Lâmpadas de sódio: variedades, parâmetros técnicos, âmbito de aplicação + regras de seleção
As lâmpadas econômicas de sódio são uma fonte de luz prática para grandes espaços, onde a principal tarefa não é a precisão das cores, mas a radiação completa econômica, rica, altamente eficiente e brilhante.
Os módulos são confiáveis, não exigem muito das condições ambientais e são operacionalmente estáveis. Com a ajuda deles, você pode reduzir os custos de energia sem sacrificar a qualidade e a densidade do fluxo luminoso de saída.
No entanto, para que as lâmpadas cumpram a sua tarefa da forma mais eficiente possível, devem ser selecionadas corretamente de acordo com as condições de utilização pretendidas. Para não se confundir com a diversidade, sugerimos que você se familiarize com a classificação dos agregados de sódio, conheça seus prós e contras, âmbito de aplicação e regras de seleção.
O conteúdo do artigo:
- Descrição geral das luminárias
- Classificação de agregados de sódio
- Divisão de nomenclatura de dispositivos
- As principais vantagens dos agregados de sódio
- Principais desvantagens do produto
- Perigo para os seres humanos e para a atmosfera
- Área de aplicação de dispositivos
- Como escolher a fonte de luz certa
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Descrição geral das luminárias
Os produtos de sódio são equipamentos progressivos, modernos e econômicos. O principal elemento de trabalho neles é o vapor de sódio.
Recursos de design dos módulos
Todo o processo ocorre em um tubo queimador cilíndrico especial constituído por óxido de alumínio.
Os elementos que realizam a radiação são colocados em um cilindro de vidro durável, equipado com os mais populares soquetes roscados E27 ou E40.
A radiação ressonante gerada no processo possui uma cor amarelo-laranja específica, denominada monocromática.
Isso significa que, apesar do brilho, densidade e saturação, o fluxo luminoso não proporciona uma boa reprodução de cores.
Além disso, estando com o dobro da frequência da rede, os módulos tremem significativamente, o que os torna absolutamente inadequados para iluminação de instalações residenciais.
As fontes de luz de sódio consistem em um bulbo de vidro resistente ao calor de formato elíptico ou cilíndrico. No interior existe um queimador de alumínio funcional, equipado com eletrodos em ambos os lados.
Este material possui elevadas características físicas e caracteriza-se por boa resistência operacional.
Ele interage corretamente com o vapor de sódio e tem a capacidade única de transmitir cerca de 90% da energia luminosa produzida sem ser destruída.
Além dos compostos de sódio, existe mercúrio e argônio dentro do tubo de descarga.
O frasco está equipado com juntas especiais. Eles se encarregam de manter o vácuo no interior da lâmpada e evitar a entrada de oxigênio no queimador.
Isto aumenta o nível de segurança operacional dos dispositivos, pois durante o funcionamento o tubo de descarga fica muito quente e atinge níveis quase fantásticos de 1300°C.
Neste caso, mesmo uma pequena quantidade de ar que entra pode destruir a integridade do módulo e provocar uma situação perigosa para as pessoas próximas.
Como funcionam os produtos
O princípio de funcionamento do dispositivo de sódio é baseado em descargas de arco. Como resultado da tensão pulsada gerada no tubo interno, eles criam um rico brilho visível.
No vapor de sódio, responsável pela formação de um ambiente de descarga de gás no interior do frasco, predomina o brilho espectral vermelho.
Graças a este recurso, as unidades de lâmpada criam luz de saída em tons como:
- amarelo;
- laranja;
- vermelho em uma ampla variedade de tons.
Imediatamente após a ativação, os dispositivos de sódio queimam fracamente e fracamente, porque a maior parte dos recursos energéticos é gasta no aquecimento de alta qualidade do queimador em funcionamento.
O fluxo luminoso adquire o brilho, saturação e intensidade necessários somente após 5 a 10 minutos, quando a temperatura do queimador interno atinge o nível necessário para o correto funcionamento.
Nuances do sistema de inicialização do dispositivo
Todos os produtos do tipo sódio requerem um sistema inicial. Ele foi projetado para fornecer ignição ideal e ajuste conveniente do fluxo de corrente. Atualmente existem dois tipos de reatores no mercado.
Opção 1. Trata-se de uma unidade de lastro projetada para operar com tensão de rede de 220 V. Possui design simplificado, é vendida a um preço razoável e é uma das opções econômicas para equipamentos relacionados.
Opção nº 2. Trata-se de um reator eletrônico mais moderno e progressivo que não possui dispositivo de ignição em seu design.
Estabiliza a potência, aumenta significativamente a eficiência da emissão de luz, elimina a cintilação desagradável para os olhos e prolonga a vida útil de um dispositivo de sódio.
A única desvantagem do produto é o seu preço superior ao dos reatores. No entanto, especialistas afirmam que o dispositivo eletrônico se paga rapidamente e aumenta significativamente o conforto de controle do sistema de iluminação.
Classificação de agregados de sódio
De acordo com a classificação básica, as lâmpadas diferem entre si no nível de pressão parcial interna do vapor de sódio.
Produtos com baixo desempenho são chamados de módulos de baixa pressão (LPND). Dispositivos que apresentam números grandes são dispositivos de alta pressão.
Cada categoria tem seus prós e contras.Com base neles, o usuário pode facilmente escolher o dispositivo de iluminação ideal e mais bem-sucedido para si.
Características distintivas dos módulos de baixa pressão
Os produtos de baixa pressão (LPPD) possuem vários recursos específicos que os diferenciam da linha de produtos de dispositivos similares.
Eles não são equipados com um simples frasco de vidro, mas com um de borosilicato de alta resistência. Isto se deve ao efeito agressivo do vapor de sódio nas superfícies de vidro.
A operação eficaz do NLND depende diretamente da temperatura ambiente. Portanto, para garantir condições ideais de funcionamento, a lâmpada é colocada em um frasco externo de vidro, que funciona como uma espécie de garrafa térmica e protege a fonte de luz de influências negativas.
Por que as lâmpadas de alta pressão são interessantes?
Os módulos de sódio de alta pressão (HPS) são conhecidos por sua reprodução de cores superior e eficiência fenomenal. A sua emissão de luz com uma potência de 30-1000 W atinge 160 lm/W e a sua vida útil excede frequentemente as 25.000 horas.
Devido ao tamanho compacto do corpo luminoso e ao brilho sem precedentes do fluxo luminoso de saída, o escopo de aplicação dos produtos é muito amplo.
Os produtos devem ser operados com reator indutivo ou eletrônico.A ignição é realizada por meio de um dispositivo especial (IZU), que fornece pulsos de até 6 kW.
Do momento da ativação até o aparecimento da luz total com o brilho necessário, leva de 3 a 5 minutos.
Divisão de nomenclatura de dispositivos
A nomenclatura doméstica geralmente aceita de fontes de iluminação distingue quatro tipos de dispositivos de sódio. Eles estão disponíveis em diferentes modificações e destinam-se a tarefas específicas. Para entender onde usar este ou aquele tipo de lâmpada, você precisa conhecer suas características distintivas.
O que são DNATs?
DNaT são módulos de arco tubular com base roscada e bulbo de vidro de quartzo transparente. Eles têm formato cilíndrico e diferem dos análogos em uma ampla faixa de potência.
Demonstram um bom nível de eficiência e estão incluídos na categoria de fontes de luz econômicas.
Os produtos fornecem iluminação pública de alta qualidade com visibilidade de contraste pronunciado em diversas condições climáticas.
Adequados para colocação em rodovias intermunicipais, túneis, aeródromos, etc. Apresentam excelentes resultados quando utilizados em estufas, estufas e estufas.
Os DNaMT possuem os mesmos parâmetros, mas são produzidos em formato elipsoidal e estão equipados com uma lâmpada de vidro fosco para criar uma iluminação difusa mais suave.
Como funciona o DNAZ?
DNaZ é uma fonte de luz equipada com uma lâmpada com refletor embutido em filme de alumínio espelhado, hermeticamente localizado nas paredes internas do aparelho. São fabricados em forma de elipse e equipados com uma clássica base roscada.
Eles são amplamente utilizados na indústria agrícola. Eles imitam com sucesso a luz natural e garantem o crescimento e desenvolvimento ativo de culturas vegetais e ornamentais que crescem em estufas.
Qual é a diferença entre DNAS
O DNaS difere de todas as outras lâmpadas pela presença de um revestimento de substância espalhadora de luz na superfície interna do bulbo. Esta solução técnica permite que o módulo seja usado para substituir diretamente lâmpadas de mercúrio de descarga de gás obsoletas e ambientalmente perigosas.
Os módulos DNAS são mais amplamente utilizados em laboratórios de pesquisa, medicina, indústria química e outras indústrias relacionadas.
As principais vantagens dos agregados de sódio
As características mais interessantes, importantes e dignas de nota das fontes de luz do tipo sódio são as seguintes:
- nível de emissão de luz sem precedentes – até 150 lm/W para módulos de alta pressão e cerca de 200 lm/W para lâmpadas de baixa pressão;
- longo período operacional – de 12.000 a 32.000 horas sem perda de qualidade e intensidade luminosa;
- operação econômica – redução do consumo básico de energia e redução de 1,5-2 vezes nos custos de manutenção da instalação de iluminação;
- ampla faixa de temperatura operacional – os produtos funcionam perfeitamente na faixa de -60°C a +40°C.
As fontes de luz de sódio são duas vezes mais eficientes que as lâmpadas fluorescentes convencionais da mesma potência.
Isso se deve às características de design dos produtos e ao emissor compacto e de pequeno porte, que pode facilmente e sem demora direcionar os raios de luz nas direções desejadas.
Principais desvantagens do produto
Além da impressionante lista de prós e contras, as fontes de luz de sódio possuem vários recursos específicos com um sinal de menos.
Dentre eles destacam-se os seguintes cargos:
- gama de cores específica, mudando durante a operação de longo prazo - não permite que os módulos sejam utilizados em salas onde são estabelecidos altos requisitos em relação à reprodução de cores;
- dependência das condições climáticas qualidade e saturação do fluxo luminoso - em temperaturas frias, a radiação se deteriora visivelmente e perde intensidade;
- alto nível de sensibilidade aos parâmetros da fonte de alimentação – em caso de flutuações graves do sistema, é indesejável o uso dos dispositivos; a operação é permitida apenas em redes com tensão igual, onde pequenas flutuações são observadas apenas ocasionalmente;
- necessidade de elementos de segurança adicionais – durante o processo de combustão forma-se um vazamento de átomos de sódio e, para evitar isso, utiliza-se um tubo de descarga monocristalino junto com a lâmpada;
- duração da ignição inicial – quando ativada, a lâmpada não acende imediatamente e produz uma saída de luz estável somente após 6 a 10 minutos;
- conexão problemática e posterior manutenção dos reatores, que possuem dimensões impressionantes e estão sujeitos a perdas de até 60% de potência;
- pulsação do fluxo de luz com frequência de rede de 50 Hz;
- crescimento estável no consumo de energia ao longo de toda a vida útil - às vezes os valores excedem os valores iniciais em 35-40%.
Considerando todos esses pontos, os especialistas não recomendam o uso de lâmpadas para sistemas de iluminação doméstica. Em casa, as fontes de luz de sódio simplesmente não funcionarão adequadamente.
Mas onde é necessária luz econômica, poderosa e rica, sem quaisquer reclamações sobre a reprodução de cores clara e correta, os módulos terão um desempenho excelente e lidarão perfeitamente com as tarefas atribuídas.
Perigo para os seres humanos e para a atmosfera
Como as fontes de luz de sódio, devido à sua baixa reprodução de cores, não são utilizadas em ambientes onde as pessoas passam muito tempo, elas não têm um impacto negativo muito grande na saúde humana.
No entanto, eles não podem ser considerados totalmente seguros e ecologicamente corretos devido ao mercúrio tóxico que contêm.
É estritamente proibido descartar produtos usados em lixeiras.Se a integridade do frasco for danificada, o mercúrio escapa para o espaço circundante, criando vapores tóxicos ao seu redor que são 20 vezes superiores aos padrões de segurança permitidos.
As regras para descarte de lâmpadas de sódio são as mesmas das lâmpadas fluorescentes; para mais detalhes, consulte Este artigo.
Área de aplicação de dispositivos
A baixa precisão de reprodução de cores não permite o uso de módulos de sódio em instalações residenciais, mas para a rua esse parâmetro é praticamente sem importância, por isso os NLs são usados com mais frequência.
Com a ajuda da NL, criam sistemas económicos e altamente eficientes para iluminar grandes áreas, avenidas, autoestradas e vias suburbanas.
NL é colocado em dispositivos destinados à iluminação e iluminação de fundo:
- túneis, instalações desportivas e locais de contentores;
- monumentos históricos e estruturas arquitetônicas;
- aeroportos, estações ferroviárias e outros locais onde as pessoas não passam muito tempo;
- oficinas, instalações de produção e armazéns, onde não são feitas reclamações quanto à qualidade da reprodução de cores;
- em estufas, jardins de inverno e estufas para aumentar a taxa de crescimento e o rendimento básico de plantas, flores ornamentais, vegetais e frutos silvestres.
Em todos os sistemas elétricos acima, os NLs operam de forma eficiente e fornecem o nível adequado de iluminação com consumo mínimo de energia.
Como escolher a fonte de luz certa
A baixa qualidade de reprodução de cores e a forte cintilação tornam os módulos de sódio inadequados para uso doméstico e iluminação permanente de instalações residenciais.
Mas isso não é motivo para recusar o uso de fontes de luz tão econômicas e eficientes em outras áreas.
Você só precisa definir claramente as tarefas que precisam ser resolvidas e selecionar especificamente a fonte de luz de maior sucesso para elas.
Se necessitar de criar um sistema de iluminação numa estufa ou conservatório onde são cultivados vários vegetais, ervas, frutos silvestres, plantas ornamentais e flores, deve dar preferência aos produtos de alta pressão rotulados DN3.
Possuem refletividade de 95% e mantêm esses parâmetros no nível adequado durante todo o período operacional.
O fluxo luminoso das lâmpadas não é direcionado apenas para baixo, como, por exemplo, nos módulos HPS, mas é distribuído longitudinalmente.
Isto permite incorporar produtos de sódio diretamente no centro de uma estante, peitoril de janela ou mesa, de onde podem lançar luz ao longo da fileira e em ambas as direções ao seu redor.
DNLs simples funcionam bem em estufas com acesso mínimo à luz solar. Eles fornecem o brilho espectral azul e vermelho vital para as plantas, acelerando o crescimento, o desenvolvimento, a frutificação e a floração.
Quando for necessário fornecer iluminação de rodovias de alta qualidade e aumentar sua segurança em condições climáticas difíceis, como neblina espessa ou nevasca, vale a pena prestar atenção ao clássico HPS de baixa pressão.
Eles consomem recursos de forma econômica, têm uma longa vida útil de até 32.000 horas e fornecem um fluxo luminoso rico e brilhante de até 200 lm/W.
Informações sobre as nuances de escolha e os melhores fabricantes de lâmpadas para uso em instalações residenciais são fornecidas nos artigos:
- Quais lâmpadas são melhores para a casa: quais são + regras para escolher a melhor lâmpada
- Escolhendo lâmpadas economizadoras de energia: uma análise comparativa de 3 tipos de lâmpadas economizadoras de energia
- Lâmpadas para tetos falsos: regras de seleção e conexão + diagramas de localização das lâmpadas no teto
- Quais lâmpadas LED são melhores para escolher: tipos, características, escolha + melhores modelos
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O que é uma lâmpada de sódio, como funciona em diferentes condições e como difere de outras fontes de luz:
Revisão detalhada do módulo de sódio da empresa alemã Osram:
Como iluminar efetivamente as plantas em uma estufa usando produtos de iluminação de sódio:
Os dispositivos de sódio devem ser selecionados estritamente de acordo com a área de utilização. É preferível adquirir produtos de marcas conhecidas em uma loja onde a mercadoria esteja armazenada em condições adequadas e não esteja exposta a influências ambientais agressivas.
Essa lâmpada durará toda a sua vida útil, não exigirá procedimentos de manutenção complexos e fornecerá um fluxo de luz denso e rico em qualquer local conveniente para o usuário.
Você tem experiência no uso de lâmpadas de sódio? Ou quer tirar dúvidas sobre o tema? Comente a postagem e participe das discussões.O bloco de feedback está localizado abaixo.
Uma solução técnica competente. Todas as noites eu passo por uma refinaria de petróleo do trabalho, e tudo lá está literalmente cravejado com essas lâmpadas... pela primeira vez aprendi que elas são chamadas de sódio) Sua eficiência para o lar é provavelmente muito baixa, mas como uma constante, fonte econômica de luz em oficinas e edifícios de produção - uma opção ideal, é melhor não pensar nisso. Leitura educativa.
Tenho muitas flores decorativas em casa. Para flores, tenho uma varanda envidraçada e isolada. Mas muitas das plantas adoram a luz. No verão, eles recebem luz solar suficiente. Mas no inverno não há luz suficiente para eles, principalmente porque meu apartamento fica voltado para o norte. Comecei a pensar em como adicionar iluminação a eles no inverno. Aprendi sobre lâmpadas de sódio, adequadas para tais fins. Contratei um artesão que instalou eletricidade na varanda e ali instalou lâmpadas de sódio.
Aliás, além do brilho e da alta eficiência, as lâmpadas de sódio possuem um espectro perfeitamente adequado para a maioria das plantas. Para iluminação de estufas e jardins de inverno, até recentemente e com o advento das fito-lâmpadas LED, esta era a melhor opção. O espectro de DNAT e DNA3 corresponde mais de perto às áreas de luz solar diurna absorvidas pela clorofila. Usamos essas lâmpadas na dacha.