Instalação de antena parabólica faça você mesmo: instruções detalhadas para instalar e configurar uma antena parabólica
Nos últimos anos, as antenas parabólicas perderam um pouco a sua importância para a sociedade. O motivo é o surgimento de decodificadores de TV digital à venda.No entanto, este equipamento continua a ser procurado, principalmente se a população vive fora da zona urbana.
Comprar equipamento não é um problema, mas instalar uma antena parabólica pode se tornar uma tarefa séria se você mesmo fizer a instalação. No entanto, a tarefa pode ser bastante simplificada se você tiver conhecimentos básicos. Falaremos sobre como é feita a instalação usando o exemplo do popular sistema Tricolor.
O conteúdo do artigo:
Conceitos básicos de um mestre em potencial
Mesmo que se trate de uma antena de televisão tradicional, e nesses casos, a instalação requer pelo menos conhecimentos e habilidades mínimas. O equipamento de satélite é muito mais complexo em comparação com a recepção de TV convencional.
Se para os equipamentos convencionais existem dois conceitos principais - cabo e plugue, um sistema onde é realizada a recepção via satélite possui uma série de conceitos técnicos:
- Televisão por satélite.
- Antena satélite.
- Conversor.
- Suporte de alimentação múltipla.
- Suporte.
- Receptor.
Vamos dar uma olhada em cada um dos componentes do equipamento de satélite.
TV via satélite — a fonte do sinal que a antena precisa receber. Assim, para receber um sinal constante, é necessário apontar constantemente a antena para o satélite.
Existem diferentes satélites e diferentes designs de antenas, mas o princípio de sintonia é quase o mesmo para todos.
Para esta tecnologia de recepção de televisão é utilizada uma antena parabólica, que é um disco “prato” de diferentes diâmetros, equipado com um dispositivo de conversão - conversor.
Trata-se de um módulo de pequenas dimensões geométricas, geralmente de formato cilíndrico, fixado diretamente na parte “frontal” da antena parabólica.
A antena de disco tem um design especial que permite não só receber um sinal de televisão, mas também concentrá-lo e direcioná-lo para um ponto - nomeadamente para o conversor. É, na verdade, um amplificador de sinal primário, a partir do qual o sinal é enviado via cabo até o receptor.
Um suporte de haste especial é usado para fixar o módulo. Um dispositivo chamado "suporte multialimentado" - este é o mesmo suporte de haste, apenas ligeiramente modificado. Permite colocar vários conversores para trabalhar com diferentes satélites.
O suporte é, na verdade, uma estrutura mecânica que é montada a partir de componentes e fixada no local pretendido de instalação da antena parabólica. Via de regra, esse local é a parede do edifício, menos frequentemente o sistema de treliça do telhado.
O módulo eletrônico para processamento do sinal de televisão recebido, com posterior exibição de informações na tela do receptor de televisão, é denominado receptor.
Existem vários designs de receptores dependendo do fabricante. Porém, um fabricante específico, via de regra, completa o equipamento levando em consideração a adequação da antena e do dispositivo.
Portanto, é bastante problemático coordenar qualquer receptor (receptor) com qualquer antena “não nativa”. Este ponto deve ser levado em consideração antes de instalar e instalar em sua casa com as próprias mãos. montando uma antena parabólica sob uma TV moderna.
Escolhendo um local adequado para o equipamento
Em primeiro lugar, você deve escolher o local ideal para a antena parabólica. O que deve ser entendido pelo termo “ótimo”? Claro, uma área totalmente livre na direção do satélite transmissor.
Ou seja, em uma determinada direção a presença de quaisquer objetos como:
- edifícios;
- árvores;
- cartazes publicitários, etc.
Recomenda-se também garantir que os restantes equipamentos (receptor, TV) sejam colocados o mais próximo possível do ponto de instalação da antena parabólica. Estes não são requisitos críticos, mas o cumprimento destes requisitos ajudará a simplificar a configuração do equipamento.
Tradicionalmente, as “placas” são colocadas na parede de um edifício junto à abertura de uma janela, ou a instalação é feita na lateral da parede que faz parte da estrutura da varanda (loggia).
As instruções proíbem a instalação diretamente no interior da área da varanda, principalmente envidraçada. O equipamento também deve ser instalado em locais onde não haja possibilidade de precipitação em forma de neve e gelo do telhado.
Instruções passo a passo para instalar a placa
Você deve primeiro montar a estrutura da antena parabólica conforme descrito nas instruções anexas. Via de regra as antenas são fornecidas desmontadas. Portanto, a estrutura deverá ser montada utilizando os acessórios fornecidos.
A seguir, consideraremos a instalação passo a passo de uma antena parabólica.
Passo #1 - fixando o suporte do suporte da antena
Mais uma vez, tendo em conta trabalhar com um produto de marca, onde todos os elementos e componentes de instalação são concebidos para a carga adequada, estão a ser realizados trabalhos de instalação de chumbadores na parede do edifício.
Este trabalho é feito de forma padronizada, utilizando uma ferramenta para trabalhar concreto. Após a introdução das âncoras, uma haste de suporte é fixada às âncoras instaladas e um suporte metálico é fixado à haste.
Passo #2 - instalação do conversor de antena
A instalação do amplificador de pré-sinal - conversor é realizada estritamente de acordo com as instruções, onde estão anotados todos os detalhes da colocação deste componente.
Passo #3 – conectando o cabo ao conversor
No estágio atual, o cabo, que normalmente também acompanha o kit, é conectado ao módulo conversor. A conexão é feita através do conector especial “F” incluído na embalagem de entrega.
A área de conexão deve ser cuidadosamente vedada, por exemplo, com selante de silicone. O cabo do ponto de comutação é puxado com cuidado e sem esforço desnecessário ao longo do corpo da haste porta-conversor. É fixado em intervalos regulares com laços de plástico ou outros meios.
Passo #4 - protegendo a antena parabólica
A “placa” preparada é instalada no suporte, enquanto os parafusos de ajuste não são totalmente apertados - eles ficam soltos.
Esta abordagem é necessária pela simples razão de que posteriormente (após a instalação) seguirá o procedimento de ajuste fino do satélite. Conseqüentemente, a “placa” deverá ser movida tanto vertical quanto horizontalmente.
Separadamente, vale a pena fornecer instruções sobre como instalar o conector F em um cabo coaxial. Esta operação possui características próprias. A área final do cabo (aproximadamente 15 mm de comprimento) deve ser liberada da primeira camada isolante.
Porém o isolamento deve ser removido levando em consideração a manutenção da integridade da trança da tela presente sob a camada de isolamento. Em seguida, a segunda camada de isolamento é removida com um comprimento de cerca de 10 mm. Isso libera o núcleo central de cobre. Em seguida, aparafuse o conector na chave final desencapada até parar, passando o condutor de cobre no orifício correspondente.
Como configurar a antena instalada?
Normalmente, as instruções de instalação da “prato” contêm uma tabela que indica informações sobre azimute e ângulo - parâmetros de configuração na direção. Os parâmetros são indicados, via de regra, para áreas onde estão localizadas grandes áreas povoadas.
Você deve selecionar o território próximo na lista e definir os parâmetros de ângulo e azimute para ajuste. A seguir, configure o espelho da antena utilizando estes parâmetros, movendo a “parabólica” nos planos vertical e horizontal.
Esta será uma configuração "áspera". Depois disso, o cabo da antena é conectado ao receptor e o receptor, respectivamente (também por meio de um cabo de conexão), ao receptor de televisão.A seguir, resta apenas ajustar os parâmetros de ângulo e azimute, obtendo a mais alta qualidade de imagem na tela da TV.
Qualquer receptor por padrão possui um serviço de monitoramento do nível do sinal recebido. Utilizando esta funcionalidade, você pode configurar o equipamento com alta precisão. No entanto, as condições meteorológicas podem fazer ajustes nas configurações. Portanto, recomenda-se realizar atividades de ajuste em condições de céu claro e sem nuvens.
Tendo conseguido a aparência de um sinal de controle estável e suficientemente forte na tela da TV, as porcas que prendem o espelho ao suporte são aparafusadas até parar. O equipamento aqui é considerado instalado e configurado.
Em seguida, passam para a visualização regular do usuário por meio de cartões de acesso ou por meio de canais gratuitos disponíveis. Como sintonizar o sintonizador, selecione canais e abra o acesso - tudo isso está no manual do usuário.
Se uma parabólica for instalada em uma casa de campo para assistir regularmente a programas de TV, na maioria das vezes o sinal recebido pela antena precisa ser melhorado devido à distância significativa do repetidor. Vai ajudar nesta situação amplificador de antena, as regras de escolha serão introduzidas em nosso artigo recomendado.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Abaixo está um vídeo onde um mestre doméstico explica por experiência própria todos os meandros da instalação da “placa”.
Assim, todo o processo é filmado em uma câmera de vídeo, para que o leitor seja claramente mostrado como instalar uma antena parabólica com as próprias mãos:
Apesar das dificuldades visíveis e invisíveis que surgem durante a instalação de uma antena parabólica, é perfeitamente possível realizar esse trabalho com as próprias mãos. O ponto principal é a recolha escrupulosa, o tratamento da informação relevante e, claro, o estudo cuidadoso das instruções que a acompanham.
Gostaria de falar sobre como instalou e configurou uma antena parabólica com suas próprias mãos? Você tem informações sobre o tema do artigo que vale a pena compartilhar com os visitantes do site? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, faça perguntas, poste fotos.
Meus pais moram no campo. Como a antena estacionária capta de 4 a 5 canais, decidimos comprar uma antena de satélite. Ainda assim, quero estar ciente de todos os eventos importantes. A instalação foi realizada de forma independente; o kit incluía instruções detalhadas de configuração. Só não se esqueça que esse tipo de trabalho envolve altura e eletricidade, e isso representa um certo perigo para a vida. Se você tiver alguma dúvida, é melhor ligar para os instaladores da empresa onde adquiriu o equipamento.
Coloquei esse “prato” na dacha. Passei a maior parte do tempo com o amplificador de sinal (conversor). Afinal, você não só precisa consertar o conversor ali, mas também configurá-lo. Para que serve a placa? Ele reflete o sinal captado do espaço para o conversor, que o transmite via cabo para a casa, para a TV. Se o conversor não estiver localizado idealmente no centro do feixe de onda refletido, o sinal de TV será pior e mais fraco. Então você precisa movê-lo para frente e para trás, pegando o mesmo local central. Existe um orifício longitudinal no tubo saliente.Afrouxe o parafuso e a porca que prendem o conversor e mova seu suporte ao longo deste orifício, ajustando assim a localização do conversor em relação à própria placa. Nós nos concentramos na intensidade do sinal no receptor. Mostrou o sinal máximo, o que significa que é isso, pare, encontramos a localização ideal. Apertamos o parafuso e a porca até o fim e expiramos)) Talvez alguém ache útil o que escrevi.
É tudo uma questão de azimute - este é o ângulo em que o próprio espelho da antena recebe o sinal dos satélites. E do espelho da antena o sinal é refletido para o conversor. Para selecionar rapidamente o azimute dos satélites desejados, recomendo usar o aplicativo para smartphone Satellite Antenna Alignment. Com sua ajuda, você pode configurar rapidamente a antena para receber sinais de satélites.
Isso é fácil de fazer: liga o GPS, o aplicativo inicia a câmera e mostra a direção (azimute) em que haverá a melhor recepção dos satélites. Espero que esta informação ajude não só você, mas também outras pessoas que enfrentam o problema de montar uma antena parabólica.
Instalei antenas parabólicas para mim e meus amigos. Por experiência própria sei que o momento mais difícil é orientá-lo corretamente para o satélite desejado. Os sintonizadores profissionais usam dispositivos como o SatFinder, que determina o nível do sinal de televisão recebido. Se você mesmo configurar, então o melhor é usar algum tipo de TV portátil com tela pequena na diagonal, que pode ser instalada diretamente ao lado da “parabólica” e depois “capturar” o satélite desejado (conforme mostrado no vídeo) .O mais importante é que primeiro você precisa definir corretamente o azimute e o ângulo de elevação do satélite desejado, e então as coisas funcionarão por si mesmas.
Assisti a vários vídeos antes de instalá-lo em casa. Tudo que você precisa é de um assistente. A montagem não foi nada difícil, mas para definir o ângulo, lutamos por provavelmente 30 minutos até captarmos um sinal estável. Há literalmente alguns mm de lado e não é mais o mesmo.
É mais fácil instalar em sua casa. No começo eu tinha em um apartamento na cidade, onde tive que instalar no lado oposto da casa usando uma torre e chamar um ajustador profissional.