Fossa séptica “Fast”: revisão da gama de modelos, revisões, regras de instalação e operação

A empresa americana Bio-Microbics comercializa no mercado russo a fossa séptica Fast, que em termos de características técnicas se aproxima das suas congéneres nacionais Ekolos ou Tver. Parte da gama de modelos destina-se ao tratamento de águas residuais domésticas no setor privado suburbano.

Você aprenderá tudo sobre os princípios de funcionamento, vantagens e desvantagens dos VOCs desta marca no artigo que propomos. Diremos se o equipamento americano é adequado para uso na Rússia. Para artesãos domésticos independentes, fornecemos tecnologia detalhada de instalação e conexão.

Breve descrição do fabricante

Para ter menos dúvidas sobre o funcionamento e instalação dos equipamentos de tratamento, vamos conhecer melhor o fabricante e ver como a marca americana se comprovou nas condições russas.

A produção dos equipamentos das marcas FAST® (tratamento de águas residuais domésticas) e BioSTORM™ (tratamento de águas pluviais) ocorre exclusivamente nos EUA, no estado do Kansas, e são exportados para mais de 70 países, incluindo a Rússia. A abreviatura FAST significa e se traduz como “Tratamento de Lodo Ativado Fixo”.

Em nosso país, a empresa iniciou suas atividades há mais de 10 anos, em 2004, e ainda fornece com sucesso modelos que se popularizaram. Entre os equipamentos populares está uma linha de ofertas para casas de campo e chalés. O distribuidor oficial russo é a empresa "TAKOM".

Via de regra, a instalação de VOCs no território de casas de campo requer autorização do Rospotrebnadzor, mas não é necessária para a instalação de sistemas Fast.Desde 2010, em vez de concluir um SES, está em vigor uma “Declaração de Conformidade”, cuja cópia está publicada no site oficial do representante russo. Caso as autoridades fiscalizadoras exijam certificado sanitário, basta apresentar a Declaração emitida no ato da compra.

As condições operacionais mais difíceis para estações de tratamento de águas residuais estão nas regiões do norte do país, e nem todas as fossas sépticas fabricadas na Rússia funcionam sem problemas em solos com baixos níveis de congelamento.

Porém, na instalação do sistema Fast, é fornecida a opção com o necessário recesso ou isolamento adicional, o que permite a utilização contínua do equipamento ao longo do ano.

Modelo RetroFAST
Conjunto de equipamentos para instalação do sistema RetroFAST, destinado ao tratamento de águas residuais domésticas e esgotos. O modelo foi projetado para atender até 5 pessoas

Além disso, as estações de tratamento de esgoto podem ser instaladas mesmo em condições de permafrost, quando a instalação no solo não é possível. O reservatório é colocado dentro de um edifício aquecido ou contêiner isolado - para isso, foi estabelecida a produção de blocos móveis e estruturas pré-fabricadas.

A prática mostra que o equipamento FAST tem se mostrado bem na Rússia, tanto entre clientes privados quanto no atendimento a diversas empresas e instituições (hotéis, clubes, casas de férias, centros esportivos, hospitais), portanto, ao escolher uma fossa séptica para sua própria casa, faz faz sentido conhecer modelos domésticos de um fabricante americano.

Instalação de VOC no norte
Uma das etapas da instalação de VOC no Extremo Norte. Os limites padrão para a temperatura inicial de uma estação de tratamento são de -42ºС a +45ºС, mas com isolamento adicional são ainda mais amplos

Projeto e princípio de funcionamento de uma fossa séptica

Ao mencionar estruturas FAST, o termo “fossa séptica” é mais frequentemente usado, embora na verdade seja um sistema de tratamento biológico profundo de águas residuais que opera através da atividade de bactérias aeróbias. A eficiência de limpeza é de 98%, o líquido de saída é inodoro e incolor.

Segundo representantes da empresa fornecedora, a palavra “fossa séptica” é mais compreensível para os clientes. O sistema tem um design modular com muitas opções de instalação e conexão. Os modelos RetroFAST e MicroFAST diferem em características técnicas e capacidades de instalação.

A estação RetroFAST é adequada como uma nova estação de tratamento de águas residuais ou como um módulo para a reconstrução de um sistema de tratamento de esgotos existente. MicroFAST é instalado em um recipiente feito de metal ou concreto. Ao construir um tanque para abrigar equipamentos de tratamento, as regras de construção são seguidas dispositivos de fossa séptica, pertencentes à categoria de tanques de decantação.

Consideremos o projeto da fossa séptica Fast e sua localização em relação à superfície da terra:

Projeto de fossa séptica
Partes principais do design Fast 9.0: 1 – ventilador; 2 – superfície da terra; 3 – poço técnico; 4 – saída de ar; 5 – entrada de esgoto; 6 – nível aproximado do líquido; 7 – capa; 8 – transporte aéreo; 9 – tubos de transporte aéreo; 10 – favo de mel de polímero; 11 – saída para líquido purificado

Como você pode ver, o tanque está totalmente enterrado, apenas um ventilador para forçar o ar e um tubo para sua saída vêm à superfície.

O corpo do contêiner de trabalho FAST é feito de plástico de alta resistência, resistente ao desgaste rápido e à corrosão e foi projetado para uma vida útil de até 50 anos. Todas as peças da estação são fabricadas nos EUA, exceto os motores, que são importados da Itália ou de Taiwan.

O princípio de funcionamento é o seguinte. O esgoto sujo flui através de tubulações de salas residenciais e de utilidades para um reservatório dividido em 2 áreas de trabalho.

Na primeira zona ocorre a sedimentação primária, na segunda ocorre a purificação aeróbica diretamente. Não há necessidade de comprar e adicionar microrganismos especialmente ao recipiente, eles entram na fossa séptica junto com as águas residuais.

Habitat bactérias aeróbicas tornam-se favos de mel - uma carga plástica que não precisa ser trocada ou enxaguada durante a vida útil do VOC.

Quando o esgoto é fornecido pela primeira vez ao sistema, colônias de aeróbios se depositam na superfície celular dos módulos plásticos em favo de mel. A sua atividade vital e a autorregulação da população são apoiadas por um fornecimento constante de oxigénio e pela reposição de uma nova porção de águas residuais.

Uma das peças do transporte aéreo é um sistema de difusores de ar que saturam o ambiente aquático com oxigênio e garantem a circulação dos sedimentos. Com a movimentação gradativa do meio e seu processamento pelas bactérias, o líquido fica mais leve e o líquido já clarificado entra na saída.A drenagem ocorre simultaneamente à chegada de uma nova porção de esgoto.

Favo de mel de polímero
Durante o funcionamento da fossa séptica, os favos de mel ficam totalmente imersos no líquido e são mantidos por meio de transporte aéreo, por meio do qual os microrganismos têm a oportunidade de existir e regular de forma independente seu número

O único elemento dependente de energia da estação é o ar compressor, que tem dupla finalidade:

  • garante a circulação do líquido necessário à limpeza;
  • fornece ar para apoiar a atividade vital de microrganismos aeróbicos.

O modo ideal de operação do compressor é o intervalo: meia hora em estado ativo, meia hora em repouso.

Diagrama de uma fossa séptica com poço de drenagem
Esquema de instalação do sistema Fast com poço de absorção. Além disso, a partir do tanque de tratamento aeróbico, o líquido pode ser fornecido para tratamento posterior ao sistema de drenagem, solo, vala ou reservatório

Vantagens e desvantagens do VOC "Rápido"

A Fast não é a única estação que realiza limpeza profunda com bactérias aeróbicas. No entanto, possui vantagens que o distinguem da maioria dos outros modelos.

Entre as principais vantagens estão as seguintes:

  • picos de carga volumétricos não disponíveis em outras marcas (suporta facilmente uma descarga de Jacuzzi de 800 litros);
  • princípio de limpeza combinado - além das bactérias aeróbicas que crescem na superfície, também funcionam as bactérias anaeróbicas que vivem dentro da carga;
  • autorregulação do sistema - se houver falta de bactérias aeróbias, ele rapidamente repõe seu número com bactérias anaeróbicas;
  • não há partes móveis (todos os elementos associados à função de limpeza são estáticos), portanto, não são necessárias manutenções e reparos frequentes;
  • design compacto que ocupa um mínimo de espaço útil;
  • a maior eficiência de limpeza possível é de 98-99%.

Existem várias nuances que tornam a manutenção da estação mais confortável. Por exemplo, ao sair para a cidade no inverno, não há necessidade de fazer conservação e, na primavera, colocar o sistema novamente em funcionamento. Compare com regras padrão manutenção de fossa séptica no inverno Você pode ler o material dedicado a este assunto.

Basta desligar a fonte de alimentação e ligá-la novamente. Outra boa vantagem é a capacidade de jogar no vaso sanitário produtos de limpeza doméstica que contenham cloro e outros produtos químicos.

Para entender o nível de conforto proporcionado pela estação Fast, vamos compará-la com a marca Topas, bastante conhecida na Rússia. Fossas sépticas "Topas" Também produzem tratamento aeróbio biológico, mas requerem remoção constante (ou transferência para um tanque de decantação) de lodo ativado e remoção regular de sedimentos sólidos.

É proibido despejar produtos químicos (solventes, detergentes domésticos) no Topas.De acordo com as avaliações, várias modificações nas fossas sépticas funcionam perfeitamente, sem exigir reparos ou bombeamento regular de lodo. No entanto, ainda foram encontradas deficiências. A primeira é a dependência energética da estação.

Instalação do compressor
O fornecimento de oxigênio é necessário para o desenvolvimento de bactérias aeróbicas, por isso um compressor é indispensável. Equipamento de fornecimento de ar fornecido

A segunda desvantagem é o custo relativamente alto. Por exemplo, um modelo doméstico RetroFAST 0,375 com capacidade de 1.500 l/dia custa 159 mil rublos. Para efeito de comparação, uma fossa séptica Topas de desempenho semelhante custa 127 mil rublos. Com recursos manutenção de fossa séptica Topas O artigo que recomendamos irá familiarizá-lo com ele.

Revisão de modelos populares

Os moradores de chalés e vilas de férias costumam se interessar por fossas sépticas projetadas para atender uma ou mais casas, por isso vamos nos concentrar em modelos com produtividade mínima. As principais características técnicas são apresentadas na tabela:

Características do modelo
A tabela mostra o preço reduzido (em promoção) do popular modelo RetroFAST 0,375: em vez dos habituais 169 mil rublos. – 159 mil rublos. Os preços dos modelos MicroFAST mudam, pois estão “atrelados” à taxa de câmbio (+)

O custo dos sistemas MicroFAST pode ser esclarecido online no site oficial da empresa TAKOM ou pelo telefone de contato.

RetroFAST 0,375 para uma casa de campo ou chalé

O sistema compacto de tratamento biológico para casas de campo foi projetado para atender de 1 a 6 pessoas (máximo 8 pessoas). Produtividade – 1,5 m³/dia, com aumento de carga – até 1,8 m³/dia. sem perda de eficiência.

Uma característica especial do equipamento é a sua instalação - o sistema é adequado para instalação em um tanque novo ou antigo de dimensões adequadas. Na maioria das vezes isso recipiente de plástico ou um poço de 2-3 anéis de concreto.

Diagrama do modelo RetroFAST 0.375
Diagrama do modelo RetroFAST 0.375. Preste atenção na localização do contêiner: ele está totalmente enterrado no solo. Apenas a escotilha do poço técnico e o tubo de ventilação chegam à superfície (+)

Potência do ventilador – 0,2 kW/h, velocidade de fornecimento de ar – 0,14-0,48 m³/min.

Ao instalar o ventilador, os seguintes requisitos devem ser levados em consideração:

  • base de concreto;
  • localização – não mais que 30 da estação;
  • instalação em área não inundada;
  • fonte de alimentação – 115/230 W, 60/50 Hz.

O ventilador e o cabo devem ser isolados da umidade. Para proteger o cabo, recomenda-se a utilização de capa de polímero corrugado.

MicroFAST 0,5 para casa de campo

O sistema modular MicroFAST 0.5, como toda a linha, funciona segundo o princípio da limpeza profunda aeróbica-anaeróbica. Ao contrário do modelo anterior, foi concebido para servir uma grande casa de campo habitada por uma família ou grupo de 8 a 10 pessoas.

Pode tratar simultaneamente águas residuais de diversas fontes - casa de campo, balneário, casa de hóspedes. A exceção é a drenagem da piscina, que não deve ser feita para uma fossa séptica, mas sim para uma rede de drenagem.

Diagrama do modelo MicroFAST 0.5
Diagrama do dispositivo do modelo MicroFAST 0.5. A melhor opção para a construção de um tanque é um recipiente selado de concreto composto por 2 compartimentos: o primeiro é uma zona de sedimentação, o segundo é onde ocorre o tratamento biológico (+)

A produtividade do modelo é de 1,9 m³/dia, com aumento de carga – até 2,3 m³/dia. Suporta descarga irregular de águas residuais. Isso significa que funciona sem perda de eficiência mesmo com volumes de esgoto de 0,1 m³/dia e em carga máxima. Auto-reparo em um curto período de tempo se solventes ou detergentes químicos entrarem no esgoto.

MicroFAST 0,75 para uma casa grande ou grupo de casas

Como o modelo anterior, a estação MicroFAST 0,75 é usada para atender uma grande casa de campo ou um grupo de edifícios localizados nas proximidades.

Para que o sistema funcione ininterruptamente e a qualidade da limpeza corresponda aos indicadores declarados, recomenda-se conectar no máximo 2 a 3 chalés a uma estrutura.

Modelo MicroFAST 0,75
Como todos os outros modelos, o desempenho do MicroFAST 0,75 é focado no número de pessoas que moram em chalés. O número máximo de utilizadores é de 14 pessoas (a uma taxa de 200-230 l/dia por pessoa)

A produtividade é de 2,8 m³/dia.

A manutenção de sistemas mais potentes não difere da operação de modelos com menor produtividade: os sedimentos são removidos no máximo uma vez a cada 5 anos, não sendo necessária a lavagem da carga de polímero ou preservação durante a partida.

MicroFAST 0.9 para uma comunidade caseira

O sistema modular MicroFAST 0.9 não está instalado em uma casa de verão padrão, para a qual uma estação menos produtiva é suficiente.

Destina-se a servir grandes propriedades com diversas moradias, pequenos hotéis e instalações desportivas localizadas longe de comunicações centralizadas.

Modelo MicroFAST 0.9
A estação de tratamento biológico MicroFAST 0.9 é essencialmente uma modificação maior e mais potente do modelo MicroFAST 0.75 com capacidade de 3,4 m³/dia, projetada para atender de 14 a 17 pessoas

Para instalar estruturas potentes, de forma a eliminar problemas técnicos, recomenda-se recorrer aos serviços de um fornecedor.

Tecnologia de instalação e instalação

A escolha do modelo e dos aspectos técnicos de instalação dos equipamentos de tratamento dependem inteiramente da existência de estrutura já instalada no local. Por exemplo, a compra de um sistema RetroFAST requer capacidade pré-instalada.

Se você tiver um poço vedado feito de anéis de concreto (pelo menos 2 peças) com diâmetro de pelo menos 1,5 m, o sistema poderá ser instalado diretamente nele.Requisitos adicionais: fundo e tampa resistentes.

Se uma fossa séptica estiver sendo instalada pela primeira vez, é necessário escolher um local. O baixo nível de ruído e a ausência de odores permitem que o equipamento fique próximo da casa. O fabricante recomenda manter uma distância de 1 a 100 m da casa e pelo menos 7 m do poço, porém, se a área do local permitir, é melhor seguir as normas SNIP: 5 me 25 m , respectivamente.

Para abafar o ruído do compressor, é necessário utilizar isolamento no compartimento onde está localizado o motor. Uma membrana autoadesiva é adequada como material absorvente de som - isolamento acústico para carros.

Etapas de instalação para modelos com tanque de plástico:

  • preparação de cova (se necessário, é possível aprofundar até 12 m abaixo do nível do solo);
  • instalação de contêiner;
  • instalação de tubulação de esgoto;
  • fixação de peças de carregamento, transporte aéreo e compressores;
  • conexão.

A instalação pode ser feita de diversas formas: de forma independente (conforme instruções), instalação sob a supervisão técnica de um funcionário da empresa, instalação online, instalação do equipamento por um mestre em tanque preparado (concreto, plástico, metal, pedra), instalação chave na mão supervisão.

Instalação do sistema RetroFAST 0.375 no inverno
Instalação do sistema RetroFAST 0.375 em tanque pré-construído em anéis de concreto. A obra é realizada por especialistas da empresa no inverno, o que não prejudica a qualidade da instalação e a eficiência da limpeza

A garantia é de 10 anos (3 anos para o motor elétrico), mas uma garantia vitalícia pode ser adquirida por uma taxa adicional.

Regras de operação do equipamento

As condições de serviço e operação distinguem os equipamentos Fast de marcas semelhantes. Os sistemas dependem de energia, portanto, você terá que pagar a mais pela eletricidade.

O consumo do modelo mais popular RetroFAST 0,375 é de 250 W/h, no modo de economia de energia é 2 vezes menor (o modo de economia é de 12 horas de trabalho por dia).

Não há necessidade de ligar/desligar constantemente o compressor, basta programar o temporizador para o modo 30/30 - funciona meia hora e descansa meia hora.

A única coisa que você precisa fazer em relação ao compressor é limpar o filtro de ar uma vez a cada 5 anos. Para controlar a função de partida ou desligamento, é utilizada uma chave comum, que pode ser instalada em um local confortável, por exemplo, em casa.

Aparência de uma fossa séptica instalada
A tampa do poço técnico está localizada a 5 m do edifício residencial (atrás da cerca) e próximo à bancada de descanso - isso só é possível devido à ausência de odor desagradável

O estado de funcionamento da estação deve ser mantido apenas em caso de residência permanente, ao sair basta simplesmente desligá-la. Não há necessidade de conservá-lo, nem de preencher diversas soluções técnicas como anticongelante. Na próxima vez que você ligá-lo, o sistema funcionará normalmente, sem preparação adicional.

Os custos de energia elétrica podem ser considerados os únicos, uma vez que não é necessária limpeza regular, remoção de lodo ou bombeamento de sedimentos sólidos. Recomenda-se remover o sedimento de lodo compactado uma vez a cada 5-7 anos, caso contrário ele irá endurecer e crescer até as paredes do recipiente.

O bombeamento é realizado com equipamentos de esgoto. O comprimento da mangueira pode chegar a 100 m, o que significa que não são necessárias estradas de acesso.

Instalação em recipiente de concreto
Instalação do sistema em recipiente vedado de concreto, composto por três compartimentos: 1 – fossa; 2 – estação de tratamento biológico profundo; 3 – boa distribuição. Do último compartimento, o líquido é forçado para uma vala fora do local

O fabricante do equipamento não oferece serviço porque não é necessário.Não há necessidade de lavar os favos de mel de polímero - seu estado é regulado pelo próprio sistema, a substituição também não é necessária - a vida útil da carga é igual à vida útil de todos os equipamentos (50 anos).

Para que o sistema funcione sem problemas, não há necessidade de despejar objetos sólidos e insolúveis em água, como areia de gato, no vaso sanitário (e em outros pontos de entrada). Mas papel higiênico, produtos de limpeza doméstica e soluções contendo cloro são aceitáveis.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Com a ajuda de vídeos filmados por representantes da empresa TAKOM, você pode ter uma ideia do funcionamento das fossas sépticas FAST.

Vídeo nº 1. Informações gerais sobre os produtos Bio-Microbics:

Vídeo nº 2. Aparência e funcionamento do modelo MicroFAST 4.5:

Vídeo nº 3. Grau de purificação do líquido retirado do poço de drenagem:

Vídeo nº 4. Nível de ruído do motor:

Vídeo nº 5. Instalando o sistema RetroFAST em um tanque de concreto:

Se você precisa de tratamento de águas residuais de alta qualidade e não está passando por dificuldades financeiras, preste atenção ao VOC "FAST". Você mesmo pode escolher o modelo mais adequado, após consultar um representante da empresa TAKOM, mas é ainda melhor confiar a instalação a especialistas.

Que estação de tratamento você usou para organizar um sistema de esgoto autônomo em sua área? Conte-nos quais são as vantagens da opção que você escolheu e por que você a preferiu. Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, poste fotos relacionadas ao tema do artigo e tire dúvidas.

Comentários dos visitantes
  1. Anatólia

    Quando não é possível fazer a ligação ao esgoto central, as fossas sépticas são uma solução muito boa. Também estou pensando em instalar algo assim para minha avó na aldeia.Tem quem aqui comprou “Fast”, tenho algumas dúvidas. Você realmente não precisa de nenhuma permissão especial para instalar? Você já fez algum isolamento, afinal geadas severas no inverno não são incomuns? Posso fazer tudo sozinho ou é melhor recorrer a profissionais?

    • Especialista
      Nikolai Fedorenko
      Especialista

      Boa tarde, Anatólia. Não são necessárias licenças de instalação se as recomendações do SNiP e dos documentos regulamentares forem observadas. A menos que você despeje águas residuais tratadas em um reservatório natural. Você pode encontrar as regras básicas em Este artigo.

      Ao instalar uma fossa séptica a uma profundidade abaixo do ponto de congelamento do solo, não é necessário isolamento. A atividade bacteriana ocorre dentro da fossa séptica, durante a qual é gerado calor. A temperatura fica em torno de 400ºC.

      A auto-instalação é possível se você tiver certas habilidades e experiência. Se você se sentir forte, não haverá dificuldades especiais. O principal é prever as nuances na fase preparatória.

      Quando você decidir recorrer a profissionais, certifique-se de assinar um acordo. Em casos de situações de conflito após a instalação, será muito mais fácil resolver questões polêmicas.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica