Braçadeiras para fixação de tubos: visão geral dos tipos e instruções de instalação
A fixação com instalação de braçadeira é uma das formas mais acessíveis e econômicas de fixar um tubo a uma estrutura ou suporte. Com a ajuda deles, é mais fácil conseguir uma fixação forte e confiável da tubulação.Para escolher o aparelho certo, você precisa saber quais opções o mercado oferece. Você concorda?
Diremos a você o que você deve prestar atenção ao escolher braçadeiras para tubos. O artigo que apresentamos descreve detalhadamente como escolher a melhor opção e como instalá-la. A tecnologia é descrita detalhadamente e são fornecidas recomendações, cujo cumprimento garantirá um resultado ideal.
O conteúdo do artigo:
Tipos de fixadores de pipeline
De acordo com o princípio da fixação, a tubulação pode ser fixada ao suporte de forma rígida ou livre.
A montagem rígida rígida foi projetada para cargas máximas. É escolhido na instalação de dutos “frios” e no seu reforço em locais onde há alto risco de danos estruturais.
Para a fixação de elementos sujeitos a dilatação térmica, optam-se por dispositivos com suportes flutuantes. Eles conferem à estrutura mobilidade mínima na direção do eixo.
A fixação da tubulação com braçadeira é feita apertando o corpo do tubo com fixadores, cuja função é desempenhada por travas, pares roscados ou mecanismos sem-fim.
Independentemente do tipo de fixação, a utilização de pinças permite descarregar a tubulação, reduzindo assim a probabilidade de danos aos seus trechos individuais sob o peso do próprio peso e dos fluxos de vibração que surgem durante o movimento.
De acordo com o material de fabricação
O principal requisito dos materiais utilizados na fabricação do corpo da pinça é a alta resistência mecânica. Afinal, o corpo do produto é projetado para fornecer pontos de transmissão de forças mecânicas à estrutura de suporte. Os produtos de metal e plástico são considerados universais nesse aspecto.
As braçadeiras de metal são adequadas para fixar tubos de vários tipos e tamanhos. Fixadores de plástico - apenas para tubos de pequeno diâmetro feitos de materiais poliméricos. Para evitar danos à superfície do tubo oco, as braçadeiras são equipadas com vedações feitas de materiais elásticos.
A base para a vedação dos grampos é a borracha perfilada com estrutura celular. Ao trabalhar com tubulações que estão sujeitas a padrões higiênicos mais rigorosos, a borracha de qualidade alimentar é escolhida como selante.
Os fixadores de aço podem fornecer fixação livre flutuante. Eles são recomendados para uso quando instalação de chaminé E instalação de sistemas de aquecimento. Eles fixam a estrutura com segurança e reduzem a vibração, mas não comprimem a tubulação quando ela se expande durante o aquecimento.
É melhor colocar fechos de metal em áreas parcialmente escondidas de olhares indiscretos. As braçadeiras de plástico praticamente não prejudicam a aparência da tubulação. Eles são convenientes para usar ao instalar comunicações internas.
Por projeto
Se você se concentrar no design, existem vários tipos de braçadeiras para tubos.
Mesmo assim, eles podem ser divididos em dois tipos:
- peça única – estruturas de peça única;
- destacável - conexões de vários segmentos, para montagem das quais são utilizados pares roscados ou travas especiais.
Os fixadores de peça única incluem estruturas em forma de “U”. Eles têm a forma de arcos simples, que são fixados aos tubos por meio de porcas.
Para instalar esses fixadores, as extremidades da tira são movidas para o lado para que possam ser colocadas livremente no tubo. Depois disso (para aumentar a pressão de vedação), as pontas da fita são fixadas e apertadas com travamento ou conexão roscada.
Outro exemplo de fixadores permanentes são os clipes de montagem. Os suportes em forma de clipe são usados para fixar policloreto de vinila leve ou tubos de polipropileno diâmetro pequeno.
Os clipes de montagem são instalados principalmente para aliviar o corpo do tubo do estresse mecânico e, portanto, não requerem uma conexão firme das extremidades da tira.
Os grampos de fita têm a forma de um anel bipartido, que abre de um lado devido ao elemento de conexão móvel. Eles são feitos de tiras de folhas dobráveis. Eles são fixados ao tubo por meio de fixadores especiais.
Na maioria das vezes, a base para a fabricação de tais produtos é uma fita perfurada de metal ou plástico equipada com uma trava com parafuso sem-fim. Para instalar tais peças, a pista dentada é desenrolada para ser colocada no tubo. Em seguida, a extremidade da tira é inserida no gancho e apertada gradualmente girando o parafuso.
Os grampos com pinos são estruturas de fixação mais complexas. Tais elementos são produzidos com superfície interna emborrachada. Os fixadores em forma de “U” e os grampos com pinos são considerados os mais confiáveis. Eles são usados para consertar tubulações de metais pesados.
Para proteger tubos pouco espaçados, os fabricantes oferecem braçadeiras duplas. À venda você pode até encontrar pinças equipadas com elementos de aterramento. Seu design inclui hastes com pontas pontiagudas, projetadas para criar contato elétrico confiável do tubo montado com os circuitos de aterramento.
Por tamanho do produto
O parâmetro chave na escolha de um dispositivo de fixação é o diâmetro nominal do produto - “Dn”. Indica o diâmetro do tubo para o qual é utilizada a estrutura de fixação.
Os grampos de fixação são produzidos para tubos de quase qualquer diâmetro. A faixa de diâmetros dos fixadores disponíveis comercialmente é de 14 a 540 mm. A tabela abaixo ajudará a simplificar a tarefa de escolha do tamanho do produto.
As braçadeiras metálicas utilizadas para fixação de tubulações são produzidas de acordo com GOST 2413780. As peças feitas de materiais poliméricos estão de acordo com os parâmetros 17679-80. Os parâmetros técnicos do suporte podem ser determinados mais facilmente pelas marcações aplicadas na superfície do produto.
Para dispositivo esgoto silencioso, o artigo que recomendamos irá apresentá-lo às características de design das quais eles produzem tipos especiais de braçadeiras de absorção de choque. Esses dispositivos amortecem o movimento das tubulações e evitam a propagação das ondas sonoras.
Recursos de modelos de encaixe
Nos locais onde se pretende criar um ponto de ramificação para a tubulação sem o uso de acessórios, são instaladas braçadeiras de encaixe para a tubulação.
As braçadeiras para rosqueamento no corpo do tubo são instaladas em um furo pré-perfurado.
O tubo roscado integrado permite conectar uma seção adicional de tubulação em questão de minutos. Uma junta fixada no interior do corpo da braçadeira garante a estanqueidade da conexão.
Opções para a parte mecânica das amarrações
Qualquer modelo de parafuso de fixação está equipado com uma unidade de fixação. Existem modelos com fixação em um ponto e aqueles que são fixados em dois ou mais locais.
Dispositivos com fixação em um ponto podem ser equipados com pino de ponta pontiaguda e roscas roscadas, ou possuir furo para montagem de parafusos auto-roscantes. A fixação desses grampos é realizada com buchas de polímero.
Fazendo uma pinça com suas próprias mãos
Na ausência da oportunidade de adquirir um suporte de produção, o dispositivo de montagem pode ser feito por você mesmo. Vejamos como fazer e instalar corretamente uma braçadeira de metal em um tubo.
A maneira mais fácil de fazer uma faixa de crimpagem é com uma tira de chapa de aço. Para isso, é preferível utilizar chapas com superfície galvanizada de 1 mm de espessura. Para conectar as extremidades da tira você também precisará de parafusos M6-10.
Conjunto de ferramentas necessárias para fazer fixadores:
- martelo;
- vício;
- pinças;
- chaves inglesas;
- alicate;
- tesouras metálicas;
- Búlgaro.
Para fazer os furos de montagem, você também precisará de uma broca com um conjunto de brocas de diâmetro adequado. Para evitar que a junta de borracha se mova em relação ao suporte de metal, você pode usar adesivo de construção.
Usando um paquímetro, meça o diâmetro do tubo que precisa ser conectado.
Uma tira de 4 a 8 cm de largura é cortada de um pedaço de chapa de aço.Para calcular corretamente o comprimento da tira, o diâmetro do tubo resultante é multiplicado pelo número “Pi”, ou seja, às 3h14. Este será o comprimento do produto. Mas para poder fazer orelhas para fixação, devem ser acrescentados mais 3-4 cm ao valor do comprimento.
Com uma tesoura de metal, a peça é recortada, dando à tira o formato desejado.Na área onde estão localizadas as orelhas do suporte, são feitos 2 furos.
O número de parafusos depende diretamente da largura da tira:
- para suportes de até 6 cm de largura, basta um par de fechos;
- se a largura da bandagem for de 6 a 8 cm, é melhor instalar três parafusos.
Se os parafusos adquiridos tiverem cabeças grandes, o diâmetro dos furos pode ser aumentado em alguns milímetros. Idealmente, é melhor comprar arruelas de metal para fixadores.
Para fazer uma camada de borracha, corta-se um pedaço de borracha plana de tamanho um pouco maior que o de aço. É fixado a um suporte metálico através da aplicação de uma camada de adesivo de construção.
Com o suporte pronto, resta amarrar o tubo no lugar certo, conectando as orelhas entre si por meio de parafusos. A braçadeira instalada no tubo é fixada na parede.
Como instalar uma braçadeira em um tubo?
Não há nada difícil em instalar uma braçadeira e fixar o tubo com segurança. Até mesmo um mestre novato pode realizar trabalhos de instalação.
Regras gerais para localização de fixadores
Independentemente de ser necessária a instalação de uma braçadeira plástica ou metálica, no posicionamento dos fixadores é importante observar as distâncias prescritas pelas normas:
- Para tubos com diâmetro dentro de 20 mm, desde que a temperatura do líquido que passa não ultrapasse 60 ° C, a distância entre as pinças deve ser de 80 cm.
- Para tubos destinados ao fornecimento de água quente com diâmetro superior a 20 mm, os fixadores são colocados a uma distância equidistante de 65 cm.
- Na fixação de tubos D 40 mm destinados ao transporte de água fria, mantém-se um degrau de 110 cm na colocação das pinças.
- Para tubos de água quente D 40 mm, a distância é reduzida para 95 cm.
- Se for necessário instalar tubos D 110 mm ou mais, então para tubulações “frias” a distância entre as braçadeiras deve ser de cerca de 180 cm, e para tubulações “quentes” - 160 cm.
Além disso, recomenda-se a instalação de braçadeiras nas curvas da tubulação e nos locais de instalação de torneiras, válvulas e conexões.
O processo de fechamento de uma pequena fístula em um cano d'água será apresentado na seguinte seleção de fotos:
Seleção de materiais necessários
Para instalar a braçadeira no tubo você precisará de um conjunto de ferramentas:
- roleta;
- furadeira elétrica;
- nível de construção;
- um simples lápis;
- Chave de fenda;
- martelo.
Para fixar os fixadores, você também precisará de buchas restritivas de plástico.
Tecnologia de instalação de dispositivos e fixação de tubos
As principais etapas do trabalho de fixação do tubo à parede por meio da instalação de braçadeiras:
- Ao longo de toda a extensão da tubulação, respeitando as distâncias padrão acima, são aplicadas marcações indicando a localização dos fixadores.
- Nos pontos designados, usando uma furadeira elétrica, faça furos para montagem dos grampos.
- Cavilhas restritivas de plástico são cravadas nos furos feitos, utilizando-se para isso um martelo.
- Usando uma chave de fenda, aperte os grampos. Ao apertar as pinças, é importante não exagerar para não atrapalhar o plano de fixação.
- Os elementos principais são inseridos nos grampos, aplicando pequenas forças de pressão.
- Os parafusos são puxados através dos orifícios das alças e os grampos são apertados por aparafusamento, garantindo um encaixe perfeito na parede.
Ao fazer furos para instalação de fixadores, lembre-se que seu tamanho deve corresponder ao diâmetro dos parafusos de fixação.
Atenção especial deve ser dada ao ângulo em que os furos são feitos e à profundidade de perfuração.
Se os fixadores não forem colocados no mesmo plano, a tubulação começará a dobrar com o tempo. Isto fará com que ocorram “efeitos” de ruído durante a passagem do líquido. E em locais de inflexão, aumenta a probabilidade de acúmulo de sedimentos de lama.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Várias recomendações úteis dos vídeos apresentarão as complexidades da fixação de grampos.
Algumas das maneiras de conectar um cano de esgoto são:
O vídeo a seguir apresentará os meandros da escolha de uma braçadeira para fixar um tubo:
Guia de vídeo sobre como usar uma braçadeira como elemento de reparo:
Ao escolher um suporte com sabedoria e fixar a braçadeira ao tubo de acordo com os padrões técnicos, você pode garantir a resistência e confiabilidade na fixação de seções longas e instáveis da tubulação.
Se você já prendeu tubos com braçadeiras, compartilhe sua experiência com os visitantes do site. É possível que você conheça sutilezas tecnológicas que não são mencionadas no artigo. Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, poste fotos sobre o tema e posts com sua opinião e tire dúvidas.
Normalmente uso braçadeiras de aço com junta de borracha. Onde posso usar uma pinça dupla, sempre faço exatamente isso - fica muito legal, as pessoas ficam felizes. Com suas próprias mãos, se de repente as circunstâncias se desenvolverem de uma forma interessante, o grampo é perfeitamente feito de fita metálica perfurada. Basta cortar o pedaço que você precisa, pegar o tubo e apertar com parafuso e porca através das perfurações nas pontas livres.Sim, é rude e antiestético, mas a opção é bastante viável. Basta fazer uma junta de borracha com alguma coisa. Certa vez fechei com urgência uma fístula que se formou em um cano com água quente. A água fluía pelo cano por uma pequena rachadura. Surpreendentemente, essa braçadeira com um elástico preso durou mais de um ano e não vazou água.