Fixando o vaso sanitário no chão: uma visão geral dos métodos possíveis e instruções passo a passo
Normalmente, a fixação da sanita ao chão é efectuada na fase de construção da habitação e é efectuada por profissionais.Porém, durante a operação, às vezes há necessidade de substituição de equipamentos, e é aqui que os proprietários às vezes se encontram em um beco sem saída.
Algumas pessoas recorrem imediatamente a uma empresa que presta os serviços relevantes, mas alguns artesãos decidem economizar dinheiro e fazer a mudança eles próprios. Não há grandes dificuldades nisso e os métodos de instalação são bastante acessíveis mesmo para pessoas que não têm muita experiência em reparos.
Neste artigo falaremos sobre diferentes maneiras de fixar um vaso sanitário ao chão, bem como quais ferramentas e materiais serão necessários para isso.
O conteúdo do artigo:
- Métodos para fixar vasos sanitários ao chão
- Atividades preparatórias antes da instalação
- Ferramentas e materiais para trabalho
- Como instalar um vaso sanitário em buchas?
- Instalação com adesivos
- Instalando um banheiro em cimento
- Como prender um vaso sanitário ao tafetá?
- Os erros mais comuns no trabalho
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Métodos para fixar vasos sanitários ao chão
Existem várias maneiras diferentes de fixar um vaso sanitário ao chão.
Os mais populares incluem:
- encaixar no kit de instalação (buchas);
- uso de diversos adesivos;
- instalação sobre argamassa de cimento;
- fixação de tafetá;
- montagem lateral.
A escolha depende, em primeiro lugar, da qualidade do piso da sanita ou casa de banho e do material do seu acabamento, uma vez que o mesmo método de fixação não é relevante para todas as superfícies. As características e nuances das diferentes opções de instalação dependem do projeto e do tipo de descarga no esgoto.
Os vasos sanitários de quase todas as modificações vêm com um kit de instalação padrão (parafuso-cavilha).É adequado para montagem de equipamentos, mas exige que o compacto seja colocado sobre uma superfície absolutamente plana e sem erros ou inclinações.
As instalações sanitárias fixadas ao chão desta forma apresentam boa estabilidade estrutural e não oscilam mesmo durante o uso intensivo. Porém, o método não é adequado para todos os modelos e geralmente é aplicado em vasos sanitários de pequeno porte e peso leve.
Fixação banheiro para azulejo O cimento é considerado uma das opções mais duráveis para conectar a base do equipamento ao piso. Os especialistas censuram este método apenas pela impossibilidade de desmontar rapidamente o produto em caso de necessidade urgente.
É por isso que apenas os compactos que se destinam a ser utilizados por muito tempo sem reposição são “plantados” com cimento.
O método de fixação oculto não difere muito do aberto, apenas requer mais esforço e mão de obra. Mas tudo isso se paga completamente, porque externamente a estrutura parece mais atraente, elegante e esteticamente agradável, e os elementos de conexão ficam ocultos e não prejudicam o design interior.
Atividades preparatórias antes da instalação
Independentemente de como você decida fixar o vaso sanitário no chão do banheiro, o trabalho começa sempre pela montagem da cisterna.O processo depende diretamente do modelo compacto e costuma ser descrito detalhadamente nas instruções que acompanham o equipamento.
Na segunda etapa, são preparadas unidades de abastecimento de água e drenagem. Se a ligação for feita a um riser de ferro fundido antigo, deve-se primeiro limpar e secar bem para que posteriormente não haja problemas de estanqueidade da ondulação.
Concluídas estas duas etapas, passe à terceira e garanta a disponibilidade de todos os elementos de ligação, materiais e ferramentas adequadas para a realização das atividades de instalação e canalização necessárias.
Ferramentas e materiais para trabalho
Durante a obra, dependendo do tipo de piso do banheiro, são utilizadas as seguintes ferramentas:
- um martelo perfurador com brocas de diferentes diâmetros (quando se planeja perfurar concreto ou cimento);
- furadeiras manuais e brocas para madeira ou cerâmica;
- conjunto de chaves de fenda, martelo, alicate, chaves;
- fita métrica, marcador;
- lixa grossa e fina;
- espátulas (caso pretenda montar o equipamento com cola, resina epóxi ou cimento);
- tesoura, faca de construção.
Além dos itens listados acima, o seguinte certamente será útil:
- cavilhas, parafusos com juntas de cabeçote;
- conectando ondulação;
- mangueira flexível para fornecimento de água fria aos equipamentos;
- cimento;
- composição adesiva (selante de silicone, resina epóxi, unhas líquidas);
- um fragmento de borracha fina para uma junta de vedação sob a base;
- uma tábua com 28-32 milímetros de espessura, se for necessário elevar as canalizações acima do chão ou se estiverem fixadas a uma superfície de madeira.
Com tudo isso em mãos, não será difícil dar conta da tarefa.
Como instalar um vaso sanitário em buchas?
A fixação de instalações hidráulicas ao piso com buchas é considerada a opção mais econômica e prática, exigindo menos tempo para a conclusão da obra. Porém, para uma instalação correta é necessário que a superfície do piso do banheiro seja perfeitamente plana e lisa.
Mesmo as menores diferenças de altura afetam negativamente a qualidade da descarga e dificultam o uso total do encanamento para a finalidade pretendida.
Se a superfície do piso for de ladrilho, será necessário fazer furos nos ladrilhos para instalação. Este evento requer precisão e alguma habilidade.
Ao trabalhar, não tenha pressa nem pressione a ferramenta com muita força, caso contrário poderão aparecer fissuras no ladrilho e o fragmento terá que ser removido.
Além disso, o suporte para cavilha foi projetado principalmente para vasos sanitários compactos e leves de pequenas dimensões. Para modelos pesados e maciços, esta opção não é considerada a mais adequada, pois não proporciona uma posição confiável e estável para o encanamento.
A seleção de fotos a seguir mostrará claramente as etapas de instalação e fixação de um vaso sanitário com buchas:
As etapas listadas são uma etapa preparatória, após concluí-las com sucesso, você pode iniciar o trabalho principal:
Instruções detalhadas de instalação
Para fixar bem o vaso sanitário com buchas no chão, primeiro faça uma marca e marque a futura localização traçando a sola do compacto com um marcador ou lápis.
Em seguida, marcam a localização dos centros dos furos para as buchas e perfuram-nos cuidadosamente com uma broca. As brocas são utilizadas dependendo do revestimento do piso. Para ladrilhos, use uma broca para cerâmica e para parquet ou laminado, uma broca para madeira. Quando é feito um furo no ladrilho ou na madeira, a broca é substituída por um martelo de construção.
Uma broca é colocada na ferramenta para trabalhar concreto. Para garantir que o fixador se encaixe corretamente e não fique pendurado, faça uma marca na broca com fita isolante e faça um furo que corresponda idealmente ao comprimento da peça.
Em seguida, são inseridos os tarugos e o próprio vaso sanitário e, em seguida, os furos na base do encanamento são alinhados com os perfurados no chão.
O tubo que sai de baixo do vaso sanitário por meio de uma corrugação é conectado ao ralo de esgoto. Através dos orifícios na parte inferior de suporte do vaso sanitário, os parafusos de conexão são inseridos nas buchas junto com espaçadores de plástico ou arruelas de borracha.
Durante a obra, atuam com muito cuidado para não apertar demais os parafusos e prejudicar a integridade do vaso sanitário.
Eles aparafusam cuidadosamente os encanamentos ao chão e cobrem as tampas de fixação com revestimentos decorativos de polímero. A ligação da corrugação ao esgoto é tratada com selante ou algum outro produto com parâmetros semelhantes.
Ao finalizar, examine cuidadosamente a área de contato entre a base do equipamento e o piso e mascare cosmeticamente as fissuras, se houver. Assim, toda a estrutura não apenas ficará segura, mas também terá uma aparência esteticamente agradável no interior.
Há também um artigo em nosso site com instruções passo a passo sobre como consertar o banheiro nos azulejos, recomendamos a leitura também.
Como fazer uma montagem lateral?
A opção de fixação lateral é semelhante ao método de cavilha. A única diferença é que todos os elementos de conexão estão localizados dentro da perna da base do vaso sanitário. Antes da instalação também são feitas marcações para eles, e só então o módulo de encanamento é colocado em cima.
O trabalho é minucioso e requer tempo adicional. Mas no final, o design parece muito mais esteticamente agradável e atraente.
Instalação com adesivos
Plantar um compacto com cola é uma forma muito simples de fixar o equipamento no chão, mas a execução do evento requer um tempo significativo. A mistura adesiva deve endurecer adequadamente e isso geralmente leva 12 horas ou mais.
Fixar o vaso sanitário com adesivo é extremamente simples:
Se você começar a usar o módulo de encanamento mais cedo, a base se soltará rapidamente e não suportará nem seis meses de uso total.
Este método de instalação é absolutamente seguro. Durante a obra não existe risco de danificar a própria canalização ou os ladrilhos. Após a instalação, não há poeira ou sujeira no banheiro, portanto, não é necessária uma limpeza subsequente extensa do ambiente.
O empreiteiro não necessita de ter quaisquer competências profissionais ou vasta experiência na realização de atividades de reparação. Tudo é limitado pela capacidade de usar uma pistola de cola e pela tendência de executar cuidadosa e meticulosamente as tarefas atribuídas.
Inicialmente é feita a marcação e determinada a futura colocação do compacto. Deve estar localizado confortavelmente para uso, ser acessível a redes de esgoto e conectar-se a uma caixa d'água sem problemas. Quando todas as condições forem atendidas, a base da sola é contornada com hidrocor ou lápis.
Antes de fixar o vaso sanitário ao chão com uma mistura adesiva, ambas as superfícies a serem unidas são cuidadosamente limpas, removendo simultaneamente possíveis detritos e poeira ao redor.
Se a instalação for feita sobre ladrilhos lisos e escorregadios, primeiro os ladrilhos são processados com uma broca com acessório em forma de escova de metal. Retirará parcialmente o verniz da parte superior e tornará o ladrilho um pouco mais áspero, o que melhorará significativamente a sua futura adesão à cola.
Em seguida, a superfície é tratada com pano embebido em solvente, acetona ou amônia.
Após este procedimento, nenhuma gordura permanecerá na superfície e suas qualidades adesivas serão muito maiores. Em seguida, seque a área com microfibra.
Aplique cuidadosamente adesivo ou selante de silicone, adquirido anteriormente em uma loja de ferragens, na base do vaso sanitário.
Em seguida, as instalações hidráulicas são transportadas até o local de futura implantação e instaladas no local previamente marcado com marcador. A área ao redor da sola do vaso sanitário é borrifada com uma solução de sabão de um borrifador.
Este tratamento é necessário para que durante a posterior correção do acabamento o excesso de selante seja facilmente cortado e não grude no piso cerâmico.
Uma espátula de silicone é umedecida com água e sabão e o adesivo que sai da base do vaso sanitário é removido. Isso é feito imediatamente após a instalação, quando a massa ainda não teve tempo de endurecer.
Após todas as manipulações descritas acima, deixe o encanamento por 12 a 24 horas para que a composição (selante, cola de silicone, epóxi, etc.) assente e seque completamente. Durante este período, o banheiro não é usado nem tocado. O cumprimento deste ponto é extremamente importante e garante uma operação subsequente confiável e confortável.
Um dia depois, quando a cola aderir firmemente ao chão, conecte o vaso sanitário ao linhas de esgoto, forneça água fria e instale o assento com tampa.
Instalando um banheiro em cimento
A instalação de módulo sanitário sobre cimento é um método de fixação mais desatualizado e hoje escolhido com muito menos frequência. Em seus pontos principais, assemelha-se à opção de instalação sobre cola descrita acima, mas em vez de misturas e selantes modernos, utiliza uma argamassa de cimento autopreparada.
Para deixar o banheiro mais atraente no futuro, faça uma pequena depressão no local designado para instalação, limpe bem os detritos e poeira, preencha até a borda com a solução preparada e coloque o vaso sanitário por cima, depois de molhar o bordas da base com água.
O excesso de cimento é removido cuidadosamente com uma espátula e a estrutura é deixada endurecer por um dia. Passado o tempo, ele é conectado ao ralo e é fornecida água para encher o tanque.
Como prender um vaso sanitário ao tafetá?
Este método é mais frequentemente usado para instalar compactos em pisos de madeira. O tafetá - forro feito de madeira de alta resistência com espessura de 28 a 32 milímetros - é cortado no tamanho do poste de sustentação do encanamento.
As âncoras são fixadas na peça por baixo ou pregos comuns são cravados em um padrão xadrez de modo que se projetem 2,5-3 centímetros da base.A reentrância previamente feita no piso é preenchida com argamassa de cimento. O tafetá é colocado em cima com as âncoras voltadas para baixo. Como resultado, deve ficar nivelado com a superfície geral do piso.
Após 12-15 horas, quando a solução seca e endurece, o vaso sanitário é aparafusado à base de madeira resultante com parafusos. Juntas de borracha ou silicone são certamente colocadas sob as cabeças para que a estrutura fique mais segura e não perca estabilidade durante a operação.
Segundo os encanadores, uma peça de madeira pode ser facilmente substituída por uma de borracha. É cortado em material de alta densidade (espessura média 5-15 mm). Para evitar que as bordas da borracha fiquem para fora, ela é recortada um pouco menor que o tamanho da base da sola do vaso sanitário.
A galeria de fotos apresentará as etapas do trabalho de instalação de um vaso sanitário em tafetá:
Os erros mais comuns no trabalho
Ao realizar trabalhos de encanamento, é necessário observar a clareza e a sequência das ações. Isso garantirá que o banheiro fique livre de vazamentos, odores desagradáveis e outros aspectos negativos no futuro.
Ao fixar um vaso sanitário compacto ao chão, é muito importante nivelar cuidadosamente a superfície onde o encanamento está colocado.
Ignorar este ponto acontece com bastante frequência e leva à violação da integridade do sistema, ao aparecimento de vazamentos e consequente falha do equipamento.
Outro ponto importante é a estanqueidade de 100% de todas as juntas de topo e a instalação rígida dos fixadores. É especialmente importante prestar atenção à área de conexão corrugações para a saída do banheiro.
No futuro, o líquido de esgoto poderá ser liberado através de uma borda mal processada, o que causará o aparecimento de odores fortes e desagradáveis no banheiro.
Para garantir, você pode aplicar selante não apenas na superfície interna do tubo, mas também fazer uma camada externa adicional, mais fina na parte superior e mais espessa na parte inferior. Nem líquidos nem odores penetrarão através de tal barreira.
Ao fixar o vaso sanitário ao chão com buchas, é preciso agir com cautela e sem pressa.Se você exagerar e apertar demais os acessórios de encanamento, eles poderão rachar durante o uso.
Fixadores muito fracos também não são uma opção, pois o compacto começará a oscilar e a água escorrerá por baixo da base. É aconselhável manter o “meio-termo” aqui e criar uma montagem estável e confiável.
A atenção cuidadosa ao processo e a consideração de todos os pontos acima irão ajudá-lo a fixar o vaso sanitário ao chão com precisão e clareza, evitando a necessidade de refazer tudo ou fazer ajustes na obra no futuro.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo explica em detalhes como fixar de forma rápida, fácil e sem o uso de ferramentas elétricas caras um vaso sanitário em um piso de cerâmica com segurança e firmeza:
O vídeo descreve o método de fixação de um vaso sanitário com selante de silicone e descreve algumas nuances interessantes da instalação de equipamentos de encanamento em um sistema de “piso quente”:
Características de fixação ao chão e instalação de vaso sanitário com conexão inferior - dicas úteis, recomendações e conselhos de um técnico experiente:
Tomar uma decisão a respeito método de consertar o banheiro Somente o proprietário do imóvel onde o equipamento está sendo instalado ou substituído poderá acessar o piso do banheiro. Você terá que escolher com base no acabamento do piso do banheiro, no modelo do próprio vaso sanitário e no design geral do ambiente.
Atenção, precisão, escrupulosidade e as dicas úteis descritas acima irão ajudá-lo a fazer tudo de maneira correta, rápida e não pior do que teria sido feito por profissionais.
Você tem alguma dúvida sobre o tema deste artigo? Ou talvez você tenha experiência em fixar um vaso sanitário no chão e possa dar conselhos práticos a um artesão doméstico novato? Deixe seus comentários, compartilhe sua experiência e tire dúvidas no bloco localizado abaixo do artigo.
Onde você estava antes? Instalei um vaso sanitário com argamassa de cimento há 15 anos. Não havia mais nada então. Um construtor que conheço aconselhou colocar 5 cm de concreto no topo para aumentar a resistência. Foi exatamente isso que eu fiz. Coloquei mais ladrilhos por cima. Estou fazendo reformas agora. Não consigo imaginar como desmontá-lo mais facilmente? Talvez você possa me dizer. Agora, é claro, farei isso usando a tecnologia certa.
Em tal situação, você terá que ser paciente e agir com cautela. Usando uma broca fina, você precisa fazer furos ao redor do perímetro do vaso sanitário em incrementos de cerca de meio centímetro. Isso é feito em algumas linhas. Em seguida, use um cinzel para derrubá-lo com cuidado e retirar o vaso sanitário.
No ano passado, nosso prédio passou por grandes reformas. Eles mudaram muito, até nos banheiros. Tudo isso é bom, mas o profissionalismo das equipes que realizam o trabalho deixa muito a desejar. Eles funcionam à moda antiga, mas estamos no século XXI. O vaso sanitário foi colocado descuidadamente sobre o cimento, que havia endurecido de maneira irregular. Agora, um ano depois, estou pensando em refazê-lo. Vou tirar o cimento e tentar plantar com cola.