A estrutura da unidade interna de um sistema split: como desmontar o equipamento para limpeza e reparo
A limpeza do seu ar condicionado não deve se limitar apenas a cuidar dos elementos externos.A poeira chega a todos os lugares, acumula-se e interfere no funcionamento normal dos mecanismos. Você pode convidar um técnico do centro de serviços para manutenção, mas muitos artesãos realizam essa tarefa por conta própria.
Para realizar todos os trabalhos de manutenção por conta própria, é necessário conhecer a estrutura da unidade interna do sistema split. Contaremos tudo sobre o design de equipamentos de controle climático. Daremos recomendações segundo as quais foi possível desmontar o aparelho com segurança, limpá-lo e remontá-lo.
O conteúdo do artigo:
Principais elementos da unidade interna
Embora o design de modelos específicos de diferentes fabricantes varie, o diagrama básico pelo qual esse equipamento de controle climático é montado possui elementos básicos comuns.
A unidade interna de um sistema split moderno consiste em:
- painel frontal;
- elementos filtrantes;
- ventilador e evaporador;
- motor;
- persianas;
- sistemas de drenagem;
- painel indicador, etc.
Para desmontar corretamente o dispositivo, é necessário desconectar cuidadosamente os elementos individuais na sequência correta. Primeiro, você deve estudar cuidadosamente todos os documentos que acompanham recebidos no momento da compra do dispositivo.
Neles você pode encontrar muitas informações úteis sobre como desmontar a unidade interna deste sistema split para realizar atividades de manutenção. Se por algum motivo não houver documentação, faz sentido procurar as informações necessárias na Internet.
Procedimento geral
Primeiro você precisa se preparar para desmontar a unidade interna: desconecte o aparelho da rede, prepare as ferramentas e materiais necessários. Você precisará de várias chaves de fenda, hexágonos, um pano, um recipiente para drenar a condensação, uma escada, etc.
Vários fabricantes sistemas divididos use vários tipos de fixações: parafusos, travas, clipes, etc. Deve-se ter cuidado especial ao trabalhar com fixadores de plástico. Força excessiva fará com que o elemento quebre. Em vez de limpar o dispositivo, ele precisará ser consertado.
Primeiro, remova o painel frontal da unidade interna. Você terá que desapertar os parafusos ou desconectar os clipes; você pode retirá-los cuidadosamente com uma chave de fenda reta.
Depois disso, o filtro de malha e as persianas são removidos da caixa. Normalmente, esses elementos, que precisam ser limpos com frequência, são simplesmente inseridos na caixa. Os fabricantes oferecem a possibilidade de fácil desmontagem.
Agora você precisa encontrar e desconectar a bandeja de drenagem, se possível. Às vezes está embutido no corpo.Nesta fase, você precisará de um recipiente para o líquido acumulado, além de um pano, caso a água derrame. Nos aparelhos de ar condicionado LG, esse elemento geralmente é preso a um parafuso, existem clipes localizados na parte inferior, que precisam ser retirados.
Então você deve remover o eixo do impulsor. Geralmente muita poeira se acumula em suas ranhuras. Este elemento geralmente é removido pela parte inferior ou lateral. Se o design permitir, é preferível usar a primeira opção, pois é mais simples.
Eles fazem assim:
- Desconecte os suportes do radiador localizados no lado esquerdo da caixa.
- Afrouxe o parafuso de fixação do impulsor à direita.
- Abaixe cuidadosamente o eixo, segurando o parafuso solto com uma chave de fenda para não tocar nas lâminas.
Todas as operações devem ser realizadas lenta e cuidadosamente. O parafuso que segura o impulsor no lugar está muito apertado. Deve ser desparafusado para não danificar a rosca. Você não quer desparafusá-lo completamente porque pode ser difícil colocá-lo de volta exatamente na mesma posição.
Caso não seja possível remover o eixo por baixo, é necessário usar uma opção mais complexa:
- Desconecte a fiação da unidade de controle.
- Remova os fixadores e desconecte a unidade do sistema split.
- Remova os suportes do motor e remova a carcaça do eixo.
- Desconecte o eixo e o motor dobrando os tubos do radiador.
- Remova o impulsor e limpe todos os elementos.
Ao remontar o dispositivo após limpeza de equipamentos É muito importante conectar todos os elementos corretamente. As lâminas das peças rotativas não devem tocar nas paredes da caixa ou em outros componentes do dispositivo.
Também será necessária atenção ao conectar a fiação. É melhor que os artesãos inexperientes desenhem primeiro um diagrama ou fotografem os fios para não confundir nada ao conectá-los.
Desmontagem usando o exemplo de um ar condicionado Panasonic
Mesmo um dispositivo de alta qualidade com bons filtros não está protegido contra a entrada de poeira no gabinete. O espaço entre as lamelas da turbina acabou sendo muito pequeno aqui. A poeira se acumula nessas aberturas estreitas, que não podem ser removidas com um aspirador padrão.
A Panasonic tem a capacidade de remover a turbina para limpeza sem problemas. Embora este não seja um procedimento tão simples como no processamento de filtros. Não há necessidade de retirar a caixa da parede, todas as operações podem ser realizadas em pé sobre uma escada.
A unidade de controle eletrônico com indicação e demais elementos deste tipo estão localizados à direita do ponto de vista do mestre, que fica bem em frente ao dispositivo. Você precisa começar desconectando o gabinete. Possui parafusos nas laterais inferiores e é preso por travas na parte superior.
Primeiro você precisa desparafusar os parafusos. Eles estão localizados nas laterais e escondidos por lindos plugues decorativos. Para encontrá-los, a parte móvel do corpo terá que ser levantada. Retire os plugues com uma chave de fenda e use um parafuso Phillips para desparafusar os fixadores.
Agora a caixa precisa ser levantada com um movimento suave para cima para desconectá-la. Pode ouvir um clique quando ele é preso por três travas de gancho de plástico. Agora você pode remover outra parte da caixa, que consiste em uma tampa, um motor e um coletor de condensado.
Este bloco é preso a ranhuras localizadas bem profundamente no corpo, mas pode ser facilmente removido. Você precisa puxá-lo cuidadosamente para baixo com força moderada. Se o bloco inteiro não se separar de uma vez, você pode primeiro soltar a fixação à esquerda e depois à direita.
Nesta fase, é necessário prestar atenção à posição da mangueira por onde o condensado é descarregado. Se interferir (isso acontece quando conectado no lado esquerdo), primeiro deve ser desconectado do coletor de condensado.
O recipiente de umidade não está completamente separado do corpo, pois está adicionalmente conectado a ele por meio de um par de fios finos. Você precisa cuidar com antecedência de um suporte para esta parte do ar condicionado ou pendurá-lo em um cordão, corda, etc.
O peso do coletor de condensado pode causar a quebra da fiação. Como mencionado anteriormente, nesta fase o condensado acumulado pode derramar-se. É melhor despejar imediatamente a umidade em um recipiente adequado. É muito provável que um pouco da água derrame, por isso é melhor manter um pano à mão.
Você aprenderá o que deve ser feito se o equipamento de controle climático vazar constantemente na sala que está tratando. próximo artigo, que recomendamos fortemente a leitura.
O coletor de condensado retirado dará acesso ao conteúdo técnico da unidade: à esquerda ficará visível a cabeça do parafuso que prende o trocador de calor e o mancal de borracha da turbina. O parafuso precisa ser desparafusado, mas o rolamento não deve ser tocado, ele deve permanecer nas ranhuras que o prendem.
Agora você precisa girar a turbina com as mãos para encontrar o local do lado direito onde ela é fixada com um parafuso no eixo do motor.Uma lamela está faltando aqui. O parafuso está profundamente embutido. Ele precisa ser desparafusado, mas não deve ser removido para facilitar a remontagem. Depois disso, levante o trocador de calor com força moderada.
Ele está preso com travas e você deverá ouvir um clique. Aqui é preciso agir com cuidado para não se cortar, as bordas de algumas peças são bem afiadas. Quando o trocador de calor sai das travas e é levantado, aparecerá uma fenda vertical através da qual você poderá remover cuidadosamente a turbina, após primeiro remover o mancal.
Algumas palavras sobre limpeza
Após concluir a desmontagem da unidade interna, recomenda-se realizar a lavagem a seco. Para fazer isso você precisa de um aspirador doméstico e uma escova.
Eles operam simultaneamente: use uma escova para tratar o espaço disponível e mantenha a borda da mangueira do aspirador ligado por perto para remover imediatamente os detritos. Algumas pessoas tratam o interior da unidade com vapor seco se tiverem acesso a um gerador de vapor.
Você pode então usar um agente de limpeza, por exemplo, na forma de aerossol. É guardado por algum tempo, é preciso agir de acordo com as instruções. Em seguida, a superfície é tratada com água limpa usando um pincel ou borrifador para remover o agente de limpeza que dissolveu a sujeira. Você precisará de um recipiente para coletar a água drenada.
Agora você precisa lavar a turbina, filtros e demais elementos e secá-los. Isso pode ser feito com remédios caseiros comuns, mas existem kits convenientes disponíveis para essa finalidade. Em seguida, o dispositivo é remontado. Todos os fixadores devem estar no lugar e cuidadosamente apertados ou travados.
As peças retiradas do aparelho podem ser lavadas com água quente e tratadas com escova. Existem produtos químicos domésticos projetados especificamente para esses equipamentos. Mas o sabão em pó comum dará bons resultados. Claro, você precisa proteger as peças contra danos.
Por exemplo, cerdas duras podem danificar seriamente o filtro de malha. Muita poeira se acumula no impulsor, cada ranhura precisa ser processada. Todos os elementos filtrantes são cuidadosamente lavados. Eles devem ser secos antes da instalação.
A superfície do evaporador e do rotor, bem como o recipiente de condensado, são tratados com especial cuidado. Não custa nada verificar o estado do tubo por onde a umidade escapa. Se você limpá-lo com um pedaço de cabo rígido, poderá encontrar muita sujeira ali. Eles são simplesmente empurrados para fora e o tubo é lavado.
Alguns artesãos decidiram abandonar a desmontagem da unidade interna. Eles removem apenas a tampa frontal e o filtro, depois cobrem a parede com polietileno e enxáguam a unidade interna com um jato fino de água sob alta pressão. Esta não é a melhor solução, pois pode quebrar o ar condicionado e danificar o acabamento decorativo.
Se as medidas de limpeza não derem o resultado esperado, a funcionalidade completa do sistema split não for restaurada, será necessário reparar a unidade de controle climático. Você encontrará instruções de reparo em nosso artigo recomendado.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Como desmontar a unidade interna:
Realizar tal desmontagem requer atenção, tempo e paciência. O procedimento não requer instrumentos complexos ou habilidades especiais. Mas a desatenção durante a operação é inaceitável, pois pode arruinar completamente o sistema split.
Gostaria de falar sobre como você limpou os componentes internos da unidade de controle climático com suas próprias mãos? Você tem informações úteis que serão úteis para os visitantes do site? Deixe comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema do artigo.
É claro que é improvável que uma pessoa comum consiga consertar um sistema split sozinha, para isso é melhor chamar um profissional, mas qualquer pessoa pode limpá-lo. Não há nada muito difícil em desmontar a unidade interna. E você precisa limpá-lo pelo menos uma vez por ano, ou com mais frequência, caso contrário, um odor desagradável começará a aparecer, estalos e outros ruídos estranhos poderão aparecer quando ligado e em operação.
Infelizmente, a limpeza nem sempre salva a situação. No ano passado, meu sistema split, que era usado com cuidado e limpo anualmente, principalmente os filtros eram lavados regularmente, de repente começou a cheirar forte. Tanto que ele imediatamente começou a sentir vontade de pigarrear e, ao mesmo tempo, fugir da sala. Desmontei a unidade interna. Enquanto o desmontava, ainda fiquei surpreso: será que realmente ficou tão sujo? Não, está tudo bem. Mas mesmo assim revisei todos os componentes, lavei, sequei, montei e liguei - a mesma coisa.
E o verão está chegando; você não consegue sobreviver sem ar condicionado. Minha esposa até tentou borrifar perfume nas peças, talvez ajudasse))) Por fim, chamei um reparador.Ele disse que o cheiro vem dos canos que conectam as unidades interna e externa; a limpeza da unidade interna não pode resolver o problema. Tive que trocar os tubos. Agora, se houvesse uma forma de lavá-los ou limpá-los em casa sem estragar o ar condicionado, seria ótimo. Mas ainda não ouvi falar disso.
Na verdade, há hoje uma grande quantidade desses artesãos. Infelizmente. Acontece que o custo da limpeza do split é tão baixo que muitos correram para lá para ganhar dinheiro rápido. Até conheci pessoas únicas que limpavam apenas a unidade interna do split. E estes são supostamente profissionais. Portanto, se você não limpar sozinho, pelo menos saiba exatamente o que precisa ser limpo.