Caldeira a gás para saunas e banhos: tipos de equipamentos para organização de aquecimento a gás
Concordo, o balneário é um lugar sagrado para o povo russo, que é tratado com especial reverência.No entanto, coletar lenha pode ser um prazer muito trabalhoso e caro. Por isso, muitos consideram a caldeira a gás para sauna a melhor opção - uma unidade eficiente que aquece rapidamente até a temperatura desejada.
Contaremos a você as vantagens de uma caldeira a gás, bem como as características de organizar uma sala de caldeira a gás em um balneário. Diremos a você no que você deve prestar atenção ao comprá-lo. Como bônus, revelaremos o segredo para obter uma licença de gaseificação.
O conteúdo do artigo:
Vantagens e desvantagens de uma caldeira a gás
A maioria das pessoas que vivem em áreas gaseificadas escolhem uma caldeira a gás para aquecer os seus banhos ou saunas. Esta decisão é economicamente justificada.
Vantagens de usar equipamentos a gás:
- pequena taxa de aquecimento;
- não há necessidade de estocar combustível;
- não há necessidade de local para armazenar combustível;
- desaparece a necessidade de limpeza de cinzas e carvões;
- não há gases processados na sala;
- pequenas dimensões e peso com potência máxima;
- tempo mínimo de ignição;
- segurança e facilidade de operação.
Uma moderna caldeira a gás para preparar o seu banho ou sauna preferido resolve vários problemas ao mesmo tempo:
- permite que você se livre do monóxido de carbono e do odor desagradável de incrustações;
- aquece suavemente o ar e mantém a temperatura;
- Não ocupa muito espaço.
Se você confiar a instalação do equipamento a especialistas e não interferir no funcionamento da unidade de controle e dos queimadores, o risco de incêndio e envenenamento por monóxido de carbono é mínimo.Ao mesmo tempo, a chaminé permanecerá limpa.
A desvantagem é o alto custo. Para conectar corretamente todas as tubulações, eletrônicos, fonte de alimentação, verificar o funcionamento dos sensores e garantir a estanqueidade, deve-se procurar a ajuda de um técnico experiente. Você também terá que pagar pelos serviços de um empreiteiro com conhecimento em encanamento, eletricidade e fornecimento de gás.
Porém, todos os investimentos terão retorno em alguns anos, já que o modelo de caldeira a gás é mais rentável do que outros tipos de equipamentos de aquecimento.
Tipos de caldeiras a gás para banhos
Todos os equipamentos que operam com combustível azul são divididos em:
- circuito único - instalado em salas pequenas;
- circuito duplo - além do aquecimento, fornecerão água quente sanitária;
- três circuitos - aquece adicionalmente piscinas ou pisos aquecidos.
Para não só aquecer o balneário, mas também garantir o abastecimento de água quente, deve-se optar caldeira de circuito duplo, cuja potência é de 20 a 30 kW. Essa potência é suficiente para uma área de 200 a 250 metros quadrados. A taxa de aquecimento de água é de 10-14 l/s.
As caldeiras podem operar tanto com gás principal quanto com em gás liquefeito engarrafado. Nem todos os aldeamentos turísticos são gaseificados, pelo que este último tipo de caldeira é ideal para uma casa de banho privada. Alguns modelos são equipados com bicos substituíveis, o que permite que o equipamento funcione com combustível liquefeito e principal.
Classificação das caldeiras a gás:
- por material - metal, pedra, tijolo;
- dependendo do combustível utilizado;
- equipado com diversos tanques para aquecimento de água;
- têm diferentes tipos de queimadores.
Em comparação com os fogões de metal, os fogões de tijolo e pedra demoram mais para aquecer, mas podem reter o calor por mais tempo. Opta-se por uma caldeira metálica devido ao seu tamanho compacto, após o que é forrada com tijolo.
Os queimadores utilizados são atmosféricos e infláveis. O queimador atmosférico não necessita de energia elétrica para funcionar, por isso é mais econômico e ao mesmo tempo totalmente silencioso. Funciona devido à entrada de ar no cinzeiro. O principal requisito para caldeiras com queimador atmosférico é a ventilação adequada.
Um queimador inflável é diferente porque requer um ventilador movido a eletricidade para funcionar. O princípio de funcionamento é o mesmo: o gás é misturado ao ar para aquecê-lo. Para tornar a operação desse modelo mais segura, é necessário cuidar da instalação de uma fonte de alimentação de emergência.
Como funciona um forno a gás?
O princípio de funcionamento do equipamento é semelhante ao de um clássico fogão a lenha. A única diferença é o tipo de combustível. Em vez de compartimento para lenha, as caldeiras a gás possuem queimador. O gás se mistura com o oxigênio e produz calor.
Em alguns modelos, os queimadores são combinados com uma fornalha para lenha. Recurso de projeto:
- queimador de gás na caixa;
- fonte de combustível;
- na parte superior há uma bandeja para pedras;
- dispositivo para remoção de produtos de combustão;
- termostato e fusível;
- câmara selada com combustível processado.
Durante o funcionamento de tal caldeira, não há necessidade de adicionar lenha e monitorar a temperatura. Graças ao sistema de controle automático, você não pode se distrair dos procedimentos do banho.
Como escolher o modelo perfeito?
Ao escolher uma caldeira a gás para sua sauna, você deve prestar atenção a:
- volume de refrigerante;
- área da sala aquecida;
- requisitos de instalação e presença de chaminé.
Os equipamentos de aquecimento para banhos e saunas podem ser montados na parede, no chão ou no parapeito. Modelos de piso Eles têm grandes dimensões, são simples em design e operam automaticamente. Desvantagem: requer muito espaço para instalação.
Eles são mais compactos em tamanho modelos de parede. São fáceis de instalar e equipados com remoção forçada de fumaça. As caldeiras de parapeito não necessitam de chaminé.
Ao escolher uma caldeira, deve-se prestar atenção que a estabilidade a altas temperaturas de um dispositivo de aquecimento não é um indicador de qualidade. Você também precisa monitorar a pressão do gás. Este é o principal critério na compra de equipamentos. Uma interrupção no fornecimento de combustível azul pode ser insegura.
Ao escolher uma caldeira a gás, é importante calcular corretamente sua potência. Este indicador depende da área da sala aquecida. Requisitos padrão: 0,4 metros cúbicos requerem 252 quilocalorias. Para calcular o valor da potência, você precisa substituir seus valores.
Dicas úteis para escolher uma caldeira a gás para banho e sauna:
- Freqüentemente, a sauna a vapor possui uma área pequena. Para não “roubar” espaço com equipamentos instalados, é melhor optar por um modelo de tamanho médio.
- A melhor opção é uma caldeira com canal externo de combustível. Vantagens: economia de espaço e maior segurança operacional.
- Quanto menor o consumo de gás, mais eficiente é o equipamento e maior é a sua eficiência. Os dados podem ser encontrados no passaporte da unidade.
- Alguns modelos de caldeiras operam apenas com combustível azul principal. Isso deve ser levado em consideração se você planeja usar gás liquefeito de garrafa.
- Ao planejar cobrir a caldeira com tijolos, é preciso prestar atenção em quantas pedras a potência da unidade foi projetada.
É preferível adquirir uma caldeira de fabricantes conhecidos. Os melhores fabricantes nacionais: Ermak, KUTKIN, Termofor.
Requisitos de segurança e instalação
Como o gás é usado para operação, você deve ter o máximo de cuidado possível durante a operação.
Necessário:
- monitorar o desgaste de todas as peças do equipamento;
- verifique regularmente as leituras do analisador de gases e outros dispositivos;
- Confie apenas em um especialista para substituir peças.
A economia na compra, instalação e operação de equipamentos a gás pode levar a consequências terríveis.
Requisitos para as instalações onde está planejado instalação de equipamentos de gás: sem muita umidade, sem acúmulo de poeira, acesso limitado para crianças.
Antes de instalar uma caldeira a gás em uma sauna ou balneário, você precisa estudar as regras para instalação segura:
- a altura da sala deve ser de no mínimo 2,2 m;
- Todas as portas devem ser abertas para fora;
- É necessário ter janela e ventilação exaustora;
- ausência de estruturas inflamáveis próximas ao equipamento (distância mínima - 0,5 m);
- se as paredes da sala forem de material inflamável, na instalação do equipamento deverá ser feito um recuo de pelo menos meio metro (é permitida a utilização de barreira resistente ao fogo ou tela resistente ao calor);
- um orifício para queimador retangular (altura - 48-55 cm, largura - 35-45 cm);
- para evitar vazamento de gás, recomenda-se a instalação de um sensor especial que funcionará quando o queimador apagar;
- o tubo de exaustão de fumos não deve passar pelas salas;
- o recuperador deve ter uma base metálica que se projete pelo menos 10 cm;
- Para evitar a ocorrência de condensação, a chaminé deve ser de aço inoxidável.
Se o local não for gaseificado, deverá ser organizada a remoção forçada dos produtos da combustão. Para manter altas temperaturas, é necessário um isolamento térmico de alta qualidade do ambiente.
A solução ideal seria usar isolamento laminado. Deve-se notar que a perda de calor aumenta na presença de janelas e portas não isoladas.
Características de gaseificação de um banho
O decreto do governo russo nº 509 de 2008 afirma que a gaseificação de balneários é permitida. A única condição é que seja proibida a sua utilização para fins comerciais.
O projeto deve incluir:
- a presença de uma entrada separada (são utilizados materiais resistentes ao calor para fazer a porta);
- disponibilidade de sistemas de extinção e alarme de incêndio;
- os equipamentos devem ser de produção industrial e possuir certificado de qualidade;
- É obrigatório ter sistema de ventilação e detector de monóxido de carbono.
A prática mostra que a chance de obter autorização para gaseificar um balneário aumenta se todo o trabalho for executado por especialistas com competência e eficiência. Depois de construída a construção de um balneário ou sauna, esta deverá ser registada no IPV. A próxima etapa é uma ida ao escritório municipal de abastecimento de gás, onde é feito o pedido de gaseificação.
Quando o pedido for analisado, um inspetor visitará o local de gaseificação. Como resultado da inspeção, podem ser necessárias alterações (instalação de ventilação adicional, alteração da chaminé). Recebida a autorização, resta apenas conectar os equipamentos e isolar o prédio do balneário.
Depois de selecionar e instalar uma caldeira a gás no balneário, você poderá aproveitar o resultado do seu trabalho. Os custos de dinheiro e tempo são compensados pelo máximo conforto e segurança. Afinal, equipamentos modernos permitem criar um ótimo equilíbrio entre temperatura e umidade, não ressecam o ar e são ideais para os amantes do banho tradicional.
Conclusões sobre o tema
Caldeiras a gás para saunas são mais caras que fogões a lenha. No entanto, o custo é compensado por muitos benefícios. Você não precisa mais preparar lenha e monitorar a temperatura do ambiente. Além disso, a caldeira a gás é fácil de usar e totalmente segura.
As desvantagens do equipamento são muito insignificantes em comparação com as vantagens, por isso podem ser negligenciadas. É importante observar as precauções de segurança durante o funcionamento e confiar a instalação da caldeira a profissionais.
Se você tem experiência no uso de caldeira a gás para banho, compartilhe suas impressões. Qual equipamento da empresa você considera mais confiável? Escreva suas recomendações nos comentários e compartilhe fotos de como organizar seu próprio balneário.
Boa tarde Por favor, diga-me onde encontrar um bom especialista para instalar um fogão a gás para banho. Gás principal. O que é necessário é aquecimento a gás para o banho, não a lenha ou elétrico. Obrigado!