Como instalar ar condicionado em janela de plástico: segredos da tecnologia e instruções de instalação
Um sistema climático de janela em miniatura, produtivo e fácil de usar é uma excelente solução para pequenos apartamentos, pequenos escritórios e casas de campo. A sua vantagem importante é a sua natureza monobloco. Graças a ele, a instalação de um ar condicionado em uma janela é feita da maneira mais simples.
A localização de todas as peças funcionais em um corpo permite evitar a colocação de tubulações. O diagrama de conexão leve e elementar permite que você faça todo o trabalho sozinho. Porém, para um resultado impecável, você precisa saber realizar corretamente os trabalhos de instalação.
Você encontrará tudo sobre as regras e procedimentos para localização, fixação e conexão de equipamentos de ar condicionado de janela em nosso artigo. Falaremos sobre as regras e sutilezas tecnológicas. Mostraremos como escolher com sucesso um local para a unidade.
O conteúdo do artigo:
Resumidamente sobre os recursos de um ar condicionado de janela
A unidade de climatização de janela não precisa ser instalada especificamente em uma moldura de madeira ou janela de plástico com vidro duplo. Este ar condicionado pode ser perfeitamente montado numa parede ou porta que dá para o jardim. Mas as janelas são consideradas o local mais adequado para isso, dadas as características do design.
Nos sistemas climáticos de janela, a parte externa é colocada junto com a unidade do compressor em um alojamento. Portanto, como já escrevemos, não há necessidade de conectá-los com tubos e perfurar paredes para esses fins, fazer sulcos neles para dispositivos de rota. Além disso, este projeto elimina vazamentos de freon que ocorrem devido à despressurização das rotas de trabalho.
Mas notamos desde já que colocar ambos os componentes funcionais em uma caixa não elimina a necessidade de instalar parte do sistema no exterior para que o equipamento possa captar livremente o ar da rua para processamento e fornecimento de frio ou calor (dependendo da estação) para a sala que está sendo processada.
Para que a captação de ar seja completa, praticamente um terço do dispositivo ou mesmo metade dele deve estar localizado fora da estrutura envolvente. Ou seja, a instalação deve ser feita de forma que a grade de entrada de ar fique totalmente atrás da parede ou caixilho da janela. Como resultado, a parte pesada do corpo fica do lado de fora.
Como não é possível instalar completamente um ar condicionado no parapeito de uma janela de plástico, várias estruturas de suporte são construídas para sua parte externa. Sua tarefa é aceitar a carga de equipamentos, embora não pesados, mas ainda assim com um peso bastante pesado.
Leia também: Como ajustar uma janela de plástico para inverno ou verão.
Os suportes de parede fixados com chumbadores na parede são mais frequentemente usados como estruturas de suporte. Menos comumente, para acomodar unidades de controle climático, são construídas plataformas que ficam no parapeito da janela ou nos mesmos suportes. Ainda mais raramente, o peitoril da janela é construído voltado para a rua.
Não é recomendado instalar um ar condicionado de janela em uma janela ou outra estrutura iluminada diretamente pelo sol. Componentes elétricos e peças plásticas são estritamente proibidos de aquecer. Se não houver outra saída, é necessário providenciar uma cobertura para o equipamento, excluindo a exposição aos raios e, ao mesmo tempo, à chuva e à neve.
Escolhendo o melhor local
O aquecimento também deve ser evitado em ambientes fechados. Para instalar corretamente um ar condicionado de janela em um ambiente, é necessário escolher um local longe de fogões, lareiras, caldeiras, todos os tipos de radiadores, caldeiras e até geladeiras. Devido à sua influência, o sistema climático não funcionará corretamente.
O equipamento deve ser protegido da exposição ativa à água. Por esse motivo, você não deve colocar o ar condicionado próximo à pia da cozinha ou banheira.Se água penetrar na caixa ou grandes quantidades de vapor se depositarem nos componentes elétricos internos, ela deverá ser imediatamente desconectada da fonte de alimentação e solicitada por um técnico para inspecioná-la.
Somente um reparador certificado poderá determinar se os elementos funcionais do equipamento da janela foram danificados pela água que penetrou sob a moldura. E também, para eliminar a menor possibilidade de exposição à água, é proibida a instalação de minisistema de climatização em banheiros, balneários, chuveiros, lavanderias e piscinas.
Para eliminar a influência das ondas eletromagnéticas no funcionamento de um ar condicionado de janela, ele não deve ser instalado próximo a equipamentos elétricos de qualquer tipo. Até mesmo um receptor de rádio pode atrapalhar o fluxo de trabalho. A distância permitida para aparelhos elétricos é especificada pelo fabricante no manual do produto; geralmente é de 1 m.
Não é recomendado conectar o sistema climático à rede através de um cabo de extensão. A tomada de energia deve estar localizada em relação à caixa para que o cabo seja longo o suficiente para conexão direta. Por outro lado, é impossível que haja menos de 50 cm entre o produto de instalação eléctrica e a caixa.
Também é proibido localizar dispositivos que sejam fontes potenciais de vazamento de gás próximos ao ar condicionado. Esta categoria inclui caldeiras, esquentadores a gás como colunas, convectores a gás, fogões e cilindros cheios de combustível azul.
Para garantir uma entrada e saída de ar estável no volume especificado pelo fabricante, todas as grades destinadas à entrada e saída de ar devem estar totalmente abertas. Os proprietários devem ter acesso fácil para fazer a manutenção da unidade. E os técnicos do centro de serviços precisam ter a oportunidade de inspeção.
Um ar condicionado de janela não é absolutamente adequado para instalação em armazéns de mistura de edifícios e em apartamentos onde são armazenados materiais de construção para grandes reparos. Não deve ser instalado em caldeiras. Também não é adequado para a cozinha de um estabelecimento de restauração.
Requisitos para instalar um ar condicionado
Para eliminar o risco de choque elétrico, os equipamentos de ar condicionado devem ser aterrados. Para isso, utilize uma tomada com contato adequado. Não aterre a um fio telefônico ou rede de abastecimento de água.
Familiarize-se com as regras para escolha do local para instalação de uma tomada que alimenta um ar condicionado. próximo artigo, que vale a pena ler para todos os proprietários reais e potenciais de um sistema climático de janela.
Para alimentar o ar condicionado de janela, você precisará de uma linha separada com um disjuntor instalado em sua entrada. É melhor colocar o ramal do quadro elétrico e não da caixa de distribuição.
O mono-ar condicionado deve estar localizado a uma distância de pelo menos 75 cm, mas não mais de 150 cm, do plano do piso. Deve haver pelo menos 0,5 m do painel traseiro da unidade até o obstáculo mais próximo na forma de uma parede ou estrutura semelhante. Isso é necessário para garantir a livre circulação do fluxo de ar.
Ao mesmo tempo, não deve haver lacunas ao redor do perímetro da caixa. A sua ausência é conseguida através da instalação das cortinas incluídas no kit. São utilizados todos os tipos de selantes e selantes, enfim, tudo que pode ser utilizado para eliminar lacunas com correntes de ar.
Também é necessário garantir que o edifício se incline para a rua. A caixa deve ser inclinada de modo que a borda interna da caixa fique cerca de 1 cm acima da borda externa. Esta inclinação é necessária para que a umidade condensada na caixa volte para a rua e não pingue na sala e não não umedeça as estruturas do edifício com um selante.
Sequência da tecnologia de instalação
Antes de instalar um mini sistema de controle climático, você deve estudar cuidadosamente as instruções que um fabricante atencioso deve incluir em seus produtos. Descreve detalhadamente todas as ações, em cuja implementação podem haver algumas diferenças, mas em geral tudo é feito de forma padronizada.
Todo o ciclo de trabalho inclui uma série de etapas sucessivas, a saber:
- Arranjo da abertura, selecionado com perfurador, cortador de vidro ou retificadora, cujas dimensões correspondem às dimensões da moldura incluída na embalagem.
- Fixação de quadro. Primeiro é desparafusado da caixa do ar condicionado. Em seguida, eles são colocados na abertura para que o ajuste ao longo da linha inferior seja o mais justo possível e uma folga mínima permaneça na parte superior. Após a fixação da moldura, as fendas laterais são preenchidas com selante do lado da rua.
- Instalando o ar condicionado em uma caixa fixa. Antes de fazer isso, verifique se a vedação de esponja porosa colocada ao redor do perímetro da moldura está danificada.
O furo para instalação da moldura na parede ou caixilho de uma porta de madeira é selecionado de acordo com as suas dimensões. É um pouco maior para que seja possível inserir livremente esta moldura na abertura. A estrutura deve encaixar perfeitamente no assento.
Com as janelas de plástico tudo fica um pouco mais complicado - é preciso cortar todo o vidro do caixilho, focando na altura do ar condicionado. Tal como acontece com a montagem na parede, também deve haver uma pequena folga na parte superior. Está preenchido com selante.
Os compradores de modelos de janelas não precisam pensar na melhor forma de reduzir os caixilhos das janelas para instalar um ar condicionado. Todos os pontos são fornecidos pelo fabricante. O espaço lateral é preenchido por cortinas seladas que se movem ao longo de guias segundo o princípio do “acordeão”.
Montando o ar condicionado na estrutura
Vejamos o processo de instalação de um ar condicionado de janela usando os sistemas de controle climático de janela General Climate como exemplo. Esses monoblocos são muito procurados por nossos compatriotas e são adequados para uso em nossas condições. Todos que testaram seu trabalho na prática estão satisfeitos com o desempenho e a qualidade do resfriamento.
Fixaremos o ar condicionado na caixa na seguinte ordem:
- Com cuidado, tentando não deslocar a vedação localizada no interior, mergulhamos o ar condicionado na moldura previamente instalada e fixada. Introduzimos cuidadosamente a unidade até “encostarmos” na parede posterior da estrutura.
- Conectamos o cabo à tomada do corpo do ar condicionado destinada à conexão da linha de alimentação. Enrolamos o excesso de cordão, prendemos com fita adesiva e colocamos embaixo do móvel.
- Aparafusamos os fixadores nos “trenó” inferiores da estrutura.
- Retiramos o painel frontal do ar condicionado de janela da embalagem, colocamos em seu devido lugar e fixamos.
- Ligamos o ar condicionado e verificamos se a caixa vibra durante o funcionamento do sistema.
Se for detectada vibração, ela deve ser eliminada eliminando pequenas fendas com selante e grandes com cunhas de madeira. Caso não possa ser eliminado, todo o trabalho deverá ser refeito com a desmontagem do equipamento. Mais uma vez será necessário verificar a geometria da abertura e, se necessário, corrigi-la de forma que dependa do material da parede.
Se você cometer erros ao fazer uma abertura em uma janela de plástico, o incômodo será muito maior. O empreiteiro deverá trocar completamente o elemento condutor de luz e o jumper superior ao qual foi fixada a moldura. No entanto, na maioria dos casos, o problema pode ser resolvido simplesmente preenchendo as lacunas com um selante ou composto de vedação.
Por fim, uma bandeja é colocada sob o mini ar condicionado para onde o condensado é drenado. Se necessário, um tubo é conectado para montá-lo. Tudo depende de como os proprietários vão fazer a manutenção do equipamento e como é mais conveniente para eles.
A seleção de fotos a seguir mostrará claramente as etapas de instalação do equipamento de controle climático de janela:
Caso o projeto de uma janela de plástico não seja inicialmente projetado para a instalação de um ar condicionado monobloco, todo o vidro é retirado do caixilho planejado para instalação. Então proceda assim:
Por dentro, as juntas podem ser seladas com fita adesiva, usando uma opção econômica.No entanto, é melhor cobri-lo com uma moldura de plástico, rodapé ou canto de banheira - é mais bonito e confiável. Para proteger contra possíveis danos, exposição à água e poeira acima da parte saliente do ar condicionado de janela instalar uma viseira, cujos recursos do dispositivo serão apresentados em nosso artigo.
Solucionando problemas sozinho
Se o seu ar condicionado parar repentinamente de resfriar o ar da sala que lhe foi confiada, você poderá determinar de forma independente a causa do problema:
- Não funciona. O motivo pode ser falta de fonte de alimentação. Ocorre devido a um plugue ou cabo danificado, fusível queimado ou falta de tensão na rede elétrica.
- Resfriamento deficiente. O fluxo de ar está obstruído por um filtro sujo, uma obstrução ou um aparelho gerador de calor próximo.
- Não aquece bem. O trocador de calor externo está congelado, o que impede a circulação de ar.
Um ar condicionado de janela operando normalmente fará um clique quase inaudível quando o termostato ligar e parar, e depois que o compressor for desligado, o ventilador ainda funcionará por um curto período de tempo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo a seguir apresentará os recursos de instalação de um ar condicionado de janela usado para uso temporário na dacha:
Conhecer a tecnologia de instalação de um ar condicionado monobloco em uma janela ou outra estrutura é útil tanto para artesãos domésticos independentes quanto para clientes de serviços de instalação. O primeiro será capaz de realizar de forma independente todas as operações em uma ordem que garanta uma instalação confiável. Este último acompanhará com competência a atuação dos instaladores, que, infelizmente, nem sempre sabem a melhor forma de fazê-lo.
Compartilhe sua experiência pessoal com a instalação de mini condicionadores de ar nas janelas.Você tem informações úteis sobre o tema do artigo que precisa comunicar aos visitantes? Deixe comentários no bloco abaixo, tire dúvidas e poste fotos das etapas do trabalho.