Por que o aparador não liga: causas do mau funcionamento e como corrigi-las

É hora de cortar a grama e o cortador de grama não funciona? É assustador imaginar como você pode manter seu gramado em perfeitas condições usando ferramentas manuais, especialmente quando você nunca teve que fazer isso antes. Se não começar aparador, os motivos podem ser muito diferentes, mas você mesmo pode eliminar a maioria deles.

Isso não requer ferramentas especiais ou conhecimento altamente especializado. Um pouco de coragem e tempo livre para ler este material - e o aparador não precisará ser levado ao especialista.

Neste artigo, mostraremos como determinar exatamente o que está impedindo sua partida, daremos instruções para reparar cada unidade e daremos recomendações sobre como evitar problemas no futuro. Para maior clareza, você encontrará fotos e vídeos que mostram claramente as avarias mais comuns.

Causas comuns de avarias

O primeiro passo é certificar-se do mais simples: a disponibilidade e qualidade do combustível, o procedimento correto.

Use apenas os combustíveis e lubrificantes recomendados pelo fabricante. A gasolina com um índice de octanas muito alto às vezes não é menos prejudicial do que 80 octanas. Não guardou as instruções? O AI-95 de um posto de gasolina com boa reputação pode ser chamado de universal.

Encha apenas com óleo de motor adequado. A grande maioria dos aparadores a gasolina tem motor de 2 tempos, portanto, óleo de carro comum não pode ser usado. Para um motor de 4 tempos, o óleo é abastecido separadamente do combustível.Além disso, você não deve despejar “resíduos” – óleo usado, usado.

Pistão do aparador de gasolina
Lembre-se de que consertar o grupo de pistão custará de 30 a 70% do custo de um cortador de grama novo. É pouco provável que as poupanças na qualidade dos combustíveis e lubrificantes cubram estes custos

Observe exatamente as proporções da mistura de gasolina e óleo de motor, não despeje “a olho nu”. Para a maioria dos cortadores de grama a proporção recomendada é de 1:25, ou seja, 40 ml de óleo para cada litro de gasolina.

Não prepare muita mistura de uma só vez: o ideal é que seja feita em 1 dia e o equipamento armazenado em tanque seco. A vida útil máxima da mistura acabada é de 2 semanas, por isso faz sentido misturar mais de 2 litros por vez, exceto para trabalhadores de serviços públicos que cortam gramados urbanos.

Se você não usa a foice há muito tempo e tem gasolina nela, é melhor despejá-la. A mistura já se dividiu em frações e perdeu suas propriedades, mesmo a mistura mais completa não a salvará.

Depois de verificar se o tanque de gasolina está em ordem, tente ligar a foice. Para fazer isso você precisa:

  1. Bombeie combustível para o carburador usando o botão de escorva 5 a 6 vezes.
  2. Feche o amortecedor de ar.
  3. Ligue a ignição na maçaneta.
  4. Puxe o cabo de partida de 1 a 7 vezes até que ele comece.
  5. Após 5 a 10 segundos, desligue o sistema de partida.

Após o tempo de inatividade, se você não conseguir dar partida no motor normalmente, tente abrir o acelerador e pressionar o gatilho do acelerador. Sem soltar o gatilho, puxe a corda de arranque.

Como iniciar um aparador
Um aparador totalmente funcional inicia 1-2 vezes, mesmo que o cabo seja puxado com calma e não o mais bruscamente possível.

Também é recomendado dar partida no motor com o acelerador pressionado se ele ainda não tiver esfriado após o ciclo operacional anterior.

Se o motor ainda não der partida após 5 a 7 solavancos, você deve procurar uma avaria.

Isto é interessante! TOP 12 melhores roçadeiras: revisão, qualidade, preço.

Opção número 1 - problema no sistema de ignição

A primeira suspeita é que a vela não produz faísca e, portanto, a mistura de combustível não acende. Na maioria das vezes o problema está na própria vela de ignição.

Para verificar, desparafuse a vela do cilindro, primeiro desconectando o fio dela.

Uma fina camada de fuligem marrom indica funcionamento normal do motor, fuligem vermelha ou rosa indica abundância de aditivos no combustível, troque o posto de gasolina. Se o elemento estiver coberto com escamas pretas ou brancas, o motor não funcionou corretamente.

Uma vela de ignição molhada indica enchimento excessivo ou bombeamento excessivo de combustível com primer. Neste caso, a vela precisa ser seca, mas não aquecida. Despeje o excesso de gasolina do cilindro virando a roçadora.

Vela de ignição aparadora
Ao limpar, preste mais atenção à parte do eletrodo superior que fica voltada para o contato central, mas não exagere

Os contatos de uma vela de ignição seca devem ser limpos de depósitos de carbono usando uma lima, lixa ou lixa de unha. A distância entre eles deve ser de 0,7 a 1 mm - esta é a espessura de uma moeda padrão. Se necessário, dobre o eletrodo superior.

Antes da montagem, vale a pena verificar o funcionamento da vela. Conecte-o à fonte de alimentação (coloque a tampa), aplique o corpo no cilindro ou em qualquer parte metálica do motor, ligue a ignição, puxe o motor de partida. No final, entre os eletrodos, a cada solavanco, uma faísca brilhante e poderosa deve saltar.

É muito importante seguir as precauções de segurança. Ao verificar, não deve haver nenhuma gota de gasolina no gargalo do orifício da vela e no corpo da roçadora!

Se após a secagem, limpeza e ajuste da folga não houver faísca, compre uma vela nova. Acontece que não aparece faísca em uma vela nova. Nesse caso, verifique a qualidade dos contatos, tente substituir o fio blindado - é barato e simples.

Se não houver faísca mesmo com o fio novo, você precisará comprar uma nova bobina de ignição. Acontece que o cabo não está desconectado da bobina, são vendidos apenas montados. É um pouco mais difícil substituí-lo sozinho, porque você precisa definir com precisão a folga para 0,25 - 0,4 mm em relação ao volante de partida.

Bobina de ignição da roçadora
A folga normal corresponde à espessura de uma garrafa de plástico (corte um pedaço dela para medir) ou 4-5 camadas de fita adesiva

Instale a bobina com espaçador e experimente. Gire o motor de partida até que ele toque o espaçador, mas gire completamente. Retire a fita de papel ou plástico e por fim monte o conjunto.

Acontece que durante a verificação a vela produz uma faísca pequena, mas estável, mas a partida não ocorre. Depois de aparafusar a vela de ignição no cilindro, uma faísca fraca pode desaparecer em um espaço fechado. Nessa situação, também vale a pena trocar a bobina: uma nova produzirá um impulso mais potente.

Opção número 2 - você precisa substituir os filtros

Se houver uma faísca, mas a foice não der partida, o problema provavelmente está no abastecimento de combustível. A maneira mais fácil de verificar o filtro de ar e combustível é começar por aí.

Testar o seu estado é bastante simples: retire os elementos filtrantes e tente ligar o motor. Se funcionar, precisa ser substituído ou pelo menos limpo.

Filtro de combustível aparador
O filtro de combustível pode ficar tão entupido que seu alojamento não fique mais visível. Naturalmente, as tentativas de limpeza neste caso são inúteis.
Como remover o filtro de combustível
Ao remover o filtro de combustível, não desconecte acidentalmente o tubo de alimentação de combustível da linha - em alguns modelos isso é possível

O filtro de combustível está localizado diretamente no tanque, na extremidade do tubo de alimentação de combustível. Execute as seguintes operações:

  1. Retire a tampa do tanque de gasolina junto com o restritor.
  2. Pegue um pedaço de arame rígido e dobre uma das pontas em forma de gancho.
  3. Tateie com o fio e retire o tubo com o filtro.
  4. Avalie sua condição a olho nu. Em caso de obstruções visíveis, substitua imediatamente.
  5. Experimente soprar nas duas direções. O ar deve sair pela malha nas laterais, com pequenas bolhas de gasolina, resistência mínima.
  6. Se for um longo caminho até a loja com um filtro novo, mas você precisar cortá-lo com urgência, tente lavar o antigo com gasolina limpa e soprar com ar comprimido.
  7. Insira o filtro no tubo, prenda firmemente braçadeira e devolva-o ao tanque.

O filtro de ar geralmente causa operação instável e velocidade flutuante, mas se estiver muito entupido, também pode impedir a partida. Está localizado na lateral, acima do carburador (botão de pré-bombeamento de combustível).

Filtro de ar removido
Não use a foice sem o filtro de ar - você corre o risco de danificar o motor com poeira! Se a tampa acima do filtro não tiver grade, mas sim válvula de entrada de ar ou apenas furo, limpe-a com agulha

A tampa plástica é presa por uma trava - remova-a. O filtro em si geralmente consiste em 2 camadas: espuma de borracha espessa e densa e uma malha plana e rígida. Se parecer sujo ou o motor só der partida sem ele, substitua o limpador ou sopre-o com ar comprimido.

Em média, recomenda-se substituir ambos os filtros por um novo a cada 2 anos.

Opção nº 3 - respiro e silenciador entupidos

O respiro é uma válvula de retenção que permite a entrada de ar no tanque de gasolina, mas não deixa o combustível sair. Na maioria das vezes está localizado na tampa, mas às vezes no corpo do tanque de gasolina.

Quando fica entupido, o tanque fica vedado, cria-se um vácuo em seu interior e a potência da válvula do carburador não é suficiente para sugar o combustível.

Os seguintes sinais indicam um mau funcionamento:

  1. O aparador arranca normalmente na primeira vez, mas após um curto período de tempo pára e não arranca novamente.
  2. O orifício externo do respiro está obstruído com sujeira.
  3. A foice funciona bem se a tampa do tanque de gasolina não estiver completamente aparafusada.
  4. Se você desconectar e apontar para baixo o tubo de abastecimento de combustível do carburador, a gasolina pingará dele em um jato fino ou nem fluirá.

O problema pode ser resolvido de forma simples: limpe o furo por fora com uma agulha, pressionando levemente a válvula para dentro, e sopre com um compressor. Se isso não ajudar, você pode retirá-lo da tampa junto com o selo de borracha.

Respirador desmontado
Desmonte o respiro acima da mesa, pois contém várias peças pequenas. Tente retirá-lo com os dedos para não danificar a borracha fina.

Lave as peças de borracha e o filtro embutido com gasolina limpa. Sopre tudo, seque e monte novamente. Se você ainda não conseguir soprar o ar pelo respiro depois disso, compre uma nova capa.

O silenciador ou porta de escape está localizado no lado oposto ao carburador. Em modelos mais antigos, muitas vezes fica obstruído com fuligem e depósitos de carbono. Como resultado, o motor fica sufocado pelos gases de escapamento e não consegue dar partida ou para quase instantaneamente após a partida.

O problema está na malha antifaísca do escapamento do motor. Pode ser limpo com agulha ou totalmente removido.

Opção número 4 - problema com o carburador

Muitos proprietários, ao primeiro problema ao ligar o cortador de grama, desmontam imediatamente o carburador. Recomendamos que você verifique primeiro se o problema está realmente no abastecimento de combustível, e também descarte avarias mais simples, acima.

Para verificar, encha uma seringa com 3-5 ml de uma mistura de gasolina e óleo, desparafuse a vela e despeje o combustível diretamente na câmara de combustão.

Verificação do carburador
Para fornecer combustível diretamente no cilindro sem riscar ou manchar nada, coloque um tubo fino de silicone na seringa em vez de uma agulha.

Instale e conecte a vela de ignição e tente ligar o aparador de 6 a 8 vezes. Se o motor der partida e logo parar, o problema está realmente no sistema de combustível (carburador, filtro de combustível, tubos de abastecimento de gasolina). Isso geralmente acontece depois do inverno, especialmente se a mistura de gases não for drenada: ela se decompõe em frações, os óleos pesados ​​​​selam literalmente pequenos orifícios e peças.

Se o reabastecimento direto do motor não ajudar na partida, volte a verificar a ignição e verifique também se a câmara de combustão está estanque, se há compressão e se o grupo de pistão está em boas condições.

Depois de determinar que o problema está no carburador, desconecte-o do corpo. Para fazer isso, remova o filtro de ar e desparafuse os 2 ou 4 parafusos longos. Desconecte os 2 tubos de combustível e o cabo do acelerador. Retire o carburador, não perca a junta de paronita entre ele e o motor.

Para desmontar o carburador, remova os 4 parafusos localizados ao redor do botão de pré-escorvamento de combustível. Desmonte e dobre cuidadosamente todas as camadas para não perder nada. Você pode mergulhá-los imediatamente em um banho de gasolina para limpá-los.

Carburador aparador desmontado
Não é necessário lembrar de que lado as peças foram viradas: elas têm contorno assimétrico e não serão viradas de cabeça para baixo

Avalie o estado das juntas, se necessário, compre um kit de reparo e substitua-as.

Em uma placa de metal com reentrância redonda há uma agulha em uma alavanca de mola. Ele está localizado na borda do círculo e é responsável pelo abastecimento de combustível. Para verificar se está preso ou em movimento, pressione a extremidade oposta da alavanca da mola no centro do círculo.Se a mobilidade for limitada, use líquido especial e ar comprimido ou apenas gasolina para lavagem.

Lavagem do motor com gasolina sob pressão
É muito conveniente encher uma pistola especial com gasolina. Com esta “lavadora de alta pressão”, mesmo um motor muito antigo pode ser limpo para um novo estado.

Além da agulha, a válvula de pulverização de entrada está localizada na mesma peça. É melhor visível na parte de trás da peça - um furo no centro, geralmente em forma de cruz. Para verificar o funcionamento da válvula, prenda nela um tubo fino e flexível, de borracha ou silicone e tente soprar nas duas direções. O ar deve passar apenas durante a inspiração - do lado côncavo da peça para o plano.

Se o ar não passar, será necessária uma limpeza. Uma maneira simples é com um fósforo, não com palito ou agulha, apenas com a ponta romba, na lateral do buraco. Uma opção mais complexa e confiável é a desmontagem. Desaparafuse o pequeno parafuso próximo à agulha e puxe-o junto com a mola.

Encontre um pequeno orifício no centro do círculo e cuidadosamente, usando um objeto pontiagudo, como um fio cortado, empurre a membrana de pulverização para fora da válvula através do orifício no lado oposto.

Válvula de pulverização no carburador
A válvula em si é pequena, empurre-a sobre uma superfície limpa e de cor clara ou um recipiente de plástico para evitar perdê-la. Não é vendido separadamente e não está incluído no kit de reparo.

Após lavar bem com gasolina, soprar e secar todas as peças, substitua a membrana e a agulha por mola.

Remonte o carburador na ordem inversa: junta de borracha, junta transparente, peça metálica com agulha e válvula, membrana de borracha fina, membrana grossa em caixa de plástico, botão de escorva.

Aparafuse-o ao corpo do aparador através da junta, conecte os tubos de combustível e o cabo do acelerador. Tente ligar um cortador de grama como sempre. Se o problema for resolvido, certifique-se de reinstalar o filtro de ar.

Muito provavelmente, você precisará ajustar os parâmetros da mistura de combustível usando o parafuso de ajuste no carburador. Ligue o aparador e, acelerando periodicamente, aperte o parafuso até uma posição em que o motor atinja a velocidade máxima (de ouvido). Em seguida, dê meia volta para trás para não sobrecarregar o motor.

Outros problemas de funcionamento da ferramenta

Se todos os problemas descritos acima foram verificados e corrigidos e o aparador ainda não liga, provavelmente há um problema no próprio motor. A compressão pode ser reduzida devido à destruição das vedações do virabrequim ou danos ao grupo do pistão.

Isso geralmente acontece com aparadores que são usados ​​de forma muito ativa ou por muito tempo: por exemplo, em serviços públicos. Para diagnóstico, use um medidor de compressão.

Selo de óleo sob o motor de partida
O retentor de óleo que se projeta do corpo do cárter deve ser substituído - ele já endureceu demais, perdeu a elasticidade e não consegue desempenhar totalmente sua função

Na maioria dos casos, esses reparos devem ser confiados a uma oficina, até porque em quase todos os aparadores, para acessar os retentores e o cilindro, é necessário desapertar as porcas com trava-rosca. Isso pode ser feito com uma chave de impacto elétrica ou aquecendo-os completamente.

Os retentores estão localizados em ambos os lados do virabrequim: embaixo do motor de partida e no acionamento, sendo melhor trocá-los aos pares. Ao chegar ao local onde estão instalados, avalie o estado a olho nu: devem ficar bem ajustados, sem folgas, sem protuberâncias ou fissuras. Vazamentos de óleo também indicam a necessidade de substituição das vedações.

Ao remontar, certifique-se de usar trava-fios onde quer que estejam - isso é uma questão de segurança.

Como obter o selo de óleo
Para remover facilmente a vedação, aparafuse 2 parafusos em lados opostos. Puxe os parafusos um de cada vez usando um alicate.

A restauração do grupo de pistão requer ferramentas especializadas. Se você não é mecânico de automóveis em um posto de gasolina, confie a restauração do motor do aparador a um especialista.

Ao abrir o cilindro, verifique todas as superfícies quanto a lascas, rebarbas e arranhões. Para determinar se os anéis do pistão estão desgastados, balance a biela. A menor folga no pistão indica a necessidade de substituição dos anéis.

Manutenção e prevenção de problemas de inicialização

Para garantir que sua ferramenta dure mais e não cause problemas, mantenha-a limpa e faça manutenção regular.

Não guarde o cortador de grama abastecido: se deixá-lo por mais de 2 semanas, e ainda mais durante o inverno, drene o combustível restante do tanque, ligue o motor e deixe-o funcionar até parar. Ao deixar a ferramenta no galpão durante o inverno, embrulhe o motor e as facas em um pano untado com óleo.

Para lubrificar um motor de 2 tempos antes do armazenamento, desparafuse a vela de ignição e use o motor de partida para levantar o pistão até o topo. Deixe cair um pouco de óleo de motor da seringa e use o motor de partida para girar o virabrequim várias vezes.

Na primavera, antes do primeiro uso após inatividade, é aconselhável verificar a vela e os filtros, desmontar e lavar o carburador, mesmo que não haja problemas de partida.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Para maior clareza, oferecemos um vídeo com uma análise de problemas comuns:

Para verificar o carburador ou se você decidir trocar o retentor de óleo, este vídeo será útil:

A desmontagem e limpeza do carburador são descritas com alguns detalhes aqui:

Se o seu cortador de grama não der partida, não se apresse em procurar um técnico para consertá-lo.É bem possível que encontrar e eliminar a causa por conta própria não seja apenas muito mais barato, mas também mais rápido e fácil.

A maioria dos aparadores são projetados de forma quase idêntica; a estrutura das peças pequenas e, claro, a qualidade de seu acabamento podem ser diferentes. Use e guarde sua ferramenta com cuidado, não economize gastos com combustível e lubrificantes e tempo com manutenção mínima, e o aparador se tornará um assistente sem problemas por muitos anos.

Você já se deparou com uma situação em que um cortador de grama parou de funcionar? Como você corrigiu a situação? Compartilhe suas opiniões e experiências nos comentários abaixo!

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica