Normas para distâncias de montagem de dutos de ar: cálculo de dados geométricos da rota de ventilação
Um edifício residencial deve manter todas as condições para a vida humana normal. Esta é uma verdade inegável, não é? Para garantir uma estadia confortável em qualquer sala, são instaladas comunicações de engenharia complexas.
Você não pode viver sem um sistema de ventilação. Ao criá-lo, é necessário atender às normas de distâncias de fixação de dutos de ar desenvolvidas e aprovadas por órgãos governamentais. Este requisito é relevante não apenas para pessoas jurídicas, mas também para incorporadores privados.
Falaremos sobre como planejar e estabelecer rotas de dutos de ar corretamente. Mostraremos a melhor maneira de protegê-los. Com o artigo que apresentamos você aprenderá a que distância de outras comunicações podem ser instalados dutos de ventilação.
O conteúdo do artigo:
Sistema de ventilação em uma casa particular
O projeto e instalação de sistema de ventilação em edifício residencial de um único apartamento é realizado levando em consideração os requisitos de características operacionais prescritos no SNiP 31-02-2001 e SP 55.13330.2016.
A ventilação em uma residência particular pode ser com estimulação natural ou mecânica das trocas de ar, com retirada e influxo de massas de ar pelos dutos de ar. O principal é manter o ar limpo nas instalações.
O ar de exaustão com odor desagradável ou contendo substâncias nocivas, como produtos da combustão de combustível, é descarregado diretamente para o exterior. Ou seja, eles não devem penetrar de forma alguma em outras salas.
Certifique-se de garantir a remoção e o fluxo de ar na cozinha, no banheiro e na sala da caldeira. É regulado o desempenho mínimo do sistema de ventilação com troca de ar total ou parcial em um determinado período de tempo.
Ao organizar um sistema de ventilação que atenda aos requisitos estabelecidos e seja capaz de proporcionar um microclima confortável, é importante determinar corretamente a configuração dos dutos de ar, cuidar da vedação das aberturas de ventilação, locais onde os tubos passam pelas paredes e tetos, a fim de evitar o ocorrência de pontes frias e evitar a entrada de roedores e insetos na casa.
Regras de instalação de dutos de ar
Os dutos de ar são tubos de metal ou plástico que removem e fornecem ar aos ambientes. Eles podem ter seções transversais redondas e retangulares.
Funciona em instalação de um sistema de ventilação incluem uma das etapas mais críticas - a fixação de dutos de ar às estruturas estruturais dos edifícios. A fixação pode ser realizada por meio de diversos elementos de fixação - grampos, consoles, perfis, suportes, grampos, fita perfurada. A escolha do tipo de fixação depende do tamanho do canal de ar e do formato de sua seção transversal.
O sistema de duto de ar acabado deve ser confiável e resistente a cargas externas e internas, bem como de fácil manutenção.
É importante que cumpra os requisitos de segurança, que o equipamento não represente uma ameaça para os seres humanos e não afecte a segurança da própria casa, que o ruído e a vibração criados pelos fluxos de ar não excedam o nível máximo permitido, e que o o peso dos dutos de ar não é transferido para os ventiladores.
Métodos de montagem de dutos de ar
O duto pode ser fixado diretamente no teto, na parede ou em elementos de suporte fixados a eles, por exemplo, em uma viga em T ou em I. Essas vigas são amplamente utilizadas na construção.
A orientação da conduta de ar é predominantemente vertical ou horizontal, em alguns casos, se houver necessidade técnica, as condutas de ar são instaladas ligeiramente inclinadas.
Os principais fixadores utilizados são:
- colchetes;
- atravessa;
- braçadeiras;
- fita perfurada.
Suportes e pinos em forma de L ou Z são usados para proteger dutos retangulares. Os suportes são fixados ao corpo do duto de ar por meio de parafusos auto-roscantes que formam furos no metal.
Os pinos são hastes galvanizadas roscadas. Para fixar a viga ao teto, use uma âncora de metal com espaçador.
Faça um furo prévio e martele a âncora com um cinzel. O processo é semelhante à instalação de um pino de plástico na parede. Quando o pino é aparafusado na âncora, sua parte espaçadora se abre como as pétalas de uma flor, formando uma estrutura que fica bem presa ao teto.
Em vez de âncoras, você pode usar outros fixadores, mas eles não fornecerão a mesma confiabilidade.Sob cargas pesadas, a conexão entre a viga e o teto enfraquecerá. Como resultado, o duto pode se mover e ficar deformado.
Se o duto for enorme, é melhor escolher um suporte reforçado em forma de Z. Graças ao canto adicional que apoiará o duto de ar, a estrutura adquirirá a rigidez necessária e menos carga será colocada na viga. Para evitar que o ruído oscile o duto de ar, os fixadores são complementados com vedações de borracha.
Se um dos lados de um duto retangular ultrapassar 60 cm, não são utilizados suportes, mas travessas, também completas com pinos. A travessia é uma viga horizontal que pode ser suspensa ou apoiada em um suporte vertical.
Ao usar uma travessa, nenhum parafuso auto-roscante é necessário e o duto de ar mantém sua integridade. Colocado sobre um suporte, não se move lateralmente graças aos pinos que o mantêm numa posição estável. Para garantir que o duto de ar se encaixe perfeitamente na travessa, é instalada uma vedação de borracha que amortece o ruído e a vibração.
Os dutos de ar de seção transversal redonda são fixados à superfície de suporte por meio de pinos e grampos de diâmetro apropriado. Neste caso, a braçadeira deve cobrir firmemente o duto de ar.
Também pode ser usado sobre isolamento térmico. Os fixadores estão disponíveis em uma ampla variedade de tamanhos para atender aos tamanhos de dutos padrão. Devido à facilidade de uso, o tempo de instalação é economizado.
Não é necessário montar o duto diretamente no teto. Você pode fazer isso de forma diferente. Se houver uma viga de metal (viga em T, viga em I, canto) na área por onde passa a ventilação principal, coloque uma braçadeira nela e prenda um pino na braçadeira.
Em residências particulares, são frequentemente usados dutos de ar redondos de pequeno diâmetro. Se o diâmetro não ultrapassar 20 cm, fita de papel perfurada pode ser usada como fixador. O material de fabricação é aço galvanizado, que atende aos requisitos especificados no GOST 14918-80. A espessura da fita varia de 0,5 mm a 1,0 mm. Existem furos de montagem para fixação de dutos de ar por meio de parafusos auto-roscantes.
Um laço é formado a partir da fita e colocado no tubo como uma braçadeira. Outra forma é fixar a fita perfurada no parafuso de montagem na junção dos tubos. Também pode ser usado em conjunto com pinças.
As vantagens deste método: a fita de papel perfurada é mais barata que o hardware e a instalação é mais fácil com sua ajuda. Mas também existem desvantagens significativas. Como a fita de papel perfurada não é capaz de fornecer a rigidez necessária, as vibrações e os movimentos laterais aumentam.
Surgem dificuldades no alinhamento da fita de papel perfurada em altura, por isso o duto de ar começa a fazer barulho durante o funcionamento e aumenta o risco de despressurização da linha.
Distância entre fixações
SP 60.13330 e SP 73.13330.2012 indicam como calcular a fixação de dutos de ar quadrados e redondos. As recomendações dos fabricantes dos equipamentos especificadas nas instruções também são levadas em consideração. Para obter o resultado correto, é necessário saber o comprimento dos dutos de ar e a distância permitida entre os fixadores.
As fixações para dutos de ar horizontais de metal não isolados e sem wafer são instaladas a uma distância não superior a 4 metros um do outro. Este requisito aplica-se igualmente a suportes, ganchos e braçadeiras.
A regra se aplica a dutos de ar retangulares e redondos cujo diâmetro ou lado maior não exceda 40 cm. Para dutos de ar com seção retangular ou diâmetro superior a 40 cm, a distância entre os fixadores é reduzida para 3 metros.
Dutos de ar metálicos horizontais não isolados em uma conexão de flange com diâmetro ou lado maior de até 2 metros são montados com passo não superior a 6 metros entre os fixadores. A fixação em flanges não é permitida. A distância máxima entre fixações de dutos de ar metálicos verticais é de 4,5 metros.
Para conectar as seções principais dos dutos de ar, eles podem ser usados como elementos moldados. dutos de ar flexíveisfeito de filme de polímero. Em alguns casos, servem como elementos principais para a construção de uma linha de ventilação.
Anéis feitos de fio de aço são usados para proteger dutos de ar flexíveis de polímero.O diâmetro do fio deve estar entre 3-4 mm e o diâmetro do próprio anel deve ser 10% maior que o diâmetro do duto de ar. O passo entre os anéis não ultrapassa 2 metros.
Com este tipo de instalação, um cabo de suporte é puxado ao longo do duto de ar, ao qual são fixados os anéis. O próprio cabo é preso às estruturas do edifício em incrementos de 20 a 30 metros. O duto de ar flexível deve ser tensionado para que não haja flacidez entre os anéis, reduzindo a pressão no sistema.
Distância para outras estruturas
As normas determinam não apenas a distância entre os fixadores, mas também a distância dos dutos de ar às estruturas circundantes do edifício. Os dutos de ar redondos são colocados a uma distância de pelo menos 10 cm do teto e pelo menos 5 cm do teto.
Deve haver uma distância de pelo menos 25 cm entre o duto de ar redondo e os elementos dos sistemas de abastecimento de água e gás. Os dutos de ar também estão localizados a uma distância de 25 cm entre si.
A distância entre dutos retangulares e estruturas de edifícios depende da largura do duto.
Na lista abaixo, o primeiro valor é a largura do duto, o segundo é a distância até o teto:
- até 40 cm – a partir de 10 cm;
- 40-80 cm – a partir de 20 cm;
- 80-150 cm – de 40 cm.
Independentemente do formato da seção transversal, os dutos de ar devem estar localizados a uma distância de pelo menos 30 cm dos fios elétricos.
As ligações entre as condutas de ar devem estar localizadas a uma distância de pelo menos 1 metro do ponto de passagem pela parede ou teto.
A fixação é feita de forma que o eixo da conduta de ar fique paralelo ao plano da parede ou do teto.Para remover o condensado, o duto de ar pode ser posicionado com uma inclinação de 0,015 na direção do coletor de condensado.
Os fixadores desempenham uma função importante - mantendo os dutos de ar na posição projetada. A vida útil do sistema de ventilação depende muito deles. Portanto, devem possuir elevada resistência mecânica para proporcionar a rigidez estrutural necessária.
Fabricados em aço galvanizado ou inoxidável, não estão sujeitos à corrosão, são resistentes a ambientes agressivos, mudanças de temperatura e permitem instalar rapidamente um sistema de ventilação sem furar ou soldar.
Quantos fixadores são necessários?
O tipo de fixadores e sua quantidade são determinados na fase de projeto, levando em consideração o peso, dimensões, localização diferentes tipos de dutos de ar, materiais de fabricação, tipo de sistema de ventilação, etc. Se você planeja resolver esses problemas sozinho, precisará fazer os cálculos e usar dados de referência.
As taxas de consumo de fixações são calculadas com base na área superficial dos dutos de ar. Antes de começar a calcular a área da superfície, você precisa determinar o comprimento do duto. É medido entre dois pontos onde as linhas centrais das rodovias se cruzam.
Se a conduta tiver secção redonda, o seu diâmetro é multiplicado pelo comprimento obtido anteriormente. A área superficial de um duto retangular é igual ao produto de sua altura, largura e comprimento.
Além disso, você pode usar dados de referência, por exemplo, indicadores padrão de consumo de materiais (NPRM, coleção 20) aprovados pelo Ministério da Construção da Federação Russa. Hoje este documento está com status inativo, mas a maior parte dos dados nele contidos permanecem relevantes e são utilizados pelas construtoras.
O consumo de fixações no diretório é indicado em kg por 100 m². M. área de superfície. Por exemplo, para dutos de ar com costura redonda da classe H, feitos de chapa de aço, com 0,5 mm de espessura e diâmetro de até 20 cm, serão necessários 60,6 kg de fixadores por 100 m². m.
No instalação de dutos de ar seções retas de dutos de ar juntamente com curvas, tês e outros elementos moldados são montados em blocos de até 30 metros de comprimento. A seguir, as fixações são instaladas de acordo com as normas. Os blocos de dutos de ar preparados são instalados nos locais designados para eles.
Irá familiarizá-lo com os requisitos regulamentares para organizar a ventilação em uma residência particular próximo artigo, que vale a pena ler para todos os proprietários de propriedades rurais.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Fixação de dutos de ar em placas de teto:
Fazendo braçadeiras para dutos de ar redondos com suas próprias mãos:
Qual é a aparência da linha de ventilação montada:
A instalação de um sistema de ventilação em uma casa particular não requer o uso de guindastes e outros equipamentos especiais, mas no desenvolvimento do projeto é necessário levar em consideração o layout específico da casa e a localização das estruturas do edifício ao longo do caminho do ventilação principal.
Aproximadamente, “a olho nu” é impossível determinar o comprimento das ligações do duto de ar e a distância entre os fixadores. Para isso, é necessário conhecer as normas e, a partir delas, realizar cálculos com base em condições específicas. Como resultado de um trabalho bem executado, sua casa estará equipada com um sistema de ventilação eficaz e durável para uma vida confortável.
Gostaria de nos contar como montou o sistema de ventilação da sua casa/apartamento/escritório? Você tem informações úteis sobre o tema do artigo que vale a pena compartilhar com os visitantes do site? Por favor, escreva comentários no formulário abaixo, poste fotos e faça perguntas.