Lâmpadas para tetos falsos: regras de seleção e conexão + diagramas de localização das lâmpadas no teto
Os tectos falsos são instalados em instalações residenciais, de escritórios e comerciais.Com a ajuda deles, você pode criar um interior único e prático por um preço razoável. O único problema que pode surgir é a organização da iluminação.
Diremos como escolher as lâmpadas certas para tetos falsos. O artigo que apresentamos descreve os tipos de dispositivos usados para equipar estruturas de teto e discute layouts populares de sua localização. São fornecidos requisitos e regras para a montagem de sistemas de iluminação de teto.
O conteúdo do artigo:
A melhor opção para tetos falsos
As principais razões pelas quais as estruturas tensionadas são instaladas são a aparência estética e a praticidade. São confeccionados em painéis de PVC ou tecido fixados em perfis.
A escolha das luminárias depende muito do material deste tipo de teto. O filme de cloreto de polivinila e alguns tipos de tecidos não toleram temperaturas elevadas. Eles podem ficar deformados. Portanto, é preciso estar atento não só aos parâmetros técnicos, mas também a outras características das lâmpadas.
Assim, quando aquecido acima de 50 graus, o material dos painéis pode mudar de cor, ressecar e rachar. O teto ficará amarelado e feio. A operação e a manutenção se tornarão muito difíceis. Em apenas alguns meses, novos reparos serão necessários. Estas são boas razões para reservar algum tempo na selecção das lâmpadas certas para tectos falsos.
Os efeitos de iluminação dependem do tipo e localização das lâmpadas. Eles podem enfatizar as vantagens do teto, dividir o espaço favoravelmente, melhorar o interior ou, inversamente, arruinar irremediavelmente a impressão do ambiente.
Ao comprar, concentre-se na potência e na temperatura de aquecimento. As lâmpadas incandescentes não são adequadas, por isso normalmente escolha aparelhos halógenos potência 35–40 W ou LIDERADO opções de baixa tensão.
Em alguns casos - lâmpadas fluorescentes economizadoras de energia de até 50 W. Existem também certos requisitos relativos à localização segura das luminárias.
Regras básicas de seleção
Tudo importa - tipo, forma, potência, colocação das lâmpadas no teto.
As principais regras a seguir na escolha:
- Tipo e potência das lâmpadas. A melhor opção são lâmpadas de 35-50 W.
- Distância até o teto. O mínimo crítico é de 15 a 20 cm, se você colocar as lâmpadas mais próximas da superfície do material, isso levará à sua deformação. Para Lâmpadas incandescentes a distância deve ser ainda maior - a partir de 40 cm.
- Formato das lâmpadas. Os queridos “pratos” terão que ser abandonados. As regras para sua instalação prevêem um ajuste perfeito à superfície do teto. No caso de estruturas tensionadas, isto é inaceitável, porque Para resfriar, você precisa de circulação total de ar.
- Projeto. Tudo depende das preferências pessoais do proprietário das instalações. É importante que os dispositivos sejam instalados de acordo com todas as normas e tenham iluminação adequada.
A variedade de lâmpadas é enorme, por isso faz sentido navegar pelas principais classificações e encontrar a opção que mais se adequa a cada caso específico.
No momento da compra deve-se levar em consideração a finalidade e as características de funcionamento das instalações, prestar atenção às regras de instalação, grau de proteção aparelhos elétricos, temperatura de corcaracterística das lâmpadas economizadoras de energia.
A instalação complexa leva a um aumento no custo da iluminação, muitas vezes injustificado. O problema pode ser resolvido escolhendo um tipo diferente de lâmpada.
Prós e contras de diferentes tipos de lâmpadas
Normalmente, um dos três tipos de lâmpadas é usado para tetos falsos:
Cada um deles tem suas próprias vantagens, desvantagens e limitações de operação. Para fazer uma escolha informada, é melhor conhecer antecipadamente suas características.
Opção nº 1 – lâmpadas LED
Estes são dispositivos semicondutores. Eles fornecem luz branca ou levemente amarelada e não superaquecem o ar ou os objetos ao redor. Uma das vantagens mais importantes é a ausência de inércia. Isso significa que o brilho da iluminação é ajustado imediatamente: não há necessidade de esperar até que o aparelho “queime” na potência máxima. Não é afetado por picos de energia na rede.
Além disso, existem modelos à venda cujo brilho pode ser ajustado a pedido do usuário - LEDs reguláveis. Esta opção permite desenvolver e usar várias opções de iluminação originais em um único design.
Todos os dispositivos LED são classificados como dispositivos de iluminação que economizam energia, porque elas consomem 5 a 8 vezes menos eletricidade do que as lâmpadas incandescentes. Esta é uma vantagem óbvia, mas o preço ainda é mais do que alto.
Observando o alto custo das lâmpadas de diodo, você deve decidir sobre o tipo de lâmpada na fase de planejamento da iluminação. Se este for um modelo no qual está integrada uma matriz/placa com LEDs, então em caso de falha poderá ser necessária a reparação ou substituição do elemento.
Nem todo usuário comum se preocupará em comprar uma nova placa e substituí-la por conta própria. E chamar um eletricista para isso custará caro - é mais fácil comprar uma nova luminária.
Uma alternativa mais interessante é adquirir uma lâmpada na qual você possa trocar a lâmpada. Existem vários modelos à venda que aceitam lâmpadas com base GU5.3. Irá familiarizá-lo com as regras para escolha de lâmpadas para estruturas de teto próximo artigo, que recomendamos fortemente a leitura.
Se essa lâmpada LED falhar, você pode simplesmente remover a antiga e instalar uma nova, que custa cerca de 60 rublos. E você não precisa comprar a lâmpada inteira. Devido ao alto custo das lâmpadas de marcas conhecidas, muitos potenciais compradores desejam economizar dinheiro escolhendo produtos mais baratos de empresas chinesas anônimas.
Este benefício é altamente questionável devido a uma série de características:
- preço - uma boa lâmpada de diodo não pode ser barata, e as baratas geralmente não têm garantia do fabricante;
- a vida útil nem sempre corresponde à declarada - apenas as lâmpadas de marca conseguem cumprir as horas de funcionamento declaradas pelo fabricante;
- diminuição do brilho - os cristais de LED perdem gradualmente o brilho e depois apagam-se completamente.
Além disso, antes de comprar, preste atenção ao espectro de cores emitido pela lâmpada LED selecionada. Nesse assunto, você deve ter cuidado e decidir com antecedência se essa luz é agradável aos olhos.
Ao desenvolver um projeto de teto, certifique-se de selecionar cuidadosamente a cor correta da iluminação, calcular a potência necessária e o custo dos dispositivos. Só assim será possível tornar o interior verdadeiramente acolhedor e agradável. Se necessário, consulte projetistas e eletricistas profissionais.
Opção #2 – lâmpadas halógenas
O princípio de funcionamento é semelhante ao funcionamento das lâmpadas incandescentes convencionais, apenas um tipo especial de tungstênio é usado para fazer o filamento do fio. A única diferença significativa está no enchimento do frasco, que contém oxigênio, gás inerte e aditivos contendo halogênio.
Quando aquecido, o tungstênio evapora do fio fino e retorna a ele novamente. Graças a isso, não aparece uma camada escurecida nos frascos. O próprio filamento se regenera, o que tem um efeito positivo na vida útil da lâmpada.
O fio de tungstênio aquece a altas temperaturas, mas isso é compensado pelo uso de vidro especial de quartzo, que retém o calor e aumenta a eficiência do aparelho.
As lâmpadas halógenas se distinguem pela reprodução de cores, brilho e direção da luz de alta qualidade. Outra vantagem é o tamanho pequeno. Isso permite que você projete iluminação pontual estética.
Quando se trata de economia de energia, as lâmpadas halógenas são inferiores às lâmpadas LED e fluorescentes. A vida útil também deixa muito a desejar. Isso deve ser levado em consideração na hora da compra.
Opção #3 – lâmpadas fluorescentes
Eles são merecidamente chamados de economia de energia. Qualquer que seja a lâmpada instalada, com tais dispositivos ela se tornará automaticamente econômica. Isso se deve às características de design, graças às quais é possível obter uma excelente relação fluxo luminoso e potência.
Consumo econômico de energia, boas características operacionais e técnicas - essas são as vantagens das lâmpadas fluorescentes. Eles não piscam, se estamos falando de modelos compactos com reator eletrônico integrado, eles funcionam por muito tempo e sem problemas. Você pode escolher um tom de cor adequado.
Outra vantagem é a ausência de superaquecimento do ar circundante e dos objetos localizados próximos às luminárias. Temperatura máxima – 60 graus.
Também existem desvantagens:
- Potencial perigo para a saúde. É prejudicial para pessoas com certas doenças permanecer em ambientes com iluminação fluorescente.Se você tiver diagnósticos graves, consulte seu médico.
- Preço Alto. Comparadas às lâmpadas incandescentes, as lâmpadas fluorescentes são 10 vezes mais caras.
- Sensibilidade à comutação liga-desliga. Quanto mais os aparelhos são acesos e apagados, menos duram.
- Danos ao meio ambiente. As lâmpadas contêm vapor de mercúrio perigoso, portanto os dispositivos requerem descarte separado. Se um frasco quebrar, é necessário ventilar bem o ambiente, coletar o vidro restante e tratar o ambiente.
Antes de adquirir lâmpadas fluorescentes, certifique-se de que sua cidade possui pontos de coleta de produtos usados. Eles não devem ser jogados em uma lixeira comum.
Se várias lâmpadas fluorescentes quebrarem ao mesmo tempo, será necessário ligar para o Ministério de Situações de Emergência para tratamento preventivo da sala. Vale a pena considerar isso, especialmente se houver crianças pequenas, animais saltadores ativos, etc.
Regras para conectar lâmpadas
O tipo de luminárias nas quais as lâmpadas serão instaladas é de fundamental importância. Existem diferentes tipos de estruturas de fixação.
Pendurado. Na vida cotidiana eles são chamados de lustres. Uma opção ganha-ganha para quase todos os interiores.
Você pode montar lâmpadas de todos os tipos, porque... a distância até o teto é suficiente para evitar forte aquecimento dos materiais. A instalação é simples. Os preços podem variar dependendo do modelo, fabricante, design.
Faturas. Para tais estruturas, é necessário instalar uma base com fiação elétrica antes de instalar o teto falso.Em seguida, colocam anéis especiais nos quais as lâmpadas são fixadas. As lâmpadas LED são mais adequadas para eles - com uma temperatura mínima de aquecimento. As vantagens incluem o baixo custo das estruturas.
Construídas em. A diferença das luminárias suspensas está apenas no método de instalação e na presença de um painel decorativo, graças ao qual o design do dispositivo é quase indistinguível da superfície de um teto falso.
A vantagem é o baixo custo de construção. Ideal para espaços de escritório e interiores minimalistas. Dependendo do número de fontes de luz, as lâmpadas spot e em cascata são diferenciadas. Nos dispositivos do primeiro tipo, apenas uma lâmpada é instalada e, no segundo tipo, várias são instaladas.
As estruturas pontuais devem ser instaladas em fileiras devido à modesta área de iluminação. Os em cascata têm amplo potencial de design. Graças a eles você pode criar belos efeitos.
Existem lâmpadas estáticas e rotativas. Os nomes refletem as características do design: os primeiros são estacionários e os segundos permitem ajustar a direção da radiação.
O tipo de material com o qual o painel do teto é feito também é importante. Se for de tecido, a escolha das lâmpadas é quase ilimitada, mas é melhor instalar dispositivos LED em filme de PVC.
Requisitos para colocação de lâmpadas no teto
Ao projetar a iluminação, algumas regras simples são seguidas:
- A primeira fila de lâmpadas é planejada de forma que fique a pelo menos 20 cm da parede.
- Se houver apenas uma luminária pendente, ela será instalada no centro do teto.
- As costuras são os pontos fracos das estruturas de PVC.Não deve haver fontes de luz a uma distância inferior a 15-20 cm delas.
- Ao calcular as lâmpadas, você pode se concentrar nos indicadores médios: 1 dispositivo por 1,5-2 m². área. Se for necessário fornecer iluminação potente, prossiga a partir do primeiro número. Se não for necessário brilho especial, use o segundo.
- Com uma disposição simétrica das lâmpadas, são levadas em consideração as distâncias entre elas e as distâncias da parede.
As janelas são fontes de luz solar natural. No cálculo do layout das lâmpadas, elas devem ser levadas em consideração, mas não há requisitos especiais aqui. O principal é manter distância das paredes.
Layouts de fonte de luz
Existem várias ideias de design que permitem colocar os aparelhos da forma mais vantajosa. Antes de inventar novas formas de organizar as lâmpadas, você deve se familiarizar com as existentes.
Os layouts mais populares de lâmpadas em teto falso incluem o seguinte:
- oval. As luminárias são colocadas em forma de oval inscrita no retângulo do teto. O centro é decorado com um lustre ou ligeiramente escurecido.
- Círculo. As lâmpadas parecem um grande círculo no teto. A vantagem deste esquema é a iluminação uniforme de toda a área.
- Retângulo. Os dispositivos são instalados em todo o perímetro, o que cria um efeito óptico de ampliação do espaço.
- Arco. Uma excelente opção para destacar uma área de destaque de uma sala.
- Aceno. A disposição das lâmpadas em forma de onda é adequada para salas com configuração não padronizada.Este esquema permite ajustar visualmente a forma da sala.
Em salas com nichos, saliências ou móveis originais, padrões aleatórios podem ficar bem. Muitas vezes as lâmpadas parecem localizadas de forma caótica, mas criam os efeitos necessários.
Se você decidir projetar o teto dessa maneira, precisará calcular cuidadosamente o número necessário de fontes de luz. A escolha do esquema pode depender da finalidade do quarto e das preferências pessoais do proprietário.
Não existem layouts de lâmpadas ideais que sirvam a todos igualmente. O projeto de iluminação de cada ambiente deve ser abordado individualmente.
Mas existem recomendações gerais que o ajudarão a fazer sua escolha.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Selecionar e organizar as lâmpadas é uma tarefa difícil, mas pode ser superada se você seguir as recomendações de designers experientes. Oferecemos uma seleção de vídeos temáticos que vão ajudar nisso.
Vídeo nº 1. Prós e contras não óbvios de diferentes tipos de lâmpadas:
Vídeo nº 2. Cálculo do número de lâmpadas:
Vídeo nº 3. Descrição detalhada dos layouts das lâmpadas:
Vídeo nº 4. Opções de seleção de lâmpadas para tetos falsos:
Efeitos de iluminação bem-sucedidos podem transformar até o interior mais banal, enquanto efeitos de iluminação selecionados incorretamente anularão todos os esforços de design.
Os tectos falsos são uma boa solução se você reservar um tempo para procurar lâmpadas adequadas e calcular o layout ideal para sua colocação. Se você não conseguir fazer isso sozinho, não hesite em consultar um eletricista.
Por favor, escreva comentários no formulário de bloco abaixo, poste fotos e tire dúvidas sobre o tema do artigo. Conte-nos como você selecionou lâmpadas para seu próprio teto suspenso. Compartilhe informações e argumentos úteis que foram decisivos para a realização de sua compra.
Fiz tetos falsos no apartamento durante a reforma. E aí surgiram dúvidas quanto à instalação da iluminação: qual a melhor forma de instalar um lustre, quais lâmpadas instalar? Eu estava preocupado que a estrutura pudesse se deformar e quebrar devido ao calor. No final, optei pelas lâmpadas LED, pois cabem no interior e não dependem de picos de energia. Além disso, o bônus dessas lâmpadas é a economia de energia, o que significa que pago menos pela eletricidade.
O melhor de tudo são os LED! Hoje eles são usados em todos os lugares! Pessoalmente, não estou surpreso que essas lâmpadas tenham esse preço. Afinal, elas duram muito e consomem muito menos energia elétrica que outros tipos de lâmpadas. Os LEDs agora estão por toda parte - há holofotes com proteção contra umidade que podem ser instalados ao ar livre, há luzes para salas e equipamentos e, claro, lâmpadas. Os LED são o futuro!