Colocando a tampa do vaso sanitário: como remover o antigo e instalar um novo assento no vaso sanitário

Para tornar confortável o uso diário do banheiro, é usada uma almofada especial - o assento. Além disso, a maioria deles está equipada com tampa.É o colapso deste último que se encontra com mais frequência. Concordo, há pouco prazer em um fecho quebrado.

Mas mesmo o fecho habitual da tampa do vaso sanitário muitas vezes levanta dúvidas entre as pessoas. Não é à toa, considerando que dependendo do modelo, os fechos e a configuração das tampas dos vasos sanitários diferem radicalmente.

Por que não chamar um encanador por causa de uma ninharia dessas? Você quer substituir o assento sozinho, mas tem medo de quebrar o novo por inexperiência? Nós o ajudaremos a descobrir os segredos da instalação de um novo assento - o artigo discute os principais designs de assentos sanitários e suas características.

Também são fornecidas instruções detalhadas para fixação da tampa articulada e modelos equipados com microelevador. Para uma melhor compreensão do processo de substituição, o material do nosso artigo é complementado com fotos visuais e um vídeo que demonstra a instalação de uma cadeira com microelevador.

Projeto de assento sanitário com tampa

O equipamento sanitário, que é parte integrante do banheiro nas habitações modernas, é chamado de banheiro. O dispositivo em si é bastante simples, bastante compreensível para uma pessoa inexperiente em encanamento.

Modelos de banheiros modernos são designs que montado na parede (pendurado) ou fixado no chão (chão).

Você pode estar interessado em informações sobre os meandros escolhendo um banheiro com instalação, discutido em detalhes em outro artigo.

Por sua vez, os equipamentos hidráulicos montados no piso são divididos em tipos:

  • sanitários completos com cisterna;
  • tanque e tigela como componentes separados;
  • dispositivos firmemente adjacentes à parede.

Os materiais para a fabricação de louças sanitárias são porcelana ou faiança. Em termos de propriedades de desempenho, a faiança é inferior à porcelana.

Banheiro de porcelanato em casa
Sanita em porcelana equipada com assento em plástico de alta qualidade. Esses modelos para instalação no piso são produtos de prestígio e caros. Acessórios banhados a níquel são usados ​​para fixar a tampa.

O sistema de descarga do vaso sanitário funciona com base no controle manual por botão. Existem também modelos onde o processo de drenagem é controlado eletronicamente.

De acordo com as normas, a altura do chão até ao topo da tampa do aparelho deve ser de 400 mm. O parâmetro para carga estática é 200 kg. Essas informações podem ser úteis na hora de consertar o assento do vaso sanitário em casa.

Você também pode encontrar as informações sobre tamanhos de banheiros discutidas em nosso outro artigo.

Para modelos modernos assentos sanitários com tampa são feitos, via de regra, à base de plástico (Duroplast, polipropileno, ThermoDur, Supralit, etc.).

Este material é considerado positivamente higiênico e, portanto, considerado ideal, apesar de suas propriedades de suporte de carga bastante fracas. É verdade que as propriedades do assento sanitário dependem em grande parte da qualidade da estrutura plástica, bem como das características de design do sistema de fixação.

Os vasos sanitários podem ser considerados produtos universais, pois na maioria dos casos, devido à sua compatibilidade, desaparecem as dúvidas: como retirar um assento quebrado de um vaso sanitário e como instalar um novo assento em um vaso sanitário.

Além disso, é possível selecionar assentos sanitários durante o processo de substituição:

  • macio;
  • semi rígido;
  • duro.

Neste caso, os fixadores incluídos no kit do assento podem ser de plástico ou metal. De acordo com o projeto, os fixadores são feitos em diversos formatos e tamanhos.

Mas, em geral, o princípio de fixação permanece o mesmo, apesar da variedade de modelos.

Suporte de assento com parafuso de plástico
Elementos de fixação da tampa e assento da sanita. Esta é a versão mais simples de hardware de montagem, frequentemente usada em modelos econômicos. Durante a instalação, as porcas são apertadas manualmente com pouco esforço.

As tampas das selas dos vasos sanitários modernos apresentam uma variedade impressionante de mecanismos de movimento. Variações - desde os mecanismos de dobradiça mais simples até a mecânica do tipo “fechamento suave” e capas de bidê eletrônico com sensores de presença.

Dependendo do modelo específico, existe a possibilidade de encontrar tais fixadores para assento sanitário doméstico, quando um estudo cuidadoso das características do projeto é indispensável.

O procedimento para remover um assento normal de vaso sanitário é simples:

  1. Levante a tampa do vaso sanitário (o assento do vaso sanitário permanece abaixado).
  2. No canto inferior esquerdo, sob a borda traseira de porcelana, desparafuse a porca de fixação.
  3. Execute a mesma operação no lado direito.
  4. Remova o par assento-tampa do vaso sanitário.

As porcas de plástico geralmente podem ser desparafusadas facilmente com a mão. A propósito, não é recomendável apertar demais essas conexões, pois os parafusos plásticos simplesmente quebram devido ao aperto excessivo.

Colocando o assento do vaso sanitário
Exemplo de montagem de assento em modelo padrão. Aqui, um pino de plástico e uma porca de poliuretano são usados ​​​​como elemento de fixação. A vantagem deste tipo de conexão é que ela não está sujeita a corrosão e óxidos.

A instalação de uma nova tampa é feita da mesma forma. Os orifícios da tampa devem estar alinhados com os orifícios na borda traseira dos acessórios de encanamento, insira os parafusos de montagem nos orifícios de montagem e aparafuse as porcas por baixo.

Existem acessórios com e sem arruelas. Para a configuração “sem arruela” são confeccionadas porcas universais em que uma das extremidades possui formato de arruela.

Muitas vezes você pode encontrar uma opção de fixação para um assento de vaso sanitário: um parafuso de metal - uma porca de náilon. Este conjunto oferece uma aderência mais confiável.

Tipo #1 – mecanismos articulados

Os vasos sanitários domésticos são geralmente equipados com assentos cujas tampas são montadas em dobradiças de plástico, metal-plástico ou metal. O projeto de um mecanismo dinâmico em uma junta plástica é o mais comum.

Por um lado, a opção plástica é boa em termos de ausência da influência da corrosão nos elementos de conexão. Mas em termos de confiabilidade, as dobradiças de plástico são inferiores aos produtos de metal.

Os acessórios de plástico precisam ser substituídos com mais frequência. Como regra, os assentos de uma variedade de produtos baratos são equipados com dobradiças de plástico. As dobradiças de metal costumam ser um componente de um mecanismo rotativo perfeito - um microelevador.

Dobradiça simples para tampa de vaso sanitário
É assim que se parece uma das opções para um mecanismo de dobradiça simples. Um sistema semelhante é usado em instalações hidráulicas baratas. Desvantagem: a abertura/fechamento frequente da tampa contribui para o rápido desgaste das buchas de náilon

A remoção das dobradiças de plástico pode ser necessária, por exemplo, se a tampa estiver danificada e precisar ser substituída por uma nova. Aqui não é necessário retirar a fixação geral da tampa da sanita, basta retirar os eixos das dobradiças.

Existem muitas soluções de design de fabricantes para fixar eixos na ranhura de pouso. A solução mais simples é ter um pino de travamento em uma extremidade do eixo. Você precisa apertar o pino e puxar o eixo para fora do orifício de montagem da dobradiça.

Muitas vezes existem travas que removem a trava girando-as 90-180 graus no sentido anti-horário. Existem também travas de eixo com parafusos e parafusos.

Instalação de assento sanitário com um dos designs de dobradiça mais simples:

  1. Alinhe os orifícios das orelhas do assento do vaso sanitário e da tampa.
  2. Insira a bucha de náilon no orifício na parte interna do assento do vaso sanitário.
  3. Coloque a ponta de um pino de metal dentro da bucha de náilon.
  4. Faça os mesmos passos na dobradiça oposta.
  5. Rosqueie arruelas decorativas e espaçadores nas vigas.
  6. Coloque toda a estrutura no vaso sanitário, inserindo os pinos nos furos de montagem.

O procedimento termina com a fixação aparafusando as porcas nos pinos da borda inferior do vaso sanitário.

Um breve curso fotográfico apresentará claramente o procedimento de instalação e a sequência padrão de ações para fixar a tampa do vaso sanitário:

Tipo #2 - dispositivos da série micro-lift

Cada vez mais surgem no mercado louças sanitárias equipadas com assentos cuja tampa é acionada por um mecanismo semiautomático - um microelevador.

Como instalar um assento com microelevador em um vaso sanitário? Exatamente igual a um assento sanitário padrão. O esquema de montagem é praticamente o mesmo. Mas o mecanismo de dobradiça deste modelo possui algumas características que deverão ser levadas em consideração em caso de reparo.

Dobradiças metálicas para assento sanitário
Mecanismo de dobradiça no projeto do sistema microlift. Muitas vezes é uma estrutura fácil de desmontar, mas extremamente difícil de montar sem comprometer o desempenho. É verdade que existem diferentes graus de complexidade dos “microlifts”

A mecânica do microlift é construída nas seguintes partes:

  • estoque;
  • primavera;
  • pistão;
  • cilindro.

Normalmente, o desgaste ou a quebra de algum desses elementos obriga a remover o assento do vaso sanitário para instalar um novo. Reparar um microlift é bastante difícil para pessoas sem experiência relevante.

Enquanto isso, uma causa comum de falha do microlift é o “vazamento” banal de lubrificante da superfície dos cilindros do pistão. Este defeito surge como resultado da pressão forçada na tampa pelos próprios usuários - uma tentativa de abaixar o assento à força.

Se desejado, alguns projetos de microlift podem ser desmontados e pode-se tentar restaurar a distribuição uniforme do lubrificante do amortecedor em toda a superfície do cilindro.

Você pode estar interessado em informações sobre como consertar tampa do vaso sanitário.

Mas para a maioria dos proprietários é mais fácil comprar uma nova capa de assento junto com um microelevador. Você também pode tentar solicitar um sistema microlift separado do fabricante para um modelo específico de banheiro.

O kit de instalação geralmente contém dois pinos com almofadas, duas juntas, duas porcas e dois microelevadores.

Foto da montagem do assento sanitário
Foto do conjunto do assento sanitário para instalação com “microlift”. Aqui é importante manter uma correspondência exata entre a instalação de “microelevadores” esquerdos e direitos. O aparafusamento de tais conexões é geralmente protegido contra os efeitos da corrosão

Para instalar um novo assento com microelevador no corpo do vaso sanitário, execute os seguintes passos (uma das opções existentes):

  • colocar microelevadores nos pinos dos remendos da plataforma;
  • coloque a tampa do vaso sanitário com a parte superior apoiada no chão;
  • insira as buchas do microlift nos orifícios das orelhas da dobradiça;
  • microlift esquerdo à esquerda (marca L), direito à direita (marca R);
  • Colocar juntas na borda traseira do vaso sanitário, sobre os furos existentes;
  • instale o assento junto com o microelevador no vaso sanitário, inserindo os pinos nos furos;
  • fixe toda a estrutura por baixo com as porcas do kit.

Existem desenvolvimentos, por exemplo, da conhecida empresa Roca, onde os microelevadores são rigidamente fixados ao corpo do assento. Ao instalar o assento, o usuário só precisa inserir os suportes nos orifícios de montagem do vaso sanitário e apertá-los com a chave sextavada incluída no kit.

Em seguida, pegue o assento e coloque-o com cuidado nas saliências dos suportes com furos que ficam nas buchas do mecanismo do microlift. Finalmente, fixe a inserção com parafusos.

Critérios de seleção em caso de substituição

Se acontecer que surgiu a questão de substituir o assento do vaso sanitário, você precisa pegue uma capa de assento sob o encanamento existente. Recomenda-se fazer medições do encanamento em termos de dimensões e formato. Você também deve esclarecer a localização dos orifícios de montagem sob o assento.

O tamanho da largura é medido nos pontos de maior “avanço” da estrutura. A dimensão do comprimento é medida desde a borda da parte frontal do meio-fio até o ponto da linha central que passa entre os centros dos furos destinados à fixação do assento sanitário.

Esquemas para seleção de assentos sanitários
Dimensões padrão de acessórios hidráulicos para diferentes designs. Com base nesses parâmetros, um assento sanitário é selecionado no caso de uma nova instalação para substituir o antigo assento sanitário. Se você conhece essas dimensões, é fácil escolher um assento com configuração adequada.

Muitas vezes, os proprietários de vasos sanitários que tiveram que trocar o assento preferem escolher modelos mais avançados em vez do design padrão. Essa escolha é explicada pelo desejo de novidade.

Entretanto, novos produtos “com aquecimento”, “com retroiluminação”, “com sensores de movimento” na prática transformam-se em problemas ainda maiores. Um fabricante sério de louças sanitárias ainda não tem pressa em oferecer algo tão “exclusivo” ao comprador. Tais propostas geralmente vêm de empresas chinesas.

Assentos sanitários exclusivos

As instalações sanitárias equipadas com eletrônica não surpreendem há muito tempo. Recentemente, os banheiros também se aproximaram da fraternidade eletrônica. Reguladores de drenagem, captação de água, desinfecção, filtração - essas funções tornam-se parte integrante de bidês e mictórios.

Algumas dessas funções também são usadas em assentos sanitários. Sim, eles estão ganhando popularidade rapidamente. capas de bidê eletrônico e assentos aquecidos.

A instalação do modelo elétrico é basicamente igual à versão padrão. A única adição é a instalação de cabos e uma tomada elétrica.

Função de aquecimento do assento sanitário
O banheiro faz parte do grupo de produtos “exclusivos”. Além das funções usuais, o dispositivo está equipado com um recurso adicional - um sistema de aquecimento dos bancos. A instalação de tal encanamento requer fornecimento adicional de comunicações elétricas.

O design dos modelos com bacias iluminadas não é totalmente claro - que benefícios eles trazem para o visitante do banheiro? No entanto, estas soluções continuam relevantes devido à estabilidade da sua procura no mercado.

A instalação de assento retroiluminado deve incluir a instalação de rede elétrica na área sanitária. Ao mesmo tempo, existem modelos de capas de assento, onde as lâmpadas de retroiluminação são alimentadas por baterias.

As baterias são construídas diretamente dentro da estrutura do assento. Não se pode prescindir da instalação de comunicações elétricas no caso de utilização de vasos sanitários com função de controle de movimento.

Problemas ao substituir um assento

Alguns problemas ao substituir o assento ou a tampa do vaso sanitário podem ocorrer em encanamentos que atendem aos proprietários há vários anos. A remoção de fixadores de um assento de vaso sanitário antigo é especialmente difícil se forem usados ​​parafusos e porcas de metal suscetíveis à corrosão.

O elevado nível de humidade na zona sanitária é provocado pela água presente no autoclismo. Este é o principal motivo do aparecimento de ferrugem e óxidos nos fios.

Nesta condição, é extremamente difícil desapertar as porcas dos parafusos de montagem e, por vezes, impossível utilizando métodos tradicionais. Temos que recorrer a medidas radicais.

Removendo parafusos cozidos no vaso sanitário
As fixações metálicas das instalações sanitárias, que não possuem proteção contra óxidos e corrosão, tendem a “ferver”. Nesses casos, apenas abordagens não padronizadas ajudam a desapertar as porcas

Portanto, se a rosca de um parafuso ou pino estiver danificada pela corrosão e não for possível torcer a porca mesmo com uma chave inglesa, o problema ainda pode ser resolvido.

Por que fazer o seguinte:

  1. Use uma furadeira elétrica.
  2. Coloque uma broca com um diâmetro ligeiramente menor que a espessura da parede da porca no mandril.
  3. Perfure cuidadosamente a porca da borda inferior até a parte superior.
  4. Insira uma haste de metal adequada no orifício.
  5. Tente “quebrar” a porca usando as forças de bombeamento da haste.

Às vezes, uma situação semelhante ocorre em acessórios de plástico. Acontece que durante a instalação (durante a limpeza) a parte roscada do pino é acidentalmente danificada. Um defeito na rosca plástica também impedirá que o suporte do assento seja removido da maneira usual.

Caso não consiga torcer as porcas com uma ferramenta, pode-se cortá-las com uma faca fina e afiada, após aquecer a lâmina da faca até a temperatura de fusão do plástico (120-130º C).

Parte dos acessórios de fixação dos assentos com tampa é feita de latão e bronze. Este metal não sofre corrosão, mas tem a capacidade de oxidar rapidamente na presença de umidade. Os óxidos, por sua vez, formam “crescimentos” nos fios, que com o tempo se tornam comparáveis ​​em dureza ao mesmo metal.

Ajuda a desparafusar essas conexões umedecendo-as previamente (e segurando-as por um tempo) com óleo de máquina. Aplique lubrificante na conexão de maneira fácil e conveniente com uma seringa plástica descartável.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Um vídeo de instalação o ajudará a instalar rapidamente o assento em elevadores a gás.

A sanita é uma canalização doméstica cuja frequência de utilização não é comparável à utilização de outros acessórios domésticos.

Não é de surpreender que muitos cidadãos fiquem intrigados com o problema de remover um assento de sanita e depois substituí-lo por outro. Mas esta tarefa tem solução e pode ser feita, se desejar, com as próprias mãos..

Você trocou repetidamente os fixadores sem trocar a tampa? Ou você prefere comprar um assento novo para substituir o velho e chato quando ele quebrar? Ou talvez você use uma das opções exclusivas de tampa - com função de bidê ou com iluminação? Compartilhe suas opiniões e recomendações nos comentários abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Peter

    Passei cerca de 2 horas mexendo na nova tampa do vaso sanitário e não consegui prendê-la corretamente. Quando tomei conhecimento dessas informações, tudo se encaixou, percebi meus erros e os eliminei. Esta é a primeira vez que encontro um sistema microlift; este é um trabalho de instalação difícil para mim, pois antes tínhamos uma tampa de plástico normal com o princípio de fixação mais comum.

  2. Alexandre

    Agora existem muitos modelos novos de vasos sanitários, mas o princípio de fixação das tampas é o mesmo em todos os lugares. É muito simples e qualquer um pode fazer isso. É necessário levantar a tampa do vaso sanitário e desparafusar a porca de fixação dos dois lados abaixo, sob a borda do porcelanato. Em seguida, remova os parafusos e remova a tampa antiga. Com o novo fazemos tudo na ordem inversa. Só não aperte demais as porcas.

  3. Eugênio

    Precisamos urgentemente do seu conselho! Se você já colocou a tampa nesses pinos de metal, é possível retirá-la deles? Ou não funcionará sem quebrar o orifício da tampa? Esqueci de colocar rodas decorativas...

    Fotos anexadas:
  4. Alexandre

    Agora foram lançadas novas versões de vasos sanitários com nervuras de reforço, que não permitem fácil acesso ao local de instalação da porca borboleta, como mostram suas fotos. Me deparei com isso quando estava substituindo meu banheiro. Não importa o quanto eu tentei chegar lá, nada funcionou. Nem à mão nem com alicate. Havia o risco de quebrar a própria asa de plástico (na melhor das hipóteses) ou de danificar a cerâmica do novo vaso sanitário. No final desisti, desenvolvi o aparelho em meia hora e imprimi em impressora 3D em mais 4 horas. E consertei em 5 minutos. Caso alguém precise de um desenho ou do próprio aparelho, entre em contato conosco por email. Posso fazer uma porca borboleta do seu tamanho :)

    Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica