Antena faça você mesmo para residência de verão: opções e diagramas caseiros + instruções de fabricação
O paisagismo de uma área suburbana envolve aumentar o conforto de vida dos residentes de verão.Um dos atributos constantes do entretenimento passivo é a televisão.
Longe da cidade, muitas vezes surgem problemas com a qualidade do sinal e da transmissão. Uma antena caseira para uma dacha permite que você resolva esse problema gastando um mínimo de dinheiro e tempo. Existem muitas opções de aparelhos caseiros, sua escolha é determinada pela distância da torre de TV e pelo tipo de sinal.
Neste material veremos a montagem dos modelos caseiros mais simples - o artigo fornece instruções detalhadas de fabricação com diagramas e desenhos. Há também uma lista de materiais e ferramentas necessárias para o trabalho.
O conteúdo do artigo:
As nuances de fazer captadores de sinal
Ao começar a fazer um aparelho caseiro, é preciso ter uma ideia das possíveis opções de design e das regras para sua montagem.
Toda a variedade de antenas de televisão é geralmente dividida em vários tipos:
- Todas as ondas. Uma antena independente de frequência é a mais barata e fácil de fabricar. A base é uma estrutura de metal e recipientes de estanho ou latas de cerveja são usados como receptores. O projeto não possui parâmetros de alto desempenho, mas é bastante adequado para uma residência de verão se a torre de transmissão estiver localizada nas proximidades.
- Log-periódico. O princípio de funcionamento é comparável a uma rede de pesca que separa as presas durante a captura.O dispositivo é fácil de fabricar e seus parâmetros excedem os dos modelos de todas as ondas. As antenas são consistentes com o alimentador em qualquer faixa.
- decímetro. Projetos que funcionam bem independentemente das condições de recepção. Vários designs são possíveis: zigue-zague, losangos, círculo, etc.
As partes da antena através das quais correm as correntes de sinal úteis estão conectadas Soldagem ou soldagem. Porém, ao colocar o dispositivo no telhado de uma casa, tais contatos serão corroídos com o tempo pela corrosão.
Além desta norma, ao criar com as próprias mãos uma antena para residência de verão, é aconselhável seguir as seguintes regras:
- O núcleo central e a trança são feitos de ligas baratas e resistentes aos processos de corrosão. Porém, são difíceis de soldar - o trabalho é feito com extremo cuidado para não queimar o fio.
- Para conectar os elementos, você precisa usar um ferro de solda de 40 W, pasta de fluxo e solda de baixo ponto de fusão.
- Não é aconselhável usar fio de alumínio para criar peças estruturais. O material oxida rapidamente, perdendo a capacidade de conduzir um sinal. A melhor opção é o cobre, uma alternativa acessível é o latão.
A área de recepção do coletor deve ser grande. Para aumentá-lo, hastes de metal podem ser fixadas simetricamente à moldura que filtra o ruído etéreo.
Antena caseira tandem e amplificador fornecerá a potência de recepção necessária.Basta levar a estrutura para a cobertura e instalá-la em direção a uma torre de televisão próxima.
Instruções para montar as melhores antenas
Você pode montar muitas antenas interessantes e eficazes com suas próprias mãos. Vejamos instruções detalhadas para fazer os modelos melhores e mais fáceis de fazer.
Caseiro #1 – antena de TV simples
Se o repetidor estiver localizado a 30 km da dacha, o projeto mais comum, montado a partir de dois tubos e um cabo, servirá. O fio está conectado ao conector de entrada de TV correspondente.
Layout e seleção de materiais
Um dispositivo típico para uma antena rural primitiva é mostrado na figura abaixo. Observa-se que dois tubos do mesmo comprimento estão unidos sobre uma placa, que por sua vez é fixada ao mastro.
A primeira coisa que você precisa fazer é descobrir a frequência de transmissão da torre de TV local - o comprimento dos tubos depende do parâmetro.
Faixa de banda de transmissão – 50-230 MHz. Cada canal requer seu próprio comprimento de “bigodes” de antena.
Tubos feitos de duralumínio, aço e latão são adequados para fazer a antena. Seu diâmetro pode variar entre 8-24 mm, na maioria das vezes são de 16 mm. A principal condição é que as seções sejam equivalentes, preparadas a partir de tubos com as mesmas propriedades.
Materiais necessários:
- tubo de metal – o corte é 6 cm mais curto que o comprimento determinado a partir dos valores da tabela;
- fio com resistência de 75 ohms, o comprimento necessário é a distância da TV à antena mais 2 m para flacidez e loop correspondente;
- getinax isolante elétrico grosso – espessura a partir de 4 mm;
- tiras de metal, braçadeiras para tubos No prato;
- mastro de antena – pode ser um canto, se a altura for pequena é permitido o uso de bloco de madeira.
Para o trabalho, é aconselhável estocar ferro de solda, solda e fluxo. Recomenda-se soldar as conexões dos condutores centrais - isso prolongará a vida útil do dispositivo e melhorará a qualidade da imagem.
Para proteger contra a oxidação, as áreas de junta devem ser preenchidas com silicone ou resina epóxi. Uma maneira acessível, mas não confiável, é envolvê-lo com fita isolante.
Montagem e configuração da invenção
Primeiro, corte o tamanho necessário do tubo e corte-o em duas partes iguais. Você pode usar cortadores de metal.
A distância entre as extremidades internas dos tubos é de 6 cm, entre as extremidades externas - distância indicada na tabela.
Progresso do trabalho subsequente:
- Prenda os bigodes da antena no suporte com grampos e fixe a própria placa getinax no mastro.
- Conecte os tubos através de um dispositivo correspondente - cabo tipo RK-1,3,4. Os parâmetros do elemento são exibidos na coluna direita da tabela, o princípio de fabricação é mostrado no diagrama de projeto da antena.
- Solde os núcleos centrais nas extremidades dos tubos, conecte a trança com um pedaço de condutor semelhante.
- Conecte os condutores centrais das extremidades do laço correspondente ao cabo de televisão. Conecte a trança com fio de cobre.
- Fixe o laço e o fio descendente na haste.
- Levante o mastro até o telhado da casa de campo e ajuste a antena.
São necessárias duas pessoas para determinar a posição ideal do dispositivo. O primeiro gira a antena na rua e o segundo monitora a mudança da imagem na TV.
Tendo detectado boa qualidade de sinal, a estrutura é fixada na posição selecionada.
Caseiro #2 – antena de quadro feita de tubo
O módulo é um pouco mais difícil de criar, mas amplia o raio de recepção para 40 km. A principal dificuldade reside na necessidade de dobrar o tubo.
O comprimento do cabo e do tubo é calculado com base na frequência de transmissão dos canais de TV.
Os espaços em branco são feitos de acordo com o parâmetro necessário - o vibrador e o fio para o dispositivo correspondente são medidos e cortados. O diâmetro recomendado do tubo é de 12 a 18 mm.
A montagem começa dobrando o tubo. A borda do vibrador é achatada e selada. O tubo é preenchido com areia e a segunda extremidade é vedada da mesma forma que a primeira. As bordas podem ser seladas colocando os tampões em silicone.
O tubo moldado é preso ao mastro. Os laços correspondentes são parafusados e soldados nas extremidades do vibrador e o cabo da televisão é fixado. Prenda a trança com fio de cobre e comece a configurar.
Caseiro #3 - Apanhador de sinal Kharchenko
A antena de televisão em forma de oito ou zigue-zague é adequada para televisão digital DVB-T2, transmitindo na faixa UHF.O módulo é fácil de fabricar. Para implementar o projeto, você precisará de metal condutor.
Cálculo e desenvolvimento de desenho
O design da antena de TV é muito primitivo - dois quadrados/losangos presos juntos. No projeto original, o módulo Kharchenko prevê um refletor localizado atrás dos elementos figurados.
Para fazer uma antena em zigue-zague não é necessário calcular o comprimento de onda. É aconselhável construir uma estrutura com mais banda larga - isso aumentará suas capacidades.
Se desejar, você pode calcular os parâmetros do dispositivo. Divida o valor da onda do sinal transmitido por 4 - o valor resultante é o lado do quadrado.
O exemplo mostrado mostra o desenho de uma antena com parâmetros laterais: B1 - 14 cm, B2 - 13 cm. A diferença de comprimento de um centímetro dá a distância necessária entre os quadrados.
As seções inferiores são estendidas em 1 cm, folga necessária para o laço de soldagem do cabo da antena.
Fabricação de molduras e preparação de cabos
Os cálculos subsequentes serão dados em relação aos dados do desenho mostrado acima. O perímetro total dos quadrados é de 112 cm, deve-se cortar o fio no comprimento desejado e formar a peça conforme o diagrama.
Ordem de serviço:
- Dobre o fio no meio em ângulo reto.
- Em seguida vêm duas seções de 14 cm cada, seguidas de lados de 13 cm cada.Após cada dobra, verificamos a regularidade dos cantos, deve ser estritamente 90 graus.
- Quando o primeiro quadrado estiver formado, comece a criar a segunda figura. Novamente existem elementos versáteis de 14 cm, e atrás deles estão duas partes de 13 cm + 1 cm.
Pequenas diferenças nos comprimentos laterais são aceitáveis. O principal é manter os ângulos retos.
O próximo passo é preparar o cabo. É limpo dos dois lados. Uma incisão é feita ao longo da circunferência do cabo, de 2 a 2,5 cm da borda.
O trabalho é feito com cuidado para não danificar a trança interna. Ao longo da linha de corte, o cabo está ligeiramente quebrado e remover o isolamento.
Solde o plugue do outro lado do cabo. O fio deve ser limpo até 1 cm, os condutores devem ser formados e estanhados.
Nas áreas onde é realizada a soldagem, limpe o plugue com lixa e passe álcool. Solde um monocore na saída central e uma torção na saída lateral. Aperte a alça ao redor do isolamento, aparafuse a ponta de plástico ou, alternativamente, preencha-a com selante não condutor. Antes que a composição seque, monte o tampão.
A ordem dos elementos de conexão
A etapa final da montagem é a união da moldura e do cabo. Se não houver conexão com um canal específico, então é melhor fazer a soldagem no ponto médio para ampliar a captura do sinal.
A extremidade cortada do cabo é conectada aos dois lados do quadrado central. Antes da fixação final, você pode verificar o desempenho da antena. Se tudo estiver normal, sele a área de solda.
No mini-contêiner são feitos furos para os elementos quadrados, uma moldura com arame é colocada e preenchida com um composto de vedação.
Produto caseiro #4 – antena “quadrada dupla”
O design de banda estreita resolverá o problema de sinal fraco ou obstrução da transmissão com uma transmissão mais forte. A antena também é adequada para receber televisão digital. A principal condição de operação é uma orientação clara para o distribuidor de sinal.
Diagrama e dimensões do dispositivo
Estruturalmente, a antena de TV se apresenta na forma de duas molduras conectadas na parte superior e inferior por setas. O quadrado grande é um refletor, o menor é um vibrador.
A lança superior é feita de metal e a inferior é feita de getinax, textolite ou outro material isolante.
Requisitos para o dispositivo de antena de TV:
- os centros dos quadrados devem estar na mesma linha, esta reta fica voltada para o transmissor;
- a moldura menor tem contorno aberto, as extremidades são fixadas na placa textolite;
- A parte superior do mastro das antenas é de madeira.
Os parâmetros para a fabricação de antenas de televisão com quadro de dois elementos são retirados da tabela. As dimensões dos elementos de trabalho dependem do tipo de ondas: decímetro ou metro.
Em um design de três quadros, a distância entre as extremidades do quadro intermediário aumenta para 5 cm.
Montagem e conexão
Para conectar o quadro ao cabo da antena, você precisará de um cabo balun em curto-circuito.O dispositivo é construído a partir de seções de fio de antena.
O elemento direito é um cabo, o esquerdo encurtado é um alimentador. Um cabo de televisão é conectado ao local onde eles estão conectados. O comprimento dos segmentos é determinado na tabela, levando em consideração o comprimento de onda do sinal.
As mesmas ações são realizadas com o alimentador, saindo do núcleo do cabo.
Sequência adicional de trabalho:
- Solde o núcleo central do alimentador e a trança do cabo na extremidade esquerda do vibrador.
- Anexe a torção do alimentador à extremidade direita do quadro ativo.
- Conecte a parte inferior do cabo à trança do alimentador com um jumper de metal. Solde os chicotes com solda de baixo ponto de fusão.
- As seções do cabo devem correr paralelas, a distância é de 5 cm, para fixar a distância utiliza-se material dielétrico. O dispositivo correspondente é montado em uma placa textolite.
- Solde o cabo de televisão na parte inferior do alimentador, unindo os elementos correspondentes - trança a trança, haste a haste.
O uso de um dispositivo correspondente reduz a probabilidade de interferência e elimina o efeito de imagem dupla. Você não pode ficar sem ele se estiver a uma distância significativa do transmissor.
Caseiro #5 – Antena de TV feita de lata
O design original da antena usando meios improvisados melhora significativamente a qualidade do sinal. Esta opção é adequada para uma dacha nos subúrbios, não muito longe de uma torre de TV.
Para criar um dispositivo primitivo você precisará de: 2 latas de cerveja de 0,5 ou 0,75 litros, parafusos auto-roscantes, um cabo de televisão de 3 a 5 m, uma chave de fenda, um ferro de soldar, estanho, um alfinete ou cabide de madeira e fita isolante.
As ações subsequentes podem ser divididas em várias etapas.
Preparando o cabo e fazendo contatos
Ao preparar o cabo isolamento limpo, recuando 10 cm, separe o cabo em dois condutores - o núcleo central e a torção trançada. Na outra extremidade do cabo você precisa instalar um plugue normal.
Ao fazer contatos, a blindagem do cabo trançado é fixada em uma lata e o núcleo de cobre na outra. Parafusos auto-roscantes são adequados para fixação.
Montando uma estrutura caseira
Durante a montagem é necessário fazer uma estrutura de suporte para o receptor de sinal. Na versão mais simples, você pode usar cabides comuns. Uma vara de madeira também funciona.
As latas são fixadas no mastro com fita adesiva ou fita isolante, a estrutura é levantada até o telhado e inicia-se a montagem, selecionando o local ideal para a antena improvisada.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Instruções passo a passo para fazer uma antena de TV com latas de alumínio:
Cálculo e montagem de uma antena de transmissão digital segundo Kharchenko:
Um design caseiro economizará seu orçamento, pois um captador de sinal primitivo pode ser construído a partir de meios improvisados. O trabalho de fabricação não leva muito tempo.
Se você seguir uma série de padrões, tecnologias de montagem e conexão, poderá criar um dispositivo eficaz para substituir uma antena de TV padrão.
Você tem uma antena caseira instalada na sua dacha? Compartilhe com outros usuários uma foto exclusiva do seu produto caseiro, diga-nos quais materiais você precisou e quanto tempo demorou para montar.
Ou talvez você tenha montado uma antena de TV de acordo com um dos esquemas discutidos neste material? Conte-nos sobre sua experiência com este modelo, adicione fotos na seção de comentários.
Tive que fazer antenas de TV caseiras tanto para a dacha quanto para a TV da garagem. Fiz uma antena de quadro simples com cabo coaxial. É simples de fazer, funciona bem, pega vários passes sem muita interferência. No material que você propôs gostei muito e fiquei impressionado com a antena feita de lata de cerveja. Vou fazer um para minha garagem, vai ficar perfeito.
Anteriormente, na minha aldeia, uma antena padrão não captava bem o sinal, então decidi fazer uma. Tive que fazer muitos cálculos e apontar na direção certa, pois não sabia a localização exata da torre de TV. Naquela época a TV mal captava um canal, e quando instalei essa antena o número deles aumentou e o sinal ficou mais estável.
Uma antena caseira com amplificador precisa ser aterrada? Já ouvi a teoria de que um raio atinge uma antena aterrada com uma chance muito maior. A antena está localizada no telhado de um mastro.
Se a antena da televisão estiver localizada em um mastro no telhado, não importa se ela é feita em casa ou na fábrica. Em qualquer caso, basta implementar a proteção contra raios. Muitas pessoas aqui confiam no acaso, mas quando um raio atinge uma antena no telhado, após o que a TV e, às vezes, outros equipamentos queimam, a atitude em relação à proteção contra raios muda radicalmente.
Estou anexando para vocês um diagrama geral da implementação da proteção contra raios para um mastro com antena de televisão.Para o aterramento recomendo levar um fio PUGV 1x16mm2 e um cabo galvanizado com diâmetro de 8 mm. Muitas pessoas usam haste, mas é bastante problemático durante o processo de instalação. Se você tiver mais dúvidas, pergunte aqui.
Uma antena feita de duas latas de cerveja funciona idealmente se a torre não estiver muito longe. Ele pega muito melhor do que um simples pedaço de arame. Fiquei com este por cerca de 2 meses até fazer outro. Também tentei fazer o módulo Kharchenko, mas já tem que calcular, mas o resultado vale a pena.
Via de regra, essas antenas são feitas nas casas das pessoas, o que significa que há muito lixo espalhado sob os pés. Como resultado, obtemos uma antena gratuita, cujo equivalente custa de 800 a 1.000 rublos. E qualquer um pode fazer isso em 30 minutos.