Como fazer uma cama de madeira em casa: desenhos, ferramentas, instruções passo a passo para fazer
A autoprodução de móveis e camas, entre outras coisas, oferece muitas vantagens: dimensões exatas exigidas, alta resistência e longa vida útil. Existem muitos materiais usados para construir uma cama. Mas é mais fácil trabalhar com madeira. Uma opção é uma cama de madeira.
O conteúdo do artigo:
Possíveis opções de implementação
Opção 3. A classificação é baseada na altura da estrutura:
- Piso, também conhecido como pódio. Esta é uma cama sem pernas. A estrutura de suporte assenta na base do piso e não existe espaço livre por baixo dela. Esta é a opção mais simples para a implantação de uma cama de madeira em termos de custos de fabricação e financeiros.
- Modelo padrão, altura 50-60 cm.
- Alto. Sua altura é de 80 cm e normalmente essas estruturas são construídas em salas pequenas onde é necessário espaço de armazenamento adicional. Há muito espaço livre embaixo da cama onde você pode construir gavetas sobre guias ou sobre rodas.
Esses 3 modelos não podem ser tomados como base. Estes são simplesmente os padrões utilizados pelos fabricantes de móveis. Você pode escolher qualquer altura. Nesse sentido não há restrições, apenas bom senso.
Quanto ao design, o design pode ser padrão, ou seja, com cabeceira e rodapé - são 2 lados. Pode ser sem eles ou sem pé. Se uma cama estiver sendo construída para um quarto infantil, as variações no tema do design aumentam significativamente. Por exemplo, um modelo com sótão em madeira ou beliche. Esta última pode ser montada com uma escada normal ou lateral, que tem a forma de uma cómoda.
Mas um ponto deve ser levado em conta.Uma cama de madeira é uma estrutura maciça, por isso é melhor não instalá-la em quartos pequenos. Além disso, não cabe em todos os estilos de design de interiores.
Algumas recomendações de designers profissionais:
- Se a casa tem estilo campestre, então é melhor usar um tronco, e não uma viga retangular, para fazer a cama.
- Se este for um estilo loft, é melhor usar madeira não tratada. A mobília deve ser rústica. Ideal se a sala tiver parede de tijolos.
- Nos clássicos a madeira também pode ser utilizada, mas deve ser decorada com linhas finas e graciosas. Por exemplo, uma cabeceira feita de tábuas dobradas com um enfeite. Aqui o modelo padrão é selecionado.
- A Provença também conhece uma cama de madeira. Basta pintar de branco e cobrir com uma manta brilhante.
- A madeira não se enquadra no estilo Art Nouveau. Essa direção tem como principais características distintivas - suavidade, redondeza, fluidez e flexibilidade. Um feixe reto não pode fornecer isso.
Instruções passo a passo
Todo o processo de montagem deve ser dividido em 2 etapas:
- Preparação;
- conjunto.
Numa primeira fase é preparada a madeira serrada, que é calculada tendo em conta as dimensões da cama. A madeira é aparada e preparada aqui.
Na segunda etapa, são montadas partes da cama, que depois são conectadas em uma única estrutura. A seguir, é decidida a questão do acabamento.
Fase preparatória
É preciso fazer um desenho da cama e, de acordo com a quantidade de elementos, adquirir madeira.
Os fabricantes de móveis recomendam fazer uma cama com 3 espécies: carvalho, faia ou cedro. Todos os três se caracterizam pelo aumento da resistência, o que garante uma longa vida útil ao móvel do quarto.
A madeira dessas espécies não é barata, então se o seu orçamento for limitado, você pode usar madeira de outras árvores: pinheiro, lariço, freixo, etc.
Desenho de uma cama de madeira
Você precisa começar determinando o local de instalação. Isso é importante no sentido de que muitas pessoas desejam uma cama grande, mas não há espaço no quarto para isso. Portanto, é necessário medir a área do quarto com a área da cama. Porque você precisa de espaço livre para movimentar e instalar outros móveis, por exemplo, mesinhas de cabeceira, guarda-roupa e outros.
A seguir, é necessário desenhar a estrutura como um todo e detalhadamente em uma folha de papel em branco. É importante desenhar cada detalhe e indicar as dimensões. Isso simplificará o corte nas dimensões exigidas e a posterior montagem em unidades e em uma única estrutura.
Se você fizer uma cama de madeira com as próprias mãos pela primeira vez, poderão surgir problemas com a criação de um desenho. Apesar de sua aparente simplicidade, isso não é tão fácil de fazer. Desenhe especialmente e defina com precisão as dimensões de cada peça. Portanto, você pode tomar como base o desenho finalizado. Por exemplo, como na foto abaixo.
Quais ferramentas e materiais são necessários
Aqui você precisará de um conjunto padrão de ferramentas de carpintaria:
- uma serra, se você tiver uma serra circular é melhor;
- furar;
- Chave de fenda;
- praça do carpinteiro;
- régua, fita métrica e um lápis simples.
Os materiais utilizados são madeira e tábuas, além de materiais de fixação:
- parafusos auto-roscantes;
- cantos perfurados em aço para conexão de peças;
- lixa;
- massa para madeira;
- verniz incolor, mancha - se necessário.
O principal elemento estrutural é a madeira. Você pode comprar uma seção de 100x100 ou 150x150 mm. Também serão necessárias tábuas, mas apenas para fazer a cabeceira e os elementos de treliça da base sob o colchão. Aqui você precisa de placas com espessura de 30 a 40 mm.A treliça deve ser colocada sobre suportes, que serão fixados aos planos internos da moldura. Podem ser feitos de madeira com seção de 50x50 mm.
Fabricação de elementos
Todos os elementos de uma cama de madeira são fabricados estritamente de acordo com o desenho. Alguns deles estarão em pares, o que facilita a marcação. Você não pode cometer erros aqui, principalmente se o tamanho aplicado for menor que o valor exigido. Você pode estender a madeira, mas no caso de uma cama isso não é necessário.
Quadro
Esta unidade de cama é a principal. Sua forma é um retângulo. Portanto, possui lados emparelhados com as mesmas dimensões. Eles são aplicados na madeira e cortados com serra. Depois, as pontas cortadas são processadas com a máxima precisão. É por isso que cortar com uma serra circular é melhor do que com uma serra manual. O corte é reto em um ângulo de 90º. Não há necessidade de modificá-lo.
Agora, sobre como conectar todas as 4 vigas em uma única estrutura. Aqui estão vários métodos de como fazer isso para garantir alta resistência e confiabilidade. O mais difícil é fazer cortes nas pontas dos elementos a serem conectados. Pode ser meio corte ou cauda de andorinha. Em seguida, 2 vigas são conectadas com uma composição adesiva.
Outra opção não tão fácil de fazer uma moldura é usar pinos ou buchas de madeira. Você precisa lixar as pontas a serem unidas ao meio e fazer furos onde um pino de madeira é inserido. Neste caso, tanto o próprio pino quanto os planos de contato são tratados com cola.
A opção mais simples, indicada para quem está montando uma cama de madeira pela primeira vez, é utilizar cantos de aço perfurados e parafusos auto-roscantes. Não é necessário serrar nem colar, embora esta última possa ser utilizada para reforçar a fixação dos elementos.
Isso é feito assim:
- juntou 2 vigas:
- colocou um canto de aço perfurado no canto da conexão;
- apertei este último com parafusos auto-roscantes de pelo menos 70 mm de comprimento.
Aqui é importante unir com precisão os 2 elementos em ângulos retos. Portanto, recomenda-se que todo o processo de montagem seja realizado em superfície nivelada. As superfícies de união podem ser revestidas com uma composição adesiva. Embora isso não seja necessário.
Existe um método para montar corretamente uma estrutura de quadro em termos de ângulos retos. Para isso, as vigas são colocadas nas laterais do retângulo e as adjacentes são conectadas entre si por meio de um parafuso auto-roscante. Aqui é necessário que a estrutura não se separe.
Agora você precisa medir as diagonais do retângulo. Se forem iguais, pode-se proceder à instalação dos ângulos de montagem e fixá-los com parafusos auto-roscantes. Se os comprimentos das diagonais forem diferentes, o retângulo deverá ser alinhado deslocando os cantos.
Por exemplo, para um modelo de piso, um retângulo feito de madeira é uma base pronta. Posteriormente, você pode colocar uma treliça sob o colchão e, em princípio, a cama está pronta para uso. Acontece que é um sofá, e se você prender a cabeceira nele, já terá uma cama completa .
A partir deste modelo de piso você pode fazer uma estrutura com pernas. Levante-o do chão. E há muitas opções de como fazer isso corretamente:
- Corte 4 pedaços de madeira de 100x100 mm e 20 cm de comprimento.
- Instale-os verticalmente nos cantos do retângulo e fixe-os usando fita perfurada e parafusos auto-roscantes.
- Coloque-os não verticalmente, mas horizontalmente sob o lado curto ou longo da estrutura da cama. 100 mm – altura pequena. Você pode aumentá-lo empilhando não uma viga uma sobre a outra, mas 2-3.
A moldura tem um formato diferente, em que a base são as pernas de apoio. Seu comprimento depende do desenho escolhido.Porque as pernas costumam servir adicionalmente de base para formar a cabeceira e o rodapé. Se estes últimos estiverem presentes no projeto, o comprimento dos racks é selecionado levando-se em consideração sua altura. Eles serão iguais ou o 2 na cabeça será mais longo que o 2 no pé.
Montar tal estrutura não significa conectar as vigas para formar um retângulo. Esta é a sua fixação em suportes verticais - pernas. Embora exista uma opção quando um retângulo é montado primeiro e, em seguida, postes de suporte são fixados nele. Sua localização está dentro dos cantos da moldura retangular.
A montagem geral da cama é complicada pelo fato de as pernas ocuparem algum espaço dentro da estrutura da estrutura. Portanto, a treliça da espreguiçadeira não será retangular, mas com cantos recortados para as pernas. E embora também seja fácil de fazer, esta opção nem sempre é escolhida quando uma cama de madeira é feita com as próprias mãos.
Como as camas vêm em tamanhos individuais e duplos, existem alguns pontos que se aplicam a estas últimas. Sua moldura é montada exatamente da mesma maneira - em um retângulo. Mas para aumentar a rigidez e estabilidade da cama de casal, outra viga é adicionada no meio. É colocado longitudinalmente, fixado nas laterais transversais com os mesmos cantos e parafusos. A viga intermediária é fixada a eles em ambos os lados. Isso garantirá a máxima confiabilidade, porque o meio da cama está frequentemente sujeito a cargas pesadas.
Base
A base da cama refere-se à treliça sobre a qual é colocado o colchão. Geralmente é feito de tábuas de madeira. Esta pode ser uma estrutura separada, depois são adicionadas barras com seção de 50x50 mm. Uma moldura retangular é feita a partir deles.
Deve ser menor que a estrutura da cama.Neste caso, as dimensões externas do primeiro devem ser ligeiramente menores que as dimensões internas do segundo. A razão é para que o primeiro caiba dentro do segundo.
Para que a treliça seja colocada dentro da estrutura da cama, é necessário fixar várias barras de 50x50 mm com comprimento de 20-30 cm a cada 10 cm ao longo das superfícies internas das vigas longas com parafusos auto-roscantes. Você não pode usar seções , mas um feixe longo e sólido. Sua localização fica a 5 cm da borda superior da viga da estrutura da cama. Essencialmente, trata-se de prateleiras nas quais será colocada a grade.
Como construir uma treliça.
- Uma moldura é montada em madeira de 50x50 mm em forma de retângulo. Os elementos são conectados entre si por meio de parafusos auto-roscantes.
- Placas com 25-30 mm de espessura e 100 mm de largura são montadas no retângulo montado. A distância entre eles é de 100-250 mm.
- Método de conexão: parafusos auto-roscantes.
Existe uma opção básica que não será removível. Para isso, as placas preparadas para a grade são fixadas com parafusos auto-roscantes nas prateleiras da moldura. Isso simplifica o layout e a montagem da cama.
A desvantagem desse projeto é que caso seja necessário desmontá-lo, será necessário retirar cada placa e numerá-la para que a sequência de conexões não seja interrompida durante a montagem. Embora isto não seja tão importante, a experiência sugere que é melhor colocar o tabuleiro no seu lugar.
Cabeceira
Antes de fazer uma cama de madeira, é preciso imaginar com precisão o produto final. Terá cabeceira ou não? Por um lado, este detalhe da cama não é o mais importante. Mas é ela quem faz da cama o que ela é. Ao mesmo tempo, a cabeceira é decorativa. Quanto mais bonito e inusitado for esse detalhe, mais bonita e inusitada será a própria cama.
Fazer uma cabeceira é baseado na imaginação. Há um grande número de variações. E o mais simples são 2 placas localizadas transversalmente.Pode haver uma lacuna entre eles, ou talvez não. Outra opção simples são placas estreitas instaladas verticalmente. Eles podem ser processados ou até mesmo não polidos.
A opção mais comum para montagem de cabeceira é com fixação nas pernas. A estrutura é montada sobre pernas, 2 das quais longas. A sua altura é determinada pelo gosto do dono da casa. Os elementos da cabeceira são fixados a eles, por exemplo, placas perpendiculares.
A cabeceira pode ser acrescentada à estrutura de uma cama de madeira como elemento separado, mas já acabada. Ou a moldura é montada separadamente em racks e os elementos decorativos são montados nestes últimos.
Se a cama for de chão, a cabeceira pode ser fixada à estrutura como um elemento acabado separado.
Montagem passo a passo
As instruções para montar uma cama de madeira são simples. Mas aqui um ponto deve ser levado em consideração, a partir de quais peças e blocos individuais ele será montado. Você pode montar uma cama a partir de peças individuais em forma de vigas e tábuas de diferentes seções, utilizando cada peça sequencialmente. Você pode montar as peças separadamente e depois conectá-las em uma estrutura comum.
Não se pode dizer que uma opção seja mais simples que outra. Mas em termos de preparação, o segundo método é melhor. Para isso, os detalhes de cada parte são preparados separadamente. Destes, esta parte é recolhida e reservada. Já está pronto, portanto suas peças não atrapalharão a montagem das demais peças.
As peças acabadas da cama são montadas em uma estrutura:
- A moldura é montada a partir de 4 madeiras, que são pré-cortadas nos comprimentos necessários.
- Uma treliça é montada a partir de tábuas e barras (também pré-preparadas).
- A última parte é a cabeceira.
- Se a moldura for montada sobre pernas, esta também deverá ser cortada no tamanho desejado.
- Todas as peças são montadas em uma estrutura: a moldura nas pernas, barras em forma de prateleiras na moldura, uma cabeceira é montada, uma treliça sob o colchão é colocada dentro da moldura.
Uma cama de tábuas é montada exatamente da mesma maneira.
Opções de acabamento e decoração
O passo a passo para a montagem de uma cama em madeira não leva em consideração o acabamento. Porque a madeira já é um material lindo. E não é necessário trazer as superfícies das vigas para um plano retificado ou polido.
Às vezes basta aplicar tinta para simplesmente mudar a tonalidade. Porém, mais frequentemente a madeira é revestida com verniz incolor. Ao mesmo tempo, os defeitos da madeira também não precisam ser reparados.
Mas existem muitas tecnologias de acabamento em madeira. Aqui estão alguns que são frequentemente usados:
- Coloração. As tintas à base de acrílico são mais adequadas para madeira. A razão é que a tinta se aplica suavemente, sem deixar marcas, e a estrutura da madeira fica bem visível através da camada aplicada. Ao escolher uma sombra, você pode decorar uma cama de madeira para combinar com um determinado estilo do interior do quarto. Por exemplo, o azul frio combina bem com o estilo escandinavo, amarelo, areia ou marrom combinam com os clássicos. Pêssego ou laranja são para o país.
- Decupagem. Essa tecnologia para decorar móveis antigos foi inventada pelos franceses. Os desenhos são recortados de guardanapos coloridos e utilizados para cobrir as superfícies das vigas. Fotos prontas são vendidas nas lojas. Dependendo do estilo da sala, eles são selecionados.
- Estênceis. Eles também são vendidos em uma grande variedade nas lojas. Técnica de aplicação - o estêncil é aplicado na superfície e as áreas livres são enxugadas com uma esponja umedecida em tinta. Você pode usar tinta spray.
- Estofamento.Para isso, utiliza-se tecido para cobrir áreas que necessitam de decoração. Geralmente é assim que a cabeceira é projetada. Mas faz sentido considerar as vigas de suporte da estrutura, especialmente as largas. Portanto, o cobertor pode não cobri-los completamente.
Uma cama de madeira é um móvel que, embora maciço, é confiável. Servirá por mais de uma dúzia de anos para mais de uma geração de proprietários de casas. Mesmo que você mesmo faça, é original e vai decorar o seu quarto.
Alguém já fez sua própria cama de madeira? Escreva nos comentários como você fez, qual desenho escolheu, quais dificuldades encontrou.
Uma cama feita de madeira é, obviamente, estanho. Olhei fotos na Internet e percebi - não para mim. É muito desajeitado ou algo assim. Sem graça. Provavelmente ficavam em castelos de pedra. E instalar um assim em um apartamento é um absurdo completo. Embora a cor..., como dizem.
Uma vez eu mesmo fiz uma cama com tábuas velhas. Aconteceu mais ou menos, mas a cama durou 4 anos. Ele rangeu muito e lentamente começou a desmoronar diante de nossos olhos. Resolvi substituí-lo e fazer de madeira. Este material será mais poderoso. As pernas foram feitas de madeira 200x200 mm. Fixei nelas vigas de madeira de 100x100 mm. Você sabe, uma cama tão sólida acabou sendo pesada. Lugar para o colchão - tábuas transversais. No começo não me preocupei em fazer uma cabeceira. Mas então, depois de alguns meses de operação, eu também fiz isso - a partir de quatro tábuas colocadas horizontalmente. Já o usamos há mais de dois anos. Não range.