Qual é a diferença entre parquet e laminado: análise comparativa detalhada, prós e contras
Escolher o material de piso certo nunca foi fácil, mesmo se você tiver certas preferências. Na maioria das vezes, o revestimento do piso é de madeira ou feito de um material que lembra as propriedades da madeira natural. O que colocar, tábuas de parquete ou piso laminado, e qual é a diferença entre parquet e laminado? Existem muitas nuances e você pode ficar confuso.
O conteúdo do artigo:
Qual é a diferença entre parquet e laminado
Na verdade, estes são 2 tipos diferentes de piso, apenas externamente semelhantes em design. A principal diferença entre parquet e laminado é o método de fabricação. Diferentes tecnologias e materiais utilizados. Embora depois de colocado no chão possa ser difícil determinar a diferença entre parquet e laminado, existem diferenças, e ainda por cima significativas.
O laminado é uma fibra de celulose prensada. O parquet difere porque a parte frontal superior é sempre feita de madeira natural.
Diferenças:
- As tábuas de parquet podem ser feitas de várias camadas, mas existem opções quando o parquet (tábuas) é cortado de uma madeira maciça. O laminado sempre possui uma estrutura multicamadas.
- As lamelas (tábuas laminadas) podem atingir 6 m de comprimento, até 40 cm de largura, o parquet é produzido em tábuas de 70 mm a 180 mm, máximo de 250 cm de comprimento.Se forem painéis quadrados, então 40x40 cm ou 60x60 cm.
- A camada superior do parquet é sempre de madeira, na maioria das vezes folheado colado com 2,5-5 mm de espessura.Para laminado, trata-se de um filme espesso de poliéster ou poliuretano colado a uma base de fibras de celulose prensadas;
- As tábuas de parquet são muito grossas, praticamente nunca se encontram mais finas que 13 mm, geralmente 25 mm. O laminado pode ter até 12 mm.
Nas marcas baratas de laminado, a base pode ser de fibra, nas marcas baratas pode ser de aglomerado. Para laminados caros, uma base especial é feita de fibras prensadas impregnadas com um aglutinante de silicone. Como resultado, o material adquire maior flexibilidade, não absorve água e, o mais importante, as fechaduras são altamente duráveis.
Marcas baratas de parquet (rústico ou campestre) são folheadas de carvalho coladas em pinho tratado termicamente. O parquet de alta qualidade (a classe Select é cortada a partir de seções individuais de toras) é quase sempre feito à peça, com ajuste individual das placas de acordo com as cores e tamanhos das fibras. Pode ser feito de carvalho, faia, mas também podem ser utilizadas espécies mais valiosas - wengué, carvalho africano, cortiça.
A única coisa que ambos os revestimentos de piso têm em comum é o método de instalação. Necessariamente sobre um substrato, o revestimento do piso pode ser colado ao piso ou montado por meio de travas finais de desenho especial.
Também existe uma diferença entre parquet e laminado em termos de vida útil. Se compararmos em termos de durabilidade, o líder será o piso em parquet. O parquet peça ou empilhado (assentado em tábuas 40x250x18mm) é durável e resistente ao desgaste. Pode durar até 40 anos. O laminado de boa qualidade dura de 12 a 15 anos.
Prós e contras do laminado
O material é simples e leve. Às vezes, o laminado é erroneamente classificado como piso de escritório, mas isso não é inteiramente verdade.Pode ser encontrado em qualquer lugar, é acessível e graças à grande variedade de cores, a popularidade do material é enorme. O único local onde não são instalados pisos laminados é em shopping centers.
Outra vantagem significativa do laminado é que o material tolera pequenas falhas durante a instalação. Isso significa que você mesmo pode instalar o piso sem comprometer a qualidade.
Existem duas desvantagens importantes: os pisos laminados não são altamente resistentes a respingos de água. Molhar-se muitas vezes faz com que todo o revestimento seja substituído. O piso laminado só pode ser reparado em pequenas áreas, substituindo 1-2 lamelas.
A segunda desvantagem é o rangido que aparece se as lamelas forem colocadas sobre um substrato cortado incorretamente. Lidar com pisos que rangem é difícil. Normalmente, o rangido significa que as travas não estão funcionando para proteger o revestimento do piso. Não demorará muito para que a conexão macho e fêmea se rompa.
O piso laminado é mais fácil de substituir ou manter. Se necessário, o piso pode ser desmontado e seco. Mas tal solução só é possível para ripas impermeáveis de alta qualidade. Marcas baratas, via de regra, não são duráveis.
Existem marcas especiais de laminados com revestimento resistente ao calor e travas emborrachadas. Depois de montado, esse material pode resistir ao contato com água derramada por meia hora, e o filme de poliuretano é altamente resistente ao calor e pode suportar facilmente a queda de um fósforo aceso ou até mesmo de uma vela.
A resistência ao desgaste do revestimento superior é tão grande que o material pode ser utilizado em locais lotados, onde normalmente são feitos pisos de cerâmica ou concreto.
Prós e contras das placas de parquete
O parquet é classificado como um tipo de piso representativo junto com os ladrilhos de pedra natural ou pisos de mosaico. Há apenas 20-25 anos, o piso de parquet só podia ser colocado com tábuas serradas medindo 50x320x22 mm.
Ao mesmo tempo, a colocação do revestimento exigia muita mão-de-obra e exigia a habilidade e experiência de um artesão. Este piso serviu com o nível de cuidado adequado durante 30-40 anos.
Desvantagens das placas de parquete modernas:
- A maioria das marcas de parquet, mesmo as de marca cara, são placas processadas à máquina, coladas e folheadas com tecnologia de móveis. Portanto, o piso em parquet moderno é barato e acessível ao consumidor médio.
- A seleção do material para tábuas de parquete é feita a partir de madeira comum. Não há seleção com base no local onde a árvore foi cultivada, na idade ou na estrutura da fibra. Até a marca Select é simplesmente um sólido de alta qualidade, cortado em um determinado local do porta-malas. Consequentemente, a qualidade desse parquet difere da opinião geralmente aceita sobre a resistência e resistência ao desgaste do piso em parquet.
- Utilização de um grande número de impregnações e adesivos para melhorar as propriedades mecânicas das placas de parquete. Em vez dos tradicionais mastiques de cera e polidores de óleo inofensivos, são utilizados materiais de pintura com uma composição química complexa.
- Na aparência, o parquet moderno difere pouco das melhores marcas de laminados e é ainda inferior na variedade de padrões de fibras.
No entanto, o piso em parquet possui várias qualidades positivas que o tornam popular e procurado. Andar sobre ele é muito mais agradável do que sobre laminado e principalmente linóleo. O parquet, mesmo que produza certa quantidade de pó (devido ao desgaste e abrasão da madeira), é inofensivo.O piso em parquet tem um baixo nível de eletrostática, o que significa que a poeira não gruda nele como o piso sintético.
Com os devidos cuidados, o parquet natural dura muito e não perde cor nem textura superficial. Além disso, o piso de parquet de alta qualidade difere dos sintéticos pela capacidade de restaurar a cor e o padrão das fibras de madeira.
Comparação detalhada
A maneira mais fácil de escolher a melhor opção é comparar os dois revestimentos de piso aproximadamente da mesma classe, selecionar os pontos em que diferem e determinar as posições mais importantes.
Preço
O parquet sempre terá um preço mais alto. A tecnologia de produção de laminado é muito mais barata. Essencialmente, trata-se de uma tira de papelão sobre a qual é colada uma película decorativa com padrão de fibra, seguida de prensagem a quente da película (ou várias camadas de verniz MDF). Não é difícil entender o que é mais barato, até porque o laminado pode ser considerado uma imitação do parquete.
A produção de laminados é caracterizada pela sua natureza “onívora”. Produtos de diferentes classes diferem apenas na espessura do filme (número de camadas), no desenho das travas de união e na presença de vedação de silicone no sistema macho e fêmea e no verso da base.
A fabricação de placas de parquete é um processo tecnológico complexo. As peças de trabalho são classificadas de modo que as pranchas adjacentes ou o folheado colado difiram em cor ou padrão de granulação em não mais que 1-2%.
Instalação
O sistema de montagem de pisos laminados permite colocar as lamelas com as próprias mãos, sem ajuda externa. Painéis de diferentes marcas e marcas podem diferir no design das travas finais, mas quase sempre o procedimento é o mesmo:
- A primeira lamela é colocada sobre um substrato ou diretamente no chão com cola aplicada.
- A segunda placa é inclinada em um ângulo (45-60Ó) para uma superfície horizontal, engate no painel já colocado e mova-o para a posição horizontal.
- Depois de bater na extremidade com um martelo de madeira no espaçador de borracha, você pode passar para a próxima lamela.
Antes da colocação de laminado ou parquet, a superfície deve ser planejada e nivelada de forma que a diferença de altura acima de 1 metro linear não seja superior a 2 mm. Em seguida, é colocado um suporte feito de polietileno ou agulhas de pinheiro prensadas.
Colocar parquet é mais complicado. Placas de parquete comuns também são colocadas sobre um substrato, mas os requisitos para a base são mais rigorosos. Além disso, é necessário escolher as tonalidades corretas, pois dentro de um mesmo lote podem existir tábuas de parquete que diferem na saturação do padrão. O defeito só pode ser visto após a instalação.
O parquet de blocos é o mais difícil de instalar. As matrizes são coladas em mástique ou em uma composição viscosa especial. Ao final, são raspados com esmeril e abertos com verniz. Este piso é caracterizado pela máxima durabilidade.
Qual piso é mais fácil de desmontar?
O laminado barato pode ser desmontado 1 a 2 vezes no máximo. O processo é simples, é necessário proceder na ordem inversa da montagem. Se você tentar desmontá-lo pela terceira vez, metade das travas será quebrada. Algumas marcas caras de laminados de alta qualidade (classe 33) não podem ser desmontadas e reinstaladas, mas existem modelos de pisos laminados de alta qualidade onde o design de travamento permite abrir a conexão e desmontar as ripas.
É mais fácil desmontar o parquete não colado sobre um suporte, mas recolocar a placa pode ser difícil. As fechaduras em tábuas de parquete diferem das laminadas e, via de regra, não são projetadas para reutilização.Portanto, o parquet deverá ser colado ao chão uma segunda vez.
Qual é mais durável?
Com os devidos cuidados, um piso de parquet de madeira maciça pode “sobreviver” de 2 a 3 gerações de piso laminado de alta qualidade. Principalmente se for carvalho ou faia, wengué, ébano. O parquet folheado normal sobre base de madeira compensada não dura mais do que o laminado de alta qualidade.
O parquet pode ser considerado mais durável devido aos bloqueios fortes, mas novamente apenas com cuidado e tratamento periódico do revestimento com mastiques protetores. Se não cuidar do parquete, aparecem rapidamente fissuras na superfície final, o que leva à destruição de matrizes e painéis.
O laminado se diferencia por não necessitar de cuidados especiais - basta colocar o material corretamente e pelo menos uma vez por ano tratar as fissuras com ceras protetoras para evitar o acúmulo de sujeira e água nas fechaduras.
Inflamabilidade
Devido ao alto teor de fibra de celulose pura, as lamelas são menos resistentes ao fogo aberto e a objetos quentes. A temperatura máxima é considerada até 120°C, após a qual a película protetora começa a amolecer e inchar.
Com contato de curta duração, mesmo com fogo aberto, o laminado apresenta durabilidade notável. Se você deixar cair um ferro quente, um ferro de solda ou uma vela acesa (fósforo) no chão e pegar o objeto em poucos segundos, apenas uma mancha escura permanecerá na superfície.
O piso laminado queima melhor do que o piso de tábuas ou parquet, então você não pode colocar um fogão ou uma lareira de apartamento no chão.
O parquet é altamente resistente ao calor - não queima, mesmo que já tenha começado o processo de carbonização da madeira ou da base do compensado. Mas é preciso levar em consideração que todas as marcas de tábuas de parquete (exceto as peças) estão impregnadas com compostos especiais.
Portanto, quando o revestimento queima, uma grande quantidade de gases tóxicos (inclusive monóxido de carbono) é liberada, causando asfixia e até envenenamento.
Força
Se compararmos em termos de resistência à fadiga, o laminado será mais durável. Devido à sua base mais elástica, os painéis laminados são flexíveis. Isso significa que o piso colocado com pequenos erros e os móveis colocados incorretamente farão com que o piso estale ou ranja. Em casos extremos, aparecerá uma pequena bolha, mas o laminado permanecerá intacto.
O Parquet não perdoa erros - se o revestimento ficar “suspenso” no ar, mesmo em uma área pequena, o resultado serão travas quebradas nas juntas.
Por outro lado, o piso em parquet apresenta alta resistência de contato. Em cima do revestimento você pode instalar um armário pesado sobre pernas finas, até mesmo uma banheira de ferro fundido, e a madeira suportará a pressão. Especialmente se for parquet.
O laminado tem baixa resistência de contato - móveis colocados incorretamente podem quebrar a fechadura.
Qual material é mais resistente ao desgaste?
Você pode comparar 2 tipos de piso apenas dentro da mesma classe de resistência ao desgaste:
- O laminado mais pesado (para cafés, minimercados, escritórios) classe 33 é altamente resistente ao desgaste. É superior ao de um bom painel de parquet com envernizamento superficial adicional.
- O laminado de classe média, 31-32, corresponde aproximadamente às características do piso de parquet de alta qualidade. É utilizado em apartamentos e moradias particulares como revestimento principal.
- O parquet de classe econômica é superior ao piso laminado barato em todos os aspectos.
Deve-se ter em mente que a resistência ao desgaste do parquet depende em grande parte de dois fatores - a natureza da madeira e o cuidado com o revestimento. No laminado, restaurar a película protetora é difícil e nem sempre possível, enquanto o parquet pode “sobreviver” a vários grandes reparos com restauração da aparência e textura da superfície.
Isso é útil! Placa projetada ou laminado: o que é melhor escolher para a construção do piso.
Resistência à umidade
Para o parquet, qualquer contato com a umidade é indesejável, diferente do piso ou da fibra. Mesmo que o revestimento do piso seja mantido regularmente, tratado com mástique ou cera, a água derramada no piso encontra rachaduras e escorre sob a base. Mas isso requer pelo menos 10 a 15 minutos.
Se a máquina de lavar vazou ou um recipiente com água tombou no piso de parquete, deve-se retirar imediatamente o líquido da superfície e, se possível, secar o piso. Se o apartamento for inundado por vizinhos ou se o telhado estiver vazando, seque o parquet com urgência e provavelmente recoloque alguma parte.
Marcas convencionais de laminado também não toleram bem o contato com a água, talvez até pior que o parquet. Mas os modelos impermeáveis de piso laminado com vedações de borracha nas travas podem permanecer na água por uma hora para um piso novo e 20-30 minutos para um piso antigo e desgastado sem danos.
O que é mais quente
Definitivamente, um piso laminado reterá melhor o calor devido à menor condutividade térmica do material. Além disso, um substrato grosso de cortiça ou coníferas (8-12 mm) pode ser colocado sob o laminado. Nesse caso, você pode até andar descalço no chão, mesmo que o material seja colocado diretamente sobre a laje de concreto.
O parquet é mais fresco, a madeira densa e pesada conduz melhor o calor.Um substrato espesso não pode ser colocado sob os painéis.
Portanto, são utilizados contrapisos de contraplacado para contrapisos de concreto ou, opcionalmente, podem ser instalados pisos de cortiça. Não tem medo de água e sua condutividade térmica é ainda menor que a do laminado com suporte mais grosso.
Isolamento acústico
Parquet é definitivamente o material mais “ressonante”. Em termos de isolamento acústico, é inferior não só ao laminado, mas até às telhas de PVC comuns. Se os vizinhos acima colocarem parquete, não serão ouvidos apenas passos, mas até mesmo o som de um objeto caindo no piso de parquete.
O parquet de cortiça tem um bom isolamento acústico, enquanto os revestimentos de carvalho, faia e ébano são muito barulhentos. Às vezes, para amortecer o ruído, as juntas entre as placas são tratadas com um composto de silicone - o que permite reduzir o nível de ruído em 20%.
O laminado também pode não ter um bom isolamento acústico, por exemplo, se o material estiver colado em um piso de concreto sem forro. Mas tais esquemas são utilizados principalmente em lanchonetes e instituições públicas, onde é importante prolongar a vida útil. Curiosamente, sem uma base macia, o laminado dura mais.
Cuidado
O laminado de alta qualidade requer manutenção mínima: 1 a 2 vezes por ano, é necessário limpar as juntas da poeira acumulada e tratá-las com óleo de silicone para extrair a umidade das mechas.
Após 3-4 anos de serviço, os selos orçamentários são abertos periodicamente com um verniz especial de poliuretano. Isso permite restaurar parcialmente a película protetora e fechar as juntas contra a umidade.
Após a limpeza úmida, o piso laminado deve ser seco. Se for um piso quente, a potência de aquecimento aumenta para 80% em 20-25 minutos. Em pisos comuns, basta abrir a janela e a porta para permitir que uma corrente de ar (mesmo ar frio) seque o revestimento.
Cuidar do parquet normal envolve tratar as juntas com mastique de cera pelo menos uma vez por mês. O parquet de peças aumentou os requisitos de manutenção. Pelo menos uma vez a cada duas semanas você precisará esfregar o chão com mástique e, se necessário, polir a superfície. Este tratamento garante proteção confiável contra arranhões e umidade.
Uma vez a cada 5 anos, a superfície do parquet é raspada ou lixada para nivelar a superfície. À medida que a camada superior da madeira se desgasta, formam-se “caminhos” na superfície e, além disso, sobem bordas nas próprias tábuas, que precisam ser cortadas.
Mas esses requisitos se aplicam com mais frequência a marcas antigas e econômicas de pisos de parquete. Por exemplo, pisos de ébano ou wengué não são raspados. É altamente resistente à abrasão, portanto o primeiro reparo, se necessário, não pode ser realizado antes de 15 anos de operação.
Respeito ao meio ambiente do material
O parquet é definitivamente considerado uma superfície mais limpa e segura. Principalmente se forem matrizes de peça e não placas coladas de vários tipos de madeira diferentes. O piso em parquet distingue-se pelo fato de a parte frontal da madeira praticamente não ser submetida a processamento profundo.
Exclui secagem por calor ou compactação sob pressão. Todas as outras superfícies são tratadas com impregnações protetoras. Mas após a montagem permanecem fechados e não representam perigo para os seres humanos.
O laminado tem a situação oposta. A camada externa é um filme polimérico e papel com textura aplicada e cores de fibra. Ambos os materiais passam por controle sanitário e higiênico, portanto não há o que temer.
Às vezes, aparece poeira em marcas baratas de laminado, que é expelido através das travas da superfície do concreto por uma corrente de ar.
Tais problemas são típicos de revestimentos aplicados em substratos de espuma de polietileno mais baratos. Não há formação de poeira nos materiais de revestimento de cortiça ou coníferas.
Qual é melhor para pisos aquecidos?
A condutividade térmica do parquet é ligeiramente superior à do laminado. Portanto, um revestimento feito de tábuas é mais adequado para a disposição de um piso aquecido.
Além disso, a estrutura do piso em parquet distingue-se por um grande número de ladrilhos e juntas entre eles. Isto significa que, graças ao grande número de costuras, o pavimento em parquet é mais flexível e não “borbulha” quando sujeito a forte aquecimento, por exemplo, quando se utiliza um sistema de aquecimento de pavimento por cabo.
Para laminados são recomendados sistemas mais leves baseados em filme de carbono grafite.
Mas as placas de parquete têm uma desvantagem: possuem um alto coeficiente de expansão térmica. Com aquecimento forte e prolongado, a madeira, mesmo estabilizada termicamente e envernizada, pode mudar de tamanho e até rachar. Portanto, ao escolher o que é melhor para um piso quente, é necessário levar em consideração o esquema de aquecimento.
Você só pode entender a diferença entre parquet e laminado por experiência própria. O caráter mais complexo e caprichoso de um piso em parquet. Portanto, a seleção das pranchas, o assentamento do material e os cuidados com ele devem ser feitos com cautela. E o laminado pode ser considerado um substituto temporário. Embora a maioria dos pisos laminados modernos não sejam tão diferentes do parquet barato.
O que você escolheria? Compartilhe nos comentários. Salve o artigo nos seus favoritos para que informações úteis estejam sempre disponíveis.
Meu avô me procura com reumatismo.Ele diz que enquanto eu ando no parquet de casa, meus pés estão bem, seus pés estão no laminado e depois de um dia já doem. Aliás, por algum motivo os cães não gostam de piso laminado; eles tentam arranhar tudo.
Parquet está obsoleto há muito tempo. De que adianta gastar muito dinheiro, mexendo em blocos de madeira, se existem marcas suecas bacanas de laminados que são superiores ao parquet. Tanto a qualidade quanto o design, está tudo lá. Posso até apagar um cigarro no chão e nada vai acontecer com ele.