Lâmpadas LED g4 12v: características, regras de seleção + avaliação dos melhores fabricantes

Os iluminadores halógenos em miniatura estão sendo substituídos por equivalentes economizadores de energia - lâmpadas LED G4 12V, que fornecem iluminação completa.Os produtos LED têm muitas vantagens e são as fontes de luz mais promissoras.

Porém, para maximizar o potencial esperado das lâmpadas tipo cápsula, deve-se abordar com sabedoria a questão da escolha, levando em consideração as características de seu funcionamento.

Nós vamos ajudá-lo a resolver este problema. O artigo descreve as características de funcionamento e utilização de lâmpadas de baixa tensão, apresenta um algoritmo passo a passo para escolha de uma luminária e também identifica os melhores fabricantes de lâmpadas LED.

Design e princípio de funcionamento das lâmpadas G4

Entre os gerais variedade de lâmpadas de diodo As modificações do G4 se distinguem por seu tamanho mínimo, formato de base e fonte de alimentação de 12 V. Devido à sua aparência, esses iluminadores são frequentemente chamados de iluminadores de cápsula.

O design das lâmpadas LED, em geral, e dos diodos G4, em particular, é fundamentalmente diferente dos análogos com filamentos incandescentes ou produtos fluorescentes. Não há vidros frágeis ou peças móveis não confiáveis.

Os principais elementos de um iluminador LED são: uma lâmpada transparente, um módulo com LEDs, um radiador, um driver e um soquete de pino.

Estrutura da lâmpada G4
No centro da placa há uma bobina, um microcircuito com terminais e um resistor. Na parte de trás da lâmpada você pode ver o capacitor (retângulo amarelo - 107D)

A minilâmpada opera de acordo com o esquema operacional padrão de LEDs feitos de semicondutores.

Quando uma corrente elétrica é aplicada, partículas carregadas de materiais diferentes se movem ativamente e, ao entrar em contato, liberam fótons - a luz é emitida.

Princípio de funcionamento do LED
As dimensões do cristal são muito pequenas, portanto, para obter brilho suficiente, os diodos são agrupados e colocados em uma placa com trilhas condutoras.

Uma condição importante para o funcionamento de lâmpadas de 12 V é a conexão de um transformador abaixador. O dispositivo está conectado na frente da fonte de luz.

Além de corrigir a tensão para o valor desejado, a fonte de alimentação converte corrente alternada em corrente contínua.

Características dos iluminadores de baixa tensão

As lâmpadas G4 12V apresentam todas as principais vantagens dos LEDs: consumo econômico de energia, durabilidade, respeito ao meio ambiente e baixa dissipação de calor. Além disso, devido às diferenças de design, os iluminadores de cápsula apresentam vantagens adicionais.

Uma das vantagens significativas pode ser considerada sua versatilidade. As dimensões compactas permitem que as lâmpadas sejam instaladas em lâmpadas miniatura e utilizadas para iluminar estruturas de teto, degraus, móveis, decoração de interiores e zoneamento.

Há uma grande procura por “cápsulas” entre os entusiastas de automóveis e motos – os díodos são utilizados em sistemas de iluminação de transportes.

Substituindo lâmpadas
A base de pinos permite substituir as lâmpadas halógenas por lâmpadas LED mais econômicas. Isto proporciona economias significativas em recursos energéticos - o consumo de eletricidade é reduzido em duas a três vezes

Apesar do alto investimento inicial, as lâmpadas de diodo se pagam integralmente - elas duram 15 vezes mais do que as lâmpadas halógenas.

Vantagens adicionais dos iluminadores LED de baixa tensão:

  1. segurança elétrica. Acredita-se que a corrente elétrica de 12 V não causa danos ao ser humano.Portanto, lâmpadas de baixa tensão são aceitáveis ​​para instalação em áreas de alto risco: piscinas, saunas, caves, etc.
  2. Ativação instantânea. A operação do LED elimina o estágio de ignição - a lâmpada LED gera imediatamente 100% do fluxo luminoso.
  3. Confiabilidade. Os modelos de cápsula são resistentes a danos mecânicos: arranhões e lascas.

Os LEDs com soquete G4 estão disponíveis em diferentes tons de luz - do amarelo pálido neutro ao branco frio com azul.

Se falarmos sobre as desvantagens dos modelos de cápsulas, podemos destacar várias desvantagens significativas:

  1. Preço Alto. Você terá que pagar muito para garantir o desempenho a longo prazo. Definitivamente não vale a pena economizar em qualidade - os parâmetros dos análogos chineses baratos de fabricantes desconhecidos não correspondem às características declaradas. Além disso, ao utilizar lâmpadas com capacitor de baixa capacidade, existe o risco de sua ruptura.
  2. Aumento do valor atual – uma consequência da baixa tensão. O comprimento dos condutores precisa ser ajustado. À medida que o comprimento dos fios aumenta, a resistência aumenta e a qualidade da iluminação piora.

Para evitar o escurecimento das lâmpadas, é necessário verificar se o comprimento da fonte de alimentação até as lâmpadas é aproximadamente igual, o erro permitido é de 2-3%.

unidade de energia
A desvantagem mais significativa das microlâmpadas é o uso de uma fonte de alimentação estabilizada que equaliza a tensão para 12 V. O dispositivo complica um pouco a instalação: suas dimensões consideráveis ​​às vezes são difíceis de esconder sob o corpo do lustre ou no teto suspenso

O local da fonte de alimentação precisa ser pensado com antecedência, pode ser necessário criar algum tipo de nicho para o equipamento. Além disso, o dispositivo possui eficiência própria, podendo diminuir a eficiência da iluminação.

E a própria presença de um elo adicional no circuito aumenta o risco de falha de todo o circuito.

Algoritmo para seleção de LEDs em miniatura

A gama de lâmpadas LED G4 de 12 V é muito diversificada. Ao determinar a opção apropriada, você precisa entender a finalidade e as características operacionais dos diferentes tipos, bem como avaliar com competência as características básicas dos iluminadores.

Variedade de designs

A primeira prioridade é escolher o formato desejado da lâmpada.

Entre os modelos de LED de baixa tensão com base de pinos de 4 mm, cinco tipos são utilizados principalmente no dia a dia:

  • cápsulas;
  • milho;
  • pétalas;
  • velas;
  • disco.

O primeiro grupo é mais procurado. O corpo tem formato cilíndrico e é coberto por um bulbo transparente ou fosco - um difusor. Esses produtos, com mais frequência do que o normal, atuam como substitutos lâmpadas halógenas.

Formas de lâmpadas G4
Formas de iluminadores em miniatura. Designações para a foto: 1 – cápsula, 2 – milho sem frasco, 3 – pétala, 4 – vela, 5 – lâmpada de disco ou “comprimido”

No milho, todos os diodos estão localizados em uma plataforma cilíndrica aberta. A ausência de lâmpada permite uma iluminação mais brilhante e elimina a possibilidade de superaquecimento. Como uma cápsula tradicional, o milho é instalado em lustres e luminárias.

A principal desvantagem é a aparência pouco atraente quando desligado. O milho é selecionado de forma que o abajur cubra a própria lâmpada.

Os modelos “pétala” e “vela” são mais utilizados na iluminação de veículos. No entanto, eles também encontraram sua aplicação na organização da iluminação doméstica - isto é, iluminação pontual, criação de padrões luminosos no teto ou na parede.

Iluminadores planos em forma de disco são usados ​​em luminárias projetadas para criar um fluxo luminoso direcional.O ângulo de iluminação dos “tablets” não é superior a 120°.

Além do formato, as lâmpadas de baixa tensão diferem umas das outras no preenchimento interno - o tipo de LEDs.

Três opções são possíveis:

  • SMD;
  • COB;
  • Filamento.

SMD. Cristais semicondutores únicos revestidos com fósforo. Os diodos estão localizados em uma placa de circuito impresso dissipadora de calor.

O ângulo de brilho visível de um cristal é de 20-140°. A principal vantagem dos LEDs SMD é a intensa dissipação de calor e, como resultado, a durabilidade.

ESPIGA. Estruturalmente, uma matriz COB é um conjunto de cristais em uma plataforma preenchidos com fósforo. Devido ao ajuste perfeito dos diodos SMD, é obtido um brilho intenso. As lâmpadas COB iluminam cerca de 180-220°.

Tipos de LEDs
Designações para a foto: 1 – LEDs SMD, 2 – iluminador com painel COB. Os modelos da segunda opção são propensos a aquecimento mais intenso e, se um diodo da matriz falhar, toda a lâmpada apaga

Filamento. Possui os parâmetros de luz mais eficazes. Muitos cristais são instalados em fios de vidro, que são então revestidos com uma solução fluorescente. A principal conquista da tecnologia é a iluminação de 360°.

Lâmpada de filamento
Os LEDs de filamento sempre possuem uma lâmpada transparente e seu brilho é semelhante ao funcionamento das lâmpadas incandescentes. Esta opção é ideal para criar luz uniformemente não direcional.

Levando em consideração as características da luz

Tendo decidido o formato adequado, você deve avaliar os principais parâmetros da lâmpada LED:

  • equivalente de potência;
  • fluxo de luz;
  • temperatura de brilho;
  • qualidade de reprodução de cores;
  • grau de pulsação.

Brilho brilhante As lâmpadas LED são caracterizadas por dois indicadores: potência equivalente e fluxo luminoso. Os parâmetros estão interligados.

Usando a tabela de resumo, você pode determinar com que potência diferentes lâmpadas atingem um determinado nível de fluxo luminoso, expresso em lúmens.

Equivalente de potência
Por exemplo, uma lâmpada incandescente de 40 W produz 470 lúmens. Para uma substituição completa, um LED analógico de 6 W ou um halogênio (+) de 32 W é adequado.

Se você não tiver uma tabela de comparação em mãos, poderá confiar nos dados do fabricante - muitas vezes a quantidade de fluxo luminoso e um análogo de potência são indicados na embalagem.

Em caso de falta de informação, um guia aproximado serve: lâmpada incandescente de 10 W corresponde a iluminador LED de 1,5 W.

Temperatura de brilho. Um parâmetro importante que determina o conforto de percepção da luz e a qualidade da iluminação do espaço envolvente. As lâmpadas LED de baixa tensão operam na faixa de 3.000 a 4.500 K, que corresponde ao neutro e à luz do dia.

Habitual lâmpada incandescente cria uma tonalidade suave e levemente amarelada, os modelos LED proporcionam um tom mais frio.

Temperatura de brilho
À medida que a temperatura da cor diminui, os tons vermelhos predominam na iluminação; à medida que a temperatura da cor aumenta, os tons azuis e esverdeados começam a dominar (+)

Escolha temperatura de cor depende da finalidade da lâmpada e de sua localização. Para o quarto é preferível escolher produtos com indicador não superior a 3000 K, para quarto de criança é adequado um LED de 3000-3200 K e para decorar um espaço de trabalho - 3500 K ou mais.

Reprodução de cores. Infelizmente, esta característica raramente é especificada pelos fabricantes de lâmpadas tipo cápsula. Mas é o índice de reprodução de cores que determina em grande parte a realidade da percepção dos objetos circundantes e do próprio reflexo no espelho.

O parâmetro é expresso em unidades absolutas dentro de 100 e é denominado CRI.O indicador de referência é a luz solar, CRI=1. As lâmpadas incandescentes também dão bons resultados – CRI=97.

Índice de reprodução de cores
Iluminadores LED baratos podem distorcer o espectro de cores, seu CRI às vezes não chega a 70. Para uma área residencial, esse número não deve ser inferior a 80

Se os dados não forem exibidos na embalagem, a qualidade da reprodução de cores será verificada experimentalmente. Coloque a palma da mão sob a lâmpada acesa, se parecer acinzentada, o produto é claramente de qualidade duvidosa.

Cintilação de luz. Outra característica que os fabricantes não têm pressa em compartilhar é o grau de pulsação. Quando se trabalha Os LEDs podem piscar, criando uma tensão significativa nos olhos.

Imediatamente após ligar, a pulsação não é sentida, mas com esse brilho a pessoa se cansa mais rápido e a visão pode piorar.

Para diagnosticar o defeito, é necessário observar a cápsula ligada através da câmera do smartphone. A presença de listras pronunciadas indica intensidade de cintilação inaceitável.

Verificando a pulsação da luz
A pulsação forte é perceptível com a visão periférica. Para confirmar seus palpites, você pode realizar um teste com lápis. Uma trilha de muitos contornos demonstra claramente a oscilação da luz

De acordo com os padrões SNiP, o nível de pulsação para uma casa deve estar dentro de 30% e para iluminação de local de trabalho - até 20%.

Um capacitor é responsável por suavizar a cintilação em LEDs de baixa tensão. Se o elemento irá cumprir a sua tarefa depende da sua capacidade. Para uma lâmpada LED com potência de 1,2-2 W, você precisa de um capacitor de pelo menos 100 μF.

Você pode calcular a capacidade real de um elemento a partir de suas marcações. Multiplique o primeiro número de dois dígitos pelo número criptografado no terceiro (6 significa 1 µF, 7 - 10 µF). A marcação de letras é a tensão operacional do capacitor.

Capacidade do capacitor
Exemplo de cálculo para módulo 476 C: 47*1=47 µF.Esse capacitor não bloqueará completamente a ondulação nem mesmo de um LED de 1 W.

Critérios de seleção adicionais

Ao comparar lâmpadas com as mesmas características, deve-se prestar atenção aos seus parâmetros.

Ângulo de dispersão. O valor depende do tipo de LED utilizado e do formato da própria lâmpada. A iluminação máxima de 360° é fornecida pelos modelos Filament, a mínima pelos diodos em discos planos. Ao escolher, você precisa partir da finalidade do dispositivo de iluminação.

Tipo de frasco. Estão disponíveis para venda modelos com difusores foscos e transparentes. Os primeiros criam um brilho suave e escondem o enchimento da lâmpada.

As lâmpadas foscas são adequadas para lâmpadas com persianas abertas. O difusor transparente proporciona um brilho mais intenso.

Material de habitação. Para modelos com potência superior a 2,5-3 W, utiliza-se principalmente silicone denso. Mini lâmpadas com tampa fosca são feitas de polímeros - policarbonato e plástico durável.

A vida útil de um iluminador LED de baixa tensão é de cerca de 15 a 30 mil horas. Ao escolher um diodo, os especialistas recomendam levar em consideração uma regra tácita: quanto maior o período de garantia do fabricante, mais durável será o produto.

Para obter mais informações sobre as características das lâmpadas LED, consulte Este artigo.

Revisão de produtos dos melhores fabricantes

A posição de liderança no mercado de lâmpadas LED é partilhada por duas marcas globais: Philips (Holanda) e Osram (Alemanha). O desempenho real dos dispositivos de iluminação de empresas europeias corresponde às características declaradas e a sua vida útil é incomparável.

As minilâmpadas de ambas as marcas, em comparação com as análogas, ganham em muitos pontos: design, alto nível de reprodução de cores, virtual ausência de pulsações.

Lâmpada Philips
Um representante digno da Philips é a cápsula CorePro Led com potência de 2,2 W. Características: fluxo luminoso – 200 Lm, tipo de diodo – SMD, diâmetro – 14,3 mm, temperatura de brilho – 2700 K. Preço estimado – 5 USD.

A minilâmpada da Osram – Star Pin G4 – possui parâmetros semelhantes.

Características da lâmpada Osram
Uma característica especial do LED é uma lente difusora de formato côncavo. Esta solução direciona o feixe de luz em uma determinada direção, e uma luz menos intensa é emitida pelas laterais (+)

Além das lâmpadas de marca, o mercado oferece uma ampla seleção de análogos dignos a um preço mais razoável.

Os fabricantes recomendados incluem:

  • Gauss (Rússia) – a empresa melhora constantemente os seus produtos, utilizando a mais recente tecnologia e introduzindo soluções de design;
  • Maxus (China) – Lâmpadas LED com potência de 1-2 W, a empresa oferece garantia de 2 anos;
  • Bioma (China) – uma vasta gama de diferentes formas de iluminadores de baixa tensão, excelente relação preço/qualidade;
  • Foton Iluminação (Reino Unido) - oferece lâmpadas de qualidade europeia a um custo razoável;
  • Navegador (Rússia) – os modelos utilizam driver altamente eficiente e LEDs planares com transmissão de luz CRI>80; O fabricante oferece caixas de cerâmica, silicone e policarbonato.

Definitivamente, você deve evitar produtos de fabricantes anônimos. Não se deve contar com a qualidade, durabilidade e segurança de suas lâmpadas.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Relatório de vídeo sobre o teste de vários LEDs G4 de baixa tensão:

Análise das mini lâmpadas de milho da Foton:

Os iluminadores LED com soquete G4 são uma alternativa válida às lâmpadas halógenas. A sua utilização pode reduzir significativamente o consumo de energia, mantendo elevados níveis de iluminação.

Para que a transição para os LEDs tenha aspectos exclusivamente positivos, é necessário abordar com cautela a escolha das minilâmpadas.

Tem algo a acrescentar ou tem dúvidas sobre a escolha de lâmpadas LED de baixa tensão? Você pode deixar comentários na publicação, participar de discussões e compartilhar sua própria experiência no uso dessas lâmpadas. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.

Comentários dos visitantes
  1. Iaroslav

    Ótimo artigo! Talvez um dos melhores.
    Seria bom acrescentar sobre a dissipação de calor em lâmpadas de gelo. Afinal, quanto menor for a dissipação, menor será a vida útil. Os diodos em silicone duram muito menos porque... há menos dissipação de calor. Em lâmpadas caras, o fabricante dá ênfase principal a isso.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica