Como cortar um tubo de plástico: características do trabalho e análise de todas as nuances importantes
Você possui sistemas de comunicação de plástico em sua casa e eles precisam de modernização ou reparo? Não é difícil instalar você mesmo o plástico, graças às características desse material, certo? Mas como cortar um tubo de plástico se ele estiver sob pressão? E é possível fazer isso sozinho?
Nós lhe daremos respostas às suas perguntas. Aqui consideramos várias maneiras de organizar um desvio de uma rodovia existente. As opções de inserção são fornecidas com uma descrição detalhada do processo e complementadas com fotos, que permitirão entender os meandros da tecnologia de instalação de tubos plásticos baratos e duráveis.
Seguindo as recomendações fornecidas nos vídeos, você poderá fazer a maior parte do trabalho sozinho, sem envolver encanadores experientes.
O conteúdo do artigo:
Características de inserção de curvas em tubos
Existem diferentes tipos de dutos de plástico. Alguns são usados para fornecer água, outros para escoá-la.
Existem vias públicas e redes pessoais intra-casa e intra-apartamento. E cada opção tem suas próprias nuances de execução do trabalho.
Para colidir com o sistema centralizado geral e não ter problemas com a lei, é necessário passar por aprovações preliminares.O melhor é delegar a assinatura de todos os papéis necessários e o próprio trabalho de inserção a um organismo especializado. Isso tornará a vida muito mais fácil.
Mas ninguém impede você de cortar uma tubulação de plástico dentro de um apartamento ou casa particular. Isso pode ser feito em quase qualquer lugar. Você só precisa seguir as regras básicas e não sobrecarregar o sistema com uma abundância de encanamentos.
A pressão da água no abastecimento de água deve ser suficiente para todos os aparelhos e todos os utilizadores. Uma tubulação de esgoto só pode aceitar o volume de águas residuais para o qual foi originalmente projetada.
Existem vários tipos de tubos de plástico:
- "PP" – polipropileno;
- "EDUCAÇAO FISICA" – polietileno (na maioria das vezes HDPE);
- "PVC» – cloreto de polivinila;
- "PEX" – fabricado em polietileno reticulado;
- "REH-AL-REH" – metal-plástico.
Alguns deles são recomendados para uso na fiação de sistemas de abastecimento de água quente e aquecimento, enquanto outros apenas para fornecimento ou descarga de água fria. As tecnologias de rosqueamento para todos os tubos de plástico são bastante semelhantes.
As diferenças estão relacionadas aos métodos de conectá-los aos acessórios e entre si nos casos em que um elemento adicional é inserido em uma tubulação existente.
Todas as técnicas para inserir um ramal em um abastecimento de água plástico podem ser divididas em dois grupos:
- Cortar um pedaço de tubo e inserir um tee em seu lugar.
- Tampa para braçadeira de tubo (sela) com tubo de saída.
O primeiro método envolve a realização de trabalhos de soldagem com um ferro de soldar especial para plástico ou com acessórios de fixação.
No segundo caso, a presença da parte sobreposta é suficiente. É simplesmente colocado no tubo e apertado mecanicamente com parafusos ou aplicado a uma superfície plástica e soldado a ele por meio de serpentinas de aquecimento embutidas.
Opções de inserção
A tecnologia mais confiável para inserir um cano de água de plástico é o método de inserir um tee nele. Na verdade, esta é uma instalação normal de um ramal usando acessórios padrão. Primeiro, é cortado um trecho da tubulação e, em seguida, uma peça com saída é instalada em seu lugar. Contudo, esta opção nem sempre é possível.
A utilização de sobreposições (pinças, selas) simplifica o processo de inserção no sistema de abastecimento de água. E se ele estiver sob pressão, esta é a única opção possível. Para instalar o tee, a água deverá ser totalmente drenada da tubulação plástica, mas para inserção com selas especiais isso não é particularmente necessário.
Método #1 – tee ou manifold
O principal problema com qualquer método de acesso a um sistema de abastecimento de água é pressão da água. É melhor quando está coberto. Então com certeza não haverá respingos durante o trabalho, o que é simplesmente perigoso, já que é necessário trabalhar com ferramentas elétricas. Sim, e de acordo com as normas, a soldagem de tubos plásticos deve ser feita a seco.
Você pode usar o seguinte como elemento inserido para organizar uma ramificação:
- camiseta comum;
- um coletor para conectar vários tubos de saída.
- um pedaço de tubo pré-preparado com saída soldada.
A extremidade com o tubo de saída pode ser rosqueada ou soldada. A escolha do tipo de adaptação depende tipos de plástico e o tipo de instalação de todo o sistema de tubulação.
Se o sistema de abastecimento de água for inicialmente feito em versão desmontável, a inserção no mesmo deverá ser feita por meio de conexão roscada. E se todo o pipeline fosse realizado soldagem com ferro de solda elétrico, então é melhor inseri-lo de maneira semelhante.
A tecnologia para inserir um tee é a seguinte:
- A água é desligada e completamente drenada do sistema.
- Um cortador de tubos é usado para cortar uma seção de tubo no tamanho certo para que um acessório adicional possa ser conectado em seu lugar.
- Instalação do tee com ferro de solda (para HDPE e polipropileno) ou cola (para PVC).
- Instalação de válvula de corte na saída.
Depois de instalar a torneira no ramal criado, outros trabalhos podem ser realizados com a água aberta. Ao inserir um ramal, os tubos de plástico podem ser soldados ponta a ponta ou em um soquete. Ambas as opções são aceitáveis.
Se for problemático chegar ao abastecimento de água com um ferro de soldar por estar próximo à parede, você pode usar pinças ou acoplamentos de pressão. Para isso, prepare primeiro um trecho de tubo com saída soldada, e só depois é inserido no local do recorte na rede de abastecimento de água.
A inserção em uma tubulação de metal-plástico é feita usando uma conexão roscada (compressão):
Método #2 – sela soldada elétrica
Uma sela suspensa em uma tubulação é entendida como parte de um sistema de abastecimento de água, que se destina a organizar ramais da linha principal.
Este elemento simplifica muito a instalação de unidades de ramificação e não implica uma violação da integridade ponta a ponta do produto tubular. Para fazer um ramal em um tubo de plástico no ponto de inserção, faça apenas um furo do tamanho necessário.
Uma sela normal é fixada ao tubo com braçadeiras e parafusos. Sua contraparte soldada eletricamente possui bobinas de aquecimento integradas em seu design. Quando lhes é aplicada tensão da rede elétrica, esses elementos derretem o plástico, que, após o resfriamento, forma uma conexão confiável entre a conexão e o abastecimento de água.
A tecnologia de instalação de sela soldada elétrica é baseada na soldagem por eletrodifusão. Além disso, todos os elementos de aquecimento já vêm integrados de fábrica no seu corpo.
Você só precisa conectá-los à fonte de alimentação por alguns minutos. Em termos de processo de soldagem, lembra o método com ferro de soldar, só que no caso da sela já está tudo montado nela.
Uma cobertura semelhante destina-se à inserção em tubos HDPE. É o polietileno que, ao ser aquecido, primeiro se transforma no estado elástico desejado e depois endurece sem perder as características de resistência. Como resultado, o plástico de ambas as peças soldadas é combinado em uma única massa difícil de quebrar.
Após o resfriamento, a sela e o tubo tornam-se um todo indivisível. Essa conexão pode suportar uma pressão de água de 16 atmosferas, o que é mais que suficiente para instalar o abastecimento de água em um apartamento ou casa de campo. As selas soldadas elétricas vêm com ou sem cortador embutido - a primeira opção é projetada para trabalhar em tubulações de pressão sem desligar a água.
A instalação de tal acessório é extremamente simples. Consiste em uma ou duas partes. No primeiro caso, é simplesmente uma sobreposição no tubo por cima e, no segundo, uma braçadeira também é conectada por baixo para maior confiabilidade. Esta sela só precisa ser instalada no trecho desejado do abastecimento de água e colada aplicando-se uma corrente elétrica.
Após o endurecimento do plástico, resta fazer um furo na linha que passa pelo tubo e conectar uma mangueira ou tubo à saída dos encanamentos a serem conectados. Diâmetro gasoduto de plástico e a curva incorporada pode ser muito diferente. Você só precisa escolher o tamanho certo do bloco.
A perfuração do furo é feita com uma broca grossa ou uma fresa anular. O principal aqui é não pressionar com muita força o tubo de plástico para que ele não quebre.
Se o cortador já estiver na sela, basta girá-lo com uma chave inglesa e retirá-lo do furo. Depois, só falta conectar o duto de saída de água - e o ramal está pronto.
Método #3 – braçadeira de crimpagem (sobreposição)
Além da sela soldada elétrica, existe um análogo mais simples - uma pinça suspensa. Consiste em duas partes separadas aparafusadas. Coloque um em cima do tubo de plástico e puxe o segundo por baixo pela parte superior.Uma junta de vedação é inserida adicionalmente entre eles para evitar vazamentos.
Normalmente, as peças de revestimento superior e inferior correspondem exatamente às dimensões do tubo. Mas também existem pinças universais, nas quais a parte superior é pequena e, em vez da parte inferior, há uma tira de metal para amarração.
Externamente, eles se assemelham a análogos de reparo para conectar uma mangueira ou fechar fístulas. Somente na parte superior possuem tubo para ligação à saída.
As braçadeiras para inserção em um tubo de plástico são:
- com válvula de corte;
- com cortador embutido e válvula de segurança;
- com extremidade flangeada ou roscada em metal;
- com extremidade de plástico para soldar ou colar.
Para fazer a inserção, a braçadeira é colocada no tubo e fixada com porcas ou parafusos, dependendo do desenho. Posteriormente, é realizada a perfuração através do tubo de saída existente. E então o próprio ramo do principal está conectado.
Não é recomendado perfurar um tubo sem instalar uma braçadeira ou sela nele. Você pode cometer um erro com o diâmetro da broca e o ponto de perfuração. O melhor é fazer isso através do ramal da conexão já instalada para o ramal. Portanto, a broca certamente será um pouco menor em tamanho que a seção interna da saída embutida e será instalada exatamente onde for necessária.
Um acessório de compressão é colocado em um tubo de metal-plástico usando um alicate de pressão:
As nuances de trabalhar em uma tubulação de água sob pressão
Para conexões na tubulação de pressão São utilizadas selas e pinças soldadas eletricamente com cortador embutido. Ele está localizado em um alojamento de bico selado especial. Para perfurar plástico, muitas vezes basta girá-lo com uma chave sextavada. Mas também existem modelos de furadeira.
Alguns projetos semelhantes possuem uma válvula embutida. Então, após a conclusão da perfuração, a fresa é levantada, a válvula é fechada e o acessório com a broca é removido. Em vez disso, um tubo de drenagem é instalado.
No entanto, também existem à venda produtos com tubo de descarga, que é direcionado lateralmente à broca (paralelo ou em ângulo à rede de abastecimento de água conectada).
O uso de forros com cortador interno permite cortar qualquer cano de água. Não importa se eles estão sob pressão ou não. Mas esses acessórios são muito mais caros que os grampos e selas convencionais.
Eles simplificam muito o processo de inserção, mas você terá que gastar dinheiro com eles. Ao mesmo tempo, em termos de estanqueidade da ligação resultante, não são superiores nem inferiores às soluções padrão.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Existem muitas nuances na conexão de um ramal a uma tubulação de plástico. Existem diferentes tipos de plásticos, acessórios em design e métodos de inserção. Para evitar erros graves, recomendamos que você assista aos vídeos abaixo sobre este tema.
Vídeo nº 1. Batendo em um tubo HDPE sob pressão usando uma sela com um cortador:
Vídeo nº 2. Características de instalação de sela elétrica soldada:
Vídeo nº 3. As nuances da inserção em um abastecimento de água de polietileno:
É raro cortar encanamentos de plástico existentes. Mas às vezes você precisa trocar canos, instalar hidrômetros ou simplesmente conectar encanamentos adicionais. Existem vários tipos diferentes de acessórios e tecnologias de rosqueamento disponíveis para essa finalidade.
Para qualquer caso, existe uma opção ideal para que você mesmo possa realizar a instalação. É necessário confiar estas obras a canalizadores profissionais apenas na situação de ligação a uma rede pública de abastecimento de água, onde são necessárias aprovações prévias.
Por favor, escreva comentários no bloco localizado abaixo do teste do artigo. Conte-nos como você fez a inserção no tubo de polímero com suas próprias mãos. Compartilhe informações úteis para os visitantes do site, tire dúvidas, poste posts com sua opinião e fotos sobre o tema.