Tubo de drenagem do vaso sanitário: para que serve + nuances de instalação e conexão
O cano de esgoto é um componente da rede de esgoto, sem o qual é impossível equipar um banheiro. Foi projetado para conectar a coluna de esgoto à atmosfera, evitando a formação de águas residuais e o aparecimento de odores desagradáveis no banheiro.
Um tubo de drenagem instalado no banheiro evita a ocorrência de vácuo no sistema de esgoto e garante o funcionamento ininterrupto das válvulas de água. Em nosso material entenderemos que tipo de fan pipes existem e também falaremos sobre as regras para sua instalação.
O conteúdo do artigo:
Tipos de produtos de ventilador
Os tubos dos ventiladores são classificados de acordo com o material de construção utilizado na fabricação do produto.
A classificação divide os fan pipes em 2 tipos:
- metal;
- plástico.
A versão metálica (ferro fundido) pode ser instalada em rede de esgoto de material semelhante. Os produtos plásticos podem ser instalados em tubulações de plástico e ferro fundido.
Ao instalar um elemento de plástico, você obtém um tubo de esgoto flexível, um cotovelo monolítico ou um adaptador compacto. Os produtos de ferro fundido não são flexíveis e não possuem uma variedade de formatos.
Para que é usado o tubo de ventilação?
De acordo com as normas de construção em vigor hoje, o processo de construção de uma rede de esgoto para uma casa térrea pode ser realizado sem cano de esgoto.Isto é devido à quantidade insignificante de drenos únicos.
Se o edifício for composto por dois ou mais pisos ou a habitação estiver equipada com várias casas de banho, para garantir uma pressão estável na rede de esgotos é necessário um tubo de esgoto. Este elemento conecta o riser à atmosfera, mantendo a pressão atmosférica estável mesmo em caso de liberação volumétrica de água da caixa sanitária, o que provoca vácuo na linha de saída.
Se houver vários banheiros em uma área residencial, a situação muda radicalmente e um tubo de ventilação instalado no banheiro é uma necessidade vital.
Esta regra se aplica nos seguintes casos:
- a casa tem 2 ou mais pisos, equipados com rede de esgotos e abastecimento de água;
- diâmetro da seção transversal do riser de esgoto - 50 mm;
- no interior do edifício existe uma piscina ou equipamento de água que descarrega uma quantidade significativa de resíduos na rede de esgotos;
- A fossa séptica fica próxima à casa, o que pode causar um odor bastante desagradável.
Nos casos acima, o vácuo sem cano de esgoto pode levar ao rápido esvaziamento dos sifões embaixo do vaso sanitário ou pia, o que garantirá o contato direto da “atmosfera” da fossa séptica com o microclima do ambiente.
Assim, a instalação de um ventilador na rede de esgoto garante pressão estável na tubulação de saída e preserva a integridade dos drenos de água nos sifões sob aberturas de drenagem especiais que eliminam o aroma desagradável das fossas sépticas do microclima doméstico.
A construção de sistema de esgoto e ventilação com esgoto é racional nos seguintes casos:
- ao instalar um riser de esgoto em uma residência particular com diâmetro de 50 mm;
- se a casa tiver dois ou mais pisos, cada um dos quais com casas de banho;
- uma casa particular está equipada com equipamentos de encanamento, por exemplo, uma piscina, gerando fortes fluxos de água;
- Um sistema de esgoto autônomo está localizado próximo ao edifício residencial.
Geralmente instalação de banheiro realizado em uma tubulação de esgoto com diâmetro típico de 110 mm. A seção transversal do orifício de drenagem do tanque é de 70 mm. Via de regra, uma tubulação com diâmetro de 50 mm é conectada ao banheiro. Ele é conectado a um riser com seção transversal de sifão não superior a 110 mm.
Conclui-se que quando uma banheira ou vaso sanitário estiver funcionando, o diâmetro interno do espelho não ficará completamente bloqueado.
Um lavatório, pia ou eletrodomésticos (máquina de lavar louça, máquina de lavar, etc.) conectados à rede de esgoto não são capazes de alterar significativamente o volume de um ralo único.
O desperdício único dos dispositivos acima mencionados é insignificante, por isso não podem afetar radicalmente a situação. Nestes casos, o cano de esgoto é montado no vaso sanitário a pedido do proprietário do imóvel.
Regras e recursos de instalação
Os tubos do ventilador são feitos de tubos de esgoto com o diâmetro necessário.Servem como continuação do espelho do banheiro e terminam com entrada em um canal especial equipado para ventilação da rede de esgoto.
Conectar um sistema de ventilação permite resolver com sucesso o problema atual de odores desagradáveis e pungentes no banheiro quando os sistemas de esgoto e ventilação estão totalmente operacionais. Isso se deve ao pequeno tamanho dos sifões nas instalações hidráulicas modernas, o que pode resultar em abastecimento insuficiente de água (selo hidráulico).
Se o ralo do chuveiro ou encanamento não for usado por mais de 2 dias, isso pode levar ao ressecamento do selo d'água, o que causará a penetração desimpedida do ar do esgoto no banheiro. Ao mesmo tempo, o tubo do ventilador não apenas suga o ar com eficácia, mas também ventila a tubulação de esgoto.
Quando o ar quente sobe pelo riser, ocorre um vácuo, pelo qual ele entra parcialmente na atmosfera através de um sifão previamente seco.
De acordo com os códigos de construção, o tubo do ventilador deve ser instalado em uma sala quente; se necessário, o produto deve ser isolado. Se congelar, os vapores não se dissiparão de forma rápida ou eficiente. Por este motivo, após um ano de uso, a parte superior do elemento ficará coberta por uma camada esverdeada.
Ao instalar um cano de esgoto, você deve seguir duas regras básicas:
- O diâmetro do produto deve ser maior que o diâmetro do riser onde está montada a tubulação de esgoto (independentemente do material utilizado na fabricação da tubulação).
- Deve terminar a 40-50 cm da borda da cumeeira, para que odores desagradáveis sejam rapidamente liberados na atmosfera.
A saída do sistema deve estar localizada fora da área residencial. Mais precisamente, o tubo de drenagem do encanamento (sanitário) deve se estender além do banheiro e passar pelo sótão até a cobertura do edifício. Caso contrário, os odores desagradáveis da sua fossa séptica irão permear a sua sala.
O que é necessário para instalar um banheiro?
O diagrama de conexão de um encanamento a um sistema de esgoto geral envolve conectar o vaso sanitário à tubulação por meio de tubos, curvas, manguitos corrugados ou excêntricos.
Deve-se levar em consideração que a instalação de qualquer modelo de vaso sanitário com algemas confiáveis e duráveis tem uma série de requisitos:
- é terminantemente proibido cortar tubos e alterar sua forma geométrica;
- punhos corrugados podem ser estendidos livremente em comprimento, bem como dobrados no ângulo necessário;
- Os manguitos excêntricos devem ser girados em relação ao eixo, o que permite compensar o desvio do alinhamento dos tubos plásticos conectados entre si.
Fazendo uma conexão de pipeline usando punho plissado tem suas vantagens. Esta é uma oportunidade única de conectar o banheiro à rede geral de esgoto em locais de difícil acesso. Nestes casos, a rede de esgotos está equipada com diversas tomadas receptoras.
Instruções para instalar o riser
Ao substituir uma tubulação em uma casa de campo ou apartamento, você deve primeiro desmontar o sistema de esgoto. Os produtos feitos de ferro fundido são considerados obsoletos, por isso devem ser substituídos por análogos de plástico, seguindo certas regras.
A desmontagem é feita desconectando a coluna de esgoto e desconectando todos os elementos estruturais.Antes da substituição, é recomendável consultar especialistas, o que lhe permitirá saber se a substituição de um elemento de riser de ferro fundido por um de plástico acarretará consequências desagradáveis, expressas na diminuição da resistência e confiabilidade do esgoto. sistema.
O novo tubo é instalado a partir do ponto inferior de rigidez, localizado na área do riser principal. A instalação numa casa de campo começa na zona onde se encontra a fundação do edifício. É necessário fazer furos nas estruturas de suporte, após os quais é instalado um tubo com diâmetro de 110 mm e fixado com braçadeiras. Depois de instalar o encanamento, uma tomada especial é conectada a ele.
Na instalação do riser é necessário utilizar exclusivamente braçadeiras metálicas, o que garantirá a confiabilidade da estrutura e reduzirá os desvios das linhas de marcação que surgem durante o processo de montagem.
O pino da braçadeira de metal possui uma estrutura de parafuso funcional que permite ajustar com precisão os elementos a serem conectados.
Isolamento térmico e acústico de tubos
Ao instalar elementos plásticos, não devemos esquecer medidas importantes de proteção do sistema - isolamento acústico e isolamento térmico da tubulação. O isolamento térmico é realizado por meio de uma cobertura tubular de espuma isolante, que é colocada no exterior.
Para providenciar o isolamento acústico do sistema, o ponto de contato entre a laje entre pisos e os tubos é preenchido com espuma de poliuretano ou outro material vedado.
O isolamento acústico de um tubo de ventilador pode ser realizado com uma placa mineral ou espuma especial de poliuretano. A espuma de poliuretano é mais utilizada, o que é mais fácil de usar, porém, se a estrutura for desmontada, não permitirá sua remontagem.
Válvula de retenção para sistemas de ventilação
Durante o processo de instalação, o tubo do ventilador é inserido no duto de ventilação previamente preparado. Se o projeto prevê a presença de um número mínimo de risers de ventilação, a saída do vaso sanitário é direcionada horizontalmente à parede, sem deteriorar o interior do banheiro.
Um elemento importante do sistema merece atenção especial - a válvula de retenção, cujas funções incluem:
- evitar que os resíduos retornem ao vaso sanitário;
- a válvula impede a entrada de roedores na rede de esgoto;
- corrigir a situação em caso de inclinação incorreta da tubulação;
- evitando que impurezas mecânicas retornem ao banheiro.
Se a válvula de retenção for instalada internamente, o tubo deverá primeiro ser limpo e completamente desengraxado. Em seguida, é instalado um inserto especial - deve ser adquirido com antecedência, pois não acompanha a válvula de retenção.
Ao instalar a válvula, deve-se levar em consideração que sua localização deve ser oposta ao fluxo de retorno e as pétalas devem ser dobradas em direção ao elemento hidráulico.
Ao instalar a válvula, não utilize lubrificantes ou produtos de silicone, mesmo que sejam destinados a sistemas de esgoto. O processo de instalação deve ser realizado exclusivamente a seco.
Se o tubo de esgoto tiver um diâmetro típico de 110 mm, então instalação de válvula requer o uso de um adaptador especial. Se você planeja conectar a um tubo cinza com soquete serrado, a válvula é instalada no tubo.
Quando a descarga do vaso sanitário, a tampa da válvula se abre e fecha automaticamente por meio de uma mola de aço inoxidável. Devido a esse design, a tampa não abre para fora com matéria fecal, o que evita que ela caia novamente no vaso sanitário.
A estanqueidade da ligação entre a válvula e as tubulações de esgoto é obtida por meio de anéis de borracha. A válvula tem uma longa vida útil (mais de 50 anos).
Conectando um banheiro sem ondulação
Caso o proprietário decida não usar corrugado na conexão de um encanamento, é necessário seguir as regras básicas: é necessário usar um adaptador ou tubo; a conexão do vaso sanitário ao adaptador é feita de diferentes maneiras, dependendo do liberação do encanamento.
Dependendo do projeto interno, os vasos sanitários são classificados em 3 tipos, que também diferem nas características de instalação e conexão:
- Equipamento de canalização com saída oblíqua.O encanamento é instalado no tubo em um ângulo de 90.
- Equipamento hidráulico com saída vertical. A instalação da canalização é efectuada no chão.
- Equipamento hidráulico com saída horizontal. Os produtos são instalados na tubulação de esgoto horizontalmente ou com ligeira inclinação.
Se a saída do encanamento e a entrada da rede de esgoto não coincidirem, será necessário instalar tubos adaptadores dobrados no ângulo desejado ou selecionar o modelo ideal de vaso sanitário.
Antes de escolher o projeto ideal, vale a pena considerar as características de instalação de cada tipo de equipamento hidráulico.
Instalação de vaso sanitário com saída vertical
Modelos semelhantes de acessórios hidráulicos são amplamente utilizados em países europeus. Isso se deve ao fato de que um tubo de saída vertical e um sifão localizado no reservatório estão embutidos no equipamento de encanamento. O design prático permite que o produto seja instalado a qualquer distância da parede.
A instalação de instalações hidráulicas com saída vertical é relativamente simples:
- são feitas marcações no chão do banheiro;
- De acordo com as marcações, é instalado um flange roscado equipado com trava especial;
- a tubulação de esgoto é montada em um orifício redondo localizado no centro do flange;
- O vaso sanitário é montado no flange previamente instalado e depois girado até que o equipamento esteja totalmente fixado.
O tubo de saída está equipado com um O-ring.Graças à presença deste elemento, o tubo é automaticamente pressionado firmemente contra o cano de esgoto. Leia mais sobre como conectar um produto de encanamento a uma saída vertical. Avançar.
Instalação de instalações hidráulicas com saída horizontal
A ligação de modelos de sanita com saída direta (horizontal ao chão) é relevante para as condições do nosso país. Isso se deve ao fato de o banheiro estar vinculado a uma parede específica do banheiro devido ao layout específico das tubulações de esgoto nas casas típicas russas.
Como a saída nesses modelos é direcionada para trás, ela fica localizada na parte traseira do produto. O tubo de saída é fixado ao tubo por meio de um colar de vedação.
Durante a instalação, atenção especial deve ser dada à fixação do equipamento hidráulico no chão do banheiro. As pernas da loiça sanitária com saída horizontal possuem orifícios especialmente concebidos para fixar com segurança a sanita ao chão.
A ligação dos equipamentos hidráulicos de saída direta termina com o processo de instalação, durante o qual são utilizados parafusos e buchas. A fixação deve ser feita com cuidado, pois se o parafuso for puxado com muita força, a integridade da superfície da louça sanitária pode ser danificada.
Instalação de equipamento hidráulico com saída oblíqua
O processo de instalação e conexão de equipamentos hidráulicos com saída oblíqua é realizado em etapas:
- Antes de conectar o encanamento à rede de esgoto, a saída do aparelho com as ranhuras localizadas em seu interior deve ser lubrificada com uma mistura de chumbo vermelho e óleo secante (ou selante).
- Um fio de resina deve ser cuidadosamente enrolado por cima. A ponta do broto de 0,5 cm de comprimento deve ficar livre, pois as pontas do fio podem entrar no buraco e causar entupimento.
- O fio de resina enrolado é lubrificado com chumbo vermelho.
Em seguida, é instalado o vaso sanitário, durante o qual o ramal de saída é fixado na tomada da tubulação de esgoto.
Instalação de equipamentos de encanamento com liberação oblíqua - processo mais simples devido à ausência de um ponto de conexão fixo em determinado local. Se, ao instalar um sistema de esgoto, a tomada de saída não estiver posicionada com precisão, isso não será considerado um problema.
Características de reparo de sistemas de ventiladores
A instalação da rede de esgoto interna é feita “na tomada”. Isso simplifica muito o processo de instalação e desmontagem de todos os elementos da tubulação.
O trabalho de reparo é necessário quando há danos físicos em um dreno ou cano de esgoto. Devido à excelente rigidez (a resistência à flexão dos tubos é de 80 MPa) e à longa vida útil do plástico (até 60 anos), existe uma baixa probabilidade de danos físicos aos tubos.
Ao reparar canos de esgoto, o técnico deve levar em consideração as seguintes regras:
- a extremidade do tubo de drenagem é posicionada de forma a garantir uma dispersão eficaz dos odores desagradáveis;
- o diâmetro do tubo deve ser igual ou maior que o riser onde está sendo realizada a instalação;
- colocar o tubo em ambientes quentes e concluir a instalação em zona fria, pois a diferença de temperatura provoca diferença de pressão nas diferentes seções do tubo.
O trabalho de reparo envolve conectar um cano de esgoto a um tubo de esgoto. Ao mesmo tempo, válvulas de vácuo são instaladas em outros risers - vedações de borracha equipadas com molas.
Durante a operação, o sistema de esgoto cria um vácuo na válvula, que abre e suga o ar do ambiente. Após estabilizar a pressão no riser, uma mola especial fecha automaticamente a válvula de retenção, evitando que o odor desagradável escape para a atmosfera.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Os vídeos são úteis para uma compreensão geral de como funciona o sistema de esgoto em sua casa.
O papel do tubo de drenagem no sistema de esgoto e o princípio de funcionamento das válvulas de vácuo:
Substituindo um cano sanitário de ferro fundido por um de plástico:
Como substituir a camiseta você mesmo:
Descobrimos o que é um cano de esgoto e qual a sua função no sistema de esgoto e ventilação. Você mesmo pode fazer isso, mas se surgirem dificuldades na instalação ou nos cálculos, é melhor entrar em contato com especialistas.
Se, após estudar o material, você tiver dúvidas ou tiver informações valiosas sobre a instalação de tubulações de esgoto, compartilhe com nossos leitores. Deixe seus comentários, tire dúvidas, compartilhe sua experiência.
Na instalação de sanitários, é habitual, por razões estéticas, tentar ocultar todas as ligações e comunicações nas paredes e no chão. Ao mesmo tempo, muitas vezes não têm em conta que a dificuldade de acesso às tubagens e a falta de monitorização diária do seu estado podem causar um verdadeiro desastre comunitário. Tive a oportunidade de testemunhar que um defeito na fiação da fiação flexível de cinquenta rublos, que conseguiram esconder no revestimento da parede, levou o proprietário do apartamento a pagar pelos reparos nos 2 apartamentos abaixo.
Já há algum tempo, um cheiro desagradável de esgoto começou a aparecer periodicamente no banheiro. Já lavei o vaso sanitário provavelmente umas dez vezes, enchi-o com produtos de limpeza - ajuda temporariamente, mas de novo... Não entendo se é o cheiro da ventilação dos vizinhos ou do banheiro. Eles sugeriram que isso poderia ser devido a um tubo de drenagem feito incorretamente. Não quero chamar um encanador ainda (presumo que ele dirá “tudo precisa ser refeito. Ainda não estou mentalmente preparado para isso), quero tentar entender sozinho qual é o problema. Há algum sinal externo de que algo está errado com o tubo?
Em primeiro lugar, quero dizer que é melhor chamar um encanador, você não vai pagar muito dinheiro para diagnósticos e ligações. Mas ele saberá a causa exata do odor desagradável no banheiro. E aí você decidirá eliminá-lo sozinho ou ainda envolver um especialista na solução.
Vejamos os principais motivos que podem causar um odor desagradável no vaso sanitário:
— O nível da água no sifão mudou, fazendo com que os gases do esgoto passassem pelo tampão de água;
— O tubo corrugado esticou, devido à flacidez do tubo pode penetrar um odor desagradável;
— Curvatura incorreta da ondulação, talvez a curvatura da ondulação tenha mudado (algo tocou nela), o que provocou o aparecimento de um odor desagradável;
— Sifão entupido, se você tiver banheiro combinado, esse pode ser um dos motivos do odor desagradável.
Mencionei apenas os principais problemas que você pode detectar por conta própria. Mas é melhor chamar um especialista, dependendo da causa do problema, os reparos custarão de 10 a 30 dólares.
Na nossa dacha, em uma casa de dois andares, os banheiros ficam um abaixo do outro, o meu vai para a estação autônoma. O tubo de esgoto termina exatamente no banheiro do segundo andar (do banheiro superior desce imediatamente para o inferior - e depois leva à fossa séptica. Eles não previram imediatamente que o cano de esgoto fosse levado até o telhado. Havia um cheiro no banheiro do segundo andar. Eles fizeram um cano de esgoto do lado de fora da casa. No final, tudo ficou ainda pior - há um cheiro forte de metano no banheiro do segundo andar. As vedações de água não são expelidos, tem água no vaso sanitário o tempo todo, eu verifico. Mas esse cheiro! O que fizemos de errado? Qual é o motivo disso? Levar a tubulação de esgoto até o vaso sanitário resolverá o problema? telhado? E onde deve ser instalada uma válvula de retenção neste caso?
Boa tarde Compramos recentemente um apartamento no 5º andar (um prédio com 5 andares), o anterior proprietário não falou nada sobre o cheiro, mas no banheiro, e depois por todo o apartamento, o cheiro de esgoto se espalha. No verão estaremos reformando o banheiro (banheiro compartilhado). Estamos procurando a causa do cheiro. Pergunta. O tubo de drenagem poderia ser a causa do cheiro? Termina na nossa casa de banho, ou seja, não sai para o sótão. Neste caso, o que devemos fazer? Isso é feito em toda a casa, perguntei ao gerente. Mas isso não está correto, quem deveria refazer esse sistema? À custa de quem?