Umidificador faça você mesmo: opções de dispositivos e instruções de fabricação

Não é à toa que se dá muita atenção à manutenção da umidade do ar em uma sala, pois ela afeta a saúde humana.Mas de que adianta pagar por um aparelho caro se você mesmo pode montar um umidificador? Não será inferior em desempenho ao seu equivalente de fábrica.

Existem vários tipos de dispositivos que podem ser feitos literalmente “no joelho”. Neste artigo, examinamos os princípios de funcionamento dos umidificadores domésticos e como fazê-los você mesmo.

São considerados métodos populares e eficazes de criar condições para melhor evaporação associados ao aquecimento de água e sua exposição ao fluxo de ar. Também mostraremos como montar um aparelho caseiro baseado em um nebulizador ultrassônico.

Problema de ar seco

A umidade, a temperatura e a concentração de oxigênio são os parâmetros mais importantes do microclima de um espaço residencial, dos quais depende o bem-estar de uma pessoa. No inverno, em ambientes fechados, o teor de água no ar diminui. Este é um processo físico facilmente explicado, cujas consequências podem ser eliminadas com ações bastante simples.

Causas da falta de umidade

Em um clima de umidade moderada, característico da maioria das regiões da Rússia, o ambiente seco ocorre durante a estação fria. É causada por um fenômeno físico simples: o volume de água necessário para cem por cento de umidade diminui à medida que a temperatura do ar diminui.

Assim, o ar frio que vem da rua transporta muito pouca água para o ambiente.E o fluxo quente que emana do sistema de ventilação pode transportar várias vezes mais. Isso leva ao desequilíbrio.

Dependência da umidade absoluta da temperatura
O volume máximo possível de água contido em “-20” e “+25” graus difere quase 30 vezes. Este é o principal motivo do ressecamento do apartamento quando o ar gelado entra.

Parcialmente, a falta de umidade é compensada no interior do apartamento devido aos seguintes fenômenos:

  • disponibilidade de fontes de água abertas;
  • evaporação da umidade de pratos e roupas lavadas;
  • respiração de humanos e animais domésticos;
  • regar flores, limpeza úmida.

Muitas vezes isto não consegue restaurar completamente a humidade para os valores desejados. Em documentos regulatórios como SNiP 41-01-2003 “Aquecimento, ventilação e ar condicionado” e SanPiN 2.1.2.2645-10 “Requisitos sanitários e epidemiológicos para condições de vida em edifícios e instalações residenciais”, indicadores ideais de umidade relativa são definidos na faixa de 30-45%.

Nesse sentido, os moradores estão tentando atingir indicadores padronizados por meio de algum tipo de adaptação. Existem muitos no mercado agora umidificadores domésticos.

No entanto, dispositivos de alta qualidade não são baratos e requerem manutenção. Portanto, muitos estão inclinados a métodos alternativos de saturar o ar com água ou a fazer dispositivos caseiros.

Umidificador moderno
A maioria dos umidificadores domésticos modernos funciona com base no princípio de criar vapor “frio” como resultado da pulverização ultrassônica

Portanto, a principal razão para o ar interno seco é o fluxo de ar com um teor de umidade muito baixo. No entanto, existem teorias de que alguns dispositivos (radiadores de aquecimento, aquecedores a óleo, convectores, lâmpadas incandescentes) “secam” o ar.

Esta criação de mitos é apoiada por fabricantes de equipamentos de aquecimento e gestores “avançados” para aumentar as vendas de aparelhos caros.

Não pode haver base física para o desaparecimento de moléculas de água em um espaço vital se não houver um colisor de hádrons portátil ou um artefato de uma civilização alienígena de alta tecnologia.

A reação química de ligação da água devido a interações intramoleculares (hidratação) ocorre em quantidade tão insignificante que pode ser desprezada. Portanto, você só pode “economizar” na ventilação, mas isso levará a um desequilíbrio no equilíbrio do oxigênio. Resta apenas uma coisa - compensação pela perda de umidade.

Os métodos mais simples para aumentar a umidade do ar

O problema do ar seco é conhecido há muito tempo, por isso há experiência aumentando a umidade de maneiras tão elementares:

  • Pendurar tecido molhado em cordas. A evaporação ocorre intensamente, mas o material seca rapidamente. Além disso, a lavanderia ocupa muito espaço.
  • Instalação de recipientes cheios com grande área de evaporação. Geralmente são bacias, embora um aquário também possa ser usado se o vidro superior for removido.

Ter muitas plantas em casa também aumenta a umidade. Devem ser regados com frequência, o que faz com que a água entre no ar pelas folhas (transpiração).

Planta de casa de tamanho médio
Essa flor evapora cerca de 200 gramas de água por dia, ou seja, é capaz de liberar umidade para 30 metros cúbicos de ar ambiente para saturá-la a 35% de umidade a uma temperatura de “+22” graus

Limpar o chão e os itens internos com um pano úmido dá um efeito semelhante ao de pendurar um pano úmido: o ar fica rapidamente saturado.Portanto, não se deve descuidar desse tipo de limpeza, principalmente no inverno.

Fazendo umidificadores caseiros

A evaporação simples tem uma desvantagem: ou o processo é muito lento, ou é necessário ocupar uma grande área para o “evaporador”.

Para resolver esse problema, eles usam um aumento na taxa de entrada de água no ar, aquecendo-o ou soprando-o. Como esses umidificadores de ar são fáceis de fazer com as próprias mãos, você não precisa gastar dinheiro na compra de produtos.

Usando radiadores

A água, que tem uma temperatura superior à do ar circundante, evapora muito mais intensamente. Um sistema de aquecimento é geralmente usado como elemento de aquecimento. Suas principais vantagens são que não requer consumo adicional de energia e funciona o tempo todo.

Você pode garantir um abastecimento constante de água ao radiador da seguinte forma: coloque um recipiente sob a bateria, no qual é colocado um pano, cuja parte superior é amarrada ao radiador. Como resultado do efeito capilar, a água sobe, aquece e evapora.

Pano na bateria para umidificar o ar
O pano é preso na parte frontal do radiador. Isso pode estragar um pouco a aparência, mas esse design é eficaz e simples.

Um projeto semelhante, mas um pouco mais complexo, pode ser feito para um tubo de aquecimento. Para fazer isso, use uma garrafa de plástico comum com um furo na lateral. O recipiente é protegido com arame ou outro material durável. Um pano está amarrado nele, por onde a água fluirá.

Vaporizador de uma garrafa de plástico
Você pode fazer um umidificador da seguinte maneira. Porém, como a área de evaporação será pequena, o volume de umidade que entra no ar também será insignificante.

Existem muitos recipientes à venda para umidificação do ar que são fixados na frente dos radiadores. Você mesmo pode fazer o mesmo desenho com garrafas de plástico.

Evaporador tipo suspenso
Evaporadores suspensos de vários formatos podem ser adquiridos na loja. Eles são feitos de cerâmica ou plástico. Você também pode fazer e pintar esse recipiente.

Você também pode colocar um recipiente com água na bateria. Quanto mais baixo for o nível do líquido, mais rápido ele irá evaporar. O material da caixa pode ser qualquer coisa: o principal é que tenha alta condutividade térmica.

Reservatório de água montado no radiador
O perigo dos objetos montados na bateria reside na dificuldade de fixá-los com segurança. Um gato ou criança pode derrubar toda a estrutura no chão

Estes métodos funcionam bem para aquecer radiadores com uma temperatura de 60-80°C. Não devem ser utilizados em fogões ou caldeiras onde a temperatura corporal é muito mais elevada, pois os trapos ou plásticos podem pegar fogo.

Evaporação usando ventilação

A saturação do ar com umidade ocorre de forma muito mais intensa quando exposto ao vento. Esse fator é utilizado em umidificadores de ar caseiros, fáceis de construir com as próprias mãos se você tiver ventilador.

Design perigoso para umidificação do ar
Você pode criar muitas combinações com baterias ou ventilador. Porém, é preciso seguir os cuidados de segurança e não fazer assim, como mostra esta foto.

Um umidificador caseiro com ventilador funciona segundo o seguinte princípio: um fluxo de ar entra no recipiente pela entrada, levanta a umidade e sai por orifícios feitos especialmente para esse fim.

Normalmente, uma garrafa plástica com volume de três litros ou mais é usada como recipiente.Para organizar o fluxo, um cooler de computador operando em 12 ou 24 volts é o mais usado.

O mais difícil na esfera prática é fixar o ventilador com segurança e garantir a estanqueidade para que o ar úmido não escape e não caia sobre as pás e peças condutoras de corrente.

Umidificador de ar caseiro
Em vez de uma garrafa plástica, é melhor usar recipientes mais rígidos para o corpo do umidificador, por exemplo, baldes plásticos. É mais fácil montar o cooler neles

A principal desvantagem de tais umidificadores é o ruído do ventilador em funcionamento. O consumo de eletricidade para modelos de coolers padrão é baixo e varia de 3 a 6 watts.

Usando nebulizadores ultrassônicos

Os mais produtivos são umidificadores ultrassônicos com pulverizador de água fria embutido. Pode ser adquirido em lojas especializadas ou em sites online de renome.

Para montar um umidificador ultrassônico simples você precisará de:

  • nebulizador ultrassônico projetado para um volume de 0,3 l/hora (seu custo junto com a fonte de alimentação é de cerca de 500 rublos);
  • cooler de placa de vídeo ou processador (preço – 150 rublos);
  • recipiente de plástico (preço - 70 rublos).

O pulverizador ultrassônico precisa ser colado no fundo do recipiente, e um furo deve ser feito na tampa acima dele, onde uma mangueira pode ser fixada. Tal dispositivo irá lidar “excelentemente” com funções do umidificador, incorporado em unidades fabricadas em fábrica.

Não deve demorar muito para que não haja efeito de condensação. Recortamos o segundo furo para o cooler e instalamos de forma que direcione o fluxo de ar para dentro do recipiente.

Conexão do cooler e fonte de alimentação de 12 volts
Você pode conectar um cooler de 12 volts a uma rede de 220 volts usando um carregador de celular antigo que não está sendo usado para a finalidade pretendida. Basta conectar os fios

Você terá que fazer outro furo na tampa para o fio de alimentação do pulverizador. Como resultado, o pulverizador ultrassônico criará vapor frio, que será expelido pelo fluxo criado pelo ventilador.

Este modelo tem uma séria desvantagem. Com a evaporação natural a frio, a água limpa sobe no ar, enquanto o atomizador ultrassônico, criando uma “névoa” de minúsculas gotículas, também captura elementos dissolvidos.

Se uso de umidificador Freqüentemente, os sais de cálcio na água da torneira, depositados nos itens internos, criam uma camada branca visível a olho nu. Não é perigoso para a saúde, mas é necessário limpá-lo constantemente. Portanto, dispositivos baseados em atomizador ultrassônico devem ser preenchidos com água filtrada ou destilada.

Evaporador em duto de ventilação

Se a área de um apartamento ou casa particular for grande, surge o problema da umidificação do ar por meio de vários dispositivos separados. Você não precisa apenas comprá-los ou fabricá-los você mesmo, mas também monitorar constantemente a disponibilidade de água e a qualidade do trabalho. Nesse caso, a instalação de um dispositivo no duto de ventilação de alimentação ajudará.

Você pode fazer de forma independente uma unidade de umidificação que funcione com base no princípio de criar “névoa” com um evaporador ultrassônico ou use a ideia de passar um fluxo através de uma barreira úmida. No segundo caso, quanto maior for a área soprada da superfície molhada, maior será o volume de evaporação.

Existem duas abordagens fundamentalmente diferentes para molhar uma barreira explodida.Você pode fazer uma instalação do tipo rotativa, cuja parte inferior fica na água. Como resultado da rotação, os “discos” ficam molhados, por onde passa o fluxo de ar fornecido.

Base do evaporador rotativo
Um exemplo de desenho da parte central de um umidificador rotativo. Os discos de gramofone comuns são montados em uma haste de metal. A principal condição é que o material do disco esteja bem umedecido

Você também pode comprar uma barreira em forma de cassete de celular. Com o auxílio de uma bomba, a água é fornecida ao sprinkler, que desce, evapora e entra no ambiente pelo sistema de ventilação.

O princípio de funcionamento de um evaporador baseado em cassetes celulares
Diagrama esquemático de funcionamento de um umidificador baseado em cassete celular. O ar que entra deve ser aquecido, caso contrário, será capaz de absorver pouca umidade

Deve-se lembrar que ao utilizar umidificadores de duto, é necessário realizar periodicamente procedimentos que visem a desinfecção da unidade de organismos patogênicos. Isto inclui o tratamento com biocidas e a drenagem do sistema quando não estiver em uso.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Umidificador de garrafa de plástico usando cooler de computador:

Umidificador usando evaporador ultrassônico:

Fabricação de um umidificador de duto baseado em cassetes celulares:

Para fazer seu próprio umidificador doméstico, você não precisa de habilidades especiais ou materiais e componentes caros. Muito provavelmente, o design do dispositivo será menos elegante, mas sua funcionalidade será semelhante à do dispositivo de fábrica. Além disso, em caso de avaria, um produto caseiro é mais fácil de reparar.

Você gostaria de compartilhar uma versão de um umidificador de sua própria invenção ou fabricação? Você tem informações úteis sobre o tema do artigo que vale a pena compartilhar com os visitantes do site? Deixe comentários no formulário abaixo, poste fotos e tire dúvidas.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica