Por que um gêiser aquece tanto a água e o corpo: como evitar o superaquecimento
As pessoas usam aquecedores de água a gás há mais de 100 anos. Eles apareceram em nosso país em 1956.Os mais populares são os aquecedores de água instantâneos, popularmente conhecidos como gêiseres.
Concordo que este dispositivo é muito mais confiável que uma caldeira. No entanto, muitas vezes há casos em que um aquecedor de água a gás aquece demais a água. A temperatura da água aquecida não deve ser muito alta, pois causa muitos transtornos e prejudica o aquecedor de água.
Consideraremos detalhadamente as possíveis causas deste problema e as formas mais eficazes de resolvê-lo. Não se apresse em chamar um especialista. Tente consertar você mesmo o aquecedor de água a gás e nós o ajudaremos com isso.
O conteúdo do artigo:
Dispositivo aquecedor de água instantâneo
Um gêiser é capaz de alterar instantaneamente a temperatura da água, que é aquecida por meio de um circuito de fluxo direto. Não há tanque neste equipamento. O dispositivo contém um trocador de calor de placas, geralmente feito de cobre.
Um tubo de água passa por ele. Os queimadores de gás estão localizados abaixo. As placas do trocador de calor são aquecidas pelo gás de combustão e, por sua vez, aquecem o tubo de água.
Na parte superior do dispositivo há um coletor de gases de escape. Nele, os produtos da combustão do combustível azul são acumulados e redirecionados para a chaminé. No corpo das caldeiras a gás existem reguladores com os quais são reguladas a pressão da água e o fornecimento de gás. Graças a eles, a temperatura de aquecimento da água é ajustada individualmente.
As temperaturas recomendadas não são superiores a 42-50°C. Uma temperatura mais alta leva à deposição ativa de sais nas peças do aquecedor. Como resultado, o corpo do gêiser fica superaquecido e água muito quente sai da torneira.
Razões para o superaquecimento da água por uma coluna
Existem vários motivos pelos quais um gêiser superaquece a água:
- o trocador de calor está entupido;
- menor pressão da água;
- substituição prematura do filtro;
- os reguladores estão instalados incorretamente;
- baixa capacidade do misturador.
Na maioria das vezes, a causa do forte aquecimento da água ou do próprio corpo da caldeira é um trocador de calor entupido. O superaquecimento também pode ser consequência da ligação do equipamento quando as tubulações de água e de aquecimento estão bloqueadas.
Para identificar a verdadeira causa, recomenda-se primeiro verificar o funcionamento da bomba e a circulação da água no sistema de aquecimento.
Baixa pressão da água
Se a água da torneira estiver extremamente quente ou fria, a causa de tais “oscilações” é a má pressão na linha principal ou uma incompatibilidade entre a pressão da água e a potência do dispensador.O rendimento de marcas como Bosch, Ariston, Baltgaz, Nevalux, Electrolux, etc. é de 11 l/min. Com pouca pressão ocorre superaquecimento.
Para resolver o problema de pressão, entre em contato com a concessionária de água municipal.
Substituição tardia do filtro
A qualidade da água da torneira deixa muito a desejar. Para minimizar seu efeito destrutivo no equipamento, é instalado um filtro tipo malha. Ele retém pequenos detritos, purifica a água das impurezas e a suaviza.
Se o filtro não for trocado há muito tempo, entra na coluna água com sais de magnésio e potássio. Como resultado, depósitos de incrustações nas peças. Este depósito de cálcio muitas vezes causa falhas no equipamento.
Os reguladores estão instalados incorretamente
Você altera a posição do regulador em tempo hábil dependendo da sazonalidade? Muitas vezes a causa do forte aquecimento da água gêiser é a mudança das estações do ano. Na primavera, a água das comunicações fica mais quente e o regulador de abastecimento de gás é colocado no valor máximo.
Ao mesmo tempo, o regulador de abastecimento de água permanece no nível mínimo (como no inverno). Como resultado, a água fica muito quente no verão.
Baixa capacidade do misturador
Outro problema comum é quando a temperatura da água na cozinha é confortável, mas sai água fervente do chuveiro.
Nesse caso, o problema é causado pela baixa capacidade de vazão da torneira do chuveiro.A única solução é adquirir um misturador com rendimento máximo.
Como solucionar problemas?
Se o corpo do gêiser esquentar devido à contaminação nas comunicações, eles deverão ser limpos. Para isso, é necessário verificar as mangueiras de entrada e saída de água, a torneira da caixa do eixo e os cartuchos misturadores. As mangueiras são limpas em água corrente.
Se o regulador estiver instalado incorretamente, o aquecedor de água deve ser colocado no modo verão. A temperatura inicial da água de saída é afetada pela temperatura do fluido de entrada. Por exemplo, o dispositivo aquece água até +35°C.
No verão, a temperatura da água de entrada é de +15°C. Consequentemente, na saída o líquido aquecerá até +50°C. No inverno, quando a temperatura da água de entrada é mais baixa, esse valor também diminui.
Limpando o trocador de calor da escala
Se o corpo do seu gêiser esquentar, você deve verificar as condições do trocador de calor. Como a água é aquecida a gás, com o tempo, as peças do equipamento ficam cobertas de fuligem e incrustações.
Devido à água dura, os canais dos tubos do trocador de calor ficam entupidos com sais, o que atrapalha a circulação do líquido. Para restabelecer o funcionamento da caldeira a gás é necessário limpar o trocador de calor.
Em primeiro lugar, deve-se desligar o fornecimento de gás e desconectar o equipamento da rede elétrica. Após o resfriamento do aparelho, é necessário desmontar a caldeira de acordo com as instruções de operação. Após a retirada do filtro, ele é limpo mecanicamente. Se o estado da peça for extremamente negligenciado, é recomendável substituí-la.
Limpeza com ácido clorídrico
O primeiro reagente para autolimpeza do trocador de calor é o ácido clorídrico.
Sequência de ações na limpeza com ácido clorídrico:
- desligue a água e escorra todo o líquido quente abrindo a batedeira;
- remova o invólucro;
- desparafuse os parafusos que o prendem;
- desconecte a rosca do trocador de calor (pode escorrer água, por isso é recomendável substituir um recipiente);
- prepare uma solução de ácido clorídrico (não mais que 3-5%);
- usando um tubo ou mangueira com rosca de ½ polegada, conecte a entrada e a saída do radiador;
- Coloque um funil no cano e despeje a solução nele.
Todo o trabalho deve ser feito com luvas. A espuma pode se formar como resultado da reação entre o ácido clorídrico e a incrustação. Após a conclusão da limpeza, o trocador de calor deve ser lavado para remover resíduos de ácido.
Limpeza via tanque com bomba
Para funcionar, prepare uma solução ácida de 7 a 10%. Você também precisará de um tanque e de uma bomba centrífuga.
Sequenciamento:
- desligar o abastecimento de gás e água;
- escoe o restante da água abrindo a batedeira;
- desparafuse os parafusos para desmontar a carcaça e ter acesso ao radiador;
- despeje a solução ácida no tanque;
- conecte o sistema de limpeza ao trocador de calor;
- ligue a bomba.
O líquido deve passar pelo trocador de calor por uma hora até que todos os contaminantes sejam removidos. Se necessário, após a limpeza, os reagentes derramados devem ser neutralizados com uma solução especial ou bem enxaguados com água.
Uso de ácido cítrico
Pegue um recipiente fundo onde o trocador de calor possa caber facilmente. Para 700 ml de água serão necessários 80 g de ácido cítrico.
Encha o recipiente com água aproximadamente 30%, mergulhe o radiador nele e despeje a solução ácida. Aqueça o conteúdo por 30 minutos.
Antes de montar o aparelho, enxágue as peças em água corrente para remover qualquer resíduo de calcário. A limpeza preventiva é recomendada uma vez por ano.
Após a limpeza do trocador de calor, todas as peças do aquecedor de água a gás são conectadas na ordem inversa. Antes de usar, você deve verificar o funcionamento de todo o dispositivo. Com a limpeza oportuna, o gêiser durará o máximo possível e o trocador de calor não consumirá mais gás.
Cuidado e manutenção do gêiser
A manutenção regular é importante para uma operação confiável e duradoura do dispositivo. Em cada ano de funcionamento, a caldeira deve ser inspecionada, verificada a limpeza preventiva das peças, dos elementos de comando e de segurança, bem como a estanqueidade da distribuição de gás e água.
Para que uma caldeira a gás funcione corretamente é necessário controlar a pressão refrigerante na saída do equipamento. Se a pressão for inferior a 0,8 bar, o sistema de aquecimento deve ser completado.
A prevenção anual inclui:
- verificar a tração e o desempenho dos equipamentos a gás;
- inspeção do estado do trocador de calor;
- verificação de tração e ignição;
- inspeção da estrutura e determinação da necessidade de limpeza da carroceria.
Na maioria das vezes, uma vez por ano é suficiente limpar o trocador de calor, a carcaça e o queimador.
Quando as estações mudam, é necessário preparar o equipamento para uso posterior.Na maioria das vezes, a verificação é realizada antes do início do tempo frio, quando a carga do dispositivo aumenta.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Solução de problemas de caldeira a gás:
Limpando você mesmo o trocador de calor:
O gêiser é um equipamento que garante o preparo ininterrupto de água quente e serve aquecimento individual. Para que o dispositivo funcione corretamente, ele deve ser inspecionado regularmente. Sem isso, o equipamento irá quebrar rapidamente e exigir grandes reparos ou a compra de uma nova caldeira.
Compartilhe nos comentários seu histórico de uso de caldeira a gás, bem como quais problemas de funcionamento você encontrou e como saiu da situação. Se você conhece outras maneiras de limpar o trocador de calor, conte-nos preenchendo o formulário abaixo.