Como fazer uma cama alta com as próprias mãos: desenhos, dimensões, instruções detalhadas

A maioria dos novos apartamentos e casas particulares são construídos com tetos altos.Esta é a abordagem moderna para garantir uma estadia confortável. Por isso, os dormitórios são cada vez mais elevados ao “segundo andar” e, na maioria dos casos, os móveis são feitos internamente. Esta solução traz muitos benefícios aos proprietários se você souber fazer uma cama alta com as próprias mãos.

Possíveis opções de implementação

Os lofts para dormir já são usados ​​há muito tempo. Normalmente, essas camas tinham de ser feitas em apartamentos comunitários reconstruídos com tetos altos. Com o advento da moda dos estúdios, os proprietários tentaram dividir ou zonear o espaço usando uma cama alta. Faça um escritório ou um lugar separado para relaxar.

Canto para criança com cama

Existem muitas opções para a construção de canteiros no sótão, mas a quantidade de soluções verdadeiramente bem-sucedidas é suficiente para uma pequena lista:

  1. Cama alta para adolescentes com espaço para computador.
  2. Móveis com área de estudo embaixo da cama.
  3. Nos modelos de cama suspensa, esse tipo de loft é preso a uma haste no teto.
  4. Lofts com cama de casal.
  5. Camas altas em estrutura de aço em estilo loft.

Há também opções combinadas com guarda-roupa ou gavetas para guardar agasalhos e sapatos, combinadas com móveis de cozinha, com caixa de móveis para home theater ou local para as crianças brincarem.

Em teoria, tudo parece ótimo, mas ainda é melhor não guardar objetos de valor e, certamente, não permitir que as crianças brinquem debaixo da cama do segundo nível. Deve-se levar em consideração que uma cama alta sempre permanece como móvel, que também pode quebrar.

Cama para criança

Cama alta para crianças

A opção “segundo andar” para cama de criança é montada em madeira de carvalho e tábuas que passaram por tratamento térmico e polimento adicionais.

Requisitos primários:

  1. Um saco de dormir com escada vertical não pode ter mais de 150 cm de altura.
  2. É necessária uma cerca, fixação separada da moldura e da escada na parede.
  3. O teto deve ser de madeira colocada transversalmente. Quaisquer opções com suporte de compensado ou malha não são permitidas.

Se possível, o melhor é fazer uma cama alta infantil com base em um kit pronto. Opções muito populares com uma casa no segundo andar. É mais fácil reforçar ou completar um produto acabado do que planejar um projeto do zero.

Além disso, o design dessa cama alta será melhor do que se você mesmo fizer todos os elementos.

Sótão com zona de estar no rés-do-chão

Para equipar uma zona de dormir no sótão, combinada com uma mini-sala no nível inferior, podem ser utilizados dois tipos de estruturas:

  1. A moldura é montada na base de um tubo quadrado de aço com paredes perfuradas para a instalação de peças adicionais da cama, vedação do sótão, teto, bem como elementos de suporte.
  2. A cama alta é montada com ripas e madeira tratada termicamente.A altura do teto permite que quase qualquer pessoa passe por baixo do sótão sem abaixar a cabeça.

Dimensões estrutura de madeira permitem fazer uma cama de casal, ainda há espaço para um pequeno armário.

A área sob a cama alta é grande o suficiente para acomodar um conjunto de móveis estofados ou um sofá. Os móveis podem ser feitos nas mesmas cores da área de dormir. Ou compre um conjunto pronto para a sala.

Sótão com zona de estar no rés-do-chão

O desenho de uma cama alta feita de perfil perfurado, à primeira vista, não parece muito confortável. Aqui você precisa tirar as medidas corretas, encaixar as peças e montar a estrutura. E o próprio sótão com a cama parece modesto.

Na verdade, este é um design único:

  1. A cama alta pode ser reorganizada em qualquer cômodo da casa ou apartamento. A estrutura pré-fabricada não requer fixação em uma sala específica.
  2. O dormitório pode ser facilmente desmontado e transportado para uma dacha ou casa de campo no verão.

Na verdade, esta é uma opção de cama enorme e confortável (cama dobrável), que pode ser feita em meia hora para acomodar convidados inesperados (principalmente crianças). Em geral, não existem muitas estruturas dobráveis ​​bem-sucedidas, e esta é uma delas.

Modelos suspensos

As opções de cama alta com suspensão em haste de metal são consideradas uma das mais fáceis de fabricar. A estrutura e o suporte vertical são montados por soldagem a partir de um tubo perfilado. O canto livre recebeu suporte adicional em forma de escada.

Modelos suspensos

Em geral, o esquema pode ser recomendado para apartamentos pequenos, mas com uma condição. A montagem no teto, paredes e piso deve ser feita com elementos maciços embutidos. Normalmente é utilizado um tubo perfilado de aço de 40x40 mm, com comprimento de pelo menos 100 cm.

Se você fixar a cama alta com âncoras ou buchas simplesmente cravadas na parede, depois de um ano e meio a estrutura perderá sua capacidade de carga.

Ambiente de trabalho

A solução ideal para quem necessita de um espaço separado com mobiliário e ambiente de trabalho próprios. Se você deixar a cama alta o suficiente, o espaço sob o teto (altura e largura) será suficiente para organizar os móveis - mesa, cadeira, gavetas.

Ambiente de trabalho

Em uma sala pequena, de até 2,5 m de largura, você pode criar um espaço de trabalho com uma cama de parede a parede com montagem em balanço nas paredes. Neste esquema não existem postes verticais, o que aumenta a fiabilidade da estrutura, e além disso, pode-se fazer uma abertura de janela do tecto ao chão e até com acesso à varanda.

Cama em estilo loft

Todas as peças, inclusive a estrutura da cama, são planejadas para serem feitas de tubos de aço. A caixa do sótão é montada por meio de uma união roscada com costas laterais soldadas a partir de um tubo quadrado de 20x20 mm. A grade da cama alta pode ser feita usando um dobrador de tubos de meia polegada.

Estilo loft

A escada pode ser transformada em prolongamento se não houver muito espaço livre na divisão. Mas mesmo neste caso, a moldura da escada deve ser fixada com fechos temporários na parede ou na cabeceira da cama.

Apesar da aparente aspereza externa, a cama alta em estilo loft parece elegante. Outra vantagem é que esse saco de dormir é difícil de quebrar ou tornar inoperante. Mesmo uma pintura descascada na moldura não prejudicará o design em estilo loft. Mas por questões de higienização, o melhor é pintar a estrutura metálica e os corrimãos com tinta automotiva preta com adição de micropartículas fluoroplásticas (para obter textura e brilho específicos).

A cama alta é adequada para quem se interessa por tecnologia e esportes motorizados.

Desenhos e dimensões da cama alta

Em teoria, você pode fazer qualquer cama alta, sem diagrama ou instruções passo a passo. Artesãos experientes fazem isso. Mas a utilização de desenhos garante a ausência de erros, principalmente se alguém já fez uma cama alta deste modelo e a testou na prática.

Desenhos e dimensões

O mais importante é fazer a estrutura da cama corretamente. Para modelos infantis, pode-se usar um suporte de parede adicional, mas para adultos a estrutura do sótão deve ser sustentada por 4 postes.

Características de design

É melhor fazer a primeira cama alta de acordo com o design clássico.

A escada está localizada na frente

A escada está localizada na frente. Isso significa que a carga principal será direcionada através do sótão, o que significa que deverá ser instalada junto à parede.

Em primeiro lugar, é necessário escolher as dimensões da futura estrutura. Determine a altura e esboce o diagrama da escada. A forma de subir ao sótão pode ser considerada o detalhe mais importante do projeto. Ao levantar, o local de aplicação da carga muda, portanto a resistência da estrutura, conforme instruções, deve ser verificada em condições onde um adulto (com peso até 100 kg) sobe até o meio da escada. Se a estrutura da cama não se deformar sob carga, o layout do sótão foi escolhido corretamente.

Se necessário, com base neste projeto, você pode fazer uma versão infantil de uma cama alta. Basta alterar o tamanho do dormitório para um colchão de molas ou estofado e refazer o layout da escada.

Escada vertical

Em vez de uma escada inclinada para adultos, instale uma escada vertical, mais adequada para crianças mais novas.

Muitas vezes você pode encontrar modelos de camas altas sem escadas.Uma das paredes laterais é usada para subir no berço. Neste caso, a escada é retirada e, para reforçar a sobreposição com a cama, será necessário fazer uma escora simples ou dupla.

Isso é importante, pois nesse esquema a carga no processo de elevação para o sótão é direcionada ao longo dele (de costas para trás). Se isso não for feito, com o tempo a fixação do rack ao teto será quebrada.

Cama e armário

Há vantagens óbvias nesta solução: às vezes é mais fácil fazer escoras do que instalar uma escada inconveniente e perturbadora.

Instruções passo a passo

O procedimento para construir uma estrutura de cama alta:

  1. Montamos as paredes laterais, cortamos a cerca e baixamos as travessas.
  2. Unimos 2 vigas longitudinais do nível superior e uma inferior.
  3. Faça um teto com ripas transversais 50x50 mm.

Resta terminar a vedação da zona de dormir, fazer uma escada e decorar o espaço por baixo da cama alta. Antes de iniciar o acabamento decorativo e o processamento da madeira, é necessário fazer vários testes de levantamento para garantir a resistência dos fixadores.

Quais ferramentas e materiais são necessários

Todo o sistema é construído em madeira de pinho ou carvalho, secção 70x70 mm, e tábuas 150x25 mm, 100x25 mm. O material é verificado, são selecionadas peças de geometria normal, sem trincas e nós. A madeira e as tábuas são primeiro secas no micro-ondas. Isso deve ser feito para remover a umidade e melhorar a absorção do verniz. Ao mesmo tempo, destrua possíveis pragas.

O design é simples, então para a montagem você precisará de:

  1. Serra vertical com lâminas para corte de madeira.
  2. Serra de mesa (portátil não funciona).
  3. Uma furadeira de bancada com um conjunto de brocas ou fresas anulares para fazer ranhuras.
  4. Amolador elétrico com disco coberto com lixa (grão grosso) para processamento de madeira. Você pode precisar de uma roda de feltro para polir se planeja fazer uma cama alta para crianças.
  5. Conjunto de pinças para carpintaria.
  6. Canto do carpinteiro, régua.
  7. Chave de fenda.

Você pode precisar de um martelo perfurador com uma broca de carpinteiro para cortar os plugues. Isso se você não montar a escada, mas subir até o berço por uma das paredes laterais. Neste caso, a fixação das ripas transversais é efectuada com buchas de madeira. Qualquer tentativa de fazer fixações com parafusos auto-roscantes, via de regra, provoca fissuras na madeira.

Além disso, é possível que as juntas das barras que sustentam o colchão com as tábuas longitudinais sejam feitas através de um canto de alumínio de 25x25 mm. Isso é feito para colocar um colchão ou uma caixa de colchão pronta na cama de uma criança (pufe). Neste caso, o canto é costurado nas tábuas ao longo do teto por meio de parafusos auto-roscantes de 17 mm de comprimento.

O design de uma cama alta é tão simples que até um carpinteiro amador novato pode fazê-lo.

Projeto

Fabricação de elementos

Primeiro você precisa cortar os espaços em branco. Você precisará cortar 4 postes verticais de madeira de 70x70 mm. A altura dos racks é de 214 cm. O valor não é definitivo, você pode aumentar, mas não mais que 225 cm. Na hora de escolher focamos na condição - do topo da cabeça de uma pessoa sentada na cama até o teto deve haver pelo menos 15 cm.

O próximo passo é fazer as travessas das paredes laterais. São 8 no total, 4 de cada lado. Comprimento 147 cm, corte em tábua 150x25 mm.

Outro conjunto de blanks, que inclui 1 barra transversal horizontal conectando 2 encostos (barra inferior) ao longo da parte traseira e 3 ripas de vedação de sótão.Todos eles precisam ser feitos da mesma placa de 150x25 mm e 203 cm de comprimento.

Além disso, você precisará cortar 13-15 ripas de 150x25 com comprimento de 140 mm. A partir deles você precisará fazer uma moldura para o colchão da cama.

Você também precisará de 4 ripas curtas de 50 cm cada para cercar o sótão, além de um conjunto de peças para fazer uma escada - 2 cordas de 230 cm de comprimento e 6 a 8 tiras para degraus.

Montagem passo a passo

Em primeiro lugar, nos espaços em branco das ripas (203 cm) da cerca (lado traseiro longo) e na barra horizontal inferior, em ambas as extremidades, será necessário fazer uma espiga de carpintaria. As ranhuras serão cortadas nos postes.

Como fazer uma trava macho e fêmea

Para fazer um pico você precisa:

  1. Desenhe uma linha central ao longo de todo o comprimento da peça de trabalho.
  2. Em ambas as extremidades, reserve um segmento axial da extremidade igual a 70 mm (espessura da viga da cremalheira).
  3. Da linha central na direção perpendicular separamos 25 mm.
  4. Cortamos os cantos com um quebra-cabeças, deixando no centro apenas uma ponta retangular de 60 mm de comprimento e 50 mm de largura.

Os cantos da espiga e as bordas largas precisam ser afiados em um apontador elétrico com disco de esmeril. Como resultado, a espessura da espiga será reduzida à metade e as bordas serão semicirculares.

Como fazer uma trava macho e fêmea

Para cada espiga na barra transversal você precisará fazer uma ranhura. No local da conexão proposta na superfície do poste vertical, desenhe os contornos da espiga com um lápis. Em seguida, em uma furadeira usando uma broca circular, fazemos furos no rack. Estas serão as bordas da ranhura. Recortamos o resto com um quebra-cabeças.

Sulco

Desta forma, é necessário fazer todos os pontos de conexão das longas travessas horizontais, incluindo a vedação da camada superior da cama alta. Inserimos as espigas das travessas nas ranhuras dos postes verticais e fixamos com parafusos auto-roscantes. Você deve acabar com 2 unidades de estrutura de cama grandes:

  1. Seção traseira com travessa inferior e três trilhos superiores para vedação do sótão.
  2. A parte frontal possui apenas 3 ripas superiores para a grade da cama alta.

Todas as peças são fixadas temporariamente com parafusos auto-roscantes.

Instalação de encostos e laterais

O próximo passo é fixar 2 cantos de alumínio 25x25 mm no interior de 2 ripas inferiores na parte traseira e na parte frontal da cama. Um colchão será instalado nos cantos. Os cantos são fixados com parafusos de carpintaria de 17 mm de comprimento.

A seguir, colocamos e apoiamos na parede a parte traseira da moldura previamente montada. À distância, instalamos a parte frontal verticalmente e conectamos temporariamente à parte traseira usando os 2 grampos de carpintaria mais longos. No interior colocamos ripas transversais de madeira nos cantos e ao mesmo tempo fixamos nas guias de alumínio com parafusos auto-roscantes.

Conectando peças

Agora você precisa fazer as laterais do sótão. Em primeiro lugar, é necessário fazer as travessas horizontais inferiores nos encostos. Eles serão fixados aos postes por meio de buchas de madeira. Cada conexão deve ser feita na seguinte ordem:

  1. Determinamos a posição da travessa entre os postes de uma das costas e fixamos a peça com pinças.
  2. Usando uma broca, fazemos 2 furos horizontais com um diâmetro de 18 mm para que a broca passe direto pela viga da cremalheira e penetre 50-60 mm de profundidade na travessa.
  3. Recortamos 2 plugues (hastes) da tira com um diâmetro de 18-19 mm e um comprimento de 140-150 mm.
  4. Aplique cola nas rolhas e martele-as nos furos previamente perfurados.

Da mesma forma é necessário fazer uma cerca no topo das cabeceiras. Em geral, o sótão está pronto, bastando instalar pequenas tiras verticais na frente e atrás da cerca. É melhor fazer fixadores nos plugues.Resta recortar parte da cerca de entrada da cama alta e fazer uma escada.

Montando as escadas

Se uma cama alta estiver sendo construída para adultos, é melhor comprar uma escada pronta em perfil de alumínio. Se pretende fazer uma versão original da escada, então esta deve ser feita de tábuas de carvalho 150x40 mm.

Inicialmente é feito um blank (barbante) para selecionar com precisão os cantos do corte nas pontas. A segunda parte da escada é cortada da placa de acordo com o padrão. Resta colocar 2 fios em um saco, apertá-los com uma pinça e fazer furos para fixação dos degraus. Eles podem ser fixados com parafusos de carpintaria ou feitos com buchas.

Todas as juntas devem ser coladas com cola de madeira (caseína). Esta é a única maneira segura de aumentar a rigidez e a resistência de uma cama alta.

Dimensionamento

Acabamento

Concluída a montagem, toda a estrutura da cama alta é lixada com lixa, primeiro com chave de fenda, mas a maior parte do trabalho terá que ser feita manualmente. Separadamente, as escadas e os corrimãos são polidos com uma roda de feltro para obter a superfície mais lisa da madeira.

A maneira mais fácil é abrir a moldura da cama alta com verniz, fazer várias camadas com polimento adicional da superfície. Se o padrão das fibras da madeira não parecer muito atraente, você pode tratá-lo com uma tinta que combine com a cor do mogno ou da nogueira.

Para a versão infantil de cama alta, a parte frontal em madeira é decorada com grafismo, podendo ser feita com tintas ou com queimador.

Opções de layout inferior

Dentro da estrutura você pode colocar armários para sapatos, roupas e material escolar. Você pode fazer um cantinho de esportes para as crianças.

Para os adultos, a melhor opção seria um cantinho normal com mesa de centro e TV.

Não existem muitos projetos e esquemas segundo os quais você possa fazer uma cama alta com as próprias mãos. Mas você pode inventar e coletar muito sozinho. Por exemplo, escolha uma forma original de acabamento de madeira, encontre um desenho original para uma grade de cama.

Vídeo: cama infantil no sótão faça você mesmo

Conte-nos sobre sua experiência fazendo uma cama alta. Que problemas você encontrou e quão conveniente foi o design? Salve o artigo nos seus favoritos para não perder instruções úteis.

Comentários dos visitantes
  1. Anton Porechenkov

    Para tais designs, escolha sempre um local no canto da sala. Por experiência própria direi que a cama deve ser fixada às paredes pela tábua traseira e nas costas perto da cabeceira. O ideal é que sejam instalados em um nicho para que a cama ocupe espaço de parede a parede. Enquanto a criança tem de 6 a 7 anos, a estrutura aguenta, à medida que ela cresce, a brincadeira vai surgindo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica