Como limpar um banheiro com cabo: escolha de uma ferramenta e instruções de uso

Os bloqueios são um problema comum.É o flagelo não apenas dos dutos de ferro fundido, mas também dos modernos dutos de plástico e dos encanamentos cuidadosamente pensados. A maneira mais eficaz de combater o congestionamento do esgoto é um cabo de encanamento. Mas eles precisam ser usados ​​com habilidade. Você concorda?

O artigo apresentado para sua revisão descreve em detalhes como escolher este tipo de ferramenta de encanamento para quebrar um bloqueio. Diremos a você o que você deve prestar atenção ao escolhê-lo para o trabalho. Você aprenderá como limpar um banheiro com cabo, quais medidas preventivas devem ser tomadas para usá-lo o menos possível.

Causas de bloqueios

A escolha do tipo de ferramenta e método de eliminação do problema depende do tipo de bloqueio com o qual você terá que lidar.

Mal funcionamento do sistema
Independentemente da causa do problema, o bloqueio provoca mau funcionamento tanto do encanamento quanto do sistema de esgoto como um todo.

Existem três tipos de bloqueios:

  1. Operacional. Ocorre devido à entrada de resíduos orgânicos e domésticos no sistema, por exemplo: restos de comida, gordura, areia, lã e cabelos. Placas e depósitos formados nas paredes estreitam o diâmetro da abertura de passagem, impedindo a passagem normal da água.
  2. Mecânico. Ocorre quando as regras geralmente aceitas para operação do sistema de esgoto são violadas. Por exemplo, por descuido ou ignorância, lixo grande é jogado no vaso sanitário. Interfere nas águas residuais, formando um bloqueio denso.
  3. Tecnológica. Ocorre por violação da tecnologia de instalação do sistema de comunicação ou devido ao seu desgaste.

Os plugues de natureza operacional são facilmente manuseados pelos cabos mais simples do tipo corda, de 5 a 6 metros de comprimento e 6 mm e 9 mm de diâmetro. Bloqueios mecânicos simples ajudam a eliminar cabos enrolados por mola.

Bloqueios de tipo tecnológico não podem ser eliminados com cabo. Corrigir um defeito resolvendo um problema só pode ser feito substituição completa da tubulação.

Principais tipos de cabos de encanamento

O cabo hidráulico utilizado para limpeza é um eixo flexível que desempenha a função de transmitir torque. A ferramenta é utilizada não só para “perfurar” canos de esgoto, mas também para limpar linhas de abastecimento de água, bem como tratar o interior de caldeiras e tubulações de caldeiras.

Elementos estruturais da ferramenta
Uma alça de rotação é fixada em uma extremidade do cabo de encanamento de aço e uma ponta de luva rígida é instalada no lado oposto do dispositivo

A dica executa duas funções:

  • contém ferramentas substituíveis que podem ser usadas para facilitar o processo de limpeza;
  • evita o autodesenrolamento do cabo, prolongando assim a vida útil do produto.

A estrutura do cabo é representada por uma haste ou eixo, cuja parte central é dotada de um núcleo. Os fios de arame são enrolados ao redor do núcleo em várias camadas em diferentes direções.

A direção dos fios de cada camada se alterna: a primeira camada é colocada à direita em relação ao eixo, a segunda à esquerda. Na fabricação do núcleo, o número de camadas de fios é repetido até atingir um determinado diâmetro do eixo, especificado pelos padrões tecnológicos.

Maneira manual de controlar o grau de pressão
Embora o design do cabo seja simples, ele tem uma clara vantagem na forma de capacidade de controlar o grau de pressão na ferramenta durante o processo de limpeza ao passar por curvas de tubos e outras áreas “vulneráveis”.

Além da função principal - desobstruir os sistemas de abastecimento de água e esgoto, os cabos são frequentemente utilizados para remover bloqueios em caldeiras e caldeiras, bem como para limpar a fuligem das chaminés.

Existem três tipos principais de ferramentas à venda: corda, corda de mola e mola.

Deve-se lembrar que ao limpar com cabo, o encanamento de faiança pode ser seriamente danificado. Para não levar a situação à necessidade de destruição mecânica do bloqueio, recomendam-se as seguintes medidas preventivas:

Dispositivo tipo corda

O cabo de amarração é usado para limpar pequenas seções entupidas da tubulação dentro do apartamento. É feito de aço galvanizado durável, famoso por sua alta resistência e durabilidade. Os produtos tipo corda são tradicionalmente fabricados com diâmetro de 6 mm, por isso são flexíveis e resilientes.

Opção de corda de amarração
Dispositivos do tipo corda são capazes de passar facilmente por todas as juntas e curvas do sistema de esgoto, sem violar a integridade dos pontos de conexão dos equipamentos hidráulicos residenciais

A extremidade dos produtos tipo corda é frisada com uma ponta para evitar que os fios se desfiem.Para facilitar a remoção de bolas de pelo do duto, os fabricantes dão à ponta um formato de pincel fofo.

Para limpar o encanamento interno do apartamento, são utilizados cabos de amarração com comprimento de 2,5 a 5 metros. Não é aconselhável adquirir produtos mais longos, pois a linha principal raramente ultrapassa os 5 metros de comprimento.

Cabo enrolado em mola

Um cabo enrolado por mola é um produto mais rígido, cuja seção transversal diametral é de pelo menos 9 mm. É escolhido para a limpeza de vasos sanitários, bem como de tubulações internas de água e esgoto.

Exemplo de ferramenta de enrolamento por mola
O dispositivo recebeu esse nome devido ao fato de seu principal elemento estrutural ser uma espiral enrolada, cujo interior está vazio.

Este cabo está equipado com uma alça giratória, que possui um design de eixo curvo. O dispositivo termina com uma curva ou ponta, com a qual é facilmente movido para dentro da cavidade do tubo. Dispositivos deste tipo para uso doméstico não estão equipados com acessórios especiais.

Graças à excelente elasticidade da ferramenta, apesar da rigidez suficiente da estrutura, o cabo enfrenta facilmente todos os obstáculos difíceis em seu caminho.

Espiral de mola com tensor

O cabo de mola pertence à categoria de equipamento profissional. É usado por encanadores para romper bloqueios sérios e complexos em tubos horizontais e verticais. O tamanho diamétrico dos produtos varia entre 13,5-16 mm. O comprimento pode atingir de 25 a 60 metros.

Produtos de pequeno diâmetro são utilizados para limpeza de vasos sanitários, mictórios e canos de esgoto em locais públicos.Uma mola de seção grande e com maior rigidez é usada quando é necessário remover bloqueios de tubos de esgoto que passam por tetos entre andares

Espiral com tensor
A base para a fabricação de um cabo tipo mola é uma haste envolta em um forte fio de aço não galvanizado com seção transversal de 2 milímetros

À medida que o diâmetro do cabo aumenta, o tamanho do fio utilizado para sua fabricação também aumenta:

  • para produtos com espessura de 10-12 mm, utilizar cordão metálico D 1,4 mm;
  • para cabos de 14 mm – rosca D 1,4 mm;
  • para hastes D 16 mm – fio D 2,1 mm.

Os produtos do tipo mola, como seus análogos mais simples descritos acima, são equipados com uma alça. Mas em modelos deste tipo serve como tensor. No momento de rotação e tensão, a mola adquire uma rigidez especial, graças à qual destrói facilmente até os bloqueios mais complexos.

Nos modelos profissionais, usado para tubos longos, as alças geralmente são deslizantes. Devido a isso, eles se movem facilmente ao longo do comprimento da haste e são fixados na posição desejada. Esta solução de design permite evitar enrolar o cabo durante a operação.

Dependendo do modelo, o equipamento pode ser equipado com diversos tipos de acessórios.

Eles são selecionados com base em três parâmetros:

  • tipo de tubo;
  • material de sua fabricação;
  • características de design (presença de articulações e cotovelos).

Para romper migalhas de pedra e areia, use um bico de fundo; para remover bloqueios comprimidos, use uma ponta perfuradora; e para remover pedaços de sujeira e trapos velhos, use bicos em forma de laços e ganchos.

Critérios de seleção de ferramentas

Ao escolher um produto, você precisa tocá-lo e inspecioná-lo quanto a danos mecânicos.O cabo não deve ter nenhuma memória de flexão. Certifique-se de que a alça esteja bem presa. Preste atenção no cano. Deve ser um pouco elástico e plástico.

Todos os elementos da ferramenta, incluindo bicos destinados ao impacto, devem ser feitos somente de aço de alta qualidade.

Os principais parâmetros que devem ser considerados na escolha de um cabo hidráulico:

  1. Diâmetro do dispositivo. O tamanho dos cabos de encanamento disponíveis para venda varia de 6 a 18 mm. O tamanho necessário das hastes é selecionado com base no diâmetro dos tubos colocados e na complexidade do bloqueio.
  2. Projeto. A alça pode ser em forma de L ou Z. Estão disponíveis para venda puxadores equipados com sistema de bloqueio. Eles são convenientes porque seguram as hastes e ao mesmo tempo permitem que elas girem em qualquer direção.
  3. Conjunto completo de bicos substituíveis. Entre a variedade de bicos substituíveis existentes no mercado, os mais populares são os “arpões”, com os quais é conveniente retirar grandes elementos de tampões densos, e punções reforçadas, capazes de romper os bloqueios mais difíceis.

Para trabalhar com tubos de esgoto e drenagem D 100 mm de plástico, são selecionadas hastes com diâmetro de 10-12 mm. Modelos deste tamanho também são insubstituíveis se a tubulação incluir um grande número de voltas com um ângulo superior a 45°.

Se for necessário trabalhar com tubos de esgoto D 100-200 mm, que possuem grande comprimento, escolha ferramentas D 14 mm. Para tubos D 200 mm ou mais, são utilizadas ferramentas com diâmetro de 16 mm.

Opções de bico
Acompanha o cabo, você também pode adquirir um conjunto de acessórios que tornarão o processo de limpeza mais simples e eficaz.

Ponto importante! Se a primeira e a última camadas do núcleo forem enroladas para a direita ao longo do eixo, isso indica que o cabo foi projetado para rotação para a direita. Nesta direção a ferramenta possui 2 camadas de fios a mais que na direção esquerda. E se você girar o cabo para a esquerda, ele simplesmente quebrará.

Se possível, você pode comprar um cabo elétrico.

Ferramenta de acionamento elétrico combinado
As modificações com acionamento elétrico combinado, denominadas “plataformas giratórias”, possuem uma série de funções auxiliares que facilitam muito a tarefa.

“Turnables” são capazes de remover de forma rápida e eficaz bloqueios simples em distâncias curtas e médias de rotas de esgoto.

Guia de aplicação de corda

A limpeza de canos de água e esgoto entupidos usando um cabo envolve uma série de etapas principais.

Métodos detalhados limpando o banheiro com um cabo estão descritos no artigo, que recomendamos que você leia. Técnicas testadas na prática o ajudarão a resolver o problema rapidamente.

Passo 1. Realizando trabalhos preparatórios

É preferível realizar as operações de limpeza quando forem detectados os primeiros sinais de obstrução da comunicação. Você não deve esperar até que um pequeno bloqueio engrosse e se transforme em um tampão impenetrável.

Um exemplo claro de sistema entupido
Os principais sinais que indicam a formação de um entupimento são a água fluindo lentamente para o orifício de drenagem, bem como o aparecimento de um odor desagradável no cano

Tendo determinado o tipo de bloqueio formado e sua localização, prepare uma ferramenta com acessórios adequados para eliminar o problema.

A primeira etapa envolve a preparação do cabo para operação. Para fazer isso, o instrumento é inspecionado quanto à integridade e desempenho.No próprio cabo é necessário verificar a resistência e confiabilidade do cabo.

Antes de iniciar o trabalho, o piso deve ser coberto com filme. Recomenda-se realizar outras manipulações com luvas de proteção.

Passo 2. Limpeza de áreas obstruídas

Para garantir alta qualidade limpe o ralo, é necessário abrir o livre acesso à saída do tubo de saída. Para fazer isso, a primeira coisa que você precisa fazer é remover o sifão. Tem a forma de um tubo curvo e é fixado ao orifício de drenagem.

Inserindo a ferramenta no tubo
Antes de inserir a ponta de uma ferramenta de aço na cavidade do tubo, o local onde o sifão está conectado é lavado da sujeira restante com jatos de água quente.

A sequência de ações ao trabalhar com a ferramenta:

  1. Segurando a alça rotativa na palma da mão e fixando a parte principal do cabo em uma posição enrolada em forma de anel, a extremidade útil da ferramenta é inserida no orifício do tubo.
  2. Ao fazer movimentos de translação e rotação com a alça, eles movem o dispositivo mais profundamente no tubo e superam seções difíceis. O próprio cabo deve ser desenrolado apenas no comprimento necessário para eliminar o bloqueio.
  3. Ao atingir o bloqueio, gire a manivela para aumentar a força e aumentar a velocidade do movimento, tentando destruir o selo.

Existem duas maneiras de remover um tampão de sujeira: empurrando-o para frente, após colocar um punção de tamanho adequado, ou removendo-o com um gancho. Ao fazer movimentos de translação, não pressione a ferramenta com força. Isto pode danificar o equipamento e estragar a superfície interna do tubo plástico liso.

Trabalhando com a ferramenta
Ao realizar movimentos translacionais-rotacionais, você tornará mais fácil para a haste flexível superar facilmente as curvas e curvas presentes no sistema de esgoto

Ao guiar o cabo e transmitir torque a ele, os movimentos rotacionais devem ser realizados apenas no sentido horário. Se você girar a alça da ferramenta na direção oposta, poderá fazer com que o núcleo flexível se desfaça.

Durante o processo de ultrapassagem de obstáculos, periodicamente é necessário puxar o cabo até a superfície e limpá-lo de qualquer sujeira aderente restante. É melhor fazer o trabalho em conjunto, dividindo as responsabilidades de girar e empurrar, alternando com a limpeza do bico da ferramenta.

Etapa 3. Verificação de integridade do sistema

Percebendo que o líquido acumulado começa a sair, esvazie o reservatório ou abra a torneira da água quente. A princípio é melhor fornecer água em baixa pressão. Se tudo correr bem, você poderá aumentar gradualmente a intensidade do fluxo.

Formação de funil durante a drenagem
Se, durante um teste de drenagem de água, for observado a formação de um funil improvisado no ralo, isso indica que o problema foi completamente eliminado

Existem situações em que o cabo fica preso no tubo durante a rotação. Nesse caso, a maneira mais fácil de resolver o problema é girar a ferramenta para a esquerda ou para a direita e aplicar uma leve pressão.

Regras gerais para cuidar do dispositivo

O cabo, como qualquer outro encanamento, precisa de cuidados adequados. Após cada uso, o instrumento deve ser lavado sob pressão de água ou em recipiente cheio com adição de água com sabão.

Para evitar ferrugem entre as camadas do fio, a parte da mola da ferramenta deve ser tratada regularmente com óleo de máquina.

Futuramente, caso seja necessário encurtar o cabo, o local do corte deverá ser pré-recozido em 10-12 cm.

Processamento de ferramentas usadas
A rotação conveniente da alça é garantida pela operação de buchas especiais; A tarefa de um proprietário prudente é não se esquecer de lubrificá-los periodicamente com óleo de motor usado.

O cabo tratado com óleo é enxugado com um pedaço de pano de algodão e enrolado em uma bobina. Nesta posição ocupa um espaço mínimo, facilitando a sua colocação num canto por baixo da casa de banho ou num armário entre ferramentas. Com os devidos cuidados, esse equipamento pode servir bem ao seu proprietário por mais de duas décadas.

Todas as opções de ferramentas utilizadas na limpeza de banheiros, são dados aqui. É possível que eles ajudem se você não tiver um cabo à sua disposição e precisar eliminar o congestionamento com urgência.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Revisão de tipos aprimorados de cabos de encanamento:

E por fim, conselho do mestre. Na hora da limpeza, para amenizar o entupimento e facilitar a movimentação da ferramenta, se possível, despeje porções de água quente no cano. Caso contrário, o procedimento de limpeza de esgoto com cabo não deve causar dificuldades particulares.

Por favor, escreva comentários no formulário de bloco abaixo. Conte-nos como você limpou seu próprio banheiro com um cabo, faça perguntas e compartilhe informações úteis sobre o assunto. Talvez você tenha em seu arsenal um método original de quebrar uma geléia que não é discutido no artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Zhanna S.

    Meu filho está na escola e seus amigos vêm visitá-lo. Um menino, por despeito, jogou um talo de repolho em nosso banheiro. No começo eu não sabia o que aconteceu, por que havia um entupimento no vaso sanitário. Então eles me contaram.Não importa o quanto eu tentei com um êmbolo, nada funcionou. Substituir um banheiro é caro! Que bom que encontrei este site e li seus conselhos. Comprei o cabo e limpei sozinho. Muito obrigado!

  2. Com a ajuda de um cabo, canos, banheiro e qualquer outra coisa podem ser bem limpos. O principal é que isso é feito de forma muito simples, não há truques aqui. Eu tenho o cabo tipo corda mais simples. A única coisa que o torna um pouco inconveniente é o comprimento. Mas se você limpar não sozinho, mas com um auxiliar, tudo será feito de forma fácil e simples. Além disso, o auxiliar pode ser esposa ou filho, não há necessidade de muito esforço físico, o auxiliar simplesmente gira o cabo, e você empurra o cabo no cano até o local do bloqueio. Você pode fazer tudo isso sozinho, mas é mais difícil.

  3. Svetlana

    Meu marido sempre limpa o ralo sozinho com um cabo. E ele sempre consegue. Não há necessidade de chamar encanadores e até mesmo pagá-los por isso. O principal é evitar o bloqueio total, quando será muito difícil fazer qualquer coisa. Assim que você descobrir que há o menor bloqueio, é necessário limpar imediatamente o banheiro. Também é necessário despejar bastante água, de preferência quente, para que detritos e sujeira passem mais rápido.

  4. Woffka

    Tudo é tão simples “na foto” e quando você se depara com isso - apenas comentários positivos.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica