Piso aquecido elétrico sob linóleo: vantagens do sistema e instruções de instalação

Para criar uma temperatura confortável na divisão, são utilizados vários tipos de aquecimento, entre os quais o piso radiante, alimentado a electricidade, ganhou particular popularidade. Este sistema é compatível com vários revestimentos de piso, incluindo laminado, linóleo, ladrilhos cerâmicos e até carpetes.

Se os seus planos incluem fazer um piso aquecido elétrico sob linóleo, então esta é uma ideia totalmente viável. E nós lhe diremos como implementá-lo na prática.

Quais são os benefícios dos pisos aquecidos elétricos?

Na estação fria, a questão do aquecimento de um ambiente torna-se mais relevante. Um sistema de piso elétrico pode aquecer um ambiente uniformemente e criar as condições de vida mais favoráveis.

A temperatura próxima ao piso e sob o teto com esse aquecimento apresenta uma ligeira diferença, e a capacidade de ajustar a temperatura amplia ainda mais as possibilidades de utilização do aquecimento elétrico.

Uma das vantagens dos pisos aquecidos elétricos é o fato de tal sistema não secar o ar do ambiente. Moderado umidade do ar importante especialmente para pessoas com doenças respiratórias. Durante as atividades no quarto, assim como durante o sono, as vias respiratórias não ressecam.

Temperatura ambiente confortável
Para regular a temperatura do ambiente, basta acertar o cronômetro para o período de tempo em que você precisa aquecer o ambiente

Do ponto de vista estético, o piso radiante eléctrico é a solução ideal. É totalmente invisível e não precisa ser disfarçado para criar um interior harmonioso. O sistema é instalado sob o revestimento do piso, por isso não ocupa espaço útil na sala.

O aquecimento eléctrico do piso pode funcionar como principal fonte de calor nos meses de inverno ou pode ser auxiliar.

Combinação de diferentes sistemas de aquecimento
Muitas vezes, esse sistema é combinado com o aquecimento central principal, o que ajuda a aquecer os ambientes onde é necessária uma temperatura do ar mais estável: no banheiro ou no quarto das crianças.

As vantagens incluem também o facto de o aquecimento eléctrico permitir poupar cerca de 25-30% dos custos padrão na fonte de aquecimento principal. E a segurança total para os humanos torna esse sistema universal.

O que você precisa para um desempenho ideal?

Em primeiro lugar, para que o seu aquecimento de piso funcione perfeitamente, você precisará de eletricidade ininterrupta. Se a sua localidade sofrer cortes de energia frequentes, será necessário equipamento adicional para aquecimento elétrico.

Atualização de hardware
A instalação e aquisição de um sistema de alimentação de reserva implicará custos adicionais. Também é necessário atualizar a fiação para que possa suportar cargas constantes

Você precisa prestar atenção especial ao processo de instalação.

Você pode usar uma das opções:

  • contratar especialistas que instalarão um sistema de piso radiante elétrico com rapidez e eficiência;
  • entenda o assunto e resolva o assunto sozinho.

No segundo caso, é necessário aprofundar-se nas especificidades do trabalho com cada tipo de revestimento de piso, o que determina como será a instalação do sistema de piso radiante. Em particular, os trabalhos de instalação de pisos aquecidos elétricos sob linóleo devem seguir algumas regras.

Características de instalação de piso elétrico sob linóleo

O aquecimento de piso elétrico infravermelho é a melhor opção para linóleo entre todos os tipos de piso radiante. Não será necessária a colocação de uma betonilha de cimento, necessária para a colocação de cabos elétricos ou de água sob o revestimento do piso.

Ideal para linóleo filme infravermelho, pois é bastante fino e não será sentido sob o revestimento principal. Além disso, o linóleo requer termorregulação especial para manter sua estrutura, o que os pisos aquecidos por infravermelho fornecem com sucesso.

Aquecendo linóleo
Um m3 de piso infravermelho produz potência de até 150 W. Tais condições não afetarão de forma alguma o linóleo, uma vez que ele é capaz de suportar o aquecimento dentro de tais limites. Uma carga grande pode resultar em danos à aparência e às propriedades funcionais do revestimento.

Se o linóleo for exposto a altas temperaturas, pode:

  • mudar cor;
  • tornar-se mais elástico, o que causará rasgos;
  • emitem um odor desagradável e vapores nocivos;
  • deformar.

É melhor deixar o trabalho com eletricidade para especialistas, pois isso exigirá o cálculo correto dos materiais e o trabalho em si pode estar além de suas capacidades. O resto do trabalho requer menos preparação, para que você possa realizá-lo sem problemas.

Precauções necessárias

Antes de prosseguir com a instalação do STP sob linóleo, é necessário lembrar as regras básicas de segurança ao trabalhar com eletricidade:

  • a instalação começa somente após o desligamento da fonte de alimentação;
  • você não pode testar o sistema a menos que tenha verificado a qualidade do isolamento de todos os canais;
  • os filmes infravermelhos não podem ser empilhados uns sobre os outros;
  • o valor da temperatura não deve ultrapassar 30 graus para não superaquecer o revestimento.

Ao observar as normas listadas, você pode evitar acidentes, além de danos ao sistema e ao linóleo.

É importante lembrar que para a instalação será necessário um revestimento refletor de calor, que é colocado sob o linóleo. Se o material for feito com papel alumínio, seu uso é terminantemente proibido!

Seleção dos materiais necessários

Para instalação você precisará da quantidade necessária de infravermelho filmes térmicos, isolamento, sensores de temperatura, termostatos, fiação, material refletor de calor, linóleo e outros materiais de construção.

O linóleo, que será colocado sobre piso aquecido elétrico, deve ter características técnicas especiais. O principal indicador é a espessura do material.

O linóleo muito fino pode alterar sua estrutura devido à exposição constante a altas temperaturas, e esse material também pode se deformar devido ao desnível da base e adquirir uma aparência desagradável. Um revestimento mais denso demonstrará pior condutividade térmica, mas sua estrutura não mudará.

Qualidade do linóleo
É necessário selecionar linóleo de espessura ideal que possa suportar cargas de alta temperatura, ao mesmo tempo que corrige irregularidades do piso

Antes de fixar o linóleo, basta espalhá-lo um pouco no chão e ligar o aquecimento elétrico do piso.Aí o material vai aquecer, ganhar um formato mais natural, endireitar e depois consertar.

Instruções de instalação de piso infravermelho

Um sistema de aquecimento infravermelho é a melhor opção para pisos como linóleo.

A primeira etapa da instalação é estabelecer os limites onde será instalado o piso radiante. Os locais sob móveis e eletrodomésticos devem ser eliminados imediatamente. Para ter menos pontos onde os fios serão conectados, o filme é disposto em toda a extensão da sala.

Os cabos eléctricos podem passar por baixo do chão e devem ser mantidos a menos de 5 cm da película infravermelha. Se forem canos ou lareira, pelo menos 20 cm.

A próxima etapa é cortar o filme ao longo das tiras de aquecimento. Eles são projetados para garantir que a estrutura interna do sistema infravermelho não seja danificada. Quando o filme é cortado em pedaços, são fixados grampos de contato (devem estar localizados no lugar do filme de duas camadas e das tiras de cobre por onde passa a corrente). Usando um martelo ou outro meio disponível, um anel isolante é inserido no orifício.

Em seguida, as seções das tiras de contato infravermelho são isoladas. Os fios de cobre são passados ​​​​até a ponta, fixados e isolados com fita impermeabilizante. Os elementos do filme são fixados paralelamente entre si para que não se sobreponham de forma alguma.

Carregar no termostato
A carga máxima do termostato não deve exceder 3.500 W. Aqui vale a pena considerar não apenas os elementos de aquecimento elétrico, mas também outros dispositivos elétricos que estão conectados à mesma rede.

Existem situações em que a potência total do sistema excede o limite de 3.500 W.Nesse caso, você precisará instalar um chicote elétrico separado com um disjuntor separado para remover mais carga da fiação principal. É importante usar uma partida magnética aqui.

Após o trabalho com o filme, é colocado um material isolante com uma camada refletora de calor. Este material é fixado com fita adesiva. Os elementos de aquecimento são colocados em cima. Devem ser posicionadas com as tiras de cobre voltadas para baixo.

Deve-se evitar tocar nas duas tiras, pois isso causará superaquecimento do sistema no ponto de contato. Para fixar elementos de aquecimento, usa-se com mais frequência um grampeador ou fita adesiva e, com menos frequência, pregos para móveis. Esses métodos de fixação garantirão que, no futuro, as tiras não se movam ou caiam umas sobre as outras.

Regras para colocação de elementos de aquecimento:

  • anexado apenas a uma borda transparente;
  • o elemento de aquecimento deve estar localizado a uma distância de pelo menos 0,5 cm da área por onde passa a fiação de cobre;
  • os fios principais devem ser encaminhados sob o rodapé;
  • Para que o isolamento fique nivelado com o piso, é necessário fazer recortes nas áreas mais espessas.

Depois de concluir as etapas de trabalho, o sistema precisa ser verificado detalhadamente. Em primeiro lugar, deve-se prestar atenção à qualidade do isolamento dos fios e à sua fixação. A seguir, é necessário eliminar a possibilidade de curtos-circuitos no sistema e, se necessário, corrigir os problemas.

Teste de sistema
O sistema deve ser testado até que possíveis falhas ou mau funcionamento dos elementos de aquecimento do piso sejam completamente eliminados.

Em seguida, você precisa conectar o sensor de temperatura ao termostato. Este procedimento é realizado com fita adesiva e a fixação é feita em local onde não haja calor.Então o termostato liga e esperando um pequeno período de tempo para entender se está funcionando corretamente. Se tudo for feito corretamente, você poderá sentir o calor emergindo de sua mão.

Se todo o sistema estiver funcionando bem, ele é revestido com um material especial que regula a liberação de vapor. O material é fixado com fita adesiva. Contraplacado em folha ou Painel de fibra. Eles são fixados na base com parafusos e desempenham a função de nivelar o piso.

O compensado deve ser posicionado de forma que seus fixadores toquem a parte transparente do filme infravermelho e não toquem na gaxeta de cobre. Os fixadores não devem estar localizados a menos de 0,5 cm das partes isoladas do filme por onde passa a eletricidade.

Dependendo da base sobre a qual é colocado o piso aquecido, a tecnologia para sua instalação pode ser um pouco diferente:

  1. Deitado sobre piso de madeira.
  2. Assentamento sobre base de concreto.

Tendo selecionado um linóleo com ótimas características técnicas (moderadamente denso, bastante elástico, que não está sujeito a deformações devido a altas temperaturas), vale a pena colocá-lo corretamente, eliminando a possibilidade de uma superfície irregular que possa resultar.

Preparação de linóleo
Depois de espalhar o linóleo sobre o sistema de aquecimento, deve-se esperar alguns dias para que ele tome sua forma natural. Não há necessidade de protegê-lo inicialmente

A seguir, a fixação é realizada com mastique adesivo ou fita dupla-face. Nesse caso, a mástique será prioridade, pois deixará o piso mais uniforme.

O linóleo deve ter boa condutividade térmica, sendo ao mesmo tempo muito durável e resistente ao desbotamento.Um bom exemplo é o linóleo multicamadas feito de cloreto de polivinila, que não tem medo do calor.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Informações ainda mais úteis sobre os vários tipos de pisos aquecidos estão nos vídeos abaixo.

Materiais opcionais úteis:

As nuances da instalação do tipo filme:

É possível fazer com as próprias mãos um STP elétrico sob linóleo, o principal é seguir as precauções de segurança e realizar o trabalho na sequência correta. É melhor confiar o trabalho elétrico a especialistas, mas o assentamento das camadas superiores do sistema pode ser feito sem ajuda externa. Seja paciente e tenha os materiais necessários, e você passará a estação fria com conforto, sem depender do sistema de aquecimento geral e de outros fatores.

Se você teve que fazer as coisas sozinho instalação de piso aquecido sob linóleo, compartilhe sua própria experiência com os visitantes do nosso site. Talvez você conheça as sutilezas de instalação que não mencionamos neste material? Deixe seus comentários no bloco de comunicação localizado abaixo do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Yegor

    Instalamos piso aquecido na sala, toda a família gostou, era uma coisa necessária, principalmente em uma casa particular. Foi feito por uma equipe de artesãos, pois não sei muito sobre isso. Claro que um piso elétrico vai custar mais caro, mas é possível ligá-lo a qualquer hora que lhe for conveniente, seja no verão ou no início do outono. No geral ficamos felizes com tudo, principalmente considerando o fato de sermos termofílicos.

  2. Vitaly

    Uma boa ideia: primeiro deixe o linóleo assentar sobre um piso aquecido e funcional. Ele também pode esticar sob a influência do calor e, se você primeiro colocá-lo sob os rodapés, poderá começar a deformação.Que bom que li isso antes de começar a trabalhar.

    Em princípio, não há nada complicado em colocar filme infravermelho, é mais fácil que tubos, mas esses pequenos truques serão úteis.

  3. Irina

    Não é perigoso para a saúde colocar linóleo em pisos aquecidos? Liberará produtos químicos quando aquecido - formaldeído, etc.?

    • Especialista
      Alexei Dedyulin
      Especialista

      Olá. Sou um oponente desses materiais e procuro usá-los na menor quantidade possível no dia a dia. Na verdade, e isso está comprovado há muito tempo, qualquer material de acabamento em PVC causa enormes danos à saúde. Tetos tensos (mesmo os supostamente de tecido, na verdade não são feitos de tecido), painéis de plástico, linóleo barato de baixa qualidade e assim por diante. Embora sejam usados ​​​​em todos os lugares e seu respeito ao meio ambiente seja anunciado em todos os lugares. Tudo já foi comprovado há muito tempo, mesmo a partir do exemplo dos proprietários dessas reparações. Cloro, tolueno, fenol, metais pesados ​​que foram liberados no ar durante anos... Quanto aos GOSTs... bem, Rollton também tem GOSTs.

      Porém, ninguém o impede de adquirir eco-linóleo ou marmoleum, embora seja caro e sua instalação no TP seja termicamente irracional.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica