Como configurar você mesmo um sintonizador de antena parabólica: etapas de configuração do equipamento
A televisão por satélite é uma tecnologia para uma ampla gama de finalidades, incluindo uso doméstico, que ganhou um elevado nível de popularidade.O equipamento digital, que constitui a base da tecnologia, é uma eletrônica complexa.
Porém, com toda a complexidade do hardware, é muito fácil para o usuário final descobrir como configurar um sintonizador de antena parabólica por conta própria, sem envolver um especialista.
Esta tarefa é resolvida de forma quase semelhante à configuração de qualquer outro eletrodoméstico moderno. A base da afinação é seguir as instruções fornecidas com cada sintonizador específico. Vamos considerar este ponto para facilitar ainda mais a autoconfiguração do equipamento.
O conteúdo do artigo:
Finalidade do sintonizador e sua localização
Para os usuários, e há muitos deles, que desconhecem completamente a eletrônica de rádio e televisão, a palavra “sintonizador” é considerada difícil de entender completamente.
Porém, não há nada de complicado nesta palavra, pois na verdade ela esconde o significado usual de um receptor de sinal.
Neste caso, estamos falando de um receptor de sinal de televisão transmitido via satélite.
O sinal recebido pelo sintonizador é convertido para processamento consistente pela TV.Como resultado, o usuário percebe visualmente a imagem televisiva gerada pelo sinal na tela da TV.
Antes de começar a instalar o sintonizador, recomendamos a leitura de nossos outros artigos, onde descrevemos detalhadamente como instalar corretamente instalar uma antena parabólica com suas próprias mãos e ajuste a “antena” ao satélite.
Instalação correta do sintonizador
Após adquirir um receptor de televisão, o usuário precisará configurá-lo. Ou seja, execute uma série de etapas sequenciais de acordo com as instruções antes que o sinal recebido seja convertido corretamente e exibido na tela da TV.
A seguir, esse processo será discutido detalhadamente usando o exemplo do sintonizador do sistema de TV Tricolor.
Antes mesmo de iniciar a configuração, o sintonizador deve ser instalado em uma superfície plana e rígida, de preferência próximo à TV, mas a não mais que 10-15 cm do painel da tela ou da parede posterior.
O módulo receptor deve ser instalado com acesso de ar desobstruído às áreas de ventilação, geralmente as tampas inferior e superior ou tampas laterais. A violação do modo de ventilação pode causar superaquecimento e mau funcionamento do dispositivo.
Normalmente o pacote inclui:
- módulo sintonizador;
- painel de controle (RC);
- módulo adaptador de energia;
- cabo de conexão tipo 3RCA.
O sintonizador instalado localmente deve ser conectado à TV usando cabos apropriados. Esta operação deve ser realizada com o cabo de rede desconectado.
Interfaces e controles
O corpo do sintonizador padrão é retangular, possui painéis frontal e traseiro onde estão localizados os elementos de controle de operação e interfaces do sistema. Os primeiros, via de regra, ocupam a área do painel frontal. Os segundos estão localizados na área do painel traseiro.
Os principais elementos de controle são o botão liga/desliga, botões de modo e mudança de canal, display de informações e slot para cartão do usuário.
As interfaces geralmente estão localizadas no painel traseiro. O número de interfaces de um sintonizador moderno é bastante grande e pode chegar a mais de 10:
- Sob a conexão do cabo RF (RF OUT) à TV.
- Para cabo de antena over-the-air (RF IN).
- Conexão com outro sintonizador (LNB OUT).
- Conexão do cabo da antena parabólica (LNB IN).
- Vídeo composto (VÍDEO).
- Para conexão a um computador (USB).
- Conexão de TV (SCART).
- Conexão de TV (HDMI).
- Conectando som via “tulipa” (ÁUDIO).
Lá, no painel traseiro, há tradicionalmente um soquete para o plugue do adaptador de energia, às vezes interruptores de modo e fusíveis.
A conexão do sintonizador com um cabo a um receptor de televisão geralmente é feita usando um cabo “SCART” (fiação completa) através do conector apropriado.
No entanto, outras opções não estão excluídas, incluindo o sinal RF OUT através da entrada de antena padrão da TV. Mas nessas opções a qualidade da imagem e do som é reduzida.
Configuração passo a passo
Assim, depois de conectar o sintonizador e a TV por meio das interfaces apropriadas, você pode conectar o adaptador de energia e colocar o botão de rede no estado “ligado”.
O primeiro lançamento geralmente é acompanhado pelo aparecimento da função “Setup Wizard” na tela da TV. Para usuários inexperientes, esta é a opção de configuração ideal.
Passo #1 - selecione o idioma e o fuso horário
A primeira tela do “assistente” são as configurações de acordo com os padrões regionais para parâmetros como idioma do menu, idioma do áudio e fuso horário.
A seleção dos parâmetros na tela de opções desejadas é realizada usando os botões de seta para cima, para baixo, esquerda-direita no controle remoto.
Confirme a seleção - o botão “OK”. Embora o idioma do menu seja tradicionalmente definido como apropriado regionalmente, o idioma do áudio normalmente é definido para duas opções - uma das quais oferece suporte à seleção automática com base no conteúdo.
Passo #2 – configurar interfaces de áudio/vídeo
Na segunda etapa (tela) da configuração, você deve decidir sobre as configurações responsáveis pela conexão ao receptor de televisão.
Novamente, usando os botões de seta, você deve percorrer sequencialmente a lista de menus na tela.
E defina os parâmetros nas guias apropriadas:
- Modo de vídeo —RGB ou CVBS. Via de regra, RGB é selecionado desde que conectado através de um cabo “SCART”.
- Canal de áudio — TV SCART ou ÁUDIO L/R.O modo “mono/estéreo” também é determinado aqui.
- Formato de tela - geralmente 16x9, menos frequentemente 4x3.
- Formato de imagem - geralmente por padrão, além disso: envelope, recortado, combinado.
Você também precisa selecionar opções na guia Padrão de receptor de TV - PAL B/G, PAL D/K, PAL I, SECAM D/K). O padrão exigido pode ser determinado na documentação da TV.
Passo #3 – configurando o sistema de antena
Normalmente, os parâmetros para esta parte do menu de configuração geral são definidos por padrão pelo fornecedor do equipamento de TV via satélite.
No entanto, podem ser necessárias configurações de usuário individuais:
- Fonte de alimentação LNB;
- Tipo LNB;
- limite inferior de frequência;
- limite superior de frequência;
- tom de sinal.
A tela desta parte da configuração, além das guias de configuração, contém escalas de controle para configurar o sinal da antena.
Usando uma escala, o nível do sinal é ajustado e, usando a outra escala, a qualidade da decodificação é ajustada.
Passo #4 – procure canais
A transição para esta parte da configuração é acompanhada por uma busca e detecção automática de canais de transmissão. As transmissões detectadas são alinhadas na tela em duas listas - canais de televisão e canais de rádio.
A função “Assistente de configuração” então termina e o usuário é informado sobre isso por uma mensagem correspondente. Após confirmar a mensagem, o usuário pode prosseguir para as funções de visualização de TV.
Na verdade, neste ponto, a configuração do sintonizador de TV via satélite pode ser considerada completa. Todas as operações subsequentes realizadas com o controle remoto praticamente não diferem daquelas realizadas com uma TV normal.
Trabalhando com o controle remoto após configurações básicas
Dependendo do modelo do sintonizador, a funcionalidade de controle pode ser ligeiramente diferente. Mas com qualquer sintonizador, o conjunto de entrega sempre inclui um manual do usuário, que descreve consistentemente todas as funções de controle.
Os sintonizadores digitais são dispositivos bastante funcionais. Portanto, além das funções padrão de mudança de canal para canal, também existem várias manipulações.
Por exemplo, todos os canais identificados pela pesquisa podem ser formados de diferentes maneiras, conforme for conveniente para o usuário:
- uma coluna, duas ou três;
- ordenação rápida;
- exibindo uma lista de favoritos, etc.
Usando o controle remoto, você pode exibir uma lista de idiomas de áudio disponíveis e definir o idioma desejado. Também é possível escolher entre transmissão mono e estéreo ou, se necessário, conectar legendas.
A funcionalidade do controle remoto, via de regra, suporta a exibição dos chamados “banners informativos”, que desempenham uma espécie de função de programa de televisão.
O banner informativo também mostra a data e hora atuais, o canal em exibição, o programa de TV e outros parâmetros de transmissão de informações.
A funcionalidade “Guia de TV” parece ainda mais “avançada” nesse aspecto, o que, além da transmissão atual, indica uma série de outras transmissões programadas para transmissão no curto intervalo de tempo.
Em suma, as funções de controle de um sintonizador, mesmo o “mais barato” pelos padrões do usuário, são um conjunto muito rico de manipulações que requerem estudo separado.
Também convidamos você a conhecer ideias interessantes de construção e configuração Antenas de TV feitas de sucata.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O autor do vídeo demonstra a configuração do sintonizador de emergência, que pode ser necessária em vários casos de falha em um receptor previamente configurado. Esses momentos acontecem com pouca frequência, mas podem ser úteis na prática do usuário:
Como demonstram as instruções do usuário acima, é perfeitamente possível configurar de forma independente a recepção de um sinal de TV de um satélite com um sintonizador. Além disso, o processo não é nada complicado, como pode parecer inicialmente para um usuário inexperiente.
Cada fabricante completa a entrega com instruções e chama essas instruções de instruções do usuário. Portanto, não há necessidade de solicitar o ajuste a um especialista quando você realmente pode fazer tudo sozinho.
Talvez você mesmo tenha configurado o sintonizador e conheça algumas sutilezas que não mencionamos neste material? Por favor, compartilhe informações com os visitantes do nosso site - deixe seus comentários no bloco abaixo. Lá você pode tirar dúvidas sobre o tema do artigo.
Nosso sintonizador veio com instruções coloridas e detalhadas com orientação passo a passo sobre como configurar o dispositivo. Eu mesmo fiz isso em meia hora. Mas meu amigo comprou uma TV usada, não se falava de nenhum documento lá. Ela e o marido procuraram materiais semelhantes na Internet e configuraram o sintonizador com eles))) Eu cuido das minhas instruções, porque... Dizem que às vezes as configurações ficam completamente perdidas e tudo tem que ser feito de novo.
Ao mesmo tempo, o primeiro sintonizador configurou o que foi chamado de “método científico de cutucar”. Então essas instruções seriam muito úteis para mim. Mas nada, eu configurei. Quando a TV Tricolor chegou à nossa província, eu conectei, pelo menos pude escolher o que assistir. E a partir deste ano, a televisão está sendo transferida de um sinal analógico para um digital. Acho que o número de pessoas que usam antenas parabólicas aumentará significativamente.
Se a antena estiver configurada corretamente para o satélite, para conectá-la e configurar o receptor não é necessário ter conhecimentos técnicos especiais. O processo de configuração é descrito detalhadamente nas instruções do receptor.
Outra questão é se você tiver vários cabeçotes configurados para satélites diferentes e usar um switch DiSeqC. O cara do vídeo tentou explicar o processo de configuração, mas, na minha opinião, deixou tudo ainda mais confuso. Neste caso (se houver vários chefes), ainda é necessário entrar em contato com avaliadores profissionais. Existem muitas nuances.
Você nomeia os graus, onde você pode obtê-los?