Mover um toalheiro aquecido para outra parede do banheiro: instruções de instalação
Ao renovar um banheiro, pode ser necessário mover o toalheiro aquecido para outra parede e alterar a localização dos canos de água.A complexidade do trabalho executado depende do tipo de bobina.
Se você não precisa de nenhuma habilidade especial para mover uma unidade elétrica, ao conectar um toalheiro aquecido a água, você pode precisar da ajuda de um encanador.
Vamos descobrir qual é a sequência de ações em uma determinada situação, e também traçar as regras para colocação e instalação de diferentes tipos de bobinas.
O conteúdo do artigo:
Características de instalação do modelo elétrico
Se os proprietários de casas particulares escolhem de forma independente onde colocar este elemento, então os residentes de edifícios de apartamentos são muitas vezes privados de escolha, uma vez que nos seus apartamentos os dispositivos são colocados nas casas de banho de acordo com o plano original.
Muitas vezes os locais escolhidos para toalheiros aquecidos são muito inconvenientes, por exemplo, acima da pia. Neste caso, durante a primeira reparação ou remodelação, o proprietário do apartamento decidirá deslocar o aparelho para um local mais confortável. Mas como fazer isso de acordo com todas as normas, com o mínimo de danos ao banheiro e sem consequências desagradáveis?
Mover um toalheiro elétrico aquecido não causa dificuldades - é muito mais fácil do que no caso de análogos do tipo água. Também não é necessária aprovação documental para transferência do modelo elétrico, uma vez que nenhum tipo de comunicação será afetado.
Um toalheiro aquecido elétrico é considerado mais prático que o aquático, não só pela facilidade de instalação, mas também pela facilidade de uso.
Vantagens dos secadores elétricos:
- Operação durante todo o ano. O circuito fechado dos secadores elétricos permite a sua utilização durante todo o ano, mesmo quando o sistema de aquecimento está desligado ou não há fornecimento de água quente por motivos de manutenção.
- Resistência ao desgaste. Os aparelhos elétricos não têm medo de mudanças de pressão, água dura e corrosão.
- Possibilidade de ajustar a temperatura de aquecimento. Para isso, basta instalar adicionalmente um reostato, em alguns modelos ele está presente inicialmente.
É por isso que muitos proprietários preferem toalheiros elétricos aquecidos a secadores aquecidos a água ao decorar seus banheiros.
Existem diferentes tipos de toalheiros elétricos aquecidos — existem modelos secos e a óleo. Nos líquidos, geralmente são utilizados aquecedores elétricos tubulares.
Para garantir a operação normal e segura dos secadores elétricos, você deve seguir várias regras:
- a fiação deve estar devidamente escondida na parede;
- é aconselhável instalar um dispositivo de corrente residual na cablagem da casa de banho, de preferência no próprio toalheiro aquecido;
- o aparelho deve ser aterrado, pois está localizado em ambiente com alta umidade;
A tomada do aparelho, assim como qualquer tomada do banheiro, também deve ser aterrada e ter grau de proteção IP4 ou IP65 (contra poeira ou jatos diretos de água e poeira).
Instruções para mover um aparelho elétrico
Depois de considerarmos todas as nuances, podemos prosseguir diretamente para a movimentação do toalheiro aquecido no banheiro ou lavabo.
Para funcionar precisaremos das seguintes ferramentas:
- furadeira de impacto ou furadeira de impacto;
- brocas para trabalhar em betão;
- Jogo de chaves de fenda;
- conjunto de chaves;
- testador elétrico;
- fita métrica, marcador;
- suportes de montagem na parede.
Em primeiro lugar, decida o local onde ficará a secadora.
Caso exista uma fonte de energia próxima ao local escolhido, todo o processo será o mais simples possível. Se não houver, a tarefa ficará mais complicada, pois será necessário instalar um fio separado. Isso pode ser feito de duas maneiras: sob o revestimento ou ao longo dele.
Se você estiver reformando um banheiro e trocando o revestimento, fique à vontade para usar a primeira opção - embora seja mais trabalhosa, ela fornece uma cobertura confiável para a fiação.
Em seguida, desmontamos o dispositivo de seu local antigo. Este trabalho geralmente não é difícil.Primeiro, remova o dispositivo e, em seguida, use chaves de fenda para remover os fixadores.
O próximo passo é a instalação e conexão para secador elétrico. Você precisa preparar furos para fixadores na parede e instalar suportes. A seguir, fixamos os suportes e montamos o dispositivo neles. No final realizamos os acabamentos.
Se o cabo foi colocado no revestimento, nenhum acabamento adicional é necessário.
Como pendurar novamente um toalheiro aquecido tipo água?
Mover um toalheiro aquecido tipo água é um processo muito mais trabalhoso do que uma opção elétrica. Mas, tendo as habilidades e as ferramentas necessárias, você mesmo pode mover o dispositivo de água para outra parede.
Métodos de design e conexão
Os toalheiros aquecidos tipo água têm as seguintes características de design:
- válvula de liberação de ar - a válvula Mayevsky está localizada na parte superior;
- plugue especial - plugue;
- sistema de abastecimento de água;
- válvulas para corte de água - em alguns modelos são embutidas no próprio aparelho, mais frequentemente são instaladas separadamente;
- suportes para reforçar e pendurar na parede.
Um toalheiro aquecido a água pode ser alimentado por um sistema de aquecimento ou por um sistema de abastecimento de água quente.
É preferível instalar o radiador inserindo-o no sistema de abastecimento de água quente, existem vários motivos para isso:
- O sistema de aquecimento funciona pouco mais de seis meses, nos restantes 5-6 meses as baterias não recebem calor e, consequentemente, não desempenham as suas funções principais.
- Em caso de fuga na serpentina ou outras avarias, é muito fácil desligar o sistema de abastecimento de água quente, o que não se pode dizer do sistema de aquecimento, que é muito problemático de desligar.
- A água fornecida às torneiras é muito mais limpa do que a água dos sistemas de aquecimento e, além disso, consegue estagnar durante vários meses da estação de aquecimento, o que aumenta significativamente o risco de corrosão.
Antes de iniciar os trabalhos, é necessário obter aprovação documentada das autoridades de manutenção habitacional. A movimentação independente de quaisquer aparelhos de aquecimento, incluindo toalheiros aquecidos, provoca alterações nos parâmetros técnicos e no estado do sistema de aquecimento.
Caso surjam problemas, a responsabilidade recairá sobre o proprietário do imóvel, pelo que é muito importante pré-acordar quaisquer alterações a nível documental.
Tem mais uma nuance - para funcionar é preciso desligar completamente a água de todo o riser e escoá-la, e para isso é preciso chamar um especialista do departamento de habitação.
Termos de uso do novo modelo
No escolhendo uma serpentina de água Você deve seguir uma série de regras:
- Os parâmetros técnicos do modelo selecionado devem corresponder ao nível pressão do sistema de água Casas. A pressão de trabalho pode variar de 2,5 a 7,5 atmosferas. O indicador depende do sexo, do estado das comunicações e até da hora do dia - à noite a pressão aumenta.
- O tamanho do aparelho deve caber nas dimensões do banheiro - quanto menor o banheiro, menor será o toalheiro aquecido, com menos curvas, você precisa.
- O diâmetro dos tubos de saída do dispositivo deve corresponder ao tamanho dos orifícios de entrada nos tubos ascendentes. Se os parâmetros não corresponderem, você poderá usar jumpers especiais.
Se possível, escolha um toalheiro aquecido sem costuras com proteção contra golpe de aríete.
Para trabalhos técnicos de movimentação do toalheiro aquecido, serão necessários os seguintes materiais e ferramentas:
- suportes de montagem;
- tubos de polipropileno;
- Búlgaro;
- máquina de solda;
- cortador de tubos ou pinças;
- chave inglesa e chave ajustável;
- nível;
- Válvulas Esfera;
- ferramentas para cortar roscas;
- enrolamento de linho ou fita adesiva;
- acessórios de conexão.
Depois de concluída a fase preparatória, iniciamos os trabalhos de instalação.
Regras para desmontar um toalheiro aquecido
Para desmontar, primeiro fechamos o riser principal e drenamos a água dele. Conforme mencionado anteriormente, isso exigirá a presença de um especialista da autoridade habitacional.
Além disso, não se esqueça de avisar seus vizinhos sobre desligar a água, para não estragar novamente o seu relacionamento. O processo em si levará algumas horas.
Para fazer isso você precisará de um moedor e de um assistente. Uma pessoa terá que cortar a secadora e outra terá que apoiá-la, caso contrário você poderá cair sobre o aparelho e ficar gravemente ferido. Depois de cortar os tubos de entrada e saída, o dispositivo pode ser liberado de suas fixações e retirado da sala.
Disposição de riser e tubulação
Depois de desmontar o antigo toalheiro aquecido, iniciamos os trabalhos no espelho.
A opção ideal seria formar uma equipe com seus vizinhos e substituir tubos riserA.Se isso for problemático, você pode limitar-se apenas ao seu apartamento.
Dessa forma, você não apenas facilitará a conexão de um toalheiro aquecido e outros acessórios de encanamento a novos canos, mas também se protegerá contra vazamentos, quebras e outros problemas com canos desatualizados no futuro.
Profissionais aconselham o uso tubos de polipropileno com diâmetro de 25 mm.
Progresso:
- A colocação do tubo ascendente em um novo local de instalação pode exigir a assistência de um especialista, especialmente se a distância for grande. Um engenheiro competente não só irá aconselhá-lo sobre a correta instalação dos tubos, mas também realizará os cálculos hidráulicos necessários. Não negligencie a ajuda de profissionais, pois um aparelho instalado incorretamente não esquenta e pode causar uma emergência.
- Limpamos as áreas cortadas nas extremidades dos tubos para que não fiquem rebarbas ou vestígios de tinta velha.
- Cortamos o fio. Para fazer isso, usamos um libertino. Pré-lubrificamos com óleo, colocamos na borda tratada do tubo e começamos a cortar a rosca girando cuidadosamente a ferramenta. Alternativamente, você pode usar soldagem em vez de uma conexão roscada, mas isso exigirá uma máquina de solda e habilidades para trabalhar com ela.
- Na rosca acabada você pode instalar um “Americano” - um acessório especial necessário para conectar o sistema com tubos de propileno.
- Para evitar vazamento de água, selamos todas as juntas nas conexões roscadas com fita adesiva ou à moda antiga - com enrolamento de linho e selante. Escolha o método a seu critério.
Para facilitar a manutenção do toalheiro aquecido, é melhor montá-lo em um jumper especial - “bypass”, e também utilizar Válvulas de esfera para redirecionar o fluxo de água para o jumper.
Verificamos o funcionamento do sistema e a presença de defeitos iniciando o abastecimento de água quente. Se tudo estiver satisfatório, fixamos o toalheiro aquecido com suportes e fazemos o acabamento.
É aconselhável aprofundar os tubos na parede ou esconder sob acabamento decorativo. Este é um processo bastante trabalhoso, mas o resultado final parece muito mais vantajoso. Para livre acesso ao riser, recomenda-se fazer uma janela plástica especial.
Dicas e conselhos práticos
Para realizar a transferência do toalheiro aquecido no banheiro de acordo com todas as normas e obter um resultado bom e duradouro, você deve seguir algumas regras.
Para residências particulares com abastecimento de água autônomo, são adequados os modelos de latão, projetados para um funcionamento mais cuidadoso. Não é aconselhável instalar toalheiro aquecido na parede adjacente à sala.
Não é recomendado usar uma conexão roscada em combinação com um riser soldado. Também é indesejável o uso de conexão roscada em locais de difícil acesso para manutenção, por exemplo, atrás de acabamentos decorativos.
Para o correto funcionamento do toalheiro aquecido, durante a instalação, certifique-se de que o tubo de alimentação apresenta uma ligeira inclinação em direção ao fluxo de água quente. Isto ajudará a evitar a formação de bolsas de ar.
A distância da parede ao meio do tubo de alimentação deve ser de 3,5-5,5 cm
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Alguns conselhos de um construtor experiente:
Mover um toalheiro aquecido no banheiro é um processo bastante complicado. Você precisa abordar isso com total responsabilidade. Se você não está confiante em suas habilidades ou não tem experiência suficiente, é melhor entrar em contato com profissionais, caso contrário, esforços amadores podem fazer com que o dispositivo não funcione ou leve a uma emergência.
Se você não é iniciante em trabalhos de engenharia, pode contar totalmente com sua própria força, experiência e boas instruções. Alternativamente, você pode comprar um modelo elétrico e facilitar sua vida, mas perder no pagamento da conta de luz – tudo depende da preferência pessoal.
Compartilhe com os leitores sua experiência ao mover e conectar um toalheiro aquecido. Deixe comentários sobre o artigo e faça perguntas de seu interesse. O formulário de feedback está localizado abaixo.
Sinceramente, depois de ler isso, surgiu a dúvida: quem penduraria um toalheiro aquecido na pia?! Bem, está claro desde o início que é inconveniente. E na hora de lavar vai atrapalhar, além disso, muitas vezes no layout dos banheiros o lavatório fica a uma distância razoável da banheira. Em nossa casa temos um toalheiro aquecido em zigue-zague que fica logo em frente ao chuveiro, e você pode pegá-lo ali mesmo.Mas para quem cometeu erros na instalação deste equipamento, será útil ler este material.
Se a altura do teto permitir, você pode pendurar um toalheiro aquecido acima da pia, além disso, há pias duplas, por exemplo. Nesses casos, o toalheiro aquecido não é instalado diretamente acima da pia, é claro, mas o mais próximo possível dela; no entanto, o espelho acima da pia é mais importante.
Idealmente, se o toalheiro aquecido estiver localizado à mesma distância da pia e do chuveiro (banheira), isso é prático e conveniente.
Se você conectar, conforme recomendado, a uma rede de água quente, quantos metros cúbicos por mês passarão por esse toalheiro aquecido? Mas toda a gente tem contadores; não estou nada satisfeito com a perspectiva de pagar vários milhares todos os meses por um toalheiro aquecido. E além disso, no verão, no calor, é absolutamente desnecessário, e nas outras épocas do ano pode pedir ao mecânico para ligá-lo. Via de regra, eles não recusam.
Regra geral, o toalheiro aquecido está ligado ao sistema de aquecimento e não à rede de água quente. Assim, você não terá que pagar no medidor por essa água.
A questão é interessante, mas ninguém a testou na prática, não creio que alguém em sã consciência conectaria um toalheiro aquecido a água quente centralizada. Este equipamento está ligado ao sistema de aquecimento e não afecta de forma alguma o custo de aquecimento do apartamento! Se você conectar a subestação à água quente, basicamente pagará por todos que são alimentados pelo riser.
O toalheiro aquecido cabe no espelho até o medidor, portanto, nenhum pagamento é necessário
Andrey, ligue seu cérebro.
Se movermos um toalheiro aquecido, podemos passar o tubo ao longo do teto?
Eu tenho um problema! Colocamos o secador de toalhas no lado oposto. Trabalhei um pouco e pronto. Agora abra a torneira Mayevsky todas as vezes? 2pergunta. Como funciona uma toalha em nossas casas, em Moscou, se ela aquece o ano todo, exceto nos dias em que a água é desligada? Então está ligado ao abastecimento de água da montanha e não aos radiadores de aquecimento?