Esgoto interno: opções de instalação em apartamento e casa particular

O esgoto interno devidamente conectado em uma nova casa é a chave para o funcionamento normal dos equipamentos de encanamento e a ausência de odores desagradáveis, e a instalação profissional de tubulações permite manter a integridade das novas reformas nas instalações.

Para tomar as decisões corretas no processo de instalação de esgoto, é necessário conhecimento dos esquemas de sua disposição e dos materiais necessários. Neste artigo contaremos em que consiste o sistema de esgoto interno e os princípios básicos de sua disposição.

Tipos de canos de esgoto

Para as necessidades domésticas, os canos de esgoto são feitos de diversos materiais e diâmetros diferentes.

Teoricamente, quanto maior o diâmetro e mais espessa a parede, melhor será a capacidade de cross-country e menor será o risco de flacidez do tubo. Mas a estética da aparência e do preço alteram a real escolha das pessoas na hora de adquirir esses produtos.

Qual material é usado para produção?

Sua durabilidade e tranquilidade para os moradores dependem do material das tubulações de esgoto.

Tipos de canos de esgoto
A escolha do material para canos de esgoto é melhor feita com um especialista. Produtos baratos podem vazar rapidamente ou ficar deformados com o próprio peso.

Há muito tempo que as tubulações de esgoto em ferro fundido não são utilizadas em sistemas de esgoto doméstico, seu lugar foi ocupado por análogos de plástico, que podem ser feitos dos seguintes materiais:

  1. Polietileno. Os canos de esgoto feitos deste material são flexíveis e flácidos, por isso suas juntas são difíceis de vedar. Os tubos de polietileno são utilizados em esgotos industriais, onde são reforçados com anéis transversais e utilizados em áreas de terreno difícil. Não são utilizados em esgotos internos.
  2. Polipropileno. Bastante caro, mas possui boa resistência mecânica.Os tubos de esgoto feitos com este material são resistentes ao calor, a partículas abrasivas e toleram bem a limpeza dos cabos.
  3. Cloreto de polivinila. Os tubos de PVC são quase iguais aos tubos de polipropileno em suas propriedades, mas são um pouco mais barulhentos e podem dobrar quando a água flui através deles acima de 70 graus.

Suficiente para esgoto de apartamentos e intradomicílios Tubos de PVC ou polipropileno, que, se instalado corretamente, durará várias décadas.

Diâmetros de tubos para esgoto

Existem diâmetros padrão de tubos de esgoto que permitem combinar produtos de diferentes fabricantes.

Diâmetros populares de tubos de esgoto
Quanto mais espessa a parede, menos os tubos dobram, portanto, se forem longos, recomenda-se adquirir produtos mais grossos e com maior rigidez

Os tubos mais comuns na instalação de esgoto interno têm diâmetro de 40 mm e 50 mm.

Para risers, utiliza-se um tubo com diâmetro de 110 mm, mas em chalés de vários andares seu tamanho pode ser aumentado. Para conectar tubos de diferentes folgas, são utilizados adaptadores e tubos de tamanhos apropriados.

Diâmetros necessários de tubos de esgoto
Valores mínimos indicados. Caso haja grande quantidade de gordura e resíduos nos ralos, recomenda-se aumentar os diâmetros dos tubos para o próximo tamanho padrão

Tecnologia de montagem de tubos

O procedimento de montagem de canos plásticos de esgoto é extremamente simples e semelhante ao de um construtor infantil. Cada um dos tubos tem comprimento de 3 a 5 metros, e seu tamanho mínimo é ajustado com serra ou cortador de tubos especial.

Diagrama de conexão da tubulação de esgoto
As pontas lisas dos tubos devem ser bem limpas e bem inseridas no encaixe, caso contrário poderão acumular-se resíduos de cabelos e produtos fibrosos na junta interna

O tubo ou adaptador adquirido possui duas extremidades diferentes: lisa e com extensão (soquete). A extremidade simples de outro tubo é inserida no encaixe.Para vedar a conexão, a extensão possui uma ranhura para instalação de um anel de borracha. Para melhor deslizamento durante a instalação, a vedação pode ser lubrificada com uma fina camada de silicone.

É necessário lubrificar o anel de borracha com selante somente durante a instalação final do sistema, e não durante o processo de montagem.

Cálculo do ângulo de inclinação

A peculiaridade do esgoto interno é que tanto a inclinação insuficiente quanto a excessiva das tubulações levam ao seu entupimento. Com uma ligeira inclinação, as partículas sólidas depositam-se no fundo sem serem arrastadas por um jato fraco de água.

Com uma grande porcentagem de inclinação, o líquido transparente sai rapidamente e as partículas de alimentos permanecem e endurecem nas paredes, o que eventualmente estreita o lúmen do tubo. A inclinação máxima permitida não deve ser superior a 150 mm por metro de tubo.

O cumprimento das normas para instalação horizontal de tubulações leva a um efeito de “autolimpeza”, no qual as partículas sólidas são lavadas pelo fluxo de água no riser e não se depositam na parede interna do esgoto.

Dados estimados de inclinação do esgoto
Os tamanhos de declive indicados no diagrama podem ser aumentados em 25% sem risco de consequências negativas, mas não é recomendado tornar o declive menor que esses valores

Os valores de inclinação indicados são calculados por um metro de tubo, portanto, se um tubo de três metros com diâmetro de 50 mm sai da pia de uma casa, então a diferença em seus níveis no riser de esgoto e na junção com o sifão deve ter pelo menos 9 cm.

Para obter mais informações sobre como calcular o ângulo de inclinação das tubulações de esgoto, leia este material.

Por que você precisa de um selo d'água?

O cheiro de esgoto permanece em tubulações e risers devido a um fenômeno hidrofísico como selo d'água. Este é um tampão de água que se forma no sifão devido à água drenada.Impede que cheiros pútridos entrem no banheiro.

Tipos de sifões de encanamento
Para evitar que a água do sifão seque durante uma longa ausência do apartamento, é recomendável colocar um pouco de óleo vegetal na pia ou no ralo do vaso sanitário para reduzir a área de evaporação

Se as tubulações de esgoto tiverem permeabilidade insuficiente, durante uma drenagem massiva de água, o selo d'água poderá falhar. Ao mesmo tempo, devido ao efeito sifão, toda a água sai pela curva e o ar putrefativo entra na sala vindo do esgoto.

Esgoto interno de uma casa particular

Ao organizar e projetar o sistema de esgoto interno de uma casa de campo, podem ocorrer erros e deficiências, que são acompanhados pela necessidade de refazer obras de instalação já concluídas.

Tais situações podem ser minimizadas seguindo as seguintes instruções e regras para planejamento e montagem do sistema de esgoto de uma casa individual.

Principais pontos de arranjo

O sistema de esgoto interno de uma casa assume a forma de um complexo de risers, tubos e peças de conexão de plástico, que é usado para drenar águas residuais de equipamentos hidráulicos e outros dispositivos que utilizam água.

Diagrama do sistema de esgoto para uma casa individual
O principal elemento do sistema de esgoto interno da casa é um riser vertical, que coleta a água do restante da distribuição horizontal. Em casas grandes pode haver dois deles para facilitar a instalação e planejar mais livremente a disposição dos cômodos

A parte superior do riser é instalada acima do telhado da casa e é equipada com uma tampa ou válvula especial que permite a entrada de ar na tubulação durante o escoamento da água para evitar o efeito sifão e falha do selo d'água.

Plano de esgoto para uma casa individual
De acordo com as normas, o tubo de drenagem deve ser instalado na cobertura a uma altura de pelo menos 50 cm da superfície da cobertura.

Também é possível um esquema de anel de ventilação, no qual a borda mais distante do tubo de saída horizontal é conectada ao riser acima do ponto de drenagem.

O riser é conduzido para fora da casa através do porão ou espaço subterrâneo até a rua e até o poço. Do tubo vertical há uma fiação plástica para o vaso sanitário, pias e outros equipamentos. Os sifões estão localizados entre os canos de esgoto e os encanamentos, o que evita a entrada de odores desagradáveis ​​​​no ambiente.

Circuito de ventilação de esgoto
A ventilação circular só faz sentido se não houver saída do ventilador ou sua altura elevada acima do nível de entrada da fiação horizontal para o riser

Estágios de projeto de circuito

Se o layout da casa não for feito por uma organização de design especializada, mas pelo próprio proprietário, ele deverá planejar ele mesmo a localização da cozinha, dos banheiros e das linhas de esgoto.

Uma análise preliminar das necessidades permitirá posteriormente decorar os quartos como deseja e não como as circunstâncias o obrigam.

O procedimento para projetar um sistema de esgoto interno é o seguinte:

  1. Faça uma planta de casa em um terreno e determine a localização do poço de drenagem. Se o encanamento estiver localizado em vários andares, a planta deverá ser andar por andar.
  2. Marque a localização dos tirantes verticais.
  3. Desenhe a localização de todos os equipamentos que necessitam de linhas de esgoto.
  4. Desenhe tubos horizontais que vão do equipamento até os risers.
  5. Determine o diâmetro do riser e o comprimento do tubo do ventilador.
  6. Analise a necessidade de adquirir cotovelos, tees e adaptadores de plástico.
  7. Considere a possibilidade de esgoto oculto e a necessidade de caixas decorativas.

De acordo com o diagrama traçado, será então instalada toda a rede de esgoto interna.Quanto mais cuidadosamente for planejado o diagrama de fiação plástica, menos problemas haverá durante sua instalação.

Cálculos de planejamento

Fazer uma representação gráfica do sistema de esgoto interno de uma casa de campo é a chave para evitar grandes erros de engenharia. Para resolver pequenos detalhes, é necessário um cálculo preciso dos parâmetros do sistema de esgoto.

Portanto, é necessário pegar o diagrama já desenhado e analisar os seguintes parâmetros:

  • calcular o comprimento dos tubos plásticos horizontais e a possibilidade de atender aos seus padrões de inclinação;
  • calcular o número e diâmetro necessários de vedações, elementos de conexão, adaptadores;
  • determinar se o equipamento de bombeamento é necessário para o funcionamento normal do sistema de esgoto;
  • calcule o fluxo simultâneo máximo através dos tubos de abastecimento. Um tubo com diâmetro de 40 mm geralmente é suficiente para um dispositivo;
  • considere a necessidade de um circuito de ar adicional se a descarga do vaso sanitário estiver localizada acima do nível de outros equipamentos no sistema de distribuição horizontal.

A execução correta das etapas acima tornará o sistema de esgoto eficiente e operacional mesmo sob cargas máximas e pequenos bloqueios de tubulações.

Sequência de trabalho de instalação de encanamento

Ao planejar a construção de uma casa, é necessário focar na seguinte sequência de instalação de seu sistema de esgoto interno:

  1. São instalados risers, suas extremidades levam ao telhado e ao porão.
  2. As entradas para banheiros são conectadas a risers.
  3. Uma fiação horizontal é formada e uma extremidade é conectada ao riser.
  4. Os sifões são conectados a instalações hidráulicas.
  5. Os encanamentos estão conectados ao sistema de esgoto.

A organização de um sistema de esgoto externo pode ser feita antes ou depois das ações descritas.

Após a instalação de ambos os sistemas, eles são combinados em um, conectando os risers internos ao tubo de drenagem externo.

A junção de esgoto externo e interno
Ao colocar uma tubulação de esgoto pela fundação, ela é inserida em uma luva metálica, o que evitará danos ao esgoto em caso de assentamento da casa

Esgoto interno no apartamento

A organização do esgoto interno em um prédio alto não difere muito daquela de uma casa de campo, mas ainda tem nuances próprias. Não há necessidade de escolher diagramas de fiação de plástico, porque a localização dos risers e dos quartos está incluída na planta geral da casa.

Princípios de design de interiores

O esgoto interno é baseado nos seguintes princípios:

  • o sistema opera segundo o princípio da gravidade sem o uso de unidades compressoras;
  • todo o sistema de esgoto do apartamento está conectado a risers comuns do edifício;
  • a base para o desempenho do sistema é o cumprimento das normas de inclinação das tubulações de esgoto;
  • Tubos de drenagem de ventilação são usados ​​​​para equalizar a pressão intra-esgoto.

O cumprimento por todos os moradores de um prédio de apartamentos desses princípios na instalação de esgoto interno permite que os vizinhos não se preocupem com inundações e odores desagradáveis ​​​​nos banheiros.

Características do layout do apartamento

A troca da rede de esgoto de um apartamento é bastante difícil, pois os vasos sanitários devem estar sempre localizados próximos a um espelho vertical. A movimentação de vários metros será acompanhada pela necessidade de colocação de tubos de 110 mm em todo o apartamento, o que não agregará estética ao aspecto dos quartos.

Layout de banheiros em apartamentos grandes
A maioria dos apartamentos de quatro quartos (cinco quartos, etc.) tem duas colunas de esgoto devido à distância entre a cozinha e o banheiro

A disposição dos quartos e o número de risers de esgoto em edifícios altos são limitados apenas pela imaginação do projetista, mas eles também tentam cumprir as regras básicas para a instalação de tais sistemas.

Opções com dois banheiros são raras em apartamentos domésticos, mas a cozinha e o banheiro podem ser separados por um corredor em dois circuitos de esgoto independentes. Então, cada sala tem seu próprio espelho vertical.

Conectando tubos ao riser de esgoto
Não é recomendado preencher completamente o espaço entre pisos próximo ao espelho com concreto. É melhor preenchê-lo com um material não absorvente, como grandes pedaços de espuma, e depois cobrir com uma pequena camada de cimento por cima

Há sempre um tubo separado de 110 mm do vaso sanitário. Ele pode aceitar suprimentos adicionais de outros equipamentos de encanamento ou destinar-se exclusivamente à descarga do vaso sanitário.

No esquema clássico, uma pia é conectada à fiação horizontal na extremidade do tubo, depois uma banheira ou chuveiro é conectada e, em seguida, uma máquina de lavar com pia. Depois disso, o tubo é conectado ao tee do vaso sanitário ou diretamente ao riser.

É obrigatório na cobertura de todos os prédios de apartamentos tubo de drenagem está instalado, que equaliza a pressão do ar no riser e no interior da casa.

Procedimento de instalação de esgoto

Antes de adquirir um novo encanamento para seu apartamento, você precisa entender a futura estrutura da rede de esgoto para que não haja problemas com a instalação do equipamento hidráulico adquirido.

Para fazer isso você precisa:

  1. Determine os tipos de acessórios de encanamento e seus locais de instalação.
  2. Desenhe diagramas de tubulações levando em consideração seus ângulos de inclinação.
  3. Verifique se o tamanho e a altura dos furos nas paredes são suficientes para a instalação da fiação planejada.
  4. Determine a quantidade de produtos e materiais para instalação e adquira-os.
  5. Realize uma instalação experimental de tubos e verifique a possibilidade de sua instalação.
  6. Desmonte o antigo sistema de esgoto, se necessário.
  7. Finalmente instalar linha de esgoto.
  8. Instale equipamento de encanamento e conecte-o ao sistema de esgoto.
  9. Verifique o sistema resultante quanto a vazamentos.

Se tudo for feito corretamente, depois de verificar se há vazamentos você poderá usar o encanamento como quiser.

Regras básicas de planejamento

Ao planejar um esquema de esgoto interno, é importante seguir uma série de regras que ajudarão a economizar tempo e garantir a durabilidade do sistema montado.

Dicas para organizar um espelho e um banheiro:

  1. O vaso sanitário deve ter conexão própria com o espelho vertical. Ao conectar o dispositivo a uma distribuição horizontal comum, a vedação de água no encanamento adjacente pode quebrar.
  2. A folga do tubo ascendente deve ser igual ou superior ao diâmetro do orifício de drenagem do vaso sanitário, mas não inferior a 110 mm.
  3. É necessário fornecer escotilhas especiais no riser vertical para inspeções. A altura ideal de sua localização é de 1000 mm do chão.
  4. É inaceitável conduzir a borda do tubo do ventilador para dentro da chaminé.
  5. Se o teto entre pisos do banheiro for preenchido com cimento, o espelho de plástico será colocado em uma luva de plástico especial.

Regras para projetar fiação horizontal:

  1. O tamanho do tubo de drenagem do encanamento deve ser menor que o diâmetro do tubo de esgoto que drena a água.
  2. O comprimento do tubo de drenagem que vai do vaso sanitário até o espelho não deve exceder 1 metro, de outros aparelhos - 3 M. Para tubos mais longos, é necessário aumentar seu diâmetro para 70 cm ou mais, ou enrolar os tubos com ventilação do riser vertical acima do ponto de drenagem.
  3. Os tubos horizontais não devem ser conectados com cotovelos retangulares devido ao risco de entupimento. É melhor conectá-los através de dois cotovelos com um ângulo de 135 graus.
  4. A tomada das tubulações de esgoto deve estar voltada para o fluxo de água.
  5. Ao instalar sistemas de esgoto em caixas fechadas, você pode revestir os tubos com lã mineral para isolamento acústico.
  6. Uma ranhura para tubos em paredes estruturais pode ser perigosa, portanto sua instalação só é possível com a autorização de um engenheiro.
  7. É aconselhável equipar ralos da máquina de lavar louça e da pia Armadilhas de graxa.
  8. Ao conectar equipamentos de encanamento, a borda inferior do tee deve ser girada até a metade da altura do soquete.
  9. Tubos de plástico longos devem ser fixados com braçadeiras para evitar flacidez.

Após a conclusão da instalação da rede de esgoto interna, é necessário encher a pia e a pia até a borda com água, abrir o ralo e também drenar completamente o vaso sanitário.

Se não houver vazamentos ou odores desagradáveis, a maioria das regras foi seguida.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Para se familiarizar visualmente com o correto planejamento da localização das tubulações de esgoto, é recomendável assistir aos vídeos a seguir.

Projetando um tubo de drenagem em uma casa particular:

Regras para organização de esgoto interno:

Nuances do esgoto interno em um prédio de apartamentos:

As opções apresentadas para colocação de canos de esgoto em habitações são típicas. A importância não está em copiar as opções propostas, mas em seguir as regras e princípios de planejamento e instalação da rede de esgoto. Somente o cumprimento deles pode eliminar a necessidade de reparos adicionais devido a vazamentos e não conformidade dos equipamentos com os parâmetros de esgoto.

Você tem alguma dúvida, encontrou alguma deficiência no artigo ou tem experiência pessoal em organização de esgoto interno? Deixe seus comentários, tire dúvidas e compartilhe sua experiência no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. namorados

    A sogra da casa velha simplesmente ficou horrorizada com o sistema de esgoto - bagunçaram tanto o ângulo de inclinação quanto o selo d'água, enfim, não sei que gênio o instalou. O resultado é deplorável - ao lavar na máquina, às vezes um pouco dessa água escapava para o banheiro e para a pia, e muitas vezes apareciam cheiros de algo podre, ou seja, sistema de esgoto. Tudo teve que ser refeito porque era completamente insalubre!

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica