Esgoto faça você mesmo em um apartamento: regras para fiação e instalação interna
A qualidade do sistema de esgoto doméstico não deve ser inferior em confiabilidade ao abastecimento de água ou à rede elétrica.Se a rede de esgoto de um apartamento for instalada de forma eficiente com as próprias mãos, ela durará décadas, desde que sejam seguidos os padrões de instalação e utilizados consumíveis de alta qualidade.
Você duvida de suas habilidades e tem medo de cometer erros? Nós o ajudaremos a projetar e instalar com competência um sistema de esgoto. O principal é levar em consideração todos os requisitos básicos, escolher os tubos adequados e seguir a tecnologia de instalação descrita no artigo.
O conteúdo do artigo:
Como organizar um sistema de esgoto em um apartamento?
Antes de selecionar as tubulações e tudo o que você precisa, antes de iniciar os trabalhos é necessário entender os princípios de funcionamento da rede de esgoto, inclusive observando os ângulos de inclinação para que a pressão no riser seja um pouco superior à atmosférica.
Caso contrário, o ar atmosférico irá espremer gases desagradáveis do esgoto diretamente para o apartamento. Se a pressão interna for demasiado elevada, podem ser libertados gases residuais dos sifões.
Vamos dar uma olhada em todas as nuances da rede de esgoto do apartamento.
A inclinação das tubulações é uma condição importante para o funcionamento do sistema
Ao colocar a rodovia, deve-se manter um ângulo horizontal, que deve estar dentro de certos limites. Inadequado inclinação da tubulação de esgoto não permitirá que as águas residuais fluam normalmente para o riser. Se a inclinação for muito grande, a água escoará rapidamente, deixando contaminação nas paredes da tubulação.
O paradoxo é que com alta “fluidez” o sistema de esgoto ficará entupido.
Dependência da inclinação da colocação do gasoduto na seção transversal do gasoduto:
- 30 mm/m a 50 mm;
- 20 mm/m a 110 mm;
- 8 mm/m a 160 mm;
- 7 mm/m a 200 mm.
Assim, a inclinação máxima deve estar dentro de 150 mm/m. As exceções são curvas de até 1,5 m de comprimento para alguns encanamentos, por exemplo, um banheiro.
Os tubos de esgoto só podem ser conectados em ângulos retos na orientação vertical usando o princípio da cascata.
Amizade com vizinhos é metade do sucesso
Para que a substituição da rede de esgoto interna de um apartamento seja bem-sucedida e com o mínimo de incômodo, são necessárias boas relações com os vizinhos acima. Eles devem abster-se de usar o esgoto durante a instalação. Para maior segurança, é melhor desligar o tubo de abastecimento de água fria e quente no porão.
Com base nisso, todos os trabalhos devem ser realizados com agilidade, preferencialmente em um dia de semana durante o dia, quando a maior parte dos moradores da casa está trabalhando.
Precauções durante a operação
Às vezes, um alerta sobre a inadmissibilidade do uso de esgoto pelos vizinhos pode ser ignorado por alguns moradores.
Você precisa estar preparado para uma situação de emergência e usar as seguintes medidas de proteção:
- prenda as paredes e o piso com filme, fixando todas as juntas com fita adesiva;
- preparar o banheiro - limpe o quarto e desmontar o banheiro;
- usar equipamento de proteção - capa de chuva, capacete com vidro, botas de borracha.
É necessário capacete, porque... você terá que trabalhar com um pesado cano de ferro fundido pendurado sobre sua cabeça.
Consertando o riser de resíduos principal
A maior parte do sucesso na instalação confiável de esgoto é uma parte superior do riser instalada com segurança. Você não deve confiar nos fixadores restantes, porque... com o tempo eles se tornam inutilizáveis.
Um tubo de ferro fundido pode estourar devido às vibrações de uma ferramenta elétrica. Tudo isso pode causar um acidente grave pelo qual você terá que pagar.
Sequência de ações ao consertar o riser:
- montar duas muletas com diâmetro de pelo menos 12 mm em ambos os lados do espelho sob o próprio teto;
- a fixação é realizada com solução ou pino com pinça metálica;
- o pino deve se projetar além do meio do tubo em pelo menos 40 mm;
- prenda o riser usando meias braçadeiras.
Você precisa colocar juntas de borracha grossas sob as meias braçadeiras (você pode usar uma de um tubo interno). São feitos furos nos olhais dos meios grampos para instalação dos pinos. Cada suporte é preso a um pino com uma porca. Eles precisam ser apertados um de cada vez para evitar que forças laterais apareçam no tubo.
Você não pode fixar o espelho à parede usando um suporte ou apenas um grampo. Se o tubo se ajustar firmemente à parede, será necessário fazer uma pequena ranhura sob ele para inserir a braçadeira. Lembre-se que o ferro fundido é muito frágil, por isso é preciso ter muito cuidado.
Como escolher tubos?
Não adianta falar sobre os benefícios tubos de plástico sobre o ferro fundido, mas os primeiros variam em custo e composição.
Opções possíveis:
- Propileno. Suporta até +130°C, permite a limpeza com cabo hidráulico, bem como a utilização de produtos químicos ativos com exceção de álcalis e ácidos, possui superfície interna rugosa, o que aumenta a resistência hidráulica.
- PVC. Uma opção barata que possui as superfícies mais lisas. Permite temperaturas de águas residuais de até 80 graus, é inferior em resistência e resistência química ao propileno, mas possui menor resistência hidráulica. A limpeza com êmbolo ou ultrassom é permitida.
- Polietileno. Barato e não confiável.Está sujeito a deformações, não veda bem e possui baixa resistência ao calor.
Escolhemos PVC ou propileno, tendo em conta as suas qualidades técnicas e operacionais.
As características dos diferentes tipos de tubulações de esgoto são descritas detalhadamente nos artigos:
- Esgoto silencioso: princípios de projeto + exemplos de instalação
- Tubos para esgoto doméstico: quais tubos são mais adequados para a instalação de uma rede interna de esgoto
Como escolher o diâmetro do tubo?
O diâmetro mínimo de 32 mm na colocação de esgoto é utilizado quando o sistema possui risers separados, bem como quando o ponto extremo comum do dreno está localizado a uma distância não superior a 7 m do riser. Sob quaisquer outras condições, você precisa escolher tubos com diâmetro de 40-50 mm.
Quanto ao riser, seu diâmetro deve ser de no mínimo 110 mm. Em alguns casos, é utilizado um tubo de 160 e 200 mm. A fixação adequada à parede é selecionada de acordo com o diâmetro.
Exemplo: se a cozinha tiver apenas um ralo (pia), pode-se colocar um tubo de 35 mm no banheiro. Já com banheira, o ralo deve ter diâmetro de pelo menos 40 mm.
Procedimento para instalação de esgoto
Para maximizar a produtividade e eficiência, recomenda-se seguir a seguinte ordem:
- Determinamos a localização de todos os equipamentos hidráulicos se planejamos adicionar novos equipamentos ou alterar o layout antigo.
- Desenhamos todo o diagrama de fiação do esgoto usando giz ou lápis. O diagrama deve indicar rotas de tubulação, comprimentos, diâmetros e inclinações para cada seção.
- Desmontamos o antigo sistema de fiação.
- Calculamos o número de tubos, consumíveis e acessórios e selante.
- Compramos todos os elementos, incluindo acoplamentos de transição de um riser de ferro fundido para um de plástico.
- Instalamos o sistema em espaço livre, experimentando as tubulações.
- Desmontamos equipamentos antigos.
- Instalamos a tubulação e ajustamos às juntas.
- Conectamos os tubos e selamos as juntas.
- Instalamos e conectamos instalações hidráulicas.
- Conectamos o sistema ao riser.
- Quando o selante endurece, verificamos se há vazamentos no sistema.
Agora vamos examinar com mais atenção as principais etapas do trabalho, descobrindo algumas das sutilezas.
Elaboração de um diagrama de esgoto
Se a instalação de um novo sistema de esgoto se resume simplesmente a substituindo canos de banheiro e banheiro, então não há necessidade de criar um novo esquema. Tudo é feito exatamente como era.Mas se houve problemas com o antigo sistema de esgoto e está prevista a adição de novos encanamentos, é necessário manter com precisão todos os diâmetros e inclinações.
Para ter certeza de que o esquema de esgoto do apartamento está correto, é melhor que seja verificado por especialistas. Isto é significativamente mais barato do que encomendar uma compilação do zero.
O diagrama deve indicar os seguintes elementos:
- todos os cômodos por onde passará a tubulação de esgoto;
- disposição dos elementos de cada ambiente, indicando distâncias da parede, indicando o comprimento de cada trecho, bem como o comprimento total da tubulação;
- um conjunto completo de acessórios, incluindo saídas de inspeção e limpeza;
- o local onde o riser central está localizado.
O diagrama deve ser o mais detalhado possível para não esquecer de nada e não atrapalhar a tecnologia.
Desmontando o antigo sistema
É necessário analisar a fiação antiga para selecionar o método de desmontagem adequado. Se o plástico for trocado, então, via de regra, ele é simplesmente puxado para fora das conexões e ao mesmo tempo torcido.
Às vezes, os tubos de ferro fundido podem ser desmontados da mesma maneira, mas é necessário retirar as juntas de vedação com um cinzel.
Em todos os outros casos, que são a maioria, é necessário cortar o tubo de ferro fundido com uma roda diamantada em diferentes lados. No furo resultante é inserida uma cunha, que deve ser batida várias vezes com um martelo de um quilo até que o tubo se divida em duas partes.
Deve-se começar desconectando a tubulação do riser, e a desmontagem direta é realizada a partir do trecho mais distante do esgoto. É preciso avisar seus vizinhos, desligar a água do riser e começar a desmontar.
Desconectamos o tubo riser adjacente ao riser. Isso é feito através de dois cortes distantes 150 mm um do outro. Primeiro, um fragmento do tubo é quebrado da lateral do apartamento com uma cunha e, em seguida, um pedaço da lateral do espelho.
Em seguida, você precisa martelar a vedação antiga perto da saída do riser para remover o fragmento restante do tubo. Os buracos devem ser bem tapados com trapos. Agora você pode permitir que seus vizinhos usem o abastecimento de água enquanto você desmonta o resto da tubulação do apartamento.
Em seguida, introduzimos novamente a proibição do uso de esgoto. Por último, cortamos o riser antigo para proceder à sua substituição.
Substituindo um riser de esgoto
Esta é uma tarefa extremamente importante que é melhor confiar a especialistas experientes, caso contrário o custo de um erro pode ser demasiado elevado.
Se você estiver confiante em suas habilidades, precisará do seguinte conjunto de ferramentas e consumíveis:
- dois adaptadores de manguito - plástico/ferro fundido e ferro fundido/plástico;
- dois tubos de comprimento e diâmetro adequados;
- duas voltas plásticas de 45 graus;
- compensador para tubos de plástico;
- braçadeiras metálicas com pinos para fixação;
- cruz de plástico com dobra de 50 mm na direção desejada;
- inserção de plástico com escotilha de inspeção.
Primeiro você precisa fortalecer o antigo riser bem no topo. Faça dois cortes no meio do tubo de ferro fundido a uma distância de 150 mm um do outro. Insira duas cunhas no corte inferior em ambos os lados do tubo em um ângulo de 45° com a horizontal.
Ao tocar, você precisa fazer com que o tubo se quebre. Esta operação requer muita experiência, pois se for feita incorretamente, toda a coluna de tubos pode entrar em colapso.
Insira as cunhas no corte superior e solte outra seção do tubo da mesma forma. Neste caso, os assistentes devem segurar a parte superior do tubo. Em seguida, use um cinzel para remover toda a calafetagem antiga da parte superior.
Com um leve balanço, você precisa soltar o tubo da junta. Agora repita para a junta inferior, removendo a vedação e removendo o tubo agitando.
Montamos um novo riser conforme o diagrama, começando na parte superior e terminando na parte inferior:
- cano;
- torneira de ajuste;
- compensador;
- compartimento de inspeção;
- cano;
- cruzar.
As partes inferior e superior devem ser conectadas ao riser de ferro fundido por meio de punhos.
Ajustamos as dimensões do tubo inferior durante o processo de montagem aproximada. Em seguida, realizamos a instalação final com selante, conectamos a fiação inferior e instalando um banheiro. Fixamos o riser com muletas com pinos em quatro pontos, incluindo cada curva de ajuste, bem como em 1/3 do comprimento das bordas inferior e superior.
Cálculo de materiais e montagem
É necessário calcular a quantidade de materiais de forma que durante a obra tenha que cortar o mínimo possível os tubos, pois Todos estes são custos adicionais. Preste atenção ao comprimento das seções. Numa situação ideal, o corte só deverá ser feito em um tubo.
Depois de ter tudo o que precisa em mãos, você precisa descobrir algumas coisas experimentando.
Primeiramente, você precisa entender como os acoplamentos serão colocados, se as pontas dos tubos ficarão penduradas atrás das paredes e se há espaço suficiente para instalar os acoplamentos. Você também precisa marcar a localização das muletas e determinar seu número.
Em segundo lugar, é necessário identificar locais difíceis onde a instalação pode ser complicada e pensar na sua sequência.
Instalação aproximada do pipeline
A conexão preliminar dos tubos é realizada sem vedação. As extremidades da tubulação são conectadas entre si apenas por tubos completos. Em seguida, corte os tubos pela extremidade livre.
É impossível cortar pela lateral do tubo, pois isso atrapalhará o projeto e o aperto da conexão no futuro.
O corte é feito com uma serra para metal estritamente em ângulo reto.Todas as rebarbas devem ser removidas com faca, inclusive chanfros. Caso contrário, as fibras restantes servirão como ponto de entupimento. Todos os divisores rotativos devem ser imediatamente colocados na posição de operação.
Concluir a instalação e vedação
Começando pela saída do riser, conectamos todo o sistema em seções. Atenção especial deve ser dada à confiabilidade da vedação - para isso são utilizados selante de tubo.
A composição deve ser neutra - é melhor usar poliuretano ou silicone. O selante deve ser aplicado em cada junta plástica. Não há necessidade de aplicar nada nas vedações de borracha.
É necessário lubrificar a parte externa do tubo, que estará em contato durante a conexão, bem como a parte interna do tubo. Conectamos cada seção separadamente. Depois que o selante endurecer, você precisará verificar se há vazamentos em todo o sistema, colocando água no ralo de todos os encanamentos, incluindo o banheiro. Neste caso, não deve haver uma gota d'água no chão.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Instalar um sistema de esgoto em um apartamento é um processo trabalhoso, mas conhecer os meandros o ajudará a realizar uma instalação competente. Use dicas em vídeo para ampliar seu conhecimento e observar os profissionais trabalhando.
Agora você já sabe planejar e instalar esgoto em um apartamento. O processo de desmontagem e instalação de equipamentos é acompanhado de muitas nuances profissionais, por isso, se necessário, é melhor entrar em contato com especialistas.
Você tem experiência em resolver problemas semelhantes? Ou você ainda tem dúvidas sobre como organizar o esgoto do seu apartamento? Por favor, compartilhe sua opinião e deixe comentários. O bloco de comunicação está localizado abaixo.
Ainda assim, para instalar esgoto em um apartamento, aconselho o uso de tubos silenciosos de polipropileno em vez de tubos de PVC. Agora, algumas empresas os produzem. E, consequentemente, pinças silenciosas especiais. Ou, se você ainda usa tubos de PVC, isole-os com isolamento de tubos, que agora também está amplamente disponível. Bem, ou esconda-o em uma caixa especial. Também prestaria atenção à passagem de tubos através de estruturas de suporte - paredes ou divisórias. A transição deve ser através de mangas e não calafetada rigidamente, por exemplo, com mástique. E pela presença obrigatória de auditoria no riser.
Eu discordo totalmente de você! Tubos de PVC praticamente não cabem em polipropileno, mas o custo é 2 vezes mais barato. E sua rugosidade interna é realmente uma vantagem para o sistema de esgoto: eles entopem duas vezes mais rápido! Para que serve o isolamento em esgotos? Principalmente se for costurado na parede? E uma caixa com auditoria - não há absolutamente nenhuma necessidade de instalá-las no apartamento! Esta, claro, é minha opinião pessoal!
Ao comparar tubos de PVC e PP, vale considerar não apenas a questão do preço, mas também indicadores como capacidade de resistência a influências externas, bem como interação com o ambiente biológico, estanqueidade e resistência ao desgaste. A própria vida útil, incorporada aos produtos, também é muito importante.
Em primeiro lugar, deve-se notar que os tubos de PP são projetados para uma vida útil mais longa do que os de PVC. Além disso, devido à superfície lisa dos tubos de PP, eles permitem uma passagem muito melhor das substâncias, o que significa que a probabilidade de bloqueios é várias vezes menor.
Além disso, os tubos de PP em relação ao PVC podem ser caracterizados como neutros quanto aos efeitos de fatores biológicos. Os tubos PP também possuem uma estrutura molecular que lhes permite restaurar sua forma original após ligeira deformação.
Considerando todos esses pontos, você pode pagar a mais por tubos PP. Uma inspeção do riser não será supérflua, se algo acontecer, você pode romper o bloqueio imediatamente, e não através dos vizinhos.
“O propileno permite a limpeza com cabo hidráulico, bem como o uso de produtos químicos ativos, com exceção de álcalis e ácidos.”
Como é isso? Posso soprar com oxigênio puro? "Mole" é como soda cáustica. O que você pode usar para limpá-lo, destilar?