Como cortar um fio em um tubo: uma visão geral detalhada dos principais métodos
Você gosta de fazer você mesmo os trabalhos de reforma da casa, sem envolver vários artesãos? A autoinstalação ou reparo não só permite economizar dinheiro chamando especialistas, mas também aumenta muito a sua autoestima, certo?
Durante a instalação de comunicações, muitas vezes é necessário preparar roscas em tubos. Temos que encontrar maneiras de não estragar o produto.
Diremos como cortar roscas usando diferentes ferramentas, qual método é preferível usar em uma determinada situação. O artigo discute métodos disponíveis para implementação por um executor não qualificado. São abordadas as características de corte de diferentes tipos de roscas e os equipamentos utilizados para isso.
O material apresentado é acompanhado de fotografias visuais que retratam as ferramentas para a execução do trabalho. Um vídeo com recomendações ajudará você a entender detalhadamente todos os meandros desse processo.
O conteúdo do artigo:
Classificação de rosca de tubo
O termo “tubo” ocupa uma posição privilegiada na indústria hidráulica. Este termo é classificado tendo em vista um conjunto de normas que definem os critérios de ligação de diversos elementos das estruturas hidráulicas.
Por exemplo, o tamanho da rosca de um tubo é designado por um valor numérico que indica o diâmetro do furo padrão do tubo, mas não o diâmetro físico da rosca.
Na prática, as roscas de tubos são usadas:
- cilíndrico (G/BSPP),
- cônico (R/BSPT),
- redondo para acessórios sanitários de fechamento (Cr),
- polegada cilíndrica (padrão americano NPSM),
- cone de polegada (padrão americano TNP).
Recomenda-se que um mecânico cuja principal área de trabalho seja o trabalho doméstico tome como base a divisão condicional das roscas dos tubos em dois tipos principais:
- cilíndrico (G),
- cônico (R).
São esses dois tipos que o encanador doméstico encontra com mais frequência ao fazer a manutenção de equipamentos de encanamento doméstico e instalar canos de abastecimento de água ou aquecimento.
O corte de tubos é realizado nos seguintes casos:
Métodos básicos de corte
Você pode cortar roscas em tubos de duas maneiras:
- automático - em máquinas, ferramentas elétricas;
- manualmente - usando ferramentas manuais.
Para as condições de vida, é claro, a tecnologia manual é mais relevante. O corte manual de roscas em canos de água ou outros canos geralmente é feito usando uma matriz.
Uma matriz é um dispositivo simples para cortar roscas em tubos em casa. A mesma ferramenta é usada com sucesso em máquinas industriais.
O dispositivo se parece com um disco com vários furos axiais perfurados ao longo de seu diâmetro interno. As bordas desses orifícios formam vários incisivos (geralmente 8 a 10). O material para as matrizes é liga de aço ou outras ligas duras.
Existem vários tipos de tais dispositivos:
- sólido;
- com mola (dividir);
- Kluppovye (deslizando).
De acordo com o projeto, a matriz é produzida na forma de círculo, quadrado, hexágono ou prisma. Os mais comuns são os instrumentos de disco (redondos). São utilizados para rosquear tubos de água com diâmetro de até 36 mm.
Para facilitar o trabalho com matrizes, use:
- portões simples com parafusos de fixação - ferramentas manuais;
- mandris de rosqueamento em tornos.
O corte de roscas (métricas, cônicas) da melhor qualidade em tubos manualmente ou em máquinas é fornecido por matrizes sólidas.
Porém, esse tipo de ferramenta, devido à rigidez de seu próprio design, tem seus lados negativos.Os cortadores desgastam-se rapidamente.
As matrizes com mola (divididas) possuem um design menos rígido, o que permite cortar roscas em tubos e ao mesmo tempo alterar o diâmetro da rosca na faixa de 0,1-0,3 mm.
Tais dispositivos são caracterizados por maior resistência ao desgaste das fresas, mas não proporcionam alta precisão e limpeza no corte da rosca.
As matrizes deslizantes consistem em duas partes funcionais. Eles são projetados para instalação em um módulo de fixação - uma braçadeira.
A fixação na pinça é realizada por um mecanismo composto por um cracker e um parafuso de ajuste. O parafuso ajusta o tamanho do diâmetro para corte de rosca. Normalmente a matriz é equipada com um conjunto de matrizes para diversos diâmetros diferentes.
Método #1 – fazer roscas de tubos com matrizes
O processo de criação de uma rosca em um tubo com matriz ou matriz exige que o mecânico execute algumas ações preliminares:
- A superfície do tubo na área de corte deve ser cuidadosamente limpa.
- A parte final do tubo deve ser processada com uma lima (fazer um chanfro de entrada).
- Aplique lubrificante na superfície a ser tratada para reduzir a resistência.
Se possível, é aconselhável fixar o tubo na vertical, por exemplo, num torno de bancada, deixando livre acesso à parte superior - zona de corte. A força de fixação deve ser calculada corretamente para não deformar o corpo do tubo.
Em seguida, pegue uma chave pré-preparada com uma matriz de desbaste (nº 1) com o diâmetro necessário e características de rosca adequadas.
A ferramenta é mantida horizontalmente - perpendicular à área final do tubo. Coloque a matriz de desbaste no chanfro da aresta usando o furo interno. Uma leve pressão e giros curtos sucessivos de 25-30° fazem o corte inicial.
Este trabalho deve ser feito com cuidado, lentamente, monitorando constantemente o ângulo reto entre o horizonte do aríete e a vertical do tubo.
Usando esta técnica, os primeiros dois ou três fios são cortados cuidadosamente. Normalmente, depois de cortar as primeiras duas ou três roscas, a ferramenta está firmemente na sua posição de trabalho. Além disso, o ângulo reto não pode mais ser controlado.
Mas a tecnologia de corte com movimentos circulares curtos (sem tração particularmente forte) deve ser mantida até o final do corte. Recomenda-se adicionar lubrificante periodicamente no ponto de corte.
Após a primeira passagem, gire o dispositivo e repita mais uma ou duas vezes com uma matriz de acabamento (nº 2).
É bom para você! Classificação dos melhores tornos de bancada e máquina: características, prós, contras, preço.
Método #2 – técnica de corte de touceiras
A matriz é uma variação da mesma matriz para corte de roscas, inclusive em tubos. Uma característica distintiva da matriz é a capacidade de ajustar os cortadores.
Existem pinças para uso manual, bem como dispositivos semelhantes com acionamento elétrico.
Opção nº 1 - corte com pinça manual. O corte manual de tubos geralmente é feito com uma pinça instalada em um suporte de catraca. Este suporte torna o trabalho de corte de roscas de tubos conveniente e menos complicado.
Claro, dependendo das condições do trabalho de encanamento, você pode usar outros tipos de porta-mãos. Por exemplo, um botão de travamento padrão com duas alças.
O princípio de criar uma rosca com uma matriz é quase o mesmo do método de trabalhar com matrizes tradicionais:
- Limpe a superfície de trabalho do tubo e certifique-se de que não haja defeitos.
- Lixe a área cortada até obter um brilho metálico distinto.
- Processe a parte externa de trabalho da borda final em um ângulo de 45-60º (chanfro).
- Lubrifique a superfície preparada com vaselina técnica.
- Prenda o tubo em uma morsa mecânica ou segure-o com uma chave de gás.
Após esses procedimentos, a ferramenta de corte (blank) é colocada com o furo interno no chanfro do tubo e, com pressão moderada e uniforme, começa a girá-la com movimentos alternativos curtos.
Se uma pinça de catraca for usada como suporte, somente o corte para frente será executado. Deve-se observar que a braçadeira de catraca é conveniente para uso ao trabalhar em condições restritas.
Por exemplo, quando é necessário processar um tubo colocado próximo a uma parede.
Opção nº 2 - corte com pinça elétrica. Juntamente com as ferramentas manuais, os dispositivos acionados eletricamente são amplamente utilizados. A vantagem óbvia para o mecânico é uma redução significativa na intensidade do trabalho.
Mas, por outro lado, nem todas as máquinas elétricas são capazes de realizar trabalhos em condições restritas. Além disso, ao trabalhar com ferramentas manuais é possível obter um melhor resultado.
Para obter um resultado semelhante com plugues elétricos, é necessária uma vasta experiência com esta ferramenta.
Trabalhando com uma pinça elétrica:
- Preparação da superfície do tubo na área de corte - limpeza, chanframento, lubrificação.
- Fixação do tubo com dispositivos capazes de proporcionar uma fixação rígida.
- Fixação no ponto inicial do porta-matriz com a pinça incluída no kit.
- Verificação do curso e sentido de rotação da matriz.
- Cortando as primeiras duas ou três voltas no modo jog.
Em seguida, as roscas dos tubos são cortadas automaticamente. O comprimento de corte é considerado ideal quando a borda superior das cabeças de corte atinge a borda principal do tubo.
Neste ponto, a operação do dispositivo é interrompida, a função de rotação reversa é ativada e o bug é torcido do tubo com alimentação por pressão. Certifique-se de umedecer periodicamente a área cortada com óleo durante todo o processo.
Método #3 – usando tornos
Os trabalhos de construção e reparação em grande escala, via de regra, excluem o uso de ferramentas manuais. Aqui, os tornos são geralmente usados para processar os tubos adequadamente.
As funções de rosqueamento são suportadas por muitos tornos universais.
Usando as máquinas, as roscas internas e externas dos tubos são feitas de maneira fácil e eficiente. O módulo de fixação pneumático (ou mecânico) do torno garante uma fixação confiável de alta qualidade do tubo e um fornecimento preciso da peça de trabalho ao cortador.
Para executar funções de rosqueamento, são utilizados diferentes tipos de fresas:
- haste,
- lamelar,
- intercalar
Os trabalhos em tornos são realizados por especialistas formados na área e com as qualificações adequadas.Sem experiência e qualificação profissional, não é recomendável tentar cortar fios com as próprias mãos em uma máquina.
Para os artesãos que decidem trabalhar com encanamento e esculpir peças de metal, as dicas a seguir os ajudarão em seu trabalho:
Algumas palavras sobre GOST para roscas de tubos
Em condições de trabalho com meios gasosos e líquidos, conforme GOST 6111, caso seja necessário introduzir conexões destacáveis nos diagramas de tubulações, é permitido fabricar tais conexões em uma base rosqueada.
É possível fazer não apenas roscas para tubos, mas também roscas cônicas (GOST3662).
Apesar do raro uso de roscas cônicas em conexões de tubos, elas são consideradas mais convenientes em termos de características de aparafusamento/composição.
Deve ser lembrado que o ângulo de conicidade de uma rosca cônica está diretamente relacionado a parâmetros como passo e diâmetro. O valor permitido deste ângulo não pode ser inferior a 26°. O valor padrão do ângulo da ponta do perfil em uma rosca cônica é 60°.
As roscas dos tubos distinguem-se por uma característica - possuem um topo de perfil arredondado. Sujeito às normas de corte, o arredondamento é de 10% do raio da rosca.
Com esta tecnologia de corte é possível obter uma redução significativa das tensões internas na pequena área metálica ocupada pelo perfil roscado.
Tolerâncias estabelecidas GOST 6357, juntamente com roscas cilíndricas e cônicas, são fornecidas roscas métricas para tubos.
Aqui, o ângulo de inclinação padrão é de 55°, o que determina o aumento do número de voltas em um trecho ao longo de um comprimento igual a um trecho com outro tipo de rosca.
O resultado é uma conexão com maior grau de estanqueidade, mas a complexidade do uso de tais conexões aumenta.
As instalações GOST existentes também oferecem a possibilidade de fazer roscas axiais e trapezoidais em tubos. Mas, na prática, esses tipos de corte não são utilizados devido à sua baixa resistência operacional.
No trabalho de encanamento, são usados diferentes métodos de conexão de tubos.A escolha do método depende muito do material da tubulação e de sua “área de responsabilidade”. Recomenda-se a utilização de conexões roscadas de peças em áreas acessíveis para inspeção periódica.
Informações sobre métodos alternativos de conexão de tubos são apresentadas nos artigos:
- Métodos de encanamento para conectar tubos: uma visão geral de todas as opções possíveis
- Conexão de tubos de plástico com tubos de metal: análise de métodos e exemplos de trabalhos de instalação
- Conectando tubos de cobre: instruções e comparação de várias tecnologias de instalação
- Inserção de tubos sem soldagem: tecnologia para trabalhos de soldagem por inserção
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Todas as nuances do corte de roscas de tubos em um vídeo:
O conhecimento sobre a criação, operação e manutenção de conexões roscadas em tubulações é sempre relevante para todas as pessoas que lidam com tarefas domésticas, encanamentos e outras utilidades..
Sem essas informações, é impossível realizar reparos de qualidade, modernizar os sistemas de dutos ou simplesmente manter o funcionamento dos sistemas econômicos domésticos.
Você tem algo a acrescentar ou tem dúvidas sobre como cortar roscas em tubos? Deixe comentários na publicação e sugira seus próprios métodos e ferramentas eficazes para a criação de esculturas. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.
Eu esculpo tubos à mão usando matrizes. Eu os tenho inteiros. Não há nada de complicado nisso. É importante ter habilidades. Limpo o tubo, prendo-o em um torno e pego uma chave inglesa com a matriz necessária. Cortei gradativamente com movimentos rotacionais. É importante cortar os 2 primeiros fios, assim será mais fácil. Não uso isso com frequência, mas em grande escala, claro, preciso cortar com uma pinça.
Tudo é extremamente simples para mim. Pipe, vice e morra. Acho que não adianta pagar pelo corte da linha, pois tudo é feito em um ou dois minutos. Se, é claro, você não tiver as habilidades, também poderá comprar tubos com roscas cortadas; no entanto, é difícil selecionar esses espaços em branco no comprimento, para ser honesto, é quase impossível. Por isso aconselho a todos que comprem um conjunto de matrizes.
A qualidade da ferramenta de corte é importante. Quando comprei o primeiro dado, me deparei com moldes (como descobri mais tarde) de qualidade nojenta. O fio foi cortado com muita dificuldade, lubrifiquei com vários tipos de lubrificante (líquido, plástico) - não adiantou muito. E, ah, felicidade, um dia a sorte quebrou. Comprei rapidamente um novo... E descobri que estava rompendo o umbigo há vários meses.
Um bom professor é experiência, mas ainda é melhor obter primeiro uma teoria de uma pessoa experiente. Mas eu não encontrei um assim.