Lâmpadas halógenas de 12 Volts: análise, características + análise dos principais fabricantes

Antes indispensáveis, as lâmpadas incandescentes estão se tornando coisa do passado. Eles foram substituídos por outras fontes de luz aprimoradas.São mais econômicos, fáceis de usar e duráveis. Entre elas estão as lâmpadas halógenas, que podem ser consideradas “descendentes” diretas dos dispositivos incandescentes.

Existem vários tipos de equipamentos de iluminação. As lâmpadas halógenas de baixa tensão de 12 volts são muito procuradas. Falaremos sobre sua estrutura, variedades e escopo de aplicação neste material. Consideraremos também os melhores fabricantes que fornecem lâmpadas de 12 V para o mercado de iluminação.

Como funciona uma luz halógena?

A estrutura de uma lâmpada halógena é comparável ao design Lâmpadas incandescentes. Aqui também tem uma lâmpada, dentro dela há um filamento incandescente. Tudo isso é colocado no pedestal. A principal diferença é a composição do gás que enche o frasco. Uma desvantagem significativa da lâmpada incandescente é a sua fragilidade e aumento da intensidade energética. Isto é explicado de forma bastante simples.

Para aumentar a intensidade do fluxo luminoso, é necessário aumentar a temperatura do corpo incandescente. O que por sua vez aumenta o consumo de energia. Quando aquecido, o tungstênio do qual o filamento é feito começa a evaporar.

Os átomos assentam no interior do frasco. Como resultado, com o tempo, a quantidade de luz produzida pela lâmpada diminui invariavelmente.Quanto maior a temperatura de operação da lâmpada incandescente, mais rápido esse processo ocorre.

As lâmpadas halógenas não apresentam essas desvantagens devido ao fato de que dentro da lâmpada existe um chamado aditivo halógeno. Bromo ou iodo é adicionado ao enchimento de gás. O filamento dessas lâmpadas é feito de tipos especiais de tungstênio e tem formato espiral. Quando aquecido, o tungstênio começa a evaporar e se combina com os halogênios voláteis presentes no interior do frasco.

Lâmpada com lâmpadas halógenas
As lâmpadas halógenas são lâmpadas incandescentes aprimoradas. O seu princípio de funcionamento é o mesmo. No entanto, a composição do gás que enche o frasco é significativamente diferente, o que explica a diferença nas características de desempenho

Como resultado, formam-se haletos de tungstênio, que não se depositam nas paredes da casca. Eles retornam ao filamento, onde se decompõem em tungstênio e halogênios, após o que o ciclo se repete.

Assim, durante o funcionamento, a lâmpada permanece transparente e a espiral não queima, o que prolonga significativamente o funcionamento das lâmpadas halógenas.

As lâmpadas de pequenos dispositivos podem ser preenchidas com xenônio, o que aumenta significativamente a emissão de luz e o brilho da lâmpada.

Diagrama do ciclo halogênio-tungstênio
A utilização do chamado ciclo halogênio-tungstênio aumenta significativamente a vida útil das lâmpadas e evita o escurecimento do interior da lâmpada

Este tipo de tecnologia de iluminação é muito procurada pelos consumidores. Falamos sobre os tipos de lâmpadas halógenas e como escolher a melhor opção. falei aqui.

Lâmpadas halógenas de baixa tensão

Todas as lâmpadas halógenas podem ser divididas em dois grandes grupos: alta e baixa tensão. Os primeiros funcionam com uma tensão de rede de 220 V, os segundos só podem funcionar na presença de uma tensão inferior.

Isso lhes dá uma série de vantagens:

  • Longa vida útil de até 5.000 horas.
  • Excelente reprodução de cores e luz de alta qualidade.
  • Tamanhos pequenos.
  • Brilho de luz consistentemente alto.
  • Maior resistência devido à casca de quartzo.
  • Custo-benefício, que é alcançado pela boa eficiência luminosa.

No entanto, essas lâmpadas possuem algumas características, muitos tendem a considerá-las desvantagens. Em primeiro lugar, eles só podem funcionar com baixa tensão de 12 V, mas existem outras variedades para 6 V e 24 V. Para conectar tal lâmpada à rede, você deve usar um abaixador transformador. Este último deve ser escolhido corretamente, caso contrário as fontes de luz não funcionarão normalmente.

Diagrama de conexão de halogênio
As lâmpadas halógenas de baixa tensão não podem ser conectadas à rede. Eles só podem operar com tensão reduzida. portanto, eles precisam ser conectados através de um transformador. Um exemplo de tal conexão é mostrado no diagrama

O transformador pode ser eletromagnético ou eletrônico. O segundo tipo é compacto e ao mesmo tempo possui características de alto desempenho. Na maioria das vezes, os transformadores devem ser instalados ocultos. Isso acontece ao organizar a iluminação no teto ou no interior dos móveis. Neste caso, é preciso lembrar que durante o funcionamento o aparelho gera calor, portanto é necessário deixar volume livre suficiente para dissipá-lo.

Além disso, uma baixa tensão de operação implica um aumento significativo na corrente que passa pelos fios. Pode ser 18 vezes maior do que o que ocorre na mesma tensão em uma rede de 220 V. Isso requer cálculo competente da seção transversal e comprimento dos fios utilizados e alta qualidade de seus contatos.

Mesmo pequenos erros nos cálculos levarão a uma diminuição significativa no brilho das lâmpadas. Todas essas características complicam significativamente o processo de instalação de lâmpadas halógenas de 12 V. No entanto, o cálculo competente e a instalação correta garantem o seu funcionamento sem problemas.

Tipos de lâmpadas halógenas
Todos os tipos de lâmpadas halógenas são igualmente sensíveis à sujeira na lâmpada. A presença de áreas sujas causa redistribuição de calor e falha da lâmpada

Os dispositivos também apresentam desvantagens inegáveis. Estes incluem uma grande quantidade de calor gerado durante a operação, o que, entre outras coisas, reduz significativamente a eficiência do dispositivo.

Além disso, não é aconselhável tocar no corpo da lâmpada com as mãos. Mesmo pequenas contaminações provocam uma redistribuição da temperatura no interior da lâmpada, o que leva ao seu escurecimento e consequente falha da lâmpada.

Tipos de fontes de luz halógena de baixa tensão

Halogênios de baixa tensão são amplamente utilizados. São utilizados para a disposição de diversos tipos de iluminação, em luminárias com bases especiais, faróis de automóveis, etc. Existem basicamente dois tipos dessas lâmpadas.

Dispositivos de luz direcional

São lâmpadas equipadas com refletor ou refletor. Graças a isso, os raios de luz emitidos pelo aparelho são redistribuídos e direcionados para uma determinada área do espaço.

O design consiste em uma lâmpada halógena em miniatura instalada no centro do refletor. Este último pode ser feito de diversos materiais, o que determina as características de desempenho do produto.

Lâmpada halógena direcional
As lâmpadas refletoras de interferência halógenas são chamadas de luminárias frias porque o calor que elas produzem é dissipado uniformemente ao redor do dispositivo.

Na maioria das vezes, os refletores espelhados são feitos de alumínio ou outros metais. Sua característica é a direção do calor gerado durante a operação do dispositivo junto com os raios de luz para frente. Se por algum motivo isso for indesejável, é utilizado um dispositivo com refletor de interferência. A chamada lâmpada fria.

O refletor de tal dispositivo é feito de vidro com uma película metálica muito fina aplicada a ele. O revestimento reflete apenas ondas de um determinado comprimento, devido às quais a luz visível a olho nu é refletida em uma determinada direção e a radiação térmica ou infravermelha é espalhada.

Essas lâmpadas têm outra característica - o refletor transmite uma certa quantidade de raios de luz, conferindo-lhes diferentes tonalidades de cor.

Este fenómeno é vantajosamente reproduzido pelos designers em lâmpadas de vários tipos. Apesar do nome da lâmpada refletora de interferência, seria um erro pensar que seu funcionamento não gera calor. Assim como os dispositivos com refletor de espelho, eles emitem calor em uma quantidade de cerca de 90% da potência do dispositivo.

Devido às propriedades do material do qual o refletor é feito, ele se dispersa uniformemente ao redor da lâmpada. Ou seja, a temperatura ao redor do dispositivo operacional ainda aumenta. Por esta razão, mesmo dispositivos de “luz fria” só podem ser instalados com certas restrições relativas à segurança contra incêndio.

Bases para lâmpadas halógenas
As lâmpadas halógenas de baixa tensão são equipadas com soquetes de pinos (pinos) especiais. A marcação deve indicar a distância entre esses pinos

Existe outro tipo de dispositivos refletores - lâmpadas IRC. Eles possuem um revestimento especial que pode refletir a radiação infravermelha.Parece “travar” os raios infravermelhos dentro do frasco, direcionando-os de volta para a espiral.

Desta forma, é possível aumentar a temperatura do filamento com menor consumo de energia. As lâmpadas IRC são caracterizadas por uma vida útil prolongada. Além disso, possuem menor consumo de energia.

Dispositivos com refletor podem ser produzidos com ou sem vidro de proteção especial. Neste último caso, são utilizados apenas em luminárias do tipo fechado.

O vidro protetor pode ser transparente, fosco ou colorido. Isto permite organizar qualquer iluminação decorativa. Quase todos os óculos de proteção bloqueiam a radiação ultravioleta e infravermelha forte, que não é útil para os humanos.

As lâmpadas com refletores são divididas de acordo com a distribuição da luz.

Dependendo da direção dos raios existem:

  • estreito feixe de luz de 8 a 12°;
  • média de 18 a 24°;
  • largo feixe de raios de luz de 36 a 60° ou mais.

Muitas vezes você pode encontrar marcações de letras.

  • SSP ou NSP designação de feixe ultraestreito de até 8°;
  • SP estreito 8-12°;
  • Flórida média 24-30°;
  • W.F.L. largura 36-38°%
  • VWFL muito largo acima de 60°.

A distribuição da luz é um indicador muito importante que caracteriza a capacidade de uma lâmpada criar determinados tipos de iluminação.

Lâmpada halógena
É muito importante saber qual o ângulo de propagação do feixe de luz assumido pelo refletor da lâmpada. Só assim é possível escolher o dispositivo certo para executar determinadas funções.

Por exemplo, dispositivos com feixe de luz amplo são ideais para iluminação superior, enquanto dispositivos com feixe estreito são ideais para iluminação a uma distância relativamente grande ou para criar pontos de luz brilhantes.

Dispositivos de cápsula ou dedo

Seu principal diferencial é o tamanho compacto e a alta potência de 5 a 100 W.As lâmpadas halógenas cápsula 12 em baixa potência de 5 e 10 W provaram-se bem na iluminação decorativa. Isso cria pontos de luz ou manchas brilhantes. Dispositivos mais potentes são usados ​​como fontes de luz para todos os tipos de lâmpadas, incluindo tectos falsos.

Além disso, as lâmpadas cápsula são colocadas em pequenos focos para iluminação interna ou spots, como os profissionais os chamam.

Existem dois tipos de dispositivos tipo dedo, diferindo na direção do filamento. Pode ser horizontal ou axial. Dependendo disso, a quantidade de luz emitida pelo dispositivo muda ligeiramente. Para lâmpadas comuns isso não é significativo, mas para spots é muito importante.

Lâmpada cápsula
As lâmpadas halógenas de cápsula são fontes em miniatura de luz brilhante. Eles são amplamente utilizados para organizar vários tipos de iluminação decorativa

A distribuição da luz dos holofotes é visivelmente perturbada se houver um erro na escolha de uma lâmpada. Deve-se admitir que é ideal usar lâmpadas cápsula sem refletores.

Fazer spots exige muito trabalho e requer foco e ajuste cuidadosos da lâmpada. É muito mais fácil adquirir um aparelho com refletor, que é essencialmente um spot de fábrica.

O bulbo das lâmpadas cápsula pode ser revestido internamente com uma composição especial que reflete ondas infravermelhas. O resultado é um dispositivo IRC que tem vida útil mais longa e consome menos energia. O vidro de quartzo do qual o invólucro da lâmpada é feito pode ter proteção UV. Isso deve ser indicado na rotulagem do produto.

Lâmpada halógena cápsula
As lâmpadas de cápsula halógena diferem na localização do corpo do filamento.Pode ser axial (a) ou horizontal (b). As opções de localização são mostradas na figura

Ambos os tipos de lâmpadas halógenas de baixa tensão, refletor e cápsula, são equipados com rodapés tipo de pino. Eles vêm em vários tipos e são fornecidos com marcações alfanuméricas. Os números indicam a distância entre os dois pinos, expressa em milímetros.

Análise dos melhores fabricantes de lâmpadas halógenas

As características de desempenho das lâmpadas halógenas, incluindo brilho e durabilidade, são em grande parte determinadas pela qualidade dos produtos, que, por sua vez, depende do fabricante. Por esse motivo, os especialistas recomendam a escolha de produtos de empresas bem estabelecidas. Essas marcas podem ser facilmente incluídas entre elas.

Lugar #1 - empresa alemã Osram

A história da empresa alemã começou há mais de cem anos, quando em 1906 surgiram no mercado os primeiros produtos da marca Osram. Estas eram lâmpadas incandescentes.

Um pouco mais tarde, o fabricante se funde com diversas empresas envolvidas na produção de luminárias. Hoje a marca é especializada no desenvolvimento, produção e venda de diversos produtos de iluminação.

Lâmpadas Osram
As lâmpadas halógenas da marca Osram são consideradas uma das melhores. O fabricante oferece uma ampla gama de diferentes luminárias

A gama de produtos da empresa inclui um grande número de dispositivos de iluminação para diversos fins. Este é um equipamento automotivo lâmpadas domésticas economizadoras de energia, dispositivos de projeção, óptica de exibição, sensores, sistemas de controle de luz, dispositivos UV para desinfecção de água.

A marca está atenta ao desenvolvimento de novas tecnologias pensadas para melhor atender às necessidades dos usuários.

As instalações de produção da Osram estão localizadas em 17 países. São 46 grandes empreendimentos equipados com os mais modernos equipamentos. Milhões de luminárias são produzidas aqui, que são vendidas em mais de 150 países ao redor do mundo.

Antes da venda, cada uma das lâmpadas aqui fabricadas passa por testes, compostos por 28 testes, onde são verificadas sua estanqueidade, resistência, precisão de fabricação, etc.

Os usuários confiam nos produtos Osram e os consideram uma boa escolha. Está comprovado que os produtos desta marca duram várias vezes mais do que produtos similares de outros fabricantes. A empresa investe parte significativa de seus lucros em desenvolvimentos de engenharia, o que lhe permite se tornar autora de novas tendências na área de tecnologia de iluminação.

Lugar #2 - marca holandesa Philips

A empresa lançou seus primeiros produtos há mais de 125 anos, quase imediatamente após Edison patentear sua invenção. Inicialmente produzia apenas lâmpadas incandescentes, mas com o tempo sua gama foi se expandindo.

Hoje a marca é uma das líderes mundiais na produção de equipamentos de iluminação com uma gama de produtos extremamente ampla.

Lâmpadas Philips
A Philips é líder indiscutível na produção de tecnologia de iluminação “inteligente”. A marca realiza desenvolvimentos de sucesso nesta área e os implementa em produção

A Phillips é originária da Holanda e ainda está sediada lá. Enquanto as instalações de produção estão espalhadas por todo o mundo.

A maioria das fábricas da empresa está na China e em países europeus. São fábricas de montagem com ciclos tecnológicos afinados por engenheiros holandeses. A qualidade do produto é monitorada em todas as etapas da produção.

A marca é considerada uma das fundadoras Iluminação LED, foi aqui que os primeiros LEDs foram desenvolvidos e colocados em produção.

Hoje a empresa é apaixonada pela ideia de levar a iluminação ao nível digital. Ela ocupa posições de liderança no desenvolvimento e produção lâmpadas inteligentes e lâmpadas, bem como sistemas de controle de iluminação.

A empresa produz dispositivos multifuncionais que podem não apenas iluminar, mas também coletar, armazenar e transmitir informações. Eles se instalam bem no sistema Lar inteligente. Uma característica distintiva da Philips é a mais alta qualidade dos produtos, sua funcionalidade e durabilidade bem pensadas.

Lugar #3 - empresa russa Navigator

Os primeiros produtos da marca entraram no mercado recentemente, em 2006. Tratou-se de uma tentativa de criação de produção própria por parte da empresa Battery Team, que anteriormente se dedicava à comercialização de produtos de iluminação.

A tentativa deu certo: hoje os produtos da marca Navigator são bem conhecidos não só na Rússia, mas também em outros países. A gama de produtos da empresa é ampla e é constantemente atualizada com novos produtos.

Navegador de lâmpadas
A empresa Navigator produz produtos baratos, mas de alta qualidade. É muito popular no segmento de preço médio

A marca produz diversas lâmpadas, lâmpadas para uso doméstico e industrial, extensões, lanternas, baterias diversas, holofotes e muito mais.

As instalações de produção da empresa estão localizadas na cidade de Klin. O ciclo tecnológico envolve a produção de produtos de alta qualidade, que são cuidadosamente acompanhados em todas as etapas da produção.

Todos os produtos da marca Navigator têm garantia estendida. Em particular, para lâmpadas é de dois anos.O fabricante mantém deliberadamente o preço de seus produtos no segmento intermediário, o que os torna muito acessíveis. Ao mesmo tempo, a qualidade permanece bastante elevada. Graças a esta marca é possível competir com sucesso com marcas muito conhecidas.

Lugar #4 - Marca Camelion de Hong Kong

A história da empresa de Hong Kong começou em 1962 com a produção de diversas fontes de alimentação. Aos poucos, a linha foi sendo reabastecida com produtos elétricos e hoje a Kamelion pode ser considerada uma das líderes na produção de equipamentos de iluminação.

A empresa produz lâmpadas de diversos tipos, luminárias para diversos fins, holofotes, lanternas e muito mais.

Lâmpada camelão
A marca Kamelion especializou-se inicialmente na produção de baterias, o que não a impediu de posteriormente abrir a produção de equipamentos de iluminação. Lâmpadas de alta qualidade e bastante acessíveis são procuradas pelos clientes

A produção de produtos de iluminação começou com uma fábrica, hoje já são mais de dez. Cada um está equipado com modernas linhas de produção, o que nos permite produzir produtos de alta qualidade.

Antes de serem enviados aos consumidores, os produtos Kamelion passam por testes minuciosos, o que permite identificar e eliminar imediatamente defeitos de fabricação. Ao mesmo tempo, a empresa mantém os preços de seus produtos acessíveis para a maioria dos clientes.

A marca monitora de perto todas as inovações na área de tecnologia de iluminação e as implementa na produção. Equipamentos digitais “inteligentes” estão aparecendo gradativamente em seu sortimento. Além disso, foi iniciada a produção de sistemas de controle de luz, que permitem criar uma grande variedade de esquemas de iluminação.

A empresa ocupa com confiança o seu nicho no segmento de preço médio, produzindo produtos de qualidade bastante elevada a preços bastante razoáveis.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vídeo sobre os princípios de funcionamento e vantagens dos halogênios:

Por que os halogênios de baixa tensão precisam de um transformador:

O que você precisa saber sobre o uso de uma lâmpada halógena:

As lâmpadas halógenas de baixa tensão são uma solução prática para iluminar o teto, móveis ou parte da sala. Eles se distinguem por uma cor agradável de emissão de luz e alto brilho. Ao mesmo tempo, duram bastante tempo, especialmente se usados ​​corretamente..

Os fabricantes oferecem muitas variedades dessas lâmpadas, o que torna possível criar qualquer sistema de iluminação, mesmo os mais complexos, ao seu gosto.

Você usa halogênios de 12 volts? Compartilhe sua experiência com os recém-chegados - diga-nos, quais produtos do fabricante você prefere? Adicione fotos exclusivas de suas lâmpadas abaixo deste artigo.

Se você ainda tiver dúvidas sobre o tema do material, não hesite em perguntar aos nossos especialistas no bloco de comentários.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica