Configurando uma antena parabólica: instruções sobre como configurar uma antena parabólica com suas próprias mãos

A televisão por satélite oferece ao utilizador potencial oportunidades ligeiramente maiores em termos de entretenimento visual do que a TV normal. É verdade que as tecnologias modernas já estão aproximando a sociedade do abandono total de quaisquer antenas e do uso exclusivamente de pequenos decodificadores modulares.

Mas, por enquanto, a recepção de televisão por satélite continua em demanda. Isto significa que a instalação de uma antena parabólica em condições de organização independente da recepção de TV continua a ser relevante. Vejamos este ponto com mais detalhes.

No artigo examinamos detalhadamente a questão da escolha do local para instalação da “parabólica”, a tecnologia de sua instalação, e também examinamos passo a passo como configurar a antena para transmissão via satélite.

Preparando equipamentos para configuração

Provavelmente não há necessidade de explicar o que é uma antena parabólica. Este elemento do equipamento televisivo já está firmemente estabelecido na vida cotidiana e, portanto, é familiar e compreensível para quase todos.

Enquanto isso, uma coisa é imaginar uma “antena” parabólica em geral, e outra coisa é considerar o dispositivo técnica e tecnologicamente.

Antena parabólica
Espelho-antena instalado na parede de um edifício, totalmente equipado para receber sinal de televisão. Este tem sido um acessório doméstico familiar, sendo cada vez mais instalado de forma independente.

Em primeiro lugar, as antenas parabólicas do tipo “prato” estão disponíveis em diferentes diâmetros.Em segundo lugar, para receber o sinal do satélite, a “antena” incluída no kit de instalação deve ser ajustada com precisão.

Antenas de diferentes diâmetros permitem receber sinais de diferentes frequências (de diferentes satélites). E cada satélite utilizado está em uma órbita geoestacionária individual.

É verdade que para o setor doméstico parece típico usar antenas com diâmetro não superior a 1 m, e muitas vezes não superior a 50-60 cm (NTV-plus, Tricolor-TV).

Portanto, vamos nos concentrar em tais produtos para mostrar aos potenciais proprietários como configurar uma antena parabólica com diâmetro de 50-60 cm para um satélite.

Instalação correta da antena

Executado corretamente instalação de "placa" favorece muito o procedimento de configuração. Portanto, você deve seguir rigorosamente todas as recomendações do fabricante ao instalar a antena.

Instalação correta de antenas
A instalação de antenas parabólicas permite todo tipo de variações, mas é necessário observar todos os detalhes das configurações de cada instância. Então a interferência de um espelho para outro é completamente eliminada

Assim, para a instalação Tricolor, os valores característicos de distância e ângulo são os números 100 e 40. Ou seja, em frente ao espelho da antena a uma distância de 100 m, a presença de quaisquer objetos (objetos) que escondam parte do céu está excluído.

Contudo, o parâmetro de distância “pura” estabelecido não é o único critério. Além disso, a mesma visão angular “limpa” deve ser garantida.

É por isso que na distância marcada, 40 m de altura do horizonte (ao longo do eixo central da antena), também deve ser excluída a presença de quaisquer objetos estranhos.

Considerando que a “antena” parabólica está montada em um determinado ângulo e a uma certa altura da superfície terrestre, a imagem de instalação ideal deve ser aproximadamente a mostrada no diagrama abaixo.

Instalação da placa - diagrama esquemático
É assim que parece, senão o ideal, então na verdade a instalação correta da “antena” que deverá estar sintonizada no satélite para obter um sinal de alta qualidade na tela da TV

Ao instalar o equipamento, você deve garantir proteção contra possíveis quedas do telhado ou de outros objetos de gelo, neve ou água.

A superfície do espelho da antena parabólica montada é direcionada para a região “sul” do céu. Depois de concluir a instalação, conectar o cabo e instalar o receptor, você pode prosseguir diretamente para o ajuste fino do satélite.

Escolhendo o clima ideal

Primeiro você deve aprender a regra principal: é recomendável ajustar o “prato” em condições climáticas favoráveis.

Portanto, é importante garantir que não haja nuvens densas, precipitação ou vento forte.

Clima favorável para ajuste de antena
Clima favorável para afinação: céu claro ou nuvens claras, ausência total de vento ou brisa leve. Este é um dos principais requisitos se o potencial instalador espera configurar rapidamente o sistema

Etapas de configuração de uma antena parabólica

A próxima etapa é uma descrição detalhada das instruções sobre como configurar de forma independente a antena parabólica instalada para receber imagens de alta qualidade na tela da TV.

Para um potencial proprietário de equipamento de televisão, essas recomendações serão muito úteis - guiado por elas, você pode começar a configurar.

Passo #1 - definir o “azimute” e o “ângulo de elevação”

Junto com o ajuste da antena, o instalador terá que aprender conceitos como “ângulo de elevação” e “ângulo de azimute”. Para facilitar o ensino, lembremos: o azimute deve ser representado pelo ângulo de desvio horizontal da “placa” para a esquerda ou para a direita.

Ambos os parâmetros angulares são normalmente fornecidos pelas instruções do fabricante do equipamento. Normalmente as instruções contêm uma tabela indicando grandes recalques e os valores dos ângulos em relação à localização desses recalques.

Exemplo de configuração do ângulo de azimute da antena
Um exemplo de configuração de um espelho de antena baseado no parâmetro “ângulo azimutal”. Para realizar esta ação, é mais conveniente usar uma bússola turística comum. No entanto, mais frequentemente a direção é definida “a olho nu”

Para determinar com precisão o ângulo de azimute para um local específico, o instalador em potencial precisará de uma bússola. Segurando o dispositivo na palma da sua mão, encontre uma posição onde a seta vermelha coincida exatamente com a marca “Sul”.

A seguir, na escala você deve encontrar o valor do “ângulo azimutal” para uma determinada área, por exemplo, 204°, e alinhar o ponto encontrado com o centro do dispositivo colocando, por exemplo, uma pequena régua na escala . A direção resultante é a orientação da antena.

Definir o ângulo de elevação da placa
Configuração do parâmetro “ângulo de elevação” necessário através de um simples fio de prumo: 1 – módulo conversor; 2 – fio de prumo; 3 – espelho da antena; A, B – parâmetros “X” de “ângulo de elevação” negativo e positivo, respectivamente

O ângulo de elevação pode ser determinado usando um fio de prumo simples e uma régua transferidora. O peso, que funciona como um fio de prumo, é fixado na marca zero do transferidor - a linha do horizonte convencional. A seguir, o parâmetro do ângulo de elevação desejado é marcado na escala do transferidor.

Passo #2 – garantindo um sinal de TV de alta qualidade

A pré-instalação do espelho da antena em “azimute” e “ângulo de elevação” nem sempre proporciona uma imagem de alta qualidade na tela do receptor de TV.

Muitas vezes, o instalador tem que realizar o chamado ajuste “fino”, que consiste em pequenas alterações na posição do espelho e posterior monitoramento da imagem na TV.

Primeiro de tudo, o instalador deve usar o item de menu OSD “Configurações da Antena”. Esta seção do menu do sistema está equipada, além das opções com parâmetros, com um par de escalas de ajuste.

Eles estão localizados na parte inferior da janela do menu “Configurações da antena” e são indicadores de ajuste “fino” do espelho.

Menu do receptor para configurar antena para satélite
A realização do ajuste “fino” da direção do espelho ao sinal do satélite é fornecida pelo menu do sistema do transceptor - um módulo incluído no equipamento doméstico de TV via satélite

Conforme observado acima, inicialmente o plano frontal do espelho está direcionado para “Sul”. Tradicionalmente, os próprios usuários que realizam a instalação não utilizam bússola por falta banal de ferramenta, mas configuram o espelho “a olho nu”.

Portanto, é necessário ajustar ligeiramente a posição da “placa” movendo-a horizontalmente.

Normalmente é necessário mudar a posição do espelho com algum deslocamento para “Leste”. O deslocamento, via de regra, não ultrapassa 10 mm (1 cm), após o que é necessário aguardar um pouco (critério de captação de sinal) e controlar os níveis dos conectores indicadores da janela de configuração.

Teoricamente, ambas as escalas de nível de sinal deveriam aumentar. Assim, movendo o espelho da antena com pequenos movimentos, é necessário atingir os valores máximos de ambas as escalas do indicador (idealmente - 80%).

Passo #3 - Realizando o ajuste “fino”

Às vezes, no processo de operações de “ajuste fino”, um instalador em potencial pode encontrar algumas nuances.

Por exemplo:

  • apenas um indicador é preenchido em 80%;
  • As escalas dos indicadores estão preenchidas, mas não há imagem.

Tais nuances geralmente são causadas pela detecção de sinais falsos vindos de outros satélites ou pelo aparecimento de alguns objetos estranhos na área do padrão de radiação.

Nesses casos, você deve continuar movendo o espelho da antena até que apareça um sinal real.

Concluindo a configuração da antena parabólica
Após a conclusão de todo o procedimento de configuração, resta salvar os parâmetros recebidos na memória do módulo receptor e começar a assistir às transmissões de televisão via satélite

Desde que uma fonte real seja detectada, uma imagem estável aparece na tela, que só pode ser trazida para uma qualidade aceitável (preenchendo pelo menos 80% das escalas de ambos os indicadores) usando os métodos de ajuste acima.

Assumindo um sinal real, as janelas de configurações das opções são preenchidas com informações sobre a fonte.

Para obter mais informações sobre como configurar o sintonizador de antena parabólica, consulte Este artigo.

Tendo conseguido o ajuste ideal do espelho da antena, o instalador precisa fixar a “parabólica” na posição ideal. Neste ponto, o trabalho de configuração pode ser considerado concluído.

Alguns DIYers abandonam as antenas de satélite e fazem eles próprios captadores de sinal de TV. Essas opções são bastante viáveis ​​se a torre de TV estiver instalada nas proximidades.

Você pode encontrar ideias interessantes e instruções detalhadas para sua implementação no artigo - Antena de TV DIY: instruções passo a passo para montar modelos populares de antenas de TV

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Abaixo está um curso em vídeo completo que é ideal para o tópico em consideração.

Depois de revisar os materiais de vídeo, o potencial instalador tem todas as chances de se tornar um técnico profissional de configuração de equipamentos:

A prática de configurar você mesmo antenas parabólicas mostra que fazer você mesmo é bastante viável. Apesar de todas as dificuldades aparentes, os problemas técnicos de instalação são resolvidos de forma bastante simples.

A conclusão é óbvia: ao fazer a auto-instalação, um potencial comprador de equipamento economiza muito dinheiro no procedimento de instalação e configuração.

Tem algo a acrescentar ou tem dúvidas sobre a configuração da sua antena parabólica? Você pode deixar comentários na publicação, participar de discussões e compartilhar sua própria experiência de instalação e conexão da “parabólica”. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.

Comentários dos visitantes
  1. Andrei

    Instalei uma antena parabólica e configurei sozinho. Na verdade, nem tudo é tão difícil quanto parece. O principal é que as mãos cresçam onde precisam. Mas tenho sorte porque moro no sétimo andar, tenho varanda e as janelas do apartamento estão voltadas para o lado sul (sintonizei o satélite Express AMU1, 36,0°E. - Tricolor). Aqueles. Calmamente enrosquei uma “parabólica” na varanda, levei para lá um receptor de satélite com uma TV portátil e sintonizei no satélite. Aqueles com janelas voltadas para o norte não terão sorte. Em seguida, a antena parabólica deverá ser instalada no telhado. Receio que neste caso seja impossível prescindir de chamar especialistas.

  2. Leônidas

    Nem todo mundo tem paciência para montar uma antena parabólica. Você tem que girar muito devagar, literalmente milímetro a milímetro. Além disso, existem muitas nuances. É melhor confiar em um profissional.

  3. Constantino

    Você pode recomendar algum programa para calcular o azimute? Encontrei alguns online, mas estão em inglês, mas gostaria que estivessem em russo.

    • Especialista
      Vasily Borutsky
      Especialista

      Para calcular o azimute ao configurar uma antena parabólica, existe um programa especial chamado Satellite Antenna Alignment. Está disponível tanto na versão desktop quanto para smartphones. A interface é um pouco diferente, mas a essência permanece a mesma, aqui você decide qual programa será mais conveniente para você trabalhar no processo de configuração de uma antena parabólica. Mas eu recomendaria usar a versão para celular porque é mais prática. Você pode definir imediatamente o azimute necessário no local, sem precisar sair para visualizar os dados em seu PC ou laptop.

      Além disso, para simplificar o processo de configuração de uma antena parabólica, anexei um diagrama simples para orientação.

      Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica