Caixas de gordura para esgoto: tipos, regras de seleção + procedimento de instalação
Elementos gordurosos contidos nas águas residuais podem bloquear a tubulação, causando entupimento. Os ácidos graxos tendem a causar corrosão de metais e destruir tubulações, tornando o sistema de esgoto inutilizável.
As caixas de gordura para esgoto, que são instaladas no riser até o ponto de escoamento da água usada, ajudarão a solucionar esse problema. Neste material falaremos sobre as características de design desses dispositivos, seus tipos e características que você precisa prestar atenção na hora de escolher uma caixa de gordura para sua casa.
O conteúdo do artigo:
- Design e princípio de funcionamento do dispositivo
- Finalidade e vantagens das caixas de gordura
- Tipos de caixas de gordura por finalidade
- Como escolher a caixa de gordura certa?
- Propriedades de desempenho de separadores
- Tecnologia de instalação de equipamentos
- Revisão de fabricantes populares de caixas de gordura
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Design e princípio de funcionamento do dispositivo
A principal função de uma caixa de gordura é filtrar o esgoto de graxas, óleos e sólidos que poluem o meio ambiente.
O equipamento consiste em vários elementos, são eles:
- compartimento de instrumentos, onde são coletados gordura e óleo;
- frasco de 2-3 compartimentos, destinados à decantação de águas residuais;
- tubo de escape, conectado à rede de esgoto;
- tubo de entrada;
- tampa removível selada, evitando a ocorrência de odores desagradáveis.
O separador de gordura para esgoto consiste em uma caixa selada de peça única com tampa. A tampa removível permite a manutenção preventiva ou limpeza manual do tanque quando necessário.
Existem 2 tubos conectados ao corpo - entrada e saída. O tanque é dividido em 2 ou 3 compartimentos, que se comunicam entre si e são projetados para separar óleo, gordura e sólidos.
Do último compartimento, as águas residuais desengorduradas e tratadas são lançadas na rede de esgoto.
Qualquer modelo de caixa de gordura para esgoto funciona segundo o princípio da gravidade. Partículas de gordura e óleo se acumulam na superfície do filtro, por serem muito mais leves que a água.
Em seguida, caem em um tanque de decantação especial, de onde são facilmente removidos manualmente, por meio de equipamentos especiais ou equipamentos especiais.
Geralmente, enzimas especiais são adicionadas ao dispositivo para quebrar a gordura acumulada. Eles permitem aumentar significativamente o tempo entre a limpeza do dispositivo.
Finalidade e vantagens das caixas de gordura
Modelos mais complexos de caixas de gordura são usados em grandes empresas e são projetados para purificar efetivamente águas residuais de partículas sólidas, impurezas contendo gordura e óleo.
De acordo com as normas sanitárias na produção de carnes e laticínios e nos estabelecimentos de alimentação pública, é obrigatória a instalação de equipamentos coletores de gordura na rede de esgoto.
Dispositivos industriais são instalados na saída de uma estrutura de tratamento que realiza o tratamento primário de águas residuais.
Dispositivos industriais são desenvolvidos pelos fabricantes para garantir que água limpa, purificada de impurezas estranhas, entre no sistema de esgoto, separando e removendo ainda mais o componente gorduroso da massa residual.
A instalação de um coletor de gordura ajudará a evitar falhas no esgoto devido aos efeitos dos depósitos de graxa. Também protege o meio ambiente da liberação de impurezas nocivas que podem causar danos irreparáveis ao meio ambiente.
Esses separadores são indispensáveis não só na produção, mas também na vida cotidiana. Eles protegem de forma confiável os canos de esgoto contra a ocorrência de válvulas de graxa ou bloqueios. Na 1ª etapa, o aparelho recebe a água doméstica e separa os acúmulos de gordura e óleo.
Na 2ª etapa, observa-se a separação final dos depósitos de gordura e a retirada da água efetivamente purificada para a rede de esgoto. O dispositivo retém gorduras não emulsionadas e as remove das águas residuais.
A utilização de equipamentos de remoção de gordura apresenta uma série de vantagens:
- Estanqueidade do equipamento. Devido ao aperto da caixa, a possibilidade de entrada de líquido estranho no filtro é excluída.
- Praticidade e versatilidade. É possível a instalação de vários dispositivos adicionais. O sensor para acúmulo de substâncias nocivas é especialmente procurado.
- Sem odores desagradáveis. Devido à estanqueidade da caixa, os odores que normalmente surgem durante a decomposição das gorduras não penetram na divisão.
- Fácil de instalar. A instalação de caixas de gordura internas não requer nenhuma habilidade especial e é realizada em 4 etapas.
- Facilidade de manutenção. A limpeza da maioria dos modelos de caixas de gordura não exige muito esforço, podendo ser feita manualmente com as ferramentas disponíveis.
- Custo aceitável. Os dispositivos têm um preço baixo em comparação com outros tipos de filtros.
Além dessas vantagens, o aparelho que coleta gordura também tem uma longa vida útil. Todos os equipamentos são confeccionados com materiais de alta qualidade e resistentes ao desgaste, o que garante sua durabilidade.
Tipos de caixas de gordura por finalidade
Os equipamentos para uso doméstico são instalados sob a pia em edifícios residenciais, apartamentos e pequenos estabelecimentos de restauração - bares, restaurantes, cafés, confeitarias e cantinas.
Existem 2 tipos principais de armadilhas de gordura:
- eletrodoméstico;
- industrial.
São elementos obrigatórios dos sistemas de esgotos dos estabelecimentos do tipo restauração. Os aparelhos filtram a gordura que se forma após a lavagem da louça suja.
As caixas de gordura domésticas são limpas manualmente e utilizadas com vazão de líquido de até 1,5 metros cúbicos por hora. As caixas de gordura industriais são instaladas em indústrias cujas águas residuais contêm uma quantidade significativa de gordura, óleo e outras impurezas estranhas.
A utilização de dispositivo industrial para coleta de graxa é obrigatória em grandes empreendimentos se a vazão de água for superior a 2 metros cúbicos por hora. A sua limpeza é efectuada de forma automática - através de mecanismos especiais.
Como escolher a caixa de gordura certa?
Cada comprador escolhe independentemente um modelo de caixa de gordura, dependendo dos requisitos do dispositivo e da capacidade financeira. Independentemente do modelo que você desejar, será possível solucionar o atual problema de acúmulo de impurezas de gordura e óleo, que podem levar ao entupimento da rede de esgoto.
Caixas de gordura por tipo de instalação
Existem vários critérios para escolher uma caixa de gordura especial.
De acordo com o método de instalação, os separadores são divididos em 2 tipos:
- instalado ao ar livre;
- usado dentro de casa.
Existem modelos separados para cada método de instalação. É raro encontrar soluções “mistas” instaladas tanto no exterior como no interior.
Caixas de gordura de qualquer tipo são instaladas no sistema de esgoto.Nos estabelecimentos de restauração e nas indústrias de transformação de carne, laticínios e pescado, a utilização de separadores para separação de gordura é um pré-requisito.
Os separadores de gordura domésticos podem ser instalados de várias maneiras:
- em uma sala separada;
- sob acessórios de encanamento;
- no porão.
A escolha da melhor opção depende de vários critérios: as dimensões do equipamento e a facilidade de uso.
As caixas de gordura externas são feitas de materiais mais duráveis, pois devem resistir com eficácia à pressão externa do solo.
A instalação de tal separador de gordura é um processo complexo e de várias etapas. Numa primeira fase são realizadas as terraplanagens, depois o local é concretado e só então se pode proceder à instalação.
Por isso, para instalar caixas de gordura, costumam recorrer a empresas especializadas.
De que material é feito o equipamento?
O corpo das caixas de gordura pode ser feito de plástico, fibra de vidro ou aço inoxidável.
As caixas de gordura plásticas são caracterizadas pelas seguintes propriedades: aparência atraente e baixo rendimento. Destinam-se principalmente ao uso doméstico, por isso são instalados em ambientes internos.
Vantagens dos separadores de gordura de plástico:
- Respeito ao meio ambiente do material. O plástico é considerado seguro para o meio ambiente e para as pessoas.
- Praticidade. O material permite que os fabricantes produzam dispositivos de tamanhos padrão e adaptados às necessidades individuais do cliente.
- Facilidade de manutenção. O equipamento pode ser limpo manualmente usando as ferramentas disponíveis.
- Durabilidade. O plástico tem uma longa vida útil, o aparelho pode durar até 30 anos.
Para o correto funcionamento das caixas de gordura, recomenda-se a utilização de sensor de nível de depósito de gordura e óleo ou outros dispositivos adicionais
A fibra de vidro é feita de fibra de vidro e um aglutinante de polímero. As caixas de gordura de fibra de vidro possuem excelentes características de resistência. Devido a isso, podem ser instalados tanto em ambientes internos quanto externos.
As principais vantagens de um separador de gordura feito de fibra de vidro confiável:
- Resistência a ambientes agressivos. Os dispositivos são resistentes a condições climáticas extremas e produtos químicos nocivos.
- Maior força. As caixas de gordura feitas de fibra de vidro provaram ser equipamentos duráveis e confiáveis.
- Leve e fácil de cuidar. Os separadores de gordura de fibra de vidro são fáceis de limpar.
O design das caixas de gordura de fibra de vidro pode ser horizontal ou vertical
O equipamento de separação de gordura feito de aço inoxidável durável é o mais caro entre os diferentes modelos. Pode ser instalado em ambientes externos e internos.
Alguns fabricantes fabricam separadores de impurezas gordurosas de aço galvanizado. As características de qualidade de tais dispositivos são inferiores às dos dispositivos de aço inoxidável.
As caixas de gordura feitas de aço inoxidável se distinguem por altas propriedades higiênicas, excelentes características de desempenho e longa vida útil. Também é importante notar as altas qualidades anticorrosivas dos separadores de aço inoxidável.
Propriedades de desempenho de separadores
As caixas de gordura variam significativamente em potência e desempenho. Dispositivos com capacidade de 0,1 a 2 l/s são considerados equipamentos domésticos.
Todos os dispositivos com capacidade superior a 2 l/s pertencem a dispositivos industriais. Os separadores de gordura fornecem tratamento eficaz de águas residuais de gorduras de até 20 mg/l.
O desempenho do equipamento deve corresponder à quantidade de esgoto que entra no dispositivo ou ser superior a este valor.
As caixas de gordura também diferem na forma como são limpas. Existem equipamentos:
- limpeza manual;
- limpeza mecanizada.
Na maioria dos casos, os separadores de gordura são limpos manualmente com baixo rendimento, destinados pelo fabricante para instalação interna.
Eles estão sob controle constante, os filtros são limpos manualmente pelos meios disponíveis.
As caixas de gordura para limpeza mecanizada são, na maioria das vezes, separadores de gordura industriais, caracterizados por alta produtividade. Normalmente, os dispositivos são equipados com sensores que sinalizam a necessidade de limpeza.
O procedimento de limpeza é realizado com bombas ou veículos especializados.
Tecnologia de instalação de equipamentos
O processo de instalação de um separador de gordura pode ser realizado de várias maneiras. É necessário escolher o tipo ideal de instalação em função do tipo e características da caixa de gordura. Consideremos várias opções para instalação de separadores.
Instalação de uma caixa de gordura externa
O procedimento de instalação de uma caixa de gordura industrial é complexo e demorado. Portanto, a maioria dos compradores de armadilhas prefere confiar a instalação do equipamento a especialistas.
Para realizar você mesmo a instalação, é necessário realizar uma série de trabalhos preparatórios:
- Selecionando um local para instalação. Na hora de escolher deve-se levar em consideração o layout do local, bem como a possibilidade de futuramente realizar trabalhos de paisagismo.
- Determinando o tamanho do poço para montagem do dispositivo – a sua profundidade deve ser tal que a tampa do coletor de gordura fique aproximadamente 4 cm mais alta que a superfície do solo.
- Cavando um buraco. No fundo equiparemos uma fôrma maciça na qual colocaremos uma mistura de areia e cimento. Para solos arenosos e argilosos, uma solução preparada na proporção de 1:5 é ideal.
- Esperamos até que a solução endureça, o mínimo é 14 dias.
Terminada a preparação da base para instalação, pode-se prosseguir diretamente para a instalação do equipamento. Para isso, instalamos o corpo da caixa de gordura sobre uma base de concreto e fixamos com segurança o dispositivo nas dobradiças embutidas em uma laje de concreto artesanal durante o período de concretagem. Se você esqueceu de instalar as dobradiças, elas podem ser fixadas com chumbadores.
Agora estamos construindo paredes exclusivas de compensado ao redor dos equipamentos instalados na cava. Este processo é necessário para evitar a queda do solo. Se você planeja operar o separador em clima frio, ele deve ser coberto com material isolante térmico. Lã mineral ou espuma de poliestireno são adequadas para isso.
Resta conectar a caixa de gordura às redes de comunicação. Para isso, o tubo de saída do equipamento deve ser conectado sistema de drenagem. As juntas devem ser tratadas com selante. E conectamos o tubo de entrada do dispositivo ao tubo de esgoto. Cubra as juntas dos elementos com selante.
Preenchemos com terra todo o espaço livre criado ao redor do corpo da caixa de gordura.Normalmente é utilizado aterro, durante o qual o solo escavado neste local durante a fase de escavação do buraco deve ser preenchido na abertura.
Não devemos esquecer a necessidade instalação de um riser de ventilador. É necessário remover o excesso de gases acumulados na rede de esgoto. Se houver uma grande carga no sistema de esgoto, é melhor instalar vários risers de uma só vez. O sensor de acúmulo de gordura, instalado no interior do equipamento, avisará sobre a necessidade de um procedimento de limpeza.
Recomenda-se que a instalação e instalação de caixas de gordura industriais sejam realizadas com o auxílio de instaladores profissionais. Eles devem ter licenças para realizar toda a gama de trabalhos.
Além disso, profissionais especialistas possuem os equipamentos de construção necessários para a instalação, para que possam realizar os procedimentos necessários para o funcionamento estável e de longo prazo do equipamento.
Instalando uma caixa de gordura dentro de casa
Instalar um separador doméstico embaixo da pia é um processo mais simples do que instalar o equipamento externo. Para fazer isso, primeiro você precisa escolher o local ideal para instalar o equipamento.
Deve estar localizado em uma superfície de fácil acesso, dura e o mais nivelada possível, próximo a equipamentos de encanamento.
Resta realizar uma série de ações sequenciais:
- Levamos a tubulação de saída do equipamento para a rede de esgoto. No ponto de conexão é necessário instalar uma junta de borracha, que acompanha o aparelho.
- Ligamos o tubo de entrada do sifão ao tubo de saída do equipamento sanitário ou à tubagem (na junção da pia e do equipamento de lavagem), não esquecendo de instalar uma junta especial.
- Enchemos a caixa de gordura com a quantidade necessária de água para verificar se há vazamentos no dispositivo.
Se o teste for bem-sucedido, você poderá instalar a tampa na caixa de gordura. Uma vez instalada a tampa, a instalação do equipamento pode ser considerada concluída.
Para obter mais informações sobre como escolher e instalar uma caixa de gordura embaixo da pia, leia este material.
Revisão de fabricantes populares de caixas de gordura
O mercado moderno oferece uma ampla gama de separadores de gordura fabricados por fabricantes nacionais e estrangeiros. Deve-se notar que não existem diferenças significativas nos equipamentos das diferentes empresas.
Dispositivos de qualquer marca funcionam com o mesmo princípio - funcionam devido à força da gravidade. Muitos fabricantes oferecem equipamentos adicionais além das armadilhas, como um suporte.
Ao escolher o modelo ideal, você deve focar na finalidade da caixa de gordura, bem como no prestígio e reputação do fabricante.
As caixas de gordura das seguintes empresas são particularmente procuradas:
- Hélice;
- Wavin Labko;
- Estoque Evo;
- flotenk;
- UE "Polymerkonstruktsiya"
Hélice é um fabricante popular que produz principalmente caixas de gordura industriais verticais e horizontais. O separador é usado como sistema de tratamento inicial.
É instalado no local de lançamento de esgoto industrial, que contém efluentes contaminados e gordurosos.
Wavin Labko é uma desenvolvedora e fabricante finlandesa de medidores eletrônicos inovadores de acúmulo de gordura e armadilhas feitas de fibra de vidro e polietileno.
As caixas de gordura EuroREK da Wavin-Labko são usadas em restaurantes, cafés, cantinas, postos de gasolina, frigoríficos e matadouros.
Fabricante russo Estoque Evo fabrica equipamentos para diversos fins em plástico reforçado resistente ao calor e resistente à corrosão.
Os aparelhos estão equipados com vedações herméticas que evitam eficazmente a entrada de odores desagradáveis no ambiente.
Empresa Flotenk produz dispositivos industriais e domésticos em fibra de vidro reforçada durável
As vantagens dos coletores de gordura da Flotenk são a estética, a presença de alarme de nível, o grau de purificação de até 50 mg/l e a durabilidade. O fabricante produz caixas de gordura verticais e horizontais.
O coletor de graxa da Polymerkonstruktsiya Unitary Enterprise é um recipiente feito de um tubo em espiral, com tubos de entrada e saída.
O tubo de saída está localizado a uma profundidade considerável, o que evita o vazamento de gordura.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
As qualidades úteis das caixas de gordura são descritas no vídeo:
Você mesmo pode limpar a caixa de gordura. O vídeo mostrará como fazer isso:
Os princípios operacionais dos equipamentos de remoção de graxa para necessidades de produção são descritos no vídeo:
Uma caixa de gordura pode reduzir significativamente o risco de corrosão nas tubulações e entupimento do sistema de esgoto. O equipamento não requer cuidados especiais, bastando apenas limpar o filtro em tempo hábil.
Uma caixa de gordura devidamente selecionada e instalada purificará efetivamente a água e protegerá o sistema de eliminação de águas residuais da poluição global.
Já tem experiência pessoal no uso de caixas de gordura para esgoto? Diga-nos qual dispositivo você preferiu. Você está satisfeito com seu desempenho? Talvez existam alguns recursos no uso deste dispositivo? Deixe seus comentários e tire dúvidas no bloco abaixo.
Eu moro em uma casa particular, e os ralos aqui ficam entupidos rapidamente por causa da gordura, mesmo que você apenas lave a louça. Descobri acidentalmente a existência de caixas de gordura e imediatamente decidi experimentar. Por enquanto coloquei o mais simples embaixo da pia. É pequeno e a instalação foi fácil. Estamos usando há menos de seis meses, mas já notamos uma diferença: os ralos não entupem tão rapidamente como antes.
Mas é definitivamente uma boa ideia, já que eu mesmo não tinha pensado em usar a diferença nas densidades desses líquidos antes.Mas só estou pensando em comprar diretamente um contêiner especial, não faz muito sentido, pois o design é bastante simples: uma caixa de plástico com divisória e furos com o diâmetro necessário para tubos. Acho que vou fazer um para minha dacha, senão depois das férias há um eterno problema de canos entupidos.
Eu fiz o mesmo por mim.
As caixas de gordura são muito importantes para uso doméstico. Provavelmente deveriam ser usados por muitas pessoas porque não poluem o meio ambiente com substâncias nocivas que podem permanecer após os alimentos, incrustações, etc. Além disso, esse sistema evitará que os canos de esgoto fiquem entupidos rapidamente.
Em primeiro lugar, são instaladas caixas de gordura para que esse “bem” não se acumule na ventilação! Estou errado? Outra coisa é com que frequência os dutos de ventilação dos apartamentos devem ser limpos e quem deve fazer isso?
Estou preocupado com a organização do escoamento da cozinha/balneário de uma casa de veraneio onde não há banheiro, mas há máquina de lavar, lava-louças, chuveiro e pia. Ou seja, não preciso de uma fossa séptica cara, mas aparentemente preciso de algum tipo de caixa de gordura, mas para que também purifique a água do sabão em pó. Ainda não entendo qual armadilha escolher, se existem armadilhas com filtros adicionais, etc. O artigo não diz nada sobre minha opção.
É melhor instalar uma caixa de gordura de metal, pois por experiência ela passa em todos os testes de inspeção de incêndio! E o metal não absorve odores, ao contrário do plástico. Os de plástico são ruins, é melhor usar os de aço.