Sanita com saída vertical: dispositivo, prós e contras, características de instalação
O conforto doméstico é impensável sem um encanamento funcionando corretamente. Escolher e instalar um banheiro é um assunto delicado, mas precisa ser discutido.A melhoria da casa e a comodidade de morar nela para todos os familiares dependem da correta solução do problema.
Os designs dos modelos e as tecnologias de instalação variam. Vejamos como funciona e como funciona um vaso sanitário com saída vertical e o que deve ser levado em consideração na hora de instalá-lo.
O conteúdo do artigo:
Como selecionar modelos com base no tipo de descarga?
Segundo as estatísticas, os banheiros são substituídos a cada 10-15 anos. Portanto, faz sentido se dar ao trabalho de encontrar o modelo certo para ter condições de vida dignas por muitos anos.
Os acessórios de encanamento diferem de várias maneiras:
- formato de tigela (viseira, formato de prato, formato de funil);
- fixação (montada no chão, lateral, suspensa);
- material (porcelana, faiança, pedra artificial);
- rubor;
- descarga de águas residuais (novo tipo universal - vario; tipos usuais: vertical, horizontal, inclinado).
Os dispositivos são escolhidos de acordo com preferências pessoais, ideias de conveniência e estética. Quanto ao tipo de lançamento de resíduos, focam apenas na distribuição de esgoto.
Se não estão previstas mudanças drásticas na rede de esgoto, é melhor comprar um vaso sanitário com a mesma saída do antigo.Caso contrário, haverá custos adicionais para retrabalhar o sistema.
O único dispositivo universal é um vaso sanitário com liberação variável. Esses modelos surgiram recentemente, ainda são difíceis de encontrar, mas já podem ser adquiridos em lojas de encanamento.
A borda da saída fica o mais longe possível da borda traseira do aparelho, o que abre espaço para qualquer tipo de tubo. Outra vantagem do vario é a possibilidade de instalar o vaso sanitário próximo a uma divisória ou parede.
Ao escolher um modelo com base no tipo de liberação, lembre-se que os vasos sanitários não são intercambiáveis. Sem redesenhar a rede de esgoto, é impossível instalar um dispositivo com saída vertical em vez de horizontal, embora a substituição por oblíqua ou vario seja bastante acessível. O ideal é comprar encanamentos do mesmo tipo, caso contrário pode haver problemas não só de instalação, mas também de operação.
Prós e contras da liberação vertical
Para instalar corretamente qualquer encanamento, você precisa entender seus recursos de design e princípio de operação. Os modelos com saída vertical incluem sifão e tubo. Estes são elementos integrados; você não precisa comprá-los antes de instalar o dispositivo.
Graças ao conjunto completo da sanita, pode ser instalada em qualquer parte da casa de banho. Os dispositivos não ocupam espaço extra, por isso podem ser instalados com sucesso mesmo em banheiros muito pequenos de apartamentos pequenos. É necessário apenas que a tubulação de esgoto esteja localizada na laje.
A liberação para o chão tem diversas vantagens:
- Eficiência de descarga. As águas residuais são facilmente drenadas para o esgoto.
- Opções de layout. Ao projetar o interior de um banheiro, leve em consideração as especificidades do layout do esgoto. Conectar um banheiro a um tubo vertical amplia as possibilidades de design.
- Mascaramento de comunicações. O cano de esgoto está localizado diretamente sob o encanamento. Não há necessidade de procurar formas de escondê-lo ou decorá-lo.
- Higiene. Os modelos com descarga vertical sempre possuem mais água do que os aparelhos com outros tipos de saída. Graças ao sifão, os resíduos fluem para o tubo de forma mais rápida e melhor, para que a tigela seja melhor limpa.
- Sem respingos. Menos respingos significam que você terá que limpar o banheiro com menos frequência.
- Tanque confiável. Normalmente, os modelos são equipados com tanques de drenagem de boa qualidade.
O ralo passa por baixo do chão.Se o sistema estiver sendo instalado do zero, isso pode ser difícil porque será necessário fazer um furo separado em uma laje de concreto sólida. Se os tubos já estiverem instalados, não deverá haver problemas.
Em algumas casas é impossível instalar aparelhos com outro tipo de drenagem que não seja vertical. Em primeiro lugar, isto aplica-se a edifícios de construção antiga, por exemplo, os stalinistas.
Uma alternativa é o lançamento do vario, mas com ele surgem sérias dificuldades de instalação. Nas casas construídas nas últimas décadas, os tubos são colocados acima do nível do chão. Você pode instalar dispositivos em qualquer tomada.
Instruções de instalação passo a passo
As vantagens dos modelos com descarga vertical incluem a facilidade de instalação. Mesmo um não especialista pode cuidar da instalação.
É importante cumprir a ordem de serviço estabelecida e realizar todas as operações com o maior cuidado possível. A negligência é inaceitável, porque posteriormente podem aparecer vazamentos e um cheiro desagradável no banheiro.
Etapa 1: desmontagem da estrutura antiga
Primeiro, desligue o abastecimento de água, após o que o líquido restante é drenado do tanque e a mangueira de abastecimento é desconectada. Agora você pode desmontar o banheiro antigo.
Se for fixado em argamassa de cimento, é improvável que seja removido sem danos. Porém, é importante manter a integridade da tubulação, para que a solução seja derrubada com cuidado, sem tocar nos elementos da rede de esgoto.
Você precisa remover a água da tigela.Para fazer isso, o vaso sanitário é ligeiramente inclinado, depois afrouxado e levantado. Às vezes você não consegue sobreviver com um pouco de derramamento de sangue. Então, para separar rapidamente o produto da tubulação de esgoto, é necessário bater com força no gargalo de drenagem. Ele irá rachar e as partes restantes da estrutura ficarão soltas devido à vibração. Eles serão mais fáceis de remover.
Ele apresentará a você os detalhes da desmontagem de encanamentos antigos próximo artigo, que recomendamos fortemente a leitura.
Etapa 2: marcação e preparação
É melhor instalar um banheiro novo no lugar do antigo, porque... transferência de comunicações de substituindo canos de banheiro - O trabalho não é fácil e demorado. Para completá-lo, você precisa de habilidades e experiência. Antes de instalar o produto, as superfícies devem ser cuidadosamente limpas e niveladas.
O local de instalação é medido e a localização das tubulações de encanamento e esgoto é delineada. De acordo com a marcação finalizada, é inserido um flange roscado com trava.
Um flange roscado padrão possui um orifício redondo no qual a extremidade do tubo de esgoto é fixada. Depois de consertá-lo, resta apenas certificar-se de que tudo foi feito corretamente e que as superfícies estão limpas e preparadas para a instalação do encanamento.
Etapa 3: instalação do banheiro
Se tudo estiver perfeitamente preparado, o dispositivo de descarga vertical é instalado com um “leve movimento da mão”. O produto é simplesmente colocado no flange de forma que a peça correspondente fique localizada estritamente acima da abertura da tubulação de esgoto. Em seguida, o vaso sanitário é girado levemente para que a trava funcione.
No momento da rotação, o flange pressiona o tubo de saída do dispositivo contra o anel de vedação. A conexão está completamente selada. Se tudo for feito com cuidado, os vazamentos são excluídos, pois A vedação comprime de forma confiável a saída do vaso sanitário, eliminando possíveis lacunas.
Etapa 4: conexão ao abastecimento de água
Resta montar o tanque e instalá-lo nele acessórios de drenagem e termine de conectá-lo. Isso é feito usando o chamado. saídas de água, que são fornecidas em todos os banheiros. As torneiras são colocadas sobre eles e seladas com fita adesiva.
Uma extremidade da mangueira de abastecimento está conectada à saída da torneira e a outra à saída do tanque de drenagem. Todas as juntas são cuidadosamente seladas. Terminada a obra, resta verificar o funcionamento do vaso sanitário.
Abra a torneira de abastecimento de água, espere até que o tanque esteja cheio e pressione o botão de drenagem. Neste momento, apalpe as juntas e esfregue-as com um pano branco e seco. Se não houver vestígios de umidade, está tudo em ordem: o vaso sanitário está totalmente pronto para o uso pretendido.
Substituição por um modelo com dreno diferente
É possível substituir um aparelho com saída vertical por um modelo com tipo de ralo diferente? Sim, se a área e a localização do encanamento permitirem deslocar o vaso sanitário em pelo menos 15-20 cm, para conectar ao esgoto você precisará corrugação de encanamento.
Ordem de serviço:
- O antigo banheiro está sendo desmontado. Um novo é colocado em seu lugar para que fique o mais próximo possível da tubulação de esgoto.
- O tubo do aparelho é revestido com selante de silicone e sobre ele é colocada uma corrugação.
- A segunda extremidade da corrugação é inserida na tubulação de esgoto e fixada.
As dobras da ondulação devem endireitar-se sem amassar. É necessário garantir que sua inclinação esteja direcionada para a tubulação de esgoto.
Como cuidar adequadamente de um novo dispositivo?
Os encanadores recomendam a instalação de filtros grossos junto com o novo vaso sanitário. A água da torneira contém partículas sólidas e pedaços de incrustações de tubos de metal. Entrando no tanque junto com detritos, provoca abrasão e desgaste prematuro das peças.
Se o filtro não estiver instalado, você deve tomar cuidado para limpar o tanque de drenagem em tempo hábil, para não precisar reparar ou substituir elementos danificados antes do tempo. A estrutura é desmontada, o calcário é removido e as peças são lavadas com água limpa.
Para evitar vazamentos na junção com o esgoto, deve-se realizar manutenções preventivas. Um produto químico para limpeza de cachimbo (“Mr. Muscle”, Tiret, “Chister” ou qualquer outro) é colocado no vaso sanitário e deixado pelo tempo indicado na embalagem.Substâncias agressivas corroem a placa nas paredes, o que evita bloqueios.
Você precisa limpar o banheiro pelo menos algumas vezes por ano. É importante escolher o certo produtos de limpeza tendo em conta as características dos materiais de que são feitos os tubos e o próprio dispositivo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
A estrutura deve ser instalada de forma que funcione bem e não crie problemas para o usuário ou vizinhos. Oferecemos vários tutoriais em vídeo que serão úteis para um encanador novato.
Vídeo nº 1. Tutorial em vídeo detalhado sobre como instalar a estrutura:
Vídeo nº 2. Etapas de instalação para um dispositivo com saída vertical:
Vídeo nº 3. As nuances da conexão ao sistema de esgoto:
Não há nada complicado em instalar um banheiro. Para realizar o trabalho, basta um conjunto padrão de ferramentas, encontrado em quase todas as casas, e habilidades para manuseá-las.
O principal é a escolha correta da tecnologia, precisão das operações, impermeabilização confiável e resistência das conexões. Se surgirem dificuldades, chame um encanador.
Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, poste fotos e tire dúvidas sobre o tema do artigo. Conte-nos como você instalou um vaso sanitário com cano vertical para ligação ao esgoto em sua casa de campo, compartilhe informações úteis. É possível que seus conselhos sejam úteis para os visitantes do site.
Uma grande vantagem dos compactos com saída vertical é que nem as corrugações nem os canos de esgoto são visíveis por trás. Com certeza será muito mais esteticamente agradável!
A qualidade de funcionamento e escoamento da água não é afetada pelo tipo de saída, por isso escolha a sanita que mais lhe agrada e que pode pagar! Existem características mais importantes nos compactos nas quais você deve se concentrar!
Um vaso sanitário com saída no chão, claro, é esteticamente agradável e tudo mais, mas essa variação só pode ser instalada sem dificuldades se você planejar com antecedência comprar exatamente esse tipo de vaso sanitário e instalá-lo simultaneamente com a reforma do banheiro. Neste caso, terá que elevar bastante o chão, criando um degrau para a casa de banho, que terá sempre de lembrar. Numa casa privada isso é mais fácil, onde os pisos podem ser rebaixados ou elevados de acordo com o seu projeto, e em geral as possibilidades são muito maiores. Pessoalmente, eu não compraria um banheiro assim para um apartamento porque seria muito incômodo.
Bem, sim, nunca vi descargas verticais em apartamentos. Talvez haja uma em algum lugar em edifícios novos, mas se for uma fundação antiga, então é sempre e definitivamente uma bagunça com o recorte. Em geral não vejo necessidade de comprar descarga vertical se praticamente não há diferença nas descargas.
Bem, é aqui que as cartas caem. Se os canos já passam por baixo do chão, então por que experimentar e comprar um vaso sanitário com descarga diferente da vertical? Caso contrário, eu teria confiado o recorte apenas a um especialista qualificado e nunca teria me dado ao trabalho de fazê-lo sozinho por nada na minha vida. Resumindo, sou a favor de me adaptar à localização do cano, e não martelar o chão como uma ovelha, colocar um cano de esgoto, cortá-lo, etc., só para deixar o vaso sanitário mais esteticamente agradável.
Isto é para pessoas práticas que estão acostumadas a obter ótimos resultados com um investimento mínimo de tempo e dinheiro. Mas para muitos o design e o interior também são muito importantes, essas pessoas vão refazer o encarte e o layout como um todo, sem perceber nenhum problema.
No trabalho, muitas vezes me deparo com casos em que o design vem antes das soluções práticas, as mesmas sanitas suspensas em sanitas pequenas, onde é simplesmente impossível virar, mas o cliente quer e pronto. A drenagem vertical é a opção mais comum atualmente, é fácil de instalar e não exige custos adicionais, além de ser bastante simples de manter. As comunicações ficam ocultas, mas podem ser facilmente acessadas, se necessário.