Instalando um vaso sanitário suspenso: analisamos as nuances da tecnologia de instalação

Os sanitários de chão estão fora de competição há muito tempo, mas tudo está mudando.Os proprietários de apartamentos modernos optam cada vez mais por modelos suspensos. Este prazer não é barato, mas é praticamente o único inconveniente desta solução. Mas entre as vantagens do design estão o excelente design e a facilidade de manutenção.

É importante que a instalação de uma sanita suspensa seja efectuada de acordo com todas as normas. Diremos como e em que sequência o trabalho é realizado, quais dispositivos serão necessários para fixar a tigela. Levando em consideração nossas recomendações, você pode fazer tudo sozinho ou supervisionar as ações dos encanadores.

Como é construída a estrutura suspensa?

Um artesão doméstico pode facilmente instalar um modelo montado na parede se compreender as características distintivas de seu design.

O elemento visível desse encanamento é o próprio vaso sanitário. A sua instalação na parede realiza-se de duas formas: através de instalação e sobre base de betão. Em nosso artigo veremos ambas as opções.

Instalação de vaso sanitário suspenso
Um modelo de vaso sanitário suspenso é mais caro do que uma versão normal de piso, mas você pode reduzir custos se instalar o produto sozinho

Os pontos fortes e fracos do tipo de encanamento suspenso estão listados no artigo, que descreve detalhadamente as variedades e especificações de design e fornece diretrizes para escolher o modelo ideal para você pessoalmente.

O projeto de um encanamento montado na parede pode ser dividido em três elementos principais, que serão discutidos mais adiante.

Estrutura de aço confiável (módulo)

A moldura é o elemento principal de toda a estrutura, que se fixa ao chão e à parede da casa de banho. É a moldura que sustenta a cisterna e a bacia. A qualidade da operação subsequente do produto depende de sua confiabilidade. Depois de colocar o vaso sanitário em funcionamento, a estrutura precisará ter margem de resistência suficiente para suportar o peso de um adulto.

Para fixar a moldura, você deve ter uma base sólida. Paredes de gesso cartonado não podem ser consideradas nesta qualidade. A moldura está equipada com um mecanismo que permite variar a altura de instalação do vaso sanitário na faixa de 40-43 cm.Para uma fixação segura do vaso sanitário, os fabricantes recomendam o uso de pinos fortes de aço.

Três elementos de design
Nesta foto, todos os três elementos do design do vaso sanitário são claramente visíveis: uma moldura azul clara, um tanque de plástico cinza-azulado com botão de descarga e uma tigela branca

Listados os melhores modelos de estrutura de suporte para encanamentos suspensos na parede no artigo, com o qual recomendamos que você se familiarize.

Cisterna escondida

A fixação oculta deste elemento, segundo os defensores do modelo de parede, é considerada uma das vantagens do design. O material para sua fabricação é um plástico muito durável. Para evitar o acúmulo de condensação na superfície, o plástico é tratado com estireno.

O tanque tem formato plano, diferenciado por um recorte tecnológico em uma das laterais.Este recorte é necessário para o dispositivo de chave de drenagem. Este furo tem outra finalidade: permite remover as conexões do tanque de drenagem durante a execução de trabalhos de reparo.

Outra característica dos tanques suspensos é o sistema de drenagem econômico com o qual esse modelo pode ser equipado. Dependendo da necessidade, a dose drenada pode ser de 3 ou 6 litros.

A tigela é um elemento estrutural visível

A tigela é escolhida, via de regra, com base nas preferências pessoais dos usuários. Está à vista e deve corresponder ao interior geral da sala. Além do mais, banheiro suspenso selecionado deve ser fácil de usar.

Vaso sanitário
É a sanita, como elemento estrutural visível, que deve enquadrar-se organicamente no interior da divisão: pode até ter formato quadrado

A maioria dos compradores prefere um produto de formato oval. Embora existam à venda modelos redondos, retangulares e até quadrados.

Os elementos de fixação fazem parte do modelo selecionado e estão incluídos na sua configuração. Não há necessidade de adquirir hardware adicional para um banheiro suspenso. Além disso, entre os modelos montados existem dispositivos de encanamento inteligentes com controle eletrônico e inúmeras funções higiênicas.

Tipos inteligentes de instalações hidráulicas com bicos retráteis para lavagem e secagem, desodorização e outras ações precisam ser conectados a uma fonte de alimentação. Sua instalação é complicada pela conexão da linha de energia e pela configuração do sistema:

Avaliação cuidadosa dos prós e contras

Ao escolher um modelo mais moderno, é preciso pensar bem se faz sentido dar preferência incondicional a tal solução ou se ainda deve preferir a opção tradicional.

O que atrai os usuários ao modelo suspenso e o que os faz duvidar?

  • Projeto. A aparência lacônica do produto é uma vantagem definitiva. Uma tigela elegante que não toca o chão parece mais esteticamente agradável do que aquela embutida nela. O painel que cobre o local de instalação parece atraente. Você também pode selecionar uma opção de chave de descarga adequada.
  • Colocação compacta. Essa afirmação, aliás, causa polêmica entre os especialistas. Se falamos do real e não do efeito visual, então é pequeno. Para instalar a instalação não em nicho são necessários cerca de 15 cm, vamos somar a este valor a espessura da parede falsa e ter certeza de que o ganho não é tão grande quanto gostaríamos.
  • De fácil manutenção. A ausência de pé facilita a limpeza do espaço embaixo do vaso sanitário.Não há nenhum buraco no piso que cause problemas de limpeza e possa atrapalhar o padrão geral do revestimento do piso.
  • Trabalho de reparação. As comunicações fechadas só são boas se funcionarem corretamente. Em caso de avaria, o acesso aos mesmos pode ser muito difícil e a restauração do interior pode ser dispendiosa. Também podem surgir dificuldades com o reparo do tanque, se ele ainda for necessário.
  • Aspecto psicológico da exploração. A estrutura do dispositivo é confiável o suficiente para suportar cargas de até 400 kg. Mas pessoas com sobrepeso podem ter dificuldades psicológicas ao usar esse encanamento: o medo de que a tigela se solte e quebre. É muito difícil relaxar numa situação dessas.
  • Características de instalação de um vaso sanitário suspenso. Obviamente, instalar um modelo de parede é mais difícil do que um modelo de piso. Para concluir seu plano com sucesso, você deve gastar dinheiro adicional convidando especialistas ou energia e tempo se decidir fazer o trabalho sozinho.
  • Preço. Um modelo de parede custará mais do que um modelo de chão. Essa diferença de preço pode ser atribuída ao custo da instalação do aço, portanto a opção de instalação sobre base de concreto pode ser considerada a mais econômica.

Na verdade, além de uma bela aparência, o modelo popular e moderno não apresenta vantagens especiais. Isto é antes uma questão de gosto dos proprietários. Portanto, se você está com orçamento limitado, pense novamente: o resultado vale o custo esperado?

Vantagens de uma estrutura suspensa
Um vaso sanitário suspenso parece especialmente impressionante quando combinado com um bidê do mesmo design: ambos os acessórios de encanamento se complementam com sucesso

Preparação para trabalho de instalação

Como sempre, aconselhamos que você compre com antecedência tudo o que precisa para concluir o trabalho e tenha-o em mãos.

Portanto, para instalar um vaso sanitário suspenso com instalação, você precisa ter:

  • módulo com estrutura de aço completo com tanque plástico (contêiner);
  • vaso sanitário;
  • chave de descarga;
  • pinos de aço para trabalhos de fixação;
  • conjunto de tubos de conexão.

Normalmente, o kit de instalação inclui não apenas um recipiente de plástico, mas também uma chave de descarga, tubos, adaptadores e fixadores. Via de regra, o kit também inclui material especial para proteger toda a estrutura, que ficará localizada na parede do banheiro, da condensação. O mesmo material reduz o nível de ruído durante o período de drenagem e enchimento do recipiente com água.

Ao comprar acessórios de encanamento em uma loja, verifique a embalagem e adquira itens adicionais necessários, mas que não estão incluídos no conjunto básico. Observe que a tigela geralmente é adquirida separadamente. A própria moldura e todos os elementos de montagem são padronizados, então escolha a opção que mais lhe agrada.

Botão de descarga dupla
O botão de descarga dupla não só parece vantajoso, mas também é um elemento funcional: com sua ajuda você pode selecionar a intensidade da descarga

A maioria dos compradores prefere um botão de descarga dupla: permite dosar o fluxo de água. Para realizar a instalação e acabamento, você precisará de drywall resistente à umidade.

Não se esqueça das ferramentas. Você precisará de:

  • perfurador;
  • brocas de concreto;
  • roleta;
  • lápis para marcação;
  • chaves inglesas;
  • nível de construção;
  • faca para trabalhar com drywall.

Prepare a área de trabalho: remova todos os itens desnecessários. Nós podemos começar.

Trabalho de instalação com instalação

Para que você possa imaginar como vai instalar um vaso sanitário suspenso, listamos as principais etapas da obra.

Você irá:

  • equipar um nicho na parede do banheiro com os parâmetros adequados;
  • leve a tubulação de esgoto até o ponto de instalação;
  • prenda o módulo da estrutura;
  • instalar tubos de abastecimento de água fria;
  • conecte o tanque de plástico;
  • instalar parede falsa e realizar acabamentos;
  • prenda a tigela conectando-a à entrada de esgoto e ao tanque de descarga.

Ao final dos procedimentos de instalação, você deverá conectar corretamente a chave de descarga.

Dispositivo de instalação
Para instalar um vaso sanitário suspenso, você precisa de uma estrutura de aço - uma instalação com um tanque plano de plástico, cuja estrutura é claramente mostrada neste diagrama

A implementação de cada uma das etapas listadas deve ser abordada com a maior responsabilidade possível, para que erros e negligências não aumentem o custo do seu esforço, tempo e dinheiro.

Diagrama de instalação de um banheiro suspenso
Este diagrama de instalação de um vaso sanitário suspenso permite ver claramente não apenas os elementos individuais da estrutura, mas também orientar o artesão em seus parâmetros.

Qual deve ser o nicho para instalação?

Existem vários requisitos importantes para organizar um nicho. Em primeiro lugar, as paredes com as quais irá trabalhar devem ter uma determinada capacidade de carga. Já falamos acima sobre paredes de gesso cartonado: elas não são adequadas para o nosso propósito.

Idealmente, a estrutura deve suportar cargas de até 400 kg. Esta carga é distribuída entre as paredes e o piso, por isso as paredes devem ser resistentes e confiáveis.

É necessário escavar uma reentrância na parede com 1000 mm de altura, 600 mm de largura e 150-200 mm de profundidade. Se tudo estiver claro com altura e largura, a profundidade necessária pode não estar lá. Depois você deve escavar o máximo que puder, e disfarçar a falta de profundidade com o acabamento.

Como camuflagem, você pode sugerir a construção de um armário entre a parede e a saliência resultante para todos os tipos de pequenas coisas apropriadas para o banheiro e produtos químicos domésticos. Ou até mesmo fazer prateleiras abertas.

Alguns proprietários de apartamentos, para diminuir a quantidade de trabalho, decidem instalar a moldura junto à parede e depois cobri-la com gesso cartonado. É neste caso que a vantagem do modelo em termos de poupança de espaço na casa de banho desaparece quase por completo.

Quem não mora nos andares superiores de prédios de apartamentos pode ter a ideia de adaptar um nicho para montagem da moldura tesão de fã. Neste caso, parte do riser de ventilação é cortada e uma válvula de ar é colocada no ponto de descarga para o sótão. É melhor não realizar esse trabalho sem a aprovação da sociedade gestora e sem especialistas.

Nicho para instalação
O nicho de instalação permite colocar a moldura (módulo) fora da área total da casa de banho, permitindo poupar realmente a área útil desta divisão

Se o seu banheiro possui um nicho pronto, previsto no projeto do edifício, considere-se com sorte. Isso pode ser usado. Mas às vezes é necessário ajustar os canos de esgoto e o abastecimento de água fria.

Como instalar um esgoto?

Uma tubulação de esgoto deve ser conectada ao local de instalação do vaso sanitário suspenso. Para isso, escolha um com diâmetro de 100 mm. O tubo é instalado o mais próximo possível do chão, mantendo a inclinação necessária.

Para determinar o local de ligação ao esgoto, é necessário medir 250 mm do centro do nicho. Está aqui. Agora você precisa instalar uma curva oblíqua na parte horizontal do tubo, cujo ângulo é de 45 graus. É isso, vamos para a próxima etapa.

Como fixar a moldura ao container?

A moldura deve ser fixada em quatro pontos, dois dos quais são pernas fixadas ao chão. Em mais dois pontos a moldura é fixada na parede por meio de suportes. Design instalável deve ser posicionado perfeitamente uniformemente nos planos horizontal e vertical. Não se esqueça de verificar a qualidade da instalação ao nível do edifício.

Para ajustar a posição vertical do módulo, utilize as pernas do produto. A colocação horizontal correta é obtida alterando o comprimento das fixações na parede.

A instalação só é aparafusada à parede depois de verificada minuciosamente a sua posição. Para fixação adicional do módulo, suas pernas podem ser cimentadas. A profundidade ideal da camada de betonilha é de 20 cm, este cuidado não é necessário.

Ajuste de quadro
Você pode ajustar a posição da estrutura de aço (instalação) alterando o comprimento de suas pernas: é muito importante instalar o módulo sem distorções

A menor distorção da estrutura conduzirá inevitavelmente a avarias prematuras e, consequentemente, a graves perdas financeiras para o proprietário.

Preste atenção na parte inferior da instalação. A uma distância do chão de aproximadamente 300-400 mm, existem vários orifícios na moldura destinados à posterior instalação da sanita.

Existem pinos especiais para estes furos, que devem ser inseridos neles, equipados com as porcas adequadas e fixados na parede. Esses pinos são usados ​​para fazer suporte para tigela suspensa.

Protegendo os pregos
Esses longos pinos de aço, que passam por orifícios na estrutura e fixados na parede, são necessários para segurar o vaso sanitário com segurança no lugar.

Conectando as comunicações necessárias

Em primeiro lugar, ligamos o esgoto.Para esta ligação é utilizada uma torneira preta que, via de regra, vem incluída no pacote de instalação. Uma extremidade desta saída é ajustada ao cano de esgoto e a outra extremidade é fixada na estrutura com clipes especiais.

Os tubos de água devem estar localizados à direita ou à esquerda do módulo. O tubo deve ser conectado à estrutura através da conexão roscada já presente nele. Para conectar o abastecimento de água, é preferível usar tubos de cobre ou polipropileno e fazer a conexão destacável.

Água fria também pode ser fornecida ao tanque por meio de mangueiras flexíveis. Essas mangueiras são mais lucrativas em termos de preço, mas sua fragilidade deve ser levada em consideração. E ao substituir mangueiras com defeito, você terá que fazer reparos caros, então a opção com tubos ainda é preferível.

Não se esqueça de verificar a segurança da conexão do recipiente de drenagem ao sistema de abastecimento de água. Para isso, abra a torneira de abastecimento de água. Ele está localizado dentro do tanque de drenagem. Depois de encher o recipiente, todos os possíveis vazamentos são eliminados. Isso pode ser feito sem drenar a água.

Verificando a conexão
Se, durante o processo de verificação da correta ligação do vaso sanitário à rede de esgoto ou abastecimento de água, forem identificados vazamentos, eles deverão ser cuidadosamente reparados

A ligação ao esgoto também deve ser verificada. Para isso, coloque um vaso sanitário nas vigas e faça um teste de descarga sem fixar finalmente a estrutura. Após o que a tigela é removida novamente e todos os vazamentos identificados, se houver, são eliminados.

Terminando o trabalho

Na próxima etapa, será necessário costurar o nicho com uma placa de gesso cartonado resistente à umidade e, em seguida, realizar o acabamento.Observe que precisamos de drywall resistente à umidade, porque o drywall normal se deteriorará rapidamente sob a influência da condensação.

Drywall em obras de acabamento
Para realizar os acabamentos na instalação de um vaso sanitário suspenso com instalação, utiliza-se gesso cartonado resistente à umidade, que pode ser utilizado em ambientes com alta umidade sem reduzir sua qualidade

Para cortar drywall, é necessário utilizar um gabarito, que deve acompanhar a instalação. Isso permitirá que você corte corretamente todos os furos de montagem necessários sem danificar o material.

Após a instalação da chapa resistente à umidade, o material de acabamento pode ser fixado em sua superfície. Ladrilhos cerâmicos são mais frequentemente usados ​​​​para decorar banheiros.

Etapas finais de instalação

Você pode começar a instalar a parte visível do vaso sanitário suspenso somente depois que o adesivo para azulejos estiver completamente seco.

O procedimento para instalar um vaso sanitário:

  • o tubo de drenagem deve sobressair 50 mm além da superfície da parede: deve ser ajustado a este tamanho;
  • faça o mesmo com a tubulação que leva ao esgoto;
  • ambos os tubos são instalados nos locais a eles destinados;
  • uma grande junta semelhante a uma pirâmide truncada é colocada nos pinos previamente fixados, bem como nos tubos;
  • a tigela é colocada nas vigas e os tubos são fixados nela;
  • coloque juntas de borracha e inserções de plástico em seus lugares;
  • coloque e aperte as porcas de fixação;
  • As partes salientes da junta de borracha são cuidadosamente aparadas.

Agora você pode escoar a água do tanque, verificando assim o funcionamento do esgoto.A altura de instalação do vaso sanitário suspenso em relação ao chão pode ser ajustada alterando a posição dos pinos e pinos retráteis que servem para fixar este elemento. Deve corresponder à altura dos visitantes do banheiro.

Altura de instalação da tigela
A altura de instalação da tigela pode ser ajustada na faixa de 40-43 cm, mas a distância padrão é de 40 cm da superfície do piso

A altura padrão é de 40 cm, medida desde a superfície do piso até a borda superior da tigela.

Anexando a chave de descarga

O processo de instalação é concluído com a instalação da chave de drenagem. Está incluso no pacote básico e pode ser mecânico ou pneumático. Normalmente este procedimento não causa problemas, pois todas as conexões fornecidas já devem estar trazidas para a superfície da parede.

Existem pinos especiais para chave mecânica e tubos para chave pneumática. Resta instalar este elemento no local pretendido e ajustar sua posição. É isso: o banheiro pode ser usado.

Modelo suspenso sobre base de concreto

Uma estrutura de aço é cara. Em princípio, você pode prescindir dele construindo um pedestal de concreto com suas próprias mãos, que servirá como base confiável para um vaso sanitário suspenso. Esta opção é considerada a mais econômica.

Esquema do modelo em base de concreto
O diagrama do modelo sobre base de concreto inclui: 1 – duas hastes para fixação do vaso sanitário, montadas na parede; 2 – base de concreto; 3 – tubo para drenagem no esgoto

Com este método de instalação, o recipiente de drenagem pode ser montado na parede, com o botão de drenagem localizado no exterior, ou colocado acima da cuba do encanamento.

Procedimento de pré-instalação

Consideremos a opção considerada mais barata.Vamos preparar tudo que você precisa para trabalhar:

  • concreto M200 - aproximadamente 40 litros;
  • placas para fazer cofragens;
  • hastes roscadas (comprimento 50-80 cm, espessura 2 cm) - 2 peças;
  • arruelas, porcas, parafusos para marcenaria;
  • tubo de plástico (diâmetro 11 cm, comprimento 8 cm);
  • acoplamento de drenagem;
  • Isopor;
  • selante de silicone.

Acho que vale a pena repetir que o muro com o qual temos que trabalhar deve ser permanente.

Processo de instalação passo a passo

Fixamos hastes na parede principal, em cujas saídas será colocado o vaso sanitário. Lembramos que devemos ter uma estrutura estável e confiável que possa suportar um peso de 400 kg.

O próximo passo é instalar o acoplamento de drenagem. Nesta fase, é necessário determinar a altura do vaso sanitário para cortar o acoplamento no comprimento adequado.

Agora precisamos instalar a cofragem. Para marcar os pontos de fixação na fôrma, deve-se determinar a distância entre os furos destinados à fixação.

Para calcular o comprimento das hastes, é necessário somar a espessura da reentrância, que é de aproximadamente 15 cm, e a distância da parede ao vaso sanitário. Para fixar as hastes na parede, utiliza-se adesivo para concreto - uma âncora química.

Construção para concretagem
É assim que fica a estrutura pronta para a concretagem: o local onde o ralo será conectado ao vaso sanitário é coberto com espuma plástica

Terminada a instalação da fôrma e concluída a instalação dos pinos, a tigela deverá ser instalada no local destinado a ela. Certifique-se de que os orifícios de montagem correspondam às saídas e que o orifício de saída corresponda ao dreno do acoplamento.

Base de concreto
Em vinte e oito dias, o suporte monolítico de concreto estará totalmente pronto para instalação. Preste atenção na ranhura na frente do monólito - havia espuma aqui

A próxima etapa é a concretagem. Isso deve ser feito instalando espuma de plástico no local onde ficará o furo de drenagem. Lembre-se que o concreto só endurecerá finalmente após 28 dias.

Depois disso, você pode remover a fôrma e certificar-se de que à nossa frente está um bloco de concreto monolítico com pinos saindo dele e um acoplamento aberto e fixo. Um vaso sanitário é montado na frente do bloco e um tanque é colocado na própria base.

Banheiro suspenso pronto
É exatamente assim que ficará um vaso sanitário suspenso após a instalação da tigela, e seu tanque será instalado sobre uma base de concreto

O procedimento para instalar uma tigela em uma base de concreto não é diferente de instalar um vaso sanitário de chão. É necessário instalar a tigela nos pinos, apertar as porcas, conectar e vedar o ralo. Por último, um tanque de drenagem é colocado na base de concreto.

Como você pode ver, este método de instalação de um modelo suspenso é muito mais barato e fácil do que trabalhar com a instalação. Mas, para ser sincero, o resultado não é muito diferente de um banheiro de chão.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

As informações que você acabou de ler serão percebidas muito melhor se complementadas com um vídeo. Convidamos você a assistir à instalação de um vaso sanitário suspenso com instalação filmada em vídeo.

A gama de instalações sanitárias está se expandindo: os banheiros estão sendo melhorados, atualizados e se tornando cada vez mais atraentes. Mas os modelos modernos, via de regra, são mais caros que os tradicionais.

Recomendamos não economizar na qualidade e no design do produto, mas sim economizar na instalação fazendo você mesmo. Isso o ajudará a comprar o que quiser sem prejuízos significativos ao orçamento familiar.

Conte-nos como você instalou um vaso sanitário suspenso em sua casa/apartamento.É possível que você conheça nuances tecnológicas que serão úteis aos visitantes do site. Por favor, escreva comentários, poste fotos, compartilhe suas impressões e tire dúvidas no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Anton

    Um vaso sanitário suspenso fica melhor, concordo totalmente com isso. É muito mais cómodo lavar, o pó não se acumula na perna. Mas é muito mais difícil de instalar do que montado no chão. Eu mesmo configurei a instalação, mas brinquei muito com ela, não farei isso sozinho de novo. Peguei uma tigela quadrada, incomum, mas, no fim das contas, muito conveniente. É verdade, agora tenho medo de que nada quebre; as válvulas dos vasos sanitários são um ponto fraco.

    • Pode parecer melhor, mas é aí que terminam todas as vantagens. O fato de ser mais fácil de limpar - você não está limpando um banheiro público com 10 banheiros, então essa é uma vantagem discutível. Então talvez você não devesse perseguir a moda e pagar a mais?

      • Especialista
        Amir Gumarov
        Especialista

        Não há necessidade de ser tão crítico em relação a esse tipo de decisão. É claro que do ponto de vista prático, uma sanita convencional com instalação no chão é a solução ideal.

        Mas também há demanda por inovações de design: se uma pessoa escolhe simplicidade e praticidade, outra escolhe um design original. A este respeito, os sanitários suspensos provaram-se bem.

        Se as pessoas querem um banheiro suspenso, não há necessidade de levá-las na direção oposta e julgar por si mesmas. O artigo traz material informativo e destaca os prós e os contras. A única coisa que gostaria de acrescentar são recomendações sobre o acesso às comunicações.É relevante para a instalação de um vaso sanitário com instalação oculta, é necessário fazer uma escotilha camuflada discreta com acesso às comunicações.

        Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica