Válvula de retenção para esgoto: guia de instalação do dispositivo de corte

É improvável que reparos não programados agradem a alguém. Especialmente quando um apartamento ou casa de campo é inundado com águas residuais de uma tubulação de esgoto.Uma válvula de retenção de esgoto pode evitar um desastre local. Tudo que você precisa fazer é escolher o modelo certo e instalá-lo.

Contaremos como o dispositivo funciona e por que ele se tornará o melhor protetor contra refluxo de esgoto pelos próximos 5 anos ou mais. Descrevemos detalhadamente os tipos de válvulas, suas características de design e regras de operação. Levando em consideração nossas recomendações, você poderá escolher o aparelho ideal que resolva seus problemas.

Estrutura e finalidade das válvulas de corte

Para proteger sua casa de inundações de esgoto e não cobrir as aberturas da pia, banheira e vaso sanitário a noite toda com toalhas, roupões de banho, colchas e tudo o que estiver ao seu alcance, são instalados dispositivos de travamento especiais. Às vezes, até mesmo um saco plástico jogado acidentalmente no vaso sanitário pode causar consequências catastróficas.

O que é uma válvula de retenção?

Para proteger contra o fluxo de águas residuais na direção oposta, são utilizados dispositivos especiais que operam no momento certo e bloqueiam o caminho das águas residuais. Esta é uma válvula de corte usada para esgoto em residências particulares, apartamentos, escritórios, instalações de produção. Dispositivos de desligamento também são instalados em sistemas de aquecimento e abastecimento de água.

As válvulas de retenção são capazes de fechar o buraco na tubulação de esgoto no momento certo.E todos os ralos que começaram a se mover na direção oposta serão obrigados a procurar outro caminho.

Esta situação pode ocorrer em um prédio de apartamentos de vários andares, onde geralmente existe um espelho comum para os moradores cujos apartamentos estão localizados uns abaixo dos outros. Então a erupção do esgoto pode ser vista até no 2º andar, se os moradores do 1º andar tiverem o cuidado de instalar uma válvula de corte de esgoto.

Se a válvula também estiver localizada no 2º andar, é improvável que a coluna de esgoto chegue ao 3º andar - sob a pressão exercida por ela, o bloqueio será pressionado e tudo irá flutuar para onde deveria - para o esgoto da casa comum cano.

Recursos de design e operação

As válvulas de corte de esgoto podem ter vários formatos e tamanhos. Eles são feitos de materiais diferentes e possuem diferentes peças de trabalho. Mas todos agem da mesma maneira - bloqueiam o caminho dos ralos que mudaram drasticamente a direção de seu movimento.

Válvula de retenção para vários dispositivos
Vários ramais de esgoto podem ser conectados à válvula de retenção. Independentemente do modelo do dispositivo de travamento, é necessário escolher um local de instalação que seja o mais conveniente possível para verificação e limpeza futura.

Em geral, a válvula consiste nas seguintes partes:

  • tubos de entrada e saída;
  • alavanca para drenagem forçada;
  • membrana/corpo de trabalho para cobrir toda a seção transversal da tubulação;
  • cobertura para inspeção e limpeza.

O mecanismo de funcionamento depende do modelo - pode ser uma bola de borracha, uma válvula ou outro dispositivo que bloqueie completamente o tubo.

Verifique o mecanismo de operação da válvula
Se os ralos seguirem na direção certa, nada impedirá seu movimento. Assim que mudarem de direção, o mecanismo de trabalho fechará toda a seção do tubo

É necessário em princípio?

Não é necessário instalar dispositivos de bloqueio em todas as situações. Em alguns casos, esses dispositivos podem ser dispensados.

Por exemplo, uma família que mora em um apartamento no 5º andar pode não precisar se preocupar com a inundação do banheiro por esgoto através de um espelho entupido.

A seta vermelha indica a direção dos drenos
Ao instalar uma válvula de retenção, você precisa seguir a direção da seta vermelha - ela indica a direção correta dos drenos

Uma válvula de retenção é necessária se:

  • o apartamento está localizado no 1º ou 2º andar de um prédio alto;
  • em uma casa/dacha privada térrea;
  • em chalé de 2 ou 3 andares;
  • em escritórios do 1º ao 2º andar, principalmente se o prédio possuir tubulações antigas.

É para estas categorias de instalações que será mais barato instalar um dispositivo de bloqueio do que lidar com as consequências posteriormente.

Alavanca para fechamento forçado
A válvula tem uma alavanca na parte superior para fechar com força o cano de esgoto

Tipos de válvulas de retenção

Todos os dispositivos de corte de esgoto podem ser divididos de acordo com o local de instalação:

  • para a rua;
  • para as instalações.

Se o dispositivo for instalado em uma tubulação de esgoto externo, você deve escolher um modelo resistente ao gelo e com alto rendimento.

Válvula de corte de aço
Para instalação interna, opções mais simples são adequadas. Além disso, podem ser modelos de plástico ou aço

Dependendo do método de instalação, existem:

  • flangeado;
  • bolacha;
  • acoplamento

A segunda opção requer o uso de soldagem e é utilizada em tubulações metálicas. Mas este é um método rápido e fácil que não requer muito tempo para ser instalado.

O método do flange é usado para instalar uma válvula de retenção em tubos de grande diâmetro. Na maioria das vezes na rua. O método de acoplamento é mais conveniente para instalar dispositivos de pequeno diâmetro. Esta opção é usada principalmente em ambientes internos. O principal é que na hora da instalação escolha um local onde possa retirar a tampa com segurança e limpar a válvula caso esteja entupida.

Além disso, de acordo com o tipo de dispositivo de travamento, existem válvulas rotativas, de elevação e de esfera. Esta é uma diferença na forma como o mecanismo de travamento é fixado ao próprio dispositivo. Em uma válvula rotativa é utilizado um amortecedor, em uma válvula esfera o corpo de trabalho é uma esfera que fecha a seção transversal da tubulação.

Esfera como elemento de fechamento de válvula
Um modelo de válvula de retenção para esgoto, que utiliza uma esfera como elemento de trabalho, é mais frequentemente utilizado em instalações industriais

No modelo de elevação da válvula de corte existe uma trava especial - um carretel que se move sob a influência de uma mola ou sob seu próprio peso.

Válvula de retenção caseira
Às vezes, os artesãos oferecem sua própria versão de um dispositivo caseiro - isso nem sempre é justificado. Esse dispositivo pode não suportar a pressão e os reparos subsequentes custarão um bom dinheiro.

Nuances de escolher uma válvula de retenção

Antes de adquirir um dispositivo de bloqueio para uso pessoal, você deve analisar cuidadosamente as características do seu sistemas de esgoto. Com base em suas especificidades, você deve escolher.

Ao escolher a melhor opção, você deve prestar atenção às seguintes características:

  • diâmetro dos soquetes;
  • material;
  • tamanho do acessório;
  • complexidade de instalação;
  • qualidade e garantia;
  • preço.

Além disso, o preço está claramente em último lugar - a confiabilidade e a funcionalidade da válvula não dependem disso. Aqui você deve se concentrar em suas capacidades financeiras. Por exemplo, não adianta comprar um modelo sofisticado de dispositivo de travamento com motor elétrico por mais de 120 mil para uma modesta dacha com canos de esgoto de plástico baratos.

Arranjo horizontal da válvula de retenção de esgoto
Para a instalação de sistemas de esgoto, são produzidos modelos de válvulas de retenção com métodos de instalação horizontal e vertical. Os horizontais são montados nas linhas principais, os verticais nos risers

O parâmetro mais importante é o diâmetro dos soquetes. Esta é a característica principal e deve corresponder ao diâmetro tubulação de esgoto, no qual a válvula de retenção será instalada.

Escolher uma seção transversal menor ou maior do dispositivo e comprar adaptadores especiais seria uma decisão errada. Isto irá perturbar o bom funcionamento do sistema e pode perturbar o rendimento dos tubos instalados.

O material com o qual as válvulas de retenção são feitas é igual ao material das tubulações de esgoto:

  • plástico;
  • aço, incluindo aço inoxidável;
  • ferro fundido;
  • bronze;
  • outros materiais, menos comuns.

Das opções disponíveis, o melhor é escolher a mesma das tubulações de esgoto instaladas em uma casa, chalé ou apartamento. Não é aconselhável incorporar uma válvula de plástico em uma tubulação de ferro fundido e vice-versa. Além disso, os modelos de plástico são os mais acessíveis.

Válvulas feitas de metal
Modelos de dispositivos de corte feitos de metal devem ser instalados corretamente na mesma tubulação feita de material semelhante

Quanto ao tamanho, o dispositivo de travamento deve ser selecionado de acordo com a disponibilidade de espaço para sua instalação. Não esqueça que existem válvulas para instalação vertical e horizontal.

Na maioria das vezes a segunda opção é escolhida. Mas se não houver espaço livre suficiente no banheiro, na cozinha, atrás do lavabo ou na despensa, opte pela opção vertical.

Modelos de válvula de retenção wafer
Se houver muito pouco espaço, então uma solução razoável seria usar modelos de válvula de retenção wafer, para instalação dos quais são necessárias apenas vedações

O custo do trabalho de instalação depende da facilidade de instalação se você planeja convidar um encanador. Se este for um modelo de plástico simples, um artesão doméstico com um conjunto mínimo de ferramentas poderá instalá-lo.

Além disso, antes de comprar, seria uma boa ideia olhar o modelo que você gosta e verificar se nada fica pendurado ou rangendo sob seus dedos. É preciso prestar atenção que existe uma seta no topo, marcada pelo fabricante.

Cada produto de qualidade deve indicar a direção do movimento do esgoto, o que elimina erros durante a instalação.

Você precisa solicitar ao vendedor uma garantia do fabricante para este produto. Um produto de alta qualidade produzido na fábrica sempre traz documentos de garantia e recomendações de instalação.

Princípio de funcionamento de uma válvula de retenção
Em residências particulares e chalés, a válvula de corte também pode desempenhar a função de proteção contra roedores

Recursos de instalação de um dispositivo de bloqueio

A melhor opção para instalar uma válvula de corte é reformar um apartamento ou construir uma casa.É nesta fase que é mais fácil projetar a localização da sua colocação e calcular o comprimento necessário dos tubos. Neste caso, o dispositivo de bloqueio será instalado durante montagem de todo o sistema de esgoto.

Opção de instalação de válvula de retenção de plástico
As válvulas de retenção plásticas para instalação de redes internas de esgoto são produzidas com elementos moldados que facilitam a instalação e decoram passagens em estruturas prediais

Na maioria das vezes acontece que ninguém planeja fazer reparos, mas a válvula precisa ser instalada. Então você deve escolher este dispositivo com base na realidade do seu sistema de esgoto. Caso a válvula de corte já tenha sido selecionada e adquirida, você poderá tratar da questão de sua instalação.

Existem 2 opções:

  • faça tudo sozinho;
  • convide um encanador.

Dependendo do material das tubulações do apartamento/casa, os métodos de instalação e a lista de trabalhos necessários serão diferentes. O preço da emissão também será diferente - para conexões de ferro fundido, retirar uma peça para instalar uma válvula de corte neste local é muito mais caro do que uma quantidade semelhante de trabalho com materiais plásticos.

Ao escolher a opção de convidar um mestre, você só precisará de recursos para pagar seus serviços. Também é aconselhável acompanhar a obra e verificar a qualidade da instalação para que posteriormente não surjam problemas. É melhor entrar em contato com um encanador que atende sua casa/está designado para uma área específica.

Opção de conexão a uma tubulação de plástico
A válvula de retenção é conectada à tubulação plástica de esgoto por meio de um elemento de conexão projetado para exceder a pressão padrão na rede. Não permite vazamentos

Se você decidir fazer tudo sozinho, primeiro você precisa examinar a teoria da instalação ou ler uma breve instrução sobre como instalar uma válvula de retenção em um sistema de esgoto.

Em primeiro lugar, você precisará verificar o dispositivo adquirido em funcionamento antes de instalá-lo. Para fazer isso, você pode usar, por exemplo, um jato de água de uma torneira. Depois de testar a funcionalidade da válvula e certificar-se de que ela só permite que a água flua em uma direção, você pode prosseguir para a próxima etapa.

O segundo passo é medir o comprimento do dispositivo de retorno e marcar o local de instalação levando em consideração essas dimensões. É importante aqui que haja livre acesso à válvula - será necessária uma inspeção periódica.

Quando tudo estiver marcado, deverá retirar/cortar um troço do tubo, em cujo lugar será instalado um dispositivo de corte. Durante a instalação, você precisa usar um anel de vedação e selante ou fita adesiva para garantir uma conexão confiável e evitar vazamentos.

Conectando uma válvula de retenção usando um cotovelo
Para conectar a válvula de retenção no ponto de mudança de direção da linha de esgoto, são utilizados cotovelos com vedações. Eles permitem que você crie um ângulo de curvatura ideal e garanta uma conexão confiável

O mesmo deve ser feito com as válvulas de corte restantes se você planeja instalar dispositivos de corte separados em cada encanamento.

Você deve posicionar corretamente a válvula seguindo as instruções que acompanham o dispositivo, ou pode observar a seta vermelha que indica a direção do movimento do esgoto.

Quando todas as juntas da tubulação de esgoto com a válvula de corte estiverem bem isoladas, deve-se verificar o trabalho realizado abrindo a torneira ou drenando a água do tanque de drenagem.Se nada vazar no local de instalação, significa que tudo foi feito com eficiência e você não precisa se preocupar.

Válvula de corte em todos os acessórios de encanamento
A opção com dispositivos de bloqueio separados em cada encanamento é mais conveniente - desta forma o apartamento ficará protegido de forma mais confiável em caso de entupimento de esgoto

Ao instalar uma válvula de corte em uma tubulação de esgoto comum de uma casa de campo/chalé, deve-se também garantir o livre acesso à mesma, mesmo que esteja localizada na rua. A parte externa da rede de esgoto, juntamente com o dispositivo e demais acessórios, deve ser equipada com cabo de aquecimento ou sistema de isolamento térmico.

Regras para usar o dispositivo

Para que a válvula de retenção proteja a casa/apartamento do fluxo reverso da água do esgoto por um longo período, ela deve passar por manutenção em tempo hábil. Portanto, é importante fornecer acesso conveniente a ele.

Escotilha para inspeção de dispositivos
A cada 6-12 meses será necessário abrir/desparafusar a tampa de inspeção e, se necessário, remover detritos acumulados na válvula

É possível que durante o processo de retirada da água usada ocorram ruídos, rangidos e outros sons desagradáveis. Neste caso, é necessário verificar a válvula de corte com antecedência - são possíveis avarias na forma de peças desgastadas ou entupimentos inesperados.

Se você não verificar tudo a tempo, quando o esgoto voltar, o aparelho não conseguirá cumprir sua finalidade e água suja começará a sair de todos os encanamentos.

Pia inundada com drenagem
É aconselhável instalar válvulas de retenção em cada encanamento para que se uma delas quebrar, as demais funcionem

No caso de utilização de dispositivo automático com motor elétrico, deve-se seguir rigorosamente as recomendações para sua manutenção e trocar peças de reposição em tempo hábil.Os períodos de desgaste de elementos individuais do dispositivo são indicados pelo fabricante nas instruções.

Dispositivo de travamento com motor elétrico
É importante seguir as recomendações e cronogramas de manutenção dos dispositivos de corte com motor elétrico para garantir a máxima proteção da sua casa/apartamento contra inundações.

Acontece que durante a auditoria foi descoberto desgaste de algumas peças que não podem ser substituídas - o fabricante não produz as peças de reposição necessárias.

Modelos simples de válvulas de retenção
Nos modelos simples com válvulas, se a peça de travamento falhar, é melhor comprar e instalar uma nova válvula para substituir a danificada

Não se deve reparar uma peça danificada com materiais improvisados ​​- não há garantia de que, se necessário, um amortecedor caseiro aguente a pressão das águas residuais da tubulação na direção oposta.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vídeo sobre os benefícios de uma válvula de retenção e as características de sua instalação:

Funcionamento de válvula de retenção na parte externa de uma rede de esgoto autônoma:

O vídeo demonstra claramente o funcionamento das válvulas de retenção para redes domésticas:

Alguns artesãos conseguem fazer algum tipo de válvula de retenção por meios improvisados. Mais detalhes neste vídeo:

A instalação da válvula de corte deve ser realizada na fase de montagem da rede de esgoto. Isso é claramente demonstrado no vídeo:

Deve escolher uma válvula de retenção adequada para a rede de esgotos da sua casa/apartamento tendo em conta a localização e ramificação das tubagens. Você pode instalá-lo sozinho ou contratar um encanador - tudo depende de suas habilidades e da quantidade de trabalho a ser feito.

O principal é não se esquecer de inspecionar a válvula a cada 6-12 meses e remover quaisquer bloqueios que apareçam para que possa proteger eficazmente a casa/apartamento em caso de fluxo reverso dos esgotos.

Gostaria de falar sobre como escolheu uma válvula de retenção para seu equipamento de esgoto? Tem dúvidas ou conselhos valiosos que gostaria de compartilhar com os visitantes do site? Por favor, escreva comentários e deixe fotos sobre o tema no bloco localizado abaixo do texto do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Andrei

    A válvula de retenção tem me permitido viver em paz há quatro anos. Sim, moro no primeiro andar de um prédio de nove andares, ainda construído na União Soviética. Anteriormente, os ralos entupiam pelo menos quatro vezes por ano. E jogaram tudo no banheiro - meia-calça infantil, bolsas, ossos, sem falar nos itens de higiene feminina. E aí instalei uma válvula de ferro fundido no meu vaso sanitário, vertical e pronto... Aliás, agora os vizinhos de cima periodicamente têm uma casa cheia de problemas. É uma coisa simples, não é difícil de instalar (é melhor chamar uma pessoa experiente), mas é muito prático, permite viver como um homem branco, e não ter que limpar esgoto em todo o riser.

  2. Periodicamente, o sistema de esgoto do apartamento em Khrushchev fica entupido. O problema é que tenho um horário de trabalho diário e não fico muito tempo em casa. Uma válvula de retenção ajudará a manter seu apartamento seguro? E isso não prejudicará os vizinhos?

    • Especialista
      Nikolai Fedorenko
      Especialista

      Olá. Em primeiro lugar, aconselho que resolva o problema de entupimento de esgoto contactando a sociedade gestora. Garantir o funcionamento normal do sistema de esgoto é de sua responsabilidade!

      Quanto à questão da instalação de válvula de retenção para esgoto, a presença deste dispositivo protegerá seu apartamento de inundações com retorno de água da tubulação de esgoto.É preferível confiar a instalação a um especialista qualificado, melhor ainda pedir ajuda na escolha do modelo mais adequado especificamente para o seu apartamento. Você não precisa se preocupar com seus vizinhos; instalar uma válvula de retenção não os afetará de forma alguma; os vizinhos acima vão até agradecer.

      Esqueci de esclarecer - em que andar você mora? Se for no primeiro ou segundo andar, justifica-se a instalação de uma válvula de retenção. O terceiro andar e acima já está em questão, uma vez que a coluna de líquido residual raramente sobe acima deste nível.

  3. Lyudmila

    Moramos no 6º andar de um 9º andar. em casa Esta semana, pela segunda vez em cinco anos, houve inundações de remanso na pia da cozinha. Chamar a equipe de emergência e limpar novamente o riser com um cabo de 10 metros e inundar o chão com lama preta do riser. No 5º andar a água vazava da pia. O que você aconselha?

    • Especialista
      Nikolai Fedorenko
      Especialista

      Olá. Aconselhamo-lo a apresentar uma reclamação oficial ao Código Penal, deixá-los descobrir qual é o motivo e resolver o problema. Se não quiserem ir ao Rospotrebnadzor, à inspetoria de habitação e assim por diante.

  4. Sofia

    Moro no 6º andar e já fui inundado duas vezes. Portanto, as palavras sobre 1-2 andares são injustificadas

  5. Alexandre

    O 7º andar do prédio 12 também ficava inundado, periodicamente apareciam bolhas de ar com respingos do vaso sanitário e da pia, por mais que eu ligasse e reclamasse que não adiantou, eles vinham limpar e tudo se repetia.

  6. Elena

    Essa é uma dúvida, digamos que eu instale essa válvula e quando começar o backdraft, que claro que não vou saber, e nesse momento eu, por exemplo, vou dar descarga. O que vai acontecer? Ele não vai pisotear tudo em minha direção? A válvula funcionará? A água vai baixar?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica