O que fazer se o vaso sanitário estiver entupido: como diagnosticar o entupimento e removê-lo
Entupimentos são o problema de encanamento mais comum.Pode ser causada por depósitos de sais de água dura, sedimentos orgânicos e outros detritos que entram na tubulação de esgoto, estreitando sua abertura interna.
Em alguns casos, um banheiro entupido é o resultado das ações dos proprietários de apartamentos que despejam nele restos de comida, ingredientes domésticos fermentados e água suja após a limpeza do quarto. Como diagnosticar um entupimento e o que fazer se o vaso sanitário estiver entupido sem envolver especialistas caros, vamos tentar entender este material.
O conteúdo do artigo:
Características do esgoto doméstico
O esgoto é parte integrante do sistema de drenagem e abastecimento de água. Ele é projetado para remover produtos líquidos e sólidos da atividade humana, para purificar a água doméstica de contaminantes e devolvê-los para uso posterior ou para um reservatório. Um sistema de esgoto é necessário para uma vida confortável em uma casa ou apartamento.
Os moradores de prédios de apartamentos são responsáveis pelas condições das tubulações de esgoto do apartamento, e os proprietários de propriedades privadas devem instalar de forma independente estações de tratamento locais, remover o esgoto e manter as tubulações e equipamentos.
Para evitar problemas desagradáveis no futuro, você deve cumprir os requisitos dos regulamentos SNiP sobre drenagem de água e esgoto. Então o sistema funcionará normalmente, sem exigir monitoramento ou ajustes constantes.
As redes internas de esgoto incluem:
- instalações hidráulicas com drenagem de água;
- riser comum, aos quais estão conectadas as tubulações de esgoto;
- layout de tubulação que garante o processo de transporte de águas residuais do furo de drenagem para o riser.
Os requisitos para redes internas são especificados no SNiP “Esgoto interno”, em GOST e SNiP “Esgoto”. Os sistemas são instalados no interior do edifício e garantem o transporte de todas as águas residuais desde o local da sua formação até à tubagem de saída do edifício.
Requisitos básicos para redes internas:
- Ao instalar instalações hidráulicas em ralos, é necessário selo d'água.
- Tubos de ferro fundido ou plástico são usados para colocar redes.
- O diâmetro da saída do sistema de esgoto da casa é de pelo menos 110 mm.
- Ao colocar tubos, deve-se manter uma inclinação de 2 a 2,5%.
As redes internas da rede de esgoto devem ser dotadas de ventilação. O processo de ventilação das redes é feito por meio de risers de esgoto comuns - é instalada uma parte de exaustão que leva à cobertura.
Devido aos bloqueios resultantes, o escoamento normal das águas residuais torna-se impossível, sendo necessário retomar imediatamente o pleno funcionamento da rede de esgotos. Para evitar consequências desagradáveis devido a um entupimento na tubulação, é necessário chamar especialistas ou limpar você mesmo o esgoto.
Como é organizado o sistema de esgoto nos apartamentos?
O esgoto em apartamentos modernos desempenha a tarefa de remover dejetos humanos. Para tanto, é instalada uma linha de destinação de resíduos desde cada ponto de geração de resíduos (sanitário, pia e banheira) até uma coluna de esgoto comum.
Os apartamentos localizados em andares adjacentes estão conectados a ele. O riser é um tubo grande com diâmetro de 0,1 m, localizado no banheiro.
Todos os sistemas de esgoto construídos em prédios de apartamentos e edifícios privados devem cumprir rigorosamente os padrões de construção e sanitários.
Anteriormente, apenas tubos de ferro fundido eram usados para instalações de esgoto, mas agora são instalados principalmente tubos de plástico. Em uma tubulação de plástico, a possibilidade de bloqueios é menos provável, uma vez que não aparecem defeitos nas paredes e o “crescimento excessivo” da seção do riser ocorre muito raramente.
Para facilitar a limpeza do espelho em um arranha-céu, são feitos furos em cada andar - inspeções de esgoto.
A configuração padrão de um encanamento (sanitário, pia ou banheira) parece bastante simples:
- orifício de drenagem do dispositivo;
- sifão (cotovelo curvo conectado à linha de descarte de resíduos);
- gasoduto de abastecimento para o riser;
- tubo grande ou riser.
O bloqueio pode ser observado em qualquer área, mas deve-se ter em mente que a causa de seu aparecimento é de origem humana. Se o encanamento for usado para a finalidade pretendida, não deverá haver problemas.
O que fazer se houver sinais de bloqueio?
Todo proprietário deve saber o que fazer se o vaso sanitário estiver entupido. A primeira coisa que você precisa fazer é avisar os vizinhos que moram no andar de cima e pedir que não usem temporariamente o vaso sanitário, a banheira ou o lavatório. Em seguida, recomenda-se fazer um chop ou kvach, que deve ser usado para tapar o orifício de drenagem.
Método para fazer o corte mais simples:
- É necessário pegar um bloco de madeira com cerca de 0,5 m de comprimento e cuja seção transversal seja 1 cm menor que a descarga do vaso sanitário.
- O bloco deve ser envolto em folha de espuma de borracha (1 cm de espessura) em várias camadas.
- É necessário colocar vários sacos plásticos na “balda”, amarrando-os com barbante.
- O “volume” da costeleta deve ser firmemente instalado no orifício de drenagem.
Depois disso, você poderá, com a ajuda de seus vizinhos, descobrir a causa do encanamento entupido e determinar a localização do entupimento.
Se a água escoa lentamente do banheiro e está tudo bem com seus vizinhos, o bloqueio ocorreu antes de a linha entrar na tubulação de esgoto. Se houver um bloqueio local, você pode chamar um encanador até sua casa ou tentar eliminar você mesmo a causa de seu aparecimento.
Se a água do seu banheiro subir quando as torneiras estiverem fechadas e o tanque não for drenado, o bloqueio está localizado na parte inferior do tubo comum.
Na maioria dos casos, desobstruir um vaso sanitário ou limpar um cano de esgoto pode ser feito sozinho com sucesso. Métodos químicos e mecânicos são usados para limpar tubos. Os métodos para remover bloqueios em um prédio de apartamentos ou em uma casa particular não são fundamentalmente diferentes.
As principais razões para um banheiro entupido
A principal tarefa do proprietário da casa é identificar prontamente o problema de encanamento entupido e tomar medidas urgentes para eliminá-lo. Se a água estagnar no vaso sanitário, é necessário agir prontamente, mas primeiro é preciso verificar se a água está escoando nas demais unidades de esgoto (pia, chuveiro, banheira).
As principais razões para um banheiro entupido:
- “crescimento excessivo” de canos de esgoto;
- operação inadequada de equipamentos de encanamento;
- má escolha do modelo e erros na instalação do vaso sanitário.
Se a água escoar gradualmente do banheiro e tudo estiver bem com seus vizinhos, o bloqueio não estará localizado além da saída da linha principal para a tubulação de esgoto. No caso de encanamento local entupido, você pode ligar para um especialista profissional ou tentar resolver o problema sozinho.
A principal razão para o lento escoamento da água é o “crescimento excessivo” das tubulações de esgoto.
Se as regras de funcionamento do sistema de esgoto forem violadas ou devido à entrada de areia, graxa, cabelo e outras substâncias insolúveis no sistema, ocorre frequentemente um bloqueio. A folga da tubulação diminui e se o problema não for eliminado imediatamente, ocorre a compactação do dreno, causando “paralisia” da rede de esgoto.
Como resultado do entupimento do encanamento, a água para de sair parcial ou totalmente e surge um odor desagradável no banheiro. Para eliminar esse problema, é necessária a limpeza do esgoto.
Erros na instalação de equipamentos hidráulicos geralmente ocorrem na escolha do modelo de vaso sanitário errado, que não é estruturalmente compatível com o local onde está instalado. A presença deste problema é indicada pela inclinação incorreta da linha de drenagem de água do encanamento até o riser. Em casos raros, o design do vaso sanitário contribui para a formação de bloqueios.
Um ralo entupido em um prédio de apartamentos é um problema “público”, pois pode ser iniciado por você ou por seus vizinhos, e a participação coletiva não está excluída.
O entupimento de resíduos líquidos ao longo do percurso dentro do apartamento é problema seu, por isso é melhor eliminá-lo você mesmo. Trapos, areia de gato, fraldas, resíduos de construção e outros itens que caem no vaso sanitário não são considerados resíduos líquidos, por isso esses bloqueios são bastante difíceis de remover.
Recomendamos também a leitura de nosso outro artigo, onde examinamos detalhadamente os tipos de bloqueios de esgoto. Se você estiver interessado em detalhes, vá para link.
Maneiras eficazes de limpar um banheiro entupido
Freqüentemente, forma-se um bloqueio no sistema de esgoto, fazendo com que a água fique estagnada e se torne impossível operar o equipamento de encanamento. Ao mesmo tempo, surge no banheiro um odor desagradável que não pode ser removido.
Antes de começar a limpar os canos de esgoto, você precisa identificar a origem da água parada. Normalmente, um vaso sanitário entupido é resultado do uso inadequado do ralo.
Existem várias maneiras eficazes de se livrar sozinho de um vaso sanitário entupido.
Método número 1 - limpar canos com vinagre e refrigerante
Se os canos de esgoto do banheiro estiverem entupidos, na maioria dos casos não há necessidade de procurar ajuda de encanadores profissionais. Primeiro, você mesmo pode tentar limpar o sistema de esgoto usando água, vinagre e refrigerante. Esta é uma maneira simples e eficaz de limpar canos de esgoto de bloqueios simples.
Antes de começar a remover o bloqueio, você precisa aquecer um balde de água até a temperatura de ebulição e, em seguida, despejar a água no vaso sanitário problemático, criando uma forte pressão. Para isso, instale o balde de forma que a água quente entre no vaso sanitário o mais rápido possível e em ângulo reto.
Se após a limpeza o líquido começar a desaparecer gradativamente, o procedimento deverá ser repetido. Estas etapas simples ajudarão você a lidar com bloqueios de luz.
Uma opção igualmente difícil para limpar um vaso sanitário entupido é usar vinagre e refrigerante comum.Os ingredientes são colocados no sifão em quantidades iguais (2-3 colheres). Após cerca de 20-30 minutos, eles podem ser lavados com água quente. Apesar da simplicidade de execução das etapas descritas acima, a remoção independente do bloqueio exige o cumprimento estrito das medidas de segurança.
Método número 2 - limpeza hidráulica
Existem muitos métodos para limpar um vaso sanitário entupido, por isso é difícil dizer qual deles ajudará. Ao aplicar consistentemente diferentes técnicas, você pode resolver um problema desagradável.
Se você tiver um entupimento simples ou se ele estiver apenas começando a aparecer, você pode colocar vários baldes de água fervente no vaso sanitário usando uma mangueira.Este método é usado se o bloqueio for profundo e a água escoar lentamente. Ajuda contra bloqueios orgânicos, areia e outras pequenas partículas.
Para fazer isso, uma mangueira especial deve ser inserida na linha de drenagem. A outra extremidade da mangueira deve estar conectada à água quente. Ajustando a pressão para a pressão máxima, você pode lavar os tubos entupidos até que se dissolvam.
Ao realizar essa limpeza, deve-se tomar cuidado com o refluxo, portanto este método é utilizado se o vaso sanitário não estiver totalmente cheio de água e houver um orifício de drenagem.
Método número 3 - usando produtos químicos domésticos
Os consumidores podem encontrar soluções para encanamentos entupidos em lojas de materiais de construção. Produtos especiais eficazes na forma de grânulos, pós, sprays e líquidos permitem eliminar rápida e facilmente um problema desagradável.
O método químico auxilia nos entupimentos causados pela presença de grande quantidade de matéria orgânica no vaso sanitário. Os produtos químicos contêm álcalis, sob a influência dos quais os resíduos orgânicos se dissolvem completamente e formam um sedimento solto.
Ao utilizá-los, é necessário evitar o contato do álcali na região dos olhos e na pele. Depois de um tempo, o entupimento do vaso sanitário se dissolve e a água escoa.
A soda cáustica não é prejudicial aos tubos de plástico ou ferro fundido. Se os tubos forem de aço, os produtos químicos deverão ser usados com cuidado. Produtos à base de ácido só podem ser usados em tubos de plástico.
Conversamos sobre os meios mais populares e eficazes para limpar obstruções em Este artigo.
Ressalta-se que nem sempre limpar o equipamento uma vez com meios especiais ajuda, devendo ser repetido depois de um tempo. Você pode combinar um método químico de remoção de bloqueios com um método mecânico.
Os métodos químicos de influência podem ser combinados com sucesso com os mecânicos, o que é especialmente importante para aqueles que, em um determinado momento desagradável, não possuem ferramentas e acessórios de encanamento:
Método nº 4 - êmbolo e seus análogos
Se os métodos acima não tiverem um efeito perceptível no bloqueio, antes de chamar os encanadores, você pode tentar eliminar o problema desagradável usando um êmbolo com tigela de borracha com diâmetro de 10 cm.
Para obter um resultado eficaz, primeiro é necessário retirar o excesso de água do vaso sanitário. A água deve cobrir apenas a parte de borracha da ferramenta utilizada.
Se a casa não tiver êmbolo e os canos estiverem entupidos e precisarem de eliminação imediata, você pode usar uma variedade de ferramentas caseiras. Apesar de sua aparência bastante primitiva, na maioria dos casos revelam-se um meio eficaz e barato de resolver um problema desagradável.
Você pode usar uma garrafa de plástico com fundo pré-cortado. Ele é baixado no orifício de drenagem com a extremidade cortada, após o que uma forte pressão é aplicada à garrafa. Não menos eficaz é uma “boneca empurradora”, que pode ser facilmente feita com trapos e um bastão comprido.
Antes de utilizar a “boneca” para o fim a que se destina, é necessário fixar bem o pano com meios improvisados.
Se você tiver um aspirador de pó usado ou puder desinfetar completamente o dispositivo após o uso, poderá usar o seguinte equipamento em vez de um êmbolo:
Método número 5 - limpar o banheiro com cabo de aço
Este método é eficaz quando é necessário retirar do vaso sanitário absorventes higiênicos, cordas, trapos, etc.. Geralmente, resíduos orgânicos e outros ficam presos neles, resultando em entupimento do equipamento de encanamento que não pode ser removido por meios químicos.
Um cabo flexível para encanamento é um eixo rígido oco equipado com uma alça giratória. Todo encanador possui essa ferramenta. Uma ponta em espiral ou um bico de arame pontiagudo é preso à extremidade do cabo, permitindo que o bloqueio seja destruído. A espessura do cabo é de até 5 mm e seu comprimento deve atingir a coluna de esgoto.
Leia sobre quais tipos de cabos de limpeza de esgoto existem Avançar.
Para romper o bloqueio mecanicamente usando um cabo, a extremidade espiral da ferramenta é abaixada até o vaso sanitário. Em seguida, gire a alça no sentido horário para empurrar a ferramenta para dentro do selo d'água.
O que fazer se o cabo encontrar um obstáculo:
- se a ferramenta estiver apoiada na parte de trás do vaso sanitário, você deve continuar empurrando até que ela deslize mais fundo;
- se o movimento do cabo for impedido pela parede vertical do riser, será necessária uma ferramenta com comprimento superior a 1,5 m;
- se o vaso sanitário tiver saída direta, o cabo é empurrado horizontalmente ao longo do tubo até o espelho. A ponta do cabo pode encontrar um bloqueio, que deve ser empurrado para dentro do riser usando movimentos para frente e para trás.
Se você eliminar bloqueie o cabo você mesmo, então isso deve ser feito com cuidado e não apenas antes do processo de eliminação da água parada.
Ao utilizar o método mecânico de limpeza de encanamentos, é necessário tratar diversas vezes a área entupida, acompanhando a limpeza do vaso sanitário com enxágue com água quente.
Para destruir depósitos orgânicos nas paredes dos canos, dois baldes de água quente devem ser despejados no vaso sanitário pelo menos uma vez por mês. Uma medida preventiva obrigatória é a limpeza dos sifões com produtos químicos especiais.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Os vídeos ajudarão quem deseja remover sozinho um vaso sanitário entupido e aprender visualmente diversas maneiras de eliminar o problema desagradável.
Uma maneira fácil de remover equipamentos de encanamento entupidos usando ferramentas caseiras:
Métodos não padronizados para limpar o banheiro:
Listamos os sinais e as principais causas de um banheiro entupido em um apartamento e em uma casa particular. Dependendo da causa e da complexidade do equipamento de encanamento entupido, você pode escolher a melhor forma de resolver o problema. Usar um método químico, mecânico ou complexo para remover o bloqueio ajudará a resolver o problema.
Se você conhece outras maneiras igualmente eficazes de desentupir um banheiro, compartilhe-as com os visitantes do nosso site. Deixe comentários, tire dúvidas, compartilhe sua experiência no bloco localizado abaixo do artigo.
Encontrei o problema de um banheiro entupido quando morava em um apartamento alugado. Cheguei em casa tarde da noite e a água escorria do vaso sanitário. Aluguei um apartamento em um prédio de nove andares, ficava no primeiro andar. Era noite lá fora e eu estava correndo por todos os apartamentos subindo o degrau e pedindo que não usassem o banheiro. O serviço de emergência chegou e o encanador descobriu que alguém simplesmente havia jogado fora a fralda suja e lavado. Nem sempre o bloqueio é culpa do proprietário, às vezes é preciso “agradecer” aos vizinhos de cima.
São descritos métodos bastante complexos, sempre consegui com a ajuda de um êmbolo. Embora este método não seja o mais agradável. Não me ocorreu usar água quente sob pressão, mas é muito simples e eficaz; no ano passado rompi um bloqueio na cozinha.E esta também é a primeira vez que ouço falar de bicarbonato de sódio e vinagre. Você precisa se lembrar disso, caso contrário, nossos canos ficarão velhos e poderão ficar entupidos.
Os produtos químicos só conseguem romper pequenos bloqueios; a limpeza hidráulica é um método interessante, mas não consigo imaginar como fazê-lo sozinho em casa. Assim, deixando os mecânicos, eles também são os mais eficazes - um êmbolo e um cabo de encanamento.