Reparação de válvula de caldeira a gás: como reparar a unidade corrigindo avarias características
As caldeiras a gás são equipamentos confiáveis que abastecem nossas casas de campo e alguns apartamentos na cidade com calor e água quente. Infelizmente, eles não podem funcionar completamente sem avarias. E as violações muitas vezes incluem válvulas – dispositivos para proteger e fornecer combustível às unidades.
Diremos como e que tipo de reparos em válvulas de caldeiras a gás você mesmo pode fazer. Analisaremos detalhadamente as situações que sinalizam a ocorrência de interrupções de trabalho relacionadas. Diremos se vale a pena fazer seus próprios esforços ou se é melhor recorrer aos trabalhadores do gás.
Em nosso artigo você encontrará guias passo a passo para restaurar o desempenho de caldeiras a gás, reparando ou substituindo as válvulas de gás, de segurança e de três vias.
O conteúdo do artigo:
Tipos de válvulas em uma caldeira a gás
O normal funcionamento dos equipamentos a gás destinados ao aquecimento de águas sanitárias e à preparação de refrigerante é assegurado por uma vasta gama de sistemas, peças, dispositivos, cada um dos quais desempenha claramente a importante função que lhe é atribuída.
O projeto das caldeiras a gás possui os seguintes tipos de válvulas:
- Válvula de gás. Componente do sistema de gás responsável pelo fornecimento proporcional do combustível azul ao queimador de gás, garantindo um processo de combustão estável de acordo com os comandos da placa eletrônica. Este dispositivo eletromagnético também inclui válvulas de corte e controle.
- Válvula de segurança. Um componente de um sistema hidráulico projetado para descarregar o excesso refrigerante do circuito de aquecimento se os valores padrão de pressão forem excedidos.
- Válvula de três vias. Apenas parte do sistema hidráulico de caldeiras de circuito duplo. Redireciona o fluxo de água aquecida do circuito de aquecimento para o abastecimento de água quente durante o seu consumo para fins higiénicos. Dependendo da classe da caldeira, pode ser com ou sem servoacionamento.
Todos os tipos de válvulas listados envolvidos no funcionamento de uma caldeira a gás podem ser substituídos ou reparados em caso de avaria.
Vamos dar uma olhada na tecnologia para restaurar sua funcionalidade.Ao dominar princípios e técnicas simples de reparo, você pode aumentar significativamente a vida útil da própria caldeira.
Avarias típicas e métodos de reparo
Os tipos de válvulas listados acima desempenham funções ambíguas e diferem em design. As razões pelas quais eles se tornam inutilizáveis e as formas de consertar a avaria também são diferentes.
Mau funcionamento da válvula de gás
O objetivo principal da válvula de gás é regular a pressão do gás fornecida através dos bicos ao queimador. O fluxo pode ser ajustado para que entre 25 e 100% do fluxo entre na câmara. Tudo depende de que tipo de gás será utilizado no funcionamento do equipamento, quanto ar será fornecido para a combustão normal.
Na verdade, trata-se de um dispositivo eletromagnético cujo trabalho principal só é realizado quando conectado à rede elétrica. Porém, quando suas bobinas solenóides são desenergizadas, a válvula de gás funciona como um recurso de segurança. Nesse caso, ele bloqueia firmemente os canais através dos quais o combustível gasoso se move.
Gerado termopar gêiser ou caldeira de aquecimento, a carga atinge o eletroímã (bobina) da válvula de gás, fazendo com que a arruela metálica da válvula de corte seja magnetizada para a bobina. A lavadora abre a membrana para que o gás possa passar para os bicos do acendedor e do bloco do queimador.
Quando a chama diminui ou diminui abaixo dos valores padrão, o termopar para de gerar eletricidade.Como resultado, a bobina que segura a arruela é desmagnetizada. Os canais azuis de fornecimento de combustível estão fechados.
A necessidade de agir será indicada por uma queda ou aumento da pressão estática, ou seja, pressão de entrada quando a caldeira não está em funcionamento. Para unidades que processam gás principal, deve ser de pelo menos 17 mbar. Para caldeiras movidas a combustível liquefeito - não inferior a 35 mbar.
A lista de falhas típicas de válvulas de gás inclui:
- Perturbações no circuito elétrico que alimenta o dispositivo eletromagnético. Neste caso, toda a fiação e contatos nas áreas de conexão devem ser verificados com um multímetro. Se for detectada uma ruptura, ela é eliminada de forma trivial: substituindo o fio danificado, descascando e apertando os contatos.
- Válvula de gás entupida. Os canais do dispositivo podem ficar periodicamente obstruídos com partículas minerais fornecidas junto com gás de baixa qualidade, depósitos de carbono elementares e sais de cálcio formados quando há condensação no combustível fornecido. A limpeza mecânica simples ajuda.
- Falha no termopar. Freqüentemente requer substituição completa devido ao desgaste total da borda de trabalho. Neste caso, nenhuma corrente é transmitida ao eletroímã, como resultado a caldeira não acende ou é bloqueada após alguns minutos de funcionamento.
- Danos mecânicos na válvula de gás. Por exemplo, a arruela acima.Ele para de pressionar firmemente e garante uma vedação hermética ou não responde ao ajuste, razão pela qual um volume descontrolado de gás entra na câmara. Para eliminar isso, a válvula ou a peça danificada são substituídas.
- Curto-circuito na carcaça do enrolamento da bobina eletromagnética. Na maioria das vezes, isso ocorre devido ao superaquecimento de curto prazo e subsequente derretimento da manga plástica na qual as voltas do eletroímã são enroladas.
É claro que a lista de todas as avarias pode ser dividida em dois grupos: violações na parte elétrica e danos mecânicos nas peças.
Avisamos desde já que ao realizar quaisquer reparações para as quais seja necessária a remoção do corpo da unidade, o proprietário priva automaticamente o proprietário do direito de usufruir da garantia do fabricante. Além disso, nem a empresa nem a organização com a qual o acordo é celebrado contrato de serviço, não assumirá a menor responsabilidade por um resultado negativo.
Acontece que em vez de aprender a consertar corretamente a válvula solenóide de uma caldeira a gás, o dono da unidade tenta teimosamente ligá-la. Ao mesmo tempo, ele pressiona continuamente o botão do dispositivo de fornecimento de gás, tentando ligar o queimador. É absolutamente impossível fazer isso.
Se você mesmo abrir o caminho para o fluxo de gás, o queimador da caldeira ainda não acenderá. Mas o gás fluirá incontrolavelmente para dentro da sala enquanto o proprietário literalmente mantiver o dedo no gatilho.Qual é a ameaça? Na melhor das hipóteses, um envenenamento leve; na pior, uma explosão.
A seguinte seleção de fotos irá familiarizá-lo com as etapas para restaurar a bobina eletromagnética da válvula de gás:
Consertar a válvula de uma caldeira a gás não é muito fácil, mas é muito mais barato do que comprar e instalar novos equipamentos para preparação de refrigerante e água quente.
Após a conclusão do reparo, para efeito de prevenção, todos os componentes do sistema de gás devem ser limpos de contaminantes. O fluxo deve ser removido das áreas de solda usando um solvente específico para esse fim. Em seguida, você precisa verificar o funcionamento da válvula alimentando-a com uma bateria de 1,5V.
Problemas de válvula de segurança
O projeto de uma caldeira a gás de parede de nova geração deve ter pelo menos uma válvula de segurança. EM gêiseres e nas antigas unidades de aquecimento de piso não era fornecido. Acreditava-se que este dispositivo de proteção deveria ser montado na tubulação após a caldeira.
As unidades de circuito duplo que processam o sistema de aquecimento e os ramais de abastecimento de água sanitária podem ser equipadas com um par de válvulas de segurança. Um deles é instalado para aquecimento, o segundo para tubulação de água quente. Em ambos os casos, este dispositivo abre ligeiramente devido ao excesso de pressão no sistema e libera o excesso de água. Então ele fecha automaticamente.
Os proprietários de caldeiras a gás serão informados de problemas com a válvula de segurança por meio de vazamento na área onde este dispositivo de segurança está localizado. Está localizado na parte inferior da unidade, próximo à bomba de circulação. A ficha técnica mostrará a localização exata.
Se houver uma avaria grave, não faz sentido reparar o dispositivo de segurança.Apenas a substituição é feita. Se um grão de areia ficar preso sob uma vedação ou em uma peça mecânica, há um motivo para simplesmente desmontar e remontar o dispositivo.
Problemas com a válvula unidirecional
Repetimos - apenas válvulas de três vias são fornecidas caldeiras de circuito duplo. A sua tarefa é redireccionar o fluxo de água do aquecimento para o abastecimento de água quente e vice-versa. Mais precisamente, a água, ao comando de uma torneira de três vias, entra num permutador de calor de placas para posterior abastecimento aos pontos de recolha de água ou ao permutador de calor principal ligado ao sistema de aquecimento.
O mau funcionamento na operação da válvula de três vias pode ser determinado:
- Reduzindo a temperatura do refrigerante no circuito de aquecimento.
- Através da entrada de água fria nos encanamentos durante a operação do equipamento de aquecimento.
- Devido à ausência de um efeito de comutação, ou seja, para aquecimento apenas de refrigerante ou apenas de água sanitária.
A causa mais comum de falha de uma válvula de três vias é o aparecimento de depósitos minerais nas paredes internas do dispositivo. Isso acontece por um simples bloqueio, pelo fato de não ter sido instalado filtro na rede de abastecimento de água em frente à caldeira a gás.
O servoacionamento queima com muito menos frequência ou seus componentes individuais falham. Se forem detectados problemas com o acionamento, toda a válvula de três vias deverá ser substituída. É selecionado de acordo com as especificações especificadas na ficha técnica do fabricante da unidade.
No entanto, não há necessidade de jogar fora impiedosamente o dispositivo de comutação se ele não funcionar. Você pode tentar restaurar a funcionalidade de tal dispositivo para deixá-lo como dispositivo de backup.
As etapas de reparo da válvula de três vias estão detalhadas na galeria de fotos a seguir:
Não se esqueça que o dispositivo de redirecionamento de água está conectado à rede elétrica.Isso significa que se a válvula em si não estiver danificada, o problema pode estar na fiação. Eles podem ser eliminados de forma simples: primeiro verifique a fiação e depois substitua o fio danificado.
Se tudo estiver em ordem com a fiação, será necessário verificar os contatos. Todas as conexões são verificadas com um multímetro. Para prevenção, eles precisam ser desconectados, enxugados com uma composição à base de álcool e reconectados, apertando com força.
Acontece que a falha de uma válvula de três vias em fazer o seu trabalho não é culpa da válvula em si ou da fiação elétrica, mas sim da placa eletrônica que envia os comandos. Na oficina, é claro, eles podem restaurá-lo e substituir o resistor queimado. Mas na maioria das vezes eles o substituem completamente por um modelo semelhante.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo a seguir apresentará a estrutura da válvula de gás, as causas do mau funcionamento e os métodos de reparo:
Resolvendo o problema da válvula de três vias de uma unidade de aquecimento a gás:
Desmontagem e limpeza da válvula de segurança:
O reparo de válvulas de equipamentos de gás prolongará significativamente a vida útil das unidades. Consertá-los é muito mais fácil e barato do que comprar um modelo novo. Nem todas as operações de reparo são recomendadas para serem realizadas de forma independente, mas as etapas mais simples são bastante acessíveis aos artesãos domésticos.
Gostaria de compartilhar sua própria experiência na restauração da funcionalidade de válvulas de caldeiras a gás? Você tem informações úteis sobre o tema do artigo que vale a pena compartilhar com os visitantes do site? Deixe comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos.
VOCÊ escreve “verifique o funcionamento da válvula conectando uma bateria de 1,5 V. E depois?
Você deve ouvir cliques característicos (sem remover a válvula) ???? Ou como ??