Beliche DIY de madeira: instruções de montagem + melhores ideias para fotos
As áreas de dormir para crianças e adultos ocupam muito espaço? Os modelos apresentados nas lojas são muito monótonos, caros ou de qualidade duvidosa? A melhor solução para esses problemas é um beliche faça você mesmo, feito de madeira ou MDF. Ele resistirá às brincadeiras ativas de crianças e aos ataques de animais de estimação, tornará seu interior individual e elegante e custará muito menos.
Neste artigo daremos instruções passo a passo sobre como fazer e montar você mesmo um beliche para crianças ou adultos e descreveremos soluções comuns e originais. Para se inspirar, você encontrará fotos dos melhores modelos e, para maior clareza, diagramas e vídeos.
O conteúdo do artigo:
Quando um beliche é indispensável?
Até recentemente, acreditava-se que os beliches só eram apropriados em quartos infantis e em famílias com 2 ou mais filhos. Um alojamento de dois andares para adultos estava associado principalmente a um dormitório ou albergue barato.
Com a crescente popularidade dos estúdios e das habitações inteligentes de pequeno porte, esta peça de mobiliário ganhou uma nova vida. Um beliche moderno pode se tornar um local para dormir toda a família, além de combinar as funções de cama, sofá, complexo esportivo e de entretenimento infantil, gabinete e até um escritório. De 1 a 4 camas, desde modelos infantis compactos até camas King Size.
Se você decidir usar folhas de MDF como material, então é melhor encomendar o corte das folhas e o acabamento das pontas em uma oficina, e você mesmo fazer a montagem.
Em cada um dos modelos de loja, algumas soluções são surpreendentemente bonitas e práticas, enquanto outras gostariam de ser corrigidas. Não procure compromissos - incorpore todas as melhores ideias, na sua opinião, numa cama feita por você!
Preparação e planejamento do trabalho
Para que não haja surpresas e transtornos incômodos durante a obra, e o resultado não se torne uma decepção, a primeira coisa que você precisa pensar é tudo. Não pegue uma ferramenta antes de saber exatamente como será o produto final e como concluir cada etapa, desde a preparação do material até a montagem e decoração.
Qual material escolher?
Os materiais de madeira populares incluem tábuas e madeira, MDF, aglomerado, compensado, madeira maciça e painéis para móveis.
Cada um desses materiais pode ser utilizado na fabricação de um beliche de madeira.
Nos modelos populares eles são usados para os seguintes propósitos:
- Tábua e madeira - a solução mais comum: muitos modelos de beliches são feitos inteiramente deles. Se escolher a espessura certa, pode suportar cargas elevadas tanto em camas de crianças como de adultos. Compre madeira bem seca, aplainada ou pelo menos afiada, sem casca, de qualidade selecionada, sem nós e outros defeitos.
- MDF – parece mais moderno que as placas, não custa muito mais e você pode facilmente cortar qualquer formato original. É melhor encomendar um corte em uma oficina especializada para que as bordas possam ser processadas. Para peças portantes (suportes, gavetas) é utilizado apenas em camas infantis devido à sua menor resistência.
- aglomerado laminado - lajes baratas, mas não suficientemente fortes. Utilizado para revestimento decorativo de esquadrias de madeira. Para evitar vapores nocivos de formaldeído, todas as bordas devem ser vedadas.
- Contraplacado 4, 8 ou 12 mm – pode ser usado como base para um colchão (falaremos com mais detalhes mais adiante), forrando uma cama de 2 níveis desde o fundo, até o fundo das gavetas.
- Madeira maciça, lajes ou painéis para móveis - uma excelente solução para cabeceira, rodapé e parte visível da gaveta, se tiver experiência em trabalhar com eles. Eles permitem fazer esculturas ou enfeites, são absolutamente ecológicos e parecem sólidos, mas são difíceis de processar e bastante caros.
As camas de dois andares para adultos geralmente são feitas em uma estrutura de metal, mas isso é assunto para um artigo separado. O MDF e o aglomerado laminado não são suficientemente resistentes e a madeira maciça ou laminada para estruturas portantes deve ter uma secção transversal grande.
A escolha do material está fortemente relacionada ao modelo desejado. A partir de madeira e tábuas você pode montar uma estrutura forte, mas “transparente” que não desordenará visualmente o espaço, e a partir de MDF você pode criar uma parede ou “sala dentro de uma sala”.
Escolha de fixadores e acabamento
Decidido o modelo e o material principal, vale a pena criar um desenho ou adquirir um pronto na internet.É necessário calcular as compras necessárias e simplificar o seu trabalho.
Desenhe não apenas uma planta geral com as dimensões principais, mas também separadamente a cabeceira, o rodapé, a cama e as escadas. Desta forma você pode exibir todas as peças e visualizar a ordem de montagem.
Além do material principal - vigas, placas, MDF, compensados, serão necessários fixadores e elementos de acabamento.
A combinação mais confiável é cola para madeira e parafusos auto-roscantes. Para uma conexão secreta e invisível, são utilizadas buchas, a estrutura da cama pode ser montada em cantos de metal e, para uma conexão simples e confiável das peças de suporte, são utilizados parafusos. Você pode escolher qualquer tipo de fixador ou combiná-los todos em peças diferentes.
Para que a cama fique com um aspecto acabado, como uma comprada em loja, e não feita em casa, é necessário processar as pontas, mascarar os parafusos e um acabamento.
Todos os parafusos visíveis são aparafusados “sob o escareado”, recuando ligeiramente a cabeça na madeira. Para fazer isso, faça um furo raso ao longo do diâmetro da tampa. Uma vez montado, este recesso pode ser mascarado de várias maneiras. Para MDF e aglomerado laminado, são utilizados tampões plásticos especiais para combinar com a laminação.
Você também pode usar buchas para madeira - “pastilhas” de madeira, massa especial, massa para madeira ou uma mistura de cola de madeira e serragem. Em qualquer caso, tais fixadores serão absolutamente invisíveis apenas sob tinta opaca.
O MDF e o aglomerado laminado já possuem acabamento, mas precisam ter as pontas tratadas com fita ou filme especial. A madeira natural deve ser finalmente lixada e coberta com tinta, verniz ou tinta.
Preparação de ferramentas de trabalho
Um artesão doméstico provavelmente terá tudo que você precisa: você pode facilmente fazer isso sem equipamento profissional especializado.
Você pode encomendar peças para serem cortadas de acordo com seus desenhos em uma oficina com máquinas profissionais. Depois basta montá-lo com chave de fenda, martelo e cola.
Para fazer tudo sozinho, dependendo do material e modelo escolhido, você pode precisar de:
- Serra de vaivém, moedor, serra - serra para preparação de peças.
- Furadeira, chave de fenda, de preferência sem fio.
- Grampos para fixação de elementos colados ou montagem conveniente com parafusos e porcas.
- Plaina, lixadeira, esmeril, fresadora para arredondar as bordas das tábuas, remover fibras, lixar móveis acabados antes de pintar
- Martelo, cinzel, macete - além de cravar pregos, você vai precisar deles ao trabalhar com buchas.
- Fita métrica, lápis, nível para marcação.
- Pincel e rolo para verniz ou tinta.
- Ferro - para colar pontas de MDF ou aglomerado laminado.
Indicamos especificamente a finalidade de cada ferramenta para que você possa escolher uma substituição para o que está faltando. Por exemplo, sem um roteador é bem possível sobreviver com uma ferramenta manual, uma plaina.
Instruções para fazer um modelo clássico
É mais fácil entender os princípios básicos de fabricação e montagem usando um modelo clássico feito de madeira e tábuas - vamos considerar isso.Ao adicionar e ajustar elementos individuais, sobreposições decorativas e complementá-los com os acessórios desejados, você pode criar seu próprio design exclusivo e elegante.
Cálculos e compra de materiais
Para não ir ao armazém por falta de 1 a 2 barras e tábuas, vale a pena desenhar previamente a futura cama à escala e contar os materiais necessários.
Se a moldura de madeira for revestida com MDF ou aglomerado laminado, não serão necessárias tábuas para cabeceira e rodapé, cercas e grades.
Para o modelo mostrado acima você precisa de:
- madeira 38x76x1730 mm – 8 peças, para postes verticais e sobreposições decorativas;
- madeira 38x38x1850 mm – 4 peças, para tiras longitudinais;
- tábuas 38x140 - 4 peças de 2030 mm cada (gavetas laterais) e 4 peças de 914 mm cada (gavetas finais);
- tábuas 20x90 mm - 4 peças de 914 mm cada; faixas centrais de cabeceira e rodapé; 1 peça de corrimão de escada de 1510 mm, 2 peças de 1800 mm cada e 4 peças de 2030 mm cada para corrimão;
- tábuas 20x140x914 mm - 4 peças, tiras superiores da cabeceira e rodapé;
- tábuas 20x64x482 mm – 3 peças, degraus de escada;
- tábuas 20x76x1000 mm - 24 peças, em ripas transversais.
Cortes de madeira e tábuas, e até mesmo aparas que sobraram do processamento e da serragem, também serão úteis. Leve cavilhas, parafusos, esmeril e outros itens pequenos em abundância. Não se esqueça de uma nova lima afiada ou disco de madeira para seu quebra-cabeça ou moedor.
Passo 1 - corte e preparação de peças
Quando todos os materiais forem adquiridos, eles precisam ser cortados em pedaços do comprimento necessário usando um moedor ou um quebra-cabeça elétrico. Não é aconselhável usar serrote, pois deixará uma borda irregular e desleixada.
Neste modelo, apenas as ripas superiores da cabeceira e do rodapé precisam ser moldadas. Antes de cortar os cantos, aplique marcações para que todas as 4 placas sejam iguais.
Se a madeira for afiada, todas as peças preparadas devem ser aplainadas. Os cantos e bordas longas das placas devem ser arredondados com fresa ou plaina manual, e as peças acabadas devem ser lixadas.
Passo 2 - montagem da lateral da gaveta
Cole uma viga - uma tira longitudinal sobre a qual ficarão as lamelas - na placa ao longo da borda inferior por dentro. Aplique cola de madeira em ambas as partes, pressione e prenda com grampos até secar completamente. Em seguida, fixe adicionalmente com parafusos auto-roscantes de 6 cm de comprimento, aparafusando-os na lateral da viga.
Cole ou pregue blocos espaçadores de pedaços de madeira ou tábuas de 8 cm de comprimento no topo das tábuas longitudinais. São 13 peças no total, com recortes de 8 cm entre si. As ripas serão colocadas nas lacunas formadas.
Da mesma forma, monte todas as 4 gavetas laterais longitudinais.
Prepare as tábuas para as ripas: corte um degrau em ambas as bordas, com metade da espessura da tábua e 4 cm de profundidade. Desta forma ficará mais estável na viga e ocupará menos espaço em altura.
Etapa 3 - montagem e acabamento
Quando todas as peças estiverem prontas, é hora de fazer furos ou cinzelar furos para buchas na cabeceira, rodapé, corrimão e molduras finais, bem como nos postes das escadas e corrimãos - para as peças mencionadas. As conexões dos elementos de suporte - molduras laterais com montantes, bem como escadas - são feitas de forma mais confiável com cola e parafusos auto-roscantes.
A primeira etapa da montagem são as laterais da futura cama, cabeceira e estribo.Coloque 2 vigas paralelas, coloque 6 tábuas entre elas - cabeceira e rodapé superior e central, gavetas finais. Marque as juntas de cada peça com um lápis. Faça furos para as cavilhas.
A cabeceira e o rodapé devem ser montados uniformemente, sem distorções, e absolutamente simétricos entre si. Em seguida, são totalmente desmontados e remontados, mas desta vez revestindo cada fixador com cola. Para encaixar melhor os tarugos, use um martelo de madeira ou borracha.
A segunda etapa é a montagem dos elementos laterais e longitudinais. Primeiro, longas tiras de vedação são inseridas nas prateleiras das cavilhas, que separam a travessa da parede. Em seguida, fixe as gavetas laterais montadas anteriormente na parte frontal dos racks.
Para maior comodidade e verificação do nível, são pré-fixados com pinças. Para cada conexão, aparafuse 4 parafusos auto-roscantes sob os parafusos escareados, encaixando levemente as tampas na madeira. Para isso, pequenas reentrâncias são pré-perfuradas nas juntas ao longo do diâmetro da cabeça da ferragem.
A terceira etapa é a instalação de corrimãos e cercas de segundo nível. O corrimão é fixado nas gavetas laterais com cola e parafusos auto-roscantes, e a cerca é fixada em buchas.
A quarta e última etapa da montagem é a instalação de degraus, revestimentos decorativos e ripas. Os degraus podem ser colocados no topo do poste, inseridos em reentrâncias pré-preparadas ou fixados com cantos metálicos e girados horizontalmente.As sobreposições decorativas são colocadas sobre cola e fixadas com grampos. Eles devem preencher todas as lacunas entre os elementos horizontais e nivelar a superfície do rack na parte frontal.
As ripas são simplesmente dispostas entre os espaçadores, sem fixação. Desta forma, eles manterão alguma elasticidade. Para endurecer a estrutura, um trilho transversal central é fixado com parafusos auto-roscantes. Os grampos não são removidos de todas as juntas até que a cola esteja completamente seca.
Para dar uma aparência acabada à cama, mascare as cabeças dos parafusos com rodelas de madeira, massa para madeira de cor adequada ou aparas misturadas com cola.
Lixe todo o produto, prestando especial atenção às juntas das peças, cantos e escadas. Limpe a poeira, prepare e seque a cama. Cubra a madeira com tinta, verniz ou tinta e aplique decoração se desejar.
O beliche está pronto! Resta trazê-lo para dentro do quarto, fixá-lo com um suporte na parede, colocar os colchões e a roupa de cama. Coloque várias almofadas grandes sob a parede do primeiro andar e ela funcionará como um sofá.
Cubra as laterais com tecido, como um dossel, e obtenha seu cantinho pessoal, escondido de olhares indiscretos e correntes de ar.
Projetos alternativos
Na versão descrita acima, a gaveta faz parte da moldura geral, mas muitas vezes é montada separadamente. Por exemplo, o seguinte design é possível a partir dos mesmos materiais.
Assim como na versão anterior, é necessário montar a cabeceira e o rodapé separadamente.Nesta modalidade, as barras planas do rack não são coladas em uma só, com seção transversal quadrada, mas formam um ângulo. Dois postes de canto são conectados por pranchas.
Existe uma variação desta opção sem ripas. Após a montagem da gaveta, com vigas longitudinais, é feita outra moldura em madeira 60x30mm.
Nele são fixadas 3–4 escoras transversais feitas da mesma madeira, e a cama resultante é coberta com compensado na parte superior e inferior.
Esta cama é colocada na gaveta quando a cama está totalmente montada.
Os beliches infantis em MDF podem ser feitos na versão clássica, mas as extremidades (cabeceira e peseira) são feitas de uma única folha de material, possivelmente com furos. As gavetas longitudinais e laterais também são feitas de MDF, mas a viga de apoio sob o colchão é fixada nos 4 lados da cama, fortalecendo a ligação das peças.
Na fabricação de camas para adultos, o MDF, assim como o aglomerado laminado, é utilizado apenas para o revestimento decorativo de uma moldura montada a partir de vigas. Esta estrutura de suporte lembra o modelo clássico descrito acima, desprovido de cabeceira, rodapé e grades.
Um design totalmente alternativo é um beliche com camas suspensas. Visualmente ocupa muito menos espaço, mas é muito perigoso para crianças pequenas.
Neste projeto, a gaveta montada é aparafusada à parede em vários pontos ao longo de todo o seu comprimento, e a borda livre é suspensa na parede por uma corrente, como a prateleira superior de um vagão de trem com assento reservado. A cama flutuante com iluminação da camada inferior parece especialmente impressionante.
Se você ainda não está pronto para montar um beliche, sugerimos que se familiarize com uma opção mais simples camas de paletes.
Ideias para criatividade
A cama do diagrama não é exatamente o que você deseja? Não é funcional e bonito o suficiente? Use-o como um esqueleto e adicione o que quiser.
Sugerimos que você tenha ideias nas fotos a seguir.
Para tornar simétricas partes de uma forma arredondada e complexa, faça um modelo de papel. Circule-o com uma linha pontilhada e desenhe a linha de corte de acabamento sob uma tira de plástico flexível - por exemplo, uma tampa de duto de cabo de um rodapé.
Para duas crianças, as camas podem ser colocadas perpendicularmente, deixando um recanto e espaço de arrumação atrás da escada.
Um beliche com sofá é ideal para uma sala de estar ou estúdio. Pegue um sofá pronto, aparafuse 4 vigas ou folhas de MDF nos apoios de braços ou em vez deles e construa uma 2ª camada sobre eles.
Não é necessário fixá-lo na parede, o fundo pesado dará estabilidade à estrutura.
Você tem 1 filho, não vai dormir com ele e não tem espaço suficiente? Faça uma cama alta com uma área de trabalho ou lazer em vez da primeira camada. Esta opção é especialmente conveniente se não houver um quarto separado para as crianças - o membro mais jovem da família terá seu próprio espaço pessoal.
Convidados e parentes vêm até você com frequência? Em vez de gavetas, você pode esconder outro dormitório sob a camada inferior. Na verdade, consiste apenas numa gaveta à qual são aparafusadas as rodas.
Em apartamentos pequenos e de um cômodo, mesmo sem filhos, muitas vezes é preciso abandonar um colchão ortopédico duplo completo, pois inevitavelmente transforma todo o espaço em quarto. Mas há uma solução: uma cama alta com suportes suficientemente confiáveis pode ser adequada até para dois adultos.
Ao elevar a cama até o teto, você criará um espaço de 2 andares, com área de estar, sala ou escritório abaixo e um quarto aconchegante em cima.
A madeira natural sem pintura é adequada não só para o estilo ecológico, mas também para a Provença, o minimalismo, o loft e até a alta tecnologia.
Para modernizar o produto, escolha madeira de qualidade selecionada, sem os menores defeitos, com textura discreta, por exemplo, tília ou amieiro.
Fantasie e realize seus sonhos, só não cometa os erros dos outros. Dormir muito alto não é confortável, é abafado - deixe pelo menos 80 cm do teto.
Compre colchões com antecedência e ajuste as dimensões da cama para que caibam neles. A largura ideal das escadas é de 40 cm, a altura dos degraus é de 25 cm, as laterais têm no mínimo 30 cm, dependendo da altura do colchão e da idade de quem dorme.
Chamamos sua atenção para as instruções do artigo: Sofá-cama faça você mesmo
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Como montar uma cama a partir de peças encomendadas na oficina é mostrado neste vídeo:
Um design simples de uma cama alta com área de trabalho, desde a compra do material até o teste do produto acabado:
Beliche original com cabides de corrente:
Você pode construir um beliche forte com suas próprias mãos, mesmo sem muita experiência em carpintaria e ferramentas especializadas. Se você quer transformar um móvel em uma obra de arte e torná-lo o mais funcional possível, é preciso dar asas à imaginação e dedicar muito mais tempo. Mas o resultado corresponderá exatamente aos seus desejos e surpreenderá todos os convidados.
Você já fez móveis com as próprias mãos? Você pode compartilhar algumas dicas úteis com artesãos novatos? Participe da discussão nos comentários.