Instalando um vaso sanitário com suas próprias mãos: características de instalação de vasos sanitários de vários modelos

O trabalho de instalação de novos encanamentos é motivo de preocupação para muitos artesãos novatos.A variedade de soluções de projeto para acessórios hidráulicos e métodos para conectá-los exige que o empreiteiro conheça as complexidades do processo.

Tentaremos revelar os principais e analisar como instalar corretamente um vaso sanitário com as próprias mãos, sem a ajuda de encanadores.

Opções de design para modelos modernos

A gama de equipamentos hidráulicos no mercado é variada. Qualquer proprietário tem a oportunidade de escolher equipamentos apresentáveis ​​​​e funcionais de acordo com seu gosto e orçamento.

Além dos modelos tradicionais de chão, os fabricantes oferecem uma ampla seleção de dispositivos suspensos e embutidos. O tanque de drenagem neles pode ser fixado na parede ou conectado à base do encanamento.

Opções de tigela de dispositivo
O design da tigela dos modelos de chão e suspensos pode ser qualquer coisa, por exemplo, uma modificação em forma de prato, funil ou até mesmo uma viseira

Os modelos mais recentes de banheiros também diferem no design dos principais componentes.

A descarga de saída é:

  • horizontal;
  • vertical;
  • oblíquo.

O tipo de dreno de saída deve ser levado em consideração na escolha do modelo.Se os seus planos não incluem a alteração da rede de esgoto, então no modelo instalado o dreno deve ser disposto de acordo com o mesmo princípio do desmontado.

Drenos e abastecimento de encanamento inconsistentes, desde que não seja um vaso sanitário com saída, são quase impossíveis de combinar da maneira mais estanque e eficiente possível.

A fixação das canalizações ao chão é efectuada através de dois ou quatro pontos de fixação especialmente fabricados. Mas você também pode encontrar modelos em que os cantos que acompanham o produto são utilizados para fixação no chão.

Recomendações gerais para instalação de banheiros

Um novo encanamento pode ser colocado no lugar do antigo, ou você pode escolher outro “canto” para ele, fazendo uma pequena reforma no banheiro.

Preparação de ferramentas e materiais

Para conectar o tanque ao abastecimento de água você precisará de uma mangueira flexível. Geralmente vem incluído. Para ligação a esgotos – rígido tubo de ventilador ou um punho corrugado dobrável.

Conjunto mínimo de ferramentas disponíveis
É impossível fazer com as próprias mãos uma instalação de sanita de alta qualidade sem um conjunto mínimo de ferramentas necessárias que qualquer proprietário tem em sua casa.

Para montar a estrutura e conectar às comunicações você precisará de:

  • furadeira de impacto ou furadeira de impacto;
  • um conjunto de chaves de fenda com lâmina plana e Phillips;
  • conjunto de chaves;
  • nível de construção;
  • um simples lápis ou marcador;
  • faca de papelaria;
  • roleta;
  • formão;
  • martelo.

Se a instalação de instalações hidráulicas for feita em ladrilhos, também é necessário preparar uma “bailarina” ou uma broca em forma de lança para trabalhar os ladrilhos. Para fazer furos para instalação de fixadores, você também precisará de uma broca de 8 ou 10 mm.

Se você planeja conectar o vaso sanitário a uma tomada de ferro fundido, será necessário preparar uma bucha adaptadora de borracha medindo 123 x 100 milímetros
Se você planeja conectar o vaso sanitário a uma tomada de ferro fundido, será necessário preparar uma bucha adaptadora de borracha medindo 123 x 100 milímetros

Materiais auxiliares também serão necessários:

  • fita metalizada;
  • selante de silicone;
  • Fita FUM;
  • filme de polietileno;
  • pedaço de tecido que absorve umidade;
  • recipiente para coleta de líquido.

Dependendo do tipo de modelo a ser conectado e do método de instalação, também pode ser necessária argamassa de cimento.

Removendo um banheiro antigo

Remover um banheiro antigo é uma das operações mais demoradas.

O trabalho é realizado em várias etapas:

  1. Feche a torneira.
  2. Desconecte a mangueira que vai para o tanque do abastecimento de água e drene a água dele.
  3. O tanque vazio é removido de seus suportes.
  4. Desaparafuse as porcas localizadas na parte traseira do vaso sanitário e desconecte-o do esgoto. Para soltar o ralo, o vaso sanitário precisa ser balançado de um lado para o outro.
  5. Drene a água restante do vaso sanitário inclinando a tigela para frente.
  6. O buraco de esgoto mais próximo do céu é limpo de sujeira e temporariamente bloqueado com uma mordaça de pano ou um tampão de madeira de diâmetro adequado.

A maneira mais fácil de remover os parafusos é segurar a cabeça com uma chave de boca e desparafusar a porca com uma chave ajustável. Se as conexões roscadas estiverem muito sujas com depósitos de sal ou enferrujadas.

Para facilitar a tarefa, use o lubrificante universal “WD-40”, que pode soltar depósitos em questão de minutos. Na falta dele, você pode usar vinagre ou querosene.

O que fazer com um buraco aberto
O buraco do esgoto deve ser fechado para que gases quentes tóxicos não se espalhem além da tubulação

Se for encontrado tafetá podre ou qualquer outro suporte sob o vaso sanitário desmontado, ele deverá ser removido.Isso pode ser feito com um martelo perfurador, um puxador de pregos ou um cinzel.

Em casas mais antigas, os drenos das tubulações de esgoto são frequentemente protegidos com revestimento de cimento. A maneira mais fácil de derrubar a argamassa seca é com um cinzel, furando-a em vários lugares. Leia instruções detalhadas sobre como desmontar um banheiro antigo. Avançar.

Sequência de montagem da estrutura

Por questões de segurança durante o transporte e para economizar ainda mais espaço, os encanamentos chegam às lojas desmontados. Para permitir a automontagem, cada produto vem com instruções ilustradas.

Instalação correta do flutuador
Na montagem da estrutura, atenção especial deve ser dada à correta instalação da bóia, cuja principal função é regular a pressão e o volume de água que enche o tanque.

O esquema geral da montagem da estrutura é o seguinte:

  1. No tanque é instalado um mecanismo de drenagem, que acompanha o dispositivo já montado. Ao instalar o mecanismo, é importante examinar as superfícies de contato. Se forem encontradas rebarbas, remova-as.
  2. Uma arruela de borracha de vedação é colocada no mecanismo. O dispositivo é imerso no tanque e fixado com uma porca.
  3. Um tanque equipado com mecanismo de drenagem é fixado na prateleira da tigela. Os elementos são fixados por meio de porcas e parafusos, após colocação de arruelas e vedações emborrachadas nos fixadores.

Ao instalar as conexões do tanque, as porcas plásticas da válvula de enchimento e mecanismo de drenagem aperte manualmente sem aplicar força excessiva. Durante o processo de aperto, é necessário segurar o próprio mecanismo, protegendo assim as gaxetas contra giros e danos.

A base para instalação do encanamento deve estar nivelada. Se a superfície do piso ou base do vaso sanitário for irregular, devem ser colocadas almofadas de borracha ou plástico sob a sola durante a instalação, antes do aperto final. A posição do dispositivo é nivelada usando um nível de edifício.

Local para instalação da sola
Para nivelar a posição da estrutura a ser instalada, pode-se desmontar o revestimento antigo e colocar uma betonilha de cimento com 25-40 mm de espessura

Chopiks também podem ser usados ​​para esse fim. São feitos furos no chão para sua instalação. Os pauzinhos são ajustados de acordo com o nível, aprofundando até a profundidade necessária. O banheiro é preso com parafusos.

A base da tigela é colocada na base preparada. São feitas marcações nos pontos de fixação, que servem de guia para a realização dos furos de montagem. As cavilhas são inseridas nos orifícios de montagem.Os fixadores inseridos através das porcas de vedação são apertados e fechados com bujões.

Conexão ao esgoto

A opção de conexão a um esgoto mais econômica e fácil de implementar é usar um manguito corrugado ou excêntrico. Este método de conexão economiza nos casos em que é difícil determinar a distância exata da saída do cano de esgoto até a saída do vaso sanitário, ou quando as instalações hidráulicas são instaladas em local inconveniente do ponto de vista da instalação.

Tubo corrugado para conexão
Os tubos corrugados dobram-se perfeitamente e esticam-se ao longo de todo o comprimento do produto, e os manguitos excêntricos podem facilmente compensar o ângulo de desvio do alinhamento dos tubos unidos

Remova a tampa de madeira do gargalo da saída de esgoto e remova o tampão de pano. A campainha é limpa de acúmulos de sujeira, ferrugem e resíduos de solução. Uma extremidade do manguito é inserida no gargalo da saída de esgoto. A costura é selada cobrindo-a com 2-3 camadas do composto. A outra extremidade do manguito está presa à saída.

Se a instalação for feita em soquete de ferro fundido, o manguito é inserido com a parte pétala em um adaptador de 123 x 110 mm. A extremidade livre do adaptador é enterrada no soquete de ferro fundido, cobrindo as juntas dos elementos com selante hidráulico.

Para conectar a saída de um encanamento, a extremidade livre do manguito é inserida na saliência e girada até parar para que os orifícios da guarnição coincidam completamente.

Conexão via soquete
Ao realizar o trabalho, deve-se colocar a gaxeta que acompanha o equipamento ou um pedaço de pano macio sob o calcanhar de aterrissagem.

A conexão é selada e testada experimentalmente despejando 8 a 10 litros de água no vaso sanitário. Se for detectado um vazamento, a conexão será selada novamente e verificada.Se nenhum vazamento for encontrado, você pode começar a consertar o vaso sanitário.

Para criar uma conexão mais confiável, é melhor conectar a saída através de um tubo de drenagem. Além disso, ao utilizar tubo de esgoto, o encanamento adquire um aspecto mais apresentável.

Esquema de execução do trabalho
As instalações hidráulicas são conectadas à comunicação por meio de um soquete, usando adaptadores chanfrados em um ângulo de 30-40° e colares de vedação

Ao trabalhar com tubos de ventilação, deve-se lembrar que o rebaixamento é contra-indicado para eles e sua estrutura vedada não pode ser alterada durante o processo de instalação. Sugerimos também que você leia nosso outro artigo, que descreve detalhadamente diagramas de conexão de banheiro para o esgoto.

Conexão ao abastecimento de água

Na fase final da instalação é feita a ligação à rede de abastecimento de água. O abastecimento de água é feito pela parte superior ou inferior do tanque, através da mangueira flexível que acompanha o kit. Uma extremidade é aparafusada na saída do tanque e a outra na tubulação de água.

A alimentação lateral pode ser feita pelo lado direito ou esquerdo do tanque. Portanto, na fase de compra de um produto, você deve escolher a forma de abastecimento de água, focando na forma como as tubulações são colocadas no banheiro.

É melhor dar preferência a aparelhos com alimentação inferior. Neles, a água entra no tanque por baixo, fazendo com que o nível de ruído durante a coleta seja significativamente menor.

Conectando uma mangueira flexível
Ao instalar uma mangueira flexível para abastecimento de água, as porcas são primeiro “apertadas” manualmente e depois apertadas com uma chave inglesa, lembrando de usar arruelas de silicone ou borracha para vedação

Ao adquirir uma mangueira flexível, ao escolher o comprimento do produto, é necessário focar na distância do ponto de conexão da tubulação de água até o ponto de conexão do mecanismo de enchimento do vaso sanitário. Para maior confiabilidade, adicione uma margem de 15 a 20 cm ao valor obtido.

A rosca nas juntas pode ser externa ou interna. Seu tamanho é 1/2 ou 3/8. Para encaixe, podem ser necessários adaptadores e fita FUM.

Opção de colocação de válvula de corte
Para possibilitar o corte da água entre o abastecimento de água e o tanque em caso de situação imprevista ou de emergência, instale uma válvula de corte

Opções de conexão para acessórios de encanamento

Como já foi referido, existe à venda uma grande variedade de instalações sanitárias, que podem ter um dos três tipos de ligação ao esgoto: com saída horizontal, vertical e oblíqua. Cada um deles possui características próprias.

Opção nº 1 – com saída vertical

Esses modelos são populares nos países europeus. Seu design é tal que o sifão localizado na tigela e o tubo de saída “olham” para baixo.

Furo para liberação do dispositivo
Pelo fato da saída vertical “olhar” para baixo, o encanamento pode ser instalado em qualquer lugar do banheiro, posicionando-o em relação à parede em qualquer ângulo

Para conectar um encanamento a uma saída vertical, execute as seguintes etapas:

  1. Um flange roscado equipado com um dispositivo de travamento é instalado no ponto de saída do tubo de drenagem.
  2. Um cano de esgoto é colocado no centro do flange, prendendo-o à medida que gira.
  3. O vaso sanitário é “montado” no flange, fixando com segurança o tubo de saída.

As peças de conexão do flange e a saída vertical do vaso sanitário são padrão. Não deve haver dificuldades para conectá-los.

O processo de instalação e conexão é apresentado na seguinte seleção:

O colar do flange do parafuso deve encaixar firmemente na tomada de saída e deve ser girado durante a instalação para garantir a articulação completa. O anel de vedação localizado entre o flange e a descarga garantirá a confiabilidade e o bom aperto da braçadeira. Instruções passo a passo para instalar um vaso sanitário com saída vertical podem ser encontradas em este material.

Opção nº 2 – com saída horizontal

As instalações hidráulicas com saída horizontal tornaram-se uma das mais populares em nosso país. A relevância da instalação de tais equipamentos é explicada pelas especificidades da fiação do sistema de esgoto nos apartamentos russos.

Conexão com saída horizontal
A principal característica dos vasos sanitários com tubo de saída reto horizontal é que para uma instalação adequada é necessário um ponto de conexão estritamente fixo às comunicações

A saída horizontal está localizada na parte traseira da tigela ou base e é direcionada para trás. Os modelos com este design são instalados ponta a ponta na parede, conectando-se a qualquer tipo de riser de esgoto.

A ligação é feita com tubos de tamanho adequado. A conexão é vedada colocando uma borracha de vedação dentro do tubo.

A conexão direta é feita somente se o sistema de esgoto for de plástico. Para conectar tubos de ferro fundido, cuja circunferência raramente tem formato ideal, são utilizados punhos e excêntricos.

Opção #3 – com liberação oblíqua

A tomada nos modelos com saída oblíqua está localizada em um ângulo de 45° em relação à superfície do piso. Os modelos com saída inclinada são superiores aos seus congêneres, pois têm menor probabilidade de entupimento, pois esse design permite criar menos resistência na movimentação de esgoto sólido.

Como instalar um dispositivo com saída oblíqua
O ponto fraco dos dispositivos com saídas oblíquas são os pontos de conexão entre o produto e a tubulação de esgoto, que podem ficar cobertos de rachaduras se instalados incorretamente

A conexão de um dispositivo com saída oblíqua à rede de esgoto pode ser feita de três maneiras:

  1. Por conexão direta através da tomada do ramal de esgoto. Eles são escolhidos quando não há necessidade de mover o encanamento e a direção de todos os elementos coincide claramente. A saída do vaso sanitário é tratada com água e sabão e enterrada em uma tomada equipada com manguito.
  2. Conexão via excêntrico. Uma tomada com deslocamento central de 5 cm, equipada com junta de vedação, é montada na saída de esgoto e girando o vaso sanitário é deslocada para a direita ou esquerda.
  3. Instalando uma tomada corrugada. A utilização de corrugação permite implantar o dispositivo de saída de esgoto relativamente oblíquo mesmo em um ângulo de 90°.

Uma saída flexível, embora conveniente, está longe de ser o melhor meio de conectar vasos sanitários com saída oblíqua. Deve ser utilizado apenas em casos extremos, quando outros métodos não forem possíveis.

Para saber mais detalhes como instalar um vaso sanitário com saída oblíqua, acesse link.

Recursos de instalação de modelos compactos

A tecnologia para a correta instalação de vasos sanitários de piso de modelos compactos inclui sete etapas principais:

  1. O vaso sanitário é movido o mais firmemente possível até o orifício de drenagem e verificado se a saída coincide com o cano de esgoto.
  2. Se houver pequenos deslocamentos, o dispositivo é conectado à saída de esgoto por meio de um tubo corrugado.
  3. O encanamento com o tubo corrugado conectado é movido em direção à parede, certificando-se de que não se formem vincos e dobras fortes no tubo.
  4. As extremidades do elemento de conexão são cobertas com uma fina camada de selante de silicone.
  5. Ajustada a posição do dispositivo, use um lápis para marcar o contorno dos limites da base do dispositivo e os pontos onde está prevista a realização de furos para aprofundamento das buchas.
  6. O banheiro foi movido para o lado.Nos pontos designados são feitos furos com broca diamantada de diâmetro igual ao tamanho das buchas utilizadas.
  7. Plugues de plástico são inseridos nos orifícios. O banheiro é “reinstalado” em seu lugar original. Os parafusos são aparafusados ​​​​nos orifícios preparados.

Dica: para facilitar a colocação do tubo corrugado na saída, sua extremidade deve ser untada com sabonete líquido nas paredes internas.

Trabalhando com ladrilhos
Se for necessário fazer furos nos ladrilhos para minimizar os danos à superfície, primeiro perfure lentamente a camada superior com a mão e só depois ligue o perfurador com modo de perfuração de impacto

Para garantir o ajuste mais justo possível da sola do vaso sanitário ao revestimento do piso, é aplicado silicone ao longo do balcão de instalação pretendido do aparelho. O próprio vaso sanitário é então colocado em seu lugar original, guiado pelo contorno pretendido.

Para fixar o encanamento, arruelas e parafusos enfiados nos orifícios do calcanhar são apertados com muito cuidado. Sob nenhuma circunstância eles devem ser conduzidos!

Guia fotográfico para montagem e instalação do compacto

Vejamos o processo de instalação de um vaso sanitário usando o exemplo de montagem e fixação de encanamentos chineses PORTA. Um excelente produto com garantia de fabricante de 25 anos e um preço muito atrativo.

Assumiremos que concluímos com sucesso a fase preparatória, agora prosseguiremos diretamente para a instalação do equipamento de encanamento e sua conexão às comunicações:

Instalação de banheiro monobloco

Os modelos da categoria “monobloco” são fornecidos ao mercado montados. Não necessitam de ajuste do mecanismo de drenagem, pois todas as conexões já vêm ajustadas de fábrica.

Caso contrário, a tecnologia de instalação dos modelos monobloco não difere da instalação de vasos sanitários compactos. A ligação às comunicações e a fixação do próprio dispositivo são efectuadas de forma idêntica.

Opção de montagem monobloco
A fixação à base de um encanamento tipo monobloco é feita apertando parafusos alongados, e caso não possua “orelhas” de fixação - por cimentação

Ponto importante! Se os furos no vaso sanitário forem feitos em ângulo em relação à superfície do piso, eles também deverão ser perfurados em ângulo. Também recomendamos a leitura do artigo sobre escolhendo banheiros monobloco.

Instalação de estruturas suspensas

A instalação de modelos suspensos deve ser realizada como parte de uma grande reforma antes do início dos trabalhos de acabamento. Para instalar corretamente um vaso sanitário suspenso, ele deve ser fixado apenas a uma parede sólida de tijolo maciço ou concreto, que possa suportar cargas consideráveis.

Na hora de escolher o local para instalação de uma estrutura suspensa, deve-se levar em consideração que quanto menor for o trecho do tubo que liga o encanamento ao esgoto, mais fácil será limpá-lo em caso de entupimento.

Trabalho em instalação de uma estrutura suspensa realizado na seguinte sequência:

  1. Marcação. Ao escolher um local, é importante considerar a localização da saída para obter a inclinação ideal do tubo.
  2. Esgoto e abastecimento de água. Um tubo de esgoto D 110 mm é instalado no ponto de colocação.
  3. Instalação de moldura. É montada uma moldura rígida, ajustando sua posição por meio de pernas ajustáveis ​​​​e fixando-a com buchas e chumbadores.
  4. Instalação de vaso sanitário. É colocado a uma altura de 40 cm do chão.
  5. Abastecimento de água ao tanque e ligação da saída à saída de esgoto. Um tubo rígido é usado para fornecer água e um tubo corrugado para conectar a saída.

Então o nicho é selado.Pode-se forrar o nicho com qualquer material de acabamento, não esquecendo de deixar uma janela de inspeção para permitir o acesso ao tanque em caso de realização de medidas preventivas ou eliminação de situação de emergência.

Antes de instalar a moldura, é importante nivelar todos os planos com um nível de construção. A própria estrutura é fixada à parede por meio de suportes de suporte e ao chão por meio de chumbadores.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Algumas dicas de encanadores profissionais experientes ajudarão você a evitar erros graves e a concluir a instalação com mais rapidez.

Como instalar o tanque corretamente:

Tutorial em vídeo sobre instalação de equipamentos:

Sutilezas da instalação de encanamento suspenso:

Se feito corretamente, a instalação independente de um encanamento não deve causar nenhuma dificuldade particular. O principal é não ter pressa em colocá-lo em funcionamento imediatamente, dando tempo para que o silicone se solidifique completamente.

Você já instalou um banheiro e tem uma experiência valiosa que pode compartilhar com os visitantes do nosso site? Por favor, deixe comentários no bloco abaixo. Lá você pode tirar dúvidas sobre o tema do artigo ou dar conselhos valiosos para quem nunca encontrou esse tipo de trabalho.

Comentários dos visitantes
  1. Sergei

    Estou acostumada a fazer tudo em casa com as próprias mãos, meu pai me ensinou isso desde criança. Portanto, a instalação de um vaso sanitário em um banheiro combinado não foi exceção. Eu sigo a regra: se você quer bem feito, faça você mesmo. Comprei todos os componentes antecipadamente, tenho as ferramentas. Claro, lutei um pouco com os azulejos do chão e com a desmontagem do banheiro antigo, mas deu tudo certo. Pode-se lidar com isso muito bem.

  2. O maior problema para mim foi desmontar o banheiro antigo, que era tão antigo quanto a casa. Não poderia ser removido por si só; tinha que ser quebrado naturalmente, e também garantir que o cano de esgoto, também antigo, não se deteriorasse.
    E a ligação do vaso sanitário novo (tenho saída oblíqua) foi feita com papelão ondulado, pois outras opções não serviam.
    De minha parte, direi que se o encanamento for antigo, então é melhor trocar tanto o vaso sanitário quanto a tubulação de esgoto, então todo o processo de desmontagem e conexão será muito mais simples.

  3. Alexandre

    Devo dizer que instalar um banheiro é bastante complicado, embora à primeira vista você não consiga perceber. Pessoalmente, nas três primeiras vezes brinquei muito, depois ficou um pouco mais fácil. Portanto, recomendo que os iniciantes chamem um especialista ou um amigo que entenda. Mas se você tem vontade e braços esticados, por que não tentar.

  4. Alexandre

    Tudo é muito obscuro, poderia ser mais simples. Também existem punhos: retos e deslocados. Com a ajuda deles, você pode aproximar o banheiro da parede.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica