Antena de TV DIY: instruções passo a passo para montar modelos populares de antenas de TV
Os verdadeiros artesãos diferem das pessoas comuns porque não correm para a loja quando necessário, mas tentam construir eles próprios o dispositivo necessário. Ao mesmo tempo, eles geralmente produzem dispositivos que não têm características inferiores aos análogos de fábrica.
Acontece que uma antena de TV DIY montada com suas próprias mãos capta perfeitamente o sinal da torre de televisão mais próxima. Além disso, você pode projetar e montar muitos dispositivos funcionais eficazes para uso doméstico. Neste artigo apresentamos uma seleção dos melhores modelos com instruções detalhadas para sua fabricação. Primeiro, vejamos suas vantagens em relação aos adquiridos.
O conteúdo do artigo:
Quais são os benefícios das antenas caseiras?
Mesmo com o advento da tecnologia informática e da Internet, a popularidade da televisão não diminui. Um grande número de programas e canais diferentes satisfazem as necessidades das crianças e dos familiares adultos.
Mas às vezes os fãs de TV se deparam com circunstâncias em que precisam fazer uma antena com rapidez e competência com as próprias mãos.
Aqui estão apenas alguns motivos para se envolver em “atividades amadoras” técnicas:
- o edifício residencial ainda é novo, os fornecedores não tiveram tempo de dominá-lo;
- a casa está localizada longe da cidade e do comércio;
- a televisão a cabo foi desligada para trabalhos profissionais;
- o dispositivo antigo está com defeito, mas não há dinheiro para um novo, etc.
E alguns inventores domésticos estão abandonando os dispositivos adquiridos para novos experimentos. Esse hobby muitas vezes ajuda e também economiza o orçamento familiar.
Os céticos podem objetar e dizer que uma antena de televisão caseira não pode ser comparada em qualidade a dispositivos de marca.
Porém, a prática tem mostrado que com uma posição favorável do edifício e cálculos realizados corretamente, o sinal é captado perfeitamente e o produto caseiro cumpre perfeitamente sua tarefa.
Modelos para fazer em casa
Deve ser entendido que a transmissão do sinal digital é limitada pela distância e pela visibilidade. Acredita-se que o transmissor possa fornecer um bom sinal a uma distância de 60 km, embora na prática tenha havido casos em que 90 km não serviram de obstáculo, principalmente quando se utiliza amplificador.
Nessas condições, mesmo um sinal fraco será suficiente para que a imagem e o som satisfaçam as necessidades dos consumidores.
No entanto, os seguintes requisitos se aplicam às antenas:
- localização – ao longo do eixo da onda eletromagnética recebida;
- todo o trabalho é realizado com cuidado, de acordo com os cálculos;
- não se esqueça da orientação de polarização;
- Se existir interferência de cofrequência, será necessária proteção adicional.
Para que a recepção do sinal seja de alta qualidade, ela deve estar 1,5 dB acima do ruído de fundo que acompanha a interferência.Se ocorrerem danos no cabo ou distorção de fase, mesmo um sinal forte desaparecerá.
Modelo #1 – um dispositivo simples feito de latas de cerveja
Esta é a modificação mais simples de uma antena doméstica que não requer conhecimentos ou cálculos especiais. Claro que o aparelho não pode ser chamado de poderoso, mas em condições favoráveis é capaz de capturar diversos canais.
Para fazer isso, você precisará de duas latas de cerveja, um pedaço de cabo de televisão com conector de um metro de comprimento, uma faca de construção ou de papelaria para cortar o cabo, fita isolante e um pequeno bloco de madeira.
Para aprender a fazer uma antena de TV simples em casa, basta seguir as instruções da foto abaixo. O aparelho é muito popular, por isso o manual é detalhado e acessível a todos.
Instruções passo a passo para fazer um dispositivo “lata”:
A antena está totalmente pronta, só falta conectá-la à TV.
Para quem está fazendo isso pela primeira vez, apresentamos outro pequeno guia fotográfico:
Esta é uma versão primitiva da antena, não se deve esperar uma imagem excelente ou um grande número de canais capturados.
Mas com uma localização favorável da casa em relação à fonte de transmissão, você poderá encontrar de 5 a 8 canais diferentes que serão exibidos em condições satisfatórias.
Para melhorar a qualidade da transmissão do sinal, você pode tentar mudar a posição da antena ou aumentar um pouco o comprimento do fio para movê-lo até a varanda.
Modelo #2 – antena biquad para transmissão digital
A antena biquad, tão apreciada pelos artesãos autodidatas, foi inventada no século passado pelo engenheiro Kharchenko, por cujo nome ainda é chamada.
Para aumentar a diretividade, o quadrado duplo é equipado com grade ou tela, mas se as ondas tiverem boa condutividade não é necessário. Oferecemos duas opções semelhantes que diferem nas nuances de material e fabricação.
Opção nº 1 – feito de fio de cobre
Uma pequena antena fácil de fazer feita de fio de cobre e cabo coaxial é adequada para receber um sinal analógico ou digital. O design do dispositivo é simples: um biquadrado com corpo central feito de caixa de junção. Pode ser instalado em apartamento ou ao ar livre.
O custo da antena é baixo, pois quase todos os materiais podem ser encontrados em casa ou adquiridos com baixo custo em uma loja que vende componentes para televisores e outros equipamentos.
Hoje em dia a televisão digital está muito difundida, por isso a antena foi projetada especificamente para ela. Você não deve definir as dimensões aleatoriamente, é melhor fazer cálculos. Primeiro você precisa descobrir a faixa de recepção dos canais digitais, as informações necessárias podem ser obtidas em livros de referência postados na Internet.
Para digital, a frequência média é de 690 MHz. Se ainda estiver usando canais analógicos, você precisará de 470 MHz (para ondas UHF).
Em seguida, você precisa calcular as dimensões - e aqui a maneira mais fácil é usar uma calculadora online, projetada para calcular antenas desse tipo. Você insere a frequência na janela superior e outros parâmetros são calculados automaticamente.
Para um biquad com frequência de 690 MHz, um lado do quadrado (L1) tem aproximadamente 105 mm e o comprimento de todo o dispositivo (L2) é de 295 mm. Estas são as principais dimensões que você precisa conhecer.
Instruções passo a passo para fazer uma antena de TV caseira com fio de cobre:
Depois de instalar a antena, é necessário colocar um plugue na outra extremidade do cabo, caso não esteja, e depois conectá-lo no conector correspondente da TV.
Para verificar a qualidade do sinal, ative a busca automática. Muito provavelmente, a qualidade da recepção será boa.
Opção nº 2 – feito de fio de alumínio
O segundo modelo se assemelha ao primeiro em design e método de fabricação, mas também possui características distintas.
Levará muito pouco tempo para montar a estrutura e conectá-la.
Se todos os materiais estiverem preparados e as ferramentas à mão, basta uma noite livre.
Para melhor captar o sinal, a antena acabada deve ser levada para a varanda ou colocada em uma janela.
Se a torre de TV mais próxima estiver localizada na lateral, para melhorar a direção, você pode prender o biquadrat a um bastão e colocá-lo para frente. A qualidade da recepção das ondas não é tão afetada negativamente pela distância quanto pela presença de vários obstáculos - por exemplo, edifícios residenciais altos.
Modelo #3 – dispositivo espiral para TV
Esta é uma versão country sem amplificador, montada a partir de sucata: restos de um cabo de alimentação e uma pá velha para limpar a neve. O cabo é usado para fazer uma espiral, e um fragmento de pá é usado para fazer uma boa tela reflexiva.
Uma antena decimétrica capta transmissão digital se o alcance de recepção for satisfatório. Para calcular o passo entre voltas, é necessário esclarecer a frequência de transmissão “digital” da região e converter o valor resultante em metros.
Cálculos para este modelo:
- frequência – 522 MHz
- comprimento de onda (λ) – 0,57 m
- ⌀ de cada volta – 0,177 m
- passo entre duas curvas adjacentes – 0,137 m
- distância do cabo à tela – 0,074 m
- largura da tela reflexiva – 0,35 m
Antes de iniciar o trabalho, recomenda-se registrar todas as medidas em um diagrama, que servirá de guia.
Para funcionar, você precisará da parte plana de uma pá para neve, que é feita de aço inoxidável. Se não houver itens semelhantes na fazenda, basta uma chapa de aço.Não é necessário cortar um círculo, a peça de trabalho pode ter a forma de um quadrado ou retângulo.
Para a espiral é necessário um fio elétrico comum com diâmetro de 0,2 cm, ou melhor, um de seus núcleos de cobre em isolamento polimérico. Na prática, é melhor usar um fio cuja seção transversal seja 5 vezes maior - isso proporcionará um alcance de recepção mais amplo. Você também precisa de um segundo cabo com conector - coaxial, com resistência de 75 Ohms.
Procedimento:
- Construa uma base para enrolar o cabo com uma folha de compensado e ripas de madeira. Idealmente, deveria haver um cilindro dielétrico.
- Endireite a chapa de aço e fixe-a perpendicularmente à base com um parafuso fixo.
- Enrole o cabo em voltas de acordo com os cálculos.
- Torça o cabo coaxial.
Para testar, o produto deve ser deslocado para a parte superior da casa e instalado no sótão ou sótão – onde a antena ficará protegida da chuva. Mas isso desde que o telhado seja coberto com um material através do qual as ondas penetrem livremente - por exemplo, telhas macias.
Além deste modelo para sua dacha, você pode construir outras opções de antenas, não menos simples e eficazes, a partir de sucata. Em outro artigo do nosso site, disponibilizamos uma seleção dos melhores modelos country com instruções detalhadas para sua produção.
Várias recomendações para o uso e funcionamento de uma espiral caseira:
A antena espiral apresentou bons resultados a uma distância de 90 km do transmissor de ondas UHF mais próximo - dois canais de TV funcionaram com qualidade satisfatória.
Não é necessário usar amplificador.É usado se o comprimento do cabo coaxial descendente exceder 3 m ou se mais 1-2 TVs estiverem conectadas a essa antena.
Se todos os modelos caseiros considerados lhe parecem complicados ou você não quer se preocupar e perder tempo montando-os, você sempre pode comprar em uma loja uma antena pronta, por exemplo, uma de satélite. Neste caso, será útil para você instruções de instalação pratos e auto configurações do sintonizador.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Antena expressa de televisão a cabo:
Biquadrat Kharchenko com refletor:
Cálculos e fabricação de uma antena em treliça:
Aqui estão apenas quatro guias sobre como fazer rapidamente uma antena doméstica para TV; na verdade, existem muitos mais. Existem também opções mais sérias, com cálculos precisos por meio de fórmulas e amplificadores adicionais. Você pode escolher o dispositivo mais simples para começar e verificar se ele realmente funciona.
Você está usando uma antena de TV caseira? Qual modelo você preferiu e quanto tempo levou para construí-lo? Conte-nos na seção de comentários sobre sua experiência na fabricação do aparelho, mostre fotos do produto acabado e anexe-as abaixo. Se desejar, compartilhe dicas úteis de montagem com iniciantes - sua experiência bem-sucedida inspirará a criatividade de outros artesãos domésticos.
Você pode fazer uma opção mais simples. Pegue um fio de cobre e um prego ou parafuso auto-roscante. Aparafuse este último no teto e prenda uma extremidade do fio nele e conecte a outra à TV. Recebo dois canais centrais sem problemas. Eu uso essa antena na garagem. Mas para recepção de TV digital comprei em uma loja com amplificador.Temos uma torre a 40 quilômetros de distância, mas o sinal é fraco, até os moradores da cidade reclamam, sem falar nas aldeias localizadas fora da cidade. Além disso, os preços dessas antenas são bastante acessíveis, são baratos. Se você também tiver problemas com o sinal, é melhor não iniciar experimentos e perder tempo com eles, tenho certeza.
Quero fazer uma antena caseira simples para minha dacha. De preferência a partir de materiais acessíveis e fáceis de obter. Das propostas no material, gostei mais da antena helicoidal. É bom que você nem precise soldar. Embora também não seja difícil fazer com fio de cobre/alumínio, aparentemente. Não preciso de muito para os canais principais pegarem normalmente, e isso é o suficiente.
O mais interessante é diferente. Não é fato que uma antena comprada em uma loja capte alguma coisa. Tenho em casa uma antena interna de uma loja por 500 rublos, que não pegou nada, nem uma digital, só analógica, e isso é ruim, embora não seja muito longe da torre. E em contrapartida, com base no vídeo, fiz minha própria antena a partir de um cabo de televisão. O trabalho durou 10 minutos e no final peguei 10 canais digitais e 3 rádios (aproximadamente 50-55% de recepção estável). Como resultado, a antena livre mostra melhor...
Quero tentar montar um biquadrato com refletor. Acho que essa opção também deveria funcionar bem no país.
Por que a antena nº 2 falha e causa curto-circuito no amplificador?