Rosqueamento de tubos sem soldagem: revisão da tecnologia de rosqueamento
Ao montar e conectar sistemas de abastecimento de água ou drenagem, muitas vezes é necessário conectar tubos, e é melhor fazer isso sem o uso de uma máquina de solda. No entanto, nem todos os artesãos domésticos estão familiarizados com as especificidades de um trabalho tão delicado. Você concorda?
Diremos a você como inserir em um tubo sem soldar ao colocar estruturas de tubos. O artigo oferecido para sua leitura examina todos os métodos de fazer conexões para tubos de diversos materiais. Levando em consideração nossas recomendações, você pode criar um nó forte e coeso.
O conteúdo do artigo:
Como conectar tubos sem soldar?
Existem várias maneiras de conectar tubos à linha principal sem soldar. Alguns deles são classificados como inteiriços, sendo quase impossíveis de desmontar sem destruir o gasoduto. Outras são juntas destacáveis que podem ser facilmente desmontadas e, se necessário, remontadas.
A escolha da opção depende do material de que o tubo é feito.
Todos os tubos laminados são divididos em dois grupos principais:
- duro - tubos de ferro fundido, cobre e aço;
- flexível – os produtos são feitos de materiais poliméricos (polipropileno, metal-plástico, polietileno).
Esta separação é baseada na necessidade de utilizar uma área de engate maior ao conectar partes de estruturas poliméricas. Para efeito de comparação: a inserção de tubos metálicos pode ser feita em condições limitadas, utilizando a área mínima de engate das peças a serem unidas.
União de tubos perfilados
A maneira mais econômica de conectar tubos perfilados é instalar braçadeiras de fixação. Utilizando estes dispositivos simples, é conveniente montar qualquer tipo de estruturas metálicas de pequeno porte, erguendo copas e estantes, estufas e cercas, copas e divisórias modulares.
A vantagem inegável da utilização de fixadores é a facilidade de instalação e a possibilidade de desmontar a estrutura montada um número ilimitado de vezes.
Para implementar este método você precisará de apenas três componentes:
- Tubos laminados cortados no tamanho certo.
- Número necessário de grampos de fixação.
- Chave inglesa.
As pinças caranguejo podem ser elementos em forma de “X”, “G” e “T”, com os quais é conveniente unir seções retas de tubos, estruturas de canto e conectar simultaneamente até quatro segmentos dentro de uma unidade.
Quando montados, apresentam o formato de um quadrado ou retângulo, cujas laterais se ajustam perfeitamente às partes unidas dos tubos metálicos.
A fixação com caranguejos não deve causar dificuldades particulares. Qualquer pessoa pode inserir os tubos cortados na braçadeira e fixar as hastes de fixação apertando os parafusos do sistema.
Mas este método só pode ser usado para tubos perfilados com seção transversal não superior a 20 x 20 mm, 20 x 40 mm e 40 x 40 mm. Além disso, a união de elementos só pode ser feita em ângulos retos.
Você pode conectar tubos quadrados sem soldagem instalando acessórios de um determinado perfil.
Existem vários tipos de fixadores em forma de acessórios:
- Acoplamentos - em juntas em seções retas.
- Cruzes e tees - para instalação em áreas de ramificação;
- Cotovelos e curvas – se for necessário mudar a direção da tubulação.
Com o auxílio de ferragens, é possível obter um fixador fixo, cujo único ponto vulnerável é a suscetibilidade à corrosão, típica das extremidades dos elementos unidos nele inseridos.
Esta situação ocorre devido ao acúmulo de condensação no interior do fixador. Causará ferrugem se os tubos de metal não forem tratados com um composto anticorrosivo.
Métodos para inserir tubos metálicos
A escolha do método de vazamento ideal depende do tipo de tubos a serem instalados e de suas condições de operação. A conexão pode ser feita em ângulos de 90 e 45 graus, posicionando-os verticalmente para cima ou para o lado.
Opção de conexão rosqueada
Os sistemas sem pressão são montados usando uma conexão roscada, por exemplo, sistemas de drenagem em aço e ferro fundido ou chaminés em aço inoxidável.
Na maioria dos casos, as roscas dos tubos são enroladas com equipamento especial. Mas se desejar, este procedimento pode ser realizado manualmente usando uma ferramenta de corte equipada com dentes - uma matriz. Para isso, corte uma peça de trabalho de determinado comprimento, deixando margem para a parte roscada.
O trabalho é realizado na seguinte sequência:
- As seções dos tubos são reforçadas em uma morsa de bancada, eliminando assim o risco de torção das peças.
- Para facilitar a fixação da matriz, a parte externa da peça é chanfrada em um ângulo de 45°.
- Uma matriz é cuidadosamente fixada na extremidade desencapada do tubo, tomando cuidado para evitar distorções. Se isto for detectado durante as primeiras voltas, a matriz deve ser removida, a peça deve ser rosqueada e o procedimento deve ser reiniciado.
- A matriz com isca é gradualmente aparafusada no tubo. Após várias voltas, é necessário usar um nível para verificar a exatidão do corte.
- Depois de concluir o corte do tubo no comprimento necessário, remova a ferramenta girando-a na direção oposta ao longo da rosca acabada.
Se a ferramenta em algum momento parar de girar, você precisará fazer uma revolução na direção oposta e remover o pedaço de cavaco preso da rosca e continuar trabalhando. Para simplificar o trabalho de criação de uma conexão roscada, recomenda-se lubrificar as pontas das peças e a ferramenta de corte com óleo de máquina.
Se for necessário fazer cortes em condições onde o tubo está localizado próximo à parede, será muito difícil fazer uma rotação completa da ferramenta ao redor do tubo. Usar porta-matrizes ajudará a tornar a tarefa mais fácil. Eles estão equipados com mecanismos de catraca.
Antes de apertar a conexão roscada, é importante certificar-se de que não há lascas ou rebarbas depositadas nas extremidades dos tubos. O aperto da linha deve ser feito com alguma força.
Ele apresentará os métodos de corte de roscas em tubos para instalação de um sistema de encanamento. Este artigo. Recomendamos que você leia esta informação muito útil.
Instalando uma braçadeira
Este método de ligação é escolhido para criar uma ligação de tubo destacável nos casos em que é necessário unir elementos sem soldadura e sem roscas. Os grampos são anéis planos com ou sem projeções de conexão, que possuem furos para pinos e parafusos.
Sequência de montagem para uma unidade com conexão flangeada:
- No local da inserção pretendida é feito um corte do tubo, mantendo um ângulo reto. Não há necessidade de chanfrar a extremidade do tubo, basta criar a linha de corte mais uniforme possível.
- Uma pinça é colocada no corte sem rebarbas.
- Para vedar a conexão, insira uma junta de borracha de forma que ela se projete 10 mm além da linha de corte.
- O flange é empurrado para a junta. Ele é conectado à peça correspondente instalada na extremidade do segundo tubo sendo unido e fixado por meio de parafusos.
Ao apertar os parafusos das braçadeiras de conexão, é importante não apertar demais para não danificar os elementos frágeis do conjunto.
O aperto deve ser feito de maneira uniforme, girando cuidadosamente as roscas do fixador em toda a circunferência. É melhor apertar as porcas das peças correspondentes da braçadeira não sequencialmente, mas aos pares. Para fazer isso, é recomendável apertar os fixadores localizados diametralmente opostos um ao outro.
A instalação de uma braçadeira para conectar uma linha de comunicação a ela é realizada da seguinte forma:
Instalando acoplamentos
Para obter uma conexão hermética de tubulações sem pressão e sob pressão, são usados acessórios de crimpagem. As pinças ou conexões de compressão são equipadas com ponteiras, que são pressionadas “permanentemente” durante a instalação.
Os acoplamentos são convenientemente usados para conectar tubos de diferentes diâmetros e feitos de diferentes tipos de materiais. São ideais quando é necessário conectar tubos de plástico a tubos de metal.
A batida em um tubo usando um acoplamento é realizada na seguinte sequência:
- As extremidades dos tubos conectados são cortadas estritamente em ângulos retos.
- Na junta é aplicado um acoplamento, posicionando-o de forma que a parte central do dispositivo fique estritamente ao longo da linha de conexão.
- Marcas são feitas nos tubos para indicar a posição correta da conexão.
- As extremidades dos tubos e a cavidade interna do acoplamento são tratadas com selante líquido.
- As extremidades do primeiro e do segundo tubos são enterradas sequencialmente no acoplamento. Ambas as peças de trabalho estão alinhadas estritamente ao longo do eixo.
- Ao colocar a conexão propriamente dita, siga as marcações previamente aplicadas.
Ao conectar tubos a linhas de comunicação externas, são usados principalmente acoplamentos com conexão de flange:
A conexão usando o acoplamento Gebo também encontrou ampla aplicação. Esta conexão de compressão está equipada com um anel de compressão e vedação. O elemento pode ser instalado sem o uso de ferramentas especiais.
Trabalhando com reforço de polímero
É ainda mais fácil inserir em um tubo de polímero. Um dos métodos não requer corte complexo e preciso da tubulação. Isto é especialmente verdadeiro quando é necessário inserir elementos plásticos de grandes diâmetros, que podem ser deformados sob a influência da inserção.
Inserção com instalação de tubo
Para implementar este método, você deve primeiro comprar um pedaço de tubo equipado com um tubo em uma loja de ferragens. O diâmetro da peça de trabalho deve corresponder à seção transversal do tubo de abastecimento de água.
A peça bruta fabricada criará, por assim dizer, uma segunda parede do tubo. Na peça fixada no tubo, é feito um furo com uma broca, cujo diâmetro corresponde ao tamanho do tubo.
O selante de silicone líquido é aplicado na superfície interna do flange montado. A área ao redor do furo é coberta com a mesma composição, não atingindo a linha de corte em 1 cm.O flange preparado é montado no tubo.
Para apertar as bordas de ambos os lados, são usados dois fixadores adicionais. Eles devem ser apertados com muito cuidado para não espremer o selante por baixo do flange. A cola restante que sai é removida com um guardanapo.
Se você precisar fazer uma conexão em uma tubulação de plástico, cuja pressão do sistema é mínima, você pode usar com segurança uma fita adesiva larga em vez de uma braçadeira.
Instalação de adaptador e sela
Para uma conexão hermética e ao mesmo tempo rápida da tubulação, é conveniente usar elementos prontos:
- Adaptadores – utilizados para inserção de tubos D 100-110 mm.
- Selas - escolhidas para inserção de tubos finos D 32-40 mm.
As selas são estruturas de crimpagem de duas partes que são fáceis de instalar se você precisar conectar um sistema desconectado.
Estão à venda modelos modernos do aparelho, equipados com serpentina de aquecimento e cortador com o qual é feito um furo.
Cortar um tubo usando um adaptador é bastante simples. O trabalho é realizado em várias etapas:
- Se o tubo estiver conectado às comunicações, desligue a água do sistema.
- Use uma furadeira elétrica equipada com coroa para fazer um furo adequado no local desejado.
- Instale o adaptador na área preparada, não esquecendo de colocar uma vedação de borracha macia.
- Aperte a estrutura com parafusos.
Caso o projeto do elemento embutido não preveja parafusos, utiliza-se selante de construção para fixação. Para isso, a composição é aplicada sobre uma superfície desengordurada. A porca é apertada com cuidado e o excesso de produto que sai é removido.
A tecnologia de inserção de ramais de dutos em uma adutora de plástico é dedicada a Este artigo, com o qual recomendamos que você se familiarize.
Conexão de tubos de cimento-amianto
Os tubos de cimento-amianto, cujo material é cimento Portland misturado com fibras de amianto na proporção de 4:1, são conectados através da instalação de acoplamentos e acessórios.
A escolha do método depende da pressão operacional no sistema:
- Para tubos com pressão de trabalho dentro de 3 kgf/cc, no momento da inserção utilizar acoplamentos trespassados de cimento-amianto equipados com vedações de borracha. As seções com comprimento de 150-200 mm têm um diâmetro ligeiramente maior que o tamanho dos tubos conectados.
- Para tubulações de pressão com pressão de trabalho de 3 kgf/cc, são utilizados acessórios especiais chamados acoplamentos Gibot. São estruturas desmontáveis com flanges e buchas de ferro fundido, complementadas por anéis de vedação de borracha.
Em ambas as opções, os anéis de vedação de borracha desempenham um papel fundamental na obtenção da estanqueidade das juntas.
A tecnologia de rosqueamento por meio de acoplamentos e conexões é a mesma do trabalho com conexões metálicas. A única coisa é que como os produtos de cimento-amianto são bastante frágeis, a inserção deve ser feita com o máximo cuidado.
Os meandros do processo de inserção em um sistema de abastecimento de água sob pressão existente são descritos Neste artigo, que recomendamos a leitura. Ele fornece orientação passo a passo sobre como fazer uma conexão difícil.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Você pode ver como cortar um tubo sem usar uma máquina de solda nos vídeos a seguir.
Batendo em um tubo de plástico instalando um acoplamento:
Opção de inserção com instalação de válvula esfera:
Existem muitos métodos de conexão que são uma alternativa válida à soldagem durável e confiável. O principal é abordar com competência a escolha da melhor opção e realizar a vinculação, respeitando rigorosamente a tecnologia.
Você gostaria de compartilhar pessoalmente com você os meandros de realizar rosqueamento sem soldagem? Você tem dúvidas ou fotos do processo de trabalho do encaixe? Por favor, escreva comentários e poste fotos no bloco localizado abaixo do texto do artigo.
Para minha casa particular, uso conexões de tubos sem soldagem com juntas destacáveis. Embora isso leve, com o tempo, a vazamentos e falhas na vedação. Mas este tipo de conexão, na minha opinião, tem uma série de vantagens em relação a um design indissociável e à conexão de tubos por soldagem. Em caso de avaria, a peça pode ser substituída sem desmontar toda a estrutura. Conectar tubos com juntas removíveis é mais simples do que soldar. Conforme observado acima, há muitas maneiras de conectar tubos de maneira confiável sem soldar!