Taxa de consumo de gás por pessoa por mês em uma casa sem medidor: o princípio do cálculo do custo do gás

Certamente você não gosta de pagar a mais, principalmente se sabe que os custos poderiam ter sido evitados.Um bom exemplo são os preços do gás. Se o preço for baseado na taxa de consumo de gás por pessoa por mês, então na verdade o cliente pagará por outros ou pelo volume que não consumiu. Concordo, você não se importa em dominar esse aspecto para primeiro ajudar a si mesmo e depois aconselhar os outros.

Não há grandes dificuldades ou segredos no cálculo do preço do combustível azul. Ao mesmo tempo, nuances jurídicas podem “confundir muito as cartas” para um consumidor comum. Ele pode ficar sem desconto ou estimar mal os benefícios. Saiba em que consiste a tarifa do gás, quais as normas de consumo em vigor e o que fazer para pagar menos.

Cálculo do custo do gás

Para viabilidade económica, o combustível azul é fornecido com distribuição centralizada de redes de abastecimento de gás. A tarifa final do recurso energético é determinada com base no preço aprovado para a região e no volume de gás consumido anteriormente.

O custo do combustível inclui os custos de produção e transporte do transportador de energia. Incluirá também os custos de materiais e a construção de gasodutos para extração e distribuição de combustíveis. Os consumidores têm que cobrir os impostos e o valor gasto com a segurança da indústria.

Estrutura de taxas de serviços públicos
Como pode ser visto na imagem, o fornecimento de gás, bem como o aquecimento dependente do gás e o fornecimento de água quente, representaram 60% da estrutura de pagamento dos serviços públicos. Em 2019, a situação não mudou significativamente

As estruturas governamentais regionais têm o direito de introduzir os seus próprios coeficientes de preços, mas apenas de acordo com a metodologia geralmente aceite em todo o país. De ano para ano, as tarifas são indexadas tendo em conta o nível de inflação. Os preços são alinhados com a situação económica e, ao mesmo tempo, correlacionados com o custo de vida.

Para cidadãos de baixa renda e vulneráveis, bem como para famílias numerosas, órfãos, pensionistas, médicos e professores rurais, veteranos do trabalho, militares e suas famílias, a legislação russa prevê benefícios para instalar medidores e tarifas especiais. A decisão de incluir determinados grupos populacionais na categoria preferencial é tomada pelas autoridades regionais.

Na esfera federal, há descontos para titulares das mais altas premiações estaduais, pessoas com deficiência, famílias com filhos deficientes, menores presos de campos de concentração e familiares de militares falecidos.

Os departamentos locais de energia e tarifas darão desconto no gás se os seguintes pontos forem atendidos:

  • o consumidor apresentou documentos que comprovem a adesão a uma determinada categoria;
  • não há dívida com serviços públicos;
  • o assinante pagou o gás até o dia 10.

As autoridades locais definem os preços de varejo.

Para cada habitação existe um limite de 8,1 m³ de gás por mês, sujeito a consumo preferencial. Sem aquecedor a gás, a norma será de 5,3 m³. Para uma sala com medidor e caldeira a gás, o limite foi fixado em 12,7 m³. 10,6 metros cúbicos preferenciais de gás são destinados para cozinhar.

Benefícios federais e regionais
Distinção entre categorias sociais beneficiárias de benefícios federais e regionais: em um nível superior, o que importa principalmente é o mérito para o estado

EM Decreto do Governo da Federação Russa nº 761 Estamos a falar de subsídios aos consumidores de serviços públicos, incluindo gás. O ato jurídico regulamenta a emissão de padrões regionais de área padrão para cálculo de benefícios, padrões locais para custos de serviços de complexos residenciais. O documento não ignorou o ônus sobre a renda total das famílias: foi estabelecida uma parcela máxima das despesas com moradia e serviços públicos.

Benefícios de usar um medidor de gás

Para não depender dos padrões de gás, o seu apartamento/casa terá instalar contador. O aparelho beneficiará principalmente quem consome combustível em pequenas quantidades.

No caso de medidores de gás, são observados os seguintes requisitos:

  1. Padrões de qualidade para instrumentos metrológicos.
  2. A obrigatoriedade de aquisição de equipamentos de acordo com os parâmetros da mistura de gases.
  3. Períodos de verificação e tempo de serviço padrão.
  4. Regras para criar um projeto pessoal de gás.
  5. A exigência de envolver uma organização licenciada na instalação e somente se ela tiver licenças.

Após a instalação do medidor de gás, ele deve ser lacrado por um funcionário da estrutura de controle. As características do medidor podem ser encontradas na ficha técnica do produto. Medidores de gás que não constem da lista do Cadastro Estadual não podem ser colocados em operação.

Corretor térmico do medidor de gás
A foto mostra um corretor térmico do medidor de gás. O dispositivo é utilizado em espaços abertos e em ambientes onde a temperatura está fora da faixa normal.

As características de design do medidor permitem idealmente que os indicadores sejam ajustados devido a mudanças nas condições de temperatura. Ninguém irá forçá-lo a comprar esse dispositivo, mas se ele não estiver lá, um fator crescente será aplicado ao assinante.O último parâmetro inclui as condições climáticas da região e a diferenciação por mês.

Na Rússia, aplicam-se os seguintes coeficientes gerais:

  • 1h00 - junho, julho;
  • 1.01 - agosto, maio;
  • 1.02 - setembro;
  • 1.04 - abril;
  • 1.06 - outubro;
  • 1.07 - novembro, março, dezembro;
  • 1.09 - janeiro, fevereiro.

O preço do combustível azul também depende da quantidade de gás consumida. O assinante pagará uma quantia muito maior se não investir dentro do prazo prescrito.

Leituras do medidor de gás
O assinante também deverá informar os dados do medidor de gás até o dia 26 de cada mês. Caso não haja informação durante o 1º trimestre, o consumidor receberá um recibo no qual os encargos serão iguais à média mensal do último ano

Dentro do limite, o custo se aproxima dos valores mínimos. Esta abordagem não será das mais agradáveis, mas ainda assim é melhor do que pagar “às cegas”. Os consumidores são obrigados a relatar as leituras mensais dos medidores ao seu fornecedor de gás.

Padrões de consumo de gás sem medidor

Os volumes de gás consumidos dependem da presença/ausência de diversos tipos de equipamentos. O nível de rendimento dos proprietários afecta em menor medida, tal como a localização geográfica - na região Norte o nível de consumo pode ser inferior ao do Sul.

De uma forma ou de outra, o indicador varia dependendo da área. De acordo com o consumo padrão de gás em uma casa sem medidor, 1 pessoa consome cerca de 10 metros cúbicos por mês.

Medidores de gás inteligentes
Embora os russos comprem cada vez mais medidores inteligentes, os legisladores propuseram repetidamente multas pela ausência de qualquer dispositivo de medição

Para moscovitas e moradores da região, a partir de 1º de julho de 2019, a norma é de 10 m³/pessoa. O residente médio da região de Novosibirsk consome a mesma quantidade de gás.Um pouco mais de combustível azul é usado em Yekaterinburg e na região de Sverdlovsk.

No Território de Krasnodar e na Região de Nizhny Novgorod, o padrão foi estabelecido em 11 m³/pessoa. por mês. Os residentes das regiões de Samara, Leningrado e Omsk consomem quase a mesma quantidade de gás por pessoa - 13 metros cúbicos no mesmo período. As normas listadas aplicam-se à população: proprietários e moradores de moradias.

Fatores que influenciam o consumo de gás

O padrão de consumo é definido para seis meses ou um ano. O indicador é formado com base em apenas 5 critérios:

  • o assinante reside em edifício residencial com aquecimento central, abastecimento centralizado de água quente (AQS), fogão a gás;
  • o consumidor utiliza fogões a gás e aquecimento central, mas não dispõe de abastecimento centralizado de água quente;
  • não há abastecimento centralizado de água quente e fogão a gás, mas funciona um esquentador a gás (caldeira);
  • o assinante possui fogão a gás e aquecedor de água;
  • A norma para aquecimento é de 1 m² por mês.

Durante o ano, a todos os cadastrados em apartamento ou casa é cobrado um valor pelo gás para cozinhar e aquecer água.

Durante a estação de aquecimento, que geralmente cai de outubro a abril, os cálculos também são feitos por 1 m² de área aquecida.

Abastecimento centralizado de água quente e aquecimento central
A imagem mostra a instalação de aquecimento central e abastecimento de água quente centralizado: graças a um esquentador a gás ou eléctrico, pode prescindir destas utilidades

As seguintes áreas de consumo de gás são diferenciadas:

  • o consumidor cozinha os alimentos e aquece a água no fogão a gás;
  • o assinante aquece a água usando aquecedor de água;
  • os moradores utilizam caldeira ao mesmo tempo em que não há abastecimento centralizado de água quente, e também aquecem água e cozinham alimentos no fogão a gás;
  • o consumidor utiliza gás para aquecimento e outros fins (exceto os especificados no parágrafo seguinte);
  • o cliente aquece e/ou produz energia através de todo o tipo de caldeiras e/ou outros equipamentos que sejam propriedade comum dos proprietários de instalações residenciais em edifícios de apartamentos.

Esta última opção inclui 3 níveis de consumo de combustível: até 10 mil m³/ano, de 10 a 100 mil m³/ano e acima de 100 mil m³/ano.

Cálculo de tarifas para a população

Os limites de valor mínimo aceitável foram determinados em anexo ao Decreto do Governo n.º 373. Referem-se precisamente à pertença do assinante a qualquer território.

Na elaboração dessas normas regionais, foram levadas em consideração as características locais. Por um metro cúbico de gás, os residentes russos pagam de 5 a 9 rublos.

O que o assinante paga?
A população arca com os custos de cada etapa do fornecimento do gás, desde a produção e transporte até o pagamento da entidade distribuidora do gás, e o consumidor também paga impostos sobre a extração mineral e o desenvolvimento da indústria.

O valor do pagamento é definido tendo em conta a área do espaço aquecido para fins residenciais e não residenciais. O número de residentes registados e temporários e o nível de comodidades também são importantes.

Os indicadores acabarão por indicar a norma para 1 pessoa por mês e o custo do combustível consumido nesse período. O cliente tem o direito de exigir o recálculo do custo total do gás se o número de residentes realmente diferir dos dados utilizados.

Os proprietários de edifícios agrícolas pagam pelo gás, que é utilizado na criação de gado.Um cavalo consome em média 5,2-5,3 m³ por mês, uma vaca - 11,4-11,5 m³, um porco - quase o dobro, 21,8-21,9 m³ por mês.

Maneiras de economizar combustível

A principal oportunidade para reduzir custos é a instalação de um medidor. A fórmula com pagamento pelo volume consumido será benéfica principalmente para a população: as taxas de consumo de gás no caso de 90% dos apartamentos superarão o consumo real. Os acréscimos baseados em padrões levarão a um aumento dos encargos financeiros.

Recursos tarifários:

  1. Pagamento por volume consumido: aplicam-se tarifas mínimas e acrescidas.
  2. Pagamento de acordo com as normas: utilização de gás doméstico, número de residentes e área de habitação são importantes.

Uma maneira de economizar dinheiro é manter condições normais equipamento de gás. As verificações frequentes dos aparelhos que utilizam gás permitirão a identificação atempada de falhas técnicas, que não só levam ao aumento do consumo de gás, mas também representam um perigo.

Verificando aparelhos a gás
Se surgirem problemas e o equipamento funcionar com potência muito baixa ou quebrar, é necessário verificar a ventilação do aparelho a gás, ou melhor ainda, chamar imediatamente um técnico de gás

Uma caldeira que não funciona consumirá pelo menos 1 metro cúbico de combustível por dia. A eficiência de aquecimento de divisões individuais é aumentada graças a sensores com indicadores predefinidos para sistemas de caldeiras automáticas.

A economia pode ser alcançada simplesmente evitando a penetração de massas de ar frio, bem como otimizando o microclima de uma casa ou apartamento. Elimine o vazamento de calor isolamento térmico confiável em combinação com a vedação de estruturas de janelas e caixilhos de portas.

O monitoramento das condições de temperatura também dará resultados.Basta reduzir a intensidade do aquecimento nos períodos de ausência e monitorar o regime de temperatura, e o dinheiro ficará com o consumidor.

A prática padrão exige a regulação do fluxo de energia nos aparelhos em salas individuais. Em salas frias, as superfícies são isoladas com carpetes e outros revestimentos isolantes de calor.

Um trabalhador isola uma fachada
O isolamento da fachada de uma casa particular ou prédio de apartamentos aumentará significativamente o conforto dos moradores e economizará até 25% do consumo total de combustível azul

Consumidores inteligentes também prestam atenção sistema de ventilação. Sabe-se que a ventilação do tipo insuflação na cozinha, quando a pressão no ambiente diminui, fornecerá intensamente o ar frio do exterior.

Ainda na fase de aquisição de eletrodomésticos a gás, deve questionar-se sobre a sua eficiência e eficiência em termos de eficiência energética. A documentação dos dispositivos geralmente contém essas informações.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Instalação de dispositivos inteligentes para medição do consumo de gás, os chamados contadores inteligentes – um parecer sobre a iniciativa das autoridades:

Uma forma legal de economizar gás isolando uma tubulação de gás sem incorrer em custos significativos:

Resumindo, notamos que não importa quantos metros cúbicos de gás existam por pessoa, sem um medidor haverá menos opções de economia. Dependendo da região, cozinhar e aquecer água requer de 10 a 13 m³ de gás por pessoa por mês. O indicador é ajustado para cima com base no equipamento de gás utilizado.

O consumo estimado por metro quadrado durante a estação de aquecimento é várias vezes inferior aos padrões máximos por pessoa e uma vez e meia a duas vezes inferior ao mínimo. Quanto ao preço por metro cúbico, situa-se entre 5 e 9 rublos por 1 m³ de combustível.

Converse com outros leitores e faça perguntas. Talvez alguém chegue mais perto de resolver o problema depois de ler seu comentário. Certifique-se de usar o formulário abaixo se você tiver uma experiência valiosa. Conte-nos como você conseguiu um resultado positivo em termos de economia de gás ou recálculo do seu consumo e quais ações você tomou para conseguir isso.

Comentários dos visitantes
  1. Elena Anisimova

    Artigo útil. Mas há uma questão: 3 pessoas estão registradas (registradas) no apartamento (uma é uma pessoa com deficiência do grupo 1), mas duas pessoas partiram temporariamente para outra região da Federação Russa e possuem registro temporário lá, sobre os quais foram emitidos certificados na forma estabelecida foram submetidos à Gorgaz.

    No entanto, Gorgaz emite faturas de consumo de gás para três pessoas cadastradas. Está correto? Que documento regulamenta as regras de cálculo do pagamento do gás nesses casos?

    • Especialista
      Vasily Borutsky
      Especialista

      Olá, cláusula 11 do art. 155 do Código de Habitação da Federação Russa, a não utilização de instalações por proprietários, inquilinos e outras pessoas não é motivo para o não pagamento de instalações residenciais e serviços públicos.

      Porém, você poderá ter o direito de recalcular os recursos consumidos, de acordo com a PP nº 307, cláusula 54, que estabelece que caso seja comprovado que o consumidor se ausentou de casa por 5 dias corridos, é possível recalcular a tarifa no ausência de UIP e pedido apresentado no prazo de um mês após a chegada do consumidor.

  2. Olá. Durante a estação fria, pagamos 700-900 rublos por metro. por mês em uma casa particular. A bateria do medidor acabou, eles trocaram por uma taxa, isso é compreensível. Mas de alguma forma o mestre viu que a bateria havia descarregado há 35 dias e durante esse período eles contaram 4.000 rublos.
    O medidor mostrará a data em que a bateria acabou? E é legal contar 4 vezes mais por mês? Balcão GRAND 4

  3. Olá. Queria pedir subsídio e fui ao posto de gasolina pegar um atestado de inadimplência. Eles disseram que primeiro precisávamos inspecionar o medidor, então pedi que viessem inspecioná-lo. Fui 2 vezes na 3ª ligação para o chefe do departamento de assinaturas, mas quando chegamos descobri que não tinha selo (não vi que tinha, o medidor estava pendurado na rua e no alto) , eles me recalcularam por 6 meses. Há algo que possa ser feito nesta situação?

  4. Sergei

    O edifício possui caldeira de circuito duplo para aquecimento e água quente, além de fogão a gás.Como calcular o padrão de consumo sem medidor?
    Desde já, obrigado…

    • Administração

      Boa tarde. Existe tal documento - Decreto do Governo da Federação Russa de 13 de junho de 2006 N 373
      “Sobre o procedimento para estabelecer padrões de consumo de gás pela população na ausência de medidores de gás.” Contém uma tabela indicando os padrões mínimos aceitáveis
      consumo de gás pela população na ausência de medidores de gás por região. Esta tabela identifica três opções que são levadas em consideração no cálculo dos pagamentos de gás:
      1. Fogão a gás + aquecimento central + abastecimento de água quente central.
      2. Fogão a gás + esquentador a gás. Não há aquecimento central nem abastecimento de água quente.
      3. Fogão a gás. Não há aquecimento central nem abastecimento de água quente.
      Seu caso é o segundo. Ou seja, você tem um fogão e uma caldeira de água quente, que fornece água quente para aquecimento e sistema de abastecimento de água quente. Aqui a norma máxima é de 25 a 33 m3 de gás por mês. O número exato depende da região.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica