Como fazer um piso de filme aquecido sob linóleo: instruções para instalar um sistema de aquecimento infravermelho

O linóleo é um revestimento de piso relativamente barato e fácil de instalar.Mas nem sempre tolera bem o aquecimento. Portanto, ao escolher um piso quente para linóleo, você precisa se concentrar em vários fatores. Vale a pena se familiarizar com essas orientações, não concorda?

Diremos qual versão do sistema de aquecimento de piso é melhor escolher para instalação sob um piso laminado. Aqui você aprenderá como instalá-lo, quais regras tecnológicas devem ser seguidas durante a montagem. Levando em consideração nossas recomendações, você poderá organizar com suas próprias mãos um espaço confortável para morar.

Escolhendo a marca certa de linóleo

Existe a opinião de que o linóleo é um revestimento de piso totalmente sintético que, ao ser aquecido, libera produtos químicos nocivos à saúde, como o fenol.

O linóleo também é criticado por sua fraca capacidade de suportar o calor. Quando exposto a altas temperaturas, o revestimento pode deformar-se visivelmente.

Marmoleum - linóleo natural
Marmoleum é um tipo de linóleo feito de materiais naturais. Este revestimento fica ótimo e combina bem com pisos aquecidos.

Por fim, o material foi originalmente criado não para transferir calor, mas para proteger do frio que penetra por baixo. Tudo isso é verdade, mas apenas parcialmente. O linóleo é fácil de instalar e de custo moderado, razão pela qual continua sendo um revestimento de piso extremamente popular.

As tecnologias e desenvolvimentos modernos permitiram aos fabricantes criar novos tipos de linóleo.Entre eles estão aqueles que transferem perfeitamente o calor, toleram o calor moderado sem comprometer a aparência e não emitem gases perigosos.

Existem cinco tipos principais de linóleo:

  • alquídico ou griftal;
  • nitrocelulose, também conhecida como coloxilina;
  • relina ou borracha;
  • vinil, ou melhor, PVC;
  • natural, conhecido como marmoleum.

Sem entrar em detalhes sobre a tecnologia de produção, podemos notar imediatamente que as três primeiras opções não são categoricamente adequadas para uso com pisos aquecidos. Todos eles reagem mal ao calor e o Relin não é adequado para uso em áreas residenciais.

A versão mais popular do linóleo é a versão em PVC. Este revestimento é muito diversificado em design e espessura, relativamente seguro e tem um preço agradavelmente razoável.Após a instalação, o revestimento vinílico quase sempre emite um odor característico pouco agradável, que se dissipa com o tempo.

No entanto, o linóleo de PVC não é perigoso, é adequado para locais onde vivem pessoas. No momento da compra recomenda-se estudar a rotulagem do material, devendo constar na embalagem uma marca informando que este revestimento se destina à instalação em sistemas de piso radiante.

Por exemplo, o linóleo comum pode ser equipado com uma camada adicional de material isolante térmico, que é completamente desnecessária sobre um piso aquecido.

Marcação de linóleo
Nem todo linóleo é adequado para instalação em sistemas de piso radiante. As marcações na embalagem do piso irão ajudá-lo a escolher o material certo (+)

O linóleo natural, também conhecido como marmoleum, é uma palavra de vanguarda no mercado de pisos. O material contém ingredientes exclusivamente naturais, como casca de cortiça triturada, resina de pinheiro e óleo de linhaça, calcário em pó e corantes naturais.

É claro que, quando aquecido, esse material não pode emitir substâncias nocivas, apenas vapores naturais. O Marmoleum é sensível ao calor intenso, portanto a questão da escolha do regime de temperatura para tal revestimento deve ser abordada com muita responsabilidade. No entanto, isto também se aplica aos materiais vinílicos.

O Marmoleum só pode ser responsabilizado pelo seu preço substancial, mas a elevada resistência ao desgaste e a segurança do material justificam plenamente tais custos. Marmoleum não muda de cor com o tempo e também resiste eficazmente ao fogo.

Ao escolher o linóleo para piso quente, é preciso prestar atenção à espessura do material.Um revestimento muito fino exporá todos os desníveis da base, um material excessivamente espesso reduzirá a eficiência de aquecimento do ambiente.

O filme infravermelho é uma opção ideal

Como sabem, os pisos aquecidos dividem-se em dois grupos principais: água e eléctrico, sendo uma das variedades a versão infravermelha. O sistema que produz radiação infravermelha é dependente de energia, pois seu funcionamento necessita de energia elétrica.

O filme atua em uma faixa favorável ao revestimento, por isso os pisos aquecidos por infravermelho são considerados uma excelente opção para instalação sob linóleo.

Como já mencionado, o linóleo é sensível ao calor excessivo. Mesmo que as consequências do superaquecimento da superfície não se tornem óbvias imediatamente, com o tempo elas se manifestarão na forma de deformação, amolecimento, inchaço, etc.

A potência térmica ideal para linóleo é de cerca de 150-230 W por metro quadrado de área aquecida. Filme infravermelho fornece exatamente esses parâmetros.

Este material recebeu o nome de “filme” por causa de sua aparência. Este é realmente um filme de polímero de duas camadas, dentro do qual estão elementos de aquecimento de carbono com uma nanoestrutura única. É este conteúdo que emite radiação infravermelha que pode aquecer as superfícies circundantes.

Os elementos de aquecimento, que se parecem com faixas pretas com cerca de 15 mm de largura, são conectados por barras de contato feitas de cobre e prata. Uma camada de polímero protege de forma confiável esta estrutura contra danos. Os raios infravermelhos são considerados não apenas inofensivos, mas também benéficos para os seres humanos, até certo ponto.

Os pisos aquecidos por película não são difíceis de instalar, uma vez que não é necessário o trabalho “úmido” de concretagem da betonilha.Este sistema garante um aquecimento uniforme da divisão, é perfeitamente ajustável em modo automático e pode ser integrado num sistema do tipo “casa inteligente”.

Outro ponto positivo é a fácil desmontagem do piso aquecido. Se necessário, basta retirar o revestimento do piso, retirar o filme e colocá-lo sobre uma nova base, mesmo em um cômodo diferente. O consumo de eletricidade ao usar sistemas de filme é aproximadamente 30% menor do que ao usar um cabo de aquecimento elétrico em uma área semelhante.

Preparando-se para colocar pisos aquecidos

Antes de iniciar a instalação, você precisa se preparar cuidadosamente para o trabalho. Em uma folha de papel comum, você deve traçar uma planta do ambiente, marcando nela os locais onde serão instalados móveis fixos ou grandes eletrodomésticos que se ajustem perfeitamente ao chão. Não faz sentido colocar filme infravermelho aqui.

Colocação de pisos aquecidos com filme
Tiras de filme infravermelho são colocadas de ponta a ponta ao longo da sala. Isso reduzirá o número de conexões de tiras individuais e facilitará a instalação de pisos aquecidos

Em seguida, eles traçam um plano para a colocação das tiras de filme. Quanto menos linhas de corte houver, menos conexões serão necessárias e mais fácil será a instalação. Portanto, tiras de filme são colocadas ao longo do lado mais comprido da sala. Depois de traçado o plano, você pode calcular o comprimento do filme e a quantidade de conectores necessários para a instalação. O plano também deve indicar os locais de instalação dos sensores de temperatura e do termostato.

O pacote de entrega de piso de filme aquecido sob linóleo geralmente inclui filme infravermelho e conectores, que são fornecidos em duas peças, sensores de temperatura e termostato, além de fita betuminosa, que atua como isolante.

Além disso, você terá que comprar:

  • cabo eletrico;
  • material de isolamento térmico;
  • filme para impermeabilização da base;
  • contatores (para trabalhar com sistemas de alta potência).

Para conectar um piso de filme, geralmente é usado um cabo de cobre com seção transversal de pelo menos 1,5 metros quadrados. milímetros. Como material impermeabilizante, pode-se colocar uma camada de polietileno de no mínimo 0,1 mm. A lista de materiais de isolamento térmico adequados para pisos de filme é bastante extensa.

Ferramentas para pisos aquecidos com filme
Para instalar você mesmo um piso infravermelho, você precisará das ferramentas mais comuns: alicate, chave de fenda, faca de montagem, fita adesiva, fita métrica, tesoura, etc.

Pode ser usado espuma de poliestireno extrudado, materiais de cortiça, compósitos líquidos, etc. Polietileno espumado ou isolon laminado são usados ​​​​com sucesso sob linóleo.

Em qualquer caso, deve-se estudar a rotulagem do isolador térmico para ter certeza de que o material pode ser utilizado com pisos aquecidos. O uso de material isolante térmico com revestimento de folha metálica é inaceitável.

A ferramenta mais complexa necessária durante a instalação é um dispositivo especial para crimpagem de conectores de contato. Mas com alguma habilidade, alicates comuns são adequados para isso.

Além disso, é necessário preparar uma chave de fenda e um alicate, uma tesoura e uma faca de montagem para cortar o filme, além de materiais isolantes, um martelo, etc. Por isso, dispositivo de aquecimento de piso infravermelho O linóleo pode ser colocado usando as ferramentas de construção mais comuns.

Guia de instalação do sistema

Se o plano de layout do filme já estiver elaborado e todos os materiais e ferramentas já preparados, pode-se começar o trabalho preparando a base.Ele precisa ser limpo e o mais liso possível.

O filme em si é muito fino, menos de 0,5 mm. Se o material for colocado sobre uma base irregular, os elementos de aquecimento estarão sujeitos a tensões adicionais, o que pode causar danos.

Base para piso aquecido com filme
A base para pisos aquecidos por infravermelho deve estar limpa e nivelada. Normalmente basta fazer pequenos reparos na superfície, mas às vezes é necessário colocar uma nova betonilha

Em caso de danos extensos, devem ser realizados trabalhos adicionais para nivelar a base, por exemplo, colocar uma nova betonilha sobre a base antiga. Mas se o contrapiso estiver inicialmente bastante nivelado, basta limpá-lo da sujeira e do pó e eliminar diferenças individuais de altura, se necessário.

Uma camada de material isolante térmico é colocada na base preparada. Se for um material laminado, geralmente as tiras são colocadas de ponta a ponta e as juntas são fixadas com fita adesiva. O isolamento deve ficar bem uniforme, se a base estiver bem preparada geralmente não surgem problemas nesse sentido.

Cortar o filme infravermelho em tiras de comprimento adequado é um momento crucial. Existem locais especiais para cortes, indicados por uma linha pontilhada. Se você cortar em outros lugares, o filme provavelmente ficará danificado.

Cortar o piso aquecido por infravermelho em tiras para colocar sob o linóleo
Os locais destinados ao corte do filme infravermelho estão indicados no material com linhas pontilhadas. Não negligencie estas instruções para não danificar o sistema

O pedaço de filme mais estreito cortado ao longo da linha pontilhada pode ter menos de 20 cm e o mais longo pode ter cerca de 8 metros. Isso permite que você faça tiras com o comprimento necessário e na quantidade necessária. Quanto menos cortes, mais fácil será a instalação.

Tiras cortadas de filme infravermelho são dispostas de acordo com o plano sobre uma camada de material de isolamento térmico. Neste caso, a tira de cobre deve ser colocada com o lado voltado para cima indicado pelo fabricante nas instruções.

O filme deve ser cuidadosamente nivelado para que se encaixe perfeitamente na base. A presença de um espaço de ar entre as faixas de aquecimento e o isolamento térmico é inaceitável. Após a colocação das tiras de filme, você pode começar a instalar os contatos.

A braçadeira de conexão é instalada na tira de cobre e fixada com uma ferramenta especial ou um alicate comum. Os conectores devem ser instalados de forma que uma parte do elemento fique entre as camadas do invólucro do filme e fixada ao barramento de cobre, e a segunda parte fique externa.

Conectores para pisos aquecidos por infravermelho
O conector é instalado de forma que parte dele fique entre as camadas do invólucro do filme infravermelho. Para consertar a conexão, você pode usar um alicate comum

Depois disso, é necessário esconder sob pedaços de isolamento betuminoso todos os locais onde o barramento bimetálico está conectado à linha de energia. Todos os contatos de tira que não estão conectados aos fios também precisam de isolamento. Eles estão localizados no lado oposto ao lado da conexão.

Após a conclusão do trabalho de isolamento, deve-se usar fita adesiva para fixar a posição do filme no chão para que ele não se mova durante a colocação do linóleo.

isolamento de piso aquecido infravermelho
Ao colocar filme infravermelho, todos os pontos de contato devem ser isolados com fita betuminosa, que acompanha o kit. O isolamento de betume é colado separadamente na parte superior e inferior; dobras não são permitidas

Agora você precisa instalar um termostato. Geralmente é pendurado na parede em local de fácil acesso.A conexão deve ser feita de acordo com o diagrama. Eletricistas inexperientes devem consultar um especialista nesta fase. Sensores térmicos são colocados sob o filme e conectados ao termostato por meio de fios.

Para esconder o cabo que sai do termostato, você pode fazer uma ranhura na parede. Se a reparação já tiver sido concluída, o cabo é colocado em cima da parede e coberto com uma caixa plástica decorativa. Abaixo, um pedestal é usado para disfarçar o cabo. As bordas do cabo que fornece energia são conectadas por meio de conectores e pressionadas com um alicate.

Instalação de sistema de piso aquecido por filme
Para garantir que os locais de instalação do sensor de temperatura e o fio a ele conectado não se destaquem na película do piso aquecido por infravermelho, uma aparência de canal e reentrâncias de formato adequado são cuidadosamente recortadas no material isolante térmico

Então o ponto de conexão é isolado. O espessamento aparecerá onde o isolamento está instalado, bem como onde o sensor de temperatura está preso ao filme. Eles podem complicar a instalação adicional do revestimento do piso.

Para evitar que isso aconteça, você deve usar uma faca de montagem para cortar reentrâncias na camada de material isolante térmico. Isso eliminará a diferença de altura e a superfície do filme ficará plana novamente.

Nisto colocação de pisos aquecidos sob linóleo pode ser considerado completo, resta verificar as características do sistema antes de instalar o revestimento do piso. Para fazer isso, a energia é fornecida ao filme. Primeiramente é necessário utilizar um testador elétrico para verificar a confiabilidade do isolamento, deve-se verificar a ausência de tensão em cada área isolada.

Diagrama de conexão de piso aquecido
Este diagrama mostra claramente o procedimento para conectar o piso de filme à fonte de alimentação. O termostato deve ser instalado em local acessível para manutenção

Depois disso, o grau de aquecimento de cada tira individual é verificado. Se não houver aquecimento, ou se algumas áreas forem mais frias ou mais quentes que outras, significa que a instalação foi feita incorretamente. Possíveis erros devem ser encontrados e eliminados.

Os problemas geralmente surgem de violações como a colocação de tiras de filme não de ponta a ponta, mas sobrepostas; tal posição do material de aquecimento é inaceitável. Você também não deve cortar o filme muito próximo ao barramento de cobre, pois isso pode causar danos ao isolamento. A falta total ou parcial de isolamento é uma das causas mais comuns de falha do piso radiante.

Características de colocação de linóleo

Você também precisará preparar uma base para o linóleo. Primeiro, uma camada de polietileno é colocada sobre o filme infravermelho. Este material desempenha funções de impermeabilização.

Tiras separadas são colocadas com uma sobreposição de 10 a 20 cm e fixadas com fita adesiva. Neste caso, é necessário mover-se ao longo da superfície do filme infravermelho com muito cuidado para não danificar a integridade dos aquecedores de grafite.

Em seguida, instale uma superfície plana feita de fibra. Este material protegerá de forma confiável o piso aquecido e se tornará uma base adequada para linóleo. Este tipo de piso é fornecido enrolado em rolos, por isso é recomendável espalhá-lo e deixá-lo vários dias antes da instalação.

Linóleo em piso quente
Antes de colocar o linóleo, é necessário colocá-lo sobre uma superfície plana do piso aquecido, ligar o sistema e aguardar o nivelamento do revestimento

No caso de pisos aquecidos, o processo pode ser melhorado. O linóleo é colocado sobre uma base de fibra sem fixação e, em seguida, o filme infravermelho é ligado. Sob a influência do calor, o processo de nivelamento será mais rápido. O termostato deve ser ajustado para 28 graus ou um pouco menos.Para linóleo, esta temperatura é considerada ideal.

Depois que o revestimento ficar suficientemente liso, resta apenas fixar o linóleo à base. Esta operação é realizada com fita dupla-face ou cola.

O uso de uma composição adesiva é considerado mais adequado para uso em pisos aquecidos caso não haja previsão de desmontagem e realocação do equipamento. O adesivo garante um ajuste perfeito e aquecimento uniforme.

Com as especificidades do projeto de sistemas de aquecimento de piso em uma base de madeira E no chão de concreto você descobrirá lendo nossos artigos recomendados.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Este vídeo demonstra detalhada e claramente o processo de colocação de um piso infravermelho:

Pisos aquecidos por filme são uma excelente escolha para assentamento sob linóleo. A instalação de tais sistemas não parece muito complicada, mas é aparentemente simples.

Ao colocar filme infravermelho, você deve seguir rigorosamente a tecnologia de trabalho e seguir rigorosamente as recomendações do fabricante. Isso permitirá evitar erros e instalar o sistema corretamente para garantir uma longa vida útil.

Gostaria de falar sobre como construiu um sistema de aquecimento de piso com suas próprias mãos? Gostaria de compartilhar informações que serão úteis aos visitantes do site? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, poste fotos relacionadas ao tema do artigo e tire dúvidas.

Comentários dos visitantes
  1. Elena Vasilyeva

    Achei que o linóleo era coisa do passado, mas descobri que surgiram variedades tão interessantes. Tenho que escolher o linóleo porque minha filha faz balé e treina muito. Equipamos para isso um cômodo inteiro em nossa casa de campo.Ao mesmo tempo, o melhor revestimento para pisos é o linóleo. Tem que malhar com roupas leves, enfim, em geral sonhamos com a oportunidade de fazer um piso quente e combiná-lo com linóleo. É claro que não iremos instalá-lo nós mesmos; envolveremos especialistas. Agora escolhemos o marmoleum e começaremos a criar o nosso piso aquecido.

    • Especialista
      Alexei Dedyulin
      Especialista

      Olá. O Marmoleum possui baixa condutividade térmica, portanto sua instalação no TP nem sempre é racional.

  2. Sempre pensei que piso aquecido e linóleo eram incompatíveis, mas descobri que o progresso já percorreu um longo caminho. Eles até criaram linóleo especial para tais fins.

    Mas, para ser sincero, não vejo sentido nisso, exceto como uma medida necessária, como a de Elena. O linóleo só é bom porque é barato, e se você comprar um especial, até essa vantagem se perde. Então, é melhor fazer à moda antiga, com laminado.

  3. kira21

    Tenho piso de filme, com linóleo fino por cima para não reter calor. Sem cola, porque os vapores da cola são prejudiciais à inalação. E por que colar se apenas colocamos em filme sem compensado?

    Devido à expansão térmica, o linóleo inchou nas bordas do filme - ou seja, você pode ver onde o filme está e onde não está... o linóleo inchou nessas ilhas. Mas essas ondas não me incomodam, são quase imperceptíveis.

    • Especialista
      Alexei Dedyulin
      Especialista

      Olá. Os vapores da cola são prejudiciais (embora existam colas diferentes), mas os vapores, combinados com o aquecimento constante do linóleo comum, também não são ecológicos.

  4. O compensado é necessário para o linóleo?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica