidade do ar e seleção dos parâmetros dos produtos moldados. Além disso, delineamos os principais requisitos para o tamanho dos dutos de ventilação e também demos um exemplo de cálculo de dutos de ar para uma residência particular.
O conteúdo do artigo:
Objetivo de realizar cálculos
Características de cálculo e seleção de dutos de ar dependem do tipo e do material de que são feitos. A última característica determina as nuances que surgem durante o movimento do ar e as peculiaridades da interação de uma avalanche de ar com as paredes.
Os dutos de ar são:
- metal - pode ser aço preto, galvanizado, aço inoxidável;
- alumínio corrugado flexível;
- dutos de ventilação de plástico - flexível e rígido;
- tecido.
De acordo com a geometria da seção transversal, os dutos de ar são redondos, retangulares ou ovais. Estes últimos não são tão populares quanto os dois primeiros.
Mesmo que haja o projeto mais correto do sistema de ventilação, um erro na seleção das seções do duto de ar pode levar à interrupção da circulação de ar.
Este parâmetro depende de:
- a velocidade do fluxo da massa de ar e seu volume;
- grau de estanqueidade das conexões;
- sistema de ventilação barulhento;
- consumo de energia
Os cálculos feitos corretamente permitirão economizar dinheiro, pois a quantidade de material será determinada com precisão. Mas, além das questões econômicas, o principal são os parâmetros de ventilação, que garantem condições de vida confortáveis às pessoas.
Informações gerais para cálculo da área da seção transversal
A área dos tubos de um duto de ar é calculada usando diferentes valores:
- Para cumprimento dos parâmetros sanitários e higiênicos (SanPiN).
- Pelo número de residentes.
- Pela área dos quartos.
O resultado pode ser obtido tanto para um cômodo separado quanto para a casa como um todo. Para cálculos existem programas especiais com algoritmos incorporados. Outra opção de cálculo é usar fórmulas.
Durante seu projeto, a área da seção transversal dos dutos de ar é selecionada de forma que o ar se mova ao longo de todos os comprimentos aproximadamente na mesma velocidade. Ao longo de todo o comprimento do sistema, a quantidade de ar é diferente, portanto a área da seção transversal do duto de ar deve mudar para cima à medida que o volume da massa de ar aumenta.
À medida que a seção transversal circular aumenta, a velocidade do fluxo de ar diminui. Ao mesmo tempo, o ruído aerodinâmico também será reduzido. A desvantagem de tais dutos de ar é o volume do projeto, o que impossibilita sua instalação no espaço entre o calado e os tetos falsos, bem como o aumento do custo.
Caso isso não seja possível, pode-se dar preferência à geometria retangular, pois a altura da seção retangular é menor. Por outro lado, os produtos redondos são mais fáceis de instalar e também apresentam vantagens operacionais próprias.
A escolha de uma ou outra opção depende das prioridades do usuário. Se a economia de energia, o mínimo de ruído estão em primeiro plano e há todas as possibilidades de instalação de uma grande rede, a melhor escolha é o formato redondo do duto de ar.
Etapas de cálculo
O trabalho de cálculo consiste em várias etapas:
- Elaborando um geral diagramas do sistema de ventilação. Aqui devem ser anotados os comprimentos das seções retas, peças rotativas e seu tipo, e locais onde a seção muda.
- Selecionar uma taxa de troca de ar idêntica aos requisitos sanitários e higiênicos.
- Cálculo da velocidade de movimento das massas de ar através do gasoduto. Este parâmetro depende tipo de ventilação, e pode ser natural ou forçado.
- Cálculo da área do duto de ar e outros parâmetros.
Existem muitos programas para realizar esses cálculos.
Cálculo da seção transversal do duto
A expressão usada para calcular a quadratura de elementos moldados e dutos de ar é assim:
Sc = (L x 2,778): V,
Onde:
- Sc - área em seção transversal;
- eu — taxa de fluxo de ar circulando no sistema;
- 2.778 — coeficiente que concilia diferentes dimensões;
- V — a velocidade de uma avalanche num local específico, medida em metros por segundo.
O resultado do cálculo será um valor medido em cm².
Existe uma fórmula alternativa:
S = eu : k × V,
O coeficiente K neste caso é 3600.
Determinando a área real do duto
A área de ventilação regular para dutos de ventilação redondos é calculada pela fórmula:
S = (π x D2): 400,
Onde:
- S — área real;
- D - diâmetro.
Para tubulações retangulares:
S = (A x B): 100,
Onde:
- S — área real;
- D — diâmetro;
- A — altura do duto de ar;
- EM - largura da estrutura.
A área da seção transversal de um tubo com seção transversal oval é calculada usando a fórmula:
S = π × A × B: 4,
Onde:
- A - maior diâmetro do oval;
- EM - diâmetro menor respectivamente.
Existem outras fórmulas para calcular a área do duto de ar.
Usando um documento regulatório como o SNiP, você pode comparar as dimensões da seção transversal dos dutos de ar com os indicadores exigidos. Isto torna ainda mais fácil determinar o tamanho apropriado da tubulação de ar.
Alguns fabricantes fornecem nomogramas na descrição dos dutos de ar. Eles também estão na literatura normativa.
A partir dos nomogramas você pode obter o valor da área da seção transversal. É aproximado, mas adequado para criar um sistema com mínimo ruído.
Para encontrar os tamanhos dos dutos para um ramal específico que transporta um determinado volume de ar, você precisa fazer o seguinte:
- Determine no nomograma o ponto de intersecção do volume de ar movimentado em 1 hora e a linha de maior velocidade para a seção de projeto.
- Perto deste ponto, encontre o valor do diâmetro mais adequado.
Além disso, tendo um nomograma, você pode não apenas facilitar o cálculo da seção transversal de dutos de ar e conexões, mas também especificar a perda de pressão ao longo de uma seção da linha de ar a uma velocidade definida.
Não é necessário usar um nomograma, você pode determinar a área da seção transversal necessária dependendo da velocidade da massa de ar.
Cálculo da velocidade do ar
Usando fórmulas ou tabelas especiais, calcule a velocidade do duto de ar. O parâmetro chave aqui é o índice de multiplicidade, que determina o volume de ar no qual uma sala com volume de 1 m2 é totalmente ventilada.3 dentro de 1 hora.
Para determinar o índice de multiplicidade, os especialistas recomendam estudar as condições específicas nas instalações industriais existentes, para as quais existem dados reais sobre a liberação de gases, vapores tóxicos, etc.
A fórmula para calcular a multiplicidade é assim:
N=V:W,
Onde:
- N — a multiplicidade necessária;
- V - o volume de massa de ar fresco que entra na sala durante uma hora;
- C - volume da sala.
A unidade de multiplicidade é o número de vezes/hora, V é medido em mᶾ/h, o volume é em mᶾ.
Consideremos um exemplo específico de determinação da quantidade necessária de ar por multiplicidade.
Existe uma sala com um volume de 22 m². Será necessário ar: L = 22 x 6 = 132 m3, aqui 6 é a taxa de câmbio aérea retirada da tabela.
A velocidade do movimento da massa (V) é medida em m/s e determinada pela fórmula:
V = L: 3600 x S,
Onde:
- eu — ar utilizado (mᶾ/h);
- S — área seccional do duto de ar (mᶾ).
Além disso, mais 2 parâmetros afetam velocidade do ar: nível de ruído, coeficiente de vibração. Eles devem ser levados em consideração ao projetar o sistema.
Exemplo de cálculo para uma pequena casa de campo
Para o cálculo foi levado um chalé com área interna de 108,8 m2 e altura do chão ao teto de 3 m.No interior encontra-se sala, quarto, quarto de criança, cozinha, casa de banho. O indicador de multiplicidade é considerado igual a 1.
Primeiro, calcule a quantidade de ar removido e que entra em todo o edifício.
O método SNiP é usado para isso:
- Como o quarto e a sala têm a mesma área, a quantidade de ar retirada deles é 21 x 3 x 1 = 63 mᶾ/h.
- Para quarto de criança - 24 x 3 x 1 = 72 mᶾ/h.
- Para a cozinha - 22 x 3 x 1 + 100 = 166 mᶾ/h.
- Para um banheiro - 10 x 3 x 1 = 30 mᶾ/h.
- Como resultado: 63 x 2 + 48 + 166 + 30 = 394 mᶾ/h.
O corredor e corredor não foram levados em consideração. 100 mᶾ é o volume que passa pelo exaustor da cozinha.
A correta distribuição do fluxo de ar na casa também é um ponto muito importante. Em edifícios deste tipo, normalmente é instalado um sistema de ventilação natural.Ainda há aqui um elemento coercivo - exaustor.
A seguir, determine os diâmetros dos dutos de ventilação. Desde 100 m3 Se o capô for removido à força, resta apenas distribuir os 294 m restantes3. Eles sairão naturalmente através de 2 eixos. Para cada um será necessário: 294: 2 = 147 mᶾ.
Como a velocidade do ar nos poços de ventilação natural varia de 0,5 a 1,5 m/s, o valor médio de 1 m/s é geralmente considerado nos cálculos. Substituindo os valores conhecidos na fórmula S = L: k × V, eles encontram: S = 147: 3600 x 1 = 0,0408 m².
Agora é possível determinar o diâmetro de um duto de ar com um círculo em seção transversal usando a fórmula: S = (π x D2) : 400 ou 0,0408 = (3,14 x D2) : 400.
Tendo resolvido esta equação com uma incógnita, através de cálculos simples, eles descobrem que o diâmetro do duto de ar é 2,28 mm. O tamanho de tubo padrão maior mais próximo é selecionado para este valor.
Ao instalar um duto de ar retangular, selecione seu tamanho conforme tabela, focando na área. O valor maior mais próximo é 200 x 250 mm.
Usando o mesmo esquema, determina-se a área da seção transversal da saída do exaustor, com a diferença de que a velocidade do ar aqui é de 3 m/s. S = 100: 3600 x 3 = 0,083 m² ou diâmetro 107 mm.
Uma tabela de conversão é necessária quando você precisa calcular dutos de ar com seção retangular e aplicar a tabela para produtos redondos. Aqui estão os diâmetros de dutos de ar com seção transversal circular, nos quais a redução de pressão devido ao atrito é igual ao mesmo valor em um desenho retangular.
Existem três maneiras de determinar o valor equivalente:
- por velocidade;
- ao longo da seção transversal;
- pelo consumo.
Esses valores estão associados a diferentes parâmetros do duto de ar. Cada um deles possui um método individual de utilização de tabelas. O principal é que, independente da técnica utilizada, a quantidade de perda de pressão por atrito é a mesma.
Finalmente, a velocidade é verificada: V = 147: (3600 x 0,0408) = 1,0 m/s. Isso está dentro do limite aceitável.
Produtos moldados e seu cálculo
No instalação de dutos de ar seções retas de vários tamanhos são conectadas por meio de produtos moldados.
Os produtos moldados incluem:
- Curvas. Eles são usados para mudar a direção da tubulação de ar em qualquer ângulo. Eles vêm em formato redondo, retangular e oval.
- Transições. Eles são usados para conectar dutos de ar de diferentes seções. Qualquer geometria - do redondo ao combinado.
- Acoplamentos, mamilos. Conecte seções retas da rodovia.
- Camisetas. As ramificações ou duas ramificações do duto de ar estão conectadas.
- Esboços. Bloqueando o fluxo de ar.
- Cruzetas. Separe ou conecte os fluxos de ar.
- Patos. Fornece transição de vários níveis do duto de ar.
Para calcular os parâmetros necessários de produtos moldados, são necessárias habilidades matemáticas.
Um erro cometido em um indicador levará à deterioração das características operacionais do sistema. Não existem fórmulas prontas para tais cálculos.
Muitos designers usam programas especiais e calculadoras online. Você só precisa inserir os valores primários e obter parâmetros prontos na saída.
Os programas permitem não só determinar as dimensões necessárias de todas as peças, mas também fazer o seu desenvolvimento. Tal desenvolvimento, impresso em impressora 3D, permite um encaixe perfeito dos dutos de ventilação.
Requisitos básicos de cálculo
Ao determinar os parâmetros finais dos dutos de ar, é necessário levar em consideração que a determinação da área dos dutos de ar deve garantir que:
- O regime de temperatura na sala é garantido. Onde há excesso de calor, sua remoção é garantida e, onde há deficiência, suas perdas são minimizadas.
- A velocidade do movimento do ar não reduz de forma alguma o nível de conforto das pessoas na sala. A purificação do ar é necessária nas áreas de trabalho.
- Compostos químicos nocivos e partículas suspensas presentes no ar estão presentes em um volume correspondente a GOST 12.1.005-88.
Para salas individuais, um pré-requisito para selecionar a área dos dutos de ar é manter constantemente a pressão e excluir o fornecimento de ar externo.
A categoria de instalações onde é necessário fazer backup inclui porões, bem como instalações onde substâncias nocivas podem se acumular.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Programa online para ajudar o engenheiro de projeto:
Enredo sobre a organização da ventilação de uma casa particular como um todo:
A área da seção transversal, formato e comprimento do duto de ar são alguns dos parâmetros que determinam o desempenho do sistema de ventilação. O cálculo correto é extremamente importante, porque... a capacidade de vazão de ar, bem como a velocidade do fluxo e o funcionamento eficiente da estrutura como um todo, dependem disso.
Ao usar uma calculadora online, o grau de precisão do cálculo será maior do que ao calcular manualmente. Este resultado é explicado pelo fato do programa arredondar automaticamente os valores para valores mais precisos.
Você tem experiência pessoal em projetar, instalar e calcular um sistema de dutos de ar? Quer compartilhar seu conhecimento acumulado ou tirar dúvidas sobre o tema? Deixe comentários e participe das discussões - o formulário de feedback está localizado abaixo.
Olá, tenho uma garagem com comprimento 6 x largura 4 x altura 3, diga-me qual diâmetro do tubo redondo é necessário para ventilação natural?